You are on page 1of 14

Em face da publicao da Lei n 12.794/2013 (DOU 1 de 03.04.2013), este procedimento est em atualizao.

Declaraes - Dirf 2013 - Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte

Resumo: Este procedimento trata sobre os aspectos legais relativos ao preenchimento da Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf)

Sumrio 1. Introduo 2. Obrigatoriedade de apresentao 2.1 Cartrios 2.2 Pagamentos efetuados a domiciliados no exterior 2.3 Contribuies sociais retidas na fonte 2.4 Pessoas jurdicas vinculadas Copa das Confederaes e Copa do Mundo 3. Meio de apresentao 4. Fornecimento do programa pela RFB 5. Prazos de apresentao da Dirf 6. Regras bsicas de preenchimento 6.1 Informaes obrigatrias 6.2 Dispensa de informaes 6.3 Beneficirios pessoas fsicas 6.3.1 Trabalho assalariado 6.3.2 Demais rendimentos 6.4 Beneficirios pessoas jurdicas 6.5 Instituies administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos 6.6 Rendimentos de aplicaes financeiras 6.7 Declarante que tiver retido imposto ou contribuies a maior 6.8 Beneficirios residentes no exterior 6.9 Comisses, corretagens e servios de propaganda e publicidade 7. rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal 8. Empresas fusionadas, incorporadas ou cindidas 8.1 Exemplos 9. Encerramento de atividades 9.1 Exemplo 10. Sada definitiva do Pas e encerramento de esplio 11. Retificao 12. Processamento da Dirf 13. Penalidades 13.1 Falta de entrega ou entrega fora do prazo 13.2 Irregularidades no preenchimento no sanadas no prazo fixado em intimao 13.3 Reduo das multas 13.4 Cdigos de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) para pagamento das multas 14. Tabela de cdigos obrigatrios 15. Guarda das informaes 16. Leiaute

Retor na r a o S um r io

1. Introduo A Declarao do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) a declarao feita pela fonte pagadora, pessoa fsica ou jurdica, com o objetivo de informar Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) os pagamentos ou os crditos de rendimentos que tenham sofrido reteno do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ou das contribuies sociais retidas (Contribuio Social sobre o Lucro - CSL, PISPasep e Cofins), ainda que em um nico ms do ano-calendrio, por si ou como representantes de terceiros. Entre as novidades promovidas para a Dirf 2013, destacamos a incluso no rol da obrigatoriedade de entrega da declarao, as bases temporrias de negcios no Pas, instaladas pela Fdration Internationale de Football Association (Fifa), pela Emissora Fonte da Fifa e pelos Prestadores de Servios da Fifa, bem como a subsidiria Fifa no Brasil (a Emissora Fonte domiciliada no Brasil e o Comit Organizador Local LOC), ainda que os rendimentos pagos no ano-calendrio no tenham sofrido reteno do imposto, tendo em vista a realizao no Brasil da Copa das Confederaes e da Copa do Mundo. Neste procedimento, trataremos da Dirf relativa ao ano-calendrio de 2012 (Dirf 2013), com base na Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 e demais fontes citadas no texto.

Retor na r a o S um r io

2. Obrigatoriedade de apresentao Esto obrigadas a apresentar a Dirf 2013 as seguintes pessoas jurdicas e fsicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido reteno do IRRF, ainda que em um nico ms do ano-calendrio, por si ou como representantes de terceiros:

a) estabelecimentos matrizes de pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas; b) pessoas jurdicas de direito pblico, inclusive os fundos pblicos de que trata o art. 71 da Lei n 4.320/1964 ; c) filiais, sucursais ou representaes de pessoas jurdicas com sede no exterior; d) empresas individuais; e) caixas, associaes e organizaes sindicais de empregados e empregadores; f) titulares de servios notariais e de registro; g) condomnios edilcios; h) pessoas fsicas; i) instituies administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos; j) rgos gestores de mo de obra do trabalho porturio; k) candidatos a cargos eletivos, inclusive vices e suplentes; e l) comits financeiros dos partidos polticos. Para saber se a entrega da Dirf devida, basta verificar se houve reteno do Imposto de Renda na fonte, da CSL, da Cofins e da contribuio para o PIS-Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas e s pessoas fsicas, ainda que em um nico ms do ano-calendrio a que se referir a declarao.

Nota O fato de uma empresa entregar a Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ) com as formas de tributao "Imune", "Isenta" ou "Simples" no a desobriga da apresentao da Dirf. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 2 )

Retor na r a o S um r io

2.1 Cartrios As Dirf dos servios notariais e de registros devero ser entregues: a) no caso dos servios mantidos diretamente pelo Estado, pela fonte pagadora, mediante o seu nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ); e b) nos demais casos, pelas pessoas fsicas de que trata o art. 3 da Lei n 8.935/1994 , mediante os respectivos nmeros de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF). (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 2 , 1)

Retor na r a o S um r io

2.2 Pagamentos efetuados a domiciliados no exterior Devero tambm apresentar a Dirf as pessoas fsicas e jurdicas domiciliadas no Pas que efetuarem pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa a pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior, ainda que no tenha havido a reteno do imposto, de valores referentes a: a) aplicaes em fundos de investimento de converso de dbitos externos; b) royalties e assistncia tcnica; c) juros e comisses em geral; d) juros sobre o capital prprio; e) aluguel e arrendamento; f) aplicaes financeiras em fundos ou em entidades de investimento coletivo; g) carteiras de valores mobilirios e mercados de renda fixa ou renda varivel; h) fretes internacionais; i) previdncia privada; j) remunerao de direitos; k) obras audiovisuais, cinematogrficas e videofnicas; l) lucros e dividendos distribudos; m) cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas fsicas residentes no Pas, em viagens de turismo, negcios, servio, treinamento ou misses oficiais;

Nota No perodo de 1.01.2011 a 31.12.2015, esto isentos do IRRF os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior, destinados cobertura de gastos pessoais no exterior, de pessoas fsicas residentes no Pas, em viagens de turismo, negcios, servio, treinamento ou misses oficiais. Salienta-se que a iseno somente se aplica s despesas com viagens internacionais de pessoas fsicas residentes no Brasil. Assim, incluem-se como gastos pessoais no exterior, para efeito da iseno: a) despesas com servios tursticos, tais como despesas com hotis, transporte, hospedagem, cruzeiros martimos, aluguel de automveis e seguro a viajantes; b) cobertura de despesas mdico-hospitalares com tratamento de sade do remetente, pessoa fsica residente no Pas, ou de seus

dependentes, quando o paciente se encontra no exterior; c) pagamento de despesas relacionadas a treinamento ou estudos, tais como inscrio em curso, pagamento de livros e apostilas, sempre quando o treinamento ou curso for presencial no exterior; d) despesas com dependentes no exterior, em nome destes, nos limites definidos na Instruo Normativa RFB n 1.214/2011 , desde que no se trate de rendimentos auferidos pelos favorecidos ou que estes no tenham perdido a condio de residentes ou domiciliados no Pas; e) despesas para fins educacionais, cientficos ou culturais, bem como pagamento de taxas escolares, taxas de inscrio em congressos, conclaves, seminrios ou assemelhados, taxas de exames de proficincia, livros e apostilas, desde que o curso seja presencial no exterior; e f) cobertura de gastos com treinamento e competies esportivas no exterior, desde que o remetente seja clube, associao, federao ou confederao esportiva ou, no caso de atleta, que sua participao no evento seja confirmada pela respectiva entidade. n) rendimentos de que trata o art. 1 do Decreto n 6.761/2009 , que tiveram a alquota do Imposto sobre a Renda reduzida a zero, relativos a: n.1) despesas com pesquisas de mercado, bem como com aluguis e arrendamentos de estandes e locais para exposies, feiras e conclaves semelhantes, no exterior, inclusive promoo e propaganda no mbito desses eventos, para produtos e servios brasileiros e para promoo de destinos tursticos brasileiros, conforme o disposto no inciso III do art. 1 da Lei n 9.481/1997 e no art. 9 da Lei n 11.774/2008 ; n.2) contratao de servios destinados promoo do Brasil no exterior, por rgos do Poder Executivo Federal, conforme o disposto no inciso III do art. 1 da Lei n 9.481/1997 e no art. 9 da Lei n 11.774/2008 ; n.3) comisses pagas por exportadores a seus agentes no exterior, nos termos do inciso II do art. 1 da Lei n 9.481/1997 ; n.4) despesas de armazenagem, movimentao e transporte de carga e de emisso de documentos realizadas no exterior, nos termos do inciso XII do art. 1 da Lei n 9.481/1997 e do art. 9 da Lei n 11.774/2008 ; n.5) operaes de cobertura de riscos de variaes, no mercado internacional, de taxas de juros, de paridade entre moedas e de preos de mercadorias (hedge), conforme o disposto no inciso IV do art. 1 da Lei n 9.481/1997 ; n.6) juros de desconto, no exterior, de cambiais de exportao e as comisses de banqueiros inerentes a essas cambiais, nos termos do inciso X do art. 1 da Lei n 9.481/1997 ; n.7) juros e comisses relativos a crditos obtidos no exterior e destinados ao financiamento de exportaes, conforme o disposto no inciso XI do art. 1 da Lei n 9.481/1997 ; n.8) outros rendimentos pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, com alquota do Imposto sobre a Renda reduzida a zero; e o) demais rendimentos considerados como rendas e proventos de qualquer natureza, na forma da legislao especfica.

Nota O disposto neste subtpico aplica-se inclusive nos casos de iseno ou alquota zero. (Lei n 12.249/2010 , art. 60 ; Instruo Normativa RFB n 1.214/2011 ; Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 2 , 2 e 3; Instruo Normativa RFB n 1.225/2011 )

Retor na r a o S um r io

2.3 Contribuies sociais retidas na fonte So tambm obrigadas apresentao da Dirf as pessoas jurdicas que tenham efetuado reteno, ainda que em um nico ms do anocalendrio a que se referir a Dirf, da CSL, da contribuio para o PIS-Pasep e da Cofins sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas, nos termos do 3 do art. 3 da Lei n 10.485/2002 e dos arts. 30, 33 e 34 da Lei n 10.833/2003 . (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 2 , 4)

Retor na r a o S um r io

2.4 Pessoas jurdicas vinculadas Copa das Confederaes e Copa do Mundo Estaro, tambm, obrigadas a apresentar a Dirf 2013 as seguintes pessoas jurdicas, ainda que os rendimentos pagos no ano-calendrio no tenham sofrido reteno do imposto: a) as bases temporrias de negcios no Pas, instaladas: a.1) pela Fifa; a.2) pela Emissora Fonte da Fifa; e a.3) pelos prestadores de servios da Fifa; b) a subsidiria Fifa no Brasil; c) a Emissora Fonte domiciliada no Brasil; e d) o LOC.

Nota Nos termos do art. 2 da Lei n 12.350/2010 , consideram-se: a) base temporria de negcios a instalao de unidade no Pas para o exerccio de atividades inerentes realizao e organizao dos eventos pelos beneficirios domiciliados no exterior; b) Fifa a associao sua de direito privado, entidade mundial que regula o esporte de futebol de associao, e suas subsidirias, no domiciliadas no Brasil; c) emissora fonte da Fifa a pessoa jurdica licenciada ou nomeada, com base em relao contratual, para produzir o sinal e o contedo audiovisual bsicos ou complementares dos eventos, com o objetivo de distribuio no Brasil e no exterior para os detentores de

direitos de mdia; d) prestadores de servios da Fifa as pessoas jurdicas licenciadas ou nomeadas, com base em relao contratual, para prestar servios relacionados organizao e produo dos eventos: d.1) como coordenadores da Fifa na gesto de acomodaes, de servios de transporte, de programao de operadores de turismo e dos estoques de ingressos; d.2) como fornecedores da Fifa de servios de hospitalidade e de solues de tecnologia da informao; ou d.3) outros prestadores licenciados ou nomeados pela Fifa para a prestao de servios ou para o fornecimento de bens, relacionados no anexo do Decreto n 7.578/2011 ; e) subsidiria Fifa no Brasil a pessoa jurdica de direito privado, domiciliada no Brasil, cujo capital social total pertence Fifa; f) Comit Organizador Brasileiro Ltda. (Comit Organizador Local - LOC) a pessoa jurdica brasileira de direito privado, reconhecida pela Fifa, constituda com o objetivo de promover, no Brasil, a Copa das Confederaes Fifa 2013 e a Copa do Mundo Fifa 2014, bem como os eventos relacionados. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 3 )

Retor na r a o S um r io

3. Meio de apresentao A Dirf dever ser entregue por meio do programa Receitanet, disponvel no site da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, atravs do endereo www.receita.fazenda.gov.br. A transmisso da Dirf ser realizada independentemente da quantidade de registros e do tamanho do arquivo. importante verificar a consistncia das informaes, pois, durante a transmisso dos dados, a Dirf ser submetida a validaes que podero impedir sua apresentao. O recibo de entrega ser gravado somente nos casos de validao sem erros. Lembra-se que, para transmisso da Dirf das pessoas jurdicas, exceto para as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, relativa a fatos geradores ocorridos a partir do ano-calendrio de 2010, obrigatria a assinatura digital da declarao mediante utilizao de certificado digital vlido, conforme o disposto no art. 1 da Instruo Normativa RFB n 969/2009 , inclusive no caso das pessoas jurdicas de direito pblico.

Notas (1) A transmisso da Dirf com assinatura digital mediante certificado digital vlido possibilitar pessoa jurdica acompanhar o processamento da declarao por intermdio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), disponvel no stio da RFB na Internet, no endereo referido no caput do art. 5. (2) O arquivo transmitido pelo estabelecimento matriz dever conter as informaes consolidadas de todos os estabelecimentos da pessoa jurdica. (3) A Dirf ser considerada do ano-calendrio anterior quando entregue aps 31 de dezembro do ano subsequente quele no qual o rendimento tiver sido pago ou creditado. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 6 a 8 )

Retor na r a o S um r io

4. Fornecimento do programa pela RFB O programa gerador da Dirf 2013 (PGD Dirf 2013), de uso obrigatrio pelas fontes pagadoras, pessoas fsicas e jurdicas, para preenchimento ou importao de dados da declarao, utilizvel em equipamentos da linha PC ou compatveis, ser aprovado por ato do Secretrio da Receita Federal do Brasil e disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) em seu site na Internet, no endereo www.receita.fazenda.gov.br. O PGD Dirf 2013 dever ser utilizado para a apresentao das declaraes relativas ao ano-calendrio de 2012, bem como para o anocalendrio de 2013 nos casos de extino de pessoa jurdica em decorrncia de liquidao, incorporao, fuso ou ciso total, e nos casos de pessoas fsicas que sarem definitivamente do Pas e de encerramento de esplio. Observa-se, ainda, que: a) a utilizao do PGD Dirf 2013 gerar arquivo contendo a declarao validada, em condies de transmisso RFB; b) cada arquivo gerado conter somente uma declarao; c) o arquivo de texto importado pelo PGD Dirf 2013 que vier a sofrer qualquer tipo de alterao dever ser novamente submetido ao PGD Dirf 2013. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 5 ; Instruo Normativa RFB n 1.317/2013 )

Retor na r a o S um r io

5. Prazos de apresentao da Dirf A Dirf 2013, relativa ao ano-calendrio de 2012, dever ser apresentada at s 23h59min59s, horrio de Braslia, de 28.02.2013.

Nota Para saber mais sobre os prazos especficos de entrega, consulte os tpicos 8, 9 e 10 deste texto. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 9 , caput)

Retor na r a o S um r io

6. Regras bsicas de preenchimento Os valores referentes a rendimentos tributveis, isentos ou com alquotas zero, de declarao obrigatria, bem como os relativos a dedues do Imposto sobre a Renda ou de contribuies retidos na fonte devero ser informados em reais e com centavos. O declarante dever informar na Dirf os rendimentos tributveis ou isentos de declarao obrigatria, pagos ou creditados no Pas, bem como os rendimentos pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, em seu prprio nome ou na qualidade de representante de terceiros, especificados nas Tabelas de Cdigos de Receitas constantes do Anexo II daInstruo Normativa RFB n 1.297/2012 , inclusive nos casos de iseno e de alquota zero, com o respectivo IR ou contribuies retidos na fonte. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 10 e 11 )

Retor na r a o S um r io

6.1 Informaes obrigatrias As pessoas obrigadas a apresentar a Dirf devero informar todos os beneficirios de rendimentos: a) que tenham sofrido reteno do Imposto sobre a Renda ou contribuies, ainda que em um nico ms do ano-calendrio; b) do trabalho assalariado, quando o valor pago durante o ano-calendrio for igual ou superior a R$ 24.556,65;

Nota Em relao aos rendimentos do trabalho assalariado, se o empregado for beneficirio de plano privado de assistncia sade, na modalidade coletivo empresarial, contratado pela fonte pagadora, devero ser informados os totais anuais correspondentes participao financeira do empregado no pagamento do plano de sade, discriminando as parcelas correspondentes ao beneficirio titular e as correspondentes a cada dependente. c) do trabalho sem vnculo empregatcio, de aluguis e de royalties, acima de R$ 6.000,00, pagos durante o ano calendrio, ainda que no tenham sofrido reteno do imposto sobre a renda; d) de previdncia privada e de planos de seguros de vida com clusula de cobertura por sobrevivncia, Vida Gerador de Benefcio Livre (VGBL), pagos durante o ano-calendrio, ainda que no tenham sofrido reteno do Imposto sobre a Renda; e) auferidos por residentes ou domiciliados no exterior, inclusive nos casos de iseno e de alquota zero;

Notas (1) Fica dispensada a incluso dos rendimentos a que se referem as letras "e" e "i" cujo valor total anual tenha sido inferior a R$ 24.556,65, bem como do respectivo IRRF. (2) Os limites de que trata este artigo no se aplicam aos rendimentos pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos pelas entidades referidas no subtpico 2.4. f) de penso, pagos com iseno do IRRF, quando o beneficirio for portador de fibrose cstica (mucoviscidose), tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao ou sndrome da imunodeficincia adquirida, exceto a decorrente de molstia profissional, regularmente comprovada por laudo pericial emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios;

Nota Em relao s letras "f" e "g", dever ser observado o seguinte: a) se, no ano-calendrio a que se referir a Dirf, a totalidade dos rendimentos corresponder, exclusivamente, a pagamentos de penso, aposentadoria ou reforma isentos por molstia grave, devero ser informados, obrigatoriamente, os beneficirios dos rendimentos cujo total anual tenha sido igual ou superior a R$ 73.669,95, incluindo-se o 13 salrio; b) se, no mesmo ano-calendrio, tiverem sido pagos ao portador de molstia grave, alm dos rendimentos isentos, rendimentos que sofreram tributao do IRRF, seja em decorrncia da data do laudo comprobatrio da molstia, seja em funo da natureza do rendimento pago, dever ser informado na Dirf o beneficirio com todos os rendimentos pagos ou creditados pela fonte pagadora, independentemente do valor mnimo anual; e c) o IRRF dever deixar de ser retido a partir da data que constar no laudo que atesta a molstia grave. g) de aposentadoria ou reforma, pagos com iseno do IRRF, desde que motivada por acidente em servio, ou quando o beneficirio for portador de doena relacionada na letra "f", regularmente comprovada por laudo pericial emitido por servio mdico oficial da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios; h) de dividendos e lucros, pagos a partir de 1996, e de valores pagos a titular ou scio de microempresa ou empresa de pequeno porte, exceto pr-labore e aluguis, quando o valor total anual pago for igual ou superior a R$ 73.669,95; i) remetidos por pessoas fsicas e jurdicas domiciliadas no Pas para cobertura de gastos pessoais, no exterior, de pessoas fsicas residentes no Pas, em viagens de turismo, negcios, servio, treinamento ou misses oficiais, observado o disposto nas Notas 1 e 2 da letra "e"; j) decorrentes do pagamento dos benefcios indiretos e reembolso de despesas recebidos por voluntrio da Fifa, da Subsidiria Fifa no Brasil ou do LOC, de que trata a Lei n 12.350/2010 , inclusive os rendimentos isentos; k) tributveis referidos no 2 do art. 8 da Lei n 12.350/2010 , pagos ou creditados pelas subsidirias Fifa no Brasil, por Emissora Fonte pessoa jurdica domiciliada no Brasil, pelos Prestadores de Servios da Fifa, de que trata o art. 9 da Lei n 12.350/2010 , e pelo LOC, observado o disposto nas Notas 1 e 2 da letra "e"; e l) isentos referidos no caput e no 1 do art. 10 da Lei n 12.350/2010 , pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos pela Fifa, por Subsidiria Fifa no Brasil, Emissoras Fonte da Fifa e prestadores de servios da Fifa, observado o disposto nas Notas 1 e 2 da letra "e". Em relao aos beneficirios includos na Dirf, observados os limites mencionados, dever ser informada a totalidade dos rendimentos pagos,

inclusive aqueles que no tenham sofrido reteno. Devero ser informados na Dirf os rendimentos tributveis em relao aos quais tenha havido depsito judicial do imposto ou das contribuies ou que, mediante concesso de medida liminar ou de tutela antecipada, nos termos do art. 151 da Lei n 5.172/1966 Cdigo Tributrio Nacional (CTN) -, no tenha havido reteno do Imposto sobre a Renda ou contribuies na fonte. Os rendimentos sujeitos a ajuste na declarao de ajuste anual, pagos a beneficirio pessoa fsica, devero ser informados discriminadamente.

Nota Os limites de que trata este subtpico no se aplicam aos rendimentos pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos pelas entidades referidas no subtpico 2.4. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 12 e 13 )

Retor na r a o S um r io

6.2 Dispensa de informaes Para efeito da Dirf, ficam dispensadas as seguintes informaes: a) de rendimentos correspondentes a juros pagos ou creditados, individualizadamente, a titular, scios ou acionistas, a ttulo de remunerao do capital prprio, calculados sobre as contas do patrimnio lquido da pessoa jurdica, relativos ao cdigo de receita 5706, cujo IRRF, no ano-calendrio, tenha sido igual ou inferior a R$ 10,00; b) de beneficirio de prmios em dinheiro a que se refere o art. 14 da Lei n 4.506/1964 , cujo valor seja inferior ao limite de iseno da tabela progressiva mensal do IRPF, conforme estabelecido no art. 1 da Lei n 11.482/2007 ; c) dos rendimentos a que se referem as letras "e" a "i" do subtpico 6.1, cujo valor total anual tenha sido inferior a R$ 24.556,65, bem como do respectivo IRRF; d) o microempreendedor individual (MEI), de que trata a Lei Complementar n 123/2006 , que tenha efetuado pagamentos sujeitos ao IRRF exclusivamente em decorrncia de administrao de cartes de crdito, ficar dispensado de apresentar a Dirf, desde que sua receita bruta no ano-calendrio anterior no exceda R$ 60.000,00. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 12 , 4 a 6 e 16, pargrafo nico)

Retor na r a o S um r io

6.3 Beneficirios pessoas fsicas A Dirf 2013 deve conter as seguintes informaes relativas aos beneficirios pessoas fsicas domiciliadas no Pas: a) nome; b) nmero de inscrio no CPF; c) relativamente aos rendimentos tributveis: c.1) os valores dos rendimentos pagos durante o ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento e por cdigo de receita, que tenham sofrido reteno do IRRF, e os valores que no tenham sofrido reteno, desde que nas condies e limites constantes do subtpico 6.1; c.2) os valores das dedues, que devero ser informados separadamente conforme se refiram a previdncia oficial, previdncia complementar e Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), dependentes ou penso alimentcia; c.3) o respectivo valor do IRRF; c.4) no caso de pagamento de rendimentos de que trata o art. 12-A da Lei n 7.713/1988 , a Dirf dever conter, ainda, a informao da quantidade de meses, correspondente ao valor pago, utilizada para a apurao do IRRF; d) relativamente s informaes de pagamentos a plano privado de assistncia sade, modalidade coletivo empresarial, contratado pela fonte pagadora em benefcio de seus empregados: d.1) nmero de inscrio no CNPJ da operadora do plano privado de assistncia sade; d.2) nome e nmero de inscrio no CPF do beneficirio titular e dos respectivos dependentes, ou, no caso de dependente menor de 18 anos em 31 de dezembro do ano-calendrio a que se refere a Dirf, o nome e a data de nascimento do menor; d.3) total anual correspondente participao do empregado no pagamento do plano de sade, identificando a parcela correspondente ao beneficirio titular e a correspondente a cada dependente; e) relativamente aos rendimentos pagos que no tenham sofrido reteno do IRRF ou tenham sofrido reteno sem o correspondente recolhimento, em virtude de depsito judicial do imposto ou concesso de medida liminar ou de tutela antecipada, nos termos do art. 151 do CTN : e.1) os valores dos rendimentos pagos durante o ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento e por cdigo de receita, mesmo que a reteno do IRRF no tenha sido efetuada; e.2) os respectivos valores das dedues, discriminados conforme a letra "c.2; e.3) o valor do IRRF que tenha deixado de ser retido; e.4) o valor do IRRF que tenha sido depositado judicialmente; f) relativamente compensao de IRRF com imposto retido no prprio ano-calendrio ou em anos anteriores, em cumprimento de deciso judicial, dever ser informado: f.1) no campo "Imposto retido" do Quadro "Rendimentos Tributveis", nos meses da compensao, o valor da reteno mensal diminudo do valor compensado; f.2) nos campos "Imposto do ano-calendrio" e "Imposto de anos anteriores" do Quadro "Compensao por Deciso Judicial", nos meses da compensao, o valor compensado do IRRF correspondente ao ano-calendrio ou a anos anteriores; f.3) no campo referente ao ms cujo valor do imposto retido foi utilizado para compensao, o valor efetivamente retido diminudo do valor compensado; g) relativamente aos rendimentos isentos e no tributveis: g.1) a parcela isenta de aposentadoria para maiores de 65 anos, inclusive a correspondente ao 13 salrio;

g.2) o valor de dirias e ajuda de custo; g.3) os valores dos rendimentos pagos e das dedues com previdncia oficial e penso alimentcia, que devero ser informados separadamente, conforme sejam penso, aposentadoria ou reforma por molstia grave ou acidente em servio; g.4) os valores de lucros e dividendos pagos ou creditados a partir de 1996, observado o limite estabelecido na letra "h" do subtpico 6.1; g.5) os valores dos rendimentos pagos ou creditados a titular ou scio de microempresa ou empresa de pequeno porte, exceto prlabore e aluguis, observado o limite estabelecido na letra "h" do subtpico 6.1; g.6) os valores das indenizaes por resciso de contrato de trabalho, inclusive a ttulo de Plano de Demisso Voluntria (PDV), desde que o total anual pago desses rendimentos seja igual ou superior a R$ 73.669,95; g.7) os valores do abono pecunirio; g.8) os valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos para pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior, destinados cobertura de gastos pessoais no exterior, de pessoas fsicas residentes no Pas, em viagens de turismo, negcios, servio, treinamento ou misses oficiais;

Nota Veja a nota constante da letra "m" do subtpico 2.2. g.9) os valores das bolsas de estudo pagos ou creditados aos mdicos-residentes, nos termos da Lei n 6.932/1981 ; g.10) os valores dos benefcios indiretos e o reembolso de despesas recebidos por voluntrio da Fifa, da subsidiria Fifa no Brasil ou do LOC, de que trata o art. 11 da Lei n 12.350/2010 , at o valor de 5 salrios-mnimos por ms; g.11) outros rendimentos do trabalho, isentos ou no tributveis, desde que o total anual pago desses rendimentos seja igual ou superior a R$ 73.669,95.

Nota Dever ser informada a soma dos valores pagos em cada ms, independentemente de se tratar de pagamento integral em parcela nica, de antecipaes ou de saldo de rendimentos, e o respectivo imposto retido. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 14 )

Retor na r a o S um r io

6.3.1 Trabalho assalariado No caso de trabalho assalariado, as dedues correspondem aos valores relativos a: a) dependentes; b) contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; c) contribuies para entidades de previdncia privada domiciliadas no Brasil e para o Fapi, cujo nus tenha sido do beneficirio, destinadas a assegurar benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social; e d) penso alimentcia paga em face das normas do direito de famlia, quando em cumprimento de deciso judicial, inclusive a prestao de alimentos provisionais, de acordo homologado judicialmente ou de escritura pblica relativa a separao ou divrcio consensual. A remunerao correspondente a frias, deduzida dos abonos legais, os quais devero ser informados como rendimentos isentos, e a participao do empregado nos lucros ou resultados devero ser somadas s informaes do ms em que tenham sido efetivamente pagas, procedendo-se da mesma forma em relao respectiva reteno do IRRF e s dedues. Relativamente ao 13 salrio, devero ser informados o valor total pago durante o ano-calendrio, os valores das dedues utilizadas para reduzir a base de clculo dessa gratificao e o respectivo IRRF. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 14 , 2 a 4)

Retor na r a o S um r io

6.3.2 Demais rendimentos Nos casos a seguir, dever ser informado como rendimento tributvel: a) 40% do rendimento decorrente do transporte de carga e de servios com trator, mquina de terraplenagem,colheitadeira e assemelhados;

Nota A partir de 1.01.2013, esse percentual passar a 10% do rendimento bruto, quando decorrente do transporte de carga (Lei n 7.713/1988 , art. 9 , com a redao dada pela Medida Provisria n 582/2012 , art. 18 ). b) 60% do rendimento decorrente do transporte de passageiros; c) o valor pago a ttulo de aluguel, diminudo dos seguintes encargos, desde que o nus tenha sido exclusivamente do locador, e o recolhimento tenha sido efetuado pelo locatrio: c.1) impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que tenha produzido o rendimento; c.2) aluguel pago pela locao de imvel sublocado; c.3) despesas pagas para cobrana ou recebimento do rendimento; e c.4) despesas de condomnio; d) a parte dos proventos de aposentadoria, penso, transferncia para reserva remunerada ou reforma que exceda o limite da 1 faixa

da tabela progressiva mensal vigente poca do pagamento em cada ms, pagos, a partir do ms em que o beneficirio tenha completado 65 anos, pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, por qualquer pessoa jurdica de direito pblico interno ou por entidade de previdncia privada; e) 25% dos rendimentos do trabalho assalariado percebidos, em moeda estrangeira, por residente no Brasil, no caso de ausentes no exterior a servio do Pas, em autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior, convertidos em reais pela cotao do dlar dos Estados Unidos da Amrica fixada para compra, pelo Banco Central do Brasil (Bacen), para o ltimo dia til da 1 quinzena do ms anterior ao do pagamento do rendimento e divulgada pela RFB.

Notas (1) Na hiptese da letra "e", as dedues devero ser convertidas em dlares dos Estados Unidos da Amrica, pelo valor fixado, para a data do pagamento, pela autoridade monetria do pas no qual as despesas foram realizadas, e, em seguida, em reais, pela cotao do dlar dos Estados Unidos da Amrica fixada para venda, pelo Bacen, para o ltimo dia til da 1 quinzena do ms anterior ao do pagamento e divulgada pela RFB. (2) No caso de pagamento de valores em cumprimento de deciso judicial de que trata o art. 16-A da Lei n 10.887/2004 , alm do IRRF, a Dirf dever informar o valor da reteno da contribuio para o Plano de Seguridade do Servidor Pblico (PSS). (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 14 , 5 a 7)

Retor na r a o S um r io

6.4 Beneficirios pessoas jurdicas A Dirf 2013 deve conter as seguintes informaes relativas aos beneficirios pessoas jurdicas domiciliadas no Pas: a) o nome empresarial; b) o nmero de inscrio no CNPJ; c) os valores dos rendimentos tributveis pagos ou creditados no ano-calendrio, discriminados por ms de pagamento ou crdito e por cdigo de receita, que: c.1) tenham sofrido reteno do IR ou de contribuies na fonte, ainda que o correspondente recolhimento no tenha sido efetuado, inclusive por deciso judicial; e c.2) no tenham sofrido reteno do IR ou de contribuies na fonte em virtude de deciso judicial; d) o respectivo valor do IRRF ou de contribuies retidos na fonte. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 15 )

Retor na r a o S um r io

6.5 Instituies administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos A Dirf 2013 a ser apresentada pela instituio administradora ou intermediadora dever conter as informaes segregadas por fundos ou clubes de investimentos, discriminando cada beneficirio os respectivos rendimentos pagos ou creditados e o IRRF. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 18 )

Retor na r a o S um r io

6.6 Rendimentos de aplicaes financeiras O rendimento tributvel de aplicaes financeiras informado na Dirf dever corresponder ao valor que tenha servido de base de clculo do IRRF. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 19 )

Retor na r a o S um r io

6.7 Declarante que tiver retido imposto ou contribuies a maior O declarante que tiver retido imposto ou contribuies a maior de seus beneficirios em determinado ms e o tenha compensado nos meses subsequentes, de acordo com a legislao em vigor, dever informar: a) no ms da referida reteno, o valor retido; e b) nos meses da compensao, o valor devido do imposto ou contribuies na fonte diminudo do valor compensado. Entretanto, o declarante que tiver retido imposto ou contribuies a maior e que tenha devolvido a parcela excedente aos beneficirios dever informar, no ms em que tenha ocorrido a reteno a maior, o valor retido diminudo da diferena devolvida. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 20 e 21 )

Retor na r a o S um r io

6.8 Beneficirios residentes no exterior As pessoas fsicas e jurdicas domiciliadas no Pas que efetuarem pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa a pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior dever fazer constar na Dirf as seguintes informaes: a) o Nmero de Identificao Fiscal (NIF) fornecido pelo rgo de administrao tributria no exterior; b) o indicador de pessoa fsica ou jurdica; c) o nmero de inscrio no CPF ou no CNPJ, quando houver;

d) o nome da pessoa fsica ou o nome empresarial da pessoa jurdica beneficiria do rendimento; e) o endereo completo (rua, avenida, nmero, complemento, bairro, cidade, regio administrativa, Estado, provncia etc.); f) pas de residncia fiscal; g) natureza da relao entre a fonte pagadora no Pas e o beneficirio no exterior, conforme Tabela do Anexo II daInstruo Normativa RFB n 1.297/2012 ; h) relativamente aos rendimentos: h.1) o cdigo de receita; h.2) a data de pagamento, remessa, crdito, emprego ou entrega; h.3) os rendimentos brutos pagos, remetidos, creditados, empregados ou entregues durante o ano-calendrio, discriminados por data e por cdigo de receita, observado o limite estabelecido na letra "c" do subtpico 6.2; h.4) o imposto retido, quando for o caso; h.5) a natureza dos rendimentos, conforme Tabela do Anexo II daInstruo Normativa RFB n 1.297/2012 , prevista nos Acordos de Dupla Tributao (ADT), com os pases constantes da Tabela de Cdigos dos Pases, conforme Tabela do Anexo III da norma referenciada; h.6) forma de tributao, conforme a Tabela do Anexo II daInstruo Normativa RFB n 1.297/2012 .

Nota O NIF ser dispensado nos casos em que o pas do beneficirio residente ou domiciliado no exterior no o exija ou nos casos em que, de acordo com as regras do rgo de administrao tributria no exterior, o beneficirio do rendimento, remessa, pagamento, crdito ou outras receitas estiver dispensado desse nmero. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 22 )

Retor na r a o S um r io

6.9 Comisses, corretagens e servios de propaganda e publicidade Os rendimentos relativos a comisses, corretagens e servios de propaganda e publicidade e o respectivo IR na fonte devem ser informados na Dirf: a) da pessoa jurdica que tenha pagado a outras pessoas jurdicas importncias a ttulo de comisses e corretagens relativas a: a.1) colocao ou negociao de ttulos de renda fixa; a.2) operaes realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; a.3) distribuio de valores mobilirios emitidos, no caso de pessoa jurdica que atue como agente da companhia emissora; a.4) operaes de cmbio; a.5) vendas de passagens, excurses ou viagens; a.6) administrao de cartes de crdito; a.7) prestao de servios de distribuio de refeies pelo sistema de refeies-convnio; e a.8) prestao de servios de administrao de convnios; b) do anunciante que tenha pagado a agncias de propaganda importncias relativas prestao de servios de propaganda e publicidade.

Nota As pessoas jurdicas que tenham recebido as importncias de que trata este subtpico devero fornecer s pessoas jurdicas que as tenham pagado, at 31 de janeiro do ano subsequente quele a que se referir a Dirf, documento comprobatrio com indicao do valor das importncias recebidas e do respectivo Imposto sobre a Renda recolhido, relativos ao ano-calendrio anterior. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 16 e 17 )

Retor na r a o S um r io

7. rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal Devero ser prestadas informaes relativas reteno do IRRF e das contribuies incidentes sobre os pagamentos efetuados a pessoas jurdicas pelo fornecimento de bens ou prestao de servios, nos termos do art. 64 da Lei n 9.430/1996 , nas Dirf entregues por: a) rgos pblicos; b) autarquias e fundaes da administrao pblica federal; c) empresas pblicas; d) sociedades de economia mista; e e) demais entidades de cujo capital social sujeito a voto a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar a sua execuo oramentria e financeira no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi). (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 4 )

Retor na r a o S um r io

8. Empresas fusionadas, incorporadas ou cindidas

No caso de fuso, incorporao ou ciso: a) as empresas fusionadas, incorporadas ou extintas por ciso total devero prestar informaes relativas aos seus beneficirios, de 1 de janeiro at a data do evento, sob os seus correspondentes nmeros de inscrio no CNPJ; b) as empresas resultantes da fuso, da ciso parcial, bem como as novas empresas que resultarem da ciso total devero prestar as informaes relativas aos seus beneficirios, a partir da data do evento, sob os seus nmeros de inscrio no CNPJ; e c) a pessoa jurdica incorporadora e a remanescente da ciso parcial devero prestar informaes relativas aos seus beneficirios, tanto anteriores como posteriores incorporao e ciso parcial, para todo o ano-calendrio, sob os seus respectivos nmeros de inscrio no CNPJ. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 23 )

Retor na r a o S um r io

8.1 Exemplos a) Fuso: Empresas "A" + Empresa "B" = Empresa "C" a.1) a empresa "A" apresentar declarao de extino informando os rendimentos, deduo, imposto dos beneficirios de janeiro at a data do evento (prazo de entrega da Dirf: ltimo dia til do ms subsequente ao da ocorrncia do evento); a.2) a empresa "B" apresentar declarao de extino informando os rendimentos/deduo/imposto dos beneficirios de janeiro at a data do evento (prazo de entrega da Dirf: ltimo dia til do ms subsequente ao da ocorrncia do evento); a.3) a empresa "C" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos/deduo/imposto de todos os beneficirios da data do evento at o final do ano-calendrio; b) Incorporao: Empresa A + Empresa B = Empresa A b.1) a empresa "B" apresentar declarao de extino informando os rendimentos, deduo, imposto dos beneficirios de janeiro at a data do evento (prazo de entrega da Dirf: ltimo dia til do ms subsequente ao da ocorrncia do evento); b.2) a empresa "A" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos/deduo/imposto dos beneficirios de A para o ano-calendrio, e dos beneficirios de "B" a partir da data do evento at o final do ano-calendrio; c) Ciso total: Empresa A = Empresa B + Empresa C c.1) A empresa "A" apresentar declarao de extino informando os rendimentos, deduo, imposto dos beneficirios de janeiro at a data do evento (prazo de entrega da Dirf: ltimo dia til do ms subsequente ao da ocorrncia do evento); c.2) a empresa "B" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos/deduo/imposto dos seus beneficirios da data do evento at o final do ano-calendrio; c.3) a empresa "C" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos/deduo/imposto de todos seus beneficirios da data do evento at o final do ano-calendrio; d) Ciso parcial: Empresa A = Empresa A + Empresa B d.1) a empresa "A" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos, deduo, imposto de todos os beneficirios que permaneceram em "A" para o ano-calendrio, e dos beneficirios que foram para "B" desde 1 de janeiro at a data do evento; d.2) a empresa "B" apresentar declarao normal, no prazo normal, informando os rendimentos, deduo, imposto dos seus beneficirios da data do evento at o final do ano-calendrio.

Retor na r a o S um r io

9. Encerramento de atividades No caso de extino decorrente de encerramento de atividades ocorrida no ano-calendrio de 2013, a pessoa jurdica extinta dever apresentar a Dirf relativa ao ano-calendrio de 2013 at o ltimo dia til do ms subsequente ao da ocorrncia do evento, exceto quando o evento ocorrer no ms de janeiro, caso em que a Dirf poder ser entregue at o dia 28.03.2013.

Nota Considera-se como termo da extino a data: a) de deliberao entre seus membros, nos casos de incorporao, fuso e ciso total; b) da sentena de encerramento, no caso de falncia; c) da publicao, no Dirio Oficial da Unio, do ato de encerramento da liquidao, no caso de liquidao extrajudicial promovida pelo Bacen em instituies financeiras; d) de expirao do prazo estipulado no contrato, no caso de extino de sociedades com data prevista no contrato social; e) do registro de ato extintivo no rgo competente, nos demais casos; f) do arquivamento da deciso de cancelamento de registro pela Junta Comercial, com base no art. 60 da Lei n 8.934/1994 .

Retor na r a o S um r io

9.1 Exemplo Extino: Empresa A A empresa "A" apresentar declarao de extino informando os rendimentos, deduo, imposto dos beneficirios de janeiro at a data da

extino; (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 9 , 1, e 23)

Retor na r a o S um r io

10. Sada definitiva do Pas e encerramento de esplio Na hiptese de sada definitiva do Brasil ou de encerramento de esplio ocorrido no ano-calendrio de 2013, a Dirf de fonte pagadora pessoa fsica relativa a esse ano-calendrio dever ser apresentada: a) no caso de sada definitiva, at: a.1) a data da sada em carter permanente; ou a.2) 30 dias contados da data em que a pessoa fsica declarante completar 12 meses consecutivos de ausncia, no caso de sada em carter temporrio; b) no caso de encerramento de esplio, no mesmo prazo previsto no tpico 9 para a apresentao da Dirf relativa ao ano-calendrio de 2013. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 9 , 2, II)

Retor na r a o S um r io

11. Retificao Para alterar a Dirf apresentada anteriormente, dever ser apresentada Dirf retificadora, por meio do site da RFB na Internet, observando-se que: a) a Dirf retificadora dever conter todas as informaes anteriormente declaradas, alteradas ou no, exceto aquelas que se pretenda excluir, bem como as informaes a serem adicionadas, se for o caso; b) a Dirf retificadora de instituies administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos dever conter as informaes relativas aos fundos ou clubes de investimento anteriormente declaradas, ajustadas com as excluses ou com a adio de novas informaes, conforme o caso; c) a Dirf retificadora substituir integralmente as informaes apresentadas na declarao anterior. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 24 )

Retor na r a o S um r io

12. Processamento da Dirf Aps a apresentao da Dirf, ser classificada em uma das seguintes situaes: a) "em processamento", indicando que a declarao foi apresentada e que o processamento ainda est sendo realizado; b) "aceita", indicando que o processamento da declarao foi encerrado com sucesso; c) "rejeitada", indicando que durante o processamento foram detectados erros e que a declarao dever ser retificada; d) "retificada", indicando que a declarao foi substituda integralmente por outra; ou e) "cancelada", indicando que a declarao foi cancelada, encerrando todos os seus efeitos legais.

Nota A RFB disponibilizar informao referente s situaes de processamento, mediante consulta em seu site na Internet, com o uso do nmero do recibo de entrega da declarao. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , arts. 25 e 26 )

Retor na r a o S um r io

13. Penalidades

Retor na r a o S um r io

13.1 Falta de entrega ou entrega fora do prazo A falta de apresentao da Dirf no prazo informado no tpico 5 sujeitar a pessoa fsica ou jurdica obrigada a sua apresentao multa de 2% ao ms-calendrio ou frao, que incidir sobre o montante dos tributos e das contribuies informados na Dirf, ainda que tenham sido integralmente pagos, limitada a 20%. Para efeito de aplicao da multa, considerado como termo inicial o dia seguinte ao trmino do prazo originalmente fixado para a entrega da declarao e como termo final a data da efetiva entrega ou, no caso de no apresentao, a data da lavratura do auto de infrao. A multa mnima a ser aplicada ser de: a) R$ 200,00, tratando-se de pessoa fsica, pessoa jurdica inativa e pessoa jurdica optante pelo Simples Nacional; b) R$ 500,00, nos demais casos.

Notas

(1) Considera-se no entregue a declarao que no atenda s especificaes tcnicas estabelecidas pela RFB, caso em que o sujeito passivo ser intimado a apresentar nova declarao no prazo de 10 dias, contados da cincia da intimao, e estar sujeito multa de que trata este subtpico. (2) No caso de entrega da Dirf fora do prazo, ser emitida notificao de multa por atraso correspondente, sendo esta gravada juntamente com o recibo de entrega da declarao. Conforme alterao introduzida no Decreto n 70.235/1972 , art. 23 , 2, pela Lei n 11.196/2005 , art. 113 , considera-se o sujeito passivo intimado 15 dias aps o registro da notificao da multa no meio magntico ou equivalente utilizado pelo contribuinte. (Lei n 10.426/2002 , art. 7 ; Lei n 11.051/2004 , art. 19 ; Instruo Normativa SRF n 197/2002 ; Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 27 )

Retor na r a o S um r io

13.2 Irregularidades no preenchimento no sanadas no prazo fixado em intimao O declarante est sujeito multa quando forem constatadas na Dirf as seguintes irregularidades, no sanadas no prazo fixado em intimao: a) falta de indicao do nmero de inscrio no CPF ou no CNPJ; b) indicao do nmero de inscrio no CPF de forma incompleta, assim entendido o que no contiver 11 dgitos, dos quais 9 constituem a base e 2 so para a formao do dgito verificador (DV); c) indicao do nmero de inscrio no CNPJ de forma incompleta, assim entendido o que no contiver 14 dgitos, dos quais 8 so base, 4 so para a formao do nmero de ordem e 2 so para a formao do DV; d) indicao do nmero de inscrio no CPF ou no CNPJ invlido, assim entendido o que no corresponder ao constante no cadastro mantido pela RFB; e) no indicao ou indicao incorreta de beneficirio; f) cdigo de reteno no informado, invlido ou indevido, considerando-se: f.1) invlido o cdigo que no conste da Tabela de Cdigos do IR na fonte vigente em 31 de dezembro do ano a que se referir a Dirf; f.2) indevido o cdigo que no corresponda especificao do rendimento ou ao beneficirio; g) beneficirio informado mais de uma vez por um mesmo declarante, sob um mesmo cdigo de reteno; h) outras irregularidades verificadas no preenchimento da Dirf. O declarante ser intimado a corrigir as irregularidades constatadas na declarao no prazo de 10 dias contados da cincia da intimao. A no correo das irregularidades, ou a sua correo aps esse prazo, sujeita o declarante multa de R$ 20,00 para cada grupo de 10 ocorrncias. A comprovao do recolhimento da multa no dispensa o declarante da reapresentao da Dirf corrigida. Ressalta-se que a comprovao do recolhimento da multa no dispensa o declarante da reapresentao da Dirf corrigida. (Lei n 10.426/2002 , art. 7 , IV; Lei n 11.051/2004 ; Instruo Normativa SRF n 197/2002 , art. 2 )

Retor na r a o S um r io

13.3 Reduo das multas As multas de que trata o subtpico 13.1 (exceto as multas mnimas) sero reduzidas: a) em 50%, quando a declarao for apresentada aps o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofcio; b) em 25%, se houver a apresentao da declarao no prazo fixado em intimao.

Nota At 31.12.2008, a multa pelo atraso na entrega da Dirf, quando aplicada associao sem fins lucrativos, ser reduzida a 10%, se: a) a declarao for apresentada aps o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofcio; b) houver a apresentao da declarao no prazo fixado em intimao (Lei n 11.727/2008 , art. 30 ). (Lei n 10.426/2002 , art. 7 , 2; Lei n 11.051/2004 , art. 19 ; Instruo Normativa SRF n 197/2002 )

Retor na r a o S um r io

13.4 Cdigos de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) para pagamento das multas Os cdigos de Darf para pagamento das multas de que tratam os subtpicos 13.1 e 13.2 so: a) 0381 - omisso/erro; b) 2170 - atraso na entrega. (Ato Declaratrio Executivo Corat n 87/2006 )

Retor na r a o S um r io

14. Tabela de cdigos obrigatrios No preenchimento da Dirf, os rendimentos tributveis informados devero ser especificados de acordo com a Tabela de Cdigos de Reteno Obrigatrios anexa Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , que consta das instrues de preenchimento contidas no programa gerador da Dirf, disponibilizado pela RFB na Internet, em que apresentam-se as seguintes tabelas como anexos:

a) Tabela de Cdigos de Receitas (Anexo I); b) Tabelas Relativas a Rendimento de Beneficirio no Exterior (Anexo II); e c) Tabela de Cdigo dos Pases (Anexo III). (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 29 )

Retor na r a o S um r io

15. Guarda das informaes Os declarantes devero manter todos os documentos contbeis e fiscais relacionados com o Imposto sobre a Renda ou contribuies retidos na fonte, bem como as informaes relativas a beneficirios sem reteno de Imposto sobre a Renda ou de contribuies na fonte, pelo prazo de 5 anos, contados da data da apresentao da Dirf RFB. Os registros e controles de todas as operaes, constantes na documentao comprobatria, devero ser separados por estabelecimento e dever ser apresentada quando solicitada pela autoridade fiscalizadora.

Nota O disposto neste subtpico no se aplica em relao s informaes de beneficirio de prmios em dinheiro obtidos em loterias, mesmo as de finalidade assistencial, inclusive as exploradas diretamente pelo Estado, concursos desportivos em geral, compreendidos os de turfe e sorteios de qualquer espcie, exclusive os de antecipao nos ttulos de capitalizao e os de amortizao e resgate das aes das sociedades annimas, a que se refere o art. 14 da Lei n 4.506/1964 , cujo valor seja inferior a R$ 1.637,11. (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 28 )

Retor na r a o S um r io

16. Leiaute O leiaute aplicvel aos campos, registros e arquivos da Declarao do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf 2013) foi aprovado por meio do Ato Declaratrio Executivo Cofis n 57/2012 . (Instruo Normativa RFB n 1.297/2012 , art. 30 ; Ato Declaratrio Executivo Cofis n 57/2012 ) Legislao Referenciada

Ato Declaratrio Executivo Cofis n 57/2012 Ato Declaratrio Executivo Corat n 87/2006 Decreto n 6.761/2009 Decreto n 70.235/1972 Decreto n 7.578/2011 I nstruo Normativa RFB n 1.214/2011 I nstruo Normativa RFB n 1.225/2011 I nstruo Normativa RFB n 1.297/2012 I nstruo Normativa RFB n 1.317/2013 I nstruo Normativa RFB n 969/2009 I nstruo Normativa SRF n 197/2002 Lei Comp lementar n 123/2006 Lei n 10.426/2002 Lei n 10.485/2002 Lei n 10.833/2003 Lei n 10.887/2004 Lei n 11.051/2004 Lei n 11.196/2005 Lei n 11.482/2007 Lei n 11.727/2008 Lei n 11.774/2008 Lei n 12.249/2010 Lei n 12.350/2010 Lei n 4.320/1964 Lei n 4.506/1964 Lei n 5.172/1966 Lei n 6.932/1981 Lei n 7.713/1988 Lei n 8.934/1994 Lei n 8.935/1994 Lei n 9.430/1996 Lei n 9.481/1997 Med ida Provisria n 582/2012

You might also like