You are on page 1of 8

M AN U A L D E O PE R A O

E T A 8 0 ,0 0 m 3 / h

MANUAL DE OPERAO
I. CONSIDERAES GERAIS
O sistema de tratamento composto de uma um sistema de aerao para oxidao do ferro tipo tabuleiro e de tratamento fisico qumico por floculao, decantao, filtrao em areia, polimento final em filtro de carvo ativado e desinfeco. a) Capacidade de Tratamento Q = 80 m/h b) Fluxograma do Tratamento
Bombas de recalque de gua Bruta

Sistema de Oxidao do Ferro

Floculao

Decantador

Filtro de areia

Filtro de carvo ativado

Desinfeco/ Cisterna de gua tratada

1.1. Descrio das Unidades do Sistema de Tratamento


a) Sistema de Remoo de Ferro Esta etapa consiste na oxidao de compostos ferrosos da gua bruta, so construdas em bandejas sobrepostas atravs das quais a gua percola. Sobre as bandejas, est disposta uma camada de aproximadamente 15 cm de carvo coque.

b) Misturador Rpido Tipo Calha Parshall No misturador rpido ocorre a coagulao e a indicao de vazo. constitudo de um canal aberto dotado de um vertedor parshall de modo a se obter altos gradientes de velocidade para a disperso dos reagentes na gua bruta. Nestas unidades sero dosados um alcalinizante (para correo do pH da gua bruta) e um coagulante.

c) Floculador uma cmara dotada de um agitador lento, onde a gua j floculada recebe um auxiliar de floculao se necessrio, fazendo com que o floco atinja o peso e tamanho adequado decantao. Tambm dotado de um dreno de fundo.

d) Decantador uma cmara onde ocorre a decantao acelerada da gua floculada. A parte inferior da cmara inclinada para facilitar a decantao, e nela so instalados os difusores da gua floculada e os dispositivos de coleta e drenagem dos lodos. Na parte superior da cmara esto instalados os mdulos aceleradores de decantao, que tm por funo reduzir a velocidade da gua, e o tubo coletor de gua decantada, responsvel pela transferncia desta para o tanque de acumulo.

e) Filtro de Areia Dotado de duas cmaras de filtrao que possuem fundo falso, leito filtrante, calha coletora de gua filtrada, tubulao coletora de lavagem, vlvulas para as operaes de funcionamento normal, retrolavagem e esgotamento total. O tipo de filtrao utilizada a filtrao descendente a taxas declinantes. Para o sistema de retrolavagem ser empregado bombas, de modo a reduzir o tempo da mesma, utilizando a prpria gua filtrada. Os leitos filtrantes possuem a seguinte constituio, de baixo para cima: 01 camada de pedregulho com granulometria de " a "; 01 camada de pedregulho com granulometria de " a "; 01 camada de pedregulho com granulometria de " a "; 01 camada de pedregulho com granulometria de a PEN 10; 01 camada de areia classif icada e lavada 0,61 a 1,23 mm.

f) Filtro de Carvo ativado O filtro de carvo tem por finalidade eliminar compostos que produzam odor, alm de reduzir a cor e tambm a turbidez da mesma. O equipamento contitudo de um vaso fechado por calota abauladas e internamente possui um fundo falso com crepinas para suportar o carvo. Para o sistema de retrolavagem ser empregado uma bomba, de modo a reduzir o tempo da mesma, utilizando a prpria gua filtrada.

II. DOSAGEM E PREPARO DE PRODUTOS QUMICOS


2.1. Hipoclorito
2.1. Pr-Clorao A dosagem de hipoclorito na pr-clorao ser em torno de 5 ppm ou 5 g/m3. 2.2. Ps-Clorao A dosagem de hipoclorito na ps-clorao tambm ser em torno de 5 ppm ou 5g/m3.

2.2. Cal ou Barrilha Leve


A cal ou barrilha leve devero ser utilizadas para correo da alcalinidade da gua bruta ou pH da gua tratada. Preparao da Soluo: A soluo de cal ou barrilha devero ser preparadas numa concentrao de 6%, visto que, com concentrao mais elevada dif icultar o ajuste das dosagens.

Tanque/Capacidade 1.000 litros

gua a adicionar 940 litros

Cal ou Barrilha (Kg) 60

Dosagem: A dosagem varia de acordo com a qualidade da gua bruta. Este valor aproximado e orientativo e dever ser ajustado de acordo com as observaes no funcionamento da ETA.

2.3. Sulfato de Alumnio ou Cloreto Frrico


Preparao da Soluo: A soluo de sulfato de alumnio ou cloreto frrico devero ser preparados numa concentrao de 10%, visto que, com concentrao mais elevada dif icultar o ajuste das dosagens. Tanque/Capacidade 1000 litros gua a adicionar 900 litros Sulfato de Alumnio (Kg) 100

Dosagem: A dosagem varia de acordo com a qualidade da gua bruta. Este valor aproximado e orientativo e dever ser ajustado de acordo com as observaes no funcionamento da ETA.

III. TESTE DE BANCADA (QUANDO NECESSRIO)


Procedimento: Pegar uma amostra de gua de entrada; Medir o pH de entrada; Adicionar Cal ou Barrilha para elevar o pH; Medir o pH para que fique em torno de 8,5 a 9,0; Agitar; Adicionar Sulfato de Alumnio ou Cloreto Frrico; Agitar bastante; Verificar a formao de pequenos flocos; Passar a nova dosagem para as dosadoras correspondente.

conforme

percentual

OBS: Preparar soluo a 1% para a realizao dos testes em bancada.

IV. VERIFICAO DAS UNIDADES DE TRATAMENTO


4.1. Calha Parshall
Verificar a vazo de entrada na ETA e ajust-la para o valor prximo de 80,00m 3 /h. A dosagem de sulfato de alumnio deve-se dar no ponto de maior velocidade da gua, isto , na garganta da calha parshall.

4.2. Floculadores
Ajustar rotao dos floculadores no sentido horrio, ao contrrio, dever ser invertida as fases eltricas do motor.

4.3. Decantador
Programar as descargas de lodo de acordo com a qualidade da gua bruta. Por exemplo: Se a gua bruta estiver muito suja, programar a descarga a cada 30 min., com 10s a vlvula aberta. Pode-se aumentar o perodo entre cada descarga ou ainda diminuir o tempo da vlvula aberta para no mnimo 6s. Estes parmetros devero ser modificados de acordo com as variaes na gua bruta.

4.4. Filtro de Areia


4.4.1 Lavagem dosFiltros A lavagem dos filtros dever ser efetuada toda vez que os mesmos atingirem a perda de carga mxima. Isto pode ser verif icado na mangueira indicadora de perda de carga, bem como na bia de nvel dentro do tanque de filtrao, quando a bia estiver completamente mergulhada na gua, signif ica que o filtro est saturado e precisa ser lavado. Os filtros podem ser lavados um de cada vez, no sendo necessrio parar a ETA para efetuar a limpeza. 4.4.2. Expanso com Ar Procedimento: Fechar a passagem de gua do decantador para um dos filtros e aguardar que o nvel do filtro baixe at a calha de lavagem; Fechar a vlvula de sada de gua filtrada para a cisterna; Abrir lentamente a vlvula de entrada de ar no filtro. Durao da expans o com ar: 1 min, aps este perodo fechar a vlvula.

4.4.3. Lavagem com gua Procedimento: Com as vlvulas de sada de gua na posio que havia sido deixado aps a expanso com ar, esperar 1 a 2 minutos para que o ar seja liberado totalmente; Ligar a bomba de retrolavagem. Durao da lavagem: 10 a 15 minutos; Desligar a bomba de retrolavagem; Abrir a vlvula de sada de gua filtrada Abrir a passagem de gua do decantador para o filtro Repetir todo o procedimento para lavagem do outro filtro.

4.5. Filtros de Carvo


4.5.1. Caractersticas da Instalao Dimetro..........................................= 2.600 mm Altura cilndrica til.......................= 1.800 mm Presso de mxima de operao = 2,50 Kgf/cm 2 Presso de teste............................= 4,00 Kgf/cm 2 Aps carregamento da camada filtrante,devero ser fechadas todas as tampas de inspeo, de modo que no haja vazamentos no equipamento. 4.5.2. Filtrao da gua (Operao Normal) Abrir vlvulas V01, V02 regulados para vazo de 60 m3/h (inicial); Ligar a bomba de gua de alimentao; Demais vlvulas fechadas; 4.5.3. Retrolavagem do Filtro Desligar a bomba de gua de alimentao; Fechar: V01 e V02 ; Abrir: V03 ( parcialmente aberta, fim de controlar a expanso do carvo para no ter perda do mesmo) e V04 ; Ligar a bomba de gua de retrolavagem; Deixar abertos por 5 (cinco) a 10 minutos ou at que a gua de sada apresentese limpa; Fechar V03 e V04 ;

4.5.4. Pr- Filtragem Abrir vlvulas V01 e V5 regulados para 60 m3/h; Ligar a bomba de gua de alimentao; Demais vlvulas fechadas; Deixar abertos por 5 (cinco) minutos; Aps a pr-filtragem, o filtro estar apto para proceder a filtrao da gua (voltar ao item 5.5.2). Controle de Presso Considerando que a unidade est prevista para uma presso mxima de 2,5 Kg/cm2 e diferencial entre entrada e sada de 1,0 Kg/cm 2 , esta presso no deve nunca ser ultrapassada, sob risco de rompimento do tanque ou componentes da instalao. A presso deve ser controlada atravs do manmetro.

4.6. Adensador de Lodo


Todo o lodo gerado no decantador ser encaminhado para o adensador de lodo e posteriormente por caminho ser conduzido a ETAR e para a disposio nos leitos de secagem.

V. REPOSIO E TROCA DA CAMADA FILTRANTE


5.1. Filtro de Areia
A troca do material filtrante geralmente so realizadas a cada dois anos. Porm a cada 06 meses dever ser inspecionada a altura da camada de areia. Esta camada costuma ter uma pequena perda de material quando se realizam as etapas de retrolavagens dos filtros. As quantidades e especif icaes do material filtrante esto descritas abaixo:

Camada
1 2 3 4 5

Especificao
Seixos tam. x Seixos tam. a Seixos tam. x Camada torpedo a Pen 10 Areia 0,61 a 1,23mm Total:

Volume m3
1,20 1,20 1,60 2,00 3,60 9,60

Peso Kg
1.900 1.850 2.400 2.900 5.200 14.250

Sacos
38 37 48 58 104 285

5.2. Filtro de Carvo


A substituio do material filtrante (carvo ativado) geralmente realizado a cada ano. Porm antes da troca possivel verif icar se realmente necessrio. A empresa dever coletar uma amostra representativa do carvo e encaminhar a mesma para um laboratrio visando a realizao das anlises de densidade e nmero de iodo. A quantidade e especif icaes do carvo esto descritas abaixo: Nmero de Iodo......................................................= 850 a 950 mg I 2 / g C.A Cinzas (%)...............................................................= mx 10 % Peso especfico aparente.....................................= 0,50 0,05 g/ cm 3 Dureza.....................................................................= min. 90 % Granulometria.........................................................= 12 x25 Nominal mesh Quantidade..............................................................= 7.000 litros

You might also like