You are on page 1of 4

28/3/2013

PEQUENA INTRODUO SOBRE SNTESE DE PROTENAS

SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS (RER, REL e COMPLEXO DE GOLGI)

DNA

Replicao Duplicao (Transcrio)

DNA

RNA

RIBOSSOMO

(Traduo)

PROTENA

Rugoso (RER) formado por cavidades com vrios ribossomos na parte externa do RE. Isso lhe d aspecto enrugado. As protenas sintetizadas por estes ribossomos so lanadas nas cavidades do retculo (CISTERNA)e envolvidas em vesculas que sero ento enviadas para o Complexo Golgiense. Produz ento protenas para serem exportadas e para atuar na membrana plasmtica. Podem tambm produzir glicdios que so adicionados as protenas.

RETCULO ENDOPLASMTICO RUGOSO : possui poliribossomos na sua superfcie. OBS.: poliribossomos podem estar aderidos superfcie da membrana do RER ou livres no citoplasma !!!! Protenas so sintetizadas nos poliribossomos acoplados superfcie da membrana do RER (face citosslica), e vo sendo transferidas para o interior das cisternas.

As protenas que acabaram de ser traduzidas, e que esto dentro do RER, comeam a ser processadas - iniciam o processo de GLICOSILAO, que um tipo de modificao ps-traducional da protena que sinaliza a estrutura e funcionalidade dessa protena.

Posteriormente, as protenas so transportadas para o Golgi em vesculas que brotam do RER e se fundem com o Golgi, para terminar o processo, e do Golgi seguem seus destinos.

28/3/2013

Retculo Endoplasmtico Rugoso

Tipos de sntese de protenas: Protenas sintetizadas nos poliribossomos aderidos s membranas do RER so destinadas a permanecer no prprio RER, ou passam pelo Complexo de Golgi, e vo para os lisossomos, para a MP da clula ou serem secretadas pela clula (protena tipo-exportao) ex. de clulas: leuccitos, plasmcitos.

Poliribossomos dispersos no citoplasma so responsveis pela sntese de protenas que devem permanecer no citoplasma ou ser incorporadas no ncleo, mitocndrias, cloroplastos ou peroxissomos.

Liso (REL): Compe cavidades em forma de tubos e no possui ribossomos aderidos s suas membranas. No atua na sntese protica. Responsvel pela sntese dos lipdios que compem as membranas celulares, incluindo fosfolipdios e colesterol. Alguns lipdios so inicialmente produzidos no REL, e terminam a sntese no Golgi. A medida que os fosfolipdios vo sendo sintetizados, eles vo sendo inseridos nos folhetos das membranas

28/3/2013

Estrutura no visvel ao M. O. Constitudo por estruturas semelhantes a sacos membranosos, achatados e empilhados. Nmero de pilhas e sculos varia de acordo com a clula. Localizao: varia de acordo com tipo e funo da clula. Quase sempre ao lado do ncleo. clulas secretoras: entre o ncleo e os gros de secreo. outros tipos: agregados circundam o ncleo e se espalham no citoplasma Tamanho: varivel.

A pilha de sculos apresenta-se curva, com uma face cncava e outra convexa. Essas membranas delimitam as cisternas do complexo de Golgi. Face convexa: proximal (prxima ao ncleo e ao RE) ou face cis ou de formao, pois nessa face se fundem as vesculas de transio ou de transporte originadas do RE. Face cncava: face distal (distante do ncleo e RE e voltada p/ MP), face trans ou de maturao, pois libera grandes vesculas contendo material j processado pela organela. As cisternas localizadas entre essas duas redes (cis e trans) so denominadas cisternas mdias ou medianas.

1) 2) 3) 4)

Protenas so sintetizadas pelos ribossomos e lanadas no RER. Vesculas brotam do RER e se dirigem para a face cis do complexo de golgi, depois migram para a face trans. L so modificadas e empacotadas em grnulos de secreo (vesculas). As vesculas de secreo se unem membrana plasmtica e a protena secretada por exocitose.

28/3/2013

Guardam as enzimas da hidrlise cida (que quebram partculas a serem digeridas dentro da clula). Por que essas enzimas precisam estar nos lisossomos? Porque se no fosse assim, as enzimas digeririam a prpria clula. Fungos e clulas vegetais quase sempre no possuem lisossomos e seu trabalho feito por vacolos digestivos.

Durante a digesto, forma-se no interior da clula o fagossomo que se funde com o lisossomo, formando um vacolo digestivo. Aps a digesto, sobra um corpo residual que ser eliminado por exocitose ou acumular-se no citoplasma (como ocorre nas clulas do tecido nervoso, fgado e glbulos brancos). A clula pode tambm digerir uma organela no funcional dela mesma, no processo de autofagia. O rompimento dos lisossomos e a liberao de suas enzimas (processo chamado de autlise) causa a morte programada da clula, processo chamado de apoptose.

Cavidades limitadas por membranas onde ocorre a digesto intracelular. Unio entre os fagossomos e os lisossomos. Mas h outros dois tipos: Vacolo contrtil: Eliminam o excesso de gua dos protozorios de gua doce Vacolos vegetais: Ocupam s vezes 90% do volume da clula vegetal e armazenam diversas substncias que podem dar cor s ptalas e o suco de laranja. Vacolos de sementes: O vacolo se fragmenta dando origem a vrios gros ricos em protenas necessrias ao crescimento do embrio.

You might also like