You are on page 1of 16

GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA NFASE EM MQUINAS AGRCOLAS

RELATRIO DE PNEUMTICA

7 SEM. ENG. MECNICA

Horizontina, 12 de maro de 2008


1

GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA NFASE EM MQUINAS AGRCOLAS

DIMENSIONAMENTO DA REDE PNEUMATICA DO PRDIO DE LABORATRIOS DA ENGENHARIA MECNICA

EARLI GEUSEMIM CRISTHIAN GRAEF FERNANDO HARTMANN LUIS EDUARDO WIECHORECK RODRIGO PADILHA ROGRIO RICHTER 7 SEM. ENG. MECNICA Componente Curricular: Sistemas Hidrulicos e Pneumticos Orientador: Prof Dr. Eng. Vanderlei Eckhardt

Horizontina, 12 de maro de 2008


2

INDICE
INDICE................................................................................................................................................................3 OBJETIVO..........................................................................................................................................................4 DEMANDA.........................................................................................................................................................4 CLCULOS........................................................................................................................................................5 VISO DO PROJETO.......................................................................................................................................8 CONSIDERAES DO PROJETO..............................................................................................................10 ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS..............................................................................................................12 COMPRESSOR..................................................................................................................................................12 PARAFUSADEIRAS...........................................................................................................................................12 BICOS DE LIMPEZA.........................................................................................................................................13 TOMADAS DE AR............................................................................................................................................13 FILTRO REGULADOR LUBRIFICADOR COM DRENO..........................................................................................14 CONCLUSO...................................................................................................................................................15 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS...........................................................................................................16

OBJETIVO
Dimensionar e projetar uma rede de ar comprimido para o prdio de laboratrios da engenharia mecnica no Campus Arnoldo Schneider, levando em considerao alguns aspectos importantes, tal como a perda da carga da tubulao e todas as partes que compem a rede, e a vazo de trabalhos de todos os elementos que sero supridos pela rede, levando em considerao os aspectos econmicos para um projeto de custo vivel.

DEMANDA
O projeto visa atender todas as necessidades das instalaes do prdio, so elas: 1 Laser LASMAC modelo LCV 3015 BII Vazo Requerida: 1000 l/min. Vazo de trabalho:200 l/min. Presso de Trabalho: 5 BAR.

2 Parafusadeiras da marca Astro Pneumatic modelo 810 T Vazo Requerida: 170 + 170 l/min. Presso de Trabalho: 6,2 BAR.

6 Bicos de Limpeza da marca CEJN srie 208 Vazo Requerida: 6 x 190 l/min. Presso de Trabalho: Presso do Sistema.

1 Bancada Pneumtica da marca FESTO Vazo Requerida: 500 l/min. Presso de trabalho: Presso do Sistema.

CLCULOS
A perda de carga uma conseqncia principalmente do atrito do ar contra as paredes da tubulao e do atrito produzido no escoamento atravs de componentes e acessrios instalados no circuito pneumtico. O atrito funo das caractersticas geomtricas dos elementos, como de suas dimenses e princpios de funcionamento. Para calcularmos a perda de carga do sistemas, temos a seguinte equao:

Como temos: Equipamentos do sistema Equipamento Bancada pneumtica Laser Parafusadeiras 1/2" Bico de limpeza Quantidade 1 1 2 6 Consumo Unitrio (L/s) 5,33 3,33 2.83 3,17 Consumo Total (L/s) 5,33 3,33 5,66 19.02 33,34

Consumo Total Equipamentos do Sistema

Lr: Dados do Sistema Q: d: p:

250,10 m 0,03334 m3/s 19,05 mm 6 bar

Como desejasse fazer um projeto simples, para a rede, com a preocupao de ser econmica, optou-se, pelo cano de , j prevendo que seu uso no resultaria em grandes perdas de carga.

Acessrios do sistema Comprimento em funo da perda de carga por acessrio 3/4" 116 1,34 0,73 1,3 7,3 7,3 17 14 16 5 6 116 22,78 10,22 20,8 36,5 43,8 250,1 Nmero de acessrios Comprimento equivalente respectivos ao acessrio

Tipo de acessrio Dimetro atribudo para a tubulao Comprimento da tubulao (m) Cotovelos 90 comum "T" fluxo em linha Curva 180 raio longo Vlvula globo Filtro Completo

Comprimento equivalente em funo dos acessrios e comprimento Dimetro da Tubulao Perda de Carga para o Dimetro 19,05 mm 0,00005118 bar

VISO DO PROJETO

CONSIDERAES DO PROJETO
A rede de distribuio de ar comprimido compreende todas as tubulaes que saem do reservatrio, passam pelo secador e que, unidas, orientam o ar comprimido at os pontos individuais de utilizao. Numa rede distribuidora, para que haja eficincia, segurana e economia, so importantes trs pontos: Baixa queda de presso entre a instalao do compressor e os pontos de utilizaes. Apresentar o mnimo de vazamento. Boa capacidade de separao do condensado em todo o sistema.

10

de importncia no somente o correto dimensionamento, mas tambm a montagem das tubulaes. As tubulaes de ar comprimido requerem uma manuteno regular, razo pela qual no devem se possvel, ser montadas dentro de paredes ou de cavidades estreitas. O controle da estanqueidade das tubulaes seria dificultado por essa causa. Em alguns casos especiais, aconselhvel colocar as redes em valetas apropriadas sob o pavimento, levando em considerao os espaos para montagem e manuteno. O posicionamento tambm deve permitir a drenagem do condensado.

As curvas devem ser feitas no maior raio possvel para evitar perdas excessivas por turbulncia. Evitar sempre a colocao de cotovelos de 90 graus. A curva mnima deve possuir um raio mnimo de duas vezes o dimetro externo do tubo.

11

Um aspecto importante que devemos levar em considerao na instalao do compressor de colocarmos uma mangueira flexvel na sada do compressor at o cano rgido da rede, assim evitamos que pela vibrao do compressor ocorra fadiga do cano rgido. Pelo mesmo motivo, em sua instalao, o compressor deve ser colocado em cima de tacos de borracha ou madeira. Ainda, o compressor deve ser instalado em lugar de fcil acesso e fora do prdio, por causa do barulho.

ESCOLHA DOS EQUIPAMENTOS


Compressor Compressor escolhido da marca Shulz linha industrial Fort modelo MSWV 72 Fort/425C que apresenta Presso de operao mnima de 5,9 e mxima de 6,9 bar, deslocamento terico 2036,3 l/min., com volume de reservatrio 427 l e peso bruto de 625 Kg o qual suporta todos os componentes do circuito pneumtico.

Parafusadeiras 12

Parafusadeira pneumtica deslizante reta da marca Astro Pneumtic Tool com as seguintes especificaes, encaixe hexagonal de , consumo de ar 170 l/min, presso do ar 6,205 BAR, peso 1,36 Kg.

Bicos de limpeza Os bico de limpeza CEJN da serie 208 operam a uma vazo de 190 l/min e suportam uma presso mxima de 16 bar, estando em pleno acordo com as especificaes do projeto.

Tomadas de ar Os engates rpidos de alta vazo CEJN srie 220 standart suportam uma vazo de at 580 l/min e uma presso mxima de 30 bar, estando de pleno acordo com as definies do projeto. Os engates rpidos propiciam uma perda de carga, porem este numero extremamente pequeno (na casa de 0,08 bar), podendo ser desconsiderado.

13

Filtro regulador lubrificador com dreno O filtro escolhido o da marca Bel-air de modelo CPA 3400 que j regula e lubrifica o ar, contando ainda com dreno automtico, apresenta rosca .

14

CONCLUSO

O grupo buscou, no decorrer desse trabalho apresentar de forma breve e clara, as especificaes necessrias para a construo da rede de ar comprimido do prdio de laboratrio da mecnica do Campus da Fahor, com base na demanda necessria dos equipamentos utilizados.

15

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BRAVO, RAFAEL. Introduo aos sistemas pneumticos. Centro Federal de Tecnologia de Campos. Catalogo encontrado em www.schulz.com.br, em 09 de julho de 2008. Catalogo pneumtico CEJN, encontrado em www.cejn.com no dia 09 de julho de 2008.

16

You might also like