You are on page 1of 11

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte


Eng.: Roberto Bairros dos Santos. Um empreendimento Bairros Projetos didticos www.bairrospd.kit.net
Este artigo descreve o funcionamento de um circuito retificador em ponte e analise a questo da tenso inversa nos diodos de um circuito retificador.

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

Contedo
1 2 3 Introduo:......................................................................................................... 3 Funcionamento: ................................................................................................. 4 A questo da tenso inversa nos diodos!.............................................................. 7 3.1 Anlise da tenso inversa no circuito retificador de meia onda:...................... 8 3.2 Anlise da tenso inversa no circuito retificador com center tape: ................ 10 3.3 Anlise da tenso inversa no circuito retificador em ponte: .......................... 11

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

1 Introduo:
O circuito retificador de onda completa em ponte mais usado na construo de fontes retificadoras. O nome em ponte devido ao uso de quatro diodos em uma configurao similar ao circuito usado em instrumentao chamado Ponte de Wheatstone. Por ser um retificador de onda completa o capacitor de filtro menor do que o capacitor de filtro do circuito de meia onda. O transformador usado no circuito retificador em ponte um transformador simples, na h necessidade de um tape central! O circuito mostrado abaixo, voc deve ter o mximo de ateno na montagem dos diodos, um diodo invertido pode colocar o transformador em curto. Para memorizar como montar os diodos observe que o desenho as setas dos diodos esto apontando para o terminal positivo do retificador. Outro detalhe importante quanto ao ponto do terra que o terminal zero volt da fonte, este ponto no vai conectado ao transformador como nos outros circuitos retificadores! Observe que o terra apenas uma simbologia prtica para desenhar uma linha que de outra forma complicaria a visualizao do circuito. Existem outras aplicaes em que o terra tem a funo de proteo ou ainda de desviar sinais ruidosos, no este o caso!

Figura mostrando um circuito retificador em ponte:

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

2 Funcionamento:
No circuito retificador a tenso alternada presente no secundrio do transformador VS retificada porque sempre haver um caminho formado por um par de diodos que direciona a corrente para o terminal positivo da ponte! Para a anlise voc deve olhar para o circuito sem o capacitor de filtro desta forma ter uma viso melhor da forma de onda presente na carga, como mostrado nas figuras abaixo! Quando a tenso no secundrio for positiva no ponto A em relao ao ponto B a corrente flui passando pelo diodo D1 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos. Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminal negativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que ponto B do transformador via diodo D2, acorrente segue em direo ao terminal negativo! Na verdade o diodo D1 est inversamente polarizado, pois o potencial mais alto est no catodo!

Figura 1: Figura mostrando o semi-ciclo positivo!

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

Quando a tenso no secundrio for positiva no ponto B em relao ao ponto A a corrente flui passando pelo diodo D4 da ponte, pois, a corrente deve seguir o sentido da seta dos diodos. Depois a corrente passa pela carga RL, volta pelo terra para o terminal negativo da ponte e encontra dois diodos com setas habilitando a corrente a circular, mas, a corrente vai para o potencial mais baixo que ponto A do transformador via diodo D3, a corrente segue em direo ao terminal negativo! Na verdade o diodo D2 est inversamente polarizado, pois o potencial mais alto est no catodo!

Figura 2: Figura mostrando o semi-ciclo negativo! Observe que na carga a corrente sempre flui do terminal superior para o terminal inferior, o terminal superior o positivo da fonte! Este um retificador de onda completa, pois nos dois semi-ciclos h presena de energia na carga! A figura abaixo mostra a forma no secundrio do transformador e a forma de onda na carga!

Figura 3: Figura mostrando a forma de onda na entrada e na sada do retificador de onda completa em ponte.

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

Para completar o circuito necessrio colocar um capacitor em paralelo com a carga para filtrar a tenso pulsante na sada como no circuito de meia onda, no entanto este capacitor poder ser menor do que o usado no circuito de meia onda! O valor do capacitor usado no circuito de onda completa aproximadamente metade do valor do capacitor usado no circuito de meia onda! A figura abaixo mostra o circuito completo!

Figura 4: Figura mostrando um circuito retificador em ponte:

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

3 A questo da tenso inversa nos diodos!


Uma questo importante quanto a tenso inversa VRRM sobre os diodos nas vrias configuraes de retificadores! No circuito retificador quando o diodo no est conduzindo ele estar sujeito a uma tenso inversa, se esta tenso for maior do que a tenso inversa mxima permitida o diodo poder queimar. A tenso inversa mxima chamada d VRRM dos manuais do fabricante (data sheet)! Para determinar a tenso inversa em um circuito retificador voc dever usar a lei das malhas construindo uma malha que passe pelo diodo que no est conduzindo!

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

3.1 Anlise da tenso inversa no circuito retificador de meia onda:


O circuito da figura abaixo mostra o retificador de meia onda no semi-ciclo negativo, e a malha para determinar a tenso sobre o diodo!

Figura 5: Figura mostrando o circuito retificador de meia onda inversamente polarizado! Para determinar a tenso sobre o diodo VD voc deve seguir a seta atravs da malha e considerar o diodo como uma fonte de tenso. Alm do diodo existem na malha mais dois componentes: O secundrio do transformador e o capacitor. A mxima tenso VD vai ocorrer quando o capacitor estiver com a mxima tenso de sada VCC e a tenso no VS secundrio for a tenso de pico. A tenso VCC que aparece sobre o capacitor a tenso armazenada durante o semi-ciclo positivo e o valor desta tenso igual a tenso de pico da senoide que aparece no secundrio do transformador, assim, voc pode considerar a tenso no secundrio igual a tenso do capacitor para o pior caso! Baseado nas informaes acima voc pode levantar a equao da malha, em vermelho, considerando os trs elementos como fonte de tenso onde a nica tenso que voc desconhece a tenso sobre o diodo VD. Relembrando que ao levantar a equao da malha quando voc passa por uma fonte do plo positivo para o plo negativo (energia diminuindo) o sinal a ser colocado na equao negativo, quando voc passa do plo negativo para o positivo (energia aumentando) o sinal positivo. O sinal da tenso no diodo foi escolhido como o positivo no anodo, assim, se a tenso resultante for negativa isto significa que o diodo est inversamente polarizado! A equao mostrada abaixo.

VD VCC VS = 0
Isolando a tenso no diodo VD!

VCC VS = VD
Considerando VS=VCC

VCC VCC = VD V D = 2VCC

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

A concluso que a tenso inversa sobre o diodo no circuito de meia onda de 2 vezes a tenso de sada. Por exemplo, se voc estiver montando um circuito retificador de meia onda para uma tenso de sada de 12 V, o diodo dever suportar uma tenso inversa de 24V! Se voc escolheu o diodo 1N4007 para montar o seu circuito, voc pode ficar tranqilo, pois a tenso inversa VRRM que este diodo suporta de 1000 V! Observe que o diodo 1N4007 s pode ser usado em fonte retificadoras de meia onda com tenso de sada at 500 VCC pois acima disto a tenso inversa ser maior do que a tenso que o diodo suporta, por exemplo, para uma tenso de sada igual a 600 V a tenso inversa sobre o diodo ser de 1200 V!

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

3.2 Anlise da tenso inversa no circuito retificador com center tape:


Como voc j viu o circuito retificador com center tape na verdade formado por dois circuitos retificadores de meia onda em paralelo, cada um retificando meia onda resultando em um circuito de onda completa! O circuito mostrado abaixo para o caso particular do diodo D1 no estar conduzindo, o raciocnio o mesmo para o caso do diodo D2 n estar conduzindo!

Figura 6: Figura mostrando a malha para levantar a equao reversa sobre o diodo D1! Como esta metade do circuito retificador com center tape um circuito de meia onda a anlise da tenso inversa sobre o diodo similar ao j apresentado no pargrafo anterior. A malha para levantamento da tenso reversa VD mostrada abaixo. A equao final a mesma par ao circuito de meia onda, isto , a tenso inversa sobre os diodos o dobro da tenso de sada VCC!

VD VCC VS = 0
Isolando a tenso no diodo VD!

VCC VS = VD
Considerando VS=VCC

VCC VCC = VD V D = 2VCC

10

Circuito Retificado de Onda Completa em Ponte

3.3 Anlise da tenso inversa no circuito retificador em ponte:


Voc ver que no circuito retificador em ponte a tenso inversa sobre os diodos ser bem menor, esta mais uma das razes da popularidade deste tipo de circuito! Na analise mostrada abaixo uma par de diodos est conduzindo e outro par de diodos esta aberto. A analise consiste em levantar a equao da malha dos diodos que no esto conduzindo. A figura abaixo mostra este caso os diodos D4 e D3 inversamente polarizados.

Figura 7: Figura mostrando o semi-ciclo com D, D2 conduzindo e D3, D4 abertos. A equao mostrada abaixo, notar que a polaridade de VD3 e VS negativa, mas a polaridade de VD2 positiva, pois este diodo est diretamente polarizado!

VD3 VS + 0,7 = 0 VS + 0,7 = V D


Considerando a tenso VS mxima igual a tenso VCC a equao pode ser ajustada como descrita abaixo:

VCC + 0,7 = V D
Note que a tenso inversa sobre o diodo no o dobro como nos casos do retificador de meia onda e do retificador com center tape. Por exemplo, se a tenso Retificada for de 12 VCC ento a tenso reversa sobre o diodo ser de 11,3V. Para altas tenses, acima de 24 V, a tenso sobre o diodo pode ser desprezada, assim para uma tenso de sada de 1000 VCC voc pode usar o diodo 1N4007, coisa que no era possvel nos circuitos anteriores! Este mesmo raciocnio pode ser estendido para todos os diodos, assim voc pode concluir que: No retificador de onda completa em ponte a tenso inversa nos diodos igual a tenso de sada da fonte!

11

You might also like