You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FEM

EM833 Seleo de Materiais


Prof Dra. Prof. Dra. Ceclia A. C. Zavaglia

Projeto Aos vlvula para motores Diesel


Alunos: Guilherme Augusto Sa Pereira Marina Weyl Costa Natlia Akemi Hoshikawa Tsuha Priscila Naomi Okiyama Hattori Renan Correia Bueno Data: 28/11/2011 1 RA: 091383 RA: 092323 RA: 092465 RA: 094314 RA: 095047

ndice
1. 1.1. 1.2. 1.3. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 3. 3.1. 4. 5. 6. INTRODUO .................................................................................................................... 3 Fundamentos termodinmicos: gases perfeitos e ciclo Otto .......................... 4 As vlvulas no motor .................................................................................................. 6 Defeitos e Falhas em Vlvulas .................................................................................. 9 SELEO DE MATERIAIS ............................................................................................ 16 Parmetros trmicos ................................................................................................. 18 Parmetros de resistncia a corroso.................................................................. 19 Parmetros de resistncia mecnica .................................................................... 20 Outros parmetros ..................................................................................................... 21 MATRIZ DE DECISO .................................................................................................... 22 Anlise da Matriz de Deciso .................................................................................. 23 VISITA ................................................................................................................................ 24 CONCLUSO ................................................................................................................... 26 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 27

1. INTRODUO
O motor combusto interna, responsvel pelo movimento de quase todos os automveis atuais, um sistema complexo, composto por vrias peas que formam subsistemas que trabalham em conjunto. A indstria automobilstica possui um grande fluxo de investimentos; havendo diversas pesquisas sendo desenvolvidas no intuito de mant-la em constante evoluo. A anlise dos materiais utilizados importante em qualquer obra de engenharia, no sendo diferente na indstria automobilstica. Neste trabalho, so abordadas as vlvulas de admisso e escape, componentes fundamentais de um automvel por serem a entrada e sada de gases do motor. So focados motores que utilizam gasolina e/ou etanol, movidos pelo ciclo Otto (ciclo de quatro tempos). Primeiramente feita a apresentao do problema, desde a termodinmica do ciclo Otto at o funcionamento do motor, para que se possa visualizar a localizao e funo das vlvulas. Depois so apresentados os critrios de seleo dos materiais com base das necessidades do projeto. Ento finalmente apresentada a seleo de materiais realizada iniciando da eliminao dos grandes grupos de materiais at a matriz de deciso entre os materiais pr-selecionados. Por ltimo, apresentamos os dados coletados em uma visita realizada empresa Eaton.

1.1. ciclo Otto

Fundamentos termodinmicos: gases perfeitos e

O conhecimento das leis termodinmicas que regem o ciclo bsico de trabalho de um motor indispensvel para a melhor compreenso do funcionamento do mesmo. A figura 1 apresenta uma representao esquemtica do funcionamento de um motor Otto; e a figura 2 apresenta os diagrama presso x volume (diagrama p-v) de um ciclo Otto ideal.

Figura 1 - Funcionamento de um motor Otto. Fonte: How stuff works

Figura 2 - Diagrama p-v de um ciclo Otto ideal. Fonte: Wikipedia.


4

O ciclo Otto, ou ciclo de quatro tempos, consiste na sequncia de quatro processos. So eles:

1 - Admisso isobrica (entre 0 e 1 da figura 2): A vlvula de admisso (representada pelo ponto A da figura 1) se abre enquanto o pisto se move para baixo, levando o cilindro a aspirar e se encher de ar e combustvel. 2- Compresso adiabtica (de 1 a 2 da figura 2): O pisto volta para comprimir a mistura ar-combustvel. 3- Combusto isocrica (de 2 a 3 da figura 2) e expanso adiabtica (de 3 a 4 da figura 2): O pisto assume o topo do seu curso e a vela de ignio solta uma centelha para inflamar a gasolina. A combusto da gasolina faz com que ela aumente rapidamente de volume e empurre o pisto para baixo. 4- Exausto isobrica (4-0)? Depois que o pisto atinge a parte de baixo do seu curso, a vlvula de escapamento (representada pelo ponto J da figura 1) se abre e os gases queimados deixam o cilindro atravs do tubo existente para esse fim.

Para o ciclo padro Otto (ciclo ideal), composto de processos internamente reversveis, a rea no diagrama p-v pode ser interpretada como o trabalho. A potncia desenvolvida depende do volume de ar admitido no motor; por isso o dimetro das vlvulas de admisso um fator importante.

1.2.

As vlvulas no motor

As vlvulas permitem a entrada de mistura ar-combustvel no motor e a sada dos gases queimados. O trem de vlvulas, composto pelo comando de vlvulas e pelas vlvulas em si, o responsvel pelo controle das vlvulas. A figura 3 apresenta um corte de um comando de vlvulas, no qual seus componentes podem ser observados.

Figura 3 - Corte de cabea de um motor com comando duplo de vlvulas. Nela observam-se: 1- cabea em forma de disco. 2- haste cilindrica. 3 - mola. 4 - impulsor. 5 - excntrico. 6 - assento. 7 - guia. Fonte: Wikipedia A cabea de disco pressionada ou encaixada na haste cilndrica, que desliza em um guia (feita de um metal que no provoque muita frico). O excntrico aciona o impulsor, que est em contato com o topo da haste e abre a vlvula. A mola faz com que a vlvula feche quando o excntrico no a pressione mais (controle mecnico). Assim, a vlvula volta a sua posio de repouso sobre o assento. A haste cilndrica geralmente produzida de ferro fundido, devido a suas boas caractersticas de baixo atrito; entretanto outros materiais podem ser utilizados. Ela pressionada ou encaixada na cabea do disco. Em alguns dos primeiros veculos, as vlvulas eram simplesmente colocadas em furos na cabea do disco, o que dificultava a retificao quando os furos se desgastavam. O desgaste permite a passagem de leo e ar
6

no sistema de induo causando precipitao e diminuindo a taxa de ar : combustvel. Alm disso, aumentos pequenos como 0,05mm na folga das hastes podem elevar temperatura da vlvula de exausto em at 50C. A configurao atual entre a cabea do disco e a haste visa facilitar a reposio quando a haste desgastada. As molas mais utilizadas so as espirais, embora barras torcionais e em feixe j tenham sido utilizadas. A funo das molas fechar as vlvulas depois do seu perodo de abertura, e este movimento repete-se milhares de vezes por minuto; portanto a mola deve ser bastante forte. Molas duplas so utilizadas em altas rotaes. A superfcie de contato entre o assento e a cabea da vlvula cnica. Normalmente, um ngulo de 45 entre a vlvula e o assento considerado timo; embora s vezes ngulos menores, de at 30, sejam utilizados para que o assento esteja mais sujeito a tenses de compresso do que de cisalhamento, evitando assim a deformao plstica do metal da vlvula no assento. Entretanto, esta reduo de ngulo s efetiva quando a resistncia trao do metal maior do que sua resistncia compresso. A rotao da vlvula tambm pode levar os depsitos para fora do assento, espalhar lubrificante slido ou lquido e distribuir os pites e o desgaste uniformemente, garantindo assim que o fluxo de calor no seja afetado por defeitos locais. Porm o excesso de rotao deve ser evitado, porque pode causar desgaste, especialmente quando h tendncia de solda local. As vlvulas esto sujeitas a carregamentos trmicos e mecnicos to severos que se pode dizer que as so os componentes mais requisitados do motor. So problemas possveis: alongamento ou fratura devido a tenso, corroso a quente ou a frio, desgaste e fluncia. As vlvulas de exausto, em particular, operam por longos perodos em faixas de temperatura que chegam a 870C (a temperatura da vlvula de admisso dificilmente passa dos 275C). Corroso pode causar pites no assento da vlvula como resultado do vazamento de gases combustveis, eventualmente gerando carbonizao no local e perdendo a compresso. O mesmo pode ocorrer devido deposio de partculas slidas da combusto, incluindo compostos de carbono. Pites e desgaste por abraso tambm podem surgir por soldagem entre a cabea da vlvula e o assento.
7

A soluo est na escolha de materiais adequados, com boa resistncia corroso e temperatura, alta dureza e alto coeficiente de expanso.

1.3.

Defeitos e Falhas em Vlvulas

Muitas coisas podem fazer uma vlvula falhar. Vlvulas defeituosas so uma coisa que ningum fala muito sobre, mas h duas formas principais de falhas. Overstress trmica e mecnica a nmero um. Um estudo que foi conduzido por uma fabricante de vlvulas lder descobriu que de 1 em cada 5 (20,7%) resultaram em falhas nas vlvulas.

mais

Este estudo em particular, foi publicado mais de uma dcada atrs, e mesmo que as mesmas ligas e processos bsicos de fabricao que foram utilizados paream antigos, so usados ainda hoje o controle de qualidade j percorreu um longo caminho. CNC (Computer Numeric Controlled), mquinas de produo e controle estatstico de processo tm feito muito para eliminar o erro humano no processo de fabricao. Mas, como qualquer componente de massa, produzidos, defeitos ocasionalmente passam. Portanto, no se exclui vlvulas ruins como uma possvel causa de uma falha prematura da vlvula. Defeitos incluem a presena de impurezas metalrgica e incluses no metal que enfraquecem a vlvula, forjando defeitos que deixam fissuras microscpicas, poros ou separaes no metal que levam quebra, soldas defeituosa entre caules e cabeas em duas peas vlvulas que pode permitir que o cabea para separar, soldas com defeito nas vlvulas caule oco que pode levar quebra, tratamentos trmicos imprprios que no endurecem uma vlvula, resultando em desgaste rpido. Os erros de usinagem, que produzem as dimenses erradas ou acabamento de superfcie que pode causar todos os tipos de problemas, se no forem detectados antes da instalao e m aderncia do revestimento de cromo que permite que o revestimento de proteo, podem destruir a haste. A melhor maneira de certificar-se de que as novas vlvulas que voc est usando esto livres de defeitos, portanto, a (1) inspecionar as vlvulas para verificar as tolerncias e ter certeza que esto dentro das especificaes (dimetro da haste, acabamento, comprimento, etc) e se est sem defeitos bvios (nicks, trincas, fissuras, etc), e (2) a ter sua fonte de vlvulas de um fornecedor confivel. Uma vlvula parece muito bonita quase sempre ,ento voc no pode julgar a qualidade de aparncias. Um preo barato pode ser atraente, mas se a vlvula no se sustenta, onde est a vantagem? Portanto, no se arrisque em vlvulas de m qualidade dos fornecedores questionveis, o que pode acabar custando-lhe muito mais do que aquilo que voc salvou sobre as prprias vlvulas Qualquer vlvula acabar por se desgastar com tempo suficiente. Mas muitas vlvulas quebram muito antes por causa da queima ou quebra.

Vlvulas de escape so as mais provveis para queimar, porque elas trabalham mais quente do que a admisso. As vlvulas de admisso so arrefecidas pelo ar de entrada e de combustvel e, conseqentemente, operam em cerca de 800 F. Vlvulas de escape, por outro lado, trabalham em 1200-1350 graus F., em mdia, o que as torna muito mais vulnervel eroso e queima de entradas. A temperatura de operao mais alta exige uma condio mais dura de liga, por isso as vlvulas de escape so normalmente feitas de ao inoxidvel ou tm cabeas de ao inoxidvel (tipicamente 21 ou 21-2N 4N-liga com um cromo e alto teor de nquel). Para pesados a gasolina e diesel aplicaes onde o calor ainda mais um problema.

As vlvulas de admisso e escape tm com contato fsico com o assento de vlvula e guia para o resfriamento. Cerca de 75% do calor de combusto que conduzido longe da vlvula passa atravs do assento, lugar to bom que essencial para evitar a queima. Os restantes 25% do calor dissipado para cima atravs da haste da vlvula e para fora atravs das guias. Vlvula de sdio cheio ou oco deriva em aplicaes pesadas so por vezes usadas para chamar ainda mais calor para cima, atravs das hastes para auxiliar de refrigerao. Se a vlvula no recebe refrigerao adequada, ela pode superaquecer, queimar e falhar.

Figura 4 Vlvula quebrada. Fonte: AA1 car.

A vlvula de escape (a menor das duas vlvulas) neste motor est superaquecido e perdeu um pedao de metal, fazendo com que o cilindro perdesse compresso. Observe tambm a vlvula de escape no a mesma cor que a vlvula de admisso. Uma vlvula de escape "boa" que est marcando e mantendo a compresso ter geralmente branco ou colorida com depsitos de cinzas sobre ela.

10

Qualquer coisa que interfira com o resfriamento da vlvula ou cria calor extra na vlvula ou na cabea pode levar falha prematura da vlvula. Um acmulo de depsitos sobre a face da vlvula e assento pode ter um efeito isolante que diminui refrigerao e permita o funcionamento da vlvula quente. Assim tambm pode mau contato entre a vlvula e o assento se o assento muito estreito, acntrico ou quadrado. Se os depsitos acumulam em um ponto ou descamar em outro, pode permitir vazamentos que criam pontos quentes na vlvula e resultar em "canalizao" (sulcos erodidos ou queimados na vlvula). Molas fracas ou folgas das vlvulas insuficiente tambm podem impedir o contato de vlvula para lugares bons e permitem que o calor excessivo para construir nas vlvulas. Um assento solto ou mal guia de montagem tambm pode dificultar a transferncia de calor na cabea e contribuem para a queima. No prestar ateno altura da vlvula instalada quando faz uma montagem de vlvula pode levar a queima. Quando as vlvulas e assentos so modas ou cortadas, as vlvulas tendem a se sentar mais profundo na cabea do que antes. Isso faz com que as hastes fiquem at mais elevadas, o que que altera a geometria dos balanceiros e pode levar a uma perda de valvelash quando o motor esquenta. Dois motores, onde este problema em particular tem sido comuns so o Ford 2300 motor OHC e a verso com trao traseira do Mitsubishi 2.6L (que possui reguladores lash hidrulico). Se a geometria adequada no pode ser restaurada por triturao as pontas das hastes de vlvulas (no mais do que cerca de 0,010 mxima ou voc corre o risco de moagem atravs da camada de cementado), os assentos devem ser substitudos para corrigir a altura instalado (uma correo caro mas mais barato do que um retorno). Outra opo a instalao de vlvulas com cabeas ligeiramente grandes dimenses (0,030 pol) que montam no assento mais elevado para compensar usinagem assento. Eroso da vlvula pode causar o mesmo tipo de problema. Como os bancos ao desgastar as vlvulas recuam na cabea, o valvelash est perdido. Eventualmente h pouco ou nenhum chicote para a esquerda e a vlvula torna mau contato com o banco, superaquece e queima. Eroso da vlvula tende a ser mais um problema nos motores mais antigos que a falta sedes de vlvulas duro e so usados em veculos pesados caminhes, marinhos, as aplicaes agrcolas ou industriais. A soluo aqui a instalao de assentos rgido. Problemas de refrigerao do motor em si podem levar a queima da vlvula, se a temperatura de funcionamento fica muito alta. Refrigerao baixa, um termostato defeituoso, uma bomba de gua fraca, uma obstruo do radiador, uma ventoinha de refrigerao com defeito ou fan switch, etc, podem fazer um motor funcionar quente. Este, por sua vez, faz com que a vlvula de hastes swell que pode lev-los a biliar ou vara em seus guias se no houver espao suficiente. Se a vlvula de varas aberto, ela pode queimar ou ser destrudo se ela encosta o pisto.

11

Causados por vazamento de flash dentro da cabea ou uma junta de cabea que no tem furos de refrigerao correta pode permitir que os pontos quentes de forma que pode causar problemas de vlvula e guia. Assim tambm pode um acmulo de escala dentro da cabea interfere com a boa transferncia de calor.

Vlvulas tambm podem executar quente por causa das temperaturas elevadas de combusto. Fatores como o ponto de ignio atrasado, misturas de combustvel magra (muitas vezes devido a vazamentos de vcuo), detonao (de compresso muito baixa octanagem ou combustvel) ou preignition (de hot spots causados por depsitos na cmara de combusto ou muito hot plug uma fasca) pode todos desempenham um papel aqui. Da mesma forma, as restries de escape, como um catalisador entupido ou tubo esmagados pode fazer as vlvulas executar quente.

Figura 5 Vlvula fundida ao pisto. Fonte: AA1 car.

A quebra, que o outro tipo principal de falha da vlvula, pode acontecer a qualquer vlvulas de admisso ou de escape. Vlvulas podem quebrar em um dos dois lugares, onde a cabea se une ao caule, ou onde a ranhura so usinados na extremidade da haste. De qualquer forma, a ruptura uma m notcia, porque as peas caem na cmara de combusto e causar estragos no pisto e na cabea.

12

Causas de quebra cabea incluem fadiga de flexo de vlvula (de off-square que faz com que a haste para flexionar cada vez que assentos), batendo (de valvelash excessiva), alongamento (do calor excessivo e / ou rpm), e choque trmico ( sbitas mudanas de temperatura como quando abruptamente desligar um motor altamente carregado). Com duas peas de vlvulas, a juno entre o tronco e a cabea onde muitas vezes a vlvula de rachaduras e separa, no porque a vlvula est defeituosa (apesar de uma solda pobres pode ser um fator), mas porque esta rea altamente estressado devido unio de duas ligas diferentes. Quebra na ponta da haste pode ser resultado de excesso de sideloading se a altura da haste instalado no certo e faz com que o desalinhamento dos balanceiros. Tambm pode ser causada por valvelash excessiva que impede o valvetrain de amortecimento da vlvula, uma vez que se fecha. Outra condio que pode causar a ponta da haste para tirar fora o desgaste ou arranhes no sulco goleiro (s) ou ligar bobina (rodando um came ou balancins com elevador muito) Alm de queimar e quebrar, h uma srie de problemas em outras vlvulas podem ocorrer- alguns dos quais podem indicar problemas subjacentes que tambm precisam ser corrigidos: Vlvulas dobradas geralmente o resultado de um encontro prximo da pior espcie entre a vlvula e o pisto. Normalmente incluem uma cadeia de tempo quebrado ou cinto, molas de vlvulas fracas ou quebradas, overreving o motor, vlvula de degola (clearance guia insuficiente ou lubrificao, superaquecimento, etc) e folga das vlvulas a pisto insuficiente (elevador de vlvula excessiva, relevos vlvula no cortar profundamente o suficiente para pistes, pistes errado, no o suficiente altura convs, chefes modo demais, etc.) Hastes: A condio normal para vlvulas de alta quilometragem, mas deformao ou scoring pode ser uma pista para apuramento guia insuficiente, a falta, o superaquecimento de lubrificao ou leo sujo. Usando o tipo errado de selos da vlvula guia s vezes pode ser um fator aqui. O selo controla a quantidade de leo que lubrifica as guias. Selos positivos podem fornecer o controle melhor porque eles permanecem nas guias e agir como um rodo para raspar petrleo ao largo da caules. Selos positivos so usados na maioria dos motores de cames cabea, porque no h mais fluxo de leo na cabea que precisa ser controlada. Vedaes O-ring deflector, por outro lado, andar para cima e para baixo com a vlvula e permitir que mais leo nas guias. Substituindo um selo positivo porum anel de vedao, portanto, pode no lubrificar o guia de petrleo e criar um problema desgaste em algumas aplicaes. Devido a isso, alguns especialistas dizem que voc deve sempre usar o mesmo tipo de selo que foi originalmente usado no motor. Outros preferem atualizar motores mais antigos pushrod aos selos positiva para reduzir o consumo de leo. O estoque de selos da haste da vlvula em Chevys smallblock, por exemplo, tendem a ficar
13

quebradias rapidamente. A atualizao para um material de vedao premium, como Viton pode curar este problema. Mas se os selos positivos esto instalados, a melhor maneira de evitar problemas us-los apenas na ingesto, preste muita ateno para conter a guia de folgas (no muito apertado) e usar vlvulas com hastes cromadas que so mais resistentes scuff que as vlvulas unplated. Depsitos de carbono pesado em que as vlvulas so causadas por guias de vlvulas gastas e selos. Alguns motores novos com cabeotes de alumnio agora esto vindo de fbrica com os guias de metal em p. Os guias so de ferro com base de grafite e conter assim as guias no so to dependentes do petrleo para lubrificao como antes. Isto permite folgas mais apertadas, reduzindo o perigo de desgaste. Estes guias tendem a ser quebradios e devem ser pressionados em vez de orientada dentro Algumas aplicaes incluem o novo motor V8 Northstar de Cadillac, Corvette de 1992 do motor, a GM 2.3L Quad 4, Chevy 3.4L V6 e os multivlvulas 2.5L Chrysler.

Ao medir caules, deve-se saber que a maioria das hastes de vlvulas OE so afilados. O fim da cabea do caule geralmente de cerca de 0,001 polegadas de dimetro menor do que a ponta para compensar aumento da expanso trmica no final quente. Quando a medio feita muito importante para uma leitura precisa sobre o desgaste da haste.Se a vlvula de OE substitudo por um que tem uma haste reta (no cnico), a vlvula pode ficar a menos que o clearance guia est aberto at o montante correspondente. A linha de fundo para anlise de falhas de vlvula esta: a substituio de uma vlvula ruim por uma nova no vai resolver nada, se h um problema subjacente que no foi corrigida. Seguintes vlvulas aceitas e tcnicas assento retoque (deixando margem adequada vlvula, assento adequado posicionamento e largura), verificando e corrigindo altura da haste instalada e altura da mola instalada, manter o afastamento tronco-to-quide adequada e valvelash, e descartando problemas no motor, tais como problemas de superaquecimento, detonao de ar / combustvel ou horrios, etc iro percorrer um longo caminho para prevenir falhas nas vlvulas de repetio.

14

Figura 6 Vlvula com depsitos de carbono. Fonte: AA1 car.

15

2. SELEO DE MATERIAIS

Para se selecionar materiais para a fabricao de vlvulas para motor de combusto interna necessrio que se faa a escolha que confira pea grande resistncia corroso e a alta resistncia mecnica, em especial a resistncia fluncia, a altas temperaturas alm de resistncia ao desgaste abrasivo. Tais caractersticas so importantes uma vez que as vlvulas so submetidas a temperaturas da ordem de 870C em atmosferas corrosivas geradas pelos gases resultantes da combusto e esto constantemente sob esforos de trao. Estas propriedades so obtidas com a adio de elementos de liga como cromo, nquel, molibdnio, silcio, mangans, nitrognio e pela aplicao de tratamentos trmicos adequados. Ao analisar superficialmente as caractersticas necessrias citadas acima, descartaram-se de imediato a utilizao de polmeros e cermicos, mesmo esses sendo muito resistente a corroso. Esse fato foi decorrente de os polmeros serem muito suscetveis a temperaturas elevadas e os cermicos serem muito frgeis, ou seja, apresentam baixa ductilidade. Por conseguinte, foram selecionados quatro materiais para o aprofundamento do estudo, sendo todos metais. Foram escolhidos dois aos (AISI 316L e AISI 4340), uma liga de titnio (Ti-6Al-4V) e uma liga de nquel (Inconel 751).

16

Tabela 1: Elementos componentes dos materiais pr-selecionados.

Inconel 751 Al C Cr Cu Fe H Mn Mo N Ni Nb O P S Si Ti V

AISI 316L AISI 4340 0.370 - 0.430 % 0.700 - 0.900 % -

Ti-6Al-4V 5.50 - 6.75 % <= 0.0800 % -

0.90 - 1.50 % <= 0.10 % 0.030 %

14.0 - 17.0 % 17.0 % <= 0.50 % 5.0 - 9.0 % <= 1.0 % >= 70.0 % 65.0 % 2.0 % 2.50 % 12.0 %

95.195 - 96.33 % <= 0.400 % 0.600 - 0.800 % 0.200 - 0.300 % 1.65 - 2.00 % <= 0.0350 % <= 0.0400 % 0.150 - 0.300 % <= 0.400 % <= 0.0300 % <= 0.200 % 87.725 - 91.0 % 3.50 - 4.50 % <= 0.300 %

0.70 - 1.20 % <= 0.010 % <= 0.50 % 2.0 - 2.60 % 0.045 % 0.030 % 1.0 % -

Outros -

17

2.1.

Parmetros trmicos

As vlvulas estaro expostas a um ambiente com temperaturas que vo da temperatura ambiente at aproximadamente 870C, por isso necessrio que o material suporte essa variao de temperatura, alm de ter uma temperatura de fuso superior a temperatura mxima a qual as vlvulas sero submetidas. Dada essa condio, importante que se avalie os parmetros trmicos, uma vez que o material tenha elevada temperatura de fuso e assim, a fluncia vai ser avaliada a partir desse parmetro.

Tabela 2: Temperaturas de fuso dos materiais pr-selecionados Material Temperatura de fuso [C]

Inconel 751 1390 1430 AISI 316L AISI 4340 Ti-6Al-4V 1375 1400 1444 1606 1660

18

2.2.

Parmetros de resistncia a corroso

A corroso pode ser definida como um processo de destruio do material pela ao do meio. Praticamente todos os meios so corrosivos, em menor ou maior grau, quer se trate de meio gasoso, meio liquido ou meio solido. Em geral, as condies de temperatura e presso mais elevadas aceleram comumente o processo corrosivo. Devido alta taxa de liberao de gases, produtos da combusto interna do motor, cria-se uma atmosfera altamente corrosiva, onde a vlvula deve atuar. Assim, para se selecionar o material preciso levar em conta a sua resistncia a corroso. Os materiais cermicos e polimricos geralmente apresentam boa resistncia a corroso sem qualquer interveno para esse fim, porm so materiais descartados da seleo, uma vez que materiais polimricos no tem boa resistncia trmica e os cermicos so frgeis, no suportando os esforos que a que a vlvula submetida. Os metais por sua vez so mais corrosveis, porm com os tratamentos adequados, e com a combinao de mais metais formam-se as ligas, assim so obtidos os materiais com melhores caractersticas e atributos mais desejveis.

Tabela 3: Avaliao do comportamento dos materiais quanto a resistncia a corroso. Material Comportamento quanto corroso

Inconel 751 timo AISI 316L AISI 4340 Ti-6Al-4V Bom Regular timo

19

2.3.

Parmetros de resistncia mecnica

Ao analisar as caractersticas relacionadas resistncia mecnica, observamos que as vlvulas devem apresentar certas qualidades, devido aos esforos que elas so solicitadas dentro de um motor. A vlvula constituda por uma cabea em forma de disco fixa a uma haste cilndrica, sendo que essa trabalha deslizando dentro de uma guia constituda por outro metal. Sendo assim, importante que o material escolhido tenha alta resistncia abraso, que ser avaliado com o auxilio do coeficiente de frico cintico. Outras caractersticas que devero ser analisadas sero: ductilidade, para que no surjam trincas no material, o que em pouco tempo pode lev-lo fratura e dureza, para que o material no se deforme plasticamente com facilidade. Com isso, as propriedades que iremos considerar sero, respectivamente, limite de resistncia a trao e deformao. . Tabela 4: Dados das propriedades avaliadas de resistncia mecnica. Material Coeficiente de frico Limite de resistncia a Deformao cintico Inconel 751 AISI 316L 0,18 AISI 4340 Ti-6Al-4V 0,74 0,27 515 745 1170 60 22 10 0,20 trao [MPa] 1275 [%] 25

20

2.4.

Outros parmetros

Como a indstria constantemente pressionada pelo mercado para que desenvolva produtos que tenham melhores desempenhos com custos cada vez menores, outro parmetro que precisa ser levado em conta o custo que o material selecionado vai acarretar na produo da vlvula, uma vez que de interesse da indstria obter produtos por custos menores. Alm do preo da material, ser levado em conta tambm a sua densidade, j que este vendido por peso. Contudo, a densidade no foi considerada como parmetro separado no momento de fazer a matriz de deciso, porque vlvula de injeo muito pequena quando comparada ao restante do motor. Dessa forma, sua importncia est vinculada unicamente ao custo do material.

Tabela 5: Custo e densidades dos metais pr-selecionados. Material Custo [US $/ton] Densidade [kg/m] 8,22 x 10 8 x 10 7,85 x 10

Inconel 751 6.000,00 10.000,00 AISI 316L AISI 4340 Ti-6Al-4V 3.850,00 4.230,00 1.000,00 1.500,00

28.300,00 110.000,00 4,43 x 10

21

3. MATRIZ DE DECISO

Propriedade (Peso)

Inconel 751

AISI 316L 5x4 4x3 5x5 4x1 3x1 4x4 80

AISI 4340 Ti-6Al-4V

Fluncia (5) Resistncia a corroso (4) Resistncia a abraso (5) Resistncia a trao (4) Ductilidade (3) Custo (4) SOMA

5x4 4x5 5x5 4x5 3x5 4x3 112

5x4 4x2 5x1 4x2 3x5 4x5 76

5x5 4x5 5x4 4x4 3x3 4x1 94

*Os nmeros nos parnteses representam o grau de importncia das propriedades. Os materiais foram avaliados como 5 atende muito bem, 4 atende bem, 3 atende, 2 atende pouco, 1 no atende.

22

3.1.

Anlise da Matriz de Deciso

Pela matriz de deciso, percebe-se que o material mais adequado para o uso de vlvulas de combusto interna o Inconel 751. Ao longo da elaborao da matriz, esse mostrava grande potencial. Suas propriedades eram as melhores ou se aproximavam das mais apropriadas para o uso proposto, com exceo de sua temperatura ser um pouco inferior a da liga de titnio e seu custo ser superior a dos aos. Todavia, essas desvantagens mostraram-se, na soma final, aceitveis diante dos outros benefcios apresentados. Como segunda opo ficou a liga de titnio Ti-6Al-4V. Esse material apresentou boas propriedades, contudo seu custo ficou muito prejudicado. Mesmo os outros tendo uma densidade praticamente duas vezes maior que a liga de titnio, seu preo ainda manteve-se muito mais alto que os demais. Dessa forma, ele no recomendado para produo devido ao seu alto custo principalmente. Os aos pr-selecionados so de fcil acesso, tanto em termos de custo quanto em disponibilidade. Todavia, pecam em termos de resistncia mecnica, o que pode prejudicar o desempenho da vlvula. Em um futuro conserto, ou mesmo recall dependendo da amplitude dano causado, seu custo inicialmente menor pode trazer grande prejuzos. Portanto, a utilizao da matriz de deciso mostrou-se muito til para selecionar o material mais adequado, principalmente porque possibilita uma visualizao condensa do estudo.

23

4. VISITA
Alm de ser sugerido no plano de pesquisa, ao estudar-se o processo da escolha de materiais a serem utilizados em vlvulas de admisso e escape para automveis, viuse a necessidade da realizao de uma visita alguma empresa do ramo, a fim de coletar o mximo possvel de informaes teis ao trabalho. Nesse objetivo, escolheu-se a Eaton-So Jos dos Campos, por ter grande participao no mercado, fornecendo peas para FIAT, Ford e Volkswagen, alm de ser uma planta prxima residncia familiar de um dos integrantes do grupo. Sendo assim, foi feito um contato primrio com o gerente de vendas Fernando Cesar Piton, com o intuito de agendarmos uma visita rpida planta com algum responsvel tcnico com tempo disposio. Feito este primeiro contato, conseguiu-se o agendamento com o Engenheiro Jao Fosceca, que o responsvel por um dos processos de fabricao das vlvulas. No dia 04/11/2011, durante a visita, foi ento explicado que a Eaton fabrica vlvulas de admisso e escape, constitudas de um ou mais materiais de ligas refratrias, visando reduo de desgaste para motores de combusto interna: gasolina, lcool, diesel, gs natural e bi-combustvel. As vlvulas so componentes importantes no funcionamento dos motores, controlando o fluxo da entrada de ar (vlvulas de admisso) e sadas de gases de escape (vlvulas de escape) da cmara de combusto. Existem, ainda, fatores principais que influenciam no projeto de vlvulas. Os fatores mais importantes so as temperaturas de trabalho, ambiente corrosivo (provenientes da combusto) e nveis de esforos impostos sobre as vlvulas. Por isso, na fabricao do componente, geralmente so utilizados materiais como aos inoxidveis, martensticos, austenticos, super ligas a base de Nquel, ligas metlicas refratrias para blindagem da sede e aos de liga baixa para construo mecnica. Portanto, as vlvulas devem ser fabricadas com matrias-primas especficas para resistir s altas temperaturas, ambiente corrosivo e esforos mecnicos dos motores, provendo assim maior segurana durante o funcionamento e manufaturadas com tratamentos trmicos e superficiais otimizados, visando aumentar a resistncia, reduzir

24

atrito e oxidao pelo combustvel (principalmente hoje, onde os veculos desse ramo so, em sua maioria, bi-combustveis).

25

5. CONCLUSO
Aps o trmino da pesquisa, pde-se observar a dificuldade em se obter um material cujas caractersticas atendam as solicitaes de uma vlvula utilizada em motores Diesel. Tal dificuldade advm do extremo regime ao qual o componente solicitado, com altas temperaturas e presses. Fez-se ainda um estudo sobre defeitos e possveis falhas em vlvulas de motores combusto, para assim compreendermos melhor quais parmetros deveriam ser analisados na Matriz e qual seria a ponderao de cada quesito. Ento, por meio de uma Matriz de Deciso, o grupo analisou materiais como aos AISI 316L, AISI 4340 e o Ti-6Al-4V, alm do escolhido Inconel 751, o qual o grupo concluiu que melhor atende s necessidades de operao, e que tambm comumente utilizado na indstria.

26

6. BIBLIOGRAFIA

- POLAR, J. P.. A Guide to Corrosion Resistance. New York: American Metal Climax, 1961. - DAVIS, Joseph R. et al. Metals Handbook. 10. ed. Materials Park: Asm Internacional Handbook Committee, 1990. - VILLARES METALS S.A (Ed.). Automotivo. Disponvel em: <http://www.villaresmetals.com.br/portuguese/575_PTB_HTML.htm>. Acesso em: 24 nov. 2011. - MATWEB (Ed.). Matweb: Material property data. Disponvel em: <http://www.matweb.com/>. Acesso em: 24 nov. 2011. - SZANKOWSKI, V. J. "O motor a gasolina (c/ suplemento diesel) " 4a edio. Ed Industrial Teco Limitada. 1965 - Vrios autores. "BOSCH Automotive Handbook". 7a edio. John Wiley & Sons Ltd. 2007 - GARRET, T.K., NEWTON, K & STEEDS, W. "The Motor Vehicle". 13a edio. SAE International. 2001 - MORAN, M. J. & SHAPIRO, H. N. "Princpios de Termodinmica para Engenharia". LTC. 2002. -Vrios autores. "Ciclo Otto".<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Otto>. Visualizado em 22.11.2011 - Vrios autores. "Vlvula (motor)". <http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_%28motores%29>. Visualizado em 22.11.2011 -BRAIN, M. "Como funcionam os motores dos carros". <http://carros.hsw.uol.com.br/motores-de-carros.htm>. Visualizado em 22.11.2011

27

You might also like