You are on page 1of 4

EIXOS COGNITIVOS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

COMPETNCIAS DE CINCIAS

F1 Compreender a cincia como atividade humana, histrica, associada a aspectos de ordem social, econmica, poltica e cultural. F2 Compreender conhecimentos cientficos e tecnolgicos a servio da humanidade, identificando riscos e benefcios neles envolvidos.

___________

CINCIAS ENSINO FUNDAMENTAL II - Construir e aplicar conceitos III - Selecionar, organizar, das vrias reas do relacionar, interpretar dados e conhecimento para a informaes representados de compreenso de fenmenos diferentes formas para tomar naturais, de processos histricodecises e enfrentar situaesgeogrficos, da produo problema. tecnolgica e das manifestaes artsticas. H2 - Estabelecer relaes entre H1 - Relacionar diferentes transformaes culturais e explicaes propostas para um conhecimento cientfico e mesmo fenmeno natural, na perspectiva histrica do tecnolgico. conhecimento cientfico. H4 - Identificar processos e substncias utilizados na produo e conservao dos alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando riscos e benefcios neles envolvidos. H8 - Identificar, em situaes reais, perturbaes ambientais ou medidas de recuperao. H5 - Associar a soluo de problemas da comunicao, transporte, sade (como epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento cientfico e tecnolgico. H9 - Relacionar transferncia de energia e ciclo de matria a diferentes processos (alimentao, fotossntese, respirao e decomposio). H13 - Relacionar a incidncia de doenas ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condies que favorecem a sua ocorrncia.

IV Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas para construir argumentao consistente.

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

___________

__________

H3 - Identificar, em representaes variadas, fontes e transformaes de energia que ocorrem em processos naturais e tecnolgicos. H7 - Relacionar diferentes seres vivos aos ambientes que habitam, considerando caractersticas adaptativas.

H6 - Reconhecer argumentos pr ou contra o uso de determinadas tecnologias para soluo de necessidades humanas, relacionadas sade, moradia, transporte, agricultura etc. H10 - Relacionar, no espao ou no tempo, mudanas na qualidade do solo, da gua ou do ar s intervenes humanas.

_____________

F3 Compreender a natureza como um sistema dinmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformao. F4 Compreender a sade como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva.

___________

H11 - Identificar variaes em indicadores de sade e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em grficos, tabelas ou textos.

H12 - Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etrias e em diferentes regies, a fatores sociais e ambientais que contribuam para isso.

______________

H14 - Selecionar alternativas de condies de trabalho e/ou normas de segurana em diferentes contextos, valorizando o conhecimento cientfico e o bem estar fsico e mental de si prprio e daqueles com quem convive.

EIXOS COGNITIVOS

I - Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.

II - Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas.

III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas para tomar decises e enfrentar situaesproblema.

IV Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas para construir argumentao consistente.

COMPETNCIAS DE CINCIAS

F5 Compreender o prprio corpo e a sexualidade como elementos de realizao humana, valorizando e desenvolvendo a formao de hbitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.

H15 - Reconhecer funes e localizao de diferentes rgos ou sistemas do corpo humano, suas disfunes ou doenas a eles relacionados.

H16 - Associar problemas de sade a sintomas, testes diagnsticos simples ou possveis conseqncias da automedicao.

H17 - Relacionar sade com hbitos alimentares, atividade fsica e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.

H18 - Analisar o funcionamento de mtodos anticoncepcionais, reconhecendo a importncia de alguns deles na preveno de doenas sexualmente transmissveis.

V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. H19 - Selecionar propostas em prol da sade fsica e mental dos indivduos ou coletividade, em diferentes condies etrias, culturais ou scio-ambientais. H24 - Diagnosticar situaes do cotidiano em que ocorrem desperdcios de energia ou matria, propondo formas de minimiz-las.

F6 Aplicar conhecimentos de cincia e tecnologia e procedimentos de investigao cientfica em diferentes contextos.

H20 - Interpretar informaes contidas em rtulos, embalagens, bulas, receitas, manuais de instrumentos e equipamentos simples.

H21 - Avaliar produtos de uso cotidiano (limpeza, higiene, alimentos, medicamentos ou outros).de mesma finalidade, baseando-se em suas propriedades.

H22 - Relacionar comportamento de variveis em observao ou experimentao de fenmenos naturais.

H23 - Avaliar riscos e benefcios de procedimentos para soluo de problema real, considerando o interesse coletivo.

F8 Compreender o Sistema Solar, enfatizando a Terra em sua constituio geolgica e planetria prpria, situando o ser humano no espao e no tempo em relao ao Universo. F9 Avaliar a disponibilidade e os processos para obteno e utilizao de recursos materiais e energticos.

H25 - Empregar linguagem cientfica (nomes, grficos, smbolos e representaes) para descrever a constituio ou a dinmica da Terra e do Sistema solar.

H26 - Relacionar diferentes fenmenos cclicos como dia e noite, estaes do ano, climas, fases da lua, mars e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua. H28 - Relacionar diferentes recursos naturais seres vivos, materiais ou energia a bens de consumo utilizados no cotidiano.

____________

H27 - Relacionar caractersticas do planeta Terra com fenmenos naturais ou induzidos pela atividade humana.

______________

_____________

H29 - Compreender o significado e a importncia da gua e de seu ciclo em sua relao com condies scio-ambientais.

________________

H30 - Analisar propostas de uso de materiais e recursos energticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentvel,

considerando caractersticas e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetao, rios, ventos, oceanos etc.).

You might also like