You are on page 1of 3

1

A evoluo dos palitos


Tema: Biologia Contedo: Evoluo - Descendncia e seleo natural Descrio: O objetivo dessa atividade que os alunos faam o papel da prpria seleo natural e de mutaes, selecionando quais indivduos deixaro descendentes e quais sero extintos. Ela permite um primeiro contato ldico e prtico com a teoria evolutiva. A atividade pode permitir, direta ou indiretamente, a discusso de temas como convergncia evolutiva, especiao, homologia, analogia, ancestralidade, extino e fsseis. Material: folhas de papel e canetas. Regras: O professor elabora um plano inicial, mas que pode ser modificado, da evoluo de um (ou mais) organismos, evoluo essa que controlada e dirigida pelos alunos, mesmo que eles no saibam qual o significado do que esto fazendo. Esse plano leva em conta a quantidade de alunos em sala e quais conceitos o professor deseja abordar (veja o exemplo e explicaes abaixo para mais detalhes). O objetivo dessa atividade elaborar um desenho coletivo, que sem os alunos saberem, ao final dever ser interpretado como um organismo. Cada aluno contribui com o desenho coletivo fazendo um trao, e passa esse desenho para o colega seguinte. As seguintes regras devem ser observadas: -Cada aluno s pode fazer um trao, e sempre uma linha reta; -O aluno deve passar seu desenho para o aluno seguinte; -Com exceo do primeiro aluno, o trao sempre deve ser feito sobre o desenho que o aluno anterior fez; -Ao receber o papel do colega, o aluno deve fazer uma cpia exata dele, sem alteraes. Uma das cpias ele manter consigo at o final da atividade, e na outra cpia ele far seu trao e passar esse papel adiante; -Um aluno deve alterar um ou mais desenhos, conforme determinado pelo professor; -Os alunos no devem planejar qual ser o desenho final, ou seja, o esboo deve evoluir sem inteno de uma forma objetivada. Eles s conhecem as regras, mas no podem saber o que esto fazendo, nem sequer que esto desenhando organismos. Significado biolgico: Os primeiros traos esboados so os organismos primordiais. Cada desenho passado para o colega representa uma gerao de indivduos, e o colega que recebe os desenhos representa a seleo natural, que elimina o desenho do colega anterior; ao mesmo tempo, esse aluno representa tambm a mutao, j que introduz no descendente uma caracterstica nova. Esse descendente selecionado positivamente. Nos ltimos desenhos (topo da escala evolutiva) esto os organismos melhor adaptados. Seriam, por exemplo, os organismos com os quais convivemos hoje.

Atividade sugerida pelo prof. Roberto Ternes Arrial (abril de 2008) Universidade de Braslia

Exemplo da atividade:

VII

VI

V IV

III I II

A seguir sugerimos alguns conceitos que podem ser trabalhados com essa atividade: Organismo primordial: o quadro indicado por I. Esse quadro e os dois seguintes podem tambm ser considerados fsseis. Evoluo de uma espcie: ilustrado em II e V, observar que caracteres so herdados (descendncia) e um novo caractere desenvolvido (mutao). Seleo natural: cada vez que um aluno modifica o desenho e passa esse mesmo desenho para o aluno seguinte, o desenho anterior extinto. Isso porque a seleo natural privilegiou seu desenho novo e determinou o desaparecimento do desenho que lhe foi passado. Especiao: um organismo sofre duas mutaes diferentes (evento III), originando espcies diferentes cujos caracteres diferem. Esses dois organismos divergiram tanto que no podem mais se reproduzir, e mesmo que consigam, no geram prole frtil. Extino em massa: duas espcies so extintas por um evento de extino em massa. Uma dessas espcies a IV. Das duas outras espcies restantes, uma sofre especiao e a

Atividade sugerida pelo prof. Roberto Ternes Arrial (abril de 2008) Universidade de Braslia

outra, segue a evoluo da espcie. Note que a espcie I, e as outras espcies ancestrais, tambm so extintas no decorrer da atividade. Homologia: a espcie apontada por I possui apenas um caractere, que um grande trao central. Observando a espcie apontada em VI, possvel identificar que esse caractere ainda est presente, e possui a mesma funo que possua em I: a sustentao principal do organismo. Por isso diz-se que esse trao central um rgo homlogo de I e VI. Analogia: se identificarmos um trao (rgo), inventarmos que ele exerce a funo de reproduo, e ele aparece na espcie VII e no na VI, e se dissermos que a espcie VI possui um trao que no est presente em VII e possui essa mesma funo, ento dizemos que esses rgos so anlogos. Isso porque esses rgos no possuem ancestralidade comum, mas exercem funes semelhantes. A analogia uma forma de convergncia evolutiva. Radiao adaptativa: desde o organismo primordial (I) at a evoluo das ltimas trs espcies (no topo da figura), com diferentes adaptaes, diz-se que ocorreu um evento de radiao adaptativa. Observaes: O professor pode criar ou excluir quantas ramificaes desejar, adaptando a atividade aos conceitos que deseja trabalhar e quantidade de alunos em sala; Nem sempre os desenhos faro sentido e sero reconhecveis. Recomendamos que o professor sempre recorra criatividade dos alunos para que eles sugiram com qual organismo os desenhos se parecem. O ideal que o professor faa um plano inicial de como deseja que se forme o cladograma, mas ele deve estar preparado para fazer alteraes nesse plano no desenrolar da atividade, e o resultado pode ser at mais interessante do que o planejado. A partir dos organismos gerados o professor pode fazer pausas na atividade e pedir para os alunos avaliarem o que est ocorrendo: quais caracteres esto surgindo entre os organismos, quais se extinguiram, etc. A quantidade de organismos gerados no necessariamente deve ser igual quantidade de alunos em sala. Basta que todos estejam atentos ao que os outros esto fazendo, e o professor pode encerrar a atividade mesmo que alguns alunos no tenham feito desenho (pode at haver uma leve frustrao de alguns alunos, mas certamente o objetivo de contedo pode ser alcanado).

Atividade sugerida pelo prof. Roberto Ternes Arrial (abril de 2008) Universidade de Braslia

You might also like