You are on page 1of 3

FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS

COMUNICAO SOCIAL

PROPAGANDA POLTICA

MICHELE BREDARIOL TEIXEIRA RA 2010861

Planejamento de Campanha

RIO CLARO 2013

O Planejamento de Campanha No cenrio poltico a concorrncia aumenta a cada dia, portanto a importncia de tcnicas e estratgias para ajudar o desempenho dos candidatos em uma campanha eleitoral cada vez mais indispensvel. Segundo Lima, (2002) com a sofisticao das tcnicas aplicadas ao planejamento de uma campanha, cresce tambm, segundo o autor a descrena da populao em relao aplicao do marketing na campanha. Por isso os candidatos precisam usar todo recurso possvel para que sua campanha seja realmente positiva que consiga se eleger, mas de nada adianta adotar processos e tcnicas tecnolgica se no houver uma viso integrada do que eles fazem; essa viso obtida atravs do processo de planejamento.
Dentro desse processo cientfico e racional de dirigir uma campanha, que o marketing eleitoral, o planejamento ocupa uma posio central, na medida em que permite a melhor alocao possvel dos recursos escassos, contribuindo para diminuir um pouco a distncia entre as campanhas mais populares muita garra e pouca grana e as candidaturas milionrias que vemos pipocar por a, muitas vezes nas mos de candidatos mais preocupados em levar vantagem em tudo do que em fortalecer a democracia brasileira. (LIMA, 2002, p. 21)

O planejamento nos mostra qual o melhor caminho a seguir, qual a melhor forma de conseguir o objetivo. Segundo o autor, o segredo de uma campanha de sucesso no correr cada vez mais e sim correr de uma maneira constante, dentro de um rumo que j foi analisado, identificado e considerado o melhor possvel. Uma eleio sempre competitiva, cheia de ameaas e oportunidades, por isso uma campanha nunca igual outra, preciso fazer da experincia um referencial e no uma regra a ser seguida. Por isso o ideal comear o trabalho de planejamento o mais rpido possvel. Segundo Manhanelli (1988, p.15) podemos definir estratgias, as que usamos em marketing poltico, como a arte de impetrar aes com o intuito de destacar um nome e suas qualidades juntos aos eleitores da forma mais clara e definitiva possvel. Portanto, devemos identificar o eleitor e procurar por suas necessidades e pautar o candidato dentro destas expectativas. Definir o segmento tambm importante, pois s candidato quem tem atrs de si um

segmento que o considera lder e apoia para que tenha poder poltico e lute pelas ideias e reivindicaes deste segmento.
Nesta primeira fase de trabalho, devemos levar ao conhecimento do eleitorado segmentado a proposta de candidatura, atravs de materiais e propostas condizentes com a expectativa de trabalho esperado por esses eleitores, visando com isto, testar a liderana que se supe existir no candidato e consolidar o eleitorado que, em tese, esteja predisposto a dar seu voto (inteno de voto), detectado atravs de pesquisa ou conhecimento prvio (caso de candidato reeleio). (MANHANELLI, 2002, p. 34)

Concluso Uma campanha para ser eficaz precisa ser bem planejada. Primeiro necessrio que se tenha um bom domnio e conhecimento sobre os eleitores pretendidos, depois preciso trabalhar na imagem do candidato e como ele pretende ser visto, ou seja, o posicionamento de sua campanha. preciso tambm que haja uma segmentao do eleitorado, um bom slogan, bons materiais impressos, um bom debate, um bom programa de rdio e TV, percebemos que no fcil ganhar uma eleio. No h dvida que uma campanha bem feita, ou seja, bem planejada, possa eleger o candidato. necessrio que ela seja original, pois o que funciona pra um pode no ser o melhor pra outro, e criativa para ser capaz de chegar at o mximo de eleitores possvel, garantindo ento que um grande nmero de pessoas vote em um determinado candidato.

Bibliografia LIMA, Marcelo O. Coutinho de. Marketing Eleitoral. Verso para Ebook, 2002.

MANHANELLI, Carlos Augusto. Estratgias eleitorais: marketing poltico. So Paulo: Summus, 1988.

You might also like