You are on page 1of 6

Ficha de Verificao de Leitura da obra: SERMO DE SANTO ANTNIO AOS PEIXES do Padre Antnio Vieira

1. O Sermo de Santo Antnio ________________________________, ______________________de ____________.

aos no

Peixes foi pregado ______________,

pelo a

2. O Sermo comea por um __________________________ ___________. 3. Vieira dirige-se aos _______________________________, so____________________ e a terra ___________________.

escrito em o sal

4. A palavra de Deus no est a fazer fruto. Os culpados tanto podem ser os _________________ como os ___________________. 5. Se o mal est do lado dos pregadores; Cristo apresenta a soluo: ____________________________________________________________________. 6. Se o mal est do lado dos ouvintes, o melhor fazer como _____________________ e comear a pregar aos ________________. 7. O Pregador termina a primeira parte do Sermo, a que dado o nome de ________________, invocando _______________________. 8. A partir do captulo II, todo o texto uma alegoria porque ______________________________________________________________________ 9. Os peixes, como ouvintes, apresentam duas qualidades: ______________ e _____________, no entanto, ______________________, o que entristece um pouco o Pregador. 10. Se tal como os homens tambm h peixes ______________ e peixes _____________, h que ___________ e ______________. 11. De entre todos os animais, os peixes so aqueles que no se _____________ nem ______________. 12. Os animais que vivem junto do homem esto _______________ e tornam-se __________________. 13. Santo Antnio tambm deixou Lisboa e foi para ____________ e dali para ______________. 14. O primeiro peixe a ser louvado ______________________ pois o seu ___________ era bom para ___________________________ e o corao ______________________________________. Este comparado com _______________________ porque ___________________________________.

15. O segundo peixe a _____________ _______________________________.

que

tem

como

virtude

16. O poder deste comparado _______________ de Santo Antnio. 17. O terceiro peixe o ______________ que possui _____________________ que faz ____________ o pescador. 18. Vieira desejava que existissem na terra para ______________________________________________________________________ 19. O ltimo peixe a ser louvado o ____________________ porque, na realidade, _________________ uns virados para __________ e outros para __________. Assim, pode estar atento aos perigos que vm do __________ e do ___________. 20. Vieira lamenta tanta abundncia daquele instrumento nos peixes e tanta ________________ nos homens. 21. Este peixe ensinou ao Pregador que s devemos olhar __________________ e _______________ porque se olharmos para os lados s vemos ___________________. 22. No captulo IV vai falar das repreenses. A primeira grande repreenso que lhes tem a fazer o facto de ________________________________________, sobretudo __________________________, a isso chama-se __________________. 23. Infelizmente, no so s os ____________ que se ____________, os _____________ tambm o fazem e de uma maneira cruel. 24. Outra repreenso geral a _______________ e _______________ que os conduz por vezes morte. 25. Estas tambm existem ___________________. 26. H quem se endivide _____________________________________. uma vida inteira por

27. Descendo ao particular, o primeiro peixe o _______________ cuja ________________ contrasta com _______________________________. 28. Tambm na terra h muitos assim, e d o exemplo de _____________ e ____________. 29. So dois os motivos pelos quais os homens se tornam Roncadores, o __________ e o __________. Como exemplo, do primeiro temos ___________ e do segundo ___________. S Santo Antnio possua o __________ e o ___________ e com o seu silncio disse tudo. 30. Os Pegadores so uns autnticos _______________ pois vivem custa dos outros.

31. Esse mal tambm se encontra nos homens pois os grandes _______________ que vo de _____________ para o ____________ levam sempre __________________ consigo. 32. preciso ter muito cuidado pois quando morre _________________, morrem com ele _____________________________________. 33. O penltimo peixe o Voador, criticado pela sua ______________ que advm do facto de _____________. Assim, fica sujeito aos perigos do _____________ e do ___________. 34. O ltimo a ser alvo de uma profunda crtica o ____________, considerado __________________ porque _________________________________. 35. Este comparado a ___________ mas a sua maldade maior porque ___________ e ___________ ao mesmo tempo. 36. O lado oposto deste peixe aleivoso ____________________ pela sua ____________________. 37. Vieira faz uma advertncia _____________________________________________. final para que

38. Comparados com os homens, os peixes so __________________________. 39. O prprio Pregador sente-se ___________________________________. ______________ porque

40. Termina o Sermo, pedindo aos peixes para _________________ a Deus.

CORRECO DA FICHA DE VERIFICAO DE LEITURA DA OBRA:

SERMO DE STO. ANTNIO AOS PEIXES

1. O Sermo de Santo Antnio aos Peixes foi pregado pelo Padre Antnio Vieira, no Maranho, a 13 de Junho de 1654.

2. O Sermo comea por um Conceito Predicvel escrito em Latim.

3. Vieira dirige-se aos moradores do Maranho, o sal so os pregadores e a terra ouvintes.

4. A palavra de Deus no est a fazer fruto. Os culpados tanto podem ser os Pregadores como os ouvintes .

5. Se o mal est do lado dos pregadores; Cristo apresenta a soluo: lan-lo fora como intil, para que seja pisado de todos .

6. Se o mal est do lado dos ouvintes, o melhor fazer como Santo Antnio e comear a pregar aos peixes.

7. O Pregador termina a primeira parte do Sermo, a que dado o nome de Exrdio, invocando Nossa Senhora.

8. A partir do captulo II, todo o texto uma alegoria porque Vieira dirige-se aos peixes querendo atingir os homens.

9. Os peixes, como ouvintes, apresentam duas qualidades: ouvem e no falam, no entanto, no se convertem, o que entristece um pouco o Pregador.

10. Se tal como os homens tambm h peixes bons e peixes maus, h que louvar e repreender. 11. De entre todos os animais, os peixes so aqueles que no se domam nem domesticam. 12. Os animais que vivem junto do homem esto aprisionados e tornam-se parecidos com eles. 13. Santo Antnio tambm deixou Lisboa e foi para Coimbra e dali para um ermo. 14. O primeiro peixe a ser louvado o peixe de Tobias pois o seu fel era bom para sarar a cegueira e o corao para afastar os maus espritos. Este comparado com Santo Antnio porque cura a cegueira dos homens. 15. O segundo peixe a Rmora que tem como virtude a fora para parar um navio. 16. O poder deste comparado boca de Santo Antnio. 17. O terceiro peixe o Torpedo que possui um aparelho que faz tremer o pescador. 18. Vieira desejava que existissem na terra para fazer tremer aqueles que pescam tudo. 19. O ltimo peixe a ser louvado o Quatro-Olhos porque, na realidade, quatro olhos uns virados para cima e outros para baixo. Assim, pode estar atento aos perigos que vm do cu e do mar. 20. Vieira lamenta tanta abundncia daquele instrumento nos peixes e tanta carncia nos homens. 21. Este peixe ensinou ao Pregador que s devemos olhar para o cu e para o inferno porque se olharmos para os lados s vemos vaidades. 22. No captulo IV vai falar das repreenses. A primeira grande repreenso que lhes tem a fazer o facto de se comerem uns aos outros, sobretudo os maiores comerem os mais pequenos, a isso chama-se ictiofagia. 23. Infelizmente, no so s os peixes que se comem, os homens tambm o fazem e de uma maneira cruel. 24. Outra repreenso geral a cegueira e a ignorncia que os conduz por vezes morte. 25. Estas tambm existem nos homens. 26. H quem se endivide uma vida inteira por um simples pedao de pano. 27. Descendo ao particular, o primeiro peixe o Roncador cuja potente voz contrasta com o seu pequeno tamanho.

28. Tambm na terra h muitos assim, e d o exemplo de Pedro e Golias. 29. So dois os motivos pelos quais os homens se tornam Roncadores, o saber e o poder. Como exemplo, do primeiro temos Caifs e do segundo Pilatos. S Santo Antnio possua o poder e o saber e com o seu silncio disse tudo. 30. Os Pegadores so uns autnticos parasitas pois vivem custa dos outros. 31. Esse mal tambm se encontra nos homens pois os grandes governantes que vo de Portugal para o Brasil levam sempre os Pegadores consigo. 32. preciso ter muito cuidado pois quando morre o Pegador, morrem com ele os que lhe estavam pegados. 33. O penltimo peixe o Voador, criticado pela sua vaidade que advm do facto de possuir umas barbatanas grandes. Assim, fica sujeito aos perigos do mar e do cu. 34. O ltimo a ser alvo de uma profunda crtica o Polvo, considerado o maior traidor porque se disfara e ataca os outros. 35. Este comparado a Judas mas a sua maldade maior porque aperta e prende ao mesmo tempo. 36. O lado oposto deste peixe aleivoso Santo Antnio pela sua candura e pureza. 37. Vieira faz uma advertncia final para que no se apeguem a bens alheios. 38. Comparados com os homens, os peixes so piores que estes. 39. O prprio Pregador sente-se inferior porque fala, v, . E com isso ofende Deus. 40. Termina o Sermo, pedindo aos peixes para louvarem a Deus.

You might also like