You are on page 1of 9

ESTUDOS DIREITO TRIBUTRIO Limitaoes do poder de Tributar: por princpios e imunidades PRINCPIOS: limitao constitucional ao poder de tributar.

r. a certeza na tributao e a justia na tributao. Consequncia: toda regulamentao infraconstitucional. Dos princpios depende de lei complementar. Constitui clusula ptrea, assim, uma emenda constitucional no pode eliminar ou reduzir um princpio. Princpio da Legalidade: Criao, reduo, aumento e extino de tributo depende de lei. A regra por lei ordinria. Exceo: Lei complementar: Emprstimo compulsrio, imposto residual, imp soibre grandes furtunas e novas fonstes de imposto sobre seguridade. Medida Provisria pde tartar de matria trib desde que o tema no seja sobre estes ltimos. Se MP criar ou aumentar Imposto este imposto so poder ser exigido no ano seguinte aps a converso da MP em Lei. (musica: explode corao na maior felicidade, se a MP criar imposto, s vai valer aps a anterioridade) Excees: 6 tributos pode ter alquota alterado por ato do Executivo. IOF, IPI, Imp. Importao e Exportao, CID combustveis. , ICMS combustveis. (tm funo de regular a economia). Atualizao monetria da base de clculo no depende de lei por que no aumento real do tributo. No se observa o principio da anterioridade. STF: definio da data para pagar o tributo no depende de lei. Consideraes acerca da MP (art. 62, 2/CF): Cabvel em casos de relevncia e urgncia; Valido por 60 dias, prorrogvel por igual perodo; A MP no convertida em lei perde seus efeitos desde sua publicao; Pode criar e majorar tributos exceto s matrias exclusivas da lei complementar (Emprstimo compulsrio, imposto residual,

impostos sobre grandes fortunas e novas fontes de imposto sobre seguridade).

Resumindo: para criar tributo qnd h fato gerador previsto na CF: lei ordinria. (cabe MP) Para criar tributo qnd no h fato gerador pevisto na CF: lei complementar. (no cabe MP) Para majorar ou criar tributo pode ser por MP desde que esta seja convertida em lei, momento em que poder ser cobrado. A lei que criar tributo deve prever elementos obrigatrios: (arts. 114 a 123) 1. FATO GERADOR: conduta prevista na CF que gera o dever de pagar tributo. Situao necessria e sufuciente para sua ocorrncia. Ex: ICMS: fato gerador: circulao de mercadoria (bem mvel adquirido para revenda). Fato gerador: vender mercadoria (obs: para no configurar o fato gerador do ICMS o bem mvel adquirido no pode ser revendido por no mnimo 1 ano) Obs2: o fato gerador tem que ser lcito. No se cobra ICMS da droga vendida por traficantes pq o fato gerador (vender a droga) ilcito, mas cobra-se IR do traficante pq o fato gerador (ter renda) foi configurado. 2. BASE DE CLCULO: montante que representa o valor a ser tributado e sobre qual ser calculado o tributo. o que define o valor do item que ser tributado. Ex: IPTU: base de clculo: valor venal do imvel, ou seja, a base de clculo faz referncia ao valor do fato gerador. 3. ALQUOTA: diz qual o percentual a ser aplicado sobre a base de clculo para calcular o valor a pagar (ou seja: vai falar qual o pedao do governo). Porcentagem definida em lei. Ex: fato gerador: ser dono de veculo Base de clculo: valor do veculo Alquota: 4% do veculo do governo.

4. SUJEITO ATIVO: ente da federao competente para instituir, fiscalizar e cobrar o tributo. 5. SUJEITO PASSIVO: pessoa obrigada ao pagamento. A lei prev que quem. Direto: contribuinte: pratica o fato gerador. Indireto: responsvel pelo pagamento ao Estado. (ex: IR: fonte pagadora)

Princpio da Anterioridade: Trata-se de limitao do poder de tributar destinada a evitar que o contribuinte seja surpreendido pela instituio ou majorao imediata dos tributos. (proteo legal: qnt a majorao/criao somente). Cria um intervalo entre a publicao da lei e a exigncia do tributo (Emenda n 42). Tributo criado ou majorado em um exerccio (ano) s poder ser exigido no ano seguinte respeitado o intervalo mnimo de 90 dias. Excees: 1) Tributo de exigncia imediata: IOF, Imposto de Importao e Exportao, Emprstimo compulsrio de calamidade ou guerra e imposto extraordinrio de guerra. 2) Tributo que respeitam apenas a anterioridade nonagesimal: IPI, Contri. Prev. Art 195/CF, ICMS de combust. e CID combust. 3) Impostos que respeitam apenas a Anterioridade anual, ou seja, so cobrados sempre aps 1 de janeiro do ano seguinte da publicao da lei: IR, base de clculo do IPTU e do IPVA Resumindo: a) Anualidade: vedada a criao/majorao de tributos no MESMO EXERCCIO em que tenha sido publicada a lei comp. (s tem validade a partir do 1 dia do ano seguinte no pode aplicar no mesmo ano da publicao)

b) Anterioridade Nonagesimal: vedada a criao/majorao de tributos ANTES DE DECORRIDOS 90 DIAS da publicao da lei. ( preciso decorrer 90 dias da publicao) c) Aplica-se a Anual e, se no for suficiente, aplica a Nonagesimal. Ateno: necessrio aplicar as duas. d) Imposto de Contribuio Previdencirio aplica-se somente a regra nonagesimal. Exceo: art. 150, 1/CF Princpio da Capacidade Contributiva: (ligado ao princpio da isonomia): Os tributos devem ser graduados conforme a capacidade econmica do contribuinte. Aplicada por meio de alquotas progressivas (princpio da progressividade: Quem tem mais, paga mais!). (msica: Na CF de 88 s trs impostos so progressivos, O IR, ITR e IPTU). Art. 145, 1. Aplica-se em impostos de carter pessoal (ex: IR) P. da Irretroatividade: a lei tributria no se aplica a fatos geradores preteriotps Somentye para o presente e futuro. Exceo: retroage quando for interpretativa e mais benfica em matria de infrao desde que o ato no for definitivamente julgado (multa de transito) Princpio da Seletividade: (derivado da capacidade contributiva) afirma que as alquotas do ICMS e IPI sero graduadas conforme a essencialidade do produto ou do servio. Aqui, a varia de acordo com o bem e no da pessoa. S esses dois so seletivos. IPI: ser seletivo. ICMS: poder ser seletivo. Dica: o princpio da vedao do confisco tambm se aplica multas tributrias. Ento, se uma multa tributria for muito exorbitante eu posso questionar a sua constitucionalidade. Princpio da Universalidade Geogrfica: afirma os impostos da Unio tem que ter a mesma alquota em todo territrio nacional.

Exceo: art 151, inc I A unio pode criar rea de incentivos fiscais no territrio nacional. E dentre dessa rea possvel aplicar alquota mais vantajosas. P. da no limitao> o tributo no pode ser usado para restringir a circulao de pessoas e bens no territrio nacional. (art. 150, inc V) Exceo: cobrana de pedgios desde que a via for explorada diretamente pelo poder pblico. (que diferente de a via ser explorada por concessionria -> considerado tarifa e no tributo). P. da No Cumulativadade: objetivo de limitar a tributao em cascata. Aplica ao IPI, ICMS, Imp. Residuais, Novas fontes de custeio para a seguridade.

TRIBUTOS: Composto de cinco espcies: 1) Imposto; 2) Taxa; 3) Contribuio Social; 4) Contribuio de melhoria; 5) Emprstimo Compulsrio. Obsy66: Multa no tributo e sim uma sano. No exclui o pagamento do tributo. Definio de Tributo: art. 3/CTN: Prestao pecuniria compulsria instituda em lei cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada e que no constitua ato ilcito. Caractersticas: 1) Prestao pecuniria: pagamento em dinheiro (moeda corrente nacional) sobre o perodo de apurao e em data determinada em lei. No cabe prestao em trabalho. admitido cheque (art. 162). Exceo: O CTN, art. 156, permite a compensao pela mesma natureza desde que haja previso legal pelo minicpio/estado/DF. 2) Prestao Compulsria: obrigatria ex lege, decorre da lei . Ou seja, o tributo sempre ser institudo em lei. Basta praticar o fato gerador que a consequncia ser o pgmto do tributo. (diferentemente ocorre com as taxas e contribuio de melhoria

nos quais preciso que o Estado fornea determinado tipo de servio) 3) Cobrana por atividade administrativa plenamente vinculada: lanamento corresponde atividade adm. vinculada. 4) Prestao diversa: versa sobre objeto de atividade lcita. A penalidade (ver art. 113/CTN) est prevista em lei e no exclui o pagamento anterior. CONTRIBUINTE: Art. 113/CTN= obrigao de dar (obrigao principal): pagamento; e obrigao de fazer (obrigao acessria).

COMPETNCIA: Aptido para criar tributos atravs de lei ordinria por rgo competente definida na CF. A competncia envolve 3 atividades: instituir, legislar, arrecadar. A competncia indelegvel, intransfervel e irrenuncivel. No entanto sua cobrana facultativa, ou seja, o ente federativo pode no instituir em que pese a Lei de Responsabilidade Fiscal (diz que sou obrigado a cobrar meus tributos desde que eu tenha condies de cobrir o valor). Obs: indelegvel: o art. 7, 3/CTN diz que no constitui delegao de competncia a transferncia das funes de arrecadar tributos para pessoas de direito pblico indireto (so os tributos para-fiscais) ex: OAB, CREA, CRM, Sindicatos ... chamado de CAPACIDADE TRIBUTRIA ATIVA (para: fiscalizar e arrecadar) 5 modalidades de competncia: 1) Competncia privativa (ref. Imposto) 3 municipais (IPTU,ISS, ITBI) art. 156 e 149-A 3 estaduais (ICMS, IPVA, ITCMD > causa mortis) art. 155 7 unio (demais) art. 149, 153, 195

2) Competncia comum (ref. Taxas e contribuio de melhorias) aquele que presta o servio quem cobra. 3) Competncia especial (ref. Emp. Compulsrio e Contribuies especiais) 4) Competncia Residual (permite a unio e somente a ela, instituir novos impostos e novas contr. Sociais) 5) Competncia Extraordinria (tambm exclusivo da Unio que pode instituir extraordinrio de guerra) Regra geral: o tributo ser cobrado pelo local da prestao do servio. Exceo: escritrio em nova lima, cliente em BH, ser cobrado tributo de BH.

OBRIGAO TRIBUTRIA (art. 113/CTN e ss)


Trata-se de uma relao jurdica em virtude da qual o particular tem o dever de prestar dinheiro ao Estado, ou de fazer, no fazer ou no tolerar algo no interesse da fiscalizao do tributo, ou seja, a obrigao tributria , nada menos, que a consequncia de um ato previsto em lei. Quando se pratica um fato gerador, surge a obrigao tributria. o dever de dar, fazer ou no fazer, ou tolerar algo. S nasce a obrigao em virtude de lei. HIPTESE DE INCIDENCIA: algo que est previsto em lei. FATO GERADOR: praticado pelo contribuinte. a materializao da hiptese de incidncia. SUBSUNO TRIBUTRIA: encontro do fato gerador com a hiptese de incidncia. Quando se fala em subsuno significa que se praticou algo que estava previsto em lei. CLASSIFICAO DA OBRIGAO TRIBUTRIA: Esta obrigao dividida em 2 tipos: Obrig.Tributaria Principal e Acessria. No se confunde com a definio de dir. civil em que a acessria segue o principal. No Dir. tributrio as obrig. principal e acessria so independentes. Uma no est subordinada outra. Assim, ainda que vc no tenha que cumprir a obrigao principal, voc princisa de cumprir a obrigao acessria. (ex: entidade com imunidade de algum imposto. No precisa de pagar o tributo (obrig. principal) mas precisa de manter livros contbeis em dia e disponvel para fiscalizao (obrig. acessria).

Obrigao Principal: prestao de dar (Pagar) (dar o dinheiro em pagamento). Decorre da prtica do fato gerador. Obrigao Acessria: Fazer, No-Fazer, Tolerar algo. (ex: declarar o IR; emitir NF; permitir a fiscalizao de livros contbeis). Tem finalidade de facilitar as atividades de fiscalizao e arrecadao (funo do FISCO). A obrigao acessria que no for cumprida transforma-se em obrigao principal como penalidade pecuniria. (ex: pagar multa)

PESSOAS ENVOLVIDAS NA OBRIGAO TRIBUTRIA: SUJEITO ATIVO: quem tem o direito de receber o tributo (quem tem competncia tributria. o titular da competncia Estado, Municpio, Unio) Sujeito Ativo Indireto: Tributos Parafiscais entidades com poderes de arrecadao e fiscalizao do tributo (ex: OAB) SUJEITO PASSIVO: quem tem de pagar o tributo (aquele que pratica o fato gerador (sujeito passivo direto) ou aquele responsvel pela tributao (sujeito passivo indireto) ex: a empresa que retm o IR para quem tem o IR retido em folha de pagamento)

SUBSTITUIO TRIBUTRIA: a transferncia da responsabilidade do pagamento do tributo uma pessoa (prestadora de servio) quem originou o fato gerador. Ex: fabrica de vinho. SUBSTITUIO REGRESSIVA: o tributo postergado para o prximo fato gerador. o diferimento. SUBSTITUIO PROGRESSIVA: a antecipao do recolhimento do tributo. Instituda por praticidade da fiscalizao, que atribui a responsabilidade para o primeiro da cadeia, que pagar por fato gerador presumido. A presuno no quanto a base de clculo. A presuno quanto ao fato gerador.

BASE DE CLCULO: guarda relao com o fato gerador pois deve tributar sobre aquela determinada riqueza. Ex: o IR de PJ: rendimento do capital, ou seja, lucro excede a competncia quando extrapola o fato gerador. (???) REDUO DA BASE DE CLCULO: a alquota a mesma mas reduz a base de clculo.

ALQUOTA : percentual aplicado sobre a base de clculo que determinam o tributo a pagar. Pode ser: Proporcional: aplicao fixa sobre a base varivel Progressiva: aumenta em razo da base de clculo (no IR a base de clculo sobe, a alquota tbm sobe) Regressiva: diminui em razo da base (a base de clculo sobe, a alquota desce). Ex: Contribuio Sindical Patronal Especfica: valor fixo incidente sobre a unidade de medida do produto. Ex: minrio

ELISO FISCAL: tentar, de maneira legal, no pagar o fato gerador. a prtica de atos ilcitos, anteriores incidncia, de modo a obter economia de tributos, impedindo a ocorrncia do FG. Norma geral anti-eliso: art. 116/CTN: a autoridade poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do FG. EVASO FISCAL: prtica simultnea ou posterior incidncia, utilizando meios ilcitos para escapar do pagamento do tributo. Crimes contra a ordem tributria> Lei 8137/90

You might also like