You are on page 1of 8

Por que usamos os sinais de pontuao?

Os sinais de pontuao so usados para estruturar as frases escritas de forma lgica, a fim de que elas tenham significado. A pontuao to importante na linguagem escrita quanto a entonao, os gestos, as pausas e at o tom de voz, so na linguagem oral. Bem empregados, os sinais de pontuao so um grande recurso expressivo: 'Oh! que doce era aquele sonhar... Quem me veio, ai de mim! despertar?' (Almeida Garret) Mal colocados, no entanto, eles podem provocar confuso ou at mudar o sentido das frases: Raquel no me respondeu. Quando a procurei, j era tarde. Raquel no me respondeu quando a procurei. J era tarde. O ponto A vrgula Ponto-e-vrgula Dois-pontos Interrogao e exclamao Reticncias Aspas Travesso e parnteses

REFORMA ORTOGRFICA: Portugus

Nova ortografia - Acentuao (1)


Inez Sautchuk* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Ponto de partida Para alunos que ainda no aprenderam acentuao. A aprendizagem da acentuao grfica deve ocorrer aps o aluno: saber o que so slabas tonas e tnicas; ter percepo de que h uma srie de palavras que tm slaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, no levam acento nessa slaba; ser capaz de identificar palavras pelo nmero de slabas e pela posio da slaba tnica, e diferenciar os ditongos dos hiatos. Objetivos 1. Oferecer orientaes que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que l. 2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita. 3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuao. 4. Incluir as alteraes decorrentes do novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo. Estratgias 1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que no devem ou no precisam ser acentuadas. 2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca. Atividade 1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fcil compreenso) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Comente as dvidas que eles poderiam ter quanto pronncia de alguma palavra desconhecida: observe com eles que a slaba tnica poderia estar em trs posies diferentes. Obs.: escolha (ou at mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade. 2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuao, obedecendo sequncia: palavras oxtonas, palavras paroxtonas, palavras proparoxtonas, acentuao dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s) em lugar visvel para os alunos. Integre o caso dos monosslabos j ou depois.

3. Faa (ou pea aos alunos que faam) cartes, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo a sequncia acima. Misture cartes com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras que no devem. Obviamente, no caso das proparoxtonas, todas elas acabaro sendo acentuadas durante o jogo. 4. Mostre aos alunos um carto por vez e pea que identifiquem a posio da slaba tnica na palavra (de mais de uma slaba) e demonstre que s isso no ser suficiente para acentuar ou no a palavra. Pea que identifiquem a terminao da palavra. Aos poucos, faa-os trabalhar com as duas variveis: identificao da slaba tnica + terminao da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro. 5. Faa o jogo da forca. Comentrio H uma maneira bem fcil de os alunos identificarem a posio da slaba tnica: dividir as palavras em slabas numerar de 1 a 3 as slabas a partir do final da palavra e concluir: slaba tnica n 1 = palavra oxtona slaba tnica n 2 = palavra paroxtona slaba tnica n 3 = palavra proparoxtona Exemplo:

Esse mtodo funciona porque no h palavras (com duas ou mais slabas) na lngua portuguesa cuja slaba tnica ocupe posio alm da slaba n 3 (considerando-se sempre a numerao a partir do final da palavra).

Nova ortografia - Acentuao (2)


Inez Sautchuk* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Ponto de partida Para alunos que j aprenderam acentuao grfica. Para o aluno incorporar as alteraes grficas que ocorreram com o novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, necessrio que ele j conhea as regras anteriores, sabendo classificar as palavras pelo nmero de slabas e pela posio da slaba tnica, e diferenciar ditongos de hiatos. Objetivos 1. Atualizar o aluno do ensino fundamental em relao ao novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 2. Faz-lo refletir que a lngua algo vivo e que mudanas j ocorreram e ocorrem, sem que, entretanto, isso faa com que ela perca sua identidade. Estratgias 1. Use um ou mais quadros com as novas regras de acentuao, obedecendo a uma separao por casos: palavras paroxtonas (acentuao dos ditongos e dos hiatos), acento diferencial, uso do trema, deixando-o(s) em lugar visvel para os alunos. 2. Selecione um pequeno texto (simples, de fcil compreenso) que contenha palavras com os sinais de acentuao previstos antes da reforma, inclusive o trema. Obs.: procure um texto que tenha palavras que abranjam a maior parte das regras ou redija um texto fictcio em que isso ocorra. 3. Reserve outra edio do mesmo texto, grafando as palavras segundo as novas regras do acordo. Atividade 1. Entregue aos alunos o primeiro tipo de texto e pea que "cacem" as palavras que estejam acentuadas (inclusive com o trema), destacando-as de alguma maneira.

2. Entregue, a seguir, a outra edio do mesmo texto e pea que faam a mesma coisa, observando onde houve alteraes na acentuao. 3. Pea que deduzam se as alteraes na acentuao das palavras interferiram na compreenso desse segundo texto. 4. Pea que coloquem em uma "jaula" (uma folha parte ou qualquer outro artifcio criativo) apenas as palavras "caadas" que sofreram alterao. A seguir, pea que a ajustem uma por uma respectiva nova regra que estiver no quadro. Comentrios 1. Os textos em suas duas edies podem ser dos mais variados gneros, desde que sejam leves e que pertenam realidade da turma. 2. Uma variao do jogo: grupos de alunos fazem cartes com palavras escritas segundo as regras anteriores ao acordo e outros grupos ajustam as mesmas palavras s novas regras, at que as novidades estejam bem fixadas. 3. Sugere-se que as novas regras sejam ensinadas paulatinamente, respeitando-se o ritmo diferenciado de aprendizagem de cada turma. 4. No esquecer-se de comentar a incorporao oficial das letras K, W e Y ao alfabeto da lngua portuguesa.

Acentuao tnica

Oxtona? Paroxtona? Proparoxtona?


Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao A palavra "possvel" tem trs slabas: pos-s-vel. Ao lermos a palavra, colocamos maior fora na slaba "s". Ou seja, acentuamos - no sentido de que a destacamos, enfatizamos, sonoramente - esta slaba. Ela , portanto, a slaba tnica da palavra, pois sobre ela que recai o acento da fala. J as duas outras slabas "pos" e "vel" so chamadas de tonas, pois so pronunciadas com menor intensidade do que a tnica. Vamos ver outros exemplos, em que destacaremos as slabas tnicas:

Como voc pde ver nos seis exemplos apresentados, a slaba tnica existe sempre, mas nem sempre ela marcada pelo acento grfico. Existem regras de acentuao grfica, que estabelecem quando uma slaba ou no acentuada graficamente. Para entend-las, voc precisa saber que existe uma classificao das palavras de acordo com a posio da slaba tnica.

Palavras com duas ou mais slabas


Em Parati, a tnica a ltima slaba da palavra. Em qua-dro, a penltima. Em ps-sa-ro, a antepenltima. Pois bem:

1) As palavras cuja acentuao tnica recaem na ltima slaba, chamam-se oxtonas. Exemplos:

2) As palavras que tm acentuao na penltima slaba, chamam-se paroxtonas e so as de maior nmero em lngua portuguesa.

Exemplos:

3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenltima slaba chamam-se proparoxtonas. Exemplos:

Monosslabos ou palavras com uma nica slaba


So muitas as palavras formadas por uma nica slaba, e elas tambm podem ser tnicas ou tonas, de acordo com a intensidade com que so pronunciadas em uma frase. Pronunciado fracamente, o monosslabo tono, na prtica, se junta palavra que vem antes ou depois dele. Exemplo: Esse um problema de cada um de ns. Note que os dois "de" quase so pronunciados como se fosse um "di" e forma uma espcie de slaba tona da palavra anterior: "dicada" e "dins" (as tnicas esto em negrito). Na mesma frase, entretanto, encontramos monosslabos tnicos: "" e "ns", cuja pronncia fortemente marcada.

Ditongos, tritongos e hiatos

Encontros voclicos
Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Voc sabe o que so encontros voclicos? Com certeza voc os utiliza o tempo todo, para falar, e talvez nem tenha se dado conta. Veja os exemplos abaixo: Dois garotos se encontram na rua: "Ei! Oi!" "E a, meu?" Note que os garotos usaram apenas uma consoante e nove vogais. Em portugus, usamos muitas vogais para nos expressar. Alis, no existem em nossa lngua palavras que sejam formadas apenas por consoantes. Encontro voclico a juno de duas ou mais vogais dentro das palavras.

Ditongos
s vezes as vogais se juntam na mesma slaba. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de um ditongo:
s-rie Ps-coa lei bei-jo meu

Os ditongos podem ser crescentes ou decrescentes. O ditongo crescente quando a segunda vogal do ditongo a mais forte. Exemplos:
qua-se goe-la a-qu-rio sa-gui fre-quen-te

O ditongo decrescente quando a primeira vogal do ditongo a mais forte. Exemplos:


he-roi boi cai cu fui

Orais e nasais

Os ditongos podem ser orais ou nasais, de acordo com o modo de pronunci-los. O ditongo oral quando suas vogais so orais, os seus sons so produzidos exclusivamente pela boca. Exemplos:
m-goa c-lios gl-ria rai-va meu

O ditongo nasal quando suas vogais so nasais, ou seja, os sons passam tambm pelo nariz ou sofrem uma nasalizao. Exemplos:
me ci-bra pe po cho

Tritongos
Existem casos em que trs vogais fazem parte da mesma slaba.
Pa-ra-guai quais es-pies en-xa-guei a-ve-ri-guou

Os tritongos tambm podem ser orais ou nasais. O tritongo oral quando suas vogais so orais. Exemplos:
U-ru-guai quais fiis en-xa-guou a-ve-ri-guei

O tritongo nasal quando suas vogais so nasais. Exemplos:


sa-guo sa-gues en-x-guem de-linquem quo

Hiatos Quando as vogais se encontram em slabas diferentes, embora estejam em sequncia, temos um hiato. Veja a diferena entre sai e sa. Em sai temos um ditongo, com as duas vogais na mesma slaba, enquanto em sa temos um hiato, pois as duas vogais esto em slabas diferentes (sa-). Outros exemplos:
hi-a-to en-jo-o l-co-ol ba- jo-e-lho

REFORMA ORTOGRFICA: Acentuao grfica

Tabela traz regras j de acordo com a nova ortografia


Mrcia Lgia Guidin* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao
Tipo de palavra ou slaba Proparoxtonas Quando acentuar sempre Exemplos (como eram) simptica, lcido, slido, cmodo Observaes (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia. Observe: Pode-se usar acento agudo ou circunflexo de acordo com a pronncia da regio: acadmico, fenmeno (Brasil) acadmico, fenmeno (Portugal). Continua tudo igual. Observe: 1) Terminadas em ENS no levam acento: hifens, polens. 2) Usa-se indiferentemente agudo ou circunflexo se houver variao de pronncia: smen, fmur (Brasil) ou smen, fmur (Portugal). 3) No ponha acento nos prefixo paroxtonos que terminam em R nem nos que terminam em I: inter-helnico, super-homem, anti-heri, semi-internato. Continua tudo igual. Observe: 1. terminadas em I, IS, U, US no levam acento: tatu, Morumbi, abacaxi. 2. Usa-se indiferentemente agudo ou

Paroxtonas

Se terminadas em: R, X, N, L, I, IS, UM, UNS, US, PS, , S, O, OS; ditongo oral, seguido ou no de S

fcil, txi, tnis, hfen, prton, lbum(ns), vrus, carter, ltex, bceps, m, rfs, bno, rfos, crie, rduos, plen, den.

Oxtonas

Se terminadas em: A, AS, E, ES, O, OS, EM, ENS

vatap, igarap, av, avs, refm, parabns

circunflexo se houver variao de pronncia: beb, pur (Brasil); beb, pur (Portugal). Monosslabos tnicos (so oxtonas tambm) e em palavras oxtonas e paroxtonas terminados em A, AS, E, ES, O,OS e levam acento se estiverem sozinhos na slaba (hiato) v, ps, p, ms, p, ps Continua tudo igual. Atente para os acentos nos verbos com formas oxtonas: ador-lo, debat-lo, etc. sada, sade, mido, a, Arajo, Esa, Lus, Ita, bas, Piau 1. Se o i e u forem seguidos de s, a regra se mantm: balastre, egosmo, bas, jacus. 2. No se acentuam i e u se depois vier 'nh': rainha, tainha, moinho. 3. Esta regra nova: nas paroxtonas, o i e u no sero mais acentuados se vierem depois de um ditongo: baiuca, bocaiuva, feiura, maoista, saiinha (saia pequena), cheiinho (cheio). 4. Mas, se, nas oxtonas, mesmo com ditongo, o i e u estiverem no final, haver acento: tuiui, Piau, tei. Esta regra desapareceu (para palavras paroxtonas). Escreve-se agora: ideia, colmeia, celuloide, boia. Observe: h casos em que a palavra se enquadrar em outra regra de acentuao. Por exemplo: continer, Mier, destrier sero acentuados porque terminam em R. Continua tudo igual (mas, cuidado: somente para palavras oxtonas com uma ou mais slabas). Esta regra desapareceu. Os verbos arguir e redarguir perderam o acento agudo em vrias formas (rizotnicas): eu arguo (fale: ar-g-o, mas no acentue); ele argui (fale: ar-gi), mas no acentue.

Ditongos abertos em palavras paroxtonas

EI, OI,

idia, colmia, bia

Ditongos abertos em palavras oxtonas Verbos arguir e redarguir (agora sem trema)

IS, U(S), I(S)

papis, heri, heris, trofu, cu, mi (moer)

arguir e redarguir usavam acento agudo em algumas pessoas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo afirmativo. aguar enxaguar, averiguar, apaziguar, delinquir, obliquar usavam acento agudo em algumas pessoas do indicativo, do subjuntivo e do imperativo afirmativo. vo, zo, enjo, vem na terceira pessoa do plural do presente do indicativo eles tm, eles vm

Verbos terminados em guar, quar e quir

Esta regra sofreu alterao. Observe:. Quando o verbo admitir duas pronncias diferentes, usando a ou i tnicos, a acentuamos estas vogais: eu guo, eles guam e enxguam a roupa (a tnico); eu delnquo, eles delnquem ( tnico). tu apazguas as brigas; apazguem os grevistas. Se a tnica, na pronncia, cair sobre o u, ele no ser acentuado: Eu averiguo (diga averig-o, mas no acentue) o caso; eu aguo a planta (diga a-g-o, mas no acentue). Esta regra desapareceu. Agora se escreve: zoo, perdoo veem, magoo, voo. Continua tudo igual. Ele vem aqui; eles vm aqui. Eles tm sede; ela tem sede. Continua tudo igual.

o, ee

Verbos ter e vir

Derivados de na terceira pessoa ter e vir (obter, do singular leva manter, intervir) acento agudo; na terceira pessoa

ele obtm, detm, mantm; eles obtm, detm, mantm

do plural do presente levam circunflexo Acento diferencial Esta regra desapareceu, exceto para os verbos: PODER (diferena entre passado e presente. Ele no pde ir ontem, mas pode ir hoje. PR (diferena com a preposio por): Vamos por um caminho novo, ento vamos pr casacos; TER e VIR e seus compostos (ver acima). Observe: 1) Perdem o acento as palavras compostas com o verbo PARAR: Para-raios, para-choque. 2) FRMA (de bolo): O acento ser opcional; se possvel, deve-se evit-lo: Eis aqui a forma para pudim, cuja forma de pagamento parcelada.

Trema (O trema no acento grfico.) Desapareceu o trema sobre o U em todas as palavras do portugus: Linguia, averiguei, delinquente, tranquilo, lingustico. Exceto as de lngua estrangeira: Gnter, Gisele Bndchen, mleriano

REFORMA ORTOGRFICA: Portugus

Nova ortografia - Grafia e acentuao


Inez Sautchuk* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Ponto de partida Para incorporar as alteraes do novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, necessrio que o aluno j saiba as regras anteriores (veja Acentuao grfica). Essa incorporao ser realizada utilizando-se material escrito, de preferncia nos gneros da vivncia do aluno. Objetivos 1. Atualizao em relao ao novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Reflexo sobre o fato de que a lngua algo vivo e que mudanas j ocorreram e ocorrem, sem que, entretanto, isso faa com que ela perca sua identidade. 2. Demonstrao de que no foi a lngua portuguesa que mudou: o que ocorreu basicamente foram alteraes de natureza grfica. 3. Demonstrao de que a lngua portuguesa s se alteraria de fato se acontecessem modificaes de natureza mrfica e/ou sinttica, isto , se houvesse, por exemplo, mudana na estrutura dos radicais, dos afixos e na maneira de flexionar as palavras ou se houvesse diferena nos arranjos sintticos de construo de frases. Estratgias 1. Use material da mdia escrita em geral (bons jornais e revistas, sites de jornalismo etc.) e conduza o aluno na comparao do que existia na grafia ou na acentuao de algumas palavras com o que passou a existir. 2. Mostre especificamente a que a reforma se restringiu, antes de o aluno partir para as atividades de descoberta e de fixao das mudanas. Devero ser salientados os pontos em que a reforma atuou, ou seja, na acentuao das palavras paroxtonas, no acento diferencial, no uso do trema e na incorporao oficial das letras K, W e Y ao alfabeto da lngua. Essa apresentao facilitar o aluno na observao do que j est em vigor. Entretanto, esse pr-direcionamento pode ou no ser realizado, dependendo do nvel da turma. Atividade

1. Estimule o aluno a lembrar palavras que j eram grafadas com as letras K, W e Y, independente de elas s agora fazerem oficialmente parte do alfabeto. 2. Pea que lembrem palavras que eram grafadas com trema, misturadas com outras que no eram. Coloqueas vista da turma e, como num passe de mgica, retire o trema de todas as palavras: ele desapareceu da lngua portuguesa. Ateno: alerte que no houve alterao na pronncia e cite as poucas palavras em que o trema permanece. 3. Use trechos ou frases da mdia escrita com palavras que o aluno perceba que esto grafadas diferentemente. Obs.: o material pode ser trazido pelos alunos ou entregue j pr-selecionado pelo professor. 4. Comente em que tipo de palavras as alteraes ocorreram. Conduza a observao para as palavras paroxtonas e para as que tinham o acento diferencial. Ateno: Alerte para os dois nicos casos em que o acento diferencial permaneceu. 5. Demonstre que, com ou sem as alteraes feitas pelo acordo, o contexto escrito no se altera e muito menos a prpria lngua. 6. Use um pequeno texto sem as alteraes previstas pelo acordo e pea que se faam as devidas correes ps-acordo: o aluno "trabalha" como se fosse revisor de um jornal ou de uma editora. Obs.: a atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.

You might also like