You are on page 1of 19

2

Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel


Fevereiro de 2011

Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsvel

Apresentao

Esta plataforma expressa a viso e os objetivos do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, de seus parceiros institucionais e de seu parceiro estratgico, nomeados ao final, fundamentada em amplo processo de consulta e debates com associados e parceiros do Instituto Ethos, participantes do movimento brasileiro de responsabilidade social empresarial (RSE) e sustentabilidade. As reflexes e os debates realizados durante a reunio anual do Conselho Internacional do Instituto Ethos e na 10 Conferncia Internacional Ethos, em So Paulo, em maio de 2010, trouxeram contribuies relevantes ao presente documento, que foi finalizado em comum acordo entre as empresas parceiras participantes do Conselho Orientador do Plano Ethos 10 anos. Esta plataforma ser utilizada pelo Instituto Ethos como referncia bsica para o desenvolvimento de suas atividades e permanecer aberta ao recebimento de sugestes de associados e parceiros, podendo ser atualizada periodicamente para incorporar as reflexes acumuladas no perodo.

2
4

Contexto
Passados mais de 40 anos da histrica reunio fundadora do Clube de Roma, os questionamentos sobre a capacidade de expanso do sistema global de negcios gerou o conceito de economia de baixo carbono, que foi rapidamente absorvido no ambiente empresarial em razo da constante inquietao do conjunto da sociedade global com as mudanas climticas e suas consequncias. Quase 20 anos aps a Rio-92 e duas dcadas de estudos intensivos sobre as mudanas climticas, a humanidade comea a entender a necessidade de racionalizar o uso de recursos naturais e de reconhecer o valor dos servios prestados pela natureza. Amplia-se, dessa forma, a preocupao com a sustentabilidade ambiental para alm dos efeitos do aquecimento global, incorporando-se, aos poucos, a necessidade de uma abordagem sistmica e abrangente sobre os limites dos recursos naturais e sobre os impactos das atividades humanas nos ecossistemas e nos servios ecossistmicos. No ambiente de negcios, essa ampliao traduzida pela crescente absoro do conceito de economia verde, que engloba e vai alm do conceito de economia de baixo carbono. visvel no mercado a movimentao de inmeras empresas com pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e produtos de baixo impacto ambiental, buscando posicionar-se estrategicamente no mercado de produtos verdes, que est em ascenso. Entretanto, no mundo inteiro, as desigualdades sociais seguem sendo o grande fator limitante da melhoria do bem-estar, dificultando o desfrute dos avanos econmicos e tecnolgicos alcanados nos ltimos anos. Estas so evidncias de que o modelo da explorao ilimitada dos recursos do planeta, alm de no responder s necessidades atuais da humanidade, projeta uma realidade sombria para as futuras geraes.

J no faz sentido, qualquer que seja o sistema econmico, um planejamento que no contemple a sustentabilidade. O Brasil, que detentor de uma grande sociodiversidade e da maior diversidade biolgica do planeta e se posiciona cada vez mais como um protagonista relevante dos negcios globais, precisa caminhar rapidamente em direo aos novos paradigmas. No momento em que se apresenta como candidato a exercer um importante papel entre os pases emergentes na nova ordem mundial, precisa se oferecer como parte central das solues para os grandes desafios da humanidade. O Brasil tem potencial para ser uma liderana na nova economia porque possui capital natural, biodiversidade, sociodiversidade, matrizes energticas bem equilibradas (sendo a matriz eltrica predominantemente renovvel), inflao controlada, ambiente democrtico, um recente processo de crescente mobilidade social das populaes pobres, uma poltica nacional de mudanas do clima, uma poltica nacional de resduos slidos, um arcabouo de regras para a defesa do consumidor, um mercado acionrio avanado e um sistema bancrio competitivo, entre outras potencialidades. Tais condies oferecem um excelente ponto de apoio para alavancar as aes necessrias ao aprimoramento dos servios de educao, de sade, de segurana pblica e de aplicao da justia; melhoria da infraestrutura de saneamento e transporte; ampliao da transparncia e combate corrupo; reduo das desigualdades de renda e de oportunidades; e ao aperfeioamento dos programas de estmulo inovao, de promoo da equidade no acesso aos direitos civis, de melhoria da gesto pblica e de ampliao da presena de instrumentos do Estado em comunidades habitadas por populaes de baixa renda. Nesse contexto de potencialidades e desafios, h muitas iniciativas dispersas e fragmentadas na sociedade, nos rgos pblicos e nas orga nizaes do mercado que ganhariam centralidade na economia caso

3
6

estivessem articuladas por um projeto nacional de desenvolvimento sustentvel orientado por uma viso de futuro que aglutinasse e mobilizasse as foras transformadoras da sociedade numa direo convergente.

Viso
Desde que se props a formular os primeiros indicadores da responsabilidade social das empresas, no final do sculo xx, o Instituto Ethos vem observando avanos nos padres dos negcios e nas polticas pblicas. A criao de instrumentos capazes de identificar e reconhecer empresas que trabalham pela sustentabilidade vem produzindo alguns resultados, mas convencer os empreendedores e investidores a aderirem voluntariamente a esses padres no tem sido suficiente. As boas prticas precisam ser transformadas em regras e consolidadas como padro geral por meio das regulamentaes pblicas e/ou autorregulao de mercado. Nesse sentido, observa-se que a responsabilidade social um caminho vlido, mas precisa ser articulado com polticas pblicas para consolidar a mudana. Com a induo de polticas pblicas, as organizaes j comprometidas com uma parcela das mudanas necessrias ajudariam no engajamento do conjunto do mercado nas aes estruturais que provocariam alteraes relevantes nos perfis da produo, do consumo e da distribuio da renda. Isto , a articulao dos mecanismos atualmente existentes na sociedade de reconhecimento e premiao das aes voluntrias das empresas e de implantao de polticas de sustentabilidade com polticas pblicas adequadas no s contribuir para avanos concretos na implementao de uma economia de baixo carbono como nos permitir ir alm desse patamar, que est abaixo das reais necessidades do planeta e da sociedade.

Nosso objetivo pode e deve ser abrangente e ambicioso: criar uma economia inclusiva, verde e responsvel. Uma economia verde procura assegurar uma relao amigvel entre os processos produtivos da sociedade e os processos naturais, promovendo a conservao, a recuperao e o uso sustentvel dos ecossistemas e tratando como ativos financeiros de interesse pblico os servios que eles prestam vida. Esta economia deve caracterizar-se pela existncia de investimentos pblicos e privados, regras, instituies, tecnologias, polticas pblicas, programas governamentais e prticas de mercado voltadas para:

Melhoria permanente dos processos produtivos; Aumento da ecoeficincia e reduo do consumo dos recursos naturais; Reduo das emisses de gases de efeito estufa; Transformao de resduos de um processo em insumo de outros; Internalizao dos custos das externalidades nos preos dos produtos; Proteo dos mananciais, uso eficiente da gua e universalizao do saneamento bsico; Aumento da eficincia energtica e ampliao das fontes limpas e renovveis nas matrizes energtica e de transporte; Melhoria da mobilidade e da eficincia dos modais de transporte; Recuperao e preservao dos ecossistemas; e Mitigao dos efeitos da mudana do clima.

Mas a economia precisa ser tambm inclusiva, ou seja, os investimentos pblicos e privados, as regras, as instituies, as tecnologias e os programas devem estar voltados tambm para o atendimento das necessidades e direitos de todos os seres humanos, sem o que no ser possvel construir ambientes sociais saudveis para nenhuma atividade produtiva. A economia deve, portanto, promover o desenvolvimento equilibrado entre os capitais financeiro, humano, social e natural. Faz parte desse propsito a distribuio equitativa da riqueza e das oportunidades para a gerao de renda e acesso a bens e servios pblicos, assegurando condies de vida digna para toda a populao, erradicando a pobreza e reduzindo as desigualdades sociais, o que requer a ampliao da participao da base da pirmide no processo produtivo e no mercado de bens e servios e a melhora na qualificao da fora de trabalho e das relaes trabalhistas, para que os direitos humanos sejam uma realidade para todo o conjunto da sociedade brasileira. Alm de inclusiva e verde, a economia deve ser responsvel. fundamental que sejam trabalhados tambm os valores ticos e de integridade paralelamente aos temas da economia verde e inclusiva. O desenvolvimento de valores ticos, cultura da transparncia e mecanismos de combate corrupo so indispensveis para atingir os objetivos de uma economia inclusiva, verde e responsvel. Uma economia praticada segundo padres ticos elevados implica:

Combate corrupo e impunidade; Valorizao da integridade e da transparncia; Estmulo concorrncia leal; Estmulo cooperao;

Respeito s leis e s regras de negcio; e Respeito aos direitos das diferentes comunidades, etnias e grupos sociais de se aproximar em seu prprio ritmo do estilo de vida contemporneo.

Nesta economia, a viso de sustentabilidade se completa pelo compromisso de no sobrepor os interesses privados aos interesses pblicos e de manter esses padres em quaisquer investimentos, estabelecendo relaes ticas independentemente do nvel das exigncias locais. A economia inclusiva, verde e responsvel que se impe ao mundo em razo dos desafios ambientais, sociais e ticos deve orientar-se pelos fatores estratgicos: valores e inovao. Precisamos desenvolver os valores que daro suporte a atitudes que abram novos campos de viso, de produo de conhecimento e de comportamentos sustentveis. Alm disso, precisamos estimular um maior investimento em pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, processos e relaes mercantis e de produo, estimulando um ciclo de inovao na busca de sistemas sustentveis de produo, distribuio e consumo de bens e servios.

O caminho

Como levar a todo o Brasil uma viso de pas sustentvel e engajar toda a populao nesse propsito? O pas precisa crescer com reduo da desigualdade e da pobreza, baseando-se num modelo econmico no qual processos, produtos e servios sejam desenhados para preservar a integridade ecolgica do

planeta, com uma estratgia de distribuio de oportunidades capaz de promover o desenvolvimento equilibrado das comunidades, proporcionando gerao de renda suficiente para uma vida digna e acesso aos direitos fundamentais e ao consumo consciente, num ambiente de confiana, dilogo e democracia, fundamentado em relaes transparentes e ticas entre o poder pblico, a iniciativa privada e a sociedade. Essa misso deve resultar do esforo de toda a sociedade, de todo o sistema poltico e sob uma abordagem suprapartidria. necessria uma ampla mobilizao nacional em torno de um projeto de desenvolvimento sustentvel para o pas, com viso de longo prazo. Para isso, ser fundamental a existncia de uma plataforma de convergncia das diversas iniciativas da sociedade e a revalorizao do processo de planejamento de longo prazo. Acreditamos que o pas poder construir, nos prximos dez anos, uma economia inclusiva, verde e responsvel, e que esta viso tem potencial mobilizador para galvanizar os esforos de toda a sociedade e engajar os principais atores sociais, empresariais e polticos na elaborao e execuo desse projeto nacional. O desenvolvimento de uma nova economia com as caractersticas propostas requer o aprimoramento tanto do processo poltico quanto dos processos de desenvolvimento do conhecimento e formao da cultura de nossa sociedade, alm daquelas relacionadas aos processos econmicos.

Cultura da sustentabilidade
Consideramos imprescindvel contribuir para que as polticas pblicas, as instituies, os programas pblicos e as prticas empresariais tenham capacidade de incidir sobre os processos formais e informais de produo do conhecimento, das atitudes e comportamentos, visando promover o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade,

10

apoiada em valores ticos, humanistas e democrticos e orientada por uma viso de bem-estar, qualidade de vida e progresso, que valorize a cidadania, a sociodiversidade e a biodiversidade brasileira. O sistema educacional deve estar bem preparado para forjar o conjunto de valores de uma sociedade sustentvel, fomentando o desenvolvimento da conscincia social necessria para que as mudanas se imponham como um novo paradigma. Deve promover o desenvolvimento de conhecimento, o desenvolvimento da conscincia social e a inovao. O desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade na sociedade aumentar o nvel de exigncia dos cidados e organizaes em relao aos bens e servios pblicos e privados e, em conseqncia, ampliar o espao para diferenciao dos produtos e comportamentos das empresas. Para isso necessrio:

Desenvolver valores que fundamentem vises que correlacionem os interesses individuais com o comportamento socialmente responsvel e sustentvel; Desenvolver e disseminar para os cidados (investidores e consu midores) informaes e conhecimentos sobre os custos e benefcios das mudanas de processos, produtos e comportamento; Produzir e disseminar informaes sobre os atributos de sustentabilidade dos produtos e servios; e Desenvolver capacidade de anlise e avaliao das informaes.

Aprimoramento do processo poltico


Somente com base no slido apoio da sociedade ser possvel desenvolver uma agenda de aes fortes o suficiente para realizar a transio para a nova economia. indispensvel aprimorar o processo

11

poltico de representao e participao e fortalecer a gesto pblica, desenvolvendo a cultura e os instrumentos para organizar o funcionamento integrado de seus rgos em torno de planos e projetos voltados para o desenvolvimento sustentvel. Incluem-se entre esses objetivos o melhor funcionamento das agncias reguladoras e o aperfeioamento do papel desempenhado pelas empresas estatais, pblicas e de capital misto. Precisamos, portanto, encontrar as formas de contribuir para o contnuo fortalecimento das instituies democrticas, a valorizao dos servios pblicos, o fortalecimento da cidadania, a prevalncia do interesse pblico, o combate corrupo, a eliminao da impunidade, a promoo da justia social e o aprimoramento dos mecanismos de participao e acompanhamento da sociedade nas decises dos agentes pblicos e de mercado.

Agenda para uma nova economia


O aprimoramento dos processos que regulam o funcionamento da economia e induzem as decises de investimentos pblicos e privados no s desejvel como imprescindvel para que o pas possa explorar o seu potencial de liderar o desenvolvimento de uma economia inclusiva, verde e responsvel, acoplando as dimenses tica e social tendncia mundial de crescimento da economia de baixo impacto ambiental. O estabelecimento de novas regras e a reviso das antigas, por meio da regulamentao legal e do incentivo autorregulamentao, so fundamentais para que a viso de sustentabilidade e de responsabilidade social possa ser consolidada no mercado e na gesto pblica. preciso que o Estado, no exerccio de suas funes de induo, regulao e coordenao,

12

realize aes para colocar os mecanismos de mercado de precificao, punio e premiao no rumo do desenvolvimento sustentvel. Dentre as aes, destacamos a necessidade de:

Reviso do sistema tributrio, com o objetivo de reduzir a carga tributria e, concomitantemente, viabilizar a precificao dos servios ecossistmicos, a internalizao dos custos das externalidades socioambientais dos produtos e servios e o aumento da competitividade dos custos da fora de trabalho, das energias limpas e renovveis e dos modais de transporte mais eficientes; Diretrizes para os gastos e investimentos pblicos que promovam o desenvolvimento de mercados para as tecnologias, produtos e servios sustentveis; Diretrizes para as empresas estatais, pblicas e de economia mista para exercerem o papel de criar, pelo exemplo, padres de referncia para o mercado em polticas e prticas de sustentabilidade; Fomento da pesquisa e do investimento em inovao para a sustentabilidade; Programas governamentais de promoo da educao para a sustentabilidade e qualificao da fora de trabalho para a economia verde; Produo e disseminao de mtricas e critrios para auxiliar o mercado a selecionar empresas, tecnologias e produtos com atributos de sustentabilidade; e Sistemas de reconhecimento pblico e valorizao das iniciativas e prticas de mercado inclusivas, verdes e responsveis.

13

5
14

Estratgia de atuao
Para atingirmos a viso de uma economia inclusiva, verde e responsvel, ser necessrio desenvolver um conjunto de aes que faro parte de uma ampla agenda nacional e suprapartidria. Essa agenda dever ser construda num abrangente processo de mobilizao social que envolva as principais foras de mudana, com influncia nas polticas e mecanismos de mercado que vo sustentar e orientar os processos econmicos. Para que isso seja possvel, trabalharemos os objetivos aqui colocados, os quais sero transformados em temas crticos e endereados por meio de um conjunto de projetos. Esses temas crticos, assim como toda a plataforma, estaro sempre abertos a debates e contribuies de toda a sociedade, de forma a mant-los sempre atuais e alinhados aos novos desafios que vierem a surgir. Cada tema crtico ser endereado por uma ou mais iniciativas em:

Aprimoramento das prticas empresariais desenvolver iniciativas em parceria com os associados para implementao e aprimoramento das prticas de sustentabilidade no prprio negcio e em suas cadeias de valor;

Contribuio para polticas pblicas por meio de um conjunto de compromissos e metas assumidos voluntariamente pelas empresas, contribuir para a regulamentao e os pro-

gramas governamentais de modo que o conjunto do mercado se mova em direo aos padres adotados pelas empresas que assumiram os compromissos pblicos;

Agenda nacional por uma nova economia provocar e articular ao coletiva, quadripartite (organizaes pblicas, empresariais, de trabalhadores e da sociedade civil), para a construo de uma agenda de aes que promovam a transio para a nova economia. Esta plataforma tem a funo de provocar essas organizaes para esse objetivo;

Mobilizaes globais que se traduzem na proposta de construo do movimento denominado Unio Global pela Sustentabilidade, iniciativa que visa influenciar a governana global e provocar aes concretas das lideranas empresariais, pblicas e de toda a sociedade nos temas crticos desta plataforma. A primeira edio da Unio Global pela Sustentabilidade est prevista para setembro de 2011 e tem como primeiro objetivo influenciar a Rio+20, auxiliando na articulao das demais atividades com o mesmo objetivo;

Valores desenvolver os valores que fundamentam e sustentam vises, atitudes e comportamentos necessrios transio para a nova economia;

15

Inovao investir no desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos, seja para melhoria incremental, seja para a ruptura de paradigmas e padres.

Para aderir a esta plataforma, acesse

www.ethos.org.br/plataforma.
Para enviar sugestes e comentrios, escreva para

plataforma@ethos.org.br
ou acesse Instituto Ethos no Facebook, no LinkedIn ou no Twitter.

16

Para aderir a esta plataforma, acesse

www.ethos.org.br/plataforma.
Para enviar sugestes e comentrios, escreva para

plataforma@ethos.org.br
ou acesse Instituto Ethos no Facebook, no LinkedIn ou no Twitter.

You might also like