You are on page 1of 2

Questo 1: O Mundo Global visto do lado de c A globalizao um fenmeno que se caracteriza pelo estreitamento das relaes internacionais.

. Pode-se observar que a primeira tentativa de globalizao ocorreu no perodo das Grandes Navegaes, quando houve a conscincia da existncia de povos e culturas diferentes. A partir desse cenrio, descobria-se a possibilidade de unificar e refinar a cultura global conhecida. Com o passar do tempo e com a ascendncia do Capitalismo, a Globalizao passou a ter um carter mais imponente e abrangente, isto , passou a apresentar novos propsitos. No documentrio, so apontados 3 tipos de globalizao: A globalizao como fbula, como perversidade e como possibilidade. A primeira diz respeito ao mundo globalizado tal como ele mostrado, enquanto a segunda o mundo como ele , e a terceira o mundo como ele pode ser. Atualmente, a mdia tem grande papel na transmisso de informaes ao pblico, no entanto, ela o faz, na maioria das vezes, de modo a distorcer os fatos de acordo com os interesses, mostrando o mundo no como ele realmente . Alm disso, a mdia costuma enganar bastante as pessoas quanto cultura e condio social de alguns pases, como a frica, que vista, na maioria das vezes, sob a perspectiva dos pases mais ricos. A globalizao tem um efeito de perversidade, tendo em vista que dela surgem inmeros problemas que vem crescendo de forma crnica: o desemprego, a fome, a violncia, a falta de moradia, doenas como a AIDS, a mortalidade infantil, entre outros. Essa perversidade se d a partir do comportamento competitivo adotado pelas empresas nesse mundo do consumismo acentuado. Diante desse cenrio, pensa-se em outro mundo, que visa a uma globalizao mais humanizada, mais democrtica. Segundo Milton Santos, h condies de construir esse mundo mais digno, porm as empresas expropriam ferramentas, que poderiam ser usadas com outro propsito poltico e social, e criam esse mundo globalizado perverso.

Questo 2: A carta da Terra Vivemos um momento crtico na histria da Terra, em que o homem deixou de lado o respeito com a natureza, com os que nela habitam e com os que no futuro a habitaro. Os padres de produo e consumo atuais tm causado grandes impactos, sejam ambientais, sociais ou polticos, que ameaam, cada vez mais, a vida neste Planeta. A relao entre duas, talvez as mais importantes, das foras produtivas, o homem e a terra, foi sempre muito ntima, j que o sustento garantido atravs dela. No entanto, o homem tem mostrado aes muito agressivas, como o desmatamento, a extino e a poluio extrema da atmosfera, solos e rios, na busca pelo enriquecimento econmico. No cenrio em que vivemos possvel notar que essas foras produtivas esto desgastadas devido a todos os males que recaem sobre elas. A carta da terra rene princpios norteadores para o desenvolvimento de um mundo mais sustentvel. preciso cuidar para que essa relao homem-terra possa um dia ser saudvel e para evitar que catstrofes mais intensas surjam.

You might also like