You are on page 1of 2

O Gozo de Saber que Deus Deus

por John Piper


O esforo humano nunca pode impressionar um Deus onipotente, e a grandeza dos homens jamais pode impressionar um Deus de grandeza infinita. Isto m notcia para aqueles que competem com Deus, mas boa notcia para aqueles que querem viver pela f. O Salmo 147 uma emocionante declarao de esperana para um povo que desfruta do gozo e certeza de que Deus Deus. O salmista afirma: Conta o nmero das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome (v. 4). Ora, isto mais do que podemos apreender! Tal conhecimento maravilhoso demais para mim: sobremodo elevado, no o posso atingir (Sl 139.6). A Terra, onde vivemos, um pequeno planeta que gira em torno de uma estrela chamada Sol, que tem o volume um milho e trezentas vezes maior do que o da Terra. Existem estrelas milhes de vezes mais luminosas do que o Sol. Existem aproximadamente cem bilhes de estrelas em nossa galxia, a Via Lctea, que tem cem mil anos-luz de extenso. (Um ano-luz equivale a 299.792.458 km/s.) O Sol viaja a 249 km/s, e, por isso, seriam necessrios, duzentos milhes de anos para que o sol cumprisse apenas uma rbita em volta da Via Lctea. Existem milhes de outras galxias alm da nossa. Agora, oua novamente: o Salmo 147 afirma que Deus conta o nmero de todas as estrelas. No somente isso, afirma tambm que Ele as chama pelo nome que lhes deu, tal como se faz a animais de estimao. Voc os olha, observa suas caractersticas e chama-os por algum nome que se enquadre nas diferenas. Quando cantamos o hino Let All Things Now Living, de Katherine Davis, eu sorrio com grande satisfao quando chego s palavras:
Ele estabelece a sua lei: As estrelas, em seus cursos, O Sol, em sua rbita, Resplandecem obedientemente.

Sim, eu penso, obedientemente a palavra correta! O sol tem um nome na mente de Deus. Ele chama o sol por seu nome, diz a ele o que fazer e ele obedece. E assim o fazem trilhes de estrelas. (Assim como todos os eltrons, em todas as molculas dos elementos das estrelas e dos planetas, incluindo os elementos que se encontram nas guelras de um tubaro que vive embaixo das rochas, na costa da ilha de Rhode.) Ora, o que impressionaria um Deus como este? Salmo 147.10-11 nos mostra com clareza: No faz caso da fora do cavalo, nem se compraz nos msculos do guerreiro. Agrada-se o Senhor dos que o temem e dos que esperam na sua misericrdia. Imagine um levantador de peso, nas Olimpadas, que se orgulha de haver levantado duzentos e vinte e cinco quilos. Ou imagine algum cientista se orgulhando de que descobriu como uma molcula afetada por outra. No precisamos ser gnios para saber que Deus no se deixa impressionar por essas coisas. As boas-novas para aqueles que desfrutam do gozo de saber que Deus Deus que Ele tem prazer nessas pessoas. Deus se agrada daqueles que esperam no imensurvel poder dEle. No uma coincidncia literria o fato de que os versculos referentes a outro aspecto da grandeza de Deus (nos versculos 4 e 5), mostram-No cuidando do fraco (vv. 3 e 6):
3 sara os de corao quebrantado e lhes pensa as feridas. 4 Conta o nmero das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome. 5 Grande o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento no se pode medir. 6 O Senhor ampara os humildes e d com os mpios em terra.

Oh! que prenda a nossa ateno a verdade de que Deus Deus e trabalha onipotentemente em favor daqueles que esperam nEle (Is 64.4), bem como na sua misericrdia (Sl 147.11) e O amam (Rm 8.28). Ele ama ser Deus para os fracos e desamparados, que O buscam para tudo o que necessitam.

You might also like