You are on page 1of 5

1

LISTA 7 DE EXERCCIOS QUMICA ORGNICA I Parte 1 Substituio Nucleoflica 1. Qual(is) o(s) principal(is) produto(s) orgnico(s) obtido(s) em cada uma das reaes a seguir? (lembre-se que se formam produtos de substituio e eliminao).
a) H3C NH2 + H2O
CH3
H
+

e) H3C CH
Br

CH3

+ HCN

Etanol

b) H3C C CH3 + HCN


OH CH3 CH C Br CH3 CH3 + HO CH3

f) H3C CH
Br

CH3

+ HCN

CCl4

c) H3C CH2

g) H3C CH2

C Br H

CH3

+ HO

CH3

gua

d) H3C CH2

CH O

CH3 + HI CH3

h) H3C CH2

C Br

CH3

+ HO

CH3

CH2Cl2

2. A reao do (S)-2-ciano-butano com 1-propanol leva formao de cinco produtos orgnicos diferentes conforme o esquema abaixo:
CN

+ HO CH2CH2CH3

CH2CH2CH3

CH2CH2CH3

+ HCN

Levando em conta os resultados experimentais, explique quais os mecanismo envolvidos nessa (SN1/E1 ou SN2/E2). Mostre como se formou cada um dos produtos acima.

3. A reao do 1-cloro-propano com cianeto de sdio (NaCN) cerca de 120 vezes mais rpida em clorofrmio que em gua. Explique estas observaes. 4. Quais os produtos que voc esperaria de cada uma das reaes a seguir. Justifique sua resposta.

2
H2O

Cl

CN

H2O / H

Cl

NaOCH3 (DCM)

CN (Etanol)

H2N

CH3

Cl

NaOCH3 (Etanol)

CN

H2N CH3 (DCM)

5. Haletos de alquila secundrios reagem preferivelmente por mecanismos SN2 quando


expostos a nuclefilos fortes e solventes apolares. Contudo, em haletos secundrios bicclicos como os mostrados a seguir, a reao SN2 cerca de 100 vezes mais lenta que a reao SN1 nas condies especificadas acima. Voc seria capaz de sugerir uma explicao plausvel para este comportamento atpico? (DICA: Compostos bicclicos possuem rotao impedida ao longo das ligaes C-C dos anis).
F Br Cl I

6.

a) b) c) d)
7.

Quais so os produtos da reao de substituio do 1-bromobutano com: ICH3CH2ON3(CH3)2S

Para cada reao na tabela abaixo, identifique o nuclefilo, o tomo nucleoflico, o tomo eletroflico e o grupo de partida.

8.

Indique o produto das seguintes reaes de SN2. Mostre tambm o mecanismo, incluindo o estado de transio.

9. Escreva o(s) produto(s) para cada uma das seguintes reaes. Escreva no h reao, se for o caso.

10. Indique a estereoqumica do produto de eliminao da reao a seguir. Indique tambm o mecanismo da reao mostrando o material de partida na conformao mais adequada utilizando a projeo de cavalete.

11. Qual, em cada um dos pares dos seguintes reagentes, o mais nucleoflico? Explique a. (CH3)2N- ou (CH3)2NH b. H2O ou H2S c. Cl- ou CH3S12. Classifique os compostos a seguir na ordem esperada de reatividade em reaes SN2: CH3Br CH3OTs (CH3)3CCl (CH3)3CHCl 13. Que reagente, em cada par, reagir mais rapidamente em uma reao de SN2 com o on hidrxido? a. brometo ou iodeto de metila b. Iodeto de metila em etanol ou clorofrmio c. 2-cloro-2-metilpropano ou 2-cloropropano d. brometo de vinila ou brometo de alila

14. D os produtos das seguintes reaes de substituio com a estereoqumica (quando for o
caso). Indique se so processos SN1 ou SN2 e justifique. Formule os mecanismos detalhados das transformaes.

15. Responda s questes sobre os processos A e B:

15a. O mecanismo da reao A do tipo: 15b. O mecanismo da reao B do tipo:

15c. Quando o processo A efetuado duplicando-se a concentrao inicial de cianeto, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 15d. No processo B, se a concentrao inicial de cloreto de terc-butila for duplicada, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 15e. Escolha entre os esquemas 1-6 aqueles que melhor representem os estados de transio das etapas determinantes da velocidade dos processos A e B.

15f. Associe os diagramas energticos abaixo ao processo A ou B. Complete os quadros, incluindo o intermedirio e a estrutura 1-6 do estado de transio.

16. Determine as configuraes R e S do substrato e do(s) produto(s) na seguinte reao SN2.

You might also like