You are on page 1of 3

Avaliao Diagnstica em Histria 8 ano ALUNO: BIMESTRE: 1 ESCOLA: DATA: MUNICPIO:

1- (D1 LP/Tpico 3, habilidade 3.1) Navegar preciso, viver no preciso. Este era o lema dos antigos navegadores, pois embarcar nos navios da rota das ndias ou do Brasil, entre os sculos XV e XVI, era realmente uma aventura.Uma das explicaes para o pioneirismo portugus nessa aventura martima a) b) c) d) o esprito de Cruzada, resultante da presena de pessoas enriquecidas procura de terras. o processo de reconquista do territrio portugus, em decorrncia do Guerra dos Cem Anos contra a Frana. a formao da primeira monarquia absolutista dos tempos modernos, em virtude da aliana entre a nobreza e a Coroa portuguesas a integrao do pas ao comrcio europeu, com a criao de novas rotas entre as cidades italianas e o norte da Europa.

2- (D3 LP/Tpico 3, habilidade 3.2) ...Esta terra, senhor, nela no podemos saber que aja ouro nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro, nem lho vimos (...) o melhor fruto que dela se pode tirar me parece ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar. (...), pois o desejo que tinha de tudo vos dizer, mo fez por assim pelo mido. Beijo as mos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, Sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Esses trechos da carta do escrivo Pero Vaz de Caminha apresentam elementos que nos indicam alguns objetivos das grandes navegaes. Dentre esses objetivos, podemos destacar: a) b) c) d) a conquista de terras para a obteno de riquezas, atravs da renda sobre a terra, defendida pelos tericos fisiocratas da poca. a obteno de novos mercados de matria-prima e ampliao do fornecimento de produtos manufaturados. o processo de crescimento econmico, atravs da conquista de novos mercados, a catequese e a conseqente afirmao dos Estados Nacionais. a emigrao do excedente populacional europeu, decorrente da descentralizao poltica e investimento de capitais.

3- (D3 LP/Tpico 8, habilidade 8.2) Observe: Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoo", a praia encheuse de nativos. Eles sentavam-se l surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregao, os indgenas se ergueram e comearam a soprar conchas e buzinas, saltando e danando (...) (retirado do livro: Nufragos Degredados e Traficantes. Eduardo Bueno.)

Observando a imagem e o texto podemos afirmar que este contato amistoso entre brancos e ndios preservado a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indgena e ensinou a catequese. b) at o incio da colonizao quando o ndio, vitimado por doenas, escravido e extermnio, passou a ser descrito como sendo selvagem, preguioso e canibal. c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportao. d) em todos os perodos da Histria Colonial Brasileira, porque a sociedade considera o ndio como "o bom selvagem e forte colaborador da colonizao".

4- (D1 LP/ Tpico 8, habilidade 8.6) Analise a imagem e o texto: A nossa identidade foi fabricada, como ideal, durante todo o perodo colonial e teve como matriz o encontro e o confronto de culturas distintas. Os eugenistas tentaram, por muito tempo, branquear o Brasil. Observando a sociedade brasileira atual com base no fato exposto pela afirmativa acima, verificamos que a cultura

a) b) c) d)

indgena passou por um processo de substituio cultural to bem feito que no podemos identificar nenhum de seus traos na cultura brasileira atual. brasileira apresenta-se como cultura "pura", pelo fato de a cultura europia ter sido dominada pela indgena. europia foi to influenciada pela cultura indgena que s o idioma portugus ficou como herana europia na cultura brasileira. brasileira tem como marca a "mestiagem cultural", em que traos da cultura indgena se misturaram com traos europeus e africanos.

5- (D2 LP/Tpico III, habilidade 1)

"Os que trazem [o gado] so brancos, mulatos e pretos, e tambm ndios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vm atrs das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que no saiam do caminho e se amontoem" (Antonil, "Cultura e opulncia do Brasil", 1711). A partir do sculo XVIII as atividades da colnia diversificaram-se. O texto expressa uma atividade econmica caracterstica a) b) c) d) do serto nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colnia. de todo o territrio da Amrica portuguesa onde era fcil obter mo-de-obra indgena e negra. das regies do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mo-de-obra escrava. do sul da colnia, visando abastecer de carne a regio aucareira do nordeste.

6- (D5 LP/Tpico III, habilidade III.1) Em finais do sculo XVI e durante o sculo XVII, inmeras expedies percorreram os sertes brasileiros, partindo principalmente da Capitania de So Paulo. Tais expedies ficaram conhecidas como "bandeiras", e seus componentes, "bandeirantes". O objetivo principal das bandeiras era a) b) c) d) encontrar um novo caminho para as ndias Orientais. abastecer as regies mineradoras das Minas Gerais. destruir os quilombos de escravos fugidos das grandes fazendas de caf. apresar ndios e buscar ouro e pedras preciosas.

7- (D1 LP/Tpico 10, habilidade 10.1) O acar e o ouro, cada qual em sua poca de predomnio, garantiram para Portugal a posse e a ocupao de vasto territrio, alimentaram sonhos e cobias, estimularam o povoamento e o fluxo expressivo de negros escravos, subsidiaram e induziram atividades intermedirias; foram fatores decisivos para o relativo progresso material e certa opulncia barroca, alm de contriburem para o razovel florescimento das artes e das letras no perodo colonial. Apesar desta ao comum ou semelhante, a economia aurfera colonial avanou em direo prpria e se diferenciou das demais atividades, principalmente porque a) b) c) no teve efeito multiplicador no desenvolvimento de atividades econmicas secundrias junto s minas. interiorizou a formao de um mercado consumidor e propiciou surto urbano considervel. o ouro brasileiro, sendo dependente do mercado externo, no resistiu influncia dos mercados externos. as bandeiras no foram alm dos limites territoriais j estabelecidos em Tordesilhas.

d)

8- (D5 LP/ Tpico 8, habilidade 8.3) Relacione a imagem e o texto abaixo: A sociedade brasileira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domnios. Cabia-lhe dar proteo famlia, recebendo, em troca, lealdade e respeito. Essa famlia podia incluir parentes distantes, filhos adotivos e filhos ilegtimos reconhecidos. Seu poder extrapolava os limites de suas terras, expandindo-se pelas vilas, dominando as Cmaras Municipais e a vida colonial. A casa grande foi o smbolo desse tipo de organizao familiar implantado na sociedade colonial. A oposio entre a casa-grande e a senzala marcou a sociedade colonial brasileira e foi caracterstica da sociedade a) aurfera. b) aucareira. c) moderna. d) pr-colonial. 9- (D2 LP/Tpico 3, habilidade 3.1 ) Descobri que o mundo no era redondo da maneira como descrito (...). Estou convencido de que aqui o paraso terrestre,onde ningum pode chegar se no for pela vontade divina. (Cristvo Colombo. Carta aos reis espanhis em 31 de agosto de 1498. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy. 500 anos de Amrica: imaginrio e utopia. Porto Alegre: UFRGS, 1992, p.32). O texto acima a) invalida a tese de que o Renascimento foi marcado por descobertas cientficas e humanistas. b) demonstra o carter intencional e planejado da descoberta da Amrica pelos pases ibricos. c) aponta o predomnio de preconceitos tipicamente medievais na colonizao da Amrica Latina. d) revela a presena de valores religiosos na mentalidade dos navegadores em busca do Novo Mundo. 10- (D29 M/ Tpico III, habilidade 1) O grfico abaixo representa as exportaes coloniais em milhes de Libras Esterlinas (Moeda Inglesa).

Observando os nmeros, podemos dizer que a) o Brasil exportava produtos industrializados, fruto da indstria altamente desenvolvida no pas. b) o acar foi o produto mais exportado entre 1650 e 1800. c) o aumento na produo de outros produtos coincide com o perodo de interiorizao da colonizao. d) a produo de pau-brasil comeou em 1750.

You might also like