You are on page 1of 3

Desnutrio

O que desnutrio? A desnutrio um distrbio resultante de combinaes e graus variados de deficincia proteico-calrica, normalmente acompanhada de leso ambiental, leso fisiolgica e estresse. Estes distrbios, muitas vezes se agravam devido a problemas infecciosos e so acompanhados de deficincias nutricionais como a anemia por falta de ferro.

Prevalncia: A desnutrio proteico-calrica encontrada em todo o mundo e em pessoas de todas as idades, porm mais comum em pases em desenvolvimento e em crianas. A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que 300 milhes de crianas no mundo apresentem retardo de crescimento resultante de alguma forma de desnutrio.

Tipos de desnutrio grave: As formas mais graves so: marasmo, kwashiokor e kwashiokor-marsmico. Marasmo: uma forma crnica de semi-inanio, na qual a criana tem uma reduo na velocidade de crescimento. Em fases mais avanadas caracterizada por debilidade muscular e ausncia de gordura subcutnea. Frequentemente, este tipo de desnutrio consequncia de amamentao inadequada e utilizao de frmulas diludas, ocorrendo em crianas de todas as idades. Kwarshiorkor: aparece no perodo posterior amamentao, durante o desmame, e na fase de 1 a 4 anos. Est associada baixa ingesto de protenas, o que leva hipoalbuminemia (baixa concentrao de albumina no organismo), edema e aumento da gordura heptica. A gordura subcutnea usualmente preservada, porm h uma debilidade muscular, frequentemente ocultada pelo edema. Kwarshiorkor- marsmico: a combinao dos sintomas dos dois estgios de carncia acima, porm neste caso a perda de gordura subcutnea evidente no incio do tratamento da Kwarshiorkor, quando ocorre a reduo de edema.

Est associado grande oferta de carboidratos e ao baixo consumo de protenas, sempre de baixa qualidade nutricional. Preveno e tratamento: O tratamento geralmente consiste em repor os nutrientes que faltam, tratar os sintomas quando necessrio e tratar qualquer problema mdico subjacente. Considerando que a deficincia proteico-calrica ocorre principalmente na infncia, uma maneira fcil e barata para a preveno o incentivo ao aleitamento materno. Ensinar a forma correta de desmame s mes, tambm constitui uma orientao essencial na preveno da desnutrio. A oferta de leite fundamental na dieta da criana, pois grandes quantidades de protena so necessrias para o tratamento do kwashiorkor. A oferta da maior variedade possvel de alimentos s crianas, em quantidades e consistncias adequadas, tambm contribuem muito para evitar que o quadro se agrave, ou que apresentem no futuro algum problema nutricional.

Expectativas O prognstico depende da causa da desnutrio. A maioria das deficincias nutricionais pode ser corrigida. No entanto, a desnutrio causada por um problema mdico e este precisa ser tratado para reverter a deficincia nutricional.

Complicaes possveis Se no for tratada, a desnutrio pode levar incapacidade mental ou fsica, enfermidade e possivelmente morte.

Alimentos proteicos: Origem Animal: Alimentos dessa origem suprem, em mdia, 65% das protenas consumidas na dieta. Alm disto, uma dieta rica em protena animal fornece todos os aminocidos indispensveis para a realizao de uma sntese proteica eficiente. So eles: carnes, ovos, leite e derivados. Origem Vegetal: Os produtos vegetais mais ricos em protena so as leguminosas (feijo de soja, amendoim, ervilha, feijo e lentilhas), contribuindo com cerca de 3% do consumo total de protenas. Os cereais contm quantidades menores deste nutriente, mas, por serem muito consumidos, contribuem com 18% das protenas da dieta. Para obter uma fonte completa deste nutriente, devem-se misturar os gros aos cereais na dieta.

Outros Nutrientes No somente a protena como tambm outros nutrientes so importantes na preveno e tratamento da desnutrio. Os carboidratos (cereais, massas, pes, razes e tubrculos) e as gorduras (leos vegetais, azeite e a manteiga) so fornecedores de energia, utilizada pelo organismo, entre outras coisas, para a fixao de protenas, permitindo que a mesma exera suas funes primordiais. Isto , os carboidratos e as gorduras devem ser ingeridos na quantidade recomendada para cada idade uma vez que, na ausncia destes nutrientes, as protenas sero utilizadas como fonte de energia, deixando de exercer suas funes essenciais, que garantem o crescimento adequado e evita a desnutrio nas crianas. As vitaminas e minerais tambm devem ser inclusos na dieta sob a forma de frutas e vegetais, pois fornecem grande variedade destes nutrientes ao organismo, sendo essenciais na preveno de doenas e manuteno geral da sade.

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/desnutricao http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/desnutricao.php

You might also like