You are on page 1of 3

Sinalizao de emisso

A RTP, a SIC e a TVI adotaram, com efeitos a partir do dia 20 de fevereiro de 2012, uma sinaltica comum, para efeitos de informao do espetador acerca das caratersticas da respetiva programao, incluindo sobre a classificao etria dos programas, funcionalidades disponveis em cada programa para pblicos com necessidades especiais e, bem assim, tipos de comunicao comercial de que beneficiam os programas. Alguns smbolos pretendem tambm possibilitar a correta identificao da natureza de alguns espaos comerciais na emisso. Por via da adoo destes smbolos para alm de se esclarecer o pblico cumprem-se exigncias legais e satisfazem-se preocupaes destes operadores inerentes ao exerccio socialmente responsvel da atividade de televiso. 1. Classificao etria.

A sinalizao a adotar em matria de classificao etria da programao corresponde aos escales j utilizados pela RTP, SIC e TVI desde Setembro de 2006. Em resumo, esses escales so os seguintes: Smbolo Significado Programas destinados a todos os pblicos.

Programas destinados a espetadores com 10 ou mais anos de idade, sendo recomendvel o aconselhamento por parte dos pais em caso de assistncia por espetadores com menos de 10 anos de idade. Programas destinados a espectadores com 12 ou mais anos de idade, sendo recomendvel o aconselhamento por parte dos pais em caso de assistncia por espetadores com menos de 12 anos de idade. Programas destinados a espetadores com 16 ou mais anos de idade. O contedo destes programas pode revelar-se suscetvel de influir de modo negativo na formao da personalidade de crianas e adolescentes. A classificao etria emitida durante 10 segundos no incio e no retomar dos programas aps os intervalos, no canto superior direito do ecr. 2. Funcionalidades disponveis para pblicos com necessidades especiais.

Os programas que disponham de funcionalidades para pblicos com necessidades especiais so devidamente sinalizados, atravs dos seguintes smbolos: Smbolo Significado Legendagem em teletexto Programas que contam com legendagem atravs do teletexto. udio-descrio Programas que contam com udio-descrio (atualmente, apenas a RTP disponibiliza esta funcionalidade). v.1.1 Pg. 1 de 3

Estes smbolos so emitidos no canto superior direito do ecr, aps a classificao etria e durante cinco segundos. Estes smbolos devem tambm ser emitidos em permanncia, durante os programas a que se referem. 3. Tipos de comunicao comercial presentes nos programas.

Os programas que contam com alguma forma de comunicao comercial audiovisual so devidamente identificados, atravs dos seguintes smbolos: Smbolo Significado Programa com presena de produto. Programa onde se inclui ou feita referncia a um bem ou servio (ou respetiva marca), a troco de pagamento ou retribuio. Programa patrocinado Programa que beneficia do apoio financeiro de uma entidade que no se dedica ela prpria atividade de produo audiovisual. A identidade do patrocinador deve ser indicada pelo operador de televiso pelo menos uma vez por programa patrocinado, atravs da emisso do nome, logtipo ou de outro sinal distintivo do patrocinador. Ajuda produo Programa que beneficia de produtos ou servios que foram facultados gratuitamente por terceiros, sem que tais produtos ou servios tenham valor significativo. Programa com telepromoes Smbolo emitido em programas durante os quais sejam emitidas telepromoes, bem como durante as telepromoes propriamente ditas. As telepromoes so espaos comerciais que se traduzem no anncio de produtos e servios pelo apresentador de um programa, aps uma interrupo cnica do mesmo Programa com publicidade virtual. A publicidade virtual traduz-se na substituio, pelo operador de televiso, da publicidade presente fisicamente no local onde o programa gravado, por outras mensagens comerciais. Estes smbolos so emitidos no canto superior direito do ecr aps a classificao etria ou, se aplicvel, aps a emisso dos smbolos correspondentes s funcionalidades para pblicos com necessidades especiais, durante cinco segundos. Estes smbolos devem ser emitidos no incio, no recomeo aps o intervalo e no fim dos programas. O smbolo das telepromoes deve igualmente ser emitido durante as prprias telepromoes, em permanncia no ecr. O smbolo do programa patrocinado pode ser substitudo pela identificao dos patrocinadores. O smbolo das ajudas produo pode ser substitudo, pela identificao dos produtos ou servios que foram facultados gratuitamente. 4. Natureza de espaos comerciais presentes na emisso.

A natureza dos espaos comerciais emitidos simultnea ou paralelamente com contedo editorial deve ser claramente identificada, atravs das expresses e smbolos seguintes.

v.1.1

Pg. 2 de 3

Smbolo/ Expresso

Significado Publicidade Comunicao comercial audiovisual difundida pelo operador de televiso a troco de pagamento ou retribuio, relacionada com uma atividade comercial, industrial, artesanal ou profisso liberal, que visa a promoo do fornecimento de produtos ou servios mediante pagamento. Autopromoo Comunicao comercial audiovisual difundida pelo operador de televiso, que visa a promoo dos seus prprios produtos e servios, incluindo programas, produtos conexos diretamente relacionados com os programas, servios de programas, servios audiovisuais a pedido ou obras cinematogrficas e audiovisuais em cuja produo o operador tenha participado financeiramente. Patrocnio Apoio financeiro produo de um programa por parte de uma entidade que no se dedica ela prpria atividade de produo audiovisual. Comunicao Institucional Comunicao comercial audiovisual que visa a promoo de uma ideia, iniciativa ou instituio, sem que constitua publicidade televisiva.

Publicidade

Estes smbolos so emitidos em permanncia, durante o perodo de tempo em que emitida a comunicao comercial audiovisual a que os mesmos se referem e na zona do ecr em que esta est a ser emitida. O smbolo de comunicao institucional deve ser emitido juntamente com qualquer transmisso de uma comunicao institucional, e no apenas juntamente com a emisso de comunicaes institucionais em ecr dividido ou partilhado. A presente verso do documento est em aplicao desde 9 de Abril de 2013.

v.1.1

Pg. 3 de 3

You might also like