You are on page 1of 3

ESCOLAS ANTROPOLGICAS

Angelina Bonaldi Klppel1

A elaborao deste resumo d-se acerca das principais escolas antropolgicas, sendo elas a Escola Evolucionista, Escola Difusionista, Escola funcionalista, Escola Estruturalista, bem como, a Escola Estruturalista Marxista. Durante a aula do dia 22 de Julho, foi discutido sobre os principais autores, o mtodo utilizado por cada escola, seu histrico e a viso do papel da antropologia em cada caso.

Analisando a Escola Evolucionista, esta antropologia dominou at o inicio do sculo XX, e possvel afirmar que esta, usava mtodos comparativos, onde o individuo era comparado e classificado, essas comparaes variavam e poderiam ser de acordo com religio, parentesco etc. Seu histrico afirma que as sociedades estariam em constante evoluo, partindo da prerrogativa em que os indgena primitivo seria o antecessor do homem civilizado.

Ainda sobre a Escola Evolucionista possvel destacar que a antropologia buscava explicar a diferena nas evolues das sociedades, e acreditava que se um individuo possusse nvel de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoludo. Essa corrente era defendida principalmente por Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer.

Acerca da Escola Difusionista, os principais pensadores que defendiam essa corrente na Alemanha eram Father Wilhelm Schmidt, Friedrich Ratzel, Lo Frobnius e Fritz Graebner; enquanto os pensadores britnicos eram G. Elliot Smith, William J. Perry e W. R. R. Rivers. Alguns desses pensadores, como outros viajantes, realizaram expedies afim de observar as
1

Acadmica da 2 fase do curso de Direito do Centro Universitrio Catlica de Santa Catarina Jaragu do Sul, 2012.

sociedades, nessas viagens, pertinente acrescentar que foram encontradas vrias semelhanas entre as sociedades, objetos e costumes em lugares muito afastados. E assim a teoria foi aperfeioada, com a teoria de Frobnius que afirmava que tanto os objetos como o comportamento das pessoas era difundido em conjunto.

Esta escola acreditava principalmente que as semelhanas eram passadas atravs da imitao e na capacidade das pessoas em absorver os traos culturais entre os povos, sendo atravs da negociao, conquista entre outras maneiras.

Observando a Escola Funcionalista, podemos destacar que esta escola estuda as funes das sociedades e as entende como mecanismos de um sistema. Diferentemente da escola evolucionista, a escola funcionalista no acreditava que uma sociedade poderia ser mais avana que outra, uma vez que cada sociedade tem a sua determinada funo, e essas funes relacionam-se de maneira a formar um sistema. Partindo deste principio, necessrio que observemos e possamos entender cada funo presente em um grupo social, para que assim seja possvel entender o desenvolvimento dele.

Cada sociedade entendida como diferente, mas nunca como inferior ou superir. Esta escola surgiu como uma alternativa teoria evolucionista. Os principais autores que apoiavam essa teoria foram: Bronislaw Kasper Malinowski e Alfred Radcliffe Brown.

A escola Estruturalista sucede a escola funcionalista, e Pose ser considerada como ramificada para a Escola Estruturalista Marxista.

Primeiramente importante observar que a Escola Estruturalista resgata o sentido dos sonhos, onde acredita-se que o inconsciente se manifesta. Essa corrente, finda-se na cultura presente na mente humana, usando a teoria do parentesco da lgica.

escola

estuda

aspectos

subjetivos,

que

estavam

ligados

principalmente linguagem e ao imaginrio dos indivduos, assim como de cada grupo social. Por se tratar de algo subliminar que trata principalmente da mente humana, essa teoria foi aplicada na psicanlise, para investigar processos mentais. Os principais autores que defendiam a escola Estruturalista so Levi-Strauss, Needham, Douglas, Turner e Dumont.

Em anlise Escola Estruturalista Marxista, pertinente observar que seu principal autor era Karl Marx, seguido por Maurice Godelier e Louis Althusser. Eles buscavam um Novo mtodo de analise sobre o ser humano, para que pudessem entender o desenvolvimento das estruturas para verificar se eram ou no um relacionamento de foras e fatores. Destaca a importncia da infra-estrutura econmica para a compreenso das superestruturas sociais, matrias e simblicas.

You might also like