You are on page 1of 3

[Lus Vaz de Cames] Estrutura: Publicado em 1572, Os lusadas considerado o maior poema pico da lngua portuguesa.

. Constitudo de dez cantos. Canto a maior unidade de composio da epopeia, estando para esse gnero como o captulo est para o romance. Os lusadas somam 1102 estrofes, em oitava-rima [ABABABCC]. Ao todo, so 8816 versos decasslabos. Ttulo: Lusadas - significa 'Lusitanos', ou seja, so os prprios lusos, em sua alma como em sua ao. Heri: O heri de Os lusadas no Vasco da Gama, mas sim todo povo portugus [do qual Vasco da Gama digno representante]. Tema: Cames cantar as conquistas de Portugal, as glrias dos navegadores, os reis do passado; em outras palavras, a histria de Portugal. Ao: a ao histrica- a viagem de Vasco da Gama, onde so tambm apresentados fatos importantes da histria de Portugal; a ao mitolgica- a luta entre Vnus [protetora dos portugueses] e Baco [adversrio desses navegantes]. Partes: 1 parte - Proposio do assunto [canto I, estrofes 1, 2 e 3] a exposio do assunto do poema. O poeta declara que espalhar por toda parte a fama dos heris lusitanos que fizeram a grande viagem de descobrimento da ndia; cantar, tambm, a glria de reis conquistadores de frica e sia, para onde levaram a f crist. As armas e os bares assinalados Que, da ocidental praia lusitana, Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda alm da Trapobana, Em perigos e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.

2 parte - Invocao s musas [ canto I, estrofes 4 e 5] Cames dirige-se s Tgides, as ninfas do rio Tejo, pedindo inspirao para a poesia. 3 parte - Dedicatria a Dom Sebastio [canto I, estrofes 6 a 18] Cames dedicou a sua epopeia a Dom Sebastio, rei de Portugal quando o poema foi publicado. 4 parte - Narrao da viagem de Vasco da Gama [ estrofes 19 a 1045] Cames narra a viagem de Vasco da Gama s ndias. Em meio s peripcias da viagem, relata episdios importantes da histria de Portugal. A narrativa, que abrange a viagem de ida e a de volta, no segue a ordem linear, cronolgica: quando se inicia esta parte, os navegantes j esto no meio do oceano, em plena viagem. Episdios importantes: Ins de Castro [canto III]. Velho do Restelo [canto IV]. Gigante Adamastor [canto V]. Ilha dos Amores [cantos IX e X]. Canto V - O Gigante Adamastor Uma tempestade ameaa a esquadra de Gama, quando ela se aproxima do Cabo das Tormentas. Eis que uma figura gigantesca, horrenda e ameaadora surge no ar. Adamastor, que ameaa os portugueses, dizendo-lhes que o preo de haverem descoberto seu segredo seria alto. Profetiza os naufrgios que ocorreriam em suas guas, e os horrores por que passariam os que quela terra viriam a ter. Vasco interpela o Gigante, perguntando-lhe quem era. Disse ser ele o Tormentrio [Cabo das Tormentas]. Muito tempo atrs, apaixonara-se pela bela ninfa [deusa das guas] Ttis, a quem vira um dia sair pela praia em companhia das nereidas [deusas que habitam o mar]. Compreendendo que por ser gigante, feio e disforme, no poderia conquist-la por meios normais, ameaou a me dela [a deusa Dris] para que essa lhe entregasse a ninfa. Caso isso no se realizasse, ele a tomaria mediante o uso das armas. Dris fez com que a bela Ttis lhe aparecesse nua... E ele, desesperado de desejo, comeou a beijar-lhe os lindos olhos, a face e os cabelos. Mas, aos poucos, percebeu, horrorizado, que, na verdade, estava beijando era um penedo [rochedo] e ele prprio se transformara noutro penedo. Aquela Ttis que ele vira era apenas um 'arranjo' artificial que os deuses prepararam para puni-lo por sua audcia.

Desde ento deixou de ser um gigante mitolgico e passou a cumprir seu castigo transformado num simples acidente geogrfico. Continuava, para aumentar o rigor de sua pena, a contemplar, petrificado, a bela Ttis passeando nua pela praia. A nica maneira que encontrava para desabafar o seu desespero e a sua frustrao era destruir, com fantsticas tempestades, os navios que por ele tentavam passar. 37. Porm j cinco sis eram passados Que dali nos partramos, cortando Os mares nunca de outrem navegados, Prosperamente os ventos assoprando, Quando uma noite, estando descuidados Na cortadora proa vigiando, Uma nuvem, que os ares escurece, Sobre nossas cabeas aparece. 39. No acabava, quando uma figura Se nos mostra no ar, robusta e vlida, De disforme e grandssima estatura; O rosto carregado, a barba esqulida, Os olhos encovados, e a postura Medonha e m e a cor terrena e plida; Cheios de terra e crespos os cabelos, A boca negra, os dentes amarelos. 40. To grande era de membros, que bem posso Certificar-te que este era o segundo De Rodes estranhssimo Colosso, Que um dos sete milagres foi do mundo. Co'um tom de voz nos fala, horrendo e grosso, Que pareceu sair do mar profundo, Arrepiam-se as carnes e o cabelo, A mim e a todos, s de ouvi-lo e v-lo! 5 parte - Eplogo contendo um fecho dramtico a respeito da cobia [estrofes 1046 a 1102] O poeta se mostra desiludido com a sua Ptria, j antevendo a decadncia de Portugal.

You might also like