You are on page 1of 2

Jud

O jud um esporte praticado como arte marcial e foi fundado no Japo em 1882 por Jigoro Kano. A tradio do jud to grande no oriente, principalmente no seu pas fundador, que considerado o esporte oficial do Japo. O jud muito popular no mundo todo. Jigoro Kano conseguiu reunir em uma nica modalidade vrias tcnicas de outros tipos de lutas tradicionais no sculo XIX.

Prtica do Jud
No h restrio de idade e sexo para a prtica do jud. Mulheres, crianas e idosos podem disput-lo sem nenhum problema, j que a tcnica mais utilizada a fora e o peso do seu prprio adversrio. O kimono (judogui) a vestimenta tradicional utilizada pelo jud, em conjunto com a faixa(obi). Normalmente o kimono na cor branca e em competies oficiais a vestimenta na cor azul utilizada para facilitar o trabalho da arbitragem.

Histria do Jud
A histria do jud comeou a partir da decadncia de outros estilos marciais japoneses. A proibio do uso de espadas pelos samurais em 1871 tambm contribuiu para a difuso dos esportes de luta corporal. O jovem Jigoro Kano no estava satisfeito com o estilo mais praticado no Japo no seu perodo, o jiu-jutsu, principalmente porque ele dava muita nfase fora fsica. Como Kano no era uma pessoa muito forte fisicamente, ele comeou a estudar alguns movimentos do jiu-jutsu e adapt-los. Por ser uma pessoa com um bom nvel cultural, Jigoro Kano no queria que o seu esporte fosse utilizado somente para a batalha. Ele acreditava que toda a atividade fsica deveria ser um complemento para a disciplina e para a mente, assim como para o corpo. Com isso surgiu o jud, que significa caminho suave. O jud pode ser considerado um jiu-jutsu mais completo, com regras pr estabelecidas. A primeira escola foi fundada em fevereiro de 1882 com o nome de Kokodan.

Graduaes do Jud
As graduaes no jud funcionam como na maioria das outras lutas orientais. Existem dois nveis distintos: o kyu (aprendizes) e o dan (mestres). O kyu representa a colorao das faixas que vai da branca at a marrom; j o dan a colorao dos mestres que nos primeiros nveis preta e depois passa a ser vermelha.

Pontuao e Golpes do Jud


A pontuao no jud definida por quatro golpes bsicos: Yuko, Wazari e Ippon; O yuko quando o oponente cai lateralmente, o wazari um quase golpe principal, por poucos detalhes na queda no se considera um Ippon, que o golpe perfeito e se efetiva quando o seu oponente cai de costas. Os cinco fundamentos bsicos do jud so: Ukemi (amortecimento de quedas), Shintai (Movimentao), Tai-sabaki (Giros do corpo), Kumi-Kata (Pegadas, formas de pegar) e Shinsei (Postura). Elas so o eixo central do combate e so utilizada para a execuo de um golpe perfeito.

Tcnicas do Jud
Existem 12 tcnicas bsicas para a prtica do jud que englobam todo o tipo de golpe realizado pelo atleta, so elas: Nage-Waza (tcnicas de arremesso), Tachi-Waza (tcnicas em p), Te-Waza (tcnicas de brao), Koshi-Waza (tcnicas de quadril), AshiWaza (tcnicas de perna), Sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio), Mae-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para frente), Yoko-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para o lado), Katame-Waza (tcnicas de domnio no solo), Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza (tcnicas de imobilizao), Shime-Waza (tcnicas de estrangulamento) e KansetsuWaza (tcnicas de luxao).

Professora: Ana Borsato Faixa preta 2 dan

You might also like