You are on page 1of 14

1

CAMPUS SALVADOR

MOISS RODRIGUES LIMA JNIOR

RELATRIO DE QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL EXPERIMENTO N 02 METAIS ALCALINOS: REATIVIDADE E IDENTIFICAO.

SALVADOR 2009

MOISS RODRIGUES LIMA JNIOR

RELATRIO DE QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL EXPERIMENTO N 02 METAIS ALCALINOS: REATIVIDADE E IDENTIFICAO.

Relatrio apresentado como forma de avaliao parcial da disciplina de Qumica Inorgnica Experimental, do Curso de Graduao em Engenharia Qumica, do Instituto Federal da Bahia - IFBA, sob orientao do professor Romenilson Rehem de Souza.

SALVADOR 2009

RESUMO

Os metais alcalinos fazem parte do primeiro Grupo da Tabela Peridica, mas comumente chamado de Grupo 1A. importante destacar que os tamanhos dos raios atmicos nos elementos deste grupo, determinam suas propriedades fsicas e qumicas. Eles formam um grupo de elementos bastante semelhantes, e notrio que tenham as caractersticas mais simples que qualquer outro grupo que compe a Tabela Peridica. Palavras-chaves: metais alcalinos, reatividade e identificao.

1 OBJETIVOS

Avaliar a reatividade dos metais alcalinos frente gua e o ar. Identificar os metais alcalinos atravs do teste da chama. Conhecer o comportamento dos ons alcalinos em gua.

2 INTRODUO

Devido grande reatividade dos metais alcalinos, esses metais no esto dispostos na natureza em sua forma elementar. Esses elementos so facilmente oxidados, isto , comportam-se como agentes redutores fortes. Por este motivo, totalmente invivel obt-los por reduo de seus xidos. O ltio o elemento do grupo que mais se diferencia dos demais, e em relao aos outros grupos de elementos representativos tambm ocorre essa diferena de caractersticas entre o primeiro e os demais componentes do grupo. Apesar da grande semelhana qumica descrita no resumo, os elementos do Grupo 1A no ocorrem juntos na crosta terrestre, principalmente pelo fato dos tamanhos de seus ons. Os metais alcalinos podem ser obtidos atravs da eletrlise de um sal fundido, geralmente dos haletos fundidos. Adicionando-se impurezas para abaixar o ponto de fuso. Os elementos do Grupo 1A so versteis, ou seja, podem se combinar com outros elementos, formando assim compostos variados e com muitas aplicaes no cotidiano. Alguns exemplos so: o Li 2CO3(carbonato de ltio) adicionado bauxita na produo eletroltica de alumnio, para reduzir o ponto de fuso, e tambm utilizado para endurecer vidro. O ltio tambm encontra emprego na fabricao de clulas eletroqumicas (tanto baterias primrias como secundrias), essas baterias produzem energia atravs de reaes qumicas e so descartadas quando se esgotam. Existem tambm substncias que contm ons Na+ e K+, fundamentais no controle da regulao osmtica do sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilbrio cido-base. O potssio essencial vida. Geralmente os sais de potssio so bem mais caros que os sais de sdio. Como os tomos dos metais alcalinos so grandes, eles apresentam densidades muito baixas. No comum metais terem densidades to baixas, por isso importante observar este aspecto devido maioria dos metais de transio apresentar densidades superiores a 5 g.cm-3.

3 MATERIAIS E REAGENTES

Ltio metlico Esptula gua destilada Vidro de relgio Bico de Bunsen Ala de platina Soluo de cido clordrico Tubos de ensaio Cloreto de potssio (slido) Bicarbonato de sdio (slido)

Sdio metlico Cpsula de porcelana Fenolftalena Papel toalha Soluo de cloreto de ltio a 1 mol/L Soluo de cloreto de sdio a 1 mol/L Soluo de cloreto de (potssio) Cloreto de sdio (slido) Carbonato de potssio (slido) Papel indicador

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

EXPERIMENTO 1 1.1. Para partir o ltio slido, usou-se uma esptula e papel filtro. Foi retirado um pedao bem pequeno do ltio (mais ou menos do tamanho da cabea de um palito de fsforo). A cpsula de porcelana foi preenchida com gua destilada. Depois foram adicionadas, aproximadamente, duas gotas do indicador cido-base (fenolftalena), e logo em seguida foi colocado o metal, tampando a cpsula, imediatamente, com o vidro de relgio.

1.2. O mesmo procedimento feito no item anterior foi repetido, substituindo o ltio pelo sdio. As observaes visuais foram anotadas e discutidas entre os componentes da equipe.

EXPERIMENTO 2 2.1. Separaram-se trs tubos de ensaio, e inseriram-se neles 2 mL de solues salinas (cloretos) dos seguintes ctions: ltio, sdio e potssio. Depois disto introduziu-se uma ala de platina soluo de cloreto de ltio (LiCl) e, em seguida, levou-se parte mais quente da chama do Bico de Bunsen. Logo aps esse procedimento, o fio de platina foi mergulhado em uma soluo de cido clordrico (HCl) e depois levado chama para vaporizao de quaisquer impurezas. O mesmo teste da chama foi repetido com as seguintes solues salinas: cloreto de sdio (NaCl) e cloreto de potssio (KCl).

EXPERIMENTO 3 3.1. Tomaram-se quatro tubos de ensaio, e neles adicionaram-se,

separadamente, pequenas quantidades dos seguintes sais: NaCl (Cloreto de sdio), KCl (Cloreto de potssio), K2CO3 (Carbonato de potssio) e NaHCO3 (Bicarbonato de sdio).

Nos mesmo tubos contendo os sais adicionou-se cerca de 2 mL de gua destilada, depois os tubos foram agitados manualmente at dissolver os compostos. Com o papel indicador, mediu-se o pH (potencial hidrogeninico) de cada soluo.

5 DISCUSSO E RESULTADOS

EXPERIMENTO 1 1.1. Sabe-se que os metais alcalinos reagem vigorosamente com o solvente universal, a gua. No primeiro procedimento colocou-se um pequeno pedao de Ltio (Li) para reagir com gua destilada. Ao adicionar esse metal na porcelana contendo a gua destilada, percebeu-se que houve reao e formao de um composto alcalino. Esta afirmao possvel de ser dada pelo fato da fenolftalena ficar vermelha. Sabe-se que a fenolftalena um indicador que muda de cor de acordo com o pH do meio. Com o pH at as proximidades de 8, a soluo fica incolor, mas para solues com o pH acima de 8, a soluo fica avermelhada. A equao da reao descrita acima : 2Li(s) + 2H2O(l) 2LiOH(aq.) + H2(g); na reao ocorreu a formao de

hidrxido de ltio e desprendimento de gs hidrognio. A necessidade de armazenar o ltio em gasolina est no fato dele ser altamente inflamvel e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, gua. O Ltio tambm corrosivo, ou seja, so necessrios meios adequados para a manipulao desse elemento, justamente para evitar o contato com a pele. O ltio deve ser armazenado num hidrocarboneto lquido inflamvel como, por exemplo, a gasolina.

1.2. Assim como o ltio, o sdio tambm foi posto para reagir com a gua. Porm a reao do sdio mais vigorosa, e percebeu-se no momento do procedimento em laboratrio. Pode-se explicar este fato quimicamente devido reatividade de cada elemento. O sdio mais reativo porque o seu raio atmico maior que o raio do ltio, deixando assim o eltron de valncia com maior tendncia de ser perdido, transformando-se em um on monopositivo: M+. A equao da reao do sdio com gua : 2Na(s) + 2H2O(l) 2NaOH(aq.) + H2(g); na reao houve formao de

hidrxido de sdio e desprendimento de gs hidrognio.

10

A soluo de fenolftalena ficou com um vermelho mais intenso, como era esperado. Com isso, constatamos que a reao do sdio com a gua forma um composto com um carter mais bsico do que o composto formado pela reao do ltio com gua. O sdio puro sempre deve ser manipulado com muita precauo, na sua forma metlica ele explosivo, em gua venenoso quando combinados com outros elementos. O sdio deve ser armazenado em atmosfera ou fluidos inertes (normalmente se usam os hidrocarbonetos desidratados, como o querosene) evitando o contato com a gua e com outras substncias que possivelmente reajam com o metal.

EXPERIMENTO 2 2.1. Os elementos qumicos tm caractersticas energticas peculiares. Essa energia definida como quantizada, ou seja, um eltron de um determinado elemento ocupa sempre um nvel energtico bem definido, e no um valor qualquer de energia. Se um eltron for submetido a uma fonte de energia suficiente, ele pode sofrer excitao. O estado excitado um estado instvel, ou seja, de curtssima durao e, portanto, o eltron retorna imediatamente ao seu estado fundamental liberando radiao eletromagntica que a luz visvel. Essa explicao terica foi constatada experimentalmente com o teste conhecido como espectroscopia de chama, nos metais: ltio, sdio e potssio. Colocou-se uma ala de platina numa soluo de cloreto de ltio e em seguida no Bico de Bunsen, a cor transparente na ala foi vermelha. Na tabela, essa cor significa um comprimento de onda igual a 670,8 nm. O mesmo foi feito para a soluo de cloreto de sdio e para a soluo de cloreto de potssio. Observou-se a cor amarela para o sal de sdio e a cor violeta para o sal de potssio, com os respectivos comprimentos de onda consultados na tabela convencionada, 589,2 nm e 766,5 nm.

EXPERIMENTO 3 3.1. Sabe-se que os compostos qumicos tm um carter, pode ele ser bsico, cido ou neutro.

11

No caso deste procedimento, tomaram-se quatro substncias para poder medir o pH: o cloreto de sdio (NaCl), cloreto de potssio (KCl), carbonato de potssio (K2CO3) e bicarbonato de sdio (NaHCO3). Os resultados esto contidos na tabela abaixo. H2O pH 7,0 NaCl 7,0 KCl 7,5 K2CO3 13,0 NaHCO3 10,0

Esses resultados so aproximados, devido medio atravs da fita de pH no ser totalmente confivel. Os valores encontrados so coerentes. Por exemplo, o cloreto de sdio e o cloreto de potssio apresentam um pH perto da neutralidade. E isto visvel na reao de formao desses compostos: NaOH(s) + HCl(aq.) KOH(s) + HCl(aq.) NaCl(s) + H2O(l) KCl(s) + H2O(l)

Essas reaes so denominadas de neutralizao, ou seja, uma base forte reagindo com um cido forte formando um sal e gua. Como o prprio nome sugestivo, seus produtos so praticamente neutros, com o pH muito prximo de sete. Para detalhar mais, isso significa que a concentrao de ons H quase igual concentrao de ons OH em soluo. Fazendo a equao de obteno dos outros compostos, temos: 2KOH(s) + H2CO3(aq.) NaOH(s) + H2CO3(aq.) K2CO3(s) + 2H2O(l) NaHCO3(s) + H2O(l)

Neste caso observa-se a reao de bases fortes na presena de um cido fraco, sabe-se que o poder do cido carbnico em liberar ons H pequeno. J as bases dos metais alcalinos tm o poder de liberar muitos ons OH em soluo, por este motivo, quando se colocou a fita de pH nessas solues, observaram-se os seguintes valores: 13,0 para o carbonato de potssio e 10,0 para o bicarbonato de sdio. Provando que essas solues tm carter bsico. Atravs do estudo dos ons de Na+, importante tambm discutir a questo do uso de substncias base de sdio. Como o grau de hidratao de um on est relacionado com o seu raio, observvel que o Na + apresenta uma

12

grande tendncia de reter gua (alto grau de hidratao), por isso ele um dos responsveis pelo aumento da presso arterial. A secretaria da sade colocou na internet um pequeno artigo alertando aos consumidores que tm problemas com a presso arterial, e diz que o grande vilo da presso alta o sdio. Esse metal est contido na maioria dos produtos enlatados, nas prateleiras dos supermercados. Basicamente, o sdio est presente em compostos rotulados com os seguintes ingredientes: glutamato monossdico, benzoato, cozeinato, citrato, nitrito, sosfato,

propionato, sacarina sdica, ciclamato, guanilato, algunato e sulfito. Esses ingredientes esto presentes em produtos industrializados, como: enlatados, temperos prontos e salgadinhos. At os adoantes e refrigerantes contm esses ingredientes. importante salientar que o Na+ essencial para o organismo humano, porm em excesso se torna um veneno.

13

6 CONCLUSO

Conclui-se que os testes experimentais realizados em laboratrio foram satisfatrios, pois o embasamento terico foi coerente com todos os resultados. Verificou-se a reatividade dos dois metais alcalinos em frente gua e ao ar, percebeu-se que o ltio e o sdio so metais com grande reatividade. Atravs do mtodo de espectroscopia de chama observaram-se as cores caractersticas dos ons ltio, sdio e potssio. Com uma tabela, verificou-se o comprimento de onda correspondente a cada cor emitida pela ala de platina embebida das solues contendo os respectivos ons. No ltimo procedimento, provou-se o carter dos sais: cloreto de sdio, cloreto de potssio, carbonato de potssio e bicarbonato de potssio. Foi provado que o cloreto de sdio e o cloreto de potssio so praticamente neutros. E que o carbonato de potssio e o bicarbonato de sdio tm o carter bsico mais acentuado.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LEE, J.D. Qumica Inorgnica no to concisa. 5th Ed., So Paulo: Edgard Blcher Ltda., 1999. p. 139-141.

TESTE DA CHAMA. Disponvel em < http://www2.ufpi.br/quimica/>. Acesso em 15 de set. 2009.

METAIS ALCALINOS. Disponvel em < http://www.ebah.com.br/busca.buscar.logic?q=Metais+Alcalinos>. Acesso em 15 set. 2009.

SECRETARIA DA SADE DE SO PAULO. Disponvel em < http://www.saude.sp.gov.br/content/dresekospu.mmp>. Acesso em 17 set. 2009.

You might also like