You are on page 1of 5

Energia Elica na Fantstica Casa Ecolgica

Componentes: Ana Carolina, Ana Gabriela, Claudia, Eric, Estefnia, Matheus, Rafaela e Sandra. Turma: 3 ano A.

O homem vive num oceano de energia. Ao redor dele a natureza trabalha constantemente, expendendo energia em to inesgotveis quantidades que dela o homem pode aproveitar apenas uma frao. A queda de gua poderia proporcionar fora hidreltrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem, embora ele use apenas um ou 2% dela. Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a fora da gua o faz agora. A energia elica a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e no se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi h milhares e milhares de anos. A energia dos ventos uma abundante fonte de energia renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares. A utilizao desta fonte energtica para a gerao de eletricidade, em escala comercial, teve incio h pouco mais de 30 anos e atravs de conhecimentos da indstria aeronutica os equipamentos para gerao elica evoluram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. Como funciona a energia elica? O vento gira uma hlice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vrios mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - so ligados a uma central de transmisso de energia, temos uma central elica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hlices e, claro, do regime de ventos na regio em que est instalada. E no pense que o ideal contar simplesmente com ventos fortes. "Alm da velocidade dos ventos, importante que eles sejam regulares, no sofram turbulncias e nem estejam sujeitos a fenmenos climticos como tufes", diz o engenheiro mecnico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associao Mundial de Energia Elica. Energia Elica no Mundo

Tanto no exterior como no Brasil, engenheiros civis, mecnicos e eltricos conseguiram, nos ltimos anos, desenvolver um arsenal tecnolgicos capaz de captar energia dos ventos com maior eficincia e custo reduzido. Enquanto em 1980 se gastavam 120 para ganhar um megawatt de energia atravs dos ventos, hoje o custo no passa de 40 dlares, trs vezes menor.
Energia elica no Brasil

Apesar de ter um territrio vasto com timo potencial de gerao de energia eltrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte. Atualmente, o Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participao no sistema eltrico nacional. So apenas 46 parques elicos (usinas elicas) em todo territrio nacional (dados de 2012) Porm, a boa notcia que o governo federal contratou 140 novos empreendimentos que devero estar em operao at o final de 2013. Com estes novos parques elicos, passaremos a produzir cerca de cinco mil megawatts, passando para 4,2% de participao no sistema eltrico nacional. Esta expanso est atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil. A gerao de energia eltrica atravs desta fonte de extrema importncia para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovvel e limpa. Com a energia elica, nosso pas est dando um grande passo na direo do desenvolvimento sustentvel. Principais Parques Elicos no Brasil: - Complexo Elico Alto Serto I - localizado no semirido baiano, o maior parque gerador de energia elica do Brasil e tambm da Amrica Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia elica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilho de reais. - Parque Elico de Osrio: instalado no muncio gacho de Osrio, o segundo maior centro de gerao de energia elica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts. - Usina de Energia Elica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Cear). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts. - Parque Elico Alegria: instalado na cidade de Guamar (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts. - Parque Elico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts. - Parque Elico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Cear). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.
Desvantagens

Apesar de todos os pontos positivos, preciso tomar cuidado antes de apostar na energia elica. Se no forem feitos os estudos de mapeamento, medio e previso dos ventos, ela no uma fonte confivel. No h muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil, e eles costumam serem aproveitveis somente durante parte do ano.

Alm disso, os parques elicos produzem poluio sonora e visual. Tambm podem interferir na rota migratria de pssaros, e os aero geradores interferem na paisagem do local. Alm disso, todo o equipamento caro, o que pode inviabilizar a criao de parques elicos.
Vantagens

A produo de energia eltrica atravs de energia elica tem vrias vantagens das quais podemos ressaltar as principais. uma fonte renovvel, no emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resduos na sua operao, o que a torna uma fonte de energia de baixssimo impacto ambiental. Os parques elicos so compatveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuria, j que os atuais aero geradores tm dezenas de metros de altura. O grande potencial elico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energtica do planeta e reduzir a dependncia ao petrleo. Em 2011 na Unio Europeia ela j representa 6,3% da matriz energtica, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia eltrica. Finalmente, com a tendncia de reduo nos custo de produo de energia elica, e com o aumento da escala de produo, deve se tornar uma das fontes de energia mais barata. Iremos representar a energia elica na Fantstica Casa Ecolgica com tambm dispositivos para energia solar.

Caractersticas:

* ECO HOUSE um kit de montagem educativo que aprende os princpios bsicos de robtica, eletrnicos, energia solar e energia elica. * Excelente para ensinar e demonstrar o funcionamento de uma energia limpa e sustentvel. * Vem com um painel solar no teto que quando exposto ao sol trs dispositivos, um de cada vez, podero ser acionados (sirene, cata-vento ou um display iluminado). * Com dois modos de funcionamento: atravs do painel solar ou a pilhas. * Interruptor liga/desliga Material: Peas encaixveis em acrlico colorido Dispositivos acionados pelo painel solar:

* A sirene acionada quando a porta aberta (alarme da casa) * Cata-vento gira (energia elica) * Um Display acende na frente da casa (vem 3 plaquinhas decorativas iluminadas por LED)

Bibliografia

http://www.portalsaofrancisco.com.br http://www.suapesquisa.com http://planetasustentavel.abril.com.br www.wikipedia.org

You might also like