You are on page 1of 7

ESCOLA TCNICA PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHES

SANEAMENTO AMBIENTAL

ALUNO: TIAGO ARTUR CAVALCANTI LEMOS DISCIPLINA: SMS PROFESSOR: DANIEL GENUINO

Saneamento Ambiental
o conjunto de aes scio-econmicas que tm por objetivo alcanar nveis de Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de gua potvel, coleta e disposio sanitria de resduos slidos, lquidos e gasosos, promoo da disciplina sanitria de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenas transmissveis e demais servios e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condies de vida urbana e rural.

Meio Ambiente
A lei 6.938, de 31/08/81, que dispe sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao no Brasil, define: Meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Sistema de Esgoto
Despejos so compostos de materiais rejeitados ou eliminados devido atividade normal de uma comunidade. O sistema de esgotos existe para afastar a possibilidade de contato de despejos, esgoto e dejetos humanos com a populao, guas de abastecimento, vetores de doenas e alimentos. O sistema de esgotos ajuda a reduzir despesas com o tratamento tanto da gua de abastecimento quanto das doenas provocadas pelo contato humano com os dejetos, alm de controlar a poluio das praias. O esgoto pode ser de vrios tipos: sanitrio (gua usada para fins higinicos e industriais), spticos (em fase de putrefao), pluviais (guas pluviais), combinado (sanitrio + pluvial), cru (sem tratamento), fresco (recente, ainda com oxignio livre). Existem trs tipos de sistemas de esgotos: Sistema unitrio: a coleta dos esgotos pluviais, domsticos e industriais em um nico coletor. Tem custo de implantao elevado, assim como o tratamento tambm caro. Sistema separador: os esgotos domstico e industrial ficam separados do esgoto pluvial. o usado no Brasil. O custo de implantao menor, pois as guas pluviais no so to prejudiciais quanto o esgoto domstico, que tem prioridade por necessitar tratamento. Assim como o esgoto industrial nem sempre pode se juntar ao esgoto sanitrio sem tratamento especial prvio. Sistema misto: a rede recebe o esgoto sanitrio e uma parte de guas pluviais.

Abastecimento de gua
A gua prpria para o consumo humano chama-se gua potvel. Para ser considerada como tal ela deve obedecer a padres de potabilidade. Se ela tem substncias que modificam estes padres ela considerada poluda.

As substncias que indicam poluio por matria orgnica so: compostos nitrogenados, oxignio consumido e cloretos. Para o abastecimento de gua, a melhor sada a soluo coletiva, excetuando-se comunidades rurais muito afastadas. As partes do Sistema Pblico de gua so manancial, captao, aduo, tratamento, reservao, reservatrio de montante ou de jusante e distribuio. A gua necessita de tratamento para se adequar ao consumo. Mas todos os mtodos tm suas limitaes, por isso no possvel tratar gua de esgoto para torn-la potvel. Os mtodos vo desde a simples fervura at correo de dureza e corroso. As estaes de tratamento se utilizam de vrias fases de decantao e filtrao, alm de clorao.

Lixo
O lixo o conjunto de resduos slidos resultantes da atividade humana. Ele constitudo de substncias putrescveis, combustveis e incombustveis. O problema do lixo tem objetivo comum a outras medidas, mais uma de ordem psicolgica: o efeito da limpeza da comunidade sobre o povo. O lixo tem que ser bem acondicionado para facilitar sua remoo. s vezes, a parte orgnica do lixo triturada e jogada na rede de esgoto. Se isso facilita a remoo do lixo e sua possvel coleta seletiva, tambm representa mais uma carga para o sistema de esgotos. Enquanto a parte inorgnica do lixo vai para a possvel reciclagem, a orgnica pode ir para a alimentao dos porcos. O sistema de coleta tem que ter periodicidade regular, intervalos curtos, e a coleta noturna ainda a melhor, apesar dos rudos. O mais indicado encaminhar o lixo para um aterro sanitrio ou inciner-lo. Tambm pode ter suas graxas e gorduras recuperadas, ser fermentado ou passar pelo processo Indore.

Salubridade Ambiental
o estado de higidez em que vive a populao urbana e rural, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrncia de endemias ou epidemias veiculada pelo meio ambiente, como no tocante ao seu potencial de promover o aperfeioamento de condies mesolgicas favorveis ao pleno gozo de sade e bem estar.

Os Sistemas Ambientais
A poluio do meio ambiente assunto de interesse pblico em todas as partes do mundo. No apenas os pases desenvolvidos vm sendo afetados pelos problemas ambientais, como tambm os pases em desenvolvimento. Isso decorre de um rpido crescimento econmico associado explorao de recursos naturais. Questes como: aquecimento da temperatura da terra; perda da biodiversidade; destruio da camada de oznio; contaminao ou explorao excessiva dos recursos dos oceanos; a escassez e poluio das guas; a superpopulao mundial; a baixa qualidade da moradia e ausncia de saneamento bsico; a

degradao dos solos agricultveis e a destinao dos resduos (lixo) so de suma importncia para a Humanidade. Ao lado de todos esses problemas esto, ainda, os processos de produo utilizados para extrair matrias-primas e para transform-las numa multiplicidade de produtos para fins de consumo em escala internacional. Embora se registrem progressos no setor das tcnicas de controle da poluio, para diversos campos da indstria de extrao e de transformao, preciso reconhecer que no h mtodos que propiciem um controle absoluto da poluio industrial. As consideraes econmicas exercem um grande papel quando se trata de definir a melhor tecnologia disponvel, que at certo ponto influenciada por fatores relativamente independentes das necessidades de controle da poluio. Existem indcios, por exemplo, de que muitas empresas de grande porte tendem a se transferir para reas sem padres rgidos de controle, instalando-se em pases em desenvolvimento que, na busca de investimentos econmicos, aceitam a poluio como um mal necessrio. Os grandes problemas ambientais ultrapassam as fronteiras territoriais e devem ser tratados de forma global, pois afetam a vida de todos no Planeta. Da se explica por que pases mais desenvolvidos colocam barreiras importao de produtos resultantes de processos prejudiciais ao meio ambiente. A ONU vem fazendo um esforo no sentido de reverter o processo acelerado de degradao dos recursos naturais no mundo, que tambm tem como causas a exploso demogrfica e as precrias condies de vida de grande parte da populao. Mais de um bilho dos habitantes da Terra no tm acesso a habitao segura e servios bsicos de saneamento como: abastecimento de gua, rede de esgotamento sanitrio e coleta de lixo. A falta de todos esses servios, alm de altos riscos para a sade, so fatores que contribuem para a degradao do meio ambiente. A situao exposta se verifica especialmente nos cintures de misria das grandes cidades, onde se aglomeram multides em espaos mnimos de precria higiene. Estudos do Banco Mundial (1993) estimam que o ambiente domstico inadequado responsvel por quase 30% da ocorrncia de doenas nos pases em desenvolvimento.

Gesto Ambiental
O Estudo de Impacto Ambiental um procedimento administrativo de preveno e de monitoramento dos danos ambientais e foi introduzido no Brasil pela Lei no 6.803/80 (lei de zoneamento industrial nas reas crticas de poluio), que apresenta duas grandes orientaes: deve oferecer alternativa e deve apontar as razes de confiabilidade da soluo a ser adotada. A introduo desse Estudo e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/Rima) em projetos que modifiquem o meio ambiente significou uma considervel conquista para o sistema ambiental, atualizando a legislao e tirando o pas do atraso em que se encontrava no setor. A Resoluo no 001/86, no seu artigo 1o, define impacto ambiental como qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Ao editar a Resoluo no 001/86, o CONAMA no esgotou toda a matria nem desceu a mincias, pois os Estados e Municpios continuam com competncia para exigir que, em atividades no previstas pela mencionada resoluo, seja feito o EIA. Cabe a Unio ditar normas gerais que os Estados e Municpios no podem descumprir como, tambm, no podem inovar de modo que a novidade traga disfarada desobedincia regra geral do CONAMA. Abrange as seguintes atividades no Estudo de Impacto Ambiental: estradas de rodagem (com duas ou mais faixas de rolamento), portos , terminais de produtos qumicos, aeroportos, oleodutos, gasodutos e minero dutos; troncos coletores de esgoto sanitrios e emissrios de esgotos sanitrios (de importncia para a no poluio das praias); obras hidrulicas para a explorao de recursos hdricos, com a previso de vrias hipteses: obras hidrulicas para fins hidreltricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigao, retificao de cursos dgua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques (obras como Tucuru, Itaipu e Balbina teriam seus efeitos ambientais analisados a priori e o debate, portanto, teria ocorrido antes da localizao e construo); extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto e carvo), extrao de minrios; localizao de aterros sanitrios, processamento de destino final de resduos txicos ou perigosos (esto includos os depsitos de resduos nucleares); instalao de destilarias de lcool (atente-se para sua necessidade nos Estados de Mato Grosso do Sul para no ser lesada a biota do Pantanal), instalao de siderrgicas; instalao de distritos industriais e zonas industriais; explorao de madeira ou de lenha em reas acima de 100ha ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental (vital para a conservao da Amaznia); projetos urbansticos acima de 100ha ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental a critrio da SEMA e dos rgos estaduais e municipais; atividades que se utilizarem de carvo em quantidade superior a dez toneladas por dia; projetos agropecurios que venham abranger reas acima de 1.000ha, ou menores, quando tiverem relao com reas de importncia do ponto de vista ambiental (aditamento Resoluo n1/86, votado em 18.03.86). O Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatrio no podem ser elaborados por uma s pessoa e sim por uma equipe e de forma alguma qualquer integrante dessa equipe pode estar ligada ao proponente do projeto. A proibio visa resguardar de forma mais ampla e irrestrita a liberdade da equipe. Entretanto, a resoluo no foi clara quanto a definio de quem ir contrat-la, se a administrao ou o prprio proponente do projeto. Alguns acham que sendo contratada pelo proponente, a administrao teria maior liberdade para analisar o contedo do Estudo enquanto outros acham que a contratao pelo proponente, como iria envolver pagamento de honorrios e despesas, tiraria parte da liberdade da equipe.

O estudo no se destina somente a alicerar a deciso administrativa mas tambm, como prev a resoluo, ser acessvel ao pblico, tanto na parte final, como na etapa de elaborao. A lei no 6.938/81 j houvera previsto o direito da populao ser informada quanto ao licenciamento ambiental, antes deste ser concedido pela administrao. Para que o procedimento de elaborao do EIA possa ser vlido preciso que estejam presentes quatro partes: equipe multidisciplinar; proponentes do projeto; administrao ambiental; populao da rea de influncia do projeto.

Lei de Crimes Ambientais


Em maro de 1998 foi criada a lei no 9.605/98 Lei de Crimes Ambientais que prev punio civil, administrativa e criminal contra os crimes ambientais. As penas criminais mais duras esto em vigor, prevendo at seis anos de priso para os agressores. As multas mais pesadas so aplicadas para punir o desmatamento em zona de preservao permanente. Mas tambm h multa onerosa para o derramamento de leo, poluio com resduos perigosos, utilizao irregular de agrotxico e produo, exportao e importao de produtos que causam problemas a camada de oznio. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem permisso ou licena da autoridade competente resultar em deteno de seis meses a um ano, e multa. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente, fabricar, vender, transportar ou soltar bales que possam provocar incndios nas florestas e demais formas de vegetao, em reas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano acarreta multa e/ou deteno de um a trs anos. Uma das inovaes da lei, se constatada a degradao ou poluio ambiental, a aplicao de penas alternativas, com a firma assumindo o compromisso de reparar o dano para se livrar do processo penal e das multas administrativas. Segundo tambm a nova legislao, os penalizados com multas e autos de infrao podem recorrer presidncia do IBAMA e at ao ministro do Meio Ambiente. Mas se a multa for mantida, ela inscrita na dvida ativa da Unio, executada judicialmente e o infrator, dependendo do crime, pode ter sua priso determinada pelo juiz. A lei rigorosa com as pessoas jurdicas acusadas de crime ambiental, prevendo, alm da multa, suspenso parcial ou total das atividades, interdio temporria do estabelecimento, obra ou atividade, e a proibio de fazer emprstimos e contratos com o poder pblico. Por outro lado, o texto suprimiu da legislao anterior o trecho que previa a figura do crime inafianvel para o abate de animais silvestres: um veto presidencial definiu que no ser punido quem matar para saciar a fome.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

http://sanambiental.blogspot.com.br http://www.brasilescola.com/geografia/saneamento-ambiental.htm http://www.saneamentobasico.com.br/ http://www.sanebavi.com.br/index.php

You might also like