You are on page 1of 64

TUBULAES INDUSTRIAIS

Prof. Eduardo G. Peralta MOSSOR/RN Fevereiro-2012

JUNTAS DE EXPANSO

Prof. Eduardo G. Peralta MOSSOR/RN Fevereiro-2012

JUNTAS DE EXPANSO As juntas de expanso so peas deformveis que se intercalam nas tubulaes com a finalidade de absorver total ou parcialmente as dilataes provenientes das variaes de temperatura e tambm, em alguns casos, com a finalidade de impedir a propagao de vibraes ou de esforos mecnicos. So peas pouco empregadas, pois na maioria dos casos prefervel fazer o controle das dilataes trmicas simplesmente com um traado conveniente dado tubulao.

JUNTAS DE EXPANSO
So os seguintes casos em que se justifica o emprego da juntas de expanso: Insuficincia de espao para se ter trajeto de tubulao com flexibilidade. Em tubulaes (condensado etc.). de baixa responsabilidade

Em tubulaes de dimetro muito grande (acima de 20). Em tubulaes que por exigncia de servio devam ter trajetos diretos retilneos. Em tubulaes sujeitas a vibraes de grande amplitude.

JUNTAS DE EXPANSO
TIPOS DE MOVIMENTOS NAS JUNTAS DE EXPANSO

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE TELESCPIO

Consistem basicamente em dois pedaos de tubos concntricos, que deslizam um sobre outro, cada um ligado a um dos extremos da junta. S podem absorver movimentos axiais das tubulaes. Devem ser adotadas medidas convenientes para impedir esforos laterais ou momentos de rotao sobre as juntas. So empregadas principalmente para tubulaes de vapor de baixa presso, de condensado ou gua quente.

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE TELESCPIO

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE FOLE Consistem basicamente em um fole com uma srie de gomos feitos de chapa fina flexvel. Como no possuem gaxetas no h o risco de vazamentos, e a sua manuteno bem menor em relao s juntas de telescpio. As juntas de fole so pontos fracos na tubulao, devido fole de chapa fina, cuja resistncia mecnica muito menor do que dos tubos. O fole deve ser de material resistncia corroso e construdo a partir de uma tubo sem costura. As juntas de fole podem permitir qualquer tipo ou combinao de movimentos.

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE FOLE

JUNTAS DE EXPANSO
TIPOS DE JUNTAS DE EXPANSO DE FOLE

So os seguintes os tipos mais importantes de juntas dessa classe: Juntas simples. Juntas com anis de equalizao. Juntas articuladas. Juntas duplas.

JUNTAS DE EXPANSO
TIPOS DE JUNTAS DE EXPANSO DE FOLE

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE EXPANSO DE TECIDO

So constitudas de um elemento flexvel capaz de absorver os movimentos impostos pela tubulao com um mnimo de esforo. Nessas juntas, o elemento flexvel uma pea tubular feita de um tecido no-metlico, resinas, mantas de fibras sintticas etc. O emprego dessas juntas restrito aos casos de baixssimas (at 0,2 kgf/cm) presses e temperaturas moderadas (at 200C). A grande vantagem dessas juntas o baixo custo e so capazes de absorver grandes movimentos em quaisquer direes.

JUNTAS DE EXPANSO
JUNTAS DE EXPANSO DE TECIDO

PURGADORES DE VAPOR, SEPARADORES E FILTROS

Prof. Eduardo G. Peralta MOSSOR/RN Fevereiro-2012

PURGADORES DE VAPOR
DEFINIES

So dispositivos automticos que separam e eliminam o condensado formado nas tubulaes de vapor e nos aparelhos de aquecimento. So tambm conhecidos como purgadores de condensado. A maioria dos purgadores, alm de remover o condensado, eliminam tambm o ar e outros gases incondensveis presentes. So dispositivos de separao de grande aplicabilidade e bastante comum em plantas de tubulaes industriais.

PURGADORES DE VAPOR
CAUSAS DE APARECIMENTO DE CONDENSADO

Precipitao da prpria umidade em tubulaes de vapor mido. Em tubulaes de vapor saturado, em funo das perdas de calor por irradiao ao longo da linha. Conseqncia do arraste de gua, proveniente da caldeira, em tubulaes de vapor saturado ou superaquecido. Em quaisquer tubulaes de vapor, sempre se forma no perodo de entrada de operao, quando todo o sistema est frio, e quando o sistema retirado de operao.

PURGADORES DE VAPOR
MOTIVOS PARA REMOO DO CONDENSADO Conservar a energia do vapor. A permanncia do condensado diminui a eficincia dos equipamentos. Evitar vibraes e golpes de arete nas tubulaes causados pelo condensado, quando empurrado pelo vapor em alta velocidade. Evitar a eroso rpida das palhetas das turbinas, causada pelo impacto das gotas de condensado. Reduzir os efeitos da corroso. Evitar a reduo da seo transversal til de escoamento de vapor. Evitar o resfriamento do vapor em conseqncia da mistura com o ar e outros gases.

PURGADORES DE VAPOR
EMPREGO E INSTALAO a) Para eliminao do condensado formado nas tubulaes de vapor em geral.

PURGADORES DE VAPOR
EMPREGO E INSTALAO b) Para reter o vapor nos equipamentos de aquecimento a vapor, deixando sair apenas o condensado.

PURGADORES DE VAPOR
EMPREGO E INSTALAO

Devem ser colocados obrigatoriamente purgadores para drenagem de condensado: Todos os pontos baixos e todos os pontos de aumento de elevao. Nos trechos de tubulao em nvel deve ser colocado um purgador em cada 100 a 250m. Todos os pontos extremos fechados com tampes, flanges cegos, bujes etc. Imediatamente antes de todas as vlvulas de bloqueio, reteno, controle e redutoras de presso. Prximo entrada de qualquer mquina a vapor.

PURGADORES DE VAPOR
EMPREGO E INSTALAO

PURGADORES DE VAPOR
EMPREGO E INSTALAO
Quando o purgador tem por finalidade reter o vapor em um equipamento de aquecimento, ele deve ser instalado na prpria tubulao de vapor, e colocado o mais prximo possvel da sada do equipamento.

PURGADORES DE VAPOR
DETALHES DE INSTALAO 1. Os purgadores devem de preferncia ser colocados abaixo da geratriz inferior do tubo a drenar.

2. Recomenda-se a colocao de um filtro imediatamente antes de cada purgador. So obrigatrios antes dos purgadores de bia ou termostticos. 3. A descarga dos purgadores pode ser feita de dois modos: livre e para uma rede de tubulaes. 4. As tubulaes de entrada e sada do purgador devem ter o menor comprimento possvel. 5. Os purgadores devem ser sempre instalados em locais de fcil acesso para inspeo e manuteno.

PURGADORES DE VAPOR
DETALHES DE INSTALAO

PURGADORES DE VAPOR
PRINCIPAIS TIPOS

Os purgadores de vapor podem ser classificados em trs categorias gerais: Purgadores mecnicos: agem por diferena de densidades (bia, de panela invertida, de panela aberta). Purgadores termostticos: agem por diferena de temperatura (de expanso metlica, de expanso lquida, de expanso balanceada). Purgadores especiais (termodinmicos, de impulso).

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR TIPO BIA

Consiste em uma caixa com uma entrada de vapor e uma sada de condensado. No permite a sada de ar e de outros gases, , porm, praticamente insensvel s flutuaes de presso e de vazo de vapor. Dependendo da quantidade de condensado, a descarga pode ser contnua ou intermitente. Devido possibilidade de terem descarga contnua, so muito empregados para reter o vapor na sada de equipamentos de aquecimento. No podem trabalhar com presses muito elevadas, que tenderiam a achatar a bia.

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR TIPO BIA

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR DE PANELA INVERTIDA Utilizado para drenagem de tubulaes de vapor.
Consiste em uma caixa com entrada de vapor e sada de condensado, dentro da qual existe uma panela com o fundo para cima, comandando a vlvula que fecha a sada do condensado. Este tipo precisa estar escorvado (cheio de gua) para incio do funcionamento. Empregam-se para quaisquer valores de presso e temperatura, quando o volume de ar a eliminar moderado e quando no, h necessidade de sada de condensado ser contnuo ou intermitente. Seu mecanismo interno completo sempre de ao inoxidvel.

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR DE PANELA INVERTIDA

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR DE EXPANSO METLICA A parte atuante desse purgador consiste em um conjunto de lminas bimetlicas, que se curvam com o aquecimento, devido diferena de coeficientes de dilatao dos dois metais. Quando no purgador s existe condensado (ou ar), que so mais frios do que o vapor, as lminas permanecem planas, e a vlvula do purgador fica totalmente aberta, empurrando para baixo pela prpria presso do condensado que escapa para fora. Com o aumento de temperatura do condensado as lminas se curvam iniciando o fechamento da vlvula, que se completa com a chegada do vapor quente.

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR DE EXPANSO METLICA

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR TERMODINMICO

um aparelho de construo simples, cuja nica pea mvel um disco que trabalha dentro de uma pequena cmara abrindo ou fechando simultaneamente as passagens que do para a entrada e sada do condensado. pequeno, simples e de baixa manuteno, empregado para linhas de vapor e para linhas de aquecimento, desde que a quantidade de condensado no seja muito grande. Por serem peas pequenas e sujeitas a severas condies de corroso e eroso, so construdos integralmente de ao inoxidvel.

PURGADORES DE VAPOR
PURGADOR TERMODINMICO

PURGADORES DE VAPOR
SELEO E DIMENSIONAMENTO - FATORES

Natureza da instalao e finalidade do purgador. Presso e temperatura do vapor na entrada do purgador (flutuaes da P e T). Descarga do condensado para a atmosfera ou para linha de retorno. Quantidade de condensado a ser eliminada por hora ou por dia. Necessidade ou no de descarga contnua e de descarga rpida. Perda admitida de vapor vivo.

PURGADORES DE VAPOR
SELEO E DIMENSIONAMENTO - FATORES

Quantidade de ar e de outros gases presentes no vapor. Ocorrncia de golpes de arete ou de vibraes na tubulao. Ao corrosiva ou erosiva do vapor ou do condensado. Facilidades disponveis de manuteno. Custo inicial.

PURGADORES DE VAPOR
SELEO E DIMENSIONAMENTO

PURGADORES DE VAPOR
SELEO E DIMENSIONAMENTO

OUTROS DISPOSITIVOS SEPARADORES OPERAES EFETUADAS Alm dos purgadores de vapor, vrios outros dispositivos separadores so tambm utilizados em tubulaes industriais. So as operaes mais efetuadas. a) Separao de gua e/ou leo em tubulaes de ar comprimido e outros gases. b) Separao de poeiras e slidos em suspenso em tubulaes de ar e de gases diversos. c) Separao de ar e/ou gua em tubulaes de gasolina e de outros lquidos leves. d) Separao de ar em tubulaes de vapor.

OUTROS DISPOSITIVOS SEPARADORES

So os princpios gerais de funcionamento da maioria desses dispositivos: Flutuao. Inrcia. Capilaridade. Absoro. Alguns separadores aproveitam-se de forma simultnea de mais de um dos mencionados fenmenos.

OUTROS DISPOSITIVOS SEPARADORES SEPARADOR POR FLUTUAO


Os dispositivos que trabalham por flutuao so inteiramente semelhantes aos purgadores de bia. Utilizados para drenagem de gua.

OUTROS DISPOSITIVOS SEPARADORES SEPARADOR POR INRCIA


utilizado nos dispositivos destinados a separar lquidos e slidos em suspenso em tubulao de gases. A corrente de gs, carregadas de partculas lquidas ou slidas separam-se por serem mais pesadas, sendo ento recolhidas e eliminadas. Em outros tipos as mudanas de direo so conseguidas por meio de chicanas, convenientemente colocadas, que tambm servem para guiar o lquido coletado. Geralmente funcionam conjugados com um purgador de vapor, instalado no dreno do separador.

OUTROS DISPOSITIVOS SEPARADORES SEPARADOR POR INRCIA

FILTROS PARA TUBULAES So dispositivos destinados a reter poeiras, slidos em suspenso e corpos estranhos, em correntes lquidas ou de gases. a) Filtros provisrios: Depois de algum tempo de funcionamento, podem ser dispensados e removidos devido perda de carga que causam. obrigatrio sua utilizao na entrada de todos os equipamentos que possam ser danificados pelam presena de corpos estranhos.

FILTROS PARA TUBULAES FILTRO PROVISRIO Os mais comuns so cestas de tela com um anel de chapa, fina, introduzidos entre dois flanges quaisquer. Devem ter uma rea de filtragem de no mnimo 3 a 4 vezes a seo transversal til da tubulao.

FILTROS PARA TUBULAES b) Filtros Permanentes: so empregados nos seguintes casos: Tubulaes para fluidos sujos que sempre possam apresentar corpos estranhos. Caso em que seja necessria uma purificao rigorosa ou controlada do fluido circulante por exigncia do processo. Tubulaes de entrada de equipamentos que podem ser gravemente prejudicados pela entrada de corpos estranhos, tais como bombas, medidores volumtricos, certos tipos de purgadores etc.

FILTROS PARA TUBULAES FILTRO PERMANENTE Consistem geralmente em uma caixa de ao, de ferro fundido, ou de bronze, com os bocais para as tubulaes de entrada e sada. So os mais comuns: Grades metlicas, chapas perfuradas, telas metlicas (filtragem mais grosseira de lquidos). Telas finas, feltro, nylon, porcelana, papel (filtragem fina de lquidos). Palhas metlicas, feltro, camura (filtragem de gases.

FILTROS PARA TUBULAES FILTRO PERMANENTE

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO

Prof. Eduardo G. Peralta MOSSOR/RN Fevereiro-2012

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO DISPOSIO GERAL DAS REAS

a) Listagens das atividades bsicas. b) Clculo das reas para cada atividade. c) Diagrama de bloco de circulao de materiais. d) Direes ortogonais bsicas. e) Disposio geral das reas. f) Traado de ruas para subdiviso das reas. g) Faixas de passagens de tubulaes. h) Fixao dos nveis de projeto.

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO DISPOSIO GERAL DAS REAS

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO DISPOSIO GERAL DAS REAS

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO DISPOSIO GERAL DAS REAS

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO DISPOSIO GERAL DAS REAS

INSTALAO INDUSTRIAL DE PROCESSO PLANTAS DE ARRANJO


So desenhos feitos em escala que mostram em projeo horizontal a disposio geral das diversas construes e equipamentos em uma instalao industrial, ou em uma rea abrangida por uma rede de tubulaes. Nas plantas de arranjo das reas de processo devem figurar sempre detalhes mostrando as tubulaes que entram e saem da rea, com indicao de dimetro, cota e elevao de cada uma. Em unidades muito complexas, onde existam equipamentos superpostos em vrias elevaes diferentes, comum se fazer mais de uma planta de arranjo.

ARRANJO E DETALHAMENTO
No arranjo e detalhamento de tubulaes industriais devem ser sempre levados em considerao os seguintes pontos bsicos: 1) Condies de servio. 2) Flexibilidade. 3) Transmisso de esforos e vibraes. 4) Acessibilidade. 5) Construo e manuteno. 6) Segurana. 7) Economia. 8) Aparncia.

ARRANJO E DETALHAMENTO
ARRANJO DE TUBULAES NO SUBTERRNEAS

As tubulaes no-subterrneas seguras e de maior confiabilidade.

so

mais

So tambm geralmente mais econmicas e de construo e manuteno mais fceis. Para tubulaes com isolamento trmico, ou com aquecimento, a condio subterrnea, exceto para trechos muito curtos, praticamente invivel. Existem vrias regras e recomendaes, de uso corrente, para arranjo e detalhamento de tubulaes no-subterrneas em instalaes industriais.

ARRANJO E DETALHAMENTO
GRUPOS PARALELOS DE MESMA ELEVAO As tubulaes devem correr, sempre que possvel, formando grupos paralelos e de mesma elevao. As tubulaes de grande dimetro (mais de 20) podem fazer exceo essa regra. O traado das tubulaes deve ser sempre iniciado pelas tubulaes de maior dimetro, pelas linhas tronco e pelas linha mais congestionadas.

ARRANJO E DETALHAMENTO
TUBULAES EM DIREES ORTOGONAIS

ARRANJO E DETALHAMENTO
FLEXIBILIDADE Todas as tubulaes devem ter, sempre que possvel, um traado tal que lhes proporcione uma flexibilidade prpria, de tal forma que sejam capazes de absorver dilataes trmicas por meio de flexes ou tores.

ARRANJO E DETALHAMENTO
FLEXIBILIDADE

ARRANJO E DETALHAMENTO
FLEXIBILIDADE

ARRANJO E DETALHAMENTO
ESPAAMENTO ENTRE TUBOS PARALELOS

A distncia de centro a centro de tubos paralelos adotados nos projetos so geralmente valores adotados em tabelas. Quando existirem flanges ou peas flangeadas em tubos vizinhos, o usual defasar essas peas, para manter o espaamento mnimo entre tubos.

ARRANJO E DETALHAMENTO
TUBULAES EM REAS DE PROCESSO

Na prtica de projetos industriais distinguem-se dois casos gerais de tubulaes dentro dos limites de uma instalao industrial. 1. Tubulaes em reas de processo, isto , no interior de reas onde os fluidos passam por transformaes fsicas ou qumicas. 2. Tubulaes em reas externas, isto , fora de reas de processo, que so as tubulaes de interligao, tubulaes em rea de armazenagem etc.

ARRANJO E DETALHAMENTO
TUBULAES EM REAS DE PROCESSO

You might also like