You are on page 1of 26

Guilherme Bilbao Soares da Silva

Emissora FM em S ao Pedro de Alc atara


Trabalho de conclus ao de curso apresentado o como parte das atividades para obtenc a do t tulo de tecn ologo em sistemas de es do Instituto Federal de telecomunicac o Santa Catarina - IFSC

Orientadores:

Prof. Jaci Destri Prof. Diego Botelho

S ao Jos e 2012

Trabalho de conclus ao de curso sob o t tulo Emissora Fm em S ao Pedro de Alc atara , defendida por Guilherme Bilbao Soares da Silva e aprovada 12 de fevereiro de 2008, em S ao Jos e, Estado de Santa Catarina, pela banca examinadora constitu da pelos professores:

Profa . Fulana de Tal Orientadora

Profa . Dra . Beltrana de Tal o Nome da Instituic a

Prof. Dr. Beltrano de Tal Universidade Imagin aria

Este trabalho e dedicado a ` todos que acreditaram em mim, inclusive eu mesmo.

Agradecimentos
Ao t ermino deste trabalho, deixo aqui meus sinceros agradecimentos: a Deus por tudo; o, paci ao Prof. Dr. NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR, por toda dedicac a encia e o; est mulo em sua orientac a a todos os professores do Departamento de NOME DO DEPARTAMENTO da NOME DA INSTITUIC AO; Aos professores NOME DOS PROFESSORES DA PRE-BANCA E/OU BANCA pelas valiosas sugest oes; a minha fam lia, pelo incentivo e seguranc a que me passaram durante todo esse per odo; REALIZANDO pelo agrad aos amigos do curso de NOME DO CURSO QUE ESTA avel conv vio; o deste trabalho; a todos que direta ou indiretamente contribu ram para a realizac a DE FOMENTO pelo aux ` NOME/SIGLA DA INSTITUIC a AO lio nanceiro.

Nossa curiosidade e proporcional a nossa cultura. Rousseau.

Resumo
Digite seu resumo aqui.

Sum ario

o Introduc a 1 2 O r adio O r adio 2.1 3 Onda eletromagn eticas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 11 11 13 13 14 15 15 16 16 17 18 19 26 27

Meio de transmiss ao 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 o e Absorc o . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Atenuac a a o Refrac a . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Dispers ao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Reex ao o Difrac a . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Antenas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.6.1 Ganho da Antena . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 5 6

N vel M edio do Terreno (NMT) Figuras es Finais Considerac o

Refer encias

Introduc a o
o. Aqui deve-se entrar com a introduc a o a ` transmiss Estudo e compreens ao das normas mais recentes em relac a ao de r adio FM, utilizando ferramentas livres oferecidas oela ANATEL Realizar um estudo de viabilidade t ecnica de um canal de r adio em frequ encia modulada, es, baseando-se num cen ario real. Colocar em pr atica os conhecimentos obtidos das recomendac o o real e poss o aplicando em situac a vel. Com os resultados obtidos, ser a elaborada uma soluc a para cada eventual problema que surgir. Escrever a justicativa apresentada no resumo do tcc1 Nos primeiros cap tulos s ao estudados os documentos ociais aprovados referentes aos apresentada uma c alculos de viabilidade de um canal digital. Em seguida , no quarto cap tulo, e apresentado o canal 200 dispon proposta de canais de R adio FM. Depois e vel, na localidade de S ao Pedro de Alc antara, dispon vel pela ANATEL. O pr oximo passo ser a apresentar os c alculos envolvidos na viabilidade do canal. Ao nal, s ao apresentados as conclus oes tomadas e novas propostas de trabalhos.

O r adio

10

O r adio

` fam o eletromagn O r adio pertence a lia de radiac a etica que inclui o infravermelho, luz vis vel, ultravioleta, raios X, raios gama e c osmicos. O r adio possui o comprimento de onda mais longo do grupo, e a frequ encia mais baixa. As ondas eletromagn eticas resultam da o entre um campo el interac a etrico e um campo magn etico. Uma Carga el etrica que oscile num condutor cria um campo el etrico e o correspondente campo magn etico. O campo magn etico por sua vez cria um campo el etrico, que cria outro campo magn etico, e por a fora. Estes dois campos interagem criando uma onda eletromagn etica, que se propaga no espac o. ngulo reto, e 90o em relac o a ` Os componentes el etrico e magn etico fazem entre si um a a o de propagac o. A polarizac o de uma onda de r geralmente a mesma do seu direc a a a adio e campo el etrico.

2.1

Onda eletromagn eticas

As ondas de r adio que se propagam entre as antenas transmissora e receptora s ao denominadas de ondas eletromagn eticas. es de tens A antena transmissora transforma as variac o ao e corrente produzidas pelo equipamento transmissor em ondas eletromagn eticas, capazes de se propagar no espac o. A antena receptora desempenha papel contr ario, transformando a energia das ondas eletro es de tens magn eticas em variac o ao e corrente para serem processadas no equipamento receptor. Essas ondas eletromagn eticas caracterizam-se pelos campos el etrico e magn etico que se propagam na atmosfera. As ondas eletromagn eticas s ao representadas normalmente por senoides, uma para cada campo, possuindo ent ao os par ametros de amplitude, frequ encia, fase e o delas e independente da fonte geradora, comprimento de ondas. A velocidade de propagac a estando relacionada ao comprimento de onda (lambda) e a frequ encia (f) por v = lambda.f.

11

(MIYOSHI; SANCHES, 2006) O comprimento de onda (l) de qualquer frequ encia de r adio pode ser determinada por esta f ormula. Pensando-se em um sinal sendo propagado no v acuo, sua velocidade ser a constante a 3x108 m/s (velocidade da luz), ent ao, um sinal de r adio com a frequ encia de 30MHz ter a um comprimento de onda de 10 metros. o da velocidade na atmosfera e t geralmente ignorada, mas por A diminuic a ao ligeira que e signicativa. J o num condutor, vezes at e esta pequena diferenc a e a a velocidade de propagac a cerca de 95% da velocidade no v e acuo.

Figura 2.1: Componentes de uma onda Eletromagn etica. (MIYOSHI; SANCHES, 2006)

12

Meio de transmiss ao

composto pelo conjunto superf O meio de uma transmiss ao via ondas eletromagn eticas e cie terrestre e atmosfera. es atmosf As condic o ericas e o relevo do terreno inuenciam diretamente no comportamento o. Essa inu do sinal transmitido e sua propagac a encia acontece de v arias formas, entre elas: o, difrac o e reex obstruc a a ao. Quando se trata de um espac o livre, as ondas de r adio se propagam em linha reta, sem a o a reex inu encia de fen omenos como refrac a ao. o do sinal, ou propagado atrav J a quando existem obst aculos durante a propagac a es de meios o, degradando o n diferentes, ocorrem fen omenos como reex ao e difrac a vel e a qualidade do sinal transmitido. o resultado nal da soma de uma transmiss O sinal que chega na antena receptora e ao, , os caminhos diferentes que a portadora pode tomar no trajeto entre a antena transmisisto e o das camadas troposf sora e receptora (reex oes do terreno, refrac a ericas), isto pode prejudicar seriamente o sinal originalmente transmitido.

3.1

o e Absorc o Atenuac a a

` medida que se propagam, seja no quase vazio do cosmos As ondas de r adio enfraquecem a o no v ou na atmosfera terrestre. A atenuac a acuo resulta da dispers ao da energia a partir da fonte. o cresce rapidamente porque o sinal diminui na raz A atenuac a ao do quadrado da dist ancia. Se a dist ancia entre o emissor e o receptor aumentar de 1 km para 10 km, o sinal diminuir a para o por dispers um fator importante na intensidade um cent esimo da intensidade. A atenuac a ao e o. do sinal, mas os sinais de r adio sofrem outros tipos de atenuac a perdida por absorc o quando as ondas de r Energia e a adio atravessam outros meios que n ao

13

o v acuo. As ondas de r adio propagam-se atrav es da atmosfera ou materiais s olidos (como um ncia. Este processo o condutor) excitando el etrons, que ir ao radiar energia na mesma freq ue perfeitamente eciente, pois alguma energia e transformada em calor e retida no meio. A n ao e ncia. quantidade de energia perdida desta forma depende das caracter sticas do meio e da freq ue o na atmosfera e desprez ncias mais A atenuac a vel dos 10MHz aos 3 GHz, mas, nas freq ue o devida ao vapor de a gua e oxig elevadas, a absorc a enio podem ser elevadas. A energia das on o, difrac o e reex das eletromagn eticas tamb em s ao perdidas durante a refrac a a ao, fen omenos til de propagac o e acomque permitem comunicar a longa dist ancia. De fato, qualquer forma u a o. panhada de atenuac a

3.2

o Refrac a

As ondas eletromagn eticas propagam-se em linha reta at e serem deetidas por algo. As ondas de r adio s ao ligeiramente refratadas, ou dobradas, quando passam de um meio para outro. o Neste aspecto as ondas de r adio comportam-se da mesma maneira que outras formas de radiac a eletromagn etica. gua demonstra este principio. A dobra aparente de um l apis parcialmente imerso em a o e causada pela mudanc A refrac a a de velocidade da onda quando atravessa a fronteira entre o e o seguinte. Se esta transic o e feita num a ngulo diferente de 90o, uma um meio de propagac a a parte da frente da onda acelera (ou retarda) antes da outra, dobrando a onda ligeiramente. As ondas de r adio s ao refratadas ao passar obliquamente de um meio para outro. As linhas representam as cristas de uma frente de onda, sendo a dist ancia entre linhas o comprimento de o da onda muda porque um dos extremos da frente de onda desacelera antes da onda. A direc a encurtado, outra, quando atravessa a fronteira entre os dois meios. O comprimento de onda e mas a frequ encia mant em-se constante. o e diretamente proporcional a ` diferenc o dos O grau de refrac a a entre os ndices de refrac a o n mais do que a velocidade de uma onda de r meios. O ndice de refrac a ao e adio no v acuo dividida pela velocidade no meio em quest ao. As ondas de r adio s ao geralmente refratadas quando atravessam diferentes camadas da atmosfera, seja a ionosfera a 100 ou mais quil ometros de altitude, ou as camadas inferiores da o entre os o e sucientemente grande, as ondas atmosfera. Quando a relac a ndices de refrac a um reetor com perdas de r adio podem ser reetidas, tal como a luz num espelho. A Terra e elevadas, mas uma superf cie de metal funciona bem se possuir alguns comprimentos de onda

14

de di ametro.

3.3

Dispers ao

o das ondas de r A direc a adio tamb em pode ser alterada por dispers ao. O efeito obser um bom exemplo da dispers vado num feixe de luz que tenta atravessar o nevoeiro e ao de vis uma onda luminosa. Mesmo numa noite l mpida, o cone de luz de um farol e vel devido a uma pequena quantidade de dispers ao atmosf erica perpendicular ao feixe luminoso. As ondas de r adio dispersam-se da mesma forma quando encontram objetos dispostos de forma aleat oria, de dimens ao igual ou menor ao comprimento de onda, como massas de el etrons, gua. Quando a densidade dos objetos dispersantes se torna sucientemente ou got culas de a o com um o caracgrande, comportam-se mais como um meio de propagac a ndice de refrac a ter stico.

3.4

Reex ao

ncias acima de 30 MHz, reex Tratando-se de freq ue oes causadas grandes objetos, como edif cios, avi oes e montanhas podem proporcionar um meio de aumentar o alcance para l a da linha do horizonte em v arias centenas de quil ometros. es necessitam apenas de apontar as antenas para um reetor comum, seja ele Duas estac o o para um estacion ario ou m ovel. Contrariamente ao que o senso comum dita, a melhor posic a a meio caminho entre as duas estac es. A intensidade do sinal aumenta a ` medida reetor n ao e o que o reetor se aproxima de um dos extremos do percurso, fazendo com que os reetores mais es. ecientes estejam pr oximos de uma das duas estac o es O alcance m aximo est a limitado pela distancia de linha de vista (r adio) das duas estac o para o reetor e pelas forma e dimens ao do mesmo. Os reetores devem possuir v arios comprimentos de onda de dimens ao e de prefer encia ser planos. Avi oes comerciais de longo e m edio curso s ao bons reetores e oferecem a oportunidade de contactos a longa distancia. O limite de cerca de 900 km, assumindo que os jate orico para a reex ao obtida pelo uso de avi oes e tos comerciais n ao voam a mais de 12 000 m, mas na realidade os contactos conseguidos s ao bastante menores.

15

3.5

o Difrac a

As ondas de r adio podem ser difratadas ou dobradas em torno de objetos s olidos com arestas vivas. o e diretamente proporcional a ` diferenc o dos O grau de refrac a a entre os ndices de refrac a o n mais do que a velocidade de uma onda de r meios. O ndice de refrac a ao e adio no v acuo dividida pela velocidade no meio em quest ao. As ondas de r adio s ao geralmente refratadas quando atravessam diferentes camadas da atmosfera, seja a ionosfera a 100 ou mais quil ometros de altitude, ou as camadas inferiores da o entre os o e sucientemente grande, as ondas atmosfera. Quando a relac a ndices de refrac a um reetor com perdas de r adio podem ser reetidas, tal com a luz num espelho. A Terra e elevadas, mas uma superf cie de metal funciona bem se possuir alguns comprimentos de onda de di ametro. O cume de uma cordilheira com pelo menos 100 comprimentos de onda de comprimento o em frequ pode servir para a difracc a encias de r adio. Cumes agudos, livres de arvores e horizontais d ao as melhores arestas, mas memo cumes arredondados podem servir como aresta o. Apenas uma pequena parte da energia do sinal ser de difracc a a difractada, mas possibilitar a es com um alcance de cerca de 100 km ou mais. Esta forma de difracc o funciona comunicac o a es atrav nos dois sentidos, por isso comunicac o es do que podem parecer montanhas intranspon veis podem ser poss veis, como sucede no exemplo abaixo. (Buscar uma gura de meio de transmiss ao.)

3.6

Antenas

Os dispositivos met alicos que s ao capazes de transmitir e receber ondas eletromagn eticas s ao denominados antenas. Nas antenas, as propriedades observadas na transmiss ao tamb em s ao o (reciprocidade). Estes dispositivos possuem caracter v alidas para a recepc a sticas el etricas e f sicas essenciais para o melhor desempenho e funcionamento de uma transmiss ao. As antenas es) ou direcionais (focadas em uma dividem-se em antenas omni-direcionais (todas as direc o o). direc a

16

3.6.1

Ganho da Antena

a caracter denido como a relac o O ganho medido em dBi e stica principal da antena e e a o do m entre a energia irradiada de uma determinada antena na direc a aximo do diagrama de o da mesma e a que seria irradiada por uma antena isotr o radiac a opica ideal em uma direc a qualquer, supondo q a pot encia total seja a mesma. uma antena hipot es(360o ). Isotr opica e etica baseada na transmiss ao para todas as direc o simplesmente o Sendo assim, na verdade o ganho considerado para qualquer antena e mais diretiva que a antena isotr quando ela e opica e n ao deve ser erroneamente interpretada o de pot como uma amplicac a encia na antena. medido em dBi (dB isotr Por isso o ganho de uma antena e opico). o dBd, que e o ganho em relac o a ` antena dipolo.(sanches Uma outra unidade utilizada e a 158). As antenas utilizadas nos pontos de transmiss ao de sinal t em caracter stica de transmiss ao omni-direcional. Podem ser antenas individuais ou formadas por conjuntos de pain eis setoriais es. que formam 360 e atendem todas as direc o

17

N vel M edio do Terreno (NMT)

Para denir em que altura ser a xada a antena deve-se fazer um estudo do terreno em um raio de 15KM, partindo do ponto base onde car a localizada a base antena. o da norma, 12 radias devem ser denidas a partir do ponto base para efetuar Por denic a o c alculo do NMT. na p agina da ANATEL existe um aplicativo que ajuda e muito nesta ta o terrena para cada radial, informando as altitudes e refa...... Este gera um g?aco de oscilac a o: possibilitando o c alculo. Segue os gr acos gerados com aplicac a obs: ainda deve ser criada a areferencia na ANATEL e citar na gura tal(difeinir na biblioteca de guras, vericar como isto funciona)

18

Figuras

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3223.51 Longitude : 48W4833.18 Azimute(Graus): 359,9 Altitude (m) : 350 NMT (m) : 240 HCI: Antnio Carlos / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:05:00

Ponto de Destino Latitude : 27S2553.51 Longitude : 48W4833.71 Azimute(Graus): 179,9 Altitude (m) : 282 NMT (m) : 191 Hrx: Antnio Carlos / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,005 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.1: Radial 1

19

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3242.16 Longitude : 48W4738.18 Azimute(Graus): 30,0 Altitude (m) : 339 NMT (m) : 53 HCI: Antnio Carlos / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:08:40

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : Biguau / SC 27S2704.48 48W4400.00 210,0 19 133 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 11,996 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.2: Radial 2

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3315.41 Longitude : 48W4700.00 Azimute(Graus): 60,2 Altitude (m) : 268 NMT (m) : 126 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:10:20

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : Biguau / SC 27S3000.00 48W4038.18 240,2 151 182 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,081 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.3: Radial 3

20

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3402.72 Longitude : 48W4645.45 Azimute(Graus): 90,0 Altitude (m) : 289 NMT (m) : 108 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:12:26

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : So Jos / SC 27S3402.73 48W3933.64 270,0 22 226 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 11,845 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.4: Radial 4

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3452.37 Longitude : 48W4700.00 Azimute(Graus): 119,9 Altitude (m) : 469 NMT (m) : 148 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:14:03

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : Palhoa / SC 27S3807.78 48W4038.18 299,9 25 294 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,075 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.5: Radial 5

21

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3525.46 Longitude : 48W4738.18 Azimute(Graus): 150,3 Altitude (m) : 260 NMT (m) : 124 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:15:26

Ponto de Destino Latitude : 27S4105.67 Longitude : 48W4400.00 Azimute(Graus): 330,3 Altitude (m) : 218 NMT (m) : 237 Hrx: Santo Amaro da Imperatriz / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,06 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.6: Radial 6

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3538.11 Longitude : 48W4833.71 Azimute(Graus): 180,0 Altitude (m) : 402 NMT (m) : 116 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:16:47

Ponto de Destino Latitude : 27S4210.54 Longitude : 48W4833.71 Azimute(Graus): 360,0 Altitude (m) : 65 NMT (m) : 196 Hrx: Santo Amaro da Imperatriz / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,08 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.7: Radial 7

22

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3525.46 Longitude : 48W4929.09 Azimute(Graus): 209,5 Altitude (m) : 309 NMT (m) : 436 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:17:58

Ponto de Destino Latitude : 27S4105.67 Longitude : 48W5305.45 Azimute(Graus): 29,5 Altitude (m) : 490 NMT (m) : 375 Hrx: guas Mornas / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,035 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.8: Radial 8

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3452.37 Longitude : 48W5009.09 Azimute(Graus): 240,0 Altitude (m) : 321 NMT (m) : 593 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:19:08

Ponto de Destino Latitude : 27S3807.78 Longitude : 48W5629.09 Azimute(Graus): 60,0 Altitude (m) : 585 NMT (m) : 412 Hrx: guas Mornas / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,031 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.9: Radial 9

23

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3402.72 Longitude : 48W5009.09 Azimute(Graus): 270,0 Altitude (m) : 390 NMT (m) : 647 HCI: So Pedro de Alcntara / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:20:15

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : Angelina / SC 27S3402.73 48W5740.00 90,0 877 501 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,369 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.10: Radial 10

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3315.41 Longitude : 48W5009.09 Azimute(Graus): 300,0 Altitude (m) : 139 NMT (m) : 484 HCI: Antnio Carlos / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:21:17

Ponto de Destino Latitude : Longitude : Azimute(Graus): Altitude (m) : NMT (m) : Angelina / SC 27S3000.00 48W5629.09 120,0 499 347 Hrx:

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 12,038 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.11: Radial 11

24

Perfil de Terreno - Projeo Geogrfica (lat/long) Datum WGS84

Ponto de Origem Latitude : 27S3242.16 Longitude : 48W4929.09 Azimute(Graus): 330,2 Altitude (m) : 71 NMT (m) : 559 HCI: Antnio Carlos / SC
Data de Gerao : 11/06/2012 09:22:16

Ponto de Destino Latitude : 27S2704.86 Longitude : 48W5305.45 Azimute(Graus): 150,2 Altitude (m) : 688 NMT (m) : 299 Hrx: Antnio Carlos / SC

Informaes Extras Passo (m) : Distncia (km) : Fator K : Freqncia (MHz): 240 11,961 1.3333334 91,5

SIGAnatel - Sistema de Informaes Geogrficas

Figura 5.12: Radial 12

25

Considerac o es Finais

Digitar as conclus oes do trabalho.

26

Refer encias
AUTOR, N. T tulo: Subt tudo, que vem depois de dois pontos. S ao Paulo: Editora, 1995. AUTOR, N. T tulo do artigo. A Folha de S. Paulo, S ao Paulo, p. 1123, 7 set. 1995. CONCEITOS criados como exemplo. 2003. Dispon vel em: <http://nomedodominio.com.br>. Acesso em: 8 mar. 1999. EVANS, X. Y. Z. et al. Exemplo de citac a o no texto. [S.l.: s.n.], 1987. MIYOSHI, E. M.; SANCHES, C. Projetos de Sistemas de R adio. 3. ed. S ao Paulo: Erica, 2006. NOME do artigo. A Folha de S. Paulo, S ao Paulo, p. 4, 2 abr. 1995. NOME, O. Algum nome. [S.l.: s.n.], 1978. 101-114 p. SILVA, X. Y. T tulo de exemplo. [S.l.], 2003. Dispon vel em: <http://nomedodominio.com.br>. Acesso em: 8 mar. 1999. T ITULO do Artigo. Nome da revista, Rio de Janeiro, n. 35, p. 5160, jan. 1987.

You might also like