You are on page 1of 14

I.

A Natureza e o Carter de Deus


Encontrando-se com Deus

A ETED afirma que Deus busca fazer a Si mesmo conhecido a todas as pessoas. reconhece que Deus deseja ter uma relao com as pessoas e compartilhar o Seu corao com elas. transmite um entendimento de Deus e Seus caminhos que transformar sua vida. busca o Esprito Santo para que revele aspectos de Deus e da verdade. encoraja uma resposta pessoal a Deus em adorao, orao e obedincia. nutre um amor e fome pela Bblia. equipa para que se leia a Bblia de forma tal a transformar crenas. valores e comportamentos. cultiva a prtica de escutar a voz de Deus.

Conceitos para Entender e Aplicar


1. Deus no foi criado. 2. Deus infinito sendo todo-poderoso, omnisciente, omnipresente, criador, eterno, e mais. 3. Deus um Deus pessoal/um ser que se relaciona, sendo trs pessoas distintas em um s ser. (Pai, Filho e Esprito Santo). 4. Por carter, Deus amoroso, justo, santo, sbio, bom, compassivo, misericordioso, amvel, perdoador, paciente, tardio para se irar, fiel, e muito mais. 5. Deus soberano e tem o controle final da histria ao mesmo tempo em que leva em conta as decises das pessoas. 6. Deus tanto trascendente (fora da criao) como imanente (est presente e ativo na criao e habita dentro do crente). 7. Deus criou as pessoas para se relacionarem para que, assim, Ele pudesse ter um relacionamento com elas. (Uma relao feita de uma livre troca de pensamentos, emoes e decises). 8. Adorao uma resposta apropriada a Deus. H muitas formas diferentes para adorar a Deus corporativamente e individualmente. A adorao deve tambm ser refletida no nosso estilo de vida. 9. Deus convida as pessoas a falar (orar) com Ele sobre suas necessidades e preocupaes. 10. Deus anseia compartilhar coisas que esto em Seu corao com o Seu povo. 11. Orao no nome de Jesus faz uma real diferena. 12. O Esprito Santo fala pessoalmente e claramente s pessoas atravs de uma variedade de maneiras (Ex. uma voz interna, uma viso, outras pessoas). Estas palavras pessoais ou instrues devem sempre ser consistentes com a Bblia e podem ser confirmadas atravs de outros. 13. Deus busca o perdido e deseja que todos sejam salvos atravs de Jesus Cristo. 14. Jesus a revelao final de Deus. 15. Um conhecimento geral de Deus est disponvel a todas as pessoas atravs da criao. 16. A revelao especfica de Deus mesmo e Seus propsitos esto compilados na Bblia. 17. A Bblia a Palavra inspirada e autoritativa de Deus e nosso parmetro principal para viver. 18. A Bblia deve ser utilizada de tal maneira que fortalea nossa f, renove nossa mente e nos informe para podermos assim tomar decises corretas (ler, meditar, estudar, memorizar, etc.). 19. O Esprito Santo o mestre e revelador da verdade de Deus. 20. Crer e obedecer a verdade que j se conhece crtico para se ganhar mais revelao da verdade.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

Atitudes para Nutrir


Em relao a Deus: confiana; f; reverncia; amor; dependncia; lealdade; submisso; cooperao; desejo de uma contnua comunicao com Deus; fome e paixo por conhecer a Deus e faz-lo conhecido; esperana; coragem; compromisso; adorao; humildade; esprito de aprendiz; gratido; contentamento; dio ao pecado; habitar em Deus; buscar mais revelao de Deus e a verdade; amor pela Bblia; fazer perguntas; buscar entendimento e sabedoria; confiana em escutar a voz de Deus.

Atividades a Realizar

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.) 1. Louvar e adorar a Deus atravs de uma variedade de maneiras, tanto individual como corporalmente. 2. Ativamente escutar a Deus e obedec-lo. 3. Consistentemente ler, estudar, meditar e aplicar a Palavra de Deus. 4. Ativamente desenvolver atitudes piedosas atravs da leitura da Palavra de Deus. 5. Honestamente compartilhar o corao de Dues em orao. 6. Regularmente escolher tomar tempo a ss com Deus. 7. Viver em dependncia do Esprito Santo que est em ns. 8. Buscar demostrar o carter de Deus nos relacionamentos e circunstncias. 9. Tomar passos de f, confiar em que Deus vai suprir o que for necessrio para realizar o que Ele lhe pede que faa (ex. coragem, dinheiro, pessoas). 10. Buscar ao perdido e compartilhar de Cristo. 11. Estudar / refletir nas Escrituras relevantes aos conceitos nesta categoria.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

II. As Intenes de Deus para os Indivduos, Povos e Criao


Observando Tudo na Vida pela Perspectiva de Deus
A ETED afirma os propsitos de Deus para cada indivduo, povo e nao. busca inspirar s pessoas para que tomem decises responsveis que tragam alegria a Deus e lhe glorifiquem. ensina e pratica uma mordomia responsvel em cada rea da vida. promove o potencial de que UM pode fazer uma diferena para o Reino em qualquer povo, lugar ou esfera da sociedade. encoraja a criatividade tanto em pensamento como em ao. pratica intercesso dinmica dirigida pelo Esprito Santo que tem um impacto transformador sobre o que se ora, como tambm sobre aquele que est orando.

Conceitos para Entender e Aplicar


1. Deus criou os cus e a terra e tudo o que neles h. 2. Todas as pessoas so feitas imagem de Deus e como tais so os de maior valor dentre toda a criao. 3. Cada pessoa tem igual valor no importando raa, sexo, idade, nvel social, e cada pessoa nica e significativa para Deus. 4. As pessoas devem viver e trabalhar de tal modo que honrem e glorifiquem a Deus. 5. Relacionamento com Deus, consigo mesmo e com outros a parte mais importante da vida. Os Dez Mandamentos nos do o padro ou parmetro para estes relacionamentos. 6. Todas as pessoas so criadas com uma habilidade de reconhecer a existncia de Deus e com uma conscincia que ajuda a gui-las no saber e fazer o que certo. 7. Deus deu s pessoas a capacidade de criar, ter idias, e achar solues. 8. Deus deu s pessoas a capacidade e responsabilidade de fazer escolhas que tenham um efeito na histria. 9. Deus escolheu realizar Seus propsitos trabalhando junto com as pessoas. Ele respeita os dons e responsabilidades que Ele as deu e lhes fornece espao para que elas tomem a iniciativa e faam escolhas. 10. A intercesso envolve uma interao entre as pessoas e Deus e avana os propsitos nas pessoas, lugares e circunstncias. (A intercesso pode envolver o uso de Escrituras). 11. Deus fez as pessoas responsveis (mordomas) por toda a criao. reas de mordomia incluem relacionamentos, o ambiente, a sade pessoal, o valor do trabalho, o tomar decises responsveis, o valor do descanso, a generosidade, as finanas, os dons espirituais, a hospitalidade e o valor do tempo. 12. Foi a inteno de Deus que cada povo o adorasse e vivesse para Sua glria. 13. Foi a inteno de Deus que as pessoas fossem frutferas e se multiplicassem: para desenvolver comunidades, naes e culturas que reflitam aspectos de Seu carter. 14. Deus revela na Bblia alguns princpios bsicos sobre os quais uma Nao ou Sociedade devem ser formadas. Estes princpios podem ser aplicados diferentemente nas naes nas esferas da famlia, igreja, arte e entretenimento, economia, meios de comunicao, sade, governo e educao. 15. Deus deu humanidade a habilidade de servir uns aos outros de diversas formas nestas esferas. Todas as ocupaes so de igual valor e podem ser um contexto atravs do qual um crente pode glorificar a Deus (ex. fazendeiro, pastor, poltico, artista, lojista, enfermeiro, professor, evangelista.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

Atitudes para Nutrir


Em relao s pessoas e criaco: respeito e valor por cada ser humano: todas as idades, sexos, povos, camadas scio-econmicas; apreciao e honra a outros: suas culturas, personalidades e dons; boasvindas; hospitalidade; compartilhar; generosidade; respeito e responsabilidade por toda a criao; percepo de que tudo que algum tem veio de Deus e deve ser utilizado para glorificar a Deus; o desejo de glorificar a Deus atravs do trabalho; diligncia; fidelidade; excelncia; perseverana; servio; procurar possibilidades, solues e alternativas criativas; esperana; alegria; contentamento; desejar ter e manter uma conscincia pura, reconhecimento e reverncia pela lei moral de Deus.

Atividades a Realizar

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.) 1. Interceder pelos propsitos de Deus para que venham sobre as naes, culturas e esferas da sociedade.

2. Levar a cabo responsabilidades tais como trabalhos prticos e tarefas com diligncia. 3. Administrar finanas, tempo e energia de forma responsvel. 4. Respeitar e tomar responsabilidade pelos bens pessoais e da comunidade. 5. Procurar oportunidades para aceitar e afirmar o valor nico de cada indivduo. 6. Expressar respeitavelmente sua cultura e abraar as expresses culturais de outras pessoas. 7. Familiarizar-se com os detalhes de alguns grupos no alcanados. 8. Pessoalmente tomar a responsabilidade de lidar com conflitos em nossos relacionamentos. 9. Demostrar amor por Deus e uns aos outros de formas prticas. 10. Expressar atos de generosidade e hospitalidade. 11. Explorar novas idias, fazer perguntas, escutar ativamente, pensar e analisar possibilidades e solucionar problemas. 12. Estudar / refletir nas Escrituras relevantes aos conceitos nesta categoria.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

III. A Redeno de Deus: O Pecado e a Cruz


(Reconhecendo a Jesus como Senhor)
A ETED reconhece que Jesus Cristo Deus e Ele o nico caminho para nossa salvao. reconhece a realidade de Satans e suas estratgias. proclama a vida, morte e ressurreio de Jesus como ato vitorioso de Deus para desarmar e destruir a Satans. afirma o Senhorio de Jesus e mantem a necessidade de obedecer-lhe. cultiva o temor do Senhor e um dio ao pecado.

Conceitos para Entender e Aplicar


1. Satans um ser criado, o qual, em orgulho, se rebelou contra Deus. 2. Satans mal. Ele enganador, acusador, ladro, tentador e mentiroso. Como o inimigo de Deus, ele luta contra Deus e Seus propsitos. 3. As pessoas e a criao foram fundamentalmente afetadas pelo pecado de Ado e Eva. Eles abriram a porta a Satans para usurpar o domnio dado por Deus para reinar sobre a criao. 4. Desobedecer aos mandamentos de Deus pecado. 5. Todas as pessoas pecaram e merecem o juzo de Deus. 6. Algumas das consequncias gerais do pecado incluem o sofrimento, enfermidades e a morte. 7. Todas as naes, sociedades e culturas, em um nvel ou outro, esto construdas sobre fundamentos no-bblicos. 8. Por causa de Seu amor pela humanidade, Deus enviou Seu Filho unignito, Jesus. 9. Jesus, sendo ainda totalmente Deus, ps de lado Seus privilgios como Deus para se tornar totalmente homem e viveu sua vida em comunho plena e ininterrupta com Deus. 10. Jesus foi instrudo e cheio do Esprito de Deus para fazer a obra de Deus, levar a cabo os propsitos de Deus e para demonstrar o carter de Deus em cada situao. 11. Jesus, mesmo tendo sido tentado de todas as formas, nunca pecou. 12. Jesus morreu na cruz, e sofreu o juzo de Deus pelos pecados do mundo. 13. Jesus se levantou fisicamente da morte e continuou a aparecer a seus discpulos por 40 dias. 14. Depois de 40 dias, Jesus ascendeu a Seu justo lugar nos cus onde se encontra hoje. 15. Ao longo de sua vida, morte e ressurreio, Jesus quebrou o poder do pecado, derrotou a Satans e inaugurou o incio do reinado do Reino de Deus.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

Atitudes para Nutrir


Em relao realidade de Satans, o pecado e Deus como revelados na cruz: corajoso, guerreiro, adorao, dio ao mal e ao pecado; desejo de alinhar-se com Deus; humildade, gratido; discernimento; cooperao com Deus; resistncia a Satans; confiana de que Deus est comigo; vitorioso sobre a tentao; reverncia; disponibilidade a sacrificar-se; f, amor; esperana; resistncia; pacincia; expectativa; falta de dignidade; estar alerta; transformador do mundo.

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.)

Atividades a Realizar

1. Identificar e resistir atividade de Satans ao seu redor. 2. Procurar ver o pecado como Deus o v. 3. Agradecer a Deus por Jesus. 4. Adorar a Deus como resposta a tudo o que a cruz revela acerca de Seu carter e propsitos. 5. Procurar relacionar-se com pessoas e com Deus assim como Jesus o fez. 6. Servir um ao outro, seguindo o exemplo de Jesus. 7. Identificar os fundamentos no-Bblicos nas culturas ao seu redor e interceder para que a verdade de Deus os remova pela raiz. 8. Estudar/refletir nas Escrituras relevantes aos conceitos nesta categoria.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

IV. A Famlia de Deus: Seus Filhos e Sua Igreja


Tornando-nos mais parecidos com Jesus
A ETED fortalece o conhecimento e a confiana da pessoa em Deus como Pai, Salvador e Amigo. alimenta a percepo do valor pessoal e significado para Deus. oferece a oportunidade de se render na cruz nosso passado, presente e futuro. enfatiza o papel principal da Bblia e do Esprito Santo no processo de nos tornarmos mais parecidos com Jesus. d lugar ao Esprito Santo para trabalhar em e atravs das pessoas. cr que a santidade pessoal necessria e que somente possvel arpropriando-nos da graa de Deus. reconhece e afirma o amor e o compromisso de Deus com Sua igreja. promove a participao e o trabalho em colaborao com a igreja local. cultiva um ambiente onde a unidade e a diversidade so igualmente valorizadas. avana a prtica de relacionamentos saudveis, e a necessidade de se contribuir no crescimento um do outro. oferece a oportunidade de descobrir e demonstrar os dons espirituais para servir a outros. advoga que aprendamos uns dos outros.

Conceitos para Entender e Aplicar


1. O Esprito de Deus foi dado a todos os crentes, que nos d vida eterna e nos adota na famlia de Deus. 2. O Esprito Santo revela a Palavra de Deus ao crente e continuamente lhe assegura do amor que Deus lhe tem e que Cristo est dentro dele. 3. O Esprito Santo trabalha para nos consolar, nos curar (fsica e emocionalmente), nos traz convico, nos ensina e restaura ao crente. 4. Deus deseja que o crente viva uma vida santa, relacionando-se com Deus e com outros tal como Jesus o fez. 5. Uma chave para se viver uma vida semelhante de Jesus (portando os frutos do Esprito Santo.) acercarmos consistentemente do Esprito Santo. que mora em ns. 6. Satans, apesar de haver sido derrotado na cruz, continua enganando s pessoas e influenciando-as a pecar. 7. O Esprito Santo e a graa de Deus esto sempre disponveis no crente dandolhe o poder para reconhecer, resistir e vencer as tentaes/mentiras de Satans e libertar-lhe de suas amarras (Em alguns casos ser necessria a libertao de amarras espirituais). 8. O arrependimento e a renncia a nossos direitos so chaves para viver uma vida semelhante a de Cristo. 9. Cada crente responsvel em cooperar com o Esprito que est dentro de s para crer e obedecer a verdade. Alm disso, deve arrepender-se de suas falsas crenas, atitudes pecaminosas (Ex. orgulho, incredulidade), hbitos destrutivos (Ex. fofoca, cobia), e outras reas de desobedincia e fazer restituio quando for necessrio. 10. Cada crente parte do Corpo de Cristo. Cada pessoa significativa mas ainda assim necessita dos outros membros do corpo. 11. Existem duas classificaes bsicas da igreja: o corpo local de crentes (modalidade) e a agncia missionria (sodalidade). 12. Espera-se que os crentes se comprometam com uma igreja onde se renam regularmente para adorar, escutar a Palavra e confraternizar. 13. Deus concede ao corpo de Cristo uma variedade de dons espirituais (Ex. profecia, ensino, exortao). Os

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

crentes devem usar seus dons espirituais para edificar aos outros em Cristo. 14. Os crentes devem refletir a Cristo em todas as suas relaes. As relaes piedosas e saudveis so mutuamente

submissas, puras, honrosas, amorosas, respeitosas, humildes, interdependentes, etc.

Em relao ao fortalecimento da f pessoal, desenvolvimento de carter e relacionamentos corretos: F; dependncia do Esprito; segurana do amor e do compromisso de Deus para comigo; confiana; sentimento de pertencer; maturidade; responsabilidade; pacincia; perseverana consigo mesmo e com os outros; contentamento; esprito de aprendiz; humildade; esperana; confiana em Deus e em outros; disposio para mudar; desejar a integridade; gratido; rapidez para reconhecer e arrepender-se do pecado; perdo; arrependimento; transparncia; amabilidade para com os outros; disposio para renunciar aos direitos; consciente dos outros; preocupao com o outro; dar e receber; buscar entender; honrando; aceitando; auto-respeito e respeito aos demais; apreciar as diferenas; pureza; preferir um ao outro; compromisso; lealdade; servio; gentileza; compartilhar; de bom corao; se preocupa com os outros; compassivo; mutuamente submisso; trabalhar em equipe; com domnio prprio; fiel; pacificador; leal ao carter de Deus; vulnervel ao amor de Deus; respeito opinio de Deus.

Atitudes para Nutrir

Atividades a Realizar:

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Assumir responsabilidade ativa pelo crescimento prprio. Responder apropriadamente a Deus e aos demais, ao lidar com o passado, renunciando aos direitos, ao pecado, perdoando aos outros, etc. Cooperar com o aprofundamento do trabalho do Esprito que vive dentro de si atravs dos perodos de adorao e ministrao. Demostrar os frutos do Esprito (amor, alegria, paz, pacincia, bondade, fidelidade, benignidade e domnio prprio). Pessoalmente reconhecer e escolher resistir tentao. Desenvolver relacionamentos nos quais se prestam contas mutuamente para fortalecerem-se espiritualmente um ao outro. Trabalhar efetivamente como uma equipe onde cada membro d uma contribuio nica e assume responsabilidade por sua parte. Quando for apropriado, tomar iniciativa de liderana de acordo com seu dom e personalidade. Descobrir, entender e usar seus dons espirituais para servir uns aos outros incluindo o contexto de grupo pequeno. Participar apropriadamente nas igrejas locais. Ativamente encorajar uns aos outros atravs da preocupao uns para com os outros, abenoando, animando, compartilhando, afirmando, servindo, orando, dando, etc. incluindo o contexto de grupo pequeno. Ativamente cultivar relacionamentos com uma variedade de pessoas, incluindo aquelas diferentes de si mesmo. Praticar o fazer outra pessoa bem-sucedida. Desfrutar de recreao; divertir-se juntos. Aprender uns dos outros atravs de escutar, falar, fazer perguntas, debater, discutir, incluindo o contexto de grupo pequeno. Estudar/refletir nas Escrituras relevantes aos conceitos nesta categoria.

12. 13. 14. 15. 16.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

V. O Mundo de Deus: Seu Chamado e Sua Comisso


Fazendo as Obras de Jesus
A ETED cr que Deus interativo e que d responsabilidade s pessoas pelo seu mundo. equipa para se invadir ativamente o reino das trevas com a verdade. desafia ao para que possamos ver pessoas de cada lngua, tribo e nao tomando seus lugares ao redor do trono de Deus. afirma que Deus chama a todos os crentes a servir-lhe tempo integral em qualquer rea da sociedade. encoraja a que busquemos o poder e o equipar-se do Esprito Santo traz esperana a pessoas e naes. inspira, equipa e fornece regularmente a oportunidade para compartilhar o Evangelho com o perdido de forma relevante e sensvel. pratica a intercesso/guerra espiritual pelas pessoas e naes. transmite o corao compassivo e misericordioso de Deus e o mostra queles que necessitam. afirma que um crente sensvel ao Esprito Santo tem o potencial de fazer uma contibuio significativa para que se cumpra a Grande Comisso. desafia a que se busque clareza com Deus em relao aos propsitos e direo na vida pessoal.

Conceitos para Entender e Aplicar


1. Antes de subir aos cus Jesus comissionou seus discpulos para irem por todo o mundo para viver, proclamar e ensinar o evangelho do Reino de Deus; arrebatando do inimigo aqueles que pertencem a Deus. Uma forma na qual o Reino de Deus avana ao redor do mundo quando os crentes discernem e derrotam as estratgias do inimigo atravs da intercesso. Os crentes que contam com a poder do Esprito Santo podem derrotar as obras do inimigo respondendo em esprito oposto (responder ao orgulho com humildade, avareza com generosidade, etc.) Todos os crentes so chamados por Deus para glorific-lo em cada aspecto de suas vidas (chamado geral). Cada crente tem o privilgio e responsabilidade de estar pronto para compartilhar o evangelho de maneira efetiva e relevante (a ETED inclui um conhecimento bsico dos princpios de comunicao transcultural para equipar o obreiro/aluno para que possa falar a pessoas de outras culturas. H ainda naes/povos com pouco ou nenhum testemunho do evangelho. Todos os crentes tm o privilgio e a responsabilidade de responder de alguma maneira a esta necessidade (orando, indo, dando, apoiando) (chamado geral). 7. Cada crente tem o privilgio e a responsabilidade de demostrar a misericrdia e compaixo de Deus aos necessitados. (chamado geral). 8. Todo crente foi criado por Deus com certas habilidades, capacidades, dons e personalidade. Se entendemos o que Deus nos concebeu para sermos, isto nos ajudar a discernir nosso chamado especfico. 9. Os crentes so colaboradores com Deus. medida em que se rel acionam intimamente com Deus e com outros, ele entendem o chamado de Deus para suas vidas e como Deus os est dirigindo para que vejam o cumprimento do mesmo 10. O Esprito Santo equipa e d o poder aos crentes para cumprir seu chamado (geral e especfico).

2.

3.

4.

5.

6.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

11. A orao e o conselho de outros tm um papel importante na formao e no fortalecimento de nossa habilidade para conhecer e caminhar em nosso chamado. 12. Deus ama, respeita e tem um propsito para os povos/naes (no somente para os indivduos de um grupo tnico/nao). 13. A corpo de Cristo tem o privilgio e a

responsabilidade de servir os propsitos redentores de Deus para as culturas/grupos tnicos 15. Deus chama a TODOS os crentes a servir em uma ou mais esferas da sociedade. Chama alguns a naes, culturas ou a situaes que so alheias a eles e chama a outros para servir num ambiente que lhes familiar.

Em relao ao chamado e comisso de Deus: alegria; gratido; pacincia; perseverana; fidelidade; obedincia; inflexvel quanto s coisas de Deus; entrega; servio; mordomia responsvel; no egosta; respeito s contribuies de outros; rendio da vontade prpria; celebrao de nossa individualidade e chamado; pureza de motivos; esperana; amor; certeza absoluta de que prestaremos contas; deleitarmos em fazer a vontade de Deus; um desejo de agradar o corao de Deus; compaixo; misericrdia; compromisso; discernimento; escutar; respeito; sbio; corajoso; audaz; humildade; investigativo; procura entendimento; amoroso; em f; paixo pelo perdido; zeloso; disposio para aprender dos outros; cooperador com os outros; leal; paciente; amvel com os outros; movido por amor; hospitaleiro; aceita/celebra outras culturas.

Atitudes para Nutrir

Atividades para Realizar

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.) 1. Discernir e derrotar a resistncia do inimigo em situaes atravs da intercesso. 2. Responder piedosamente, sem importar como os outros o tratam. 3. Tomar tempo em orao, individual e corporativamente, para conhecer os pensamentos e anelos de Deus e tomar passos ativos para cumprir Seus propsitos (co-criando com Deus). 4. Alcanar ao perdido e edificar uma relao quando for possvel. 5. Interceder pelos perdidos das naes, grupos tnicos e esferas da sociedade e indivduos especficos nominalmente. 6. Estar pronto para compartilhar a Cristo onde quer que v (Ex. em lojas, no nibus, nas ruas, na vizinhana). 7. Compartilhar o Evangelho de formas apropriadas para a audincia. 8. Formular, praticar e compartilhar o testemunho pessoal da participao atual de Deus em sua vida. (Pode ser til que se tenha isto por escrito). 9. Participar ou desenvolver atividades para discipular a novos crentes (Ex. cultivar amizades, reunlos para estudos bblicos ou discusses, acompanh-los a uma igreja local ou grupo familiar/clula). 10. Expandir o conhecimento sobre os pobres e necessitados ao redor do mundo. 11. Estar consciente e responder apropriadamente s situaes e pessoas em necessidade de que lhes seja mostrado o Reino de Deus (Ex. dando de comer ao faminto, brincando com as crianas, recolhendo lixo, trazendo beleza a lugares abandonados, dando assitncia aos idosos, trazendo riso em meio ao desespero). 12. Aumentar o entendimento da situao atual em relao a misses em resposta ordem de Jesus. 13. Responder de alguma maneira s naes/grupos tnicos com pouco ou nenhum testemunho do Evangelho (orando, indo, dando, apoiando).

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

14. Intencionalmente destacar, reconhecer e incorporar s idias de outras pessoas, sua viso, dons, talentos e habilidades. 16. Receber o que outros tm a lhe dizer para ajudar-lhe a descobrir seus dons e o que Deus lhe fez para ser. 17. Praticar o fazer coisas que apoiem ou incluam seus dons e motivaes assim como eles so entendidos no momento. 17. Orar uns pelos outros de uma forma que se encoraje a que se conhea e faa a vontade de Deus. 18. Refletir/meditar em como se pode usar tudo o que Deus lhe deu para fazer a maior diferena possvel. 19. Desafiar e encorajar um ao outro para que busquem o chamado geral e especfico de Deus aps a ETED dentro de qualquer que seja o contexto. (Ex. com uma agncia missionria ou numa profisso ou recebendo mais treinamento). 20. Explorar pessoalmente uma ampla variedade de oportunidades para servir a Deus no futuro, incluindo mais treinamento quando se fizer relevante. 20. Estabelecer relacionamentos e servir a outras pessoas de diferentes naes, culturas ou situaes que no lhe sejam familiares. 22. Investigar, estudar e orar por um grupo tnico especfico. 23. Expor-se s diferentes reas de influncia da mente/cultura/sociedade atravs de diferentes meios (Ex. visite uma mesquita, observe as notcias, assista a uma pea de teatro, ore pelo governo) 24. Estudar/refletir nas Escrituras relevantes aos conceitos nesta categoria.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

VI.

Conhecendo a Deus e Fazendo-o Conhecido

JOCUM: Uma Resposta a Deus

Conceitos para Entender e Aplicar


1. Um entendimento da Histria de Jovens Com Uma Misso Internacional, sua Viso, a Declarao de Propsito, a Declarao de F, o Pacto de Manila e os documentos corporativos aprovados (exemplo, o Pacto do Mar Vermelho); estes documentos corporativos aprovados se encontram no Manual de Referncia da Universidade das Naes. 2. Um entendimento dos valores de Jovens Com Uma Misso Internacional e sua filosofia ministerial como refletida nos Valores Fundamentais e na Carta Magna; estes documentos corporativos aprovados se encontram no Manual de Referncia da UN. 3. Um entendimento dos trs aspectos do chamado de Jovens Com Uma Misso Internacional: Evangelismo/Misses de Fronteiras, Treinamento e Ministrios de Misericrdia alm dos muitos ministrios dentro destes chamados (Famlia de Ministrios). Ver o Manual Ide, Perspectivas Globais, Catlogo da UN, e muitos outros materiais de recursos ministeriais da JOCUM disponveis. 4. Um entendimento de que a ETED a porta de entrada para Jovens Com Uma Misso e a todas as suas expresses na Famlia de Ministrios e que ela estabelece os fundamentos comuns da misso. Ver os documentos: Pre-Requisitos da Escola de Treinamento e Discipulado; JOCUM/UNDescrio, Propsito, e Currculo da ETED; Normas para as ETEDs da JOCUM/UN; Parte Prtica na JOCUM/UN; A Uno e a Nomeao da JOCUM para as Escolas de Treinamento e Discipulado; e Quem obreiro da JOCUM?. Todos os documentos se encontram no Manual de Referncia da UN. 5. Um entendimento que a JOCUM principalmente um movimento missionrio apostlico, o qual est e deve continuar a estar na vanguarda em ser pioneiro nas coisas novas que Deus est fazendo. 6. Um entendimento das oportunidades especficas que JOCUM tem para que se sirva logo aps concuir sua ETED.

Em relao JOCUM : Parte de um movimento global, includo; servio; lealdade; trabalho em equipe; compromisso; humildade; respeito pelo chamado dos outros; dons; ministrios; maneira de pensar e agir; honrar e valorizar uns aos outros; flexibilidade; sensibilidade; generosidade; apoio; hospitalidade; desejo e compromisso com os relacionamentos; esprito de aprendiz; parte do corpo.

Atitudes para Nutrir

Atividades a Realizar

(Estas devem ocorrer durante toda a ETED. Algumas esto estruturadas dentro do programa, outras so simplesmente expressadas em interaes informais. O objetivo que cada pessoa tome a responsabilidade de envolver-se nas mesmas.) Familiarizar-se com, descobrir e entender a histria da JOCUM (ler ou pedir a algum que lhe conte histrias de s Tu Senhor? por Loren Cunningham, assim como de outros livros/histrias de JOCUM). 2. Viver e trabalhar de tal forma que reflita os valores de JOCUM e afirme as declaraes de propsito, f e misso de JOCUM. 3. Viver hoje a histria de JOCUM que se passar ao futuro. 4. Receber e revisar um catlogo da Universidade das Naes para explorar oportunidades futuras de treinamento na JOCUM/UN. 1.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

5. Interagir com outras bases, ministrios e obreiros da JOCUM que no trabalhem diretamente com a ETED (exemplo: visitar outras bases/equipes, assitir vdeos da JOCUM, interagir com professores convidados). 6. Explorar e descobrir oportunidades prticas para servir dentro da JOCUM local ou internacionalmente uma vez concluda a ETED. 7. Envolver-se numa atividade representativa dos trs aspectos do chamado de JOCUM: Evangelismo/ Misses de Fronteiras, Treinamento e Ministrios de Misericrdia (seja liderando ou participando deles). 8. Interceder pela JOCUM, da forma como Deus lhe dirigir. Sugesto: Integre estes conceitos e atividades em cada semana da ETED.

Uma Nota sobre o Modelo de Currculo


A lista destes conceitos pode ajudar na seleo de professores e tpicos, mas no foi nossa inteno que servisse como esboo para a semana de ensino uma vez que os tpicos dos profesores podem ser retirados de duas ou mais categorias. Alm disso, esta lista pode ser usada como lista para checagem para ajudar-lhe a guiar a escola semana por semana. medida que a escola progride, o lder da escola pode usar esta lista para mater um controle dos conceitos que foram cobertos pelos professores, livros, etc, a fim de que ele possa comunicar os conceitos que faltam de alguma outra forma (estudos bblicos, devocionais, etc.). Tpicos: Os conceitos identificados em cada categoria tm que ser transmitidos de alguma forma no contexto da ETED. O que est a seguir reflete os tpicos que os professores podem cobrir em uma semana ou menos de ensino de tal forma que satisfaa este requisito. Note que um tpico pode incluir conceitos de mais de uma categoria. Lembre-se que estes tpicos so possveis formas de se cobrir os conceitos. 1. A Naturaza e o Carter de Deus (I) 2. Fortalecendo sua relao pessoal com Deus, Escutando a Voz de Deus (I) 3. Adorao e Orao (I) 4. Alimentando o corao atravs da Palavra, Estudo Bblico (I) 5. Mandato Cultural / Reino de Deus (II, V) 6. Orao Intercessora (I,II,V) 7. Relaes Puras (II,IV) 8. Mordomia / Trabalho (II, V) 9. Criando com Deus (I, II, V) 10. Cosmoviso Bblica (conceitos chaves esto em todas as Categorias) 11. Guerra Espiritual (III, V) 12. A Pessoa e a Obra de Jesus a Cruz (I, III, IV) 13. O Temor de Deus (I, III, IV) 14. O Corao Paterno de Deus (I, IV) 15. O Pecado, o Arrependimento e a Restituio (III, IV) 16 O Prumo Divino (III, IV) (lembre-se de que isto opcional na ETED)

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

17. Renunciando aos direitos (III, IV) 18. Identidade em Cristo (III, IV) 19. Renovao da mente (III, IV) 20. A pessoa e a obra do Esprito Santo (I, IV, V) 21. Relaes no corpo de Cristo amizades, esposo-esposa, pais-filhos; com o sexo oposto (III, IV) 22. Chamado de Deus (V) 23. Dons/ Chamado/ Destino (IV, V) 24. O corpo de Cristo/ Comunidade/ Trabalho em equipe (VI) 25. Pacto Abramico (I, II, V) 26. O Mandato da Grande Comisso (III, V) 27. A Histria da extenso do Evangelho (V) 28. Compartilhando o Evangelho com o Perdido (I, III, V) 29. Princpios Bsicos acerca da Comunicao transcultural(V) 30. O Corao pelos Perdidos (I, III, V) 31. Os no-alcanados/ A janela 10-40 (V) 32. O Pobre e Necessitado (I, V) 33. Discipulando as Naes (II, V)

Sugestes para as Formas da Aplicao: formas possveis para facilitar o entendimento e a aplicao: 1. Liderana em sala de aula: depois da aula, o obreiro dirige a classe a fim de clarificar o que Deus est dizendo e d a oportunidade para uma resposta pessoal. 2. Grupos pequenos que se renem regularmente. 3. Grupos pequenos espontneos: divida o grupo em grupos pequenos dentro da sala de aula. 4. Um a um. 5. Dirio pessoal. 6. Relatrio / compartilhamento com a classe: d tempo aos indivduos para que compartilhem suas impresses com o grupo. 7. As semanas de prtico so um contexto chave para aprofundar o entendimento e a aplicao prtica de todas as categorias.

Currculo Expandido da ETED Aprovado pela ELG da JOCUM em 25 de agosto, 2001 em Nairobi, Knia

You might also like