You are on page 1of 11

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Aula 1
Discricionariedade administrativa Como uma margem de apreciao de quem tem nas mos o funcionamento da administrao a administrao pode fazer uma escolha que no est prevista na lei. A lei no define se a AP deve optar por A ou por B. uma excepo ao princpio da legalidade? No porque est prevista na lei. Pois s h na medida em que o legislador o permitir e se o legislador nada diz ento no existe. Art 3. n. 2 CPA. importante distinguir o poder vinculado (esto previstos na lei; a prtica de um acto administrativo est vinculado lei) e poder discricionrio (tem uma margem de deciso). Mas no correcto fazer uma total distino, temos sim um poder, predominantemente vinculado e predominantemente vinculado, porque tem que estar sempre referidos na lei: a competncia e o fim. Existem elementos que so discricionrios e outros elementos que esto previstos na lei. Um elemento principal a separao de poderes. Um acto discricionrio pode ser fiscalizado (controlo jurisdicional)? Sim porque contm elementos previstos na lei logo um acto predominantemente discricionrio logo possvel est aqui a relao com o principio da separao de poderes. Os princpios esto previstos na lei e se esto previstos uma forma de vinculao. Limites da discricionariedade: Princpio da legalidade; Princpios jurdicos.

necessrio fazer uma distino entre estes dois tipos de princpios.

Aula 2
Discricionariedade uma excepo ao principio da legalidade (Fausto Quadros); Diogo Freitas do Amaral no uma excepo.

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Natureza jurdica do poder discricionrio Em quando liberdade; Em quanto poder dever jurdico acompanha o princpio da legalidade, no sendo uma excepo.

Porque existe discricionariedade jurdica? O legislador no pode vincular todos os elementos; A funo administrativa seria sugada pela judicial/legislativa; Questes de justia (porque poderia haver situaes injustas). A administrao precisa de uma margem para resolver os casos o rgo administrativo pode adoptar melhor as solues dos casos concretos. mbito da Discricionariedade Jurdica Operador dentico faz a ligao entre a previso e a estatuio; Discricionariedade alternativa: a norma d poder de escolha; Momento da prtica do acto; Praticar ou no o acto; Forma de praticar o acto quando a lei nada prev; Formalidades a observar na preparao ou na prtica do acto; Fundamentao ou no da deciso.

Limites Princpio da legalidade; Princpio da juricidade; Todos os elementos vinculados; Auto-vinculao aplicao do princpio da igualdade; outro exemplo o regulamento (princpio da inderrogabilidade singular dos regulamentos). Controlo Jurisdicional atravs dos tribunais; Legalidade; Administrativo a prpria administrao controla-se a si prpria; Mrito.

Tem que se fazer uma ligao entre os elementos objectivos e subjectivos. Impugnao de actos discricionrios

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Incompetncia; Vcio de forma; Violao de lei; Desvio de poder; Usurpao de poderes.

No incio s o desvio de poder era impugnvel. Discricionariedade imprpria DFA no considera que exista. Existe uma grande diversidade de teorias sobre esta matria. S existe uma nica soluo no havendo uma verdadeira discricionariedade: Liberdade probatria; Discricionariedade tcnica; Justia burocrtica.

Aula 3
Relao entre discricionariedade e os conceitos indeterminados A administrao tem que fazer uma interpretao e os tribunais podem fiscalizar se o sentido dado foi o mais correcto. Distino: atravs da subsuno e valorativos.

Subjectivos So conceitos que dependem de um discricionariedade juzo da prpria administrao.

Objectivos existe uma verdadeira

Posio de Esteves de Oliveira: os conceitos indeterminados no do auge discricionariedade. Existem posies que no ajudam muito na percepo desta matria, como o caso da posio do Marcelo Rebelo de Sousa.

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Francisco de Sousa: nos conceitos indeterminados necessrio realizar uma funo de prognose. Resoluo do caso 17 (no existe uma resposta correcta) a) O CP em questo trata de uma tentativa do direito administrativo: a discricionariedade. Estamos perante conceitos indeterminados: grande carncia econmica ( um parmetro legal que nos permite preencher este conceito no havendo discricionariedade. Contudo palavra grave difcil pois indeterminado) divergncia doutrinria entre o preenchimento de conceito indeterminado e a discricionariedade. Montante adequado tem que estar relacionado com o princpio da proporcionalidade. Temos aqui uma violao de um elemento vinculado: fim da norma. Este fim est a ser violado havendo aqui uma anulabilidade nos termos do art 135. CPA pois atribui uma bolsa a algum que no est em carncia econmica limites: princpio da justia, proporcionalidade, interesse pblico, boa administrao, bom senso. b) No exerccio da discricionariedade no temos facto sobre os pressupostos de facto. A deciso e dada sem haver uma correcta prova de factos. Est aqui presente o vcio. Se houvesse conhecimento tnhamos ento violao do principio da boa f. No se pode invocar o princpio da igualdade quando haja ilegalidade. O princpio da igualdade quando invocado no significa que seja absoluto. c)No houve erro na verificao dos pressupostos. Quando se fala em grave carncia econmica porque no se sabe quais so os parmetros. Aqui poderia ser aplicado o princpio da igualdade porque no temos ilegalidade. Melhor soluo a atribuio do subsdio. d) No respeita o fim logos temos violao. anulvel nos termos do art 135. CPA; tambm podamos falar de um desvio de poder. e) Violao do princpio da imparcialidade; motivo de suspeio anulabilidade art 50. CPA.

Aula 4
Realizaes do poder administrativo Auto-tutela declarativa e executiva

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Poder regulamentar a prpria AP pode produzir normas jurdicas, abstractas. O regulamento faz a ligao entre a lei e o acto administrativo. Auto-tutela declarativa a AP pode decidir a sua prpria conduta e tambm a conduta alheia (particulares). Aplicao da lei ao caso concreto demonstrando que estamos perante um poder administrativo. Auto-tutela executiva a AP decide a conduta alheia e impe o respeito por essa conduta. Contratos pblicos a AP tem um conjunto de prerrogativas diferentes dos particulares. Fora policial a fora exercida pela PSP, PJ, GNR. Aqui a verdadeira manifestao da administrao. Corolrios da Administrao Independncia da administrao perante a Justia; Foro administrativo Tribunal de conflitos em Portugal os conflitos so de cariz negativo.

Formas de exerccio do DA Regulamento administrativo Normas gerais (pluralidade de destinatrios indeterminados) e abstraco (possibilidade da aplicao de situaes distintas com conceitos determinados). Trs elementos: Material normas jurdicas gerais e abstractas; Orgnico ditado por um rgo da AP aqui no s de direito pblico mas tambm de direito privado (desde que a lei o preveja); Funcional tem que se basear no exerccio do poder administrativo.

Temos regulamentos complementares ou de execuo (art 112/6/7 CRP)

Devidos a lei impe a Espontneo A AP pratica da sua complementarizao da lei.


5

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Prpria vontade complementar da lei. So diferentes dos independentes: no tem como objecto complementar determinada lei. O facto de complementar uma lei no est imposto na lei no sendo invocatrios, pois esto a violar o principio da separao de poderes.

Regulamentos internos e externos. Nos internos os efeitos no promovem a relao entre duas pessoas diferentes; no tem qualquer carcter pessoal. Assentam numa ideia de poder implcito de auto-organizao interna. No so contenciosamente impugnveis, no valendo a inderrogabilidade singular dos regulamentos (Vieira de Andrade). Nos externos aplicvel a qualquer relao inter-subjectiva: entre Estado e um Instituto Pblico ou entre duas pessoas colectivas distintas ou entre o Estado e um particular. Os regulamentos so mediatamente operativos s produz efeitos quando a AP decide utilizar aquele regulamento. Contudo existem regulamentos que produzem imediatamente efeitos os que probem ou impe.

Aula 5
As autarquias locais detm poder regulamentar nos termos do art 241. CRP. Nem todos os regulamentos funcionais ou relacionais so regulamentos de polcia. Relativamente aos regulamentos internos e externos viso de Vieira de Andrade relao intersubjectiva (aula anterior). Distino entre lei e regulamento critrio orgnico (quem pratica o acto) e critrio formal (a forma do acto aqui o acto visto como acto em sentido amplo e no como acto administrativo) so critrios admissveis mas no ir longe de mais tal como faz DFA. Importncia da distino: a lei pode ser impugnada pela sua inconstitucionalidade e pela ilegalidade sui generis. O regulamento pode ser impugnado contenciosamente por ilegalidade. Fundamento do poder regulamentar: a lei est demasiado afastada do acto administrativo sendo necessrio haver uma ligao entre a lei e o acto administrativo e essa ligao feita atravs do regulamento administrativo. Este
6

Aulas Prticas de Direito Administrativo

vai limitar os termos da actuao do acto um auto-controlo da AP. O poder regulamentar o falhano da ideia inicial do princpio da separao de poderes. No ponto de vista jurdico ele encontra fundamento na CRP (geral) e na lei 112/7 mesmo os regulamentos independentes tero que invocar a lei de habilitao para existir no sistema jurdico. Excepo: os dos rgos colegiais e os de carcter interno auto-organizao. Caso a lei for contrria ao regulamento interno, prevalece a lei. Os regulamentos internos no sero inconstitucionais se no se fundamentarem na lei de habilitao. Limites: Lei: prevalncia de lei; reserva de lei. Um regulamento no pode alterar/suspender uma lei nos termos do 112./5 CRP. Deslegalizao: o legislador pode determinar que uma matria que no necessria ser regulada por um acto legislativo e pode ser um acto administrativo temos uma derrogao da matria. diferente de regulamentos delegados poder de revogar/suspender um acto. Reserva de lei: 112./7 CRP. No possvel a existncia de um regulamento externo sem lei de habilitao. Um regulamento s retroactivo se a lei o permite. Temos uma inconstitucionalidade formal se no houver a meno lei em que se baseia o regulamento. Os regulamentos municipais prevalecem sobre os regulamentos de freguesia violao do princpio da subsidiariedade.

Competncia e forma do poder regulamentar Governo 201./2/a) CRP + 199./c) CRP 112./6 CRP todos os regulamentos tem a forma de um decreto regulamentar pois tem que ser controlado pelo PR; resoluo do Conselho de Ministros (so aprovados pela forma colegial do Conselho de Ministros); portarias ministeriais (um ministro em nome do governo) e despachos normativos (um ministro em nome do ministrio). As associaes, empresas e instituies pblicas tambm tm um poder regulamentar.

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Aula 6
Caso Prtico O despacho conjunto deve ser uma portaria. Temos dois regulamentos, um acto administrativo. regulamento de complementao ou execuo; regional e de carcter externo. A lei de bases (112./5 CRP) directamente complementada pelo regulamento: princpio da legalidade, tem que ser uma lei de desenvolvimento de decreto-lei; um regulamento delegado. Um regulamento no pode executar directamente uma lei de bases. No pode haver um regulamento sobre outro regulamento. A portaria aqui necessita de uma lei de habilitao e tem fundamento noutro regulamento. Princpio da inderrogabilidade singular dos regulamentos (no ltimo pargrafo). Esquema de resoluo 1. Ponto: conceito de regulamento administrativo, elementos; 2. Ponto: caracterizao do RA: regulamento da resoluo do Conselho de Ministros de execuo devido e tem eficcia externa fundamento na lei com base no principio da precedncia de lei (112./7) sendo necessrio lei de habilitao; competncia nos termos do 199./c) CRP; procedimento 116. CPA aplicado per si havendo vcio de forma omisso de formalidade essencial e 119./1/g) CRP e 119./2 CRP (consequncia de eficcia); os regulamentos so normas gerais e abstractas; o regulamento entra cinco dias aps a publicao caso em que o regulamento nada disser. O RA est a concretizar a lei de bases: no caso no temos, pois passamos directamente para outro regulamento temos ento um regulamento delegado. 3. Ponto: despacho conjunto (portaria) regulamento de execuo devido com eficcia externa tem que ter fundamento na lei princpio da precedncia de lei aqui no respeitado porque est a basear-se no outro regulamento 112./7 inconstitucionalidade. 4. Ponto: princpio da inderrogabilidade singular dos regulamentos. Como o RA inconstitucional possvel manter este princpio? Acrdo do STA 17 de Janeiro de 2013 segue uma parte da doutrina prevalncia do princpio da inderrogabilidade singular dos regulamentos nestes casos.

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Aula 7
Acto Administrativo Conceito: um acto individual e concreto, no exerccio do poder administrativo, uma deciso. Art 120. CPA. Elementos: um acto voluntrio (afasta os factos jurdicos involuntrios), um acto jurdico (afasta as operaes materiais); e um acto unilateral perfeito sem ser necessrio um acordo de vontades. Nomeao uma situao que poderia colocar dificuldades contudo um acto vlido independentemente da aceitao porque o AA visa a produo de efeitos jurdicos. Os interessados participam na criao do AA porque a deciso unilateral: princpio dos interesses dos particulares; e os particulares podem impugnar o AA caso achem que o seu interesse foi violado 117. CPA. realizado/produzido na funo do poder administrativo, ou seja, pode ser afastada a ideia de que s os rgos administrativos realizam o AA. um acto decisrio. O AA regula uma situao concreta. Actos colectivos: conjunto unificado de pessoas dissoluo de um rgo colegial da AP um AA porque so aquelas pessoas, aquele rgo; Actos plurais: toma a deciso aplicvel por igual a vrias pessoas diferentes; Actos gerais: aplicado a um grupo inorgnico de cidados, todos bem determinados, ou determinveis no local. Concluso: no so situaes de fronteiras mas sim so actos administrativos. Natureza jurdica do AA: Equiparao com o negcio jurdico (o AA procede da prpria vontade da AP e no dos particulares. No tem sentido porque o negocio jurdico uma figura tpica do direito privado em que a vontade muito importante). Equiparao com a sentena (tem um ponto em comum mas no chega. Sentena parcial enquanto o AA imparcial). Negocio jurdico sui generis, dogmtica do acto (tem uma autonomia cientfica, autnoma, tem as suas prprias regras e caractersticas). Funes:
9

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Jurisdicional (eram aquelas que estavam fora do controlo jurisdicional beneficiando a AP. Actualmente so impugnveis pelo TA). Procedimental (o AA s existe quando temos uma ordenao sistemtica de actos e formalidades). Substantiva ( o prprio conceito de AA).

Elementos do AA: Subjectivos: entes que se relacionam promovidos pela AA relao entre pessoas distintas 2 particulares; a AP e o particular; a entidade tutelar e o instituto pblico. Objectivos: distino do contedo (sentido da deciso da AP) e do objecto (realidade sobre qual incide pessoa, coisa). Formais: a forma como exteriorizado. diferente de formalidade (no so elementos do AA porque no faz parte do contedo do AA). Funcionais: causa (funo jurdico-social, motivo do AA), motivo (razo do agir) e fim (finalidade a prosseguir).

Menes obrigatrias 123. CPA todas tem a mesma consequncia jurdica; Elementos essenciais (autor e assinatura do autor); A falta de delegao meramente irregular.

Aula 8
Topologia dos Actos Administrativos Temos os primrios e os secundrios (actos sobre actos). Os primrios podem ser impositivos ou permissivos. Os impositivos podem ser: Juzes; Ablativos; Sancionatorios; De comando.

Os permissivos podem conferir vantagens:

10

Aulas Prticas de Direito Administrativo

Autorizao; Licena; Concesso (so tambm um tipo de contrato pblico); Delegao; Admisso (utente admitido no hospital); Subveno (subsdios de cultura).

Podem eliminar encargos: Dispensa (algum deixa de praticar algo que era obrigado por lei) iseno e escusa; Renncia.

Secundrios tm por objecto outro AA. Podem ser integrativos (aprovao concordncia e eficcia do acto anterior; homologao absorve os fundamentos de um parecer ou proposta; visto cognitivo e volitivo no tem qualquer objeco do AA anterior, nem de mrito nem de contedo; confirmativo; ratificao confirmativa um rgo exerce uma competncia de forma excepcional e o rgo competente declara que esse acto vlido). Actos instrumentais: no tem contedo decisrio, no so verdadeiros actos administrativos declaraes de conhecimento, actos opinativos (ponto de vista numa situao) podem ser: informaes burocrticas, recomendaes e pareces. Os pareceres podem ser obrigatrios ou facultativos. A regra que so obrigatrios mas no vinculativos 98. CPA. Classificaes do AA: Quanto ao autor: decises e deliberaes. Definitivos e no definitivos: a nvel horizontal e vertical. Executrios e no executrios: tem q produo de efeitos jurdicos.

11

You might also like