You are on page 1of 14

Madeira - conceito, histrico e crescimento

Histrico
A madeira um produto vegetal proveniente do lenho dos vegetais superiores: rvores e arbustos. provavelmente o mais antigo material de construo utilizado pelo homem. Precedeu a prpria pedra, tendo sido usada naquela poca nas construes palafticas, como instrumentos de caa, cabo de ferramentas e meios de transporte para atravessar os rios. A facilidade de obteno e de adaptao aos fins previstos, permitiram o seu emprego por populaes primitivas, mesmo com os escassos meios ento disponveis. Vantagens e desvantagens da madeira como material de construo: Vantagens : Pode ser obtida em quantidade a um preo relativamente baixo. As reservas se renovam por si mesmas Pode ser trabalhada com ferramentas simples. Pode ser reempregada vrias vezes Foi o primeiro material empregado em construo, capaz de resistir tanto a esforos de compresso como de trao. leve em peso e tem grande resistncia mecnica. Permite fceis ligaes e emendas. Apresenta boas condies naturais de isolamento trmico e absoro acstica No seu aspecto natural apresenta uma infinidade de padres estticos e decorativos. Desvantagens: um material fundamentalmente heterogneo e anistropo. bastante vulnervel aos agentes externos combustvel Mesmo depois de morta, quando j empregada na construo, muito sensvel aos agentes ecolgicos,: aumentando ou diminuindo de dimenso com a variao de umidade.
Casca Cmbio Raios medulares Alburno

Medula

Fig 1
Cerne

Partes distintas visualizadas num corte trasversal de um tronco de rvore (fig 1)


Casca - tem a funo de proteger a rvore contra os agentes externos. Formada por uma camada esterna de tecido morto, de espessura varivel conforme a idade e a espcie (em determinadas rvores como: angico rajado, corticeira, sobral, carvalho, barbatimo, etc a casca apresenta um tecido suberoso, que se desenvolve consideravelmente, (formando a cortia) e uma camada interna, de tecido vivo e macio, que tem a funo de transportar a seiva elaborada das folhas para as partes em crescimento. Cmbio - camada invisvel a olho nu, situada entre a casca e o lenho, formada de tecido meristemtico. O crescimento da rvore ocorre, diametralmente, pela adio de novas camadas proveniente da diferenciao do cmbio. Cada camada de tecido lenhoso formada anualmente constitui um anel de crescimento com duas partes distintas, uma de cor clara, tecido brando e clulas de paredes finas, formada na primavera e uma segunda, de cor escura, com clulas pequenas e tecido compacto, formada no vero. A contagem destes anis permite a avaliao, com bastante aproximao, da idade de uma rvore. Do estudo dos anis de crescimento desenvolveu-se uma cincia, a dendrocronologia, que tem colaborado enormemente com a arqueologia e a histria da tcnica.

Madeira - conceito, histrico e crescimento


Considerando a grande longevidade de algumas rvores de determinadas espcies como: Sequia (2000 anos), Sequia-giganta (3000 anos) e um exemplar de Pnus, com aproximadamente 4600 anos, considerado o ser vivo mais antigo da Terra, fcill compreender que seus troncos constituem documentos de grande valor regional. Lenho - a parte de sustentao e resistncia da rvore. Em quase todas as espcies, o lenho apresenta-se com duas zonas bem contrastadas: alburno ou branco e o cerne ou durame. Alburno - Formado por clulas vivas, com colorao mais clara que o cerne e que, alm de funo resistente, o alburno veculo da seiva bruta, por ascenso capilar, das razes at a copa. Cerne - formado por clulas mortas e esclerosadas de colorao mais escura que o alburno. As alteraes do alburno vo formando e ampliando o cerne provocado por sucessivas impregnaes de lignina, resinas, taninos e corantes. Em conseqncia o cerne tem mais densidade, compacidade, resistncia mecnica e, principalmente, mais durabilidade, pois sendo constituido de tecido morto (sem seiva, amido ou acares) no atrativo aos insetos e outros agentes de deteriorao. Sua freqente impregnao por resinas e leos torna-o txico ou repelente aos predadores da madeira. Contudo desaconselhvel e anti-econmico a prtica costumeira de retirar todo o branco da madeira como material imprestvel para uso comum. Desaconselhvel no s do ponto de vista econmico, j que a proporo do alburno quase nunca inferior a 25%, podendo atingir at 50% do lenho, mas desaconselhvel tambm porque o alburno a parte que melhor se deixa impregnar pelos preservativos. Raios medulares - so clulas que ligam as diversas camadas entre si no sentido radial e que tm a funo de transportar e armazenar a seiva. Os rais medulares podem se apresentar sob as formas uni ou multisseriados. No primeiro caso observa-se uma s fiada de clulas, como o caso das conferas. Na maioria das madeiras duras ou de lei, os raios medulares so multisseriados (feixe de clulas) (fig. 2).

Fig. 2

Unisseriados

Multisseriados

Medula - miolo central, mole e esponjoso de colorao mais escura. No tem nenhuma resistncia mecnica nem durabilidade. Sua presena em peas serradas constitui um defeito.

Identificao
As madeiras so identificadas pela sua denominao vulgar, pela identificao botnica e pela identificao microscpica e microgrfica de laboratrio. Identificao vulgar - a identificao realizada por conhecedores com prtica que prende-se a caractersticas notveis da espcie como: configurao da casca, sabor do lenho, folhas, frutos, etc. Este tipo de identificao no tem valor cientfico. Um mesmo nome identifica espcies diferentes, conforme a regio. Freqentemente correspondem a nomes sugestivos que caracterizam a espcie, a exemplo do Pau marfim (colorao prxima do marfim), Pau ferro (pau extremamente duro), Pau roxo (colorao roxa), Pau darco (pau flexvel), etc. Mais significativos so os nomes indgenas que traduziam o conhecimento ntimo que tinham os mesmos, dos recursos do seu habitat, como o Ara (o que tem olho), Guatamb (pau duro sonoro), Peroba (casca amarga) etc.

Identificao botnica - necessita a formao de um HERBRIO (exemplares de frutos, folhas e sementes) para comparao. Com a coleta destes elementos, o botnico especializado determina a famlia, o gnero e a espcie do exemplar, na classificao botnica. Ex: Aspidosperma peroba (Peroba rosa), Swietenia macrophyllal (Mogno), Caesalpinia ferrea (Pau ferro ou juc). Identificao microgrfica - retira-se do lenho a identificar um prisma perfeitamente localizado de 1 x 1 x 4 cm. Deste prisma so retirados, com um micrtomo (aparelho usado para corte com espessura microscpica), trs lminas com espessura de 10 a 60 microns (micro: milsima parte de um milmetro): uma lmina no sentido transversal, uma no sentido radial e outra no sentido tangencial aos anis de crescimento (fig.3). As lminas so desidratadas, coloridas e examinadas num microscpio de 50 aumentos e comparadas com lminas padres ou com ATLA de microfotografias.

Lmira Radial

Prisma perfeitamente localizado Fig.3

Lmina tranversal

Lmina tangencial

Sistemas de unio da madeira


Tipos de unio A madeira pode ser unida entre si ou a outros materiais, por diversos processos e dispositivos. Os principais tipos de unio so: colagem, pregos, grampos, braadeiras, pinos, conectores metlicos, tarugos, entalhe e encaixe. Madeira / madeira - todos os citados anteriormente Madeira / metal - colagem, prego, parafuso, rebite pop. Madeira / alvenaria e concreto - colagem, parafuso com bucha de nylon Madeira / plstico - colagem, parafuso. Madeira / borracha - colagem. Madeira / vidro - colagem, parafuso. COLA Fatores bsicos para a escolha adequada da cola: 1 - Materiais a unir - natureza qumica, forma fsica e seu acabamento de superfcie. 2 - Tipo de cola - base de solvente, base dgua, lquida, em p, dois componentes. 3 - Mtodo de aplicao - pincel, rolo, esptula, spray, pistola extrusora, etc. 4 - Exigncia do processo de colagem - viscosidade, temperatura de aplicao do produto colante, dimenses e forma das superfcies a colar, durao do processo, tempo de colagem e presso a exercer durante este processo, tempo de cura, etc. 5 - Outras consideraes - custo, tempo de armazenamento, toxicidade, inflamabilidade, odor, cor, propriedades eltricas, trmicas, qumicas, etc., do produto a utilizar. Procedimento na colagem: 1 - Utilizar cola de fabricao recente. 2 - Algumas colas devem ser homogeneizadas antes do uso. 3 - Observar a tremperatura ideal de aplicao da cola. 4 - As superfcies a serem coladas devero estar limpas (isenta de quaisquer contaminantes - gordura, ferrugem e p) e secas. 5 - Distribuir uniformemente a cola em uma ou nas duas superfcies a serem unidas. 6 - As superfcies a serem unidas dever ser o mais coincidentes possvel. 7 - Durante a colagem as peas devem ficar sob presso utilizando grampos, sargentos, pesos ou fitas auto-colantes. Obs.: antes de usar qualquer produto (cola), leia com ateno no rtulo da embalagem, todas as informaes e recomendaes do fabricante, com a finalidade de evitar supresas desagradaveis que, na maioria das vezes, da maneira incorreta de como ele fou utilizado MADEIRA / MADEIRA Colas utilizadas: - Cola PVA (cola branca) adesivo que possui como base de formulao Acetato de Vinila disperso numa soluo aquosa. - Cola de contato - adesivo base de policloroprene. Evitar colar pequenas reas. - Cola instantnea - adesivo base de Cianoacrilato. Utilizado para colagem de pequenas reas e que necessite de resistncia. - Cola bi-componente (Cascophen) base de Resina Fenlica que endurecida com a adio do endurecedor FM - utilizada para colagem resistente a gua.

MADEIRA / METAL Colas utilizadas: - Epoxi (araldite) - Cola de contato - adesivo base de policloroprene. MADEIRA / LAMINADO MELAMNICO e BORRACHA Cola utilizada: - Cola de contato - adesivo base de policloropreno MADEIRA / CONCRETO Colas utilizadas: - Cola de contato - Cola Hot-melt - Cola Epoxi MADEIRA / COURO Colas utilizadas - Cola de contato - Cola Celulsica MADEIRA / TECIDO Colas utilizadas: - Cola celulsica - Cola de contato MADEIRA / VIDRO Deve-se evitar colar vidro com madeira devido diferena de dilatao entre os dois materiais, porm quando houver a necessidade de cola-los, a melhor opo utilizar colas que apresente flexibilidade como: colas base de silicone.

Sistemas de unio da madeira


PREGO Os pregos so hastes metlicas fabricados com arame de ao-doce, ao temperado, inox, galvanizado, lato, cobre, em grande variedade de tamanhos, tipos, e formas, utilizados para unir peas de madeira e outros materiais. Os pregos so encontrados no mercado por duas nomenclaturas diferentes: 1 - bitolas comerciais antigas, ainda utilizada no Brasil, que descrevem os pregos por dois nmeros, o primeiro representa o dimetro em fieira francesa; e o segundo mede o comprimento em linhas portuguesas. Tabela de arames e chapas segundo a fieira de paris
N 1 6 11 16 21 26 Espes. em mm 0,6 1,1 1,6 2,7 4,9 7,6 N 2 7 12 17 22 27 Espes. em mm 0,7 1,2 1,8 3,0 5,4 8,2 N 3 8 13 18 23 28 Espes. em mm 0,8 1,3 2,0 3,4 5,9 8,8 N 4 9 14 19 24 29 Espes. em mm 0,9 1,4 2,2 3,9 6,4 9,4 N 5 10 15 20 25 30 Espes. em mm 1,0 1,5 2,4 4,4 7,0 10,0

Linha portuguesa Cada linha portuguesa corresponde a 2,28 mm (2 milmetros e 28 centsimos). Exemplo de pregos na bitola comercial: 12x12, 12x13, 12x15, 13x15, 13x18, 14x18, 15x18, 15x21, 15x24, 16x24, 16x27, 17x27, 17x30, 18x30, 17x33, 19x33, 18x33, 18x36, 19x36, 20x36, 19x39, 20x39, 21x42, 20x45, 20x48, 2 - bitolas mtricas, segundo padronizao da ABNT, descreve o prego por dois nmeros: o primeiro corresponde ao comprimento total do prego em milmetro e o segundo do dimetro em dcimos de milmetro. Exemplo de pregos na bitola mtrica: 13x11, 17x13, 21x15, 28x18, 35x24, 40x24, 40x27, 50x27, 50x30, 55x34, 60x34, 70x34, 70x39, 70x44, 80x49,100x54, 110x54, 120x59, 140x64, 170x76, 200x76. Tipos e formas: - Prego de ao c/cabea: indicado para superfcies resistentes como concreto, blocos e alvenaria em geral. - Prego de ao s/cabea: utilizado para fixao de rodaps e guarnies. - Prego de inox c/ ou s/cabea: indicado para superfcies macias, midas ou com ao direta da gua ou maresia. - Prego de lato ou cobre c/ ou s/cabea: indicado para superfcies macias e midas. Antioxidante (utilizado em embarcaes ou construes navais. - Prego ardox c/ ou s/cabea: possui corpo helicoidal que dificulta a separao das peas unidas. Utilizada na fixao de caixas de madeira, pallets, andaimes, etc.

Sistemas de unio da madeira


- Prego ardox para telha: utilizado na fixao de telha ondulada leve. Corpo helicoidal aumenta a resistncia extrao - Prego comum ou polido: para utilizar em madeiras, ripas, caibros, etc. - Prego zincado: prego comum com tratamento de zinco. Aumenta a resistncia corroso. - Prego cabea dupla: ideal para montagem de estruturas de madeira temporrias, como frmas para concreto e andaimes. Sua dupla cabea torna muito mais fcil o arranque, evitando danos madeira. - Prego anelado polido: utilizado em madeiras de baixa densidade (macias). Situao onde o esforo se faa no sentido paralelo aplicao do prego. Ex: pallets, mveis, proteo no transporte. - Prego quadrado: so aplicados em embarcaes de madeira de grande porte (aprox. 80t de capacidade de carga). - Prego vidraceiro: utilizado para quadros, vidros em esquadrias de madeira, espelhos. - Balmazes: so pregos pequenos de cabea abaulada, feitos de ao ou lato, utilizados para fixar as vistas das fechaduras. - Tacha azulada: utulizada para fixao de tecidos e outros revestimentos em mveis, como tambm compensados finos. - Escpula: um prego especial dobrado em ngulo reto, que serve para pendurar quadros e armaes de cortina. Distncias mnimas dos pregos, segundo a NB-11. Estas distncia mnimas so especificadas para reduzir o fendilhamento da madeira.

12d

10d

5d

5d 5d 5d 5d 12d

Sistemas de unio da madeira


Tcnicas bsicas de utilizao do prego
A utilizao correta de pregos em uma juno de peas de madeira resulta numa fixao firme e forte. No entanto, podero surgir problelmas se o profissional da madeira no tiver conhecimentos de algumas tcnicas bsicas: Juno de peas de espessuras diferentes Pregar sempre a mais fina mais grossa, caso contrrio a juno no ter resistncia mecnica. Obs. o prego deve ter no mnimo o comprimento de 2 vezes e meia a 3 vezes a espessura da madeira mais fina.

Juno de topo de uma tbua Introduzir os pregos obliquamente, com inclinaes opostas, utilizando tambm cola.

Procedimentos que evitam que a madeira rache mediante a penetrao do prego - Desbastar a ponta do prego - Aumentar a distnacia entre os pregos (fig. A) - Desalinhar os pregos no sentido longitudinal (sentido das fibras) (fig. B) - Fazer furao prvia (em madeiras duras) com dimetro inferior espessura do prego - Cortar a pea a ser pregada com um comprimento maior, serrando-a em seguida aps a fixao da mesma (fig. C C)
A B C C

Sistemas de unio da madeira


Dicas de fixao e remoo do prego Usar sempre martelo adequado para o tipo de trabalho Ex prego pequeno X martelo leve prego grande X martelo pesado. Na fixao de prego pequeno, utilizar tiras de papelo, madeira ou peas imantadas para segurar o prego. Para que a fixao fique mais firme quando pregar duas madeiras da mesma espessura, aplicar prego dos dois lados. Quando desejar embutir a cabea do prego na madeira, utilizar um puno e um martelo e em seguida emassar o furo com cera de abelha ou uma mistura de p de madeira e cola branca ou resina epoxi. Para facilitar a penetrao do prego na madeira, pode-se unt-lo com parafina, sebo ou cera (nunca com sabo). Remoo de pregos: - quando a cabea do prego estiver fora da madeira, utilizar um martelo de unha, como alavanca, para remove-lo. Se o prego for comprido, utilizar calos de madeira para aumentar a distncia. - Quando a cabea do prego estiver no mesmo nvel da superfcie da madeira, utilize uma haste metlica, tipo um formo ou chave de fenda para levantar a cabea do prego o prosegluir como na tcnica anterior. - Quando a cabea estiver embutida na madeira, escavar em volta da cabea do prego at poder agarrar com uma torques ou um alicate, e ento remove-lo.

Sistemas de unio da madeira


PARAFUSO So hastes metlicas, cilndricas ou cnicas composta de cabea e corpo contendo rosca, utilizados para fixar peas em geral. Parafusos para madeira: Parafusos auto-atarraxantes: So parafusos de rosca soberba, instalados com furao prvia, devendo a ponta penetrar na madeira que est sendo comprimida, no mnimo 8d (d= dimetros do parafuso) para assegurar uma perfeita fixao.

> 8d

> 8d

Parafuso de porca e arruela Os parafusos so instalados em furos ajustados, de modo a no ultrapassar a folga de 1 a 1,5 mm. O aperto do parafuso se faz com a porca, transmitindo-se o esforo madeira por meio de arruelas. Devido a retrao e deformao lenta da madeira, no se pode contar com o atrito desenvolvido pelo aperto dos parafusos. Os parafusos trabalham como pinos, recebendo os esforos pelo apoio da madeira no seu plano diametral. A norma alem recomenda, para ligaes entre duas peas, pelo menos dois parafusos. Nas ligaes de madeiras, as arruelas devem ter a espessura e o dimetro superior as das ligaes metlicas
3d 3d 5d 3d 4d 7d 7d 3d 7d 4d 3d 5d 3d

Sistemas de unio da madeira


Conectores: So peas, em geral metlicos, colocas em entalhes nas interfaces das madeiras e mantidas na posio por meio de parafusos.

Madeira naturais
Nome popular Amburana ou cerejeira Ref. Botnica Amburana cearensis Outros nomes Amburana de cheiro, Cumaru de cheiro, Cumar ,Emburana Amendoim bravo Cor aprox. Densidade Usos comuns Mveis, mobilirio fino, lambris, painis, tornearia, balces, etc. bege-amarelo ou Mdia bege-rosado

Amendoim

Plerogyne nitens

bege-rosado, Mdia/mdia bege-sosadoescuro, cantahoclaro castanho-escuro Mdia

Mveis finos, lambris, carpintaria em geral, tacos de soalho, artigos de tornearia, carroaria, cabos de ferramentas, etc. Mobilirio em geral, pequenas embarcaes, carpintaria civil, etc. Carpintaria, marcenaria, dormentes, estacas, mveis rsticos,vigamentos, etc. Construo rural, vigamentos, tacos de soalho, carroaria, dormentes, obras externas, esquadrias, batentes, etc. Construo civil e naval, marcenaria de luxo, mveis finos, obras externas, etc. Dormentes, marcenaria, estrutura de mquinas, mveis e construo em geral. Mveis, estruturas de mquinas, marcenaria, tacos de soalho, dormentes, etc. Obras externas pesasdas,vigas, moures, dormentes, tacos, pontes, cubos de rodas, etc. Construo civil, caixotaria, brinquedos, etc.

Andiroba

Carapa guianensis

Carapa, Iandiroba, jandiroba, Nandirova

Angelim pedra Hymenolobrum Murarema Petraeum Ducke Angico preto Piptadenia macrocatpa Angico, Angico preto rajado, Curupari, Guarapiraca Ararib carij, Ararib tinga, Carij, Guararoba, Pau rainha Marup, Bacuri

Rosado-claro ou Alta castanho escuro CastanhoAlta avermelhado ao vermelhoqueimado Rseoacastanhado Mdia/alta

Ararib

Centrolobium spp.

Avani da terra firme Bacuri bravo

Moronobea Pulchra Ducke Moronobea Coccinea Melanexylon braunia Virola gardneri

Amarelo vivi ao amarelo alaranjado

Alta

Marup, Bacuri, Anani da terra firme Barana-preta, Maria-preta, Imbiruva,Grana Bicuba vermelha, Urucuba

Bege amarelado Mdia/alta

Barana

Vai do pardo escuro ao preto Rosada ao pardoamareladoescuro

Alta/alta

Bicuba

Mdia/alta

Cabriva parda Myrocarpus spp. Caixeta ou Tabebuia Tabebuia cassinioides

Pardo-claroBlsamo,cabor, Mdia/alta rosado ao partoCabriva preta, Cabureira, Jataba escuro-rosado Pau caixeta, malacacheta, Tagibubuia, Tamanqueira Canela osura,Canela ferrugem, Louro pardo Braco- encardido Baixa

Construo civil, obras externas, mveis comuns, balces, etc. Indstrias de lapis e tamancos, brinquedos, saltos de sapatos, caixas finas, aeromodelismo, instrumentos musicais, etc. Mobilirio, construo civil, esquadrias, dormentes, etc.

Canela preta

Nectandra mollis

Pardo-claroMdia acastanhado ao pardo-escuroacastanhado

Cavina

Machaerium scleroxylon

Jacaranda-bico-de- Bege ou pardo- Alta/alta pato, Pau-ferro-do- avermelhado ou cerrado vermelho violceo Cedro batata, Cedro rosa, cedro vermelho Pau ferro, pau jantar. Fava, Faveiro amarelo, Sucupira branca, sucupira lisa Bege-rosadoescuro ao castanho Baixa/mdia

Mobilirio de luxo, marchetaria, tornearia, molduras, objetos de adorno, etc.

Cedro

Cedrela spp.

Contraplacado, mveis, portas, caixa de charutos, talha, molde de fundio, embarcaes, etc. Mveis, carpintaria, balces, vigameantos, macetas, etc. Contruo civil, pontes, vigamentos, carroaria, cabo de ferramentas, implementos agrcolas, cruzetas, taco de soalho, dormentes, etc.

Corao de negro Faveiro

Apuleia ferrea Pterodon pubescens

Bege-amarelado- Alta pardacento Bege-amarelado Mdia/alta ao castanho

Madeira naturais
Nome popular Faveiro Ref. Botnica Pterodon pubescens Outros nomes Fava, Faveiro amarelo, Sucupira branca, sucupira lisa Frei jorge, Borraginceas Cor aprox. Densidade Usos comuns Contruo civil, pontes, vigamentos, carroaria, cabo de ferramentas, implementos agrcolas, cruzetas, taco de soalho, dormentes, etc. Mveis, lambris, painis, persianas, remos, construo aeronutica, escalas, adornos torneados, brinquedos, etc. Marcenaria, partes internas de mveis, tornearia, carteiras escolares, carretis para linha, cadeiras, esquadrias, etc. Cabo de ferramentas, cabo de facas, remos, implementos agrcolas, mveis finos, etc. Construo civil e carpintaria. Bege-amarelado Mdia/alta ao castanho

Frij

Cordia geoldiana

Parda-claroamarelado, pardo-claropardacento

Mdia

Grumixava

Mricopholis gordnerianum

Bege-claro ou Bacomixa, rseo-plido Bacomixava, Gumbijava, Priju, Remeiro, Salgueiro Guaiabira,Guajibira Pardo-escuro,Guajubira, acastanhado Guarapuvira quase preto Catruz, Janit,Oiticica amarela, Tatajuba amarela

Mdia

Guiuvira ou Guajuvira Guariba ou Oiti amarelo

Patagonula americana Clarista racemosa

Mdia/alta

Amarelo-plido, Mdia amarelo-limo ao amareloqueimado Mdia/alta

Guatambu branco

Aspidosperma olvaceum

Branco-palha Guatambu, Guatambu amarelo, Guatambu legtimo Pardo-claroamarelado ao pardoacastanhado Pardo com reflexos amarelados ou esverdeados

Carpintaria civil, tornearia, xilogravura, utenslio de cozinha, formas de sapato, cabos de martelos, formes e picaretas, etc. Mobilirio fino, folheados, marchetaria, pains e decorao interna, escadarias, folhas externas de contraplacados, etc. Construo civil, vigamentos, obras externas, dormentes, postes, taco de soalho, boliche, etc. Carpintaria civil e naval, carroaria, tacos de soalho, decoraes internas, contraplacados, painis, etc. Mobilirio de luxo, objetos decorativos e de escritrio, cabos de faca e de escovas, etc. Construo civil e hidrulica, carroaria e carpintaria em geral.

Imbuia

Phoebe porosa Canela imbuia, Embuia, Imbuia amarela, imbuia clara,Imbuia parda Tecoma ochracea Ip pardo, Ip amarelo, Piuva da serra Ip claro, Ip rajado, Peroba, Peroba amarela, Peroba tigre

Mdia

Ip

Alta

Ip peroba ou Peroba do campo Jacarand da Bahia

Paratecoma peroba

Bege-rosado, Mdia bege-amarelado ou pardoacastanhado Cerne castanho Alta/alta escuro Rseocastanhado ao rseoavermelhado Rseoacastanhado, bege-rosado Pardo-claroamarelo Alta/alta

Dalbergia nigra Saboarana, Jacarand, Jacarand preto Farinheira, Burand, Jati, Juta,Juta-au, Juta roxo Jequitib rosa, Jequitib mermelho Cascudinho, Claraba, Louro amarelo,Louro da serra

Jata ou Jatob Hymenaea spp.

Jequitib

Cariniana brasiliensis

Leve/mdia

Compensado em geral, construo civil, carpintaria em geral, vigamentos, etc. Marcenaria, mveis, lambris, perc ianas, rguas, embarcaes leves, taboados em geral,freios de locomotivas, etc. Contruo civil, tacos e soalho, tacos de bilhar, mveis, instr. musicais. Brinquedos, caixotaria, forros, fsforos, tamancos, malas, esquadrias, marcenaria em geral, etc. Mveis, decoraes internas, objetos de adorno, painis, construes de embarcaes, etc.

Louro ou Louro Cordia pardo trichotoma e espcies afins Macacaba

Mdia

Macacaba preta, Platyniscium ulei e espcies Macacaba vermelha afins Simaruba Amara Aub Tamanqueira, Marupauba, Paraparaba, Praba, Paraba Araputanga, Aguano

CastanhoAlta avermelhado, vermelho-rosado, bege-amarelado Branco-palha Baixa/mdia

Marup

Mogno

Swietenia macrophyllal

Castanhoamarelado ao castanho

Mdia

Madeira naturais
Nome popular Ref. Botnica Outros nomes Amarelo cetim, Limorana, Muiratau, Pequi cetim Ibir-obi, Imir-it, Ipu, Murur, Quiripiranga Cor aprox. Amarelo-limo ao amarelo dourado Cerne asrroxeado, quase preto Densidade Mdia/alta Usos comuns Mveis, obras internas de residncias finas, tacos de soalhos, etc. Obras externas, vigas, macetas, construo civil, macetas, etc. Marcenaria, obras de torno, tacos, raios de roda, mveis, hlice de avio, formas de sapato, etc. Intrumentos musicais, marchetaria, objetos de adorno, tornearia, etc. Pau amarelo ou Euxylophora Pau cetim paraensis

Pau ferro ou Juc Pau marfim

Caesalpinia ferrea

Alta/alta

Balfourodendro Marfim, Farinha seca, Guatambu, n riedelianum Pau liso Cega machado, Pau de fuso, Sebastio de arruda

Branco-palhaAlta amarelado ao branco-encardido Listas rubras Alta/alta sobre fundo rseo-amarelado Alta

Dalbergia Pau rosa ou Jacarand rosa frutescens

Pau roxo ou Guarabu

Peltogyne discolor

Amarante, Barabu, Roxo ao roxoCorao de Negro, plido Gurabu, Roxinho Amargoso, Peroba Rseo-amarelo amarela, Peroba ao amarelomirim, Peroba queimado rajada, Peroba au Curi, Pinho

Obras externas, carroaria, tacos de bilhar,taco de soalho, mancais, objetos de adorno, etc. Carpintaria civil, vigamentos, esquadrias, vages, carroarias, escadas, tacos de soalho, etc. Carpintaria e marcenaria em geral, instrumentos musicais, caixas de ressonncia de pianos, artigos de esporte, etc. Construo civil e naval, dormentes, carroaria, etc. Cabos de ferramentas, moires, tacos, marcenaria, construo civil e naval, estacas, esteios, etc. Mveis, contruo civil, obras externas, tacos e soalhos, carpintaria, dormentes, etc. Obras externas em geral, moires, esteios, dormentes, construo naval, carpintaria, carroaria, etc. Carpintaria naval, construo civil, vigamentos, etc. Carpintaria naval, construo civil, carpintaria em geral, mveis finos, etc. Contruo civil, vigamentos, carpintaria em geral, etc.l

Peroba rosa ou Aspidosperma peroba Peroba

Mdia/alta

Araucaria Pinho do angustifolia paran ou pinho brasileiro Piqui Caryocar spp

Amarelo, branco, Mdia rseas ou levemente pardacentas

Bege-amarelo ao Mdia/alta Pequi, Pequi, Piqui, Piqui bravo, pardo-claroamarelado Vinagreira Piqui marfim Rseo escuro ao Alta amarelo queimado

Piqui marfim do roxo Sucupira

Aspidosperma Obscurinervim Azambuja Diplotropis Martiusii Bth

Castanho escuro Alta/alta Sucupira preta, Sapupira, Sucupira da vzsea Amarelo-limo Amoreira, Amoreira ao amarelodourado brranca, Jataiba, Moreira, Pau amarelo Amarelo Bagaceira, Amap- queimado rana Amarelinho, Amarelo, Candeia, Vinhtico amarelo Pau-violeta, Jacarand-violeta, Violte AmareloDourado ao amareloqueimado Mdia/alta

Taiuva

Chlorophora tinctoria

Tatajub

Bagassa Guianensis Aubl Plathymenia reticulada

Mdia/alta

Vinhtico

Mdia

Violeta

Dalbergia cearensis

Pardo-violceoescuro Alta/alta

You might also like