You are on page 1of 20

Transtorno do Deficit de Ateno e Hiperatividade

Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade um distrbio que atinge 5% das crianas e adolescentes de todo o mundo
ndice 1. Resumo 2. Introduo 3. Histria Do Tdah
3.1 O Tdah E Suas Implicaes No Ambiente Escolar

4. Algumas Caractersticas Do Tdah Em Crianas


4.1 O Tdah Em Adolescentes E Suas Caractersticas 4.2 Difrenciando O Tdah Da Indisciplina

5. Possiveis Tratamento Do Tdah


5.1 A Importncia De Um Bom Diagnstico 5.2 Contribuies Psicopedaggicas Para Um Portador De Tdah Na Escola

6. Consideraes Finais 7. Referencias Bibliogrficas 8. Referencias Consultadas

1. Resumo
H alunos que apresentam comportamento muito agitado, tomam os brinquedos de seus colegas, andam de um lado para o outro e no conseguem ficar muito tempo sentado no mesmo lugar. No conseguem terminar as tarefas solicitadas e, em alguns momentos, demonstram atitudes agressivas e um comportamento que geralmente pode ser

confundido com indisciplina, mas na verdade pode ser uma caracterstica do distrbio de ateno. Esse distrbio atinge 5% das crianas e adolescentes de todo o mundo: chamada de Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade. muito importante conhecer os sintomas deste transtorno para a lidar com a situao de maneira confiante. A demora em diagnosticar o caso pode trazer srias consequncias para o desenvolvimento da criana. Palavras-Chave: Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade; Educao; Diagnstico; Interveno; Cotidiano Escolar. abstract There are students who exhibit behavior very busy, to mam-toys of their colleagues, walking from one side to another and can not get much time sitting in one place. They can not complete the required tasks and, at times, show aggressive attitudes and behavior that can often be mistaken for indiscipline, but actually may be a feature of the disorder of attention. This disorder affects 5% of children and adolescents throughout the world: it is called Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. It is very important to know the symptoms of this disorder to deal with the situation confidently. The delay in diagnosing the case could have serious consequences for child development. Keywords:Attention Deficit Disorder and Hyperactivity; Education; Diagnosis; Intervention; School Everyday.

2. Introduo
O intuito desse artigo poder orientar e ajudar muitos profissionais que lidam com crianas a entenderem e aprenderem sobre como diferenciar um distrbio de aprendizagem de um comportamento indisciplinado. Alm disso, estar abordando a importncia da interveno psicopedaggica no cotidiano escolar. Aps pesquisas na internet, livros, congressos e vdeos direcionados ao tema Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), ficou comprovado que os profissionais da educao, precisam ser orientados em como lidar com alunos tanto com indisciplina e falta de limites, como saber diferenciar do Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH). muito importante orientar os professores caso venham perceber que um aluno demonstre agitao repetitiva, falta de ateno, dificuldades de relacionamento, entre outros, para saberem diferenciar uma situao da outra. Deixando claro que o sintoma de TDAH no se restringe apenas a uma criana agitada, mas que uma criana quieta ao extremo tambm pode ser portadora desse distrbio.

O professor precisa ser auxiliado em como buscar ajuda caso o comportamento venha a persistir, o apoio e parceria da escola so de grande importncia para juntos encaminharem o aluno para especialistas da rea, como Psiclogo ou Psicopedagogo entre outros, que possam fazer a interveno e um eventual tratamento.

3. HISTRIA DO TDAH
O TDAH foi explicado e apresentado pela primeira vez em 1902 por um pediatra ingls (George Still). Ele observou algumas alteraes no comportamento de vrias crianas atendidas em seu consultrio e, segundo esse mdico, tais comportamentos no podiam ser atribudos a falhas educacionais, mas pareciam ter um determinante biolgico incapaz de ser demonstrado. O grupo de crianas que Still selecionou para realizar o estudo, no correspondia exatamente ao que se considera hoje como TDAH, pois estavam inclusas as crianas com deficincia mental, crianas com leses cerebrais e crianas epilticas, porm todas elas apresentavam alguns traos em comum: um acentuado grau de inquietao, uma dificuldade de ateno, e tambm uma dificuldade de aprender com a experincia, e por mais que recebessem ensinamentos, essas crianas voltavam a praticar os mesmos erros. O transtorno de dficit de ateno/hiperatividade uma forma usada para relacionar um transtorno de desenvolvimento especfico, que observado tanto em crianas como em adultos, destacando uma inibio comportamental, ateno sustentada, resistncia distrao e tambm a regulao do nvel de atividade da pessoa. A hiperatividade teve muitos nomes no decorrer dos anos, tais como: sndrome da criana hiperativa, reao hipercintica da infncia, disfuno cerebral mnima e transtorno de dficit de ateno (com ou sem hiperatividade). Aps grupos de psiquiatras realizarem pesquisas, chegou-se concluso de que o TDAH um transtorno da inibio da auto regulao. Em 1980, a associao Americana de Psiquiatria adotou oficialmente o termo Transtorno do Dficit de Ateno e no ano de 1994 foi atualizado para Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TODA/H), onde o acrscimo da barra inclinada significa que o problema pode ocorrer com ou sem o componente de hiperatividade, inicialmente considerado o sintoma mais importante e definidor do quadro.

3.1 O TDAH E SUAS IMPLICAES NO AMBIENTE ESCOLAR

Alguns estudos foram realizados no Brasil por profissionais da educao e apontaram que 87% dos portadores de TDAH repetem o ano na mesma srie mais de uma vez, comparados a 30% dos estudantes que no eram portadores deste transtorno. Foi observado que 48% dos portadores de TDAH j haviam sido expulsos de outros colgios onde estudavam frente a 17% e 2%, respectivamente, do grupo de no portadores, 81% das crianas com TDAH apresentaram desempenho inferior ao esperado para a sua faixa de escolaridade, apresentaram um atraso escolar de pelo menos um ano ou mais, e apenas 19% apresentaram desempenho escolar compatvel com o esperado para a sua idade. O TDAH considerado um distrbio infantil, podendo prejudicar a aprendizagem no mbito escolar, pois existem relatos de pais e professores de crianas portadoras do TDAH de que prejudica todo rendimento escolar, mesmo que a criana demonstre interesse e capacidade de aprender. Por isso, muito importante que o professor e toda a equipe pedaggica estejam bem informados sobre as possibilidades de tratamento do quadro de TDAH, incluindo a medicao e como ela age no sistema nervoso central e sobre os comportamentos inadequados, alm de entender que as melhoras ocorrem no aumento do foco, da ateno, na execuo, na caligrafia, nas habilidades motoras finais e na melhora dos relacionamentos interpessoais. Para Barkley (2002), prognosticar uma criana pode se tornar mais difcil, pois ela pode apresentar conformidades, ou seja, pode apresentar, alm do TDAH, outro quadro clnico, como o transtorno de aprendizagem, presente em 20 a 30% dos alunos com TDAH, ou o Transtorno Desafiador Opositivo presente em 50% das crianas com TDAH e problemas de conduta, tambm presentes de 15 a 25% dos portadores do transtorno. Atualmente existem informaes de todo tipo sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem, mas infelizmente o sistema educacional desenvolvido para alunos que no apresentam nenhum dficit de aprendizagem, e no esto preparados para receber uma criana com o diagnstico e nem to pouco podem observar a possibilidade de um aluno ser portador de TDAH. Os alunos que possuem distrbios e esto inseridos no meio de alunos que no apresentam nenhum problema, muitas vezes so tratados de uma forma preconceituosa e com muito despreparo da parte dos professores e coordenadores, no oferecendo assim nenhuma assistncia e apoio necessrio a esse aluno.

Com muita frequncia as crianas consideradas difceis dentro da sala de aula so vistas e rotuladas pela escola como uma criana hiperativa, e muitas crianas que sofrem com o transtorno acaba permanecendo sem ser diagnosticada e em todos os casos, o problema de aprendizado e de humor tambm so ignorados com frequncia. A educao inclusiva uma escola que precisa ser ampliada para a participao de todos e deve estar familiarizada com as informaes bsicas do TDAH. Por conta disso muito importante que todo o corpo docente esteja preparado para trabalhar com uma criana que apresente qualquer distrbio ou transtorno e, ao perceber alguma caracterstica diferenciada, imediatamente encaminhar a criana para uma avaliao psicopedaggica. O professor precisa ter experincia e criatividade para poder elaborar uma variedade de alternativas, para poder avaliar qual delas funciona melhor em cada situao. muito importante que o professor seja capaz de modificar a forma de aula e se adequar ao estilo de aprendizagem da criana. de grande importncia usar a criatividade em sala de aula, elaborando uma aula que seja atrativa tanto para as crianas que apresentem sintomas do TDAH, como para as demais, uma aula bem elaborada e cativante, poder despertar a vontade dessa criana em aprender.

4. ALGUMAS CARACTERSTICAS DO TDAH EM CRIANAS


O TDAH um transtorno com forte componente gentico, por isso muito comum vermos vrias pessoas de uma mesma famlia com esse transtorno, quando se diagnostica uma criana. Por ter conotao gentica, a Hiperatividade refora a ideia de que um transtorno hereditrio, apresentando outras ideias sobre possveis causas deste transtorno, uma delas seria a hiperatividade como disfuno orgnica, pois envolve diversas reas do crebro na determinao do quadro do hiperativo. preciso ficar atento para os movimentos de cada aluno em sala de aula, pois o professor a pessoa mais prxima da criana, e poder observar cada comportamento e atitude desse aluno, para poder distingui-lo do TDAH ou indisciplina e poder encaminh-lo para uma possvel avaliao e acompanhamento psicopedaggico. As crianas hiperativas so capazes de aprender, mas encontram dificuldades no desempenho escolar devido ao impacto que os seus sintomas causam.

A identificao da idade em que aparecem os sintomas muito importante, pois tem incio precoce e habitualmente dos seis ou sete anos de vida j pode ser percebido pelos pais quando a criana comea a enfrentar os desafios no convvio com outras crianas, pessoas com TDAH geralmente apresentam o mesmo comportamento na escola e tambm em casa. Algumas caratersticas de uma pessoa portadora do TDAH sero apresentadas a seguir tais como: No consegue se concentrar em palestras, aulas, leitura de livros; demonstra dificuldades em terminar um livro, a no ser que seja muito interessante; fala excessivamente; gesticula e tem dificuldades em realizar atividades em silncio; parece no ouvir quando o chamam e muitas vezes so interpretados como egostas e desinteressados. Quando participa de uma conversa pode distrair-se e prestar ateno em outras coisas, principalmente quando est em grupos. s vezes capta apenas partes do assunto ou enquanto "ouve" j est pensando em outra coisa. Demora muito para iniciar uma tarefa que exija longo esforo mental, possui dificuldade em seguir instrues, em iniciar, completar e s ento, mudar de tarefa, muitas vezes so chamados de irresponsveis o que dificulta o tratamento. So desorganizados com objetos como: mesa, gavetas, arquivos, papis e etc. No conseguem fazer o planejamento do tempo, apresenta problemas de memria em curto prazo: perde ou esquece objetos, nomes, prazos, datas. Quando est falando, pode ocorrer um "branco" e a pessoa esquecer o que ia dizer. So desassossegadas e que no permanecem sempre nas mesmas atividades, s conseguem permanecer quietos quando esto dormindo. Podem demostrar excesso de movimentos sem motivos para a realizao de uma tarefa, como ficar mexendo os ps e as pernas, dar tapinhas nas coisas, balanarse quando esto sentados ou mudar de posio ou postura enquanto esto realizando algumas tarefas que possa aborrec-los. Outra caracterstica de quem apresenta um quadro de TDAH na escola a falha na produo da escrita, tanto no seu aspecto grfico, quanto no ortogrfico, dificuldade para compreender, interpretar e produzir textos esquece instrues, direes e lies, memoriza com muita dificuldade as informaes, muitas vezes distrai-se com seus prprios devaneios. Existem casos em que as crianas podem se mostrar completamente desatentas, desconcentradas, a viverem no mundo da lua, perdidas nos seus prprios pensamentos, no apresentarem nenhum comportamento agitados, so quietas demais, e mesmo sem

apresentarem nenhum sinal de inquietao, essas crianas tambm podem ser consideradas portadoras do Transtorno do Dficit de Ateno. A hiperatividade pode acontecer em muitos outros distrbios psquicos, no sendo, portanto uma marca caracterstica das pessoas portadora do TDAH. muito importante observar com ateno tanto uma criana inquieta ao extremo como tambm a criana que fica quietinha no seu canto, que no fala e no participa das aulas como as demais crianas, pois muitas vezes o professor presta mais ateno somente naquele aluno que no para quieto e se esquece de observar aquela criana no se manifesta em sala de aula. Metade das crianas com TDAH seguiro tendo sintomas problemticos de desateno ou impulsividade na idade adulta. Mas quando j esto adultos costumam ser mais capazes de controlar o comportamento e mascarar as dificuldades.

4.1 O TDAH EM ADOLESCENTES E SUAS CARACTERSTICAS


As caractersticas de um adolescente com TDAH so semelhantes s crianas com o mesmo transtorno, apenas com diferenas decorrentes do prprio amadurecimento e das circunstancias prprias da faixa de vida em que se encontra. De forma semelhante criana, o adolescente tem dificuldade de ficar concentrado nas aulas, em leituras, a no ser que a leitura tambm seja do seu interesse, caso contrrio logo fica entediado e acaba abandonando a prtica de leitura. Geralmente estuda pouco ou nada para as provas e reluta em fazer atividades escolares que exija concentrao, como pesquisas em livros, trabalhos demorados, etc. Apresenta dificuldades para completar todas as tarefas escolares e do cotidiano em geral, at procura se esforar para comear e terminar um trabalho escolar, mas imediatamente se sente atrado por algo que possa proporcionar mais prazer, como uma partida de futebol, ou um colega conversando. Alguns adolescentes portadores de TDAH iniciam vrias atividades de uma vez, porm conseguem terminar somente algumas dessas atividades ou nenhuma delas, pois sempre pulam para outra atividade sem terminar a primeira e nunca chegam ao final. De forma aparecida com a criana, o adolescente com TDAH muito desorganizado e para entender melhor o que se passa nessa etapa de vida de um adolescente, importante ressaltar que em relao criana, os pais atuam como se fosse o lobo frontal do crebro delas que ainda est pouco desenvolvido e, portanto, no realiza bem as funes executivas ou de autocontrole. Para Barkley (2002):

(...) Um transtorno do desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os perodos de ateno, com o controle do impulso e o nvel de atividade. [...] Esses problemas so refletidos em prejuzos na vontade da criana ou em sua capacidade de controlar seu prprio comportamento relativo passagem do tempo em ter em mente futuros objetivos e consequncias. No se trata apenas [...] de uma questo de estar desatento ou hiperativo. No se trata apenas de um estado temporrio que ser superado, de uma fase probatria, porm normal, da infncia. No causado por falta de disciplina ou controle parental, assim como no o sinal de algum tipo de maldade da criana. (p. 35). Mas medida que o adolescente vai crescendo, as tarefas que antes eram desempenhadas pelos pais vo sendo deixadas por conta do adolescente, mas no caso do portador de TDAH, ocorre um prejuzo na aquisio dessas suas dificuldades em organizar diferentes atividades como: planejar as coisas que precisam ser feitas em prazos adequados, selecionar o que precisa ser feito primeiro ou o que pode ser adiado. O adolescente com TDAH costuma se comportar como se ainda fosse uma criana nesse sentido, e isso que os pais costumam pensar, que o adolescente com o transtorno muito infantil e que precisa e gosta de sempre ficar dependente, s vezes os pais at tentam transferir para o adolescente o gerenciamento de parte da sua vida, porm no obtm nenhum sucesso. Mesmo demonstrando ser mais impaciente e inquieto que os colegas da mesma idade, um adolescente com TDAH j no to hiperativo quanto uma criana, e por causa do amadurecimento fisiolgico, um adolescente no mais visto subindo nos mveis, pulando e correndo como ele fazia quando tinha menos idade, mas se compara-lo com outros adolescentes da mesma faixa de idade, observa-se que o seu grau de atividade maior que os que no apresentam o transtorno. Os professores se encontram numa posio melhor que os prprios pais, pois podem observar a diferena constantemente e ao mesmo tempo de adolescentes e tambm crianas que convivem em uma turma onde todos esto aproximadamente, com a mesma idade e com isso, os professores podem ver claramente as diferenas entre as caractersticas de comportamento que so prprias da idade e aquelas que se destacam do grupo. Os adolescentes geralmente agem com impulsividade e sempre tomam decises precipitadas como mudana de escola, trmino do namoro, ou mesmo nas reaes impensadas nos relacionamentos com as pessoas prximas uma caracterstica que pode

ter consequncias srias, pois vivem sempre em uma busca constante de novidades e fortes emoes e por isso que ele se dedica a esportes radicais e vive procura de tudo que proporciona desafios. O adolescente com TDAH tende a ter oscilao comportamental e por conta disso ficam predispostos ao uso de drogas se no forem orientados a tempo, podem apresentar tambm srios problemas em aceitarem as normas escolares, o que pode leva-lo a ter dificuldades com as regras sociais e as leis. At poucos anos atrs, esperava-se que no final da adolescncia os sintomas do TDAH pudessem regredir com ou sem o tratamento, e que, na fase adulta, o individuo ficasse livre das caractersticas que apresentavam quando criana. Mas infelizmente no isso o que acontece, pois o problema tende, na maioria das vezes, a persistir na vida adulta, deixando consequncias srias e tornando a pessoa portadora do transtorno, mais vulnervel para sofrer de outros problemas associados ao TDAH.

4.2 DIFRENCIANDO O TDAH DA INDISCIPLINA


Um comportamento indisciplinado qualquer ato ou omisso que contraria alguns princpios do regulamento interno ou regras bsicas estabelecidas pela escola, pais, professor e pela comunidade. Dentro da escola a indisciplina uma resposta negativa autoridade do professor.Se a repreenso funcionasse, a indisciplina no seria apontada como o aspecto da Educao com o qual mais difcil lidar em sala de aula. Os prpriosalunos acreditam que o problema vem crescendo.A indisciplina a transgresso de dois tipos de regras. O primeiro: so as morais, construdas socialmente com base em princpios que visam o bem comum, ou seja, em princpios ticos. Por exemplo, no xingar e no bater. Sobre essas, no h discusso: elas valem para todas as escolas e em qualquer situao. O segundo so as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos especficos, so os que no respeitam as figuras que representam autoridade, que geralmente entram na sala de aula de maneira grotesca, sem pedir licena, abusa de colegas sem receio de serem punidos, no obedecem a regras e nem os prprios pais. Quando o aluno age dessa maneira para com a escola e com os profissionais que trabalham nela, a relao entre aluno-professor, aluno-diretor, aluno-coordenador e alunoinspetor, torna-se desequilibrada.

O aluno no aceita o professor ou a sua disciplina, com isso o professor acaba se desesperando, pois se v frente a uma situao de impotncia porque no consegue mais fazer da sala de aula e do contedo planejado, um momento de interatividade e comunho e, por no conseguir motivar o seu aluno, despert-lo e cativ-lo para o contedo aplicado, o professor comea a entrar em um estado de frustao e desanimo. So muitas as razes para que uma criana venha mostrar uma atitude de indisciplina, o que pode leva-la a um baixo rendimento escolar, razes que s vezes so ignoradas e at deixadas passar despercebidas, como: problemas emocionais, baixo nvel intelectual, dificuldades de leitura, dificuldades auditivas ou visuais, entre outras. So alguns sintomas de que algo est errado e deve-se encaminhar a criana observada para uma avaliao com vrios especialistas para ento descartar a hiptese de que seja um sintoma de TDA/H, pois um transtorno considerado importante responsvel do fracasso escolar de uma criana. Alguns motivos da indisciplina de uma criana pode soar como grito de socorro, como se estivessem emitindo alertas de que alguma coisa de ruim est acontecendo, como se estivesse querendo falar algo ou pedir ajuda e a forma de conseguirem obter a ateno das pessoas agindo de forma indisciplinada. Existe diversos tipo de indisciplina: a indisciplina por falta de correo, e tambm pelo excesso de correo, pode ser de insero social ou escolar, excessiva proteo dos pais, carncias sociais e forte influncia de dolos violentos que esto visveis na mdia e etc. So fatores no podem de maneira alguma passar despercebidos. No aceitvel que rotulem um aluno que no consegue se concentrar, ou at mesmo ficar quieto, como uma criana que seja hiperativa, muitas das vezes uma criana indisciplinada, e como aprendemos, essa indisciplina pode ser um grito de socorro. Para a indisciplina existe a educao e para o TDAH o tratamento. Em alguns casos o professor pouco pode fazer o que acaba levando o professor a passar por vrios momentos de sentimentos negativos e se no estiver preparado, pode leva-lo a um quadro de depresso e professores desmotivados provocam nos alunosnotvel desinteresse por aquilo que se pretende ensinar. O professor deve ser claro e justo ao planejar e executar o que foi acordado com os alunos. A alterao das regras pode provocar indisciplina. Um aluno indisciplinado aprende pouco e se aprende pouco, fica desinteressado e desanimado.

O aluno ainda pode trazer para a sala de aula os valores e atitudes com as quais convive e apreende, como emprego de palavras de baixo escalo, gestos e atitude, a indisciplina pode ser em alguns casos, um reflexo da ausncia de condies e falta de estrutura para uma adequadaeducao familiar. O que no significa que toda criana indisciplinada seja de um baixo nvel econmico social, em muitos casos, so crianas de famlias com alto poder aquisitivo, pois isso depende muito da educao fornecida pelos pais, independentemente do nvel de escolaridade ou profisso. Quando uma criana apresenta imaturidade,vadiagem, desateno, incapacidade de fixao, baixo rendimento escolar e agressividade, devem ser analisados com urgncia, considerando-se os sintomas de alguns distrbios mais profundos tanto fisiolgicos, como emocionais. O TDAH pode ser confundido com indisciplina, a diferena que um portador de TDAH apresenta baixo rendimento escolar, falta ou excesso de agitao e enquanto uma criana apenas indisciplinada tem capacidade de acompanhar o restante da classe, o portador de TDAH no consegue, no fixa a memria sempre est atrasado e no consegue terminar as atividades junto com os colegas da sala, uma criana indisciplinada acostuma-se com a mudana de rotina o portador de TDAH no. Existem diferenas claras entre TDAH e indisciplina: O TDAH um transtorno mental que gera forte impacto ao longo da vida do indivduo e podendo ser tratado atravs de medicamentos, procedimentos psicoterpicos e psicoeducacionais. Portanto, a indisciplina uma questo meramente educacional e no gera tanto impacto acadmico e social. Nesse caso, procurar terapia e orientao familiar com profissionais especializados ajuda a resolver o problema.

5. POSSIVEIS TRATAMENTO DO TDAH


A primeira e mais importante etapa do tratamento a conscientizao do paciente e dos familiares, esse o primeiro passo para um tratamento e muitas vezes, o mais importantes de todos. Logo depois que o profissional se certificar que est diante de um caso de TDAH, precisa dispor de tempo e muita pacincia para explicar detalhadamente para os pais e para a prpria criana e de que forma o transtorno poder estar comprometendo o funcionamento

daquela criana, estar pronto para responder a todas as dvidas que surgirem feitas pela famlia. Um grande inimigo do tratamento a m informao, podendo ser mais desastrosa do que a falta de informao. Muitas vezes as pessoas chegam aos profissionais com uma bagagem de informaes obtidas pela mdia, conhecidos e o pior de tudo, por outros profissionais tambm mal informados. fundamental que todos esses mitos e informaes erradas sejam esclarecidos de forma correta para a famlia, desfazendo ento os mitos que foram inoculados. Para todos os estgios de hiperatividade muito importante que as crianas sempre sejam recompensadas de alguma forma quando elas apresentarem um comportamento adequado ou quando conseguirem terminar as tarefas de modo correto, isso serve de incentivo para que continuem a melhorar o comportamento dia aps dia. O tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, precisa ser uma combinao de medicamentos, orientaes aos pais e tambm aos professores alm da psicoterapia, que indicada para o tratamento do TDAH, conhecida tambm como Terapia-Cognitivo Comportamental, que no Brasil uma atividade exclusiva de psiclogos, e at o momento no existem comprovaes cientificas de que existam outras formas de psicoterapias que possam auxiliar nos sintomas e tratamentos do TDAH. Por se tratar de um transtorno neurobiolgico ligado a uma disfuno na regio pr-frontal do crebro, de origem gentica, o TDAH tratado com remdios, que devem ser associados psicoterapia. Alguns estudos cientficos, realizados por mdicos psiquiatras, relacionaram que o consumo de alimentos ricos em mega-3, melhora a concentrao e a memria, aumentando a motivao e a velocidade de reao, aumentam as habilidades motoras e previne doenas degenerativas. O TDAH um problema de ordem psiquiatra, pois o profissional recomendado para fazer o diagnstico, o caminho at o diagnstico do TDAH no fcil, preciso contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar. Existem estgios avanados e reduzidos do TDAH, para cada um deles existe um tratamento diferenciado. Em estgios avanados, os especialistas indicam o uso de medicaes, em outros, simples programas de modificao do comportamento so capazes de diminuir o nvel de atividade ou desateno.

O importante que pais e professores tambm recebam orientaes sobre como lidar com a criana que apresenta o problema. Nesses casos so usados alguns tipos de medicamentos. Em um tratamento Transtorno do Dficit e Hiperatividade, um dos fatores mais importantes o re-treinamento comportamental e cognitivo de forma que a pessoa passe a manter o foco nas tarefas dirias e no mais se perder em atividades desnecessrias. Onde pode ser includos: medicamentos, acompanhamento psicolgico, e outras atividades onde a criana possa dar vazo energia dela, no se esquecendo da importncia que tem o apoio da escola e tambm do professor.

5.1 A IMPORTNCIA DE UM BOM DIAGNSTICO


A tarefa de um especialista em diagnosticar uma criana com TDAH algo que precisa ser feito com maturidade e muita experincia. Sabe-se que no existem exames complementares que por si s venham constatar ou diagnosticar o transtorno. Em qualquer suspeita de TDAH, a criana precisa ser encaminhada para uma avaliao mdica constituda por questionrios para os pais e tambm para os professores, encaminha-la para avaliao psicolgica, tanto a criana como a famlia, onde possa ser aplicados testes de QI e tambm psicolgicos, os exames completos mentais, nutricionais, fsicos, psicossociais e de desenvolvimento, so muito importante para iniciar um diagnstico. O diagnstico afirmado aps vrias observaes desses especialistas como psiquiatras, psiclogos e neurologistas, aps todos esses procedimentos a criana poder ser encaminhada para intervenes e acompanhamento de um psicopedagogo. O acompanhamento do desempenho da criana feito atravs de testes

neuropsicolgicos e medidas fisiolgicas da ateno, do controle inibitrio, da organizao e planejamento da rotina, pois muito importante estabelecer uma rotina para a criana que seja diagnosticada com TDAH. A rotina facilita o desenvolver de suas habilidades, pois o diagnstico interdisciplinar. imprescindvel conhecer toda histria de vida da criana atravs de uma anamnese realizada com muito cuidado e ateno, deve-se estar atento a todo relato da famlia e tambm observar todo o contexto educacional, procurando saber o desenvolvimento dessa criana no ambiente escolar.

A histria de queixas com o mesmo relato deve ser minunciosamente pesquisado, pois uma anamnese adequada pode incluir aspectos ligados a mudanas no ciclo de vida da criana e da famlia. O psicopedagogo poder utilizar varias tcnicas para coletar dados cognitivos e tambm psicanalticos, e poder ser utilizado desde a fase do diagnstico at a fase de interveno educativa, o psicopedagogo deve ser o elo principal entre a famlia e os especialistas envolvidos durante o tratamento do TDAH, o seu papel diagnosticar e esclarecer aos pais que, o transtorno no tratado, gera inmeras complicaes para o seu portador como; angstia, desnimo, medo, infelicidade e depresso. Para Barkley (2002), as intervenes devem ser aplicadas de forma coerente e devem incluir estratgias proativas de como saber manipular eventos antecedentes para evitar comportamentos desafiadores e estratgias reativas, como fornecer consequncias, por exemplo, dando reforo positivo imediatamente ao comportamento desejado. Os professores devem permitir o uso de computadores e de outros recursos tecnolgicos para administrar as intervenes em sala de aula. Todas as pesquisas que foram realizadas por mdicos psiquiatras deixaram evidente que o tratamento medicamentoso o mais recomendado para reduzir os sintomas do TDAH, mas os alunos ainda no ficam na faixa tpica de funcionamento e os efeitos sobre dficits acadmicos e sociais so menos acentuados. As limitaes do uso de medicao levaram a enfoques multimodais de tratamento de TDAH para aperfeioar a probabilidade de melhoras em longo prazo em termos de estado comportamental e acadmico destes alunos. Em alguns casos, aconselhado que o medicamento para a hiperatividade seja

interrompido durante as frias e retomado quando as aulas comearem novamente. Essa interveno pode limitar alguns dos efeitos colaterais prolongados desses medicamentos. Aps as frias inteira sem o medicamento, seria de grande utilidade deixar que o aluno ao terminar as frias, frequente as primeiras semanas de aula sem qualquer medicao. Levando em considerao que esse perodo agir como um teste para determinar se a criana pode ou no passar sem o medicamento. Quando o TDAH diagnosticado corretamente, a criana pode aprender a se adaptar deficincia. Aprende a conhecer as suas limitaes e as implicaes que ele acarreta e, atravs de um tratamento adequado, consegue levar uma vida tranquila.

5.2 Contribuies psicopedaggicas para um portador de TDAH na escola


A psicopedagogia foi criada com o intuito de atender a uma demanda, que apresentassem dificuldades de aprendizagem, e que geralmente vem acompanhada de TDAH. O psicopedagogo pode atuar em diversas reas de forma teraputica e preventiva, podendo assim compreender todos os processos de desenvolvimento e tambm das aprendizagens humana, recorrendo a vrias estratgias e ocupando-se dos problemas que possam surgir. O psicopedagogo pode desempenhar uma prtica docente, envolvendo a preparao de profissionais da educao, ou atuar dentro da prpria escola para poderem trabalhar com uma criana que apresente o transtorno, um trabalho rduo que necessita de muito empenho e dedicao, precisa de muita informao e uma intensa relao com a famlia dessa criana e que no seja apenas um profissional da educao, precisa ser acolhedor, e transmitir confiana tanto para a criana, quanto para a famlia. Cabe ao professor detectar possveis perturbaes no processo de aprendizagem e encaminhar a criana ou adolescente para uma avaliao psicopedaggica. Portanto o psicopedagogo poder participar da dinmica de relaes da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integrao e troca, promover orientaes metodolgicas de acordo com as caractersticas dos indivduos e grupos; pode realizar processo de orientao educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo. O trabalho psicopedaggico consiste em atuar diretamente sobre a dificuldade escolar apresentada pela criana, procurando suprir essa defasagem e trabalhando para reforar o contedo possibilitando condies para que novas aprendizagens possam ocorrer e orientar os professores em planejar atividades que possam atrair o portador do TDAH. Ao fazer as intervenes com antecedncia, o psicopedagogo poder apresentar um grande passo para minimizar o impacto negativo que o TDAH traz vida da criana. Mas quando ela no tratada no momento certo, podem ocorrer experincias negativas de ordem social, pessoal, familiar e escolar que permanecem na adolescncia e fase adulta. Na escola necessrio que haja alguma forma em que possa beneficiar a criana portadora do TDAH, ficar atento para o histrico das famlias e estar o mais prximo possvel de todos, procurando estar em contato com os responsveis, firmando assim um vinculo verdadeiro com o intuito de ajudar o aluno e toda a famlia, o profissional precisa dar importncia s mesmas coisas que os pais do ser uma escola que complete a educao que o aluno recebe em casa ou completar o que falta.

A escola desempenha um papel de grande importncia ao observar uma criana hiperativa, pois geralmente nos intervalos de aula, ela costuma se meter em brigas e confuses, ou prefere as vezes brincar sozinha, essa criana estar sempre tentando chamar a ateno e se comporta como se fosse alienada. As meninas que sofrem desse transtorno, so mais distradas, falam demais ou simplesmente se isolam. Os meninos no conseguem firmar amizades por muito tempo, so muitos agitados e sempre interrompem as aulas. Na idade escolar, uma criana com sintoma de hiperatividade, comea a ter que resolver os prprios problemas, sem a presena da famlia para interceder por elas. Um comportamento que antes era visto com engraadinho ou imaturo, passa a no ser mais tolerado e precisa ento aprender a lidar com as regras, estruturas e tambm com os limites estabelecidos pela instituio escolar organizada e geralmente demora certo tempo para que se ajuste bem com as expectativas da escola. Um dos fatores que mais dificultam o rendimento escolar da criana hiperativa o dficit de ateno, pois em todo momento sua ateno em sala de aula requisitada pelos colegas e professores. Se a criana hiperativa tem dificuldades de ateno, toda sua aprendizagem pode estar comprometida. A ateno da criana flutuante, pois qualquer barulho ou movimento a impede de concentrar-se no que comeou a fazer. A criana no consegue memorizar o que aprendeu devendo ento ser ensinado novamente no dia seguinte para que possa ser memorizado o contedo do dia anterior. O professor no deve exigir a ateno demasiadamente, pois, aumenta a tenso emocional da criana e reduz sua capacidade de prestar ateno. A falta de ateno e concentrao, como tambm a excessiva atividade motora em uma criana hiperativa, interfere na aprendizagem levando ao baixo rendimento escolar, como tambm a um desequilbrio no convvio familiar. importante que as escolas estimulem os profissionais a fazerem cursos de capacitao em como trabalhar com uma criana que apresente qualquer tipo de dificuldades, tanto de aprendizagem, como dificuldades fsicas de locomoo, viso e audio. Uma escola preparada, treinada e orientada, est pronta para receber todo o tipo de aluno, aplicando o direito a incluso escolar.

A funo de um psicopedagogo no se restringe apenas em intervir e diagnosticar, mas tambm tratar o TDAH. Existem vrios mtodos para serem aplicados em um possvel tratamento, um deles so os jogos que exijam a concentrao. Trata-se de um instrumento importantssimo no tratamento de um portador de TDAH, o jogo permite que se estabeleam regras. Quando a criana aprende e brinca, ela ocupa o mesmo espao transacional no qual razo e emoo, objetividade e subjetividade se encontram. Para jogar, preciso exercitar uma lgica e uma tica, pois no basta apenas jogar bem para ganhar, preciso ganhar com dignidade. Por isso, o jogo um material de extrema importncia na interveno psicopedaggico, pois possibilita o exerccio das lgicas racionais e afetivas, fazendo-se necessrio para a ressignificao dos aspectos patolgicos relacionados com a aprendizagem humana. As terapias ajudam as crianas a se autovalorizarem e a encontrarem alternativas para se adaptarem socialmente. A ludoterapia, a psicopedagogia, o psicodrama, podem ser tcnicas valiosssimas para serem usadas no tratamento de crianas hiperativas.

6. Consideraes finais
Espero que este trabalho venha colaborar com todos os que atuam na rea da educao. um trabalho baseado em diversas pesquisas realizadas na internet, em livros e vdeos, onde foi destacada a importncia no apenas em ter conhecimento e saber lidar com o transtorno do TDAH, como tambm a fazer o diagnstico e a interveno no momento adequado. Pretendo com isso reforar os alerta emitidos s escolas, de que o TDAH e todos os transtornos e sndromes so problemas real e que esto presente em praticamente todas as instituies escolares. Precisamos acordar para esses problemas e nos especializarmos para que juntos possamos trabalhar e ajudar as nossas crianas que gritam por ajuda. importantssimo que o professor e toda equipe pedaggica que esteja em contato boa parte do tempo com as crianas, saibam diferenciar o TDAH de casos de indisciplina.

Mesmo que seja uma criana que apresente somente um quadro de indisciplina, possvel intervir, tratar e ajudar, na maioria das vezes s podemos perceber que o aluno apresenta dificuldades quando comea a frequentar a escola. O problema maior acontece quando os pais so comunicados, e deixamos clara a suspeita do problema, muitos pais no aceitam, negando que seu filho possa ter TDAH. uma situao delicada e complicada, pois nesse momento que deve haver uma sintonia entre psicopedagogo, escola, pais e todos os especialistas. Ao suspeitar e observar comportamentos duvidosos de uma criana preciso encaminhala com urgncia para uma avaliao com equipes multidisciplinares, fazendo com a criana entenda que a avaliao no uma forma de puni-la, mas de acompanha-la e ajuda-la como tambm a todas as pessoas da famlia envolvidas, fazer com que se sintam acolhidas e no investigadas. A formao de um educador um processo que no tem um fim, pois o mundo est cheio de informaes, onde tudo j se fez e pensou vrias coisas foram escritas e criadas em diversas reas do conhecimento, no existe algo novo em meio a tanta informao, onde pude apenas complementar com as minhas prprias palavras. Em meio a tantas informaes no que se refere criana com TDAH, apenas busquei entender e compreender o que era na integra a hiperatividade e como separar o sintoma do TDAH de outros problemas relacionados. Busquei referncias bibliogrficas, profissionais especializados e sites relacionados ao tema para que pudessem me indicar os caminhos a serem seguidos.

7. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BARKLEY, MURPHY. Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2009. BARKLEY, R. A. Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2002. BELLINI, EDYLEINE, O transtorno de Dficit de Ateno e as suas implicaes educacionais. DIRECIONAL EDUCADOR.Cidade: So Paulo, editora Grupo Direcional, Outubro, 2011, 7 edio.

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Ateno/Hiperatividade: Atualizao diagnstica e teraputica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. GENTILE, P. Indisciplinado ou Hiperativo. Nova escola. So Paulo: Editora Abril, 2000. GENTILE, Paola. Indisciplinado ou hiperativo. Nova Escola, So Paulo, Editora Abril n. 132, p. 30-32, maio. 2000. LIBNEO, J. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. Goinia: Alternativa, 2001. MUSZKAT, M.; MIRANDA, M.; RIZZUTTI, S. Transtorno do dficit de ateno e Hiperatividade. So Paulo: Cortez Editora, 2011. PORTO, OLIVIA. Bases da psicopedagogia: Diagnstico e interveno no problema de aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. ROHDE, Luis Augusto; Mattos Paulo & Cols. Princpios e Prticas em TDAH: Transtorno de Dficit de Ateno/ Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.

8. REFERENCIAS CONSULTADAS
LANCET. A. Hiperatividade com Dficit de Ateno-Equipe ABC da Sade. Disponvel em: www.psicosite.com.br.tex/inf/tdah01.htm. Acesso em 20 de Jun 2012. SCHUWARTZMAN, J. Transtorno de Dficit de Ateno. Cd. Mennon Mackenzic. Disponvel em: http://www.psicopedagogia.com .br/artigos/artigo.asp?entrID=426. Acesso em: 10 Julho.2012. www.psicopedagogiabrasil.com.br Acesso 11 Julho 2012 www.abpp.com.br Acesso 12-13 de Julho 2012 www.tdah.org.br Acesso 14 de Julho 2012 www.direcionaleducador.com.br Acesso 15 Julho 2012 http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/tipos/desatento.html Acesso11 ago 2012 http://www.namochila.com/comportamento/115-nomundodalua.html Acesso11 ago 2012

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml 11 ago 2012 http://www.youtube.com/watch?v=8vn_q5Ie9Nw Acesso 12 Ago 2012 http://www.youtube.com/watch?v=8vn_q5Ie9NwAcesso 05 Set 2012, 06 Set 2012.

Acesso

http://www.youtube.com/watch?v=rGhrcH54L44&feature=relmfuAcesso 07 Set 2012 08 set 2012. http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tdah Acesso 17 Set 2012. Por eliane de castro

You might also like