You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE MEDICINA / HOSPITAL DAS CLNICAS COMISSO DE RESIDNCIA MDICA / COREME

RESIDNCIA MDICA 2013

ACESSO DIRETO
09/12/2012
S ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES
1. 2. Este caderno consta de 100 questes objetivas, assim distribudas: Clnica Cirrgica, Clnica Mdica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrcia e Ginecologia e Pediatria. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies grficas que possam gerar dvidas. Se houver algum defeito dessa natureza, pea ao aplicador de prova para entregar-lhe outro exemplar. No permitida a consulta a pessoas, livros, dicionrios, apostilas ou a qualquer outro material. Cada questo apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma a correta. Preencha no carto-resposta a letra correspondente resposta assinalada na prova. Transfira as respostas para o carto, observando atentamente a numerao das questes. No carto, as respostas devem ser marcadas com caneta esferogrfica de tinta PRETA , preenchendo-se integralmente o alvolo, rigorosamente dentro dos seus limites e sem rasuras.

3. 4.

5. 6.

7. Esta prova tem a durao de quatro horas , incluindo o tempo destinado coleta de impresso digital, s instrues e transcrio para o carto-resposta. 8. Voc s poder retirar-se definitivamente da sala e do prdio aps terem decorridas duas horas de prova e poder levar o caderno de prova somente no decurso dos ltimos trinta minutos anteriores ao horrio determinado para o trmino da prova. 9. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 01 De acordo com a classificao das leses obstrutivas das artrias dos membros inferiores do TASC, elas so classificadas pelas letras A, B, C, D. Leses mltiplas caracterizadas por estenoses ou ocluses, cada uma menor ou igual a 5 cm, so classificadas como TASC: (A) A (B) B (C) C (D) D QUESTO 02 Paciente diabtico desenvolve, ao longo de sua patologia, neuropatia diabtica, que ocasiona a diminuio da sensibilidade, predispondo formao de leses nos ps. Wagner classificou essas leses, levando em considerao o acometimento de planos profundos. Assim, um paciente com uma leso profunda, que atinge o plano sseo e com formao de abscesso e osteomielite, classificado no grau: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 QUESTO 03 Em qual das situaes abaixo existe indicao para intubao das vias areas? (A) Pontuao de 6, segundo a escala de Glasgow. (B) Velamento do seio costofrnico radiografia de trax. (C) Respirao tipo Kusmaul. (D) Fratura de dois arcos costais contguos. QUESTO 04 Paciente d entrada em unidade de emergncia com histria de trauma abdominal h cerca de duas horas. Ao exame fsico, apresenta torpor e reage com dor palpao abdominal profunda difusamente. Apresenta presso arterial em 100/60-mmHg e frequncia cardaca em 110 bpm Qual exame complementar mais adequado para esse paciente? (A) Ressonncia nuclear magntica de abdmen. (B) Tomografia computadorizada de abdmen. (C) Ultrassonografia porttil de abdmen. (D) Cintilografia com pesquisa de hemcias marcadas de abdmen.

QUESTO 05 Qual das substncias abaixo atua para o anabolismo aps trauma cirrgico? (A) Glucagon (B) Insulina (C) Cortisol (D) Epinefrina QUESTO 06 Na investigao de um paciente com disfagia de longa data foi realizado Raio X de esfago que mostrou megaesfago grupo lV (pela classificao de Rezende). Nesse caso, a cirurgia que oferece piores resultados com recidiva precoce dos sintomas : (A) Serra Dria (B) Thal (C) Heller (D) Mucosectomia com gastroplastia QUESTO 07 No tratamento da obesidade mrbida, a operao de Capela consiste em (A) gastrectomia vertical. (B) gastroplastia com derivao intestinal. (C) derivao biliopancretica. (D) enteroenteroanastomose. QUESTO 08 Na tomografia computadorizada, observa-se a presena de leso nodular heptica perifrica hipodensa, homognea e bem definida na fase pr-contraste e que apresenta realce centrpeto (da periferia para o centro) aps a injeo de contraste, tendo a homogenizao nos cortes de retardo e sem deslocar vasos adjacentes ou alterar o contorno heptico. Estas caractersticas so tpicas de (A) adenoma heptico. (B) hepatocarcinoma. (C) hiperplasia nodular focal. (D) hemangioma.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 09 No atendimento imediato a um paciente com trauma na face, a prioridade absoluta : (A) avaliao neurolgica. (B) reposio volmica. (C) reduo das fraturas. (D) estabelecimento de via area adequada. QUESTO 10 A diferena entre enxertos e retalhos definida (A) pela vascularizao. (B) pela rea receptora. (C) pela espessura. (D) pelo tempo de integrao. Leia o caso a seguir para responder s questes 11 e 12.
Paciente com 70 anos, do sexo feminino, menopausa h 20 anos, no fez reposio hormonal e refere me com antecedente de fratura do colo do fmur. tabagista h 50 anos (20 cigarros/dia), sedentria, com cifose dorsal aumentada, histria de fratura do punho direito aps queda de prpria altura h 15 anos e tratada com gesso, tem doena de Parkinson, sendo deambuladora domiciliar. Refere que h 12 horas sofreu queda no banheiro de sua casa, sentada, com trauma no quadril esquerdo, com dor e limitao, posio de rotao externa e encurtamento do membro inferior esquerdo, com desvio rotacional e impossibilidade de deambulao. Veio de ambulncia do interior com imobilizao provisria e dois exames feitos em sua cidade. Realizada hoje uma radiografia da bacia em anteroposterior, que evidencia fratura do colo do fmur no quadril esquerdo, com desvio dos fragmentos e desmineralizao ssea difusa e uma densitometria ssea de seis meses atrs com T-score na coluna lombar de - 1,8 e no colo do fmur direito de -1,5.

QUESTO 12 A paciente apresenta diagnstico de (A) osteopenia e necessita tratamento especfico para fragilidade ssea com clcio e vitamina D. (B) osteomalcea e necessita de tratamento especfico para fragilidade ssea com clcio, vitamina D e antirreabsortivos. (C) osteoporose e necessita tratamento especfico para fragilidade ssea com clcio e vitamina D. (D) osteoporose estabelecida e necessita tratamento especfico para fragilidade ssea com clcio, vitamina D e antirreabsortivos. QUESTO 13 Durante a anestesia, um risco de complicao por transfuso sangunea o paciente receber sangue diferente do seu tipo, por erro humano. Qual o paciente com maior risco de incompatibilidade com reao transfusional, caso receba sangue de um tipo diferente do seu? (A) A (B) B (C) O (D) AB QUESTO 14 Em anestesia, frequente a adio de adrenalina ao anestsico local, com o objetivo de prolongar o seu efeito. Se uma ampola de 1 ml de adrenalina tem 1 mg, qual o volume necessrio dessa soluo, em mililitros, para preparar uma soluo com 150 mg de bupivacana 0,5% com adrenalina a 1:200.000? (A) 0,10 (B) 0,15 (C) 0,20 (D) 1,00 QUESTO 15 A sndrome de Heide caracteriza-se pela presena de (A) estenose mitral, fibrilao atrial e trombo no trio esquerdo. (B) estenose tricspide, hepatomegalia e ascite. (C) estenose artica e hemorragia digestiva. (D) estenose pulmonar e fstulas arteriovenosas pulmonares.

QUESTO 11 No caso dessa paciente, (A) a fratura prvia do punho direito no representa risco aumentado para outras fraturas, como a do colo femoral. (B) o tratamento no cirrgico com trao e imobilizao prefervel ao tratamento cirrgico devido sua faixa etria. (C) o tratamento cirrgico com reduo aberta e a fixao interna com parafusos canulados so preferveis artroplastia do quadril. (D) o prognstico de morrer no primeiro ano aps a fratura do fmur proximal de 25% e de apresentar alguma dificuldade em suas atividades de vida dirias de 80%.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 16
Paciente com status performance de 1, de 68 anos, apresentando quadro de rouquido e tosse seca h trs meses, fez tomografia computadorizada do trax que revelou leso de 3,4 cm no hilo pulmonar esquerdo ao nvel da janela aortopulmonar e linfonodos mediastinais da cadeia 7 (subcarenal), medindo 1,7 cm em seu menor dimetro. A broncoscopia mostrou paralisia da corda vocal esquerda. Foi realizada bipsia endobrnquica cujo resultado evidenciou carcinoma escamoso.

QUESTO 19
Paciente do sexo masculino, de 62 anos, apresenta ao toque retal ndulo endurecido em lobo direito. Foi submetido bipsia prosttica, com diagnstico de adenocarcinoma de prstata em lobos direito e esquerdo, escore de Gleason 6 (3 + 3).

Como esse paciente deve ser classificado clinicamente (TNM) e em relao diferenciao tumoral? (A) T2a, bem diferenciado. (B) T3, moderadamente diferenciado. (C) T2c, moderadamente diferenciado. (D) T2b, bem diferenciado. QUESTO 20 A presena de uma facete necrotizante em regio genital e perneo leva ao diagnstico de Gangrena de Fournier. Dentre as caractersticas prprias do quadro dessa doena, NO se inclui a seguinte: (A) presena de leses com hiperemia, flogose, necrose peniana ou escrotal. (B) alta morbimortalidade em virtude da agressividade da infeco. (C) antibioticoterapia com cobertura para bactrias Grampositivas, Gram-negativas e anaerbias. (D) oxigenioterapia hiperbrica como tratamento de primeira linha. QUESTO 21 Na ausculta dos sopros cardacos, (A) o sopro sistlico da insuficincia mitral usualmente holossistlico, se irradia para a axila, acompanhado de primeira bulha hiperfontica. (B) o sopro de Austin-Flint um ruflar diastlico, secundrio a uma reduo da abertura valvar mitral devido a uma insuficincia artica. (C) a acentuao diastlica tardia (pr-sistlica) do sopro indica que o paciente est em fibrilao atrial. (D) a manobra de Riveiro-Carvalho ajuda na diferenciao entre o sopro da regurgitao mitral e artica.

Considerando-se os dados clnicos e radiolgicos apresentados, em que estgio a neoplasia se encontra? (A) IIA (T2aN0M0) (B) IIB (T2bN1M0) (C) IIIA (T3N2M0) (D) IIIB (T4N2M0) QUESTO 17 O reflexo celaco comum durante a realizao de uma colonoscopia e deve ser conhecido e prontamente tratado por endoscopistas e anestesistas. A principal manifestao clnica e o correto tratamento desta situao urgente so, respectivamente, (A) bradicardia e atropina. (B) hipoxemia e oxigenioterapia. (C) taquicardia e betabloqueador. (D) liberao macia de histamina e hidrocortisona. QUESTO 18 Os objetivos no tratamento da doena de Crohn incluem cicatrizao das leses, induo da remisso e sua manuteno. A sequncia que melhor caracteriza a abordagem teraputica progressiva ou step up na doena de Crohn : (A) prednisona, azatioprina, adalimumabe, mesalazina e cirurgia. (B) 5-ASA, corticoides, imunossupressores, anti-TNF e cirurgia. (C) colonoscopia, bipsia, mesalazina, azatioprina e cirurgia. (D) cirurgia, infliximabe, azatioprina, corticoides e 5-ASA.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 22
Homem de 65 anos, diabtico, hipertenso, dislipidmico, admitido no servio de emergncia com dor precordial de forte intensidade, iniciada h quatro horas com irradiao para o dorso, associada com sudorese fria, nuseas e vmitos. Nega tabagismo, etilismo, histria familiar de doena arterial coronariana e refere que ficou internado h 60 dias devido a AVC, sem sequelas. Ao exame fsico, encontrava-se orientado, com palidez cutneo-mucosa, aciantico e com dispneia leve. PA = 90/60 mmHg e FC 70 bpm, Sat 89%. A ausculta cardaca apresentava RCR em 2T, sem sopros. Ausculta pulmonar normal. O ECG apresentava supradesnivelamento de segmento ST em D2, D3 e AVF de 3mm.

QUESTO 25 Os rins tm papel importante na regulao da homeostase da glicose. Cotransportadores de sdio e glicose (SGLTs) presentes nos tbulos renais so considerados como novos alvos teraputicos para o tratamento do diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) porque (A) o estmulo da funo dos SGLs promove glicosria e perda de peso. (B) a inibio da funo dos SGLs aumenta a reabsoro renal de glicose, consequentemente diminuindo seus nveis plasmticos. (C) o bloqueio da funo dos SGLs aumenta o limiar para a excreo renal de glicose, reduzindo os nveis de glicemia. (D) a inibio da funo SGLs age em alterao fisiopatolgica encontrada em indivduos com DM2, que apresentam maior capacidade para a reabsoro renal de glicose. QUESTO 26 Um paciente do sexo masculino, portador de cirrose por etanol, vai consulta apresentando ictercia leve, inverso do ritmo de sono, flappings e aumento expressivo do volume abdominal, com restrio respiratria e sinal do piparote positivo. Alm dos dados clnicos, para o clculo do escore de Child-Pugh, os seguintes exames laboratoriais devem ser solicitados: (A) albumina, transaminases e fosfatase alcalina. (B) bilirrubinas, TAP e transaminases. (C) albumina, bilirrubinas e TAP. (D) TAP, fosfatase alcalina e transaminases. QUESTO 27 Qual dos fatores listados a seguir pode ser causa de gastroparesia? (A) Infeco pelo Helicobacter pylori. (B) Diabetes mellitus. (C) Uso crnico de inibidores de bomba de prtons. (D) Etilismo crnico.

Qual das opes teraputicas oferecidas na admisso, alm do oxignio, AAS e nitrato sublingual, a mais apropriada? (A) Meperidina e tromboltico. (B) Betabloqueador e heparinizao plena. (C) Clopidogrel e angioplastia coronariana percutnea primria. (D) Ticagrelor e tromboltico. QUESTO 23
Mulher de 60 anos, hipertensa h 15 anos, queixa-se de dispneia progressiva h seis meses e apresenta atualmente dispneia aos pequenos esforos. Ao exame fsico: PA = 160/100 mmHg, FC = 92 bpm, peso 55 kg. Ausculta cardaca irregular, com sopro sistlico em foco mitral suave. Estase jugular ++. Ausculta pulmonar com estertores crepitantes basais e edema de membros inferiores +/++. ECG: ritmo de fibrilao atrial e sinais de sobrecarga ventricular esquerda. Glicemia 132 mg%, creatinina 2,8 mg%, K = 5,2 mEq/l.

Nesse caso, a melhor combinao medicamentosa : (A) warfarina, furosemida e carvedilol. (B) dabigatran, enalapril e carvedilol. (C) aspirina, losartan e espironolactona. (D) rivaroxabana, hidroclorotiazida e enalapril. QUESTO 24 A dislipidemia na sndrome metablica favorece o desenvolvimento da aterosclerose, uma vez que (A) os valores do colesterol LDL so em geral muito elevados. (B) os valores baixos do colesterol HDL provocam elevao dos nveis de triglicrides. (C) os valores elevados de triglicrides resultam em alteraes nas partculas de LDL que se tornam menores e mais aterognicas. (D) os valores elevados de triglicrides resultam em aumentos do tamanho das partculas de HDL.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 28
Um paciente de 70 anos apresentou alteraes em eletroforese de protenas e foi encaminhado para avaliao. Sem queixas ou alteraes ao exame fsico. Apresenta hemograma com Hb: 13,0, GB: 6.000/uL e plaquetas de 150.000/uL. Eletroforese de protenas com albumina de 4,0 g/dL, gamaglobulinas de 3,5 g/dL, com pico monoclonal de gama, imunofixao srica com padro monoclonal IgG/Kappa, clcio srico normal, creatinina de 1,5, glicemia de 135,0. Inventrio sseo mostra osteopenia leve. Mielograma mostra infiltrao por 15% de plasmcitos anaplsicos.

QUESTO 31
Paciente de 55 anos, 70 kg, apresentou diarreia aquosa 10 vezes ao dia, durante dois dias. Chegou para a consulta com mucosas secas, pele com turgor diminudo, sedento, sem diurese h 24 horas. Presso arterial: 100/60 mmHg, deitado, e 90/50 mmHg, sentado. Os exames mostraram no sangue: ureia = 120 mg/dl, creatinina = 1,5 mg/dl, sdio = 130 mEq/l, potssio = 5,0 mEq/l. Sdio urinrio = 10 mEq/l.

Qual o diagnstico, nesse caso? (A) Leso renal aguda pr-renal. (B) Leso renal aguda ps-renal. (C) Nefrite intersticial aguda. (D) Necrose tubular aguda. QUESTO 32
Paciente do sexo masculino, de 33 anos, teve primeiro e nico episdio sbito de cefaleia bilateral, em peso, predominando na regio occipital, de forte intensidade (9/10) durante ejaculao. Nega nuseas, vmitos, foto ou fonofobia. No possui antecedentes pessoais ou familiares patolgicos. Deu entrada no pronto-socorro com exame neurolgico normal e PA 110 x 70 mmHg. A dor j havia desaparecido.

O diagnstico, nesse caso, : (A) sndrome de POEMS. (B) mieloma mltiplo indolente. (C) mieloma mltiplo sintomtico. (D) pico monoclonal de significado indeterminado. QUESTO 29
Paciente de 50 anos relata emagrecimento de 15 quilos em oito meses e desconforto abdominal, com dores em hipocndrio esquerdo. Ao exame, est descorado leve, emagrecido, sem adenomegalias e bao a 5 cm do rebordo costal esquerdo. Hemograma com Hb: 8,0 g/dL, GB: 22.000/uL, com blastos: 00%, promielcitos: 00%, mielcitos: 03%, metamielcitos: 02%, bastes: 14%, segmentados: 60%, eosinfilos: 01%, basfilos: 00%, linfcitos: 17%, moncitos: 03%, plaquetas: 450.000/uL, eritroblastos 10/100 GB. Mielograma mostrou-se inconclusivo. Anlise molecular mostra PCR para BCR-ABL negativo, PCR para mutao JAK2 negativa. Caritipo em andamento.

Diante do quadro, qual a hiptese diagnstica e a respectiva propedutica recomendada? (A) Migrnea e TC de crnio. (B) Cefaleia sexual e angiorressonncia cerebral. (C) Cefaleia tensional e RM cerebral. (D) Cluster e angiotomografia cerebral. QUESTO 33
Paciente do sexo masculino, de 40 anos, trabalhador rural, procurou o pronto-socorro, pois h um dia se sente muito fraco e no consegue abrir os olhos completamente. Seu exame revelou diparesia facial, ptose bilateral, oftalmoparesia com diplopia. Tinha midrase bilateral hiporreativa luz. Sua fala era disrtrica e tinha disfonia. A fora era reduzida globalmente e piorava com a manuteno do esforo. Os reflexos profundos eram normais, a nuca estava livre. O exame de ENMG revelou decremento de 3% na estimulao repetitiva a 3 HZ e incremento de 70% na estimulao repetitiva a 40 HZ. O LCR era normal.

Com base nesses dados, qual o diagnstico? (A) Mielofibrose primria. (B) Leucemia mieloide crnica. (C) Linfoma esplnico. (D) Trombocitemia essencial. QUESTO 30 Em pacientes portadores de doena renal crnica nos estgios 3 e 4, o tratamento da anemia com agentes estimuladores da eritropoese (eritropoetina) deve ser iniciado aps a excluso de causas extrarrenais de anemia e quando os valores de hemoglobina forem menores que (A) 9 g/dL (B) 10 g/dL (C) 11 g/dL (D) 12g/dL

O diagnstico e o tratamento, neste caso, so, respectivamente, (A) miastenia e anticolinestersico. (B) sndrome de Eaton Lambert e imunossupressor. (C) sndrome de Guillain-Barr e plasmafrese. (D) botulismo e antitoxina botulnica.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 34
Paciente de 70 anos, do sexo feminino, apresenta tontura com escurecimento visual ao se levantar da cama. Foi orientada pelo balconista da farmcia a usar flunarizina, pois achava que ela estava com labirintite. A paciente manteve o uso dessa medicao por mais de um ano, quando procurou servio mdico referindo tremor e lentificao global, com quedas frequentes. Ao exame, apresenta-se lenta, no consegue levantar-se rapidamente da cadeira e seus passos so curtos. Sua fora, sensibilidade e reflexos so normais e a nuca est livre. Ao relaxar a musculatura dos membros superiores, manifesta tremor assimtrico.

QUESTO 37 Mulher de 25 anos procura atendimento mdico por quadro de plaquetopenia e livedo reticular. Refere antecedente de trs abortos espontneos, consecutivos. Apresenta EAS normal, FAN e Fator Reumatoide negativos. Considerando-se a principal hiptese diagnstica, quais exames laboratoriais devero ser solicitados a esta paciente? (A) Anti-DNA e C4. (B) Anti-Ro e anti-La. (C) Anti-CCP e ANCA. (D) Anticoagulante lpico e anticardiolipina. QUESTO 38 O termo rizartrose denomina a forma de osteoartrite que acomete a articulao (A) interfalngica distal do quinto dedo. (B) acromioclavicular. (C) carpometacarpofalngica do primeiro dedo. (D) talocalcanear. QUESTO 39 Os transtornos de ansiedade tm elevada prevalncia na populao geral e podem levar a significativo comprometimento scio-ocupacional nos indivduos acometidos. Dentre esses transtornos, o do pnico (A) acomete homens e mulheres na mesma proporo. (B) caracteriza-se pela presena de ataques de pnico espontneos e recorrentes. (C) tem na agorafobia um critrio fundamental para seu diagnstico. (D) tem o tratamento medicamentoso limitado ao uso de benzodiazepnicos associados psicoterapia. QUESTO 40 No transtorno de estresse ps-traumtico (TEPT), (A) os sintomas tm resoluo espontnea em, no mximo, um ms aps o evento traumtico. (B) a presena de amnsia de partes importantes do evento traumtico exclui o diagnstico. (C) o componente ambiental (trauma) fundamental para o seu surgimento. (D) a psicoterapia apresenta baixa eficcia no tratamento.

O diagnstico e o tratamento, neste caso, so: (A) doena de Parkinson e levodopa/carbidopa. (B) vertigem paroxstica postural benigna e manobra de Epley. (C) parkinsonismo induzido por droga e suspenso da medicao. (D) doena de Meniere e betaistina. QUESTO 35
Governo lana novo teste para tuberculose O Ministrio da Sade anunciou que um novo teste rpido para identificao da tuberculose ser oferecido pelo SUS, at o segundo semestre de 2013. O Estudo sobre a viabilidade do teste rpido foi financiado pela Fundao Bill & Melinda Gates, com investimentos de US$ 1,8 milho de dlares. No ano passado, o pas registrou 71.337 casos de tuberculose, informa o MS.
O GLOBO, Rio de Janeiro, 20 out. 2012. (Editorial)

Em relao ao diagnstico da tuberculose, esse novo teste tem a seguinte vantagem: (A) apresenta uma sensibilidade superior ao atual teste em meio de Lowenstein Jensen. (B) pode substituir a tcnica com colorao de Ziehl-Neelsen. (C) fornece um resultado de perfil de resistncia rifampicina. (D) viabiliza o resultado de cultivo para M. tuberculosis em 24 horas. QUESTO 36 No atendimento a um paciente em bom estado geral e tosse persistente h 30 dias, pouco produtiva, com caracterstica mucoide, a investigao da causa deve contemplar as seguintes possibilidades: (A) pneumonia, asma e bronquiectasias. (B) hiper-reatividade brnquica, sinusite, micose pulmonar. (C) alergia respiratria, bronquiectasia e refluxo gastroesofgico. (D) hiper-reatividade brnquica, sinusite e refluxo gastroesofgico.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 41 A Sade da Famlia entendida como uma estratgia de reorientao do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantao de equipes multiprofissionais em unidades bsicas de sade. Essas equipes so responsveis pelo acompanhamento de um nmero definido de famlias, localizadas em uma rea geogrfica delimitada. O membro da equipe que tem como atribuio especfica realizar o mapeamento de sua rea e cadastrar as famlias, identificando as que esto expostas a situaes de risco, o (A) enfermeiro. (B) auxiliar de enfermagem. (C) assistente social. (D) agente comunitrio de sade. QUESTO 42 O Conselho de Sade um rgo colegiado, deliberativo e permanente do Sistema nico de Sade (SUS) em cada esfera de governo, integrante da estrutura bsica do Ministrio da Sade, da Secretaria de Sade dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, com composio, organizao e competncia fixadas pela Lei n. 8.142/90. atribuio do Conselho de Sade: (A) formular princpios e diretrizes da poltica de sade, de sua esfera correspondente de governo. (B) executar aes que visem implantar a poltica de sade na sua esfera de atuao. (C) decidir a alocao dos recursos financeiros, de acordo com as prioridades definidas em suas reunies ordinrias. (D) atuar na formulao e proposio de estratgias e no controle da execuo das polticas de sade, inclusive nos seus aspectos econmicos e financeiros. QUESTO 43 Um desafio para as prticas de sade aliar o mbito clnico de interveno com o da sade coletiva. Esse desafio o de instaurar em todos os campos da sade pblica uma atitude que, ao mesmo tempo, garanta as especificidades acumuladas ao longo do tempo em cada ncleo de saber e consiga fazer atravessar tais saberes uns sobre os outros, de modo a construir novos olhares e novos dispositivos de interveno. Esse modo de trabalhar o conhecimento denomina-se: (A) transdisciplinaridade. (B) interdisciplinaridade. (C) transversalidade. (D) multidisciplinaridade.

QUESTO 44 Em 2000, a Organizao das Naes Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milnio (ODM) que, no Brasil, so chamados de oito Jeitos de Mudar o Mundo, que devem ser atingidos por todos os pases at 2015. No Brasil, em 2011 foi estruturada a Rede Cegonha, como uma estratgia do Ministrio da Sade, operacionalizada pelo SUS, que visa melhorar a sade materno-infantil e alcanar os seguintes objetivos do milnio: (A) acabar com a fome e a misria, reduzir a mortalidade infantil e melhorar a sade da gestante. (B) promover a igualdade entre os gneros e a valorizao da mulher, reduzir a mortalidade infantil e melhorar a sade da gestante. (C) proporcionar a educao bsica e de qualidade para todos, reduzir a mortalidade infantil e acabar com a fome e a misria. (D) promover a igualdade entre os gneros e a valorizao da mulher, proporcionar a educao bsica e de qualidade para todos e reduzir a mortalidade infantil. QUESTO 45 A Poltica Nacional de Ateno Bsica, no Brasil, considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na insero sociocultural e busca a promoo de sua sade, a preveno e o tratamento de doenas e a reduo de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudvel. Esta poltica (A) desenvolvida por meio do exerccio de prticas gerenciais e sanitrias centralizadas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populaes de territrios bem delimitados, considerando a dinamicidade existente no territrio em que vivem. (B) utiliza tecnologias de baixa complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de sade de maior frequncia e relevncia em seu territrio. (C) orienta-se pelos princpios da universalidade, da acessibilidade e da coordenao do cuidado, do vnculo e continuidade, da integralidade, da responsabilizao, da humanizao, da equidade e da participao social. (D) destina-se a reas subdesenvolvidas e de poucos recursos, tendo como princpio o atendimento individualizado e o coletivo.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 46 O sistema de informaes de mortalidade (SIM) foi implantado no Brasil em 1975 com o objetivo de padronizar as informaes epidemiolgicas em todo o pas e gerar estatsticas sobre mortalidade. Com relao a esse sistema, pode-se afirmar o seguinte: (A) a fonte de informao desse sistema o mapa de bitos enviados pelos cartrios de registro civil ao IBGE. (B) a cobertura no Brasil no ano de 2010 maior que 90%. (C) o profissional de enfermagem o responsvel pelo preenchimento das informaes sobre as causas de morte. (D) o responsvel pelo preenchimento da causa de morte, no caso de mortes por causas externas, o Servio de Verificao de bitos (SVO). QUESTO 47
Paciente chagsico, com comprometimento cardaco, internado com histria de distenso progressiva do abdmen. H dois dias, vem apresentando fraqueza, febre alta, e no suporta que lhe toquem o abdmen. Sem evacuar h trs dias, tem diagnstico colonoscpico de megaclon h cinco anos. Na visita mdica das 8 horas da manh, paciente suava muito e apresentava presso sistlica de 20 mmHg. O diarista, aps avaliar o hemograma, trocou o antibitico e, ao longo do dia, ajustou vrias vezes o gotejamento de dopamina. s 16 horas, o paciente apresentou parada cardiorrespiratria e teve o bito confirmado pelo mdico substituto, aps o insucesso das manobras de reanimao.

QUESTO 48 A anlise das transformaes no comportamento dos componentes da dinmica demogrfica que o Brasil vivenciou nos ltimos 50 anos evidencia o seguinte: (A) 50% da populao vive hoje em reas urbanas e houve diminuio do nmero de filhos por mulher. (B) reduo da mortalidade por doenas infecciosas desde os anos 40 e reduo da mortalidade por doenas crnicas no transmissveis na ltima dcada. (C) estabilizao da esperana de vida para os homens e aumento para as mulheres. (D) reduo da mortalidade por causas externas e aumento da mortalidade por neoplasias. RASCUNHO

A sequncia correta das causas que levaram ao bito na declarao de bito : (A) Parte I: linha a) obstipao; linha b) febre; linha c) obstruo intestinal. (B) Parte I: linha a) cncer de clon; linha b) infeco generalizada; Parte II: caquexia. (C) Parte I: linha a) doena de Chagas; linha b) abdmen agudo; linha c) obstruo intestinal; linha d) choque sptico. (D) Parte I: linha a) choque sptico; linha b) peritonite aguda; linha c) volvo de sigmoide; linha d). megaclon chagsico crnico; Parte II: cardiopatia chagsica.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 49 Analise o quadro que segue.


Quadro 1. Populao por faixa etria (em anos) e nmero de casos de aids segundo faixa etria diagnosticados nos anos de 2000 e 2010 no Estado de Gois Populao por faixa etria (em anos) ANO 2000 2010 2000 2010 <5 482645 437864 14 5 5 a 12 782693 789146 3 3 13 a 19 722245 748129 16 17 20 a 24 504075 554139 65 58 25 a 29 450048 556602 136 133 30 a 34 419989 532272 160 154 35 a 39 376273 473632 98 144 40 a 49 558427 802725 113 210 50 a 59 348017 547654 34 86 60 e > 358816 561625 8 30 Total 5003228 6003788 647 840

Nmero de casos de aids por faixa etria

Com base nestes dados, conclui-se que (A) o nmero de casos prevalentes de aids em Gois nos anos de 2000 e 2010 foi de 647 e 840, respectivamente. (B) a taxa de incidncia de aids em menores de cinco anos em 2000 foi de 1,14 por cem mil habitantes. (C) o maior risco de aids em 2010 foi na faixa etria de 25 a 29 anos. (D) a faixa etria que apresentou a maior variao percentual da taxa de incidncia de aids entre 2000 e 2010 foi a de 60 anos e mais. QUESTO 50 O quadro abaixo apresenta dados do Ministrio da Sade, publicados em 2012, sobre a tendncia do coeficiente de mortalidade infantil (CMI) e seus componentes neonatal (NEO) e ps-neonatal (POSNEO), no perodo 2000-2010.
Quadro 1. Tendncia do coeficiente de mortalidade infantil, neonatal e ps-neonatal. Brasil, 2000-2010. (Taxas por mil nascidos vivos) ANO 2000 2001 CMI NEO PS-NEO 26,6 17 9,6 24,8 16,1 8,7 2002 23,5 15,4 8,1 2003 22,9 14,8 8,1 2004 21 13,9 7,1 2005 20,3 13,6 6,8 2006 19,4 13,1 6,3 2007 18,5 12,6 5,9 2008 17,5 12 5,5 2009 17,2 11,8 5,4 2010 16,2 11,5 5

Com relao aos coeficientes e aos principais grupos de causas de mortalidade infantil, verifica-se que (A) o coeficiente de mortalidade infantil no Brasil vem sendo reduzido nos ltimos anos, sendo que o maior percentual de reduo ocorreu entre 2000 e 2010 no componente neonatal. (B) o principal grupo de causa de mortalidade no perodo neonatal est associado s pneumonias e s doenas infecciosas intestinais. (C) o percentual de reduo da taxa de mortalidade infantil, na primeira metade da dcada (2000 a 2005), foi mais elevado do que na segunda metade (2005 a 2010). (D) as malformaes congnitas so o principal grupo de causas de mortalidade no perodo neonatal.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 51 Em um estudo de caso-controle sobre cncer do colo do tero, avaliou-se ter tido dois ou mais parceiros sexuais na vida como um dos fatores de risco. Foram examinados 200 casos de cncer do colo do tero, dos quais 80% das entrevistadas relataram dois ou mais parceiros sexuais na vida, e 400 controles, dos quais 40% relataram dois ou mais parceiros. As demais participantes relataram ter tido apenas um parceiro sexual ao longo da vida. Com base nesses dados, o odds ratio observado para o fator ter tido dois ou mais parceiros sexuais na vida foi de: (A) 6,00 (B) 3,50 (C) 2,00 (D) 8,60 QUESTO 52 Um estudo de coorte foi realizado para avaliar o uso de contraceptivos hormonais no orais como fatores de risco para o desenvolvimento de trombose venosa. Ao se comparar mulheres que usavam o anel vaginal com mulheres que no utilizavam contraceptivos hormonais (grupo de referncia) foi observado o seguinte resultado: risco relativo ajustado 6,48 (IC95% 4,69 8,94; valor de p <0.001). Esse resultado indica que (A) o risco de adoecer em mulheres que no fizeram uso de contracepo hormonal foi maior que nas mulheres que usaram o anel vaginal. (B) o risco de adoecer foi semelhante nos dois grupos. (C) a incidncia de trombose venosa em mulheres que usaram o anel vaginal foi maior que nas mulheres que no fizeram uso de contracepo hormonal. (D) o uso do anel vaginal um fator de proteo para a ocorrncia de trombose venosa. QUESTO 53 Um teste para diagnosticar a presena de depresso foi aplicado individualmente a estudantes do ensino mdio com idades entre 15 e 17 anos. A sensibilidade e a especificidade do teste utilizado so de 77% e 88%, respectivamente. Com base nessas caractersticas do teste, esperase que, a cada 100 participantes com a doena, (A) 88 seriam diagnosticados corretamente (verdadeiros positivos). (B) 23 no seriam diagnosticados (falsos negativos). (C) 77 seriam diagnosticados como no tendo depresso (verdadeiros negativos). (D) 12 seriam incorretamente diagnosticados como tendo depresso (falsos positivos).

QUESTO 54 Um estudo de corte transversal conduzido em uma populao para avaliar o tabagismo como fator de risco para asma apresentou os seguintes resultados:
Participantes com asma Tabagismo Sim Tabagismo No Total 240 32 272 Participantes sem asma 31 11 42

Total 271 43 314

Com base nesses resultados, (A) a prevalncia de asma entre os tabagistas foi de 94,2%. (B) a prevalncia de asma entre indivduos no tabagistas foi de 56,1%. (C) a razo de prevalncia foi de 1,19. (D) o risco relativo foi de 2,66. QUESTO 55 O atual calendrio bsico de vacinao da criana do Programa Nacional de Imunizao do Ministrio da Sade inclui vacinas contra (A) meningites por meningococo e por haemophilus, aps o primeiro ms de vida. (B) difteria, ttano e varicela, no primeiro ano de vida. (C) hepatites A, B e C, no primeiro ano de vida. (D) febre amarela, at o sexto ms de vida. QUESTO 56
Paciente do sexo masculino, de 16 anos, apresenta histria de prurido no corpo h 30 dias. O prurido era mais intenso noite. Relata surgimento de leses tipo ppulas escoriadas nas axilas, virilha e abdome inferior. H 10 dias, surgiram manchas vermelhas seguidas de bolhas, algumas com contedo seroso e outras, purulento, que se rompiam com facilidade, deixando exulceraes e crostas melicricas, na regio da raiz das coxas e dos braos.

O quadro clnico acima sugere concomitncia de patologias distintas. Quais os provveis diagnsticos? (A) Lquen plano e penfigoide bolhoso. (B) Dermatite atpica e pnfigo vulgar. (C) Escabiose e impetigo bolhoso. (D) Dermatite de contato e pnfigo foliceo.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 57 Paciente de 65 anos, do sexo masculino, procedente da rea rural, apresenta ndulo hipercrmico enegrecido, com borda cilndrica translcida, e pequena ulcerao central na regio do sulco nasolabial. Qual o diagnstico clnico da leso e qual o exame confirmatrio? (A) Nevo composto e dermatoscopia. (B) Carcinoma basocelular e histopatologia. (C) Carcinoma espinocelular e imunofluorescncia. (D) Melanoma e imuno-histoqumica. QUESTO 58 A Influenza pandmica A H1N1 uma pandemia iniciada em 2009 que colocou em alerta a sade pblica mundial. Nessa doena, (A) o quadro clnico habitual caracterizado por febre alta, vmitos, diarreia e exantema. (B) a transmisso viral ocorre, com frequncia, pelas vias fecal e oral. (C) a gravidez e a doena pulmonar obstrutiva crnica so fatores de risco na evoluo para formas graves e bito. (D) as alteraes sugestivas no hemograma so: leucopenia com desvio para esquerda, eosinofilia intensa, plaquetopenia e anemia.

QUESTO 59 Paciente de 32 anos, procedente da Nigria, onde trabalhava na construo civil, HIV negativo. Refere h sete dias um quadro sbito de febre irregular, acompanhada de cefaleia, calafrios e dor no corpo durante os episdios febris. Ao exame fsico, estava prostrado, levemente ictrico e com hepatoesplenomegalia. Na pesquisa direta de parasitos no sangue perifrico, observou-se uma estrutura aneliforme com dupla cromatina no interior da hemcia (seta) e estruturas maiores em forma de banana.

Disponvel em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc>. Disponvel em: 28 out. 2012. (Adaptado).

Considerando-se os achados clnicos e laboratoriais, o diagnstico : (A) amebase. (B) babesiose. (C) balantidase. (D) malria. QUESTO 60 A terapia de reposio hormonal pode ser feita com vrios tipos de medicao, destacando-se, entre eles, a tibolona. A tibolona, no fgado, (A) aumenta a sntese de albumina. (B) aumenta a gliconeognese. (C) reduz a produo de SHBG. (D) estimula a formao da lipase heptica. QUESTO 61 A endometriose responsvel por inmeras consultas no ambulatrio de ginecologia. Essa doena (A) acomete principalmente jovens com menos de 20 anos de idade. (B) tem como primeira escolha de tratamento o uso de contraceptivo hormonal, quando classificada como grau I e II. (C) a principal causa de infertilidade feminina entre os 20 e 35 anos de idade. (D) tem como primeira opo de tratamento o uso de anlogos do GnRH.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 62 A miomatose uterina pode causar vrios sintomas nas mulheres tanto em relao ginecologia quanto obstetrcia. Os miomas uterinos (A) crescem na maioria das vezes durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. (B) tm, uma vez feito o diagnstico, o tratamento cirrgico como a melhor escolha. (C) apresentam, aps a menopausa, crescimento acentuado. (D) tm origem monoclonal com altas taxas de receptores de estrgeno e progesterona. QUESTO 63 A associao do HPV com o cncer de colo j bem estabelecida. Nessa relao, (A) os sorotipos do vrus 16, 18, 31, 33 e 45 so os mais relacionados s verrugas vulvares. (B) as AGUS so leses especficas do epitlio escamoso. (C) o NIC III compreende os casos de displasia acentuada e de carcinoma in situ, que possuem o mesmo prognstico. (D) as ASCUS so consideradas leses de alto grau. QUESTO 64 A diferenciao imperfeita ou incompleta dos rgos genitais, seja em nvel gentico ou orgnico, resulta em genitlia ambgua, conhecida como estados intersexuais. Desse modo, (A) no pseudo-hermafroditismo masculino, o caritipo XY. (B) no pseudo-hermafroditismo feminino, a genitlia externa feminina ou ambgua. (C) no hermafroditismo verdadeiro, na maioria dos casos, o caritipo 46 XY ou mosaico. (D) no pseudo-hermafroditismo masculino, a principal causa a hiperplasia congnita da suprarrenal.

QUESTO 65 Com o surgimento da aids na dcada de 80 houve aumento significativo do uso de preservativo masculino pelos parceiros; porm, com o controle da infeco atravs da terapia antirretroviral, o uso do preservativo vem decrescendo. Quanto s caractersticas das DSTs, tem-se o seguinte: (A) o cancro duro, na sfilis, uma lcera geralmente dolorosa e de fundo sujo com bordas proeminentes. (B) o agente etiolgico, no linfogranuloma inguinal, o Haemophilus ducreyi. (C) o herpes genital causado pelo herpes simples tipo 1, e as leses orais pelo herpes simples tipo 2. (D) o agente etiolgico no cancro mole a Chlamydia trachomatis. QUESTO 66 H vrios mtodos de contracepo, tanto masculino como feminino, com taxa de eficcia semelhante. Em relao aos mtodos contraceptivos, deduz-se o seguinte: (A) os pacientes com diagnstico de enxaqueca devem usar contraceptivos hormonais somente com progesterona. (B) o DIU de cobre tem eficcia superior ao DIU de progesterona. (C) os mtodos conhecidos como abstinncia sexual peridica incluem o Ogino Knaus, Billings, coito interrompido, temperatura basal e sintotrmico. (D) a alterao do metabolismo dos carboidratos afetada principalmente pelo componente estrognico dos contraceptivos hormonais. QUESTO 67 As alteraes mamrias so aquelas que mais preocupam as mulheres. Do ponto de vista das doenas benignas da mama, (A) o tumor filoides (Cystossarcoma phylloides) caracteriza-se pela hipocelularidade. (B) o fibroadenoma em mulheres com menos de 35 anos de idade poder ter conduta expectante. (C) o carcinoma intracstico um achado frequente nos cistos mamrios. (D) o papiloma solitrio leso pr-neoplsica, mesmo quando no h atipias.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 68 Uma paciente procura o consultrio de ginecologia com queixa de secreo vaginal amarelada, de odor ftido que piora aps a menstruao e a relao sexual. O colpocitolgico mostra a presena de clue-cells. Nesse caso, o diagnstico e o respectivo tratamento so: (A) Gardnerella vaginalis e secnidazol. (B) Candidase e fluconazol. (C) Trichomonas vaginalis e metronidazol. (D) vaginose citoltica e vulos de bicarbonato de sdio. QUESTO 69

QUESTO 72 A gestao gemelar, sonho de muitos casais, aumenta o risco de complicaes durante a gravidez. Em relao gestao mltipla, pode-se constatar o seguinte: (A) a grande maioria monozigtica. (B) a gravidez monocorinica sempre monozigtica. (C) a frequncia desse tipo de gestao corresponde a 20% do total das gravidezes. (D) os gmeos siameses ocorrem em gestaes dizigticas em que a diviso se deu aps o dcimo terceiro dia da fecundao. QUESTO 73

Em relao ao perodo implantacional e embriognese, pode-se afirmar o seguinte: (A) a mrula possui oito ou mais blastmeros. (B) a fase de organognese compreende o perodo entre a segunda e a dcima segunda semana de gestao. (C) o perodo fetal o perodo que se inicia aps a nona semana de gestao. (D) a fertilizao do vulo ocorre dentro da cavidade uterina. QUESTO 70 A gravidez pode evoluir com doenas de risco materno e fetal. A doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG) uma complicao temida durante a gravidez. Essa doena (A) considerada grave quando a proteinria de 24 horas for maior que 2 g. (B) classifica-se como moderada quando a proteinria de 24 horas estiver abaixo de 2 g. (C) considerada leve se a presso arterial estiver abaixo de 140/90 mmHg. (D) tem a sua evoluo bloqueada pela terapia anti-hipertensiva. QUESTO 71 O parto pr-termo aquele que acontece antes de 37 semanas completas de gestao. Em situaes de trabalho de parto prematuro, (A) a corticoterapia est indicada entre a 24 e a 36 semanas de gestao. (B) a toclise est proscrita mesmo em casos em que no houve tempo para maturao pulmonar. (C) o uso de progesterona deve ser evitado aps a vigsima quarta semana de gestao. (D) a histria anterior de parto pr-termo o principal fator de risco para sua repetio.

A Organizao Mundial de Sade (OMS) recomendou, a partir de 1983, a classificao histopatolgica da doena trofoblstica gestacional (DTG) no sentido de promover uma padronizao da nomenclatura. Essa doena (A) mais frequente em pases do ocidente. (B) ocorre em qualquer idade, com incidncia semelhante, descartando-se, assim, a idade materna como fator de risco. (C) obrigatria na origem do coriocarcinoma. (D) apresenta, com maior frequncia, nas molas parciais, o caritipo triploide com 69 cromossomos, sendo dois genomas paternos e um materno. QUESTO 74 Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), abortamento a expulso ou extrao do concepto pesando menos de 500 gramas (20-22 semanas de gestao). No abortamento, (A) o repouso interfere de forma decisiva na sua evoluo. (B) a ultrassonografia endovaginal com beta-hCG acima de 1000ui deve visualizar o saco gestacional intrauterino. (C) a sua ocorrncia at a dcima semana de gestao considerada precoce. (D) as anomalias cromossmicas so as principais causas dos abortamentos tardios.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 75 Durante a gravidez, a me no imune pode contrair algumas infeces com poder de atingir o concepto atravs da barreira placentria. Em relao s infeces congnitas e transmisso vertical, (A) a vacinao para hepatite B durante a gravidez deve ser evitada por tratar-se de vrus vivo atenuado. (B) o teste de avidez de IgG elevado compatvel com infeco recente. (C) a vacinao contra a rubola, em mulheres susceptveis, deve ser feita a partir do sexto ms ps-parto. (D) o tratamento antirretroviral combinado deve ser iniciado de preferncia aps a dcima segunda semana de gestao. QUESTO 76 O uso do partograma passou a ser obrigatrio a partir de 1994 por recomendao da Organizao Mundial de Sade(OMS). No partograma, (A) a linha de ao traada de forma inclinada duas horas aps o registro da dilatao inicial na fase ativa do trabalho de parto. (B) a linha de alerta traada de forma paralela e quatro horas aps a linha de ao. (C) o parto taquitcico aquele em que o incio do trabalho e o parto ocorrem em quatro horas ou menos. (D) a permanncia da mesma dilatao cervical, com contraes eficientes por um perodo de quatro horas, caracteriza a parada secundria da dilatao.

QUESTO 77 Uma grande variedade de micro-organismos pode infectar o trato genital feminino. Infeces por Candida, Trichomonas e Gardnerella so muito comuns e podem causar desconforto significativo, mas habitualmente sem sequelas. Quanto a estas infeces, pode-se afirmar o seguinte: (A) a infeco genital por vrus Herpes simplex comum e acomete, em ordem de frequncia, o colo, a vagina e a vulva. facilmente diagnosticada na colpocitologia pelo encontro das clulas tipo olho de coruja. (B) o Molusco contagioso uma infeco por Paramixovrus, que compromete pele e mucosas. O diagnstico definitivo estabelecido pelo exame histopatolgico com o encontro de incluses intranucleares de partculas virais, formando uma massa basoflica. (C) as leveduras de Candida fazem parte da microflora vaginal normal. A candidase ocorre quando h um desequilbrio nesse ambiente microbiano. O diagnstico etiolgico conclusivo da infeco pode ser firmado pela colpocitologia, pelo encontro de hifas (pseudo-hifas) com brotamentos (leveduras) laterais. (D) a infeco por Trichomonas vaginalis, protozorio flagelado, pode ser assintomtica, sendo o diagnstico estabelecido pela colpocitologia, j que o agente morre rapidamente aps a coleta e no observado no exame a fresco ou direto. QUESTO 78 As doenas da vulva so tratadas por interface do mdico ginecologista e dermatologista. Na vulva, podem ocorrer doenas inflamatrias, cistos e neoplasias comuns na pele de outras regies do corpo. Em relao a essas doenas, verifica-se que (A) os cistos de Bartholin so relativamente comuns e limitados por epitlio simples colunar semelhante ao das glndulas apcrinas, com decapitao citoplasmtica. (B) o lquen escleroso e atrfico ocorre mais frequentemente na perimenopausa. O histopatolgico mostra degenerao hidrpica das clulas basais, hiperqueratose, fibrose e edema da derme e infiltrado inflamatrio mononuclear em torno de vasos do plexo superficial. (C) o condiloma acuminado, na histopatologia, mostra acantose, hiperqueratose e atipia coilocittica, cariomegalias e atipias nucleares e vacuolizaes citoplasmticas, sendo causado por vrus altamente oncognicos, tipo 16 e 18. (D) o hidradenoma papilar um ndulo bem delimitado, geralmente no pequeno lbio, e clinicamente no se confunde com os carcinomas, pois no apresenta ulcerao.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 79
Um adolescente de 15 anos, do sexo masculino, atendido em um servio de emergncia devido a um quadro de febre alta (39 a 40 C), mal-estar e dor de garganta com durao de quatro dias. Relata que j foi medicado com azitromicina por mais de 48 horas, sem apresentar melhora. Ao exame fsico, apresenta placas acinzentadas em superfcies amigdalianas com hiperemia dos pilares anteriores, adenomegalia generalizada e presena do sinal de Hoagland.

QUESTO 81
Uma criana de cinco anos, previamente hgida e em bom estado nutricional, deu entrada no hospital com histria de tosse e coriza com durao de sete dias, febre por quatro dias e inapetncia. Estava em regular estado geral, com taquidispneia e tiragens intercostais. A radiografia do trax revelou opacidade homognea em lobo inferior esquerdo (LIE). Foi internado e prescrito penicilina cristalina endovenosa. Evoluiu, nas 48 horas seguintes, sem febre, mantendo taquidispneia leve e referindo dor em hemitrax esquerdo. A radiografia do trax, neste momento, revelou opacidade homognea em LIE com linha de derrame pleural esquerda, a qual, no decbito lateral E, mostra espessura de 2 cm.

A principal hiptese diagnstica e a conduta indicada so: (A) amigdalite estreptoccica manter azitromicina e reavaliar em 24 horas. (B) amigdalite estreptoccica suspender azitromicina e aplicar dose nica de penicilina benzatnica. (C) mononucleose infecciosa suspender azitromicina e prescrever sintomticos. (D) angina de Plaut Vincent aplicar penicilina benzatnica. QUESTO 80 O teste do coraozinho um exame simples, indolor, rpido e que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recm-nascidos, pois importante para o diagnstico precoce de uma cardiopatia congnita crtica. O teste consiste na realizao de oximetria de pulso (A) no membro superior direito, obrigatoriamente, e em um dos membros inferiores, devendo a saturao perifrica de O2 ser 95% em ambos os membros, e no haver uma diferena maior que 3% entre as duas aferies. (B) em um dos membros superiores e em um dos membros inferiores, devendo a saturao perifrica de O2 ser 95% em ambos os membros, e no haver uma diferena maior que 3% entre as duas aferies. (C) no membro superior esquerdo, obrigatoriamente, e em um dos membros inferiores, devendo a saturao perifrica de O2 ser 93% em ambos os membros, e no ter uma diferena maior que 5% entre as duas aferies. (D) em um dos membros superiores e em um dos membros inferiores, devendo a saturao perifrica de O2 ser 93% em ambos os membros, e no ter uma diferena maior que 5% entre as duas aferies.

O procedimento mais correto a ser seguido : (A) manter penicilina e realizar drenagem pleural. (B) manter penicilina e realizar toracocentese. (C) trocar penicilina por ceftriaxona e oxacilina e realizar toracocentese. (D) trocar penicilina por ceftriaxona e oxacilina e observar clinicamente, pois o derrame laminar. QUESTO 82 A parasitose intestinal associada ao prolapso retal a (A) ascaridase. (B) giardase. (C) tenase. (D) tricocefalase. QUESTO 83 A sndrome nefrtica na criana uma doena renal decorrente de proteinria 50 mg/kg/dia e com valores de albumina srica 2,5 g%. O quadro completo inclui, ainda, edema e hipercolesterolemia. Em crianas corticossensveis, porm recidivantes frequentes, as drogas comumente utilizadas em substituio prednisona so: (A) tacrolimus e sirolimus. (B) azatioprina e rituximab. (C) ciclosporina A e ciclofosfamida. (D) albendazol e rapamicina.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 84
Uma adolescente de 14 anos, do sexo feminino, atendida com queixa de cefaleia holocraniana frequente, com predomnio no final da tarde, no aliviada pelo sono. A dor de moderada intensidade, tipo presso e no acompanhada de nuseas, vmitos, fotofobia ou fonofobia. Refere queda no rendimento escolar, porm, apresenta sono e apetite preservados. O quadro teve incio h dois meses, poca em que terminou um namoro.

QUESTO 86 Um neonato, com 38 semanas de idade gestacional, nascido por parto vaginal, apresenta, logo ao nascer, lquido amnitico claro, tnus muscular normal, choro forte, frequncia cardaca >100 bpm e cianose central. Aps ser recebido em campos estreis e aquecidos, ter sido posicionado adequadamente e realizada a aspirao de vias areas superiores, a conduta seguinte a ser tomada : (A) realizar ventilao por presso positiva com ar ambiente. (B) manter o neonato aquecido e em observao. (C) aspirar novamente as vias areas superiores e a cavidade oral. (D) ofertar O2 inalatrio, no fluxo de 2 a 5 l/min. QUESTO 87 Um lactente de seis semanas de vida vem apresentando vmitos persistentes e dificuldade de ganho de peso desde a terceira semana de vida. Foi realizado o seguinte raio X contrastado.

O diagnstico mais provvel : (A) enxaqueca. (B) cefaleia tensional. (C) converso histrica. (D) tumor cerebral. QUESTO 85
Um paciente de quatro anos de idade, do sexo masculino, est internado para tratamento de uma pneumonia (sem derrame pleural) em lobo inferior direito. Em uso de penicilina cristalina endovenosa h 72 horas e h 48 horas est afebril, com melhora da dispneia. O paciente apresentou outro episdio de pneumonia este ano, documentado por radiografias. A imagem radiolgica da pneumonia anterior semelhante atual.

Alm de concluir o tratamento da pneumonia, a conduta adequada : (A) iniciar investigao das provveis causas das pneumonias, realizando broncoscopia devido imagem radiolgica mantida. (B) prescrever esquema trplice para tratamento de tuberculose por ser uma causa importante de pneumonias recorrentes. (C) prescrever procinticos e anticidos para tratamento de doena do refluxo, tendo em vista a forte relao entre doena do refluxo e pneumonias recorrentes. (D) no proceder exames adicionais de investigao diagnstica uma vez que a criana teve dois episdios de pneumonia confirmados. Esse exame confirmou o diagnstico de: (A) pncreas anular. (B) atresia de duodeno. (C) estenose hipertrfica de piloro. (D) volvo de intestino delgado.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 88 O National Collaborating Centre for Womens and Childrens Health, com poderes conferidos pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE), Reino Unido (2007), publicou diretriz baseada em metanlise, definindo critrios diagnsticos, teraputicos e de seguimento a longo prazo para infeco do trato urinrio (ITU) na infncia. Segundo a diretriz, a criana com ITU atpica deve ser investigada de modo diferente da criana com ITU que responde bem ao tratamento antibitico em 48 horas. Fazem parte do grupo ITU atpica as infeces do trato urinrio: (A) por micro-organismo, que no seja a Escherichia coli. (B) com fluxo urinrio abundante. (C) com creatinina srica dentro dos valores considerados normais. (D) sem evidncias de sepse. QUESTO 89
Durante a avaliao de dois irmos, o pediatra no encontra nenhuma anormalidade, e, no exame das caractersticas sexuais secundrias, descreve que o menino (M) de 12 anos apresenta pnis com caractersticas infantis, testculos com 3 cm de comprimento no maior eixo bilateralmente (5 cm3), presena de pelos finos e longos na regio pubiana, enquanto a menina (F) de 10 anos apresenta tecido glandular mamrio de 1,5 cm de dimetro, subareolar direita e ausncia de tecido glandular esquerda (segundo a me, a mama do lado direito apareceu h seis semanas) e ausncia de pelos na regio genital.

QUESTO 90
Um recm-nascido, com 15 dias de vida, em aleitamento materno exclusivo, comea a apresentar suco dbil, vmitos frequentes, choro e irritabilidade. Foi ento avaliado e recebeu o diagnstico de doena do refluxo gastroesofgico. O tratamento foi iniciado com domperidona e omeprazol. Aps trs dias, mantm os mesmos sintomas, alm de apresentar ictercia e hepatoesplenomegalia. O hemograma revela pancitopenia, as transaminases esto elevadas, a hiperbilirrubinemia mista, os eletrlitos normais e o PCR elevado.

Uma vez assumido o diagnstico de sepse neonatal, pode-se considerar que essa sepse (A) tardia e, portanto, hospitalar. A criana deve ser internada e iniciado tratamento com cefalosporina de quarta gerao. (B) precoce e o agente mais provvel o estreptococo B, sendo necessrio iniciar tratamento com ampicilina e amicacina imediatamente. (C) tardia, portanto, as infeces congnitas (STORCH) no podem ser descartadas, devendo ser iniciada pesquisa para suas manifestaes, independente do incio do antibitico. (D) precoce, portanto, as infeces congnitas (STORCH) podem ser descartadas se a me, alm de ter VDRL e HIV negativos, for imune toxoplasmose, citomegalovirose e rubola. QUESTO 91 Os testes neonatais de triagem para fibrose cstica (FC) atualmente so realizados rotineiramente em alguns estados brasileiros. O teste se baseia na medida do nvel de tripsinognio (imunorreactive trypsinogen IRT), baseado no fluxo elevado dessa enzima pancretica para o sangue, decorrente da obstruo dos ductos. O tripsinognio normalmente convertido tripsina pela enteroquinase intestinal e produzido exclusivamente pelo pncreas, sendo um indicador da funo pancretica. A taxa de IRT duas a cinco vezes mais alta em recm-nascidos com FC em relao dos normais, levando, ento, suspeita da doena. Assim, o diagnstico confirmado mediante: (A) um resultado de IRT alterado no teste do pezinho, devido elevada especificidade do mtodo. (B) uma segunda dosagem de IRT positiva no primeiro ms. (C) uma dosagem de IRT positiva associada a teste gentico positivo para uma mutao do gene em um alelo. (D) duas dosagens de IRT alteradas no teste do pezinho, seguidas de teste positivo do cloro no suor.

De acordo com os critrios de Tanner, o estadiamento puberal de M e F, respectivamente, so: (A) M: G1 P2 F: M1 P1 (B) M: G2 P3 F: M2 P1 (C) M: G1 P1 F: M1 P1 (D) M: G2 P2 F: M2 P1

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 92 A infeco pelo herpes vrus humano tipo 6 (HHV-6) causa uma das doenas exantemticas em pediatria. Nessa infeco, (A) o risco de convulso febril menor de 1%, por causa da faixa etria acometida. (B) o exantema tem sido reportado em aproximadamente 20% das crianas infectadas pelo HHV-6. (C) a faixa etria acometida de crianas entre dois meses e um ano de idade. (D) a fase inicial caracterizada por hiperemia na regio das bochechas, conhecida como cara de palhao. QUESTO 93 A Academia Americana de Pediatria publicou, em 2011, uma diretriz sobre convulso febril simples na infncia. Considera que pacientes de seis meses a seis anos sejam avaliados nas primeiras 12 horas aps a crise convulsiva. A crise no pode ser prolongada, focal e/ou recorrente. No vlida para aqueles com quadros neurolgicos prvios, anormalidades conhecidas do sistema nervoso central ou histria de convulses afebris. Assim, nessas crianas, com convulso febril simples, (A) deve-se proceder, obrigatoriamente, a puno lombar admisso, para descartar meningite na infncia. (B) deve-se realizar um eletroencefalograma nas primeiras 24 horas do quadro. (C) deve-se dosar, admisso, eletrlitos sricos, glicemia e realizar o hemograma. (D) dispensa-se, de modo geral, a avaliao adicional com exames complementares. QUESTO 94 Um adolescente do sexo masculino, de 19 anos, faz consulta com queixa de ginecomastia bilateral, que surgiu h cinco anos. O exame fsico normal, exceto por sobrepeso. Glndula mamria com 5 cm de dimetro bilateralmente. Maturao sexual (Tanner) G5 P6. A conduta mais adequada : (A) realizar exames laboratoriais para detectar problemas endcrinos. (B) encaminhar ao servio de gentica, para realizar cromatina sexual. (C) tranquilizar o adolescente e observar a evoluo da ginecomastia por mais um ano. (D) indicar aplicao de testosterona devido ao excesso de estrognio.

QUESTO 95 Uma gestante que desenvolveu diabetes gestacional evoluiu, aps 32 semanas de gestao, com sofrimento fetal agudo, tendo sido indicado parto cesrea. O recm-nascido, do sexo masculino, com Apgar 8 e 8, lquido amnitico meconial +/4+, evoluiu logo na primeira hora de vida com taquidispneia e gemncia. O paciente foi colocado em CPAP, sem melhora, sendo necessrio realizar intubao orotraqueal para iniciar ventilao mecnica, com aproximadamente duas horas de vida. A seguinte radiografia de trax foi obtida:

Nas condies desse recm-nascido, (A) o diagnstico de pneumonia improvvel e nenhum antibitico dever ser usado, uma vez que no h risco infeccioso. (B) o processo infeccioso deve ser descartado, embora o diagnstico provvel seja de sndrome do desconforto respiratrio do recm-nascido (SDR-RN), e o surfactante dever ser administrado aps o resultado do hemograma. (C) o mdico deve fazer o esclarecimento diagnstico o mais rpido possvel, uma vez que no possvel que um recm-nascido seja acometido simultaneamente por sndrome de aspirao meconial (SAM), SDR-RN e pneumonia, para assim programar o tratamento especfico. (D) o diagnstico de SAM ou pneumonia no pode ser descartado, embora o uso do surfactante para a SDR-RN deva ser indicado imediatamente.

Acesso_Direto_COREME_2013

UFG/FM

PROCESSO SELETIVO

COREME/2013

QUESTO 96 A via inalatria a via de eleio para a administrao dos medicamentos em pacientes asmticos, devido a seu efeito mais rpido e menor ocorrncia de efeitos adversos. Os principais fatores que afetam o dimetro e a deposio dos aerossis nas vias areas so relacionados com o grau de obstruo ao fluxo areo, a eficcia do dispositivo, a formulao dos medicamentos e a tcnica de uso. Em pediatria, (A) o nico dispositivo que pode ser utilizado em crianas o inalador pressurizado (spray) com espaador. (B) os inaladores de p seco podem ser utilizados em lactentes por ter maior facilidade de depsito pulmonar, tendo em vista o pequeno tamanho das partculas geradas. (C) os inaladores de p seco podem ser utilizados com eficincia em crianas a partir de cinco ou seis anos, desde que a tcnica seja orientada e checada periodicamente. (D) o inalador pressurizado pode ser utilizado sem mscara em lactentes desde que a tcnica seja orientada e checada periodicamente. QUESTO 97 A vacina oral contra os rotavrus tem sido preconizada pelo Programa Nacional de Imunizaes (PNI) desde 2006. Essa vacina (A) composta pelo gentipo G1P[8]. (B) contraindicada a crianas HIV positivas, independente da classificao clnica ou imunolgica. (C) deve ter a primeira dose administrada obrigatoriamente entre 6 e 14 semanas de vida. (D) deve ser aplicada uma dose de reforo, em todas as crianas abaixo de cinco anos de idade, em situaes de surto em creches ou escolas. QUESTO 98 Qual das doenas abaixo causa de hematria glomerular na infncia? (A) Hipercalciria (B) Hiperuricosria (C) Sndrome de Alport (D) Nefrolitase

QUESTO 99 Na avaliao de mamografias utilizando-se o sistema BI-RADS, a referncia ao nmero 0 (zero) significa (A) repetir a radiografia. (B) realizar ultrassonografia. (C) praticar core biopsy. (D) dispensar a paciente. QUESTO 100 Quando se utiliza o meio de contraste iodado,h necessidade de interromper antes e aps o exame radiolgico o uso da seguinte medicao: (A) ciclofosfamida. (B) paracetamol. (C) metformina. (D) azitromicina.

Acesso_Direto_COREME_2013

You might also like