You are on page 1of 5

FAMLIA CONTEMPORNEA E O COMPORTAMENTO DOS FILHOS.

Acadmica: Tas Sena da Rocha Orientador: Ms. Carlindo Klug Faculdade de Rolim de Moura FAROL Pedagogia: Habilitao em docncia na Educao Infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental e Gesto Educacional (Pedagogia I) Projeto Interdisciplinar 25/05/2011
RESUMO: O presente paper tem por finalidade mostrar a importncia de uma famlia equilibrada influenciando no comportamento e formao do carter dos filhos. Sociologicamente, pode-se dizer que a famlia base da sociedade, ou seja, a clula mater da sociedade, sem a qual essa estrutura macro, a sociedade, deixaria de existir. A famlia o primeiro grupo social a que uma pessoa pertence. Assim, qualquer que seja a estrutura da famlia, deve dar equilbrio e estabilidade emocional aos filhos, para que estes desenvolvam condies para o melhor comportamento possvel no seio familiar e social. PALAVRAS-CHAVE: Famlia. Famlia Contempornea. Pais. Filhos.

1 INTRODUO Famlia a essncia de uma boa sociedade, e nela que adquire-se os primeiros valores. Diante das vrias transformaes ela tambm se modificou, assumiu novas formas, hoje deixa de ser o trip me pai e filho e passa a ter um conceito mais amplo, assumindo tambm conceitos afetivos. Os valores nem sempre so transmitidos como deveriam, pais sem tempo ou sem conscincia esto massacrando o que deveria ser belo, e deixando que os filhos formem uma personalidade ao contrario do esperado. Qualquer que seja a estrutura da famlia, ela deve dar equilbrio e estabilidade emocional aos filhos, para que estes desenvolvam o melhor do comportamento possvel. Assim sendo, por meio dela que se expressam as primeiras manifestaes e socializao. Com o intuito de abordar a influncia da atual famlia no comportamento dos filhos, o presente trabalho visa mostrar a importncia de uma famlia equilibrada para a formao do carter dos filhos e especificamente discorrer sobre a definio da famlia, como ela est hoje,

e o comportamento dos filhos dentro da famlia contempornea. O mtodo para elaborao do presente trabalho foi a pesquisa bibliogrfica. O trabalho est disposto em trs partes, na qual a primeira projeta-se em definir a famlia, a segunda discorrer sobre a famlia contempornea e o terceiro aborda como est o comportamento dos filhos diante a famlia contempornea. 2 CONCEITO DE FAMLIA Ao longo do tempo teve-se vrias definies de famlia, at 1960 era denominado famlia, o casal legalmente unido com seus filhos, tendo o pai como a figura que sustenta a casa e a me como dona de casa. Desde ento com as vrias transformaes decorrentes da poca como, por exemplo, a mulher conquistando seu espao no mercado de trabalho, controle da fecundidade, aumento do nmero de divrcios, unies livres resultou-se em vrias outras formas de vida em famlia. Vrios estudiosos tentam elaborar uma definio para famlia, mesmo que insuficiente para generalizao.
A famlia um grupo social caracterizado por comum residncia, colaborao econmica e reproduo. Inclui, pois, adultos de ambos os sexos, dos quais dois ao menos mantm relaes sexuais socialmente aprovadas, e um ou mais filhos, prprios ou adotados, dos adultos que coabitam sexualmente. (MURDOCK Apud HEIMANN, 2006 p.30)

Escard Apud Osrio (1996) observa que a palavra famlia no fixa ela uma varivel. Atravs dos tempos a famlia segue formas diversas, e existem tipos de famlia constitudos sobre princpios morais e psicolgicos diferentes e ainda contraditrios e incompatveis. Mesmo que tentarmos definir famlia em um nico momento da histria no seria totalmente adaptvel j que cada sociedade apresenta inmeros tipos de famlia, que se modificam conforme a prpria dinmica do contexto social e ainda variando de lar para lar dentro de uma mesma cultura. Uma definio de amplo olhar a de Osrio dizendo que:
Famlia uma unidade grupal onde se desenvolvem trs tipos de relaes pessoaisaliana (casal), filiao (pais e filhos) e consanguinidade (irmos) e que a partir dos objetivos genricos de preservar a espcie, nutrir e proteger a descendncia e fornecer-lhe condies para a aquisio de suas identidades pessoais desenvolveu atravs dos tempos funes diversificadas de transmisso de valores ticos, estticos, religiosos e culturais. (OSRIO, 1996, p.16)

Observa-se que o autor expe que as funes genticas de continuidade da espcie acarretaram com o tempo em vrias outras funes como, por exemplo, a transmisso de valores. Existe ainda definido na obra de Heimann (2006) famlia como pessoas que possuem a mesma chave de uma casa. importante destacar que a famlia o primeiro grupo social a que uma pessoa pertence. por meio dela que se expressam as primeiras manifestaes de sociedade e socializao. Ela se constitui num espao de interao social por excelncia. Contudo, a palavra famlia vem do latim famulus cujo significado relaciona-se com servo, escravo. Ligava-se, dessa forma, a ideia de famlia com um conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa. (OSORIO, 1996, p. 25)

3 FAMILIA CONTEMPORNEA O atual conceito de famlia no mais o trip: pai me e filho, assumindo um sentido mais amplo, serve tanto geneticamente na continuidade do ser humano, na transmisso de cultura, e principalmente na transmisso de valores. A famlia contempornea teve a liberdade de assumir diversas formas, e junto com essa liberdade diversos problemas. A acelerada tecnologia fez com que haja varias formas de diverso, mas poucos mtodos em famlia para lhe dar com essa infinidade de entretenimentos. Ao lado das muitas transformaes do mundo, tambm a famlia vem se transformando, e muitos valores so alterados. (MAIA 2011) A mulher hoje pode assumir profisses, os homens desenvolver seu papel afetivo na famlia, ambos podem compartilhar atividades que era apenas do sexo oposto. O casamento passa a no ter tanta autoridade, pode-se apenas viver juntos, ou at mesmo separados e constiturem uma famlia. Avs tornam-se as figuras de pais criando seus netos, me ou pai solteiro, casais do mesmo sexo adotando crianas ou at mesmo fecundao in vitro. 1 Antes filhos passavam mais tempo com os pais, tinham pouco o que fazer, a tecnologia evoluiu e com ela as formas de se comunicar, as formas de se divertir. O cinema, televiso, vdeo game, internet tomou conta do cenrio.
1

A fertilizao in vitro (FIV) uma tcnica de reproduo medicamente assistida que consiste na colocao, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um nmero significativo de espermatozides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovcito II, procurando obter pr-embries de boa qualidade que sero transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.

4 COMPORTAMENTO DOS FILHOS Tendo-se como base da famlia, os pais, estes devem estar preparados principalmente emocionalmente para a construo de uma famlia harmnica, transmitindo os melhores valores para seus filhos. Viver sem problemas impossvel o sofrimento nos constri ou nos destri. (CURY 2008) Os pais contemporneos tiveram as melhores das intenes com seus filhos, no deixando-os se machucarem, se frustrarem e at mesmo dentro de suas condies levando tecnologia e entretenimento para seus lares. Porm isso criou-se um mundo artificial para eles, agindo como cpias do que vem, com todos esses instrumentos da tecnologias, visava ter-se jovens fantsticos na arte de pensar, mas acabaram sendo escravos das tecnologias. Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que esto, mas quase nada sobre o mundo que so. (CURY 2008). No devia-se apenas preocupar-se em apreender teorias, os pais mandam seus filhos s escolas a fim de serem bons em exatas, esquecendo que estudantes brilhantes precisam de um apoio para aguentar o bombardeio de informaes. Deve-se sim formar bons estudantes, mas ante disso formar o emocional afim que razo e emoo caminhassem juntas. O que observa-se so estudantes deprimidos e at mesmo revoltados.
Bons pais atendem, dentro das suas condies, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversrio, compram tnis, roupas, produtos eletrnicos, proporcionam viagens, Pais brilhantes do algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo no pode comprar: o seu ser, a sua histria, as suas experincias, as suas lgrimas, o seu tempo. (CURY 2008, p.17)

Os vnculos so essenciais, para a qualidade da relao da famlia, ningum confia em quem no conhece e nem em quem no d exemplos. E no adianta s falar, os filhos esto observando os pais o tempo todo. Existem pais que falam coisas lindas para os filhos, mas no reagem como falam, esses se contradizem com o tempo. Os filhos acham nos amigos o que no acham nos pais: o dilogo. Muitos amigos conhecem mais uns aos outros, que se fossem os prprios pais, eles dialogam sempre, e os pais devem ser os melhores amigos de seus filhos, j que nem sempre encontram os melhores amigos, as melhores companhias.

A maior riqueza da famlia o dilogo, este est sendo jogado fora, existem apenas conversas, do que aconteceu, do que pode acontecer, do que se passa na televiso, a famlia anda cada vez mais distante e consequentemente os filhos mais cheios de problemas. 5 CONSIDERAES FINAIS Analisando a variabilidade de conceitos modificados e em constante modificao, o que no pode mudar so os laos sentimentais dentro de cada famlia, j que cada sociedade apresenta uma forma de estruturao da famlia, e um cujo papel para aquela sociedade, e ainda assim uma enorme diversidade de famlias dentro de uma mesma cultura. Conhecer como est a famlia, tanto no contexto social ou mesmo interior a de cada indivduo leva a uma reflexo do que est faltando, do que precisa melhorar. Nas prximas dcadas os cidados atuantes sero as crianas e os jovens de hoje, educ-los e prepar-los para os obstculos da vida a maior riqueza que eles podem herdar, pois qual seja estrutura da famlia, esta deve dar estabilidade emocional aos filhos construindo assim uma sociedade menos frustrada e muito mais consciente. Diante disso, este trabalho no se encerra e nem tem o carter de dar conta de toda a magnitude do tema, contempla-se apenas como ponto de partida para a compreenso do universo da famlia contempornea e o comportamento dos filhos.

REFERNCIAS SINGLY, Franois de. Sociologia da famlia contempornea. Rio de Janeiro, FVG, 2007. CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro, Sextante, 2008. HEIMANN, Leopoldo. A famlia- numa sociedade em transformao. Porto Alegre, Concrdia, 2006. OSORIO, Luiz Carlos. Famlia hoje. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1996. MAIA, Thalita Freire. Os Papis Familiares na Famlia Contempornea. http://lolicris.efamilyblog.com/note/1180/os-pap%C3%A9is-familiares-na-fam%C3%ADlia-contempor %C3%A2nea.html, 19/05/2011, 16:01

You might also like