You are on page 1of 13

IV HISTRIA DA TEORIA DAS ORGANIZAES

As organizaes e a prtica da Gesto foram, so e sero sempre influenciados por foras sociais, polticas e econmicas (incluindo a Tecnologia). O estudo da evoluo do Pensamento da Gesto importante na medida em que: - Fornece o contexto - Permite melhor compreenso do impacto na Sociedade e nas Organizaes - Orienta o Pensamento Estratgico

IV.1 - TEORIAS CLSSICAS


Surgem na segunda e terceira dcada deste sculo aquando do desenvolvimento das primeiras grandes empresas industriais diversificadas. A grande preocupao era a descoberta de regras ideais e de cdigos de conduta necessrios ao funcionamento duma organizao. Se havia essas regras ideais, tal significava que o indivduo se teria de adaptar total e mecanicamente ao processo produtivo e ao esquema de funcionamento da organizao. O indivduo apenas iria complementar o trabalho da mquina. Nos primrdios da revoluo industrial, no houve grande concorrncia na produo e na procura (o mercado tinha um grande crescimento). Nessa fase, importante era produzir para satisfazer uma procura crescente e portanto o que estava em causa era optimizar a funo de produzir. No era necessria imaginao, talento ou criatividade para captar /vender aos clientes e como tal o indivduo era utilizado apenas como elemento mecnico de um sistema que obedecia a regras muito bem definidas com vista a optimizar a produo dentro de um esquema organizacional rgido. Nesta fase tnhamos trs grandes princpios: descoberta das regras ideais de funcionamento; a organizao (ou empresa) era um sistema fechado, muito centrado na tecnologia para optimizar o processo produtivo, sendo o seu nico objectivo a procura da eficincia

Eficincia essa que um conceito interno organizao visando a optimizao do sistema. o indivduo devia adaptar-se mquina de forma mecnica e automtica, complementando a e contribuindo para a optimizao do sistema. Nesta lgica clssica, temos basicamente trs abordagens: a de Taylor, Administrao Cientfica; a de Fayol, Escola Anatmico Descritiva; a de Weber, Modelo Burocrtico de Organizao.

ADMINISTRAO CIENTFICA (TAYLOR)

Para Taylor, havia uma e nica maneira de melhor executar qualquer tarefa (one and only best way). Definido o objectivo do trabalho, Taylor aplica ento o mtodo conhecido por estudo de tempos e movimentos que consiste na desagregao de cada tarefa de um indivduo nos seus movimentos fsicos elementares; tais movimentos eram cronometrados, a face ao objectivo da tarefa, eram depois recompostos para minimizar o tempo da execuo.

ESCOLA ANATMICO DESCRITIVA (FAYOL)

Em contrapartida, Fayol, embora conceptualmente prximo de Taylor, vai-se preocupar fundamentalmente com a anlise da estrutura hierrquica das organizaes, em vez de

se preocupar com os tempos e movimentos de cada um. Ele pe o acento tnico na linha de comando da qual dependeria o bom funcionamento da organizao.

Para Taylor, o indivduo devia ajustar-se mquina. Para Fayol, o indivduo deve ajustar-se ao superior hierrquico. Assim, para Taylor, teramos o individuo como homem mquina enquanto que para Fayol temos o indivduo como homem-servo. Assim, Fayol pretende aplicar um conjunto rgido de princpios universalmente explicveis em termos de: o que devem ser as funes e preocupaes de cada gestor dentro da cadeia hierrquica; como deve ser todo o relacionamento ao longo da cadeia hierrquica que a base, e espinha dorsal do organigrama.

MODELO BUROCRTICO DAS ORGANIZAES (WEBER)

Taylor e Fayol eram gestores de empresas. Weber era um acadmico com importantes contributos ao nvel do desenvolvimento das Cincias Sociais. Para Weber, devia haver um modelo puro ou ideal de organizao. A organizao weberiana, a BUROCRACIA o paradigma (modelo de referncia) da administrao racionalizada em que a predeterminao (ou seja a definio priori das regras de jogo) total a todos os nveis da organizao. Weber apresenta assim um conceito da organizao em que possvel formular um sistema de regras e papis a serem executados pelos indivduos aps a definio dos objectivos e actividades.

Para Taylor o homem seguia a mquina, para Fayol seguia o chefe enquanto que para Weber ele devia seguir as regras burocrticas, isto um conjunto de conjunto de comportamentos prefixados, geralmente inseridos num documento escrito, comportamento esse que o indivduo deve saber de cor. Na lgica clssica das trs teorias que descrevemos h sempre uma estrutura mquina para Taylor, hierarquia para Fayol e regras burocrticas para Weber que fixa o comportamento do indivduo. Estamos pois numa abordagem estruturalista em que a estrutura impe e fixa o comportamento dos indivduos.

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA COMPORTAMENTO = f (ESTRUTURA) IV.2- ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA Tais abordagens surgem em tempos mais modernos em contraponto e at mesmo em oposio s vises estruturalistas das teorias clssicas. Nesta abordagem, o indivduo o elemento central da organizao, sendo o ponto de partida e da chegada para explicar ou fazer qualquer anlise do funcionamento da organizao. Ponto de partida porque atravs do estudo do comportamento humano que possvel (compreender o comportamento da organizao). Ponto de chegada porque as organizaes devem ser estruturadas medida e em funo dos que nela trabalham. Para Weber, o indivduo ajustava-se ao organigrama. Agora, o organigrama que deve ser feito em funo das pessoas de que dispomos.

COMPORTAMENTO DA ORGANIZAO = f (Comportamento humano)

Estamos pois a passar do sistema termo-produtivo para o sistema social. Os engenheiros tecnologos perdem o poder nas empresas. PODER NA ORGANIZAO

ENGENHEIRO CINCIAS SOCIAIS (abordagem clssica)

TECNOLOGO

HOMENS DAS

(abordagem comportamentalista)

Embora ainda em sistema fechado, passa-se de uma estrutura rgida tecno-maquinas para sistemas em que o indivduo que consegue na organizao, atravs da sua criatividade e capacidade permanente de adaptao, fazer o ajustamento da organizao. Esta abordagem, como perceptvel, ajusta-se melhor a uma envolvente social em constante evoluo em que o indivduo tem uma cultura a um nvel de exigncias sociais muito diferente do operrio indiferenciado do incio das Revolues Industriais. O trabalhador deixa de ser um elemento passivo, complemento da mquina do chefe ou da burocrtica organizao, para ser um elemento activo dentro da organizao. Em complemento disto, fcil de perceber que a prpria evoluo tecnolgica veio nas empresas substituir trabalhadores indiferenciados por gente mais qualificada, que no aceitaria o papel passivo de outrora. Estamos a caminho da Economia do conhecimento que abordaremos mais adiante no curso. Em suma, o comportamento humano o elemento essencial para o estudo e a anlise do funcionamento das organizaes. A organizao cada vez mais um sistema altamente integrado (closely connected) de indivduos que desempenham vrios papeis, uns dentro da empresa, outros fora (os colaboradores da empresa so ao mesmo tempo cidados actuando no ambiente exterior)

GERIR UMA ORGANIZAO NOS DIAS DE HOJE NO APENAS UMA TAREFA TECNOLGICA, HIERARQUICA OU BUROCRTICA. GERIR UMA ORGANIZAO CAD VEZ MAIS GERIR UM SISTEMA SOCIAL COMPLEXO EM QUE FUNDAMENTAL UM CONHECIMENTO PROFUNDO DOS MECANISMOS DE MOTIVAO DOS COMPORTAMENTOS DAS PESSOAS. Vejamos ento na abordagem comportamentalista a Teoria das Relaes Humanas, as Teorias Behavioristas e o Desenvolvimento Organizacional. TEORIA DAS RELAES HUMANAS Foi a primeira teoria comportamentalista e com ela tornaram-se questes centrais do estudo das organizaes a problemtica da motivao dos indivduos nas organizaes e o efeito de estilo de liderana na produtividade do trabalho. Embora ainda raciocinando em sistema fechado, j se comea a pensar na dimenso humana e social. TEORIAS BEHAVIORISTAS Inserem-se num movimento mais amplo de aplicao de conhecimentos de psicologia e de sociologia s organizaes e realidade social. A organizao contnua ainda a ser vista como um sistema fechado mas j se reconhece nele uma grande dinmica interna, fruto da vontade dos indivduos e dos processos de interaco social e organizacional. O homem j comea a ser visto como um ser criativo que pe todas as suas capacidades intelectuais, e no apenas a fora fsica, ao servio da organizao / empresa. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL As teorias behavioristas foram demasiado tericas e com o desenvolvimento organizacional que se tenta tornar operacional a abordagem comportamentalista. Voltaremos a este assunto mais tarde na cadeira de COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Em sntese: - As abordagens comportamentalistas vieram dar um forte contributo para concebermos as organizaes como sistemas sociais dinmicas que interagem com o meio ambiente, sendo no indivduo / colaborador uma concepo global do homem. - O desenvolvimento organizacional foi o brao operacional dessas teorias.

IV.3 ABORDAGEM PRAGMTICA Tomando em conta os desenvolvimentos anteriormente referidos, os homens de gesto esforaram-se por desenvolver um esforo analtico e normativo a partir dos anos 50 do sculo XX. Eles esforaram-se por incorporar na viso clssica os ensinamentos e a viso comportamentalista, conduzindo a uma sntese actualizada das preocupaes da eficincia da lgica clssica com os avanos entretanto obtidos as cincias do comportamento e comea-se a ter conscincia que a organizao um sistema aberto ao exterior. Por isso o grande objectivo continua a ser produzir com eficincia mas em funo do mercado e dos clientes. Primeiro tem que se ver o que que os clientes querem e s depois que se vai produzir com eficincia interna. Chegamos assim naturalmente ao conceito de marketing que abordaremos mais adiante no nosso programa. Para os clssicos, a eficincia produtiva era a grande questo. Para os comportamentalistas, o homem e a empresa eram o centro. Para os pragmticos, o cliente j comea a ser rei, mas no esquecem a eficincia produtiva. CLSSICOS ENGENHEIROS TECNOLOGOS HOMENS DAS CINCIAS SOCIAIS ENGENHARIA E GESTO INDUSTRIAL! (tecnologia+cincias do comportamento+conhecimento dos mercados) IV.4 ABORDAGEM NEOCLSSICA

COMPORTAMENTALISTAS PRAGMTICOS

Como o nome indica, esta abordagem parte da escola clssica, ajustando os principais conceitos, nossa poca. As regras fixas (prprias de sistemas fechados ao exterior)so agora passadas para regras flexveis, as quais so no fundo os princpios da lgica a aplicar ou as formas de raciocinar sobre problemas e situaes concretas da empresa. No se tem receitas rgidas para a organizao mas sim guidelines para os raciocnios a fazer ou os princpios lgicos a aplicar. Comea-se a falar de inovao esforo constante para nos diferenciarmos da concorrncia (conceito que tambm iremos abordar nesta cadeira) e refora-se e preponderncia do marketing em todo o comportamento da organizao e na funo de gesto. A ideia do marketing, que j vinha dos pragmticos, agora reforada. Na poca clssica, primeiro produzia-se com eficincia depois tentava-se vender o que se produzia (estratgia comercial). Na poca neoclssica, o paradigma mudou. Primeiro, pensa-se no mercado e nos clientes e em funo deles que se conceptualiza a organizao e se vai depois produzir com eficincia. CLSSICOS (lgica da produo) NEO CLSSICOS (lgica do mercado) ESTRATGIA COMERCIAL (vender o que produziu com eficincia) ESTRATGIA DE MARKETING (produzir com eficincia aquilo que se consegue vender) Para os neoclssicos, a gesto de uma organizao consiste no fundo na ooptimizao do sistema interno sujeito s restries impostas pelo mercado, sendo este que determinante para a lgica de produo interna. (PTICA DE MARKETING E NO PTICA DA PRODUO COM ESTRATGIA COMERCIAL) ADMINISTRAO POR OBJECTIVOS

Segue

os

neoclssicos,

operacionalizando procurou

os

seus tornar

conceitos,

tal

como a

desenvolvimento comportamentalista.

organizacional

operacional

viso

Tem 5 grandes objectivos: -preocupao com os objectivos globais da empresa; -rendibilidade de cada rea funcional como contributo para os objectivos globais; -avaliao objectiva dos indivduos em funo das metas pr-estabelecidas em termos de contributo para o negcio; -introduo de lgicas de planeamento na gesto -auto-controlo de cada colaborador Esta gesto por objectivos tenta no fundo uma aproximao problemtica de compatibilizao entre objectivos organizacionais sectoriais e individuais, com vista a uma maior rendibilidade empresarial. IV.5 NOVOS DESENVOLVIMENTOS IV.5.1 Perspectiva da Cincia da Gesto Abordagem que utiliza a Matemtica Aplicada, a Estatstica, e outros Mtodos Quantitativos na tomada de deciso e resoluo de problemas. - Investigao Operacional (WWII modelos matemticos) - Gesto das Operaes Previso, Simulao, Optimizao, .aplicados a problemas reais - Tecnologias de Informao sistemas de informao (MIS) IV.5.2 Teoria dos Sistemas - Sistema um conjunto de partes/entidades, operando conjuntamente para atingir um objectivo (purpose) comum. - Sistema Aberto, quando interage com o ambiente externo, e Sistema Fechado qando no interage. - Na Teoria dos Sistemas, as organizaes so descritas como Sistemas Abertos caracterizados por: Entropia, Sinergia e Independncia de subsistemas.

IV.5.3 Gesto da Qualidade Total (TQM) Conceito focado na gesto que envolve toda a organizao por forma que esta possa a dar aos seus clientes elevados padres de qualidade nos produtos e servios (Valor, para os clientes). Conceito iniciado e desenvolvido por Edwards Deming, ignorado, inicialmente, nos EUA, adoptado e adaptado, com sucesso, no Japo (post WWII). Elementos da TQM: envolvimento de todos os membros da organizao, orientao para o cliente, comparao com outras organizaes (benchmarketing), melhoria contnua; six-sigma. IV.5.4- Organizao em aprendizagem AO (Learning Organization Peter Senge) Uma organizao na qual os seus membros procuram identificar e resolver os problemas. A organizao pro-activa em experimentar, melhorar, e mudar e, assim, aprender, crescer e atingir os seus objectivos. O nfase colocado na resoluo de problemas (por exemplo, satisfazer um cliente em particular), em contraste com a organizao tradicional desenhada para a eficincia. Elementos de uma OA: - estrutura baseada em equipas; - delegao de poder - partilha de informao (e de conhecimento). IV.5.5 Technology-driven workplace A abordagem de gesto na qual o trabalho est dependente da Tecnologia: da informao, electrnica, etc. Trabalho distncia, desmaterializao de certos processos: e-Business (B2C, B2B, C2C); ERP, CAD, CAM. Ligado abordagem Organizao em Aprendizagem.

IV.5.6- Outros importantes contribuintes: Elton Mayo relaes humanas, grupos informais

Frank and Lillian Gilbreth gesto cientfica, estudo dos movimentos (durante a execuo de uma tarefa) Peter Drucker GPO; considerado como o pai da gesto. Alfred Chandler Estratgia e Estrutura; Empresa como Organizao Multidivisional. IV.6- TIPOS DE ESTRUTUAS ORGANIZACIONAIS - Funcional - Divisionria - Matricial - Rede - Em equipa - Virtual

Fonte: In Management, Richard Daft, Folhas da cadeira de Gesto, DEG/IST 06/07

Fonte: In Management, Richard Daft, Folhas da cadeira de Gesto, DEG/IST 06/07

BIBLIOGRAFIA Introduo Gesto Uma abordagem sistmica Antnio de Sousa VERBO A gesto e a evoluo das teorias da Gesto. Histria do pensamento sobre a Gesto Folhas da cadeira horizontal de Gesto DEG/IST 06/07 Planeamento e Organizao Folhas da cadeira horizontal de Gesto DEG/IST 06/07

You might also like