You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN COORDENAO DE ENGENHARIA QUMICA

ANGLICA LUBASKI FLVIA RIKA LIMA MARIANA KATO SGUARIO PAMELA ANTUNES PEREIRA

OSCILOSCPIO DIGITAL: MEDIDAS ELTRICAS

RELATRIO

PONTA GROSSA PR 2012

SUMRIO 1. OBJETIVOS.......................................................................................................... 3 2. MATERIAIS UTILIZADOS ....................................................................................... 3 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ...................................................................... 3 3.1 PRIMEIROS AJUSTES NECESSRIOS ........................................................... 3 3.2 OBSERVAO DO DESLOCAMENTO DO PONTO LUMINOSO COM A DDP APLICADA ............................................................................................................... 4 3.3 OBSERVAO DOS SINAIS FORNECIDOS PELO GERADOR DE FUNO 4 3.4 MEDIDA DA FREQUNCIA .............................................................................. 5 3.5 MEDIDA DA AMPLITUDE DOS SINAIS SENOIDAL E QUADRADO (GERADOR COM AMPLITUDE MXIMA) ............................................................... 5 3.6 MEDIDA DE TENSO CONTNUA .................................................................... 6 4. RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................... 7 4.1 OBSERVAO DO DESLOCAMENTO DO PONTO LUMINOSO COM A DDP APLICADA ............................................................................................................... 7 4.2 OBSERVAO DOS SINAIS FORNECIDOS PELO GERADOR DE FUNO 8 4.3 MEDIDA DE FREQUNCIA ............................................................................... 9 4.4 MEDIDA DE AMPLITUDE DOS SINAIS SENOIDAL E QUADRADO (GERADOR COM AMPLITUDE MXIMA) ............................................................. 11 4.4.1 FUNO SENOIDAL .................................................................................... 11 4.4.2 FUNO QUADRADA .................................................................................. 12 4.5 MEDIDA DE TENSO CONTNUA .................................................................. 13 5. CONCLUSO........................................................................................................ 14 REFERNCIAS ......................................................................................................... 14

1. OBJETIVOS A prtica realizada teve como objetivo ensinar como se deve manusear um osciloscpio digital em conjunto com outros aparelhos, e partir disso, realizar medies de frequncia, perodo, tenso e tambm realizar observaes grficas que resultavam da mudana dos componentes eltricos do sistema.

2. MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais utilizados na prtica foram: Osciloscpio Tektronix Srie TDS 1001B 40 MHz; Voltmetro ou multmetro; Gerador de Funes Digital MFG-4201A; Fios de ligao; Fonte de alimentao MINIPA MPL1303M.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 PRIMEIROS AJUSTES NECESSRIOS Primeiramente, necessrio ajustar o osciloscpio para que o ponto luminoso aparea posicionado no centro da tela. Liga-se o osciloscpio e aguarda-se um minuto. Clica-se em AUTOSET nos botes de menu e de controle, depois em CH1MENU e nos botes do menu clica-se em Acoplam na tela e altera-se para Terra. Repte-se para CH2MENU. Foi ajustado, ento, o tempo de varredura com o boto giratrio para 1,0 ms/diviso. A seguir, este tempo foi reajustado, girando o mesmo boto no sentido anti-horrio, at que fosse possvel visualizar o ponto se movendo na tela. Clicou-se duas vezes em CH1MENU para retir-lo da tela, restando apenas o movimento em CH2MENU, o qual foi posicionado na metade da vertical. A seguir, clicou-se em DISPLAY e selecionado o formato XY. O ponto foi, ento, posicionado no centro da tela, utilizando-se os controles POSITION do canal 2 e POSITION do canal 1. Foi ajustada ento a sensibilidade vertical com o boto giratrio VOLTS/DIV do canal 2 para 1 volt/diviso.

3.2 OBSERVAO DO DESLOCAMENTO DO PONTO LUMINOSO COM A DDP APLICADA A ponta de prova foi configurada para 10x e conectada ao canal 2 no osciloscpio, alinhando-se o conector BNC da ponta de prova com o BNC do canal 2, atarraxando-se para a direita. A entrada deste mesmo canal foi, ento, conectada fonte de alimentao, sendo essa ligao do positivo da fonte na ponta da sonda e o negativo da fonte no fio de referncia com entrada jacar. Em todo este processo o canal 1 se encontra aterrado. Pressionou-se CH2MENU, ento Sonda, Voltagem, Atenuao e por fim 10x. Foram colocado 3V na fonte de alimentao. Foi ento, desligado o terra do canal 2, deixando o acoplamento para CC. Foram anotadas quantas divises o ponto luminoso se deslocou na tela e sua direo de deslocamento, bem como o erro avaliado na medida. Os fios foram trocados a fim de inverter a polaridade da fonte e foram anotadas suas alteraes. O canal 2 foi aterrado novamente. O mesmo procedimento citado foi realizado com o canal 1, e, ao trmino deste, ele tambm foi aterrado.

3.3 OBSERVAO DOS SINAIS FORNECIDOS PELO GERADOR DE FUNO O gerador de funo foi ligado, a funo senoidal foi selecionada, a frequncia foi ajustada para um valor entre 0,5 e 1Hz e o boto de amplitude foi girado at metade da amplitude mxima. Colocou-se o ponto do osciloscpio no centro da tela. Com um cabo BNC/jacar, conectou-se o gerador de funo em OUTPUT 50 entrada do canal 2 do osciloscpio, o qual teve seu aterramento desligado. Ajustou-se o tempo de varredura a fim de que o movimento do ponto no ultrapassasse os limites da tela. O movimento foi observado e todas suas caractersticas foram anotadas. Mudou-se, ento, no gerador, a funo de senoidal para triangular. O movimento do ponto foi observado, suas caractersticas foram anotadas e fez-se comparaes com o caso da funo senoidal. O mesmo se fez com a funo quadrada. Ao finalizar, aterrou-se, novamente, o canal 2. Em DISPLAY foi selecionado o formato YT e o tempo de varredura foi alterado para 100ms/diviso. A sonda com o sinal do gerador de funo foi

conectada entrada do canal 1, com os mesmo ajustes de frequncia e amplitude do modo senoidal anterior e mudou-se a atenuao da voltagem da sonda para 10x. O Canal 1 foi posto em CC e a sensibilidade vertical foi ajustada a fim de que a senide no ultrapassasse os limites da tela na vertical, assim como a taxa de varredura para observar alguns perodos da senide na tela. O canal 1 foi observado, ento, nas funes triangular e quadrada e voltou-se para a funo senoidal.

3.4 MEDIDA DA FREQUNCIA O gerador foi ajustado para 2 kHz e o tempo de varredura a fim de observar 1 ou 2 perodos na tela. Foram medidas quantas divises um perodo ocupa, alm disso, foi calculado, tambm, o erro resultante desta, como sendo metade da subdiviso, anotando-se, inclusive, o tempo de varredura que se encontra estabelecido na tela do osciloscpio.

3.5 MEDIDA DA AMPLITUDE DOS SINAIS SENOIDAL E QUADRADO (GERADOR COM AMPLITUDE MXIMA) Ajustou-se a amplitude do sinal do gerador em direo amplitude mxima, at que no houvesse distoro no sinal, bem como a sensibilidade vertical do osciloscpio para obter a maior senide o possvel sem que esta ultrapassasse os limites da tela. Esta foi deslocada para baixo a fim de que sua parte mais baixa tangenciasse a linha inferior da graduao da tela e foi tambm remanejada para que sua crista cortasse o eixo vertical central. O valor pico a pico do sinal foi medido em relao vertical em termos de divises na tela, estimando o erro, novamente, como metade de uma subdiviso. A sensibilidade VOLTS/DIV foi anotada de acordo com o dado no display do osciloscpio. O gerador foi desconectado e desligado, e o canal 1 foi aterrado. Por fim, a fonte foi conectada entrada do canal 1, e o trao do osciloscpio foi posicionado na linha inferior da graduao da tela. A sensibilidade vertical foi alterada para 5 volts/diviso e o canal 1 foi posto para CC. A sensibilidade foi, ento, aumentada at que foi obtido o mximo do deslocamento dentro dos limites da tela. Para verificar, acoplou-se o canal 1 novamente a terra e analisou-se se o trao ainda est na linha inferior. Voltou-se para o acoplamento CC, e o deslocamento do trao

foi medido em termos de divises com a respectiva estimativa de erro. Determinouse, ento, a tenso da fonte e seu erro, e o canal 1 foi novamente aterrado.

3.6 MEDIDA DE TENSO CONTNUA Por fim, desconectou-se a fonte, desligou-se o osciloscpio e foi medida a tenso da fonte com o multmetro na funo voltmetro ajustado para DCV, anotando-se, tambm, o erro da medida.

4. RESULTADOS E DISCUSSO Feitos os primeiros justes necessrios no osciloscpio, deu-se incio dos procedimentos descritos abaixo.

4.1 OBSERVAO DO DESLOCAMENTO DO PONTO LUMINOSO COM A DDP APLICADA Ajustado o boto VOLTS/DIV e configurado a ponta de prova P2220 para 10X, esta foi conectada ao canal 2, e fonte de alimentao, que teve valor estabelecido igual a 3 V. Aps o desligamento do aterramento do canal 2, foi observado o deslocamento do ponto luminoso. O ponto de deslocou 3,0 divises no sentido do eixo y positivo (3 ). Observado o deslocamento do ponto luminoso, era necessrio determinar o erro avaliado na medida (DIV DIV). Na figura abaixo (Figura 1), possvel observar que cada diviso (quadradinho) possuiu cinco subdivises, ou seja, como cada diviso representa uma unidade (1,0), ento cada subdiviso resultar num valor de 0,2. Sendo que, o erro absoluto (DIV) ou faixa de desvio igual a metade da menor diviso, que nesse caso 0,2, ento temos um valor de DIV igual a 0,1.

Figura 1: Tela de um osciloscpio digital (Fonte: Internet)

Observado o deslocamento do ponto luminoso para o canal 2 para polaridade positiva (+) da fonte na ponta da sonda e negativa (-) da fonte no fio de referncia, as polaridades foram invertidas (troca das posies dos fios) e novamente

observado o deslocamento do ponto, que resultou num deslocamento de 3 divises no sentido do eixo y negativo ( 3,0 ). Os mesmos procedimentos foram repetidos para o canal 1 (CH 1). Os resultados desta etapa da pratica esto expressos na tabela abaixo.
Tabela 1 Deslocamento do ponto luminoso na tela do osciloscpio digital Nmero de divises deslocadas Conexo DIV DIV (DIV) e direo Polaridade Canal 2 (CH 2) Canal 1 (CH 1) Canal 2 (CH 2) Canal 1 (CH 1) Positivo da fonte na ponta sonda, e negativo 3,0 0,1 3,0 0,1 3,0 3,0 da fonte do fio de referncia Positivo da fonte no fio de referncia, e negativo da fonte na ponta da sonda

3,0

3,0
Fonte: Autoria prpria

3,0 0,1

3,0 0,1

4.2 OBSERVAO DOS SINAIS FORNECIDOS PELO GERADOR DE FUNO As observaes realizadas de acordo com cada visualizao dos sinais fornecidos pelo gerador funo para cada funo foram as seguintes: Funo senoidal: o ponto percorria de forma senoidal ao longo do eixo y. Em relao a velocidade do ponto luminoso, a maior velocidade observada estava no ponto central, onde o ponto o eixo x. Os sentidos da funo eram alternados nos mximos (crista e vale da ondas resultantes da funo senoidal).

Figura 2: Representao grfica da funo senide no osciloscpio (Fonte: Internet)

Funo triangular: em relao ao deslocamento referente ao eixo y, a velocidade em que o ponto de desloca constante, resultando numa velocidade

linear, porm ela se altera quando chega aos extremos (maior e menor ponto em relao a y).

Figura 3: Representao grfica da funo triangular no osciloscpio (Fonte: Internet)

Funo quadrada: no foi possvel observar notar a variao de um ponto para outro, pois a variao de negativo para um positivo se dava muito rapidamente.

Figura 4: Representao grfica da funo quadrada no osciloscpio (Fonte: Internet)

4.3 MEDIDA DE FREQUNCIA Realizados os ajustes nos aparelhos, observou-se que o numero de divises (DIV) que ocupavam o intervalo de um perodo das ondas senoidais foi igual a 2,0 divisoes, a qual tem um erro absoluto (DIV) igual a 0,1 (metade da menor medida), ou seja, o perodo da onda resultante era igual a 2,0 0,1 divisoes. O tempo de varredura (SEC/DIV) das ondas resultantes neste experimento era igual a 0,0025 s, este valor era informado pelo prprio osciloscpio.

10

Tendo os valores de DIV e SEC/DIV, possvel calcular o valor do perodo (T): T = (DIV).(SEC/DIV) T = 2 . 0,0025 T = 0,005 s Calculado valor do perodo tambm necessrio calcular seu erro propagado (T), que pode ser calculado pela multiplicao entre o erro absoluto e o tempo de varredura: T = (DIV).(SEC/DIV) T = 0,1 . 0,0025 T = 0,00025 s Posteriormente, foi calculado o valor da frequncia, que o mesmo que o inverso do perodo: f = 1/T f = 1/0,005 f = 200 kHz E tambm seu erro propagado (f): ( Onde: ( Ento: ( ) ( ) ) )

f = 10 kHz Importante lembrar que a frequncia calculada acima no foi o valor da frequncia indicada no display do gerador, este valor era igual a 200,44 kHz. normal que o valor terico d diferente do real. Como o valor terico e o real, tem como calcular o erro desta etapa do experimento:

11

Como o valor do erro do experimento menor que 1%, podemos dizer que todo o equipamento utilizado bem preciso e exato, logo os experimentos realizados anteriormente e/ou posteriormente este item da prtica, possivelmente no tero erros grandes e significativos que alterem a validade do experimento. Os valores expressos neste item esto apresentados de uma forma melhor e mais organizada na tabela 2.
Tabela 2 Medida de Frequncia DIV SEC/DIV (s) T (s) T (s) f = 1/T (kHz) f (kHz)

2,0 0,1

0,0025 s

0,005 s

0,00025 s

200 kHz

10 kHz

Fonte: Autoria prpria

4.4 MEDIDA DE AMPLITUDE DOS SINAIS SENOIDAL E QUADRADO (GERADOR COM AMPLITUDE MXIMA) 4.4.1 FUNO SENOIDAL Aps alguns ajustes realizados no osciloscpio, descritos no procedimento, foi medido o valor pico a pico do sinal considerando-se as divises na tela. O valor encontrado foi de 7,8 com estimativa de erro de 0,1 (metade da subdiviso). A sensibilidade VOLTS/DIV foi visualizada no canto esquerdo inferior do display do osciloscpio, encontrando-se o valor de 2 VOLTS/DIV. Para se obter o valor da tenso pico a pico, preciso realizar o clculo: Vpp = DIV.(VOLTS/DIV) Vpp = 7,8 . 2 Vpp = 15,6 V Para calcular a estimativa de erro da tenso pico a pico, faz-se: Vpp = DIV.(VOLTS/DIV) Vpp = 0,1 . 2 Vpp = 0,2V possvel tambm se obter o valor eficaz da tenso (Vef), que a capacidade de produo de trabalho efetivo de uma grandeza que varia com o tempo entre pontos positivos e negativos de uma funao, que calculada atravs de uma mdia quadrtica, que neste caso expresso por: Vef = (Vpp/2)/2 Vef = (15,6/2)/ 2 Vef = 5,52 V

12

A estimativa de erro do valor eficaz dada por: Vef = (Vef/Vpp) . Vpp Vef = (5,51/15,6) . 0,2 Vef = 0,070V Todos os resultados e medies podem ser melhor visualizados na tabela abaixo.
Tabela 3 Medida de Amplitude da funo senoidal Funo senoidal DIV VOLTS/DIV (V) Vpp (V) Vpp (V) Vef (V) Vef (V)

7,8 0,1

2V

15,6 V

0,2 V

5,52 V

0,07 V

Fonte: Autoria prpria

4.4.2 FUNO QUADRADA Para a funo quadrada, foram seguidos os mesmos procedimentos, alterando-se a funo no gerador para funo quadrada. Os clculos e observaes referentes a DIV, VOLTS/DIV, V pp e Vpp foram os mesmos, obtendo-se, assim, resultados iguais para esses valores. Entretanto, para calcular o Vef referente a uma funo quadrada, faz-se: Vef = Vpp/2 Vef = 15,6/2 Vef = 7,8 V Observa-se que o clculo do valor eficaz da funao senide diferente do clculo da funao quadrada, pois em uma representao de funao no osciloscpio, h variao nos ngulos do trao da funao. Como na funao senide, se considerado apenas um perodo, o numero de variao dos ngulos do trao grande, e na funao quadrada essa variao se limita a quatro vezes, sendo que o ngulo sempre de 90. Sendo assim, o valor eficaz, que a mdia dos quadrados dos valores da funo, que nos casos anteriores foram usados como referncia o seno dos ngulos da funo em relao ao tempo, na funo quadrada, seria a mdia dos quadrados do seno de 90, que equivalente a 1, ento a mdia igual a 4, ou seja, 2. Ento por este motivo que na funo quadrada o valor eficaz da tenso igual a razo da tenso de pico a pico (Vpp) por 2. Clculo da estimativa de erro do Vef (Vef): Vef = (Vef/Vpp) . Vpp

13

Vef = (7,8/15,6) x 0,2 Vef = 0,1V Os valores medidos e os resultados visualizados e calculados esto expressos na tabela 4.
Tabela 4 Medida de Amplitude da funo quadrada Funo quadrada DIV VOLTS/DIV (V) Vpp (V) Vpp (V) Vef (V) Vef (V)

7,8 0,1

2V

15,6 V

0,2 V

7,8 V

0,1 V

Fonte: Autoria prpria

4.5 MEDIDA DE TENSO CONTNUA Mediu-se a tenso da fonte atravs do deslocamento vertical do trao de varredura. Realizados os ajustes necessrios, como o ajuste da sensibilidade vertical para 5volts/diviso, observou-se um sutil deslocamento do trao. Foi necessrio aumentar a sensibilidade para se obter o mximo deslocamento referente aos limites da tela. O trao deve permanecer na linha inferior. A tenso foi medida a partir da observao do trao porque mais fcil de visualizar o nmero de divises que correspondem a um perodo da funo senoidal, onde o ponto no seria possvel saber qual tenso continua num limitado espao da funo em relao. Foi medido o deslocamento em termos de divises e sua estimativa de erro: DIV = (6,2 0,1) V (A metade do valor mnimo de diviso 0,1) Observou-se a sensibilidade VOLTS/DIV e foi anotado o valor 500x10-3 V. A tenso da fonte foi medida atravs de clculo (V font-osc) e atravs do multmetro (Vfont-mult), assim como suas respectivas estimativas de erro. Vfont-osc = (DIV) . (VOLTS/DIV) Vfont-osc = (6,2) . (500 x 10-3) Vfont-osc = 3,1 V Vfont-osc = (DIV) . (VOLTS/DIV) Vfont-osc = (0,1) . (500 x 10-3) Vfont-osc = 0,05 V

14

Os resultados visualizados para tenso da fonte com o uso do multmetro foram: Vfonte-mult = 3,01 V Vfonte-mult = 0,005 (pois 0,005 a metade da menor diviso de medida do multmetro) Logo, pode-se observar que a estimativa de erro ao se medir a tenso da fonte com o multmetro 10 vezes menor do que Vfont-osc. Na tabela apresentada a seguir possvel observar de uma forma mais organizada os valores expressos neste item. Os valores medidos e os resultados visualizados e calculados esto expressos na tabela 4.
Tabela 5 Medida de tenso contnua Osciloscpio DIV VOLTS/DIV (V) Vfonte-osc (V) Vfonte-osc (V)

Multmetro Vfonte-mult (V)

Vfonte-mult (V)

6,2 0,1

0,5 V

3,1 V

0,05 V

3,01 V

0,005 V

Fonte: Autoria prpria

5. CONCLUSO A partir da visualizao grfica de diferentes tipos de funes produzidas pelo osciloscpio (senoidal, triangular e quadrada) pode-se concluir que para melhor visualizao de variao de velocidade do ponto luminoso, medio de tenso, amplitude e frequncia usada a funao senoidal, pois sua variao dos ngulos da funao se da em nveis suaves, ou seja, em comparao aos outros tipos de funao, a senoidal no tem variaes bruscas, podendo ser mais contnua e com menor propagao de erros.

REFERNCIAS HALLIDAY, David; RENISCK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Fsica 3: Eletromagnetisto. So Paulo: Ltc, 2009. GEOCITIES. OSCILAES PERIDICAS. Disponvel em: <http://www.geocities.ws/resumodefisica/ondas/ond03.html>. Acesso em: 15 out. 2012. WIKIPDIA. Valor eficaz. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/valor_eficaz>. Acesso em: 15 out. 2012.

You might also like