You are on page 1of 13

Mandado de segurana 1) MS coletivo: inovao da CF 88

2) Garantia constitucional MS passa a ser tido como clusula ptrea, portanto, protegido pelo princpio da vedao do retrocesso.

3) Materializao em um processo civil Se eu precisar de uma disposio adicional lei 12.016/09 eu me socorro do CPC.

4) Artigo 1

5) Direito lquido e certo Aquele que eu posso provar de plano, provas documentais acertadas, segundo a doutrina. Eu posso juntar prova documental pr-constituda. MS no comporta dilao probatria, no consigo abrir um espao no rito de MS para ouvir, por exemplo, testemunhas (se estas se quiserem fazer presentes podem apresentar declaraes assinadas, o que , mesmo registrada, temerria, pois pode ter sido extrado a fora). Assim que eu impetrar meu MS, eu preciso ter todos os documentos apresentados ao Juiz. H a possibilidade de juntada posterior quando os documentos no estiverem em posse do impetrante.

6) Cabimento subsidirio (HC, HD)

Cabvel quando no couber HC e HD.

7) Ilegalidade ou abuso de poder Abuso de poder ilegalidade . A ilegalidade do A.A pode atingir a forma, finalidade, competncia e motivo.

8) Proteo a PF e PJ (violao MS repressivo ou justo receio MS preventivo) S.266, STF e lei em tese No cabe MS frente lei em tese.

9) Autoridade latu sensu. Apenas? Autoridade usado em sentido amplo, at mesmo, englobando a questo dos particulares, quando estes estiverem em situao de delegao, ou concesso. Obs: Alguns autores defendem MS em situaes entre particulares, porm, nosso OJ no englobou essa idia.

10) Competncia Depende de quem eu vou apontar como autoridade coatora. Posso estar falando, por exemplo, do governador, que tem foro no TJ.

11) Atos de gesto comercial 2 do pargrafo 1. Pensar no particular que est atuando por delegao ou concesso, como no caso da rodosol. No cabe MS.

Ex: Se a rodosol quiser abrir seu capital, no impetro MS.

12) Legitimao extraordinria Uma pessoa que esteja em situao similar outra para proteger direito seu e de semelhantes que estejam em situao similar.

13) Art.2 argumento a contrario sensu Sempre que a Fazenda Federal tiver de arcar com custas ou nus do ato reivindicado via MS.

14) Smula 150, STJ

15) Artigo 3 MS em favor de terceiro 15.1) Condies a) Omisso do titular

b) Notificao judicial Aps a notificao, 30 dias para ele responder. Aps o prazo j posso entrar.

c) Prazo decadencial Sempre observar o prazo decadencial normal de 120 dias. Contando-se sempre da cincia da ocorrncia da leso. Os 30 dias no suspendem ou interrompem o prazo.

16) Artigo 4 - MS em caso de urgncia Posso impetrar mandado de segurana por telegrama, radiograma ou outros meios eletrnicos seguros. Assume que a lei avana.

17) Meios tecnolgicos Lei 11419/06 Posso impetrar MS por email, fax, telegrama, desde que eu comprove existncia de urgncia que justifique a utilizao desse email. Ateno para a lei 11419/06, que trata sobre o uso de meios eletrnicos no processo. a) Notificao pelos mesmos meios

b) Original em 5 dias Cpia fsica impressa no prazo de 5 dias

c) Meios eletrnicos e segurana Qualquer meio eletrnico que me confira possibilidade de segurana no meio eletrnico. Da a demanda por assinaturas digitais atualmente.

18) Artigo 5 - vedao a) Recurso administrativo com efeito suspensivo sem cauo Efeito suspensivo e gratuidade. Quando eu puder da deciso, do ato que eu considere coator, recorrer administrativamente, e esse recurso tiver efeito suspensivo, e no for cobrado cauo para recorrer, nesses casos eu no posso impetrar MS.

b) Recurso judicial com efeitos suspensivo

c) Deciso judicial transitada em julgado A regra que no cabe MS contra deciso judicial (regra), exceto se essa deciso: no tiver previso de recurso, ou, se a deciso for teratolgica. Transito em julgado, entretanto, cabvel MS para relativizao da coisa julgada.

d) No tiver previso de recurso cabvel Ex: Interponho agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo. O relator aprecia a liminar do suspensivo, e indefere. Essa deciso irrecorrvel, se eu precisar reverter a situao o meio judicial cabvel o MS.

e) Deciso teratolgica cabvel Sempre que houver uma deciso esquisita.

d) MS contra ato disciplinar. MS 21296/STF cabvel Em tese possvel sim. Porm, o STF tem julgado que fala que, apesar de cabvel, h demanda por provas suficientes para comprovar o ato disciplinar para rev-lo dentro dos limites do MS.

19) Artigo 6 - requisitos da inicial a) Arts.282, 283, 295

b) 2 vias documentadas

Mas depende da quantidade de autoridade coatora (e no o rgo representativo). Sempre uma havia a mais do que o nmero de autoridades coatoras.

c) Indicao da autoridade coatora e PJ vinculada Afinal, preciso dar cincia aos rgos representativos, os respectivos procuradores.

d) Documento em posse de outrem Segundo o pargrafo primeiro eu posso indicar que documentos para comprovar meu direito est em posse de outra pessoa. O magistrado pode receber a inicial e notifica a pessoa para que ela em, 10 dias, apresenta os documentos necessrios. Se ela apresentar, o prprio cartrio vai tirar cpia e instruir os autos.

e) Documento em posse da autoridade coatora Fao apenas uma notificao, para prestar informaes, e a autoridade coatora tem 10 dias para notificar e apresentar os documentos. Obs: Os nicos documentos que podem ser negligenciados so aqueles ligados poca de ditadura protegidos por lei.

f) Autoridade coatora prtica do ato ou ordem Tanto quem pratica o ato, ou quem deu o ato para que o ato fosse praticado. No caso do concurso, tanto o presidente da comisso, tanto o prprio governador, que ordenou que fosse feito o edital.

Preferir sempre quem pratica o ato, porque nem sempre quem ordenou tem o poder, dele mesmo, retificar.

g) Teoria da encampao Autoridade superior que vai a processo judicial e encampa o ato da autoridade inferior hierarquicamente. Ex: Quando no MS a autoridade coatora for serventurio, porm, o impetrante assinala como autoridade o governador, se este vem ao MS e defende todo o ato, inclusive no mrito, tem-se a encampao do ato do servidor pelo governador. Observar REsp n818.473/MT, Relator Ministro Luiz Fux, Primeira Turma, STJ: A teoria da encampao aplicvel ao mandado de segurana to-somente quando preenchidos os seguintes requisitos: (i) existncia de vnculo hierrquico entre a autoridade que prestou informaes e a que ordenou a prtica do ato impugnado; (ii) ausncia de modificao de competncia estabelecida na Constituio Federal; (iii) manifestao a respeito do mrito nas informaes prestadas.

h) Aplicao do artigo 267, CPC

i) Renovao do MS. E o artigo 19? Dentro do prazo de 120 dias, e sendo meu MS extinto sem resoluo do mrito, eu posso renovar esse prazo indefinidamente dentro do prazo de 120 dias. Coexistente com o artigo 19.

j) Cpias autenticadas? P.1 X 365, IV, CPC A lei omissa, ento usa-se o 365, IV, do CPC.

l) MS contra ato complexo: autoridades O qual participa vrias autoridades, o MS deve incluir como autoridade coatora todos os que participaram da confeco do ato.

20) Artigo 7 - despacho da inicial a) Notificao da autoridade Para que preste informaes em 10 dias.

b) Cincia PJ; Quebra da paridade. s procuradorias de estado, da assemblia, representativas, etc. Quando se fala em cincia PJ, se fala em quebra de paridade, posto que agora eu posso ter 2 entes ligando com representante.

c) Possibilidade de suspenso do ato Quando a suspenso for pleiteada, no pode ex officio.

d) Cabimento do agravo: pargrafo 1

e) Vedao de liminar: pargrafo 2 Hipteses nas quais havia vedao da concesso de medida cautelar, acrescidas de outras.

f) Extenso dos efeitos da liminar: pargrafo 3

h) Prioridade para julgamento: pargrafo 4 O MS que tiver o deferimento de liminar tem prioridade de julgamento sobre os demais MS.

i) Aplicao do p.2 s hipteses do 273 e 461: pargrafo 5

j) Informaes prestadas pela autoridade coatora tem ou no carter de contestao? As informaes apresentadas so sim uma contestao, porm no tem efeitos de revelia.

21) Artigo 8 - perempo da liminar: hipteses Quando a parte conseguir uma liminar ela no pode obstaculizar o MS; inrcia do impetrante por prazo superior a 3 dias quando este precisar promover alguma diligncia demandada pelo magistrado.

22) Artigo 10 indeferimento da PI. Situaes: a) No couber MS

b) Faltarem os requisitos do MS

c) Decadncia

22.1) Pargrafo 1. Cabimento de apelao (com retratao) ou agravo Dessa deciso de indeferimento da inicial, eu posso ter 2 recursos distintos a depender de quem indeferiu. Se for do primeiro grau eu recorro via apelao, com possibilidade do magistrado se retratar em 48 horas. Porm, se o MS 2 grau, eu tenho a possibilidade de agravo, interno ou regimental, para levar ao colegiado e tentar reverter a deciso do relator.

22.2) Pargrafo 2. Vedao litisconsorte aps despacho da PI Depois que o juiz tiver despachado a inicial, eu no posso mais ter ingresso de litisconsorte no MS.

23) Artigo 12 Obrigatoriedade de manifestao do MP Melhor dito: obrigatoriedade de remessa dos autos ao MP. Quem diz ou no se o MP deve se manifestar nos autos o MP.

24) Artigo 14 cabimento da apelao Em primeiro grau, obviamente. 24.1) Duplo grau obrigatrio pargrafo 1 Remessa necessria, reexame necessrio.

24.2) Direito de recorrer da autoridade coatora pargrafo 2

Alm da remessa necessria a autoridade coatora pode apresentar apelao, bem como a PJ ela vinculada. De modo que posso ter, 2 apelaes e um reexame necessrio.

24.3) Execuo provisria da sentena pargrafo 3 Observando, conjuntamente, pargrafo 2 do artigo 7.

24.4) Pagamento de vencimentos e vantagens ex nunc pargrafo 4 Sempre que se estiver falando em pagamento de vantagens, vencimentos, s acontece ex nunc, porque o MS no pode ser visto como ao de cobrana.

25) Supenso de segurana. Agravo. Ou suspenso da tutela antecipada. A suspenso um incidente processual, de carter poltico, que se presta a tutelar economia, sade, segurana, e ordem pblicas. Sempre que se tiver tutela antecipada, ou segurana, frente poder pblico, ele pode, sem prejuzo do recurso cabvel, pode pedir suspenso da segurana. Competncia para julgar suspenso dos presidentes dos tribunais. Eu no discuto o mrito na suspenso, serve apenas para proteger os supracitados apenas. Julgada de plano, o eventual contraditrio fica para agravo regimental para o colegiado. No se submete a prazo. Pode ir at o transito em julgado, salvo se houver modulao de efeitos. a) Pargrafo 1: Suspenso para STJ, STF

b) Pargrafo 2: Suspenso aps AI

c) Pargrafo 3: Convivncia entre AI e SS, STA

d) Pargrafo 4: efeito suspensivo uso

e) Pargrafo 5: suspenso extensiva Em um mesmo processo, em uma mesma suspenso, o Estado apresenta petio simples indicando os processos de situao idntica a fim de suspender extensivamente.

26) Artigo 18. Cabimento RE, RESP, ROC

27) Artigo 20. Prioridade do MS sobre as demais

28) Art.23. Prazo decadencial 120 dias a partir da minha cincia de leso de direito lquido e certo

29) Art.24. Cabimento de litisconsorte.

30) Art.25. No cabimento de infringentes e condenao em honorrios

31) Art.26. Crime de desobedincia Se aproxima dos writs americanos, com a possibilidade do contempt of court

32) Valor da causa: Pet 6.673/DF, Rel. Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Terceira Seo, Julgado em 09/06/2010. DJe 18/06/2010 No s h valor da causa, como este pode ser impugnado.

You might also like