You are on page 1of 20

3

Vernica Feder Mayer Sandra R.H. Mariano

Processo de comunicao

66 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Metas
Apresentar as bases da Comunicao Social. Apresentar o processo de comunicao e suas aplicaes.

Objetivos
Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de:
1. Identicar e descrever o processo de comunicao.

Guia da Aula
3. Como nos 1. Comunicao Social 2. O impacto comunicamos? da internet O processo de comunicao

4. Dinmica do processo de comunicao

5. Efetividade da comunicao

Aula 3 Processo de comunicao

::

67

comunicao humana pode assumir muitas formas, mas todas elas tm

um objetivo comum: a transferncia de algum tipo de conhecimento.

Veja a gura a seguir. Se voc for msico, ser capaz de transformar este conjunto de cifras em pura msica! Na verdade, uma das mais belas e conhecidas composies de Heitor VillaLobos: Bachianas Brasileiras No 5.

Fonte: http://www.musicexpress.com.br/partituras.asp. Acesso em 16 de maro de 2008.

A comunicao perpetua o conhecimento e permite que mesmo uma msica composta na dcada de 1940 possa ser apreciada nos dias de hoje. Mas para que a comunicao tenha sucesso, so necessrios vrios fatores, como o domnio do cdigo usado na mensagem.

68 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

1. Comunicao Social
A Comunicao Social um campo de conhecimento que estuda a comunicao humana e a interao entre indivduos em sociedade, que envolve: tcnicas de transmisso da informao; formatos com que a informao transmitida e impactos que a informao tem na sociedade. Os signos, cdigos, meios de comunicao e mensagens so importantes objetos de estudo dos tericos da comunicao. Publicidade e propaganda, Relaes Pblicas, Jornalismo, rdio, TV, cinema, produo cultural, comunicao interpessoal e comunicao institucional (ou corporativa) so algumas das disciplinas que compem a Comunicao Social.

2. O impacto da internet
A internet est presente na vida de muitas pessoas ao redor do mundo, tanto nos escritrios quanto nas residncias, e sua taxa de adoo cresce com grande rapidez. Na internet a informao apresenta-se como uma mistura de texto e imagens. Os usurios navegam pela rede, e cada clique os leva a um novo local. A internet permite o acesso tanto a entretenimento quanto a informao: lmes, mensagens de correio eletrnico, fax e comunicao pessoal, incluindo voz e vdeo. Os indivduos podem acessar rapidamente a informao e as empresas podem divulgar e vender seus produtos e servios para diversos pases a um custo muito menor do que no passado. Com isso, a comunicao empresarial est experimentando uma revoluo: telecomunicaes, intranet e internet aceleram e barateiam o processo de comunicao entre clientes, fornecedores e funcionrios. No entanto, assim como os benefcios, os problemas de comunicao tambm se multiplicam. Novas tecnologias exigem um novo modelo de comportamento. Para o desenvolvimento de uma comunicao empresarial bem-sucedida, empreendedores precisam adaptar-se e analisar todos os benefcios que a tecnologia pode oferecer.

Aula 3 Processo de comunicao

::

69

A exploso da informao Nos ltimos trinta anos, foi produzida mais informao que durante os cinco mil anos anteriores. Uma nica edio do jornal ingls The Times contm mais informaes do que uma pessoa recebia durante toda a sua vida no sculo XVII. A quantidade de informao disponvel duplica a cada cinco anos. O correio eletrnico (e-mail) e a internet permitem a circulao aberta da informao e a transferncia gratuita de conhecimentos. As videoconferncias feitas atravs dos computadores pessoais derrubam barreiras internacionais e reduzem as distncias. Em 1991, pela primeira vez na histria, as empresas gastaram mais recursos em equipamentos de informtica e comunicaes do que a soma dos gastos em equipamentos industriais, minrios e construo.
Fonte: MACDONALD, TANNER, 2006.

3. Como nos comunicamos? O processo de comunicao


Quando pensamos sobre comunicao, normalmente nos atemos apenas a um dos lados do processo de comunicao o qu e como vamos comunicar; e que tipo de impresso queremos criar, ou seja, pesamos mais em ns mesmos do que em nossa audincia. Mas comunicar-se uma via de duas mos, claro. E envolve muito mais do que apenas escrever ou falar. Envolve tambm ser lido, assistido ou ouvido. Pense um pouco: o que voc deseja atingir quando est se comunicando? Falar, escrever e fazer uma apresentao so formas de ajudar outras pessoas a compreenderem as informaes e idias que esto na sua cabea. Parece bvio, mas muitos se esquecem disso. O caminho que uma idia percorre da sua cabea para a de outra pessoa conhecido como Processo de Comunicao, que envolve a emisso, transmisso e recepo de mensagens. Veja a gura a seguir.

70 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Processos de comunicao
Rudo Mensagem Mensagem Mensagem Mensagem

Fonte/Emissor

Codicao

Canal (meio de comunicao)

Decodicao

Receptor

Feedback Contexto

O processo de comunicao aplica-se a todas as formas de comunicao e nos ajuda a compreender a comunicao em diferentes situaes e contextos. Vejamos como ele se aplica a situaes as quais voc, empreendedor ou prossional, deseja comunicar-se melhor.

Fonte / Emissor
O emissor o responsvel pela mensagem. ele quem cria, desenvolve, produz e emite uma determinada mensagem. O emissor de uma mensagem pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituio, o governo, entre outros. A identicao do emissor importante no processo de comunicao e afeta a forma como o receptor receber e interpretar a mensagem. Como emissor de uma mensagem, voc deve ser claro e objetivo sobre o que deseja comunicar. Alm disso, deve estar conante de que a informao que est comunicando til e precisa.

Mensagem
A mensagem a informao ou idia que se deseja comunicar. Ela pode ser denida como uma ordenao de signos visando transmitir uma informao (PEREIRA, 2007). Os signos so elementos fundamentais da comunicao, pois representam as coisas (objetos, eventos, sentimentos, idias) do mundo que nos cerca. Por exemplo, todas as palavras so signos. Mas h outros tipos de signos, veja a seguir:

Aula 3 Processo de comunicao

::

71

A palavra MAR Fumaa Aliana no dedo O2 Vaia Pegada de animal Cheiro de caf Desenho de elefante Polegar para cima

Signo de extenso de gua que comea na praia Signo de fogo Signo de estado civil da pessoa Signo de oxignio Signo de desagrado Signo da passagem de um animal Signo de caf por perto Signo de um elefante Signo de positivo, estar de acordo.
Adaptado de: PEREIRA, 2007.

O signo tem dois elementos distintos e inseparveis: a) o signicante: a parte do signo que pode ser captada pelos sentidos (visto, cheirado, tocado, ouvido); b) o signicado: a parte semntica do signo, ou seja, o que ele efetivamente signica. Assim, o signo depende da percepo e da interpretao de um observador. Ele sempre representar alguma coisa para algum de forma aproximada e imperfeita. Uma mensagem pode usar signos verbais, escritos, no-verbais, audiovisuais etc. Toda pea de comunicao uma forma de mensagem: uma poesia, um e-mail, uma manchete de jornal, um cartaz, uma fotograa, um comercial de televiso, uma pea de teatro, uma msica, um relatrio, um lme. importante saber que a mensagem no o que o emissor quis dizer, mas o que ele efetivamente conseguiu dizer. Um desao constante no desenvolvimento de uma mensagem conseguir transmitir com clareza nossas idias e intenes.

72 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Explicativo

Tropa de elite em Berlim: vitria em meio a problemas de comunicao.

O
Fascista

filme brasileiro Tropa de elite, do diretor Jos Padilha, foi premiado com o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim de 2008. Nesta obra de fico, Padilha mostra a brutalidade da polcia que combate o narcotrfico nas favelas do Rio de Janeiro. Tropa de elite teve que superar problemas tcnicos durante o festival. O filme foi exibido no original em portugus com legendas em alemo, quando o normal so legendas em ingls. Por causa disto, os jurados e o presidente do jri, o cineasta grego Costa-Gavras, tiveram que usar fones de ouvido, com narrao em voz feminina.

Refere-se a fascismo, doutrina desenvolvida por Benito Mussolini na Itlia, a partir de 1919. O termo deriva de fascio, nome de grupos polticos que surgiram na Itlia entre ns do sculo XIX e comeo do sculo XX; mas tambm de fasces, smbolo dos magistrados do Imprio Romano: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. uma doutrina poltica totalitria, que se utiliza de prticas autoritrias com objetivo de fortalecer o estado eliminar a oposio e controlar o comportamento dos indivduos. O fascismo se ope ao liberalismo, ao socialismo e democracia.
Fonte: http: //pt.wikipedia.org/wiki/ Fascismo. Acesso em 16 de maro de 2008.

O cineasta Jos Padilha afirmou que seu filme foi mal interpretado, em resposta s crticas de que ele divulga idias fascistas. Eu queria explicar como o estado corrompe os policiais e os incita violncia, declarou Padilha, durante uma coletiva de imprensa. Creio que uma grande maioria de brasileiros compreende o fundo do filme. O que vemos acontece de verdade no Brasil. triste, mas um fato. O diretor, que no esperava ganhar o Urso de Ouro em virtude das crticas e dos problemas de idioma durante a exibio do filme, disse ao receber o prmio: difcil expressar sentimentos em qualquer lngua. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u373056.shtml. Acesso em 17/2/2008.

Codicao e Decodicao
O cdigo a linguagem na qual a mensagem transmitida (PEREIRA, 2007). A mensagem precisa ser transmitida em um formato que possa ser decodicado (interpretado) e compreendido pelos receptores. Todas as lnguas faladas e escritas no mundo so cdigos compostos de um sistema de signos (o vocabulrio palavras e seus signicados) e de um conjunto de regras para o uso destes signos (a gramtica). O emissor o responsvel pela escolha do cdigo que ser usado na mensagem e a comunicao s acontecer se o receptor conhecer esse cdigo. O sucesso aqui depender da sua habilidade de transmitir a informao com clareza, mas tambm de antecipar e eliminar possveis fontes de confuso, como diferenas culturais, vocabulrio, suposies equivocadas ou falta de dados. Conhecer a sua audincia fundamental. Se falhar em compreender com quem voc est se comunicando, o resultado ser uma mensagem pobre e mal compreendida.

Aula 3 Processo de comunicao

::

73

A decodicao um processo to importante quanto a codicao e envolve a recepo da mensagem. Podem ocorrer problemas na decodicao, se o receptor no possui o conhecimento necessrio para compreend-la. Em assuntos tcnicos, por exemplo, deve-se tomar muito cuidado com esta questo.

Explicativo

Funes da linguagem

uno referencial ou denotativa ou cognitiva aquela que traduz a realidade exterior ao emissor. Como o relato de fatos em jornais, livros didticos ( exceo dos de lngua), entre outros.

Funo emotiva ou expressiva aquela que traduz opinies ou emoes do emissor. Quando algum expressa sua opinio sobre determinado assunto. Funo ftica aquela que tem por objetivo o estmulo ou exerccio da sociabilidade e da comunicao, ou seja, pr olongar o contato com o receptor ou iniciar uma conversa. Caracteriza-se pela repetio de termos. Funo conativa ou apelativa aquela que tem por objetivo influir no comportamento do receptor, por meio de um apelo ou ordem. As propagandas veiculadas na televiso so um bom exemplo desse tipo de linguagem. So caractersticas dessa funo: verbos no imperativo, presena de vocativos; pronomes de segunda pessoa. Funo metalingstica aquela que utiliza o cdigo para explicar o prprio cdigo. Exemplo: os dicionrios monolnges. Funo potica aquela que enfatiza a elaborao da mensagem de modo a ressaltar o seu significado. Ao utilizar essa funo, o autor se preocupa com rimas e comparaes bem escolhidas, dando importncia fundamental maneira de estruturar a mensagem.
Fonte: http://www.estudiologia.hpg.ig.com.br/comunica2.htm. Acesso em 10 de fevereiro de 2008.

Mdia

Canal ou meio de comunicao


Mensagens so transmitidas por meio de canais ou meios de comunicao. O termo meio de comunicao refere-se ao instrumento utilizado no processo de comunicao. Pode ser considerado sinnimo de mdia, quando nos referimos comunicao de massa. Entretanto, h outros meios de comunicao, como o telefone ou o e-mail, que no so de massa, e sim interpessoais. Os tipos de meios de comunicao so:

A palavra provm do latim media, plural de medium; signica aquele que est a meio. No Brasil, usa-se mais comumente a palavra mdia, derivando da pronncia inglesa.

74 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

1. Sonoro: telefone, rdio. 2. Escrito: jornais, revistas. 3. Audiovisual: televiso, cinema. 4. Multimdia: combinao de diversos meios simultaneamente. 5. Hipermdia: CD-ROM, TV digital e internet, que aplica a multimdia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos no-lineares de leitura do texto). Hipermdia a reunio de vrias mdias em um suporte computacional, suportado por sistemas eletrnicos de comunicao. Uma forma bastante comum de hipermdia o hipertexto, no qual a informao apresentada ao usurio sob a forma de texto, atravs de uma tela do computador. O usurio pode iniciar uma leitura de forma no-linear, ou seja, escolhe entre o incio, meio ou m de um texto. As redes de comunicao de massa, abrangentes e de alcance planetrio, so o maior instrumento da globalizao cultural na sociedade.

Aula 3 Processo de comunicao

::

75

Explicativo

Caractersticas da Comunicao via web Linguagem prpria A utilizao da internet provocou o desenvolvimento, entre seus usurios, de uma linguagem prpria, repleta de termos tpicos. Linguagem universal O aparecimento de uma linguagem universal, o ingls, um dos aspectos mais importantes da globalizao. A linguagem comum possibilita ao indivduo participar e inteirar-se de acontecimentos sociais e universais, conhecida por culturas diversas. Ligaes hipertextuais Na internet textos se conectam a outros por meio de ligaes hipertextuais, possibilitando o exame rpido de contedo, acesso no linear e seletivo do texto, segmentao do saber em mdulos e conexes mltiplas. Poder para o leitor A internet oferece uma multiplicidade de temas ao leitor, que tem a oportunidade de enriquecer sua leitura com base em interesses prprios, com maior liberdade de movimentao e de escolha. Ligaes mltiplas A internet proporciona a interao entre locutor e interlocutor, uma vez que, na rede, existem interconexes entre pessoas dos mais diferentes lugares do planeta. Isto facilita o contato entre elas, assim como a busca por opinies e idias convergentes. Convergncia de meios e recursos de comunicao A internet integra e condensa todos os recursos das mais variadas formas de comunicao: atendimento pessoal, textos, ilustraes coloridas, vdeo e som, fotos, animaes, e assim por diante. Interatividade A internet um meio de comunicao interativo. Isso significa dizer que ela permite feedback constante e participao ativa do receptor (usurio) na crtica e construo do contedo. Dinamismo A internet dinmica. O hipertexto, diferentemente de um texto de jornal ou revista em papel, est constantemente em movimento e pode ser modificado e atualizado a todo momento. Marketing A web uma excelente ferramenta para marketing, vendas e publicidade. A internet tem um grande poder mercadolgico, que pode ser usado tanto para a realizao de vendas de produtos e servios quanto para a distribuio de informaes.

76 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Receptor
Uma mensagem transmitida a um receptor a um indivduo ou a um grupo de indivduos que compem a sua audincia: familiares, alunos, investidores, crianas, cientistas, donas-de-casa, advogados, entre outros. A sua audincia o seu pblico-alvo: pessoas que voc deseja informar, persuadir, educar, provocar, encantar ou cativar. O sucesso do processo de comunicao depende fundamentalmente do conhecimento que o emissor tem do seu pblico-alvo. Portanto, a pergunta que voc deve sempre se fazer : Eu realmente conheo o meu pblicoalvo? Alguns fatores que voc deve conhecer sobre seu pblico-alvo so: Origem sociocultural. Idade. Escolaridade. Tipo de especializao. Interesses e/ou conhecimentos especcos. Ideologia poltica. Nvel de conhecimento sobre o assunto em questo. Na verdade, quanto melhor voc conhecer o seu pblico, mais capacitado estar para comunicar-se efetivamente com ele. Pblicos diferentes devem ser tratados de maneira diferente. Nunca caia na armadilha de achar que uma nica mensagem servir para pblicos muito diversos. Lembre-se de que os indivduos possuem idias e sentimentos que, indiscutivelmente, iro inuenciar sua compreenso e sua forma de responder ao que voc est comunicando. Outros fatores a serem considerados: 1. O nvel de motivao do receptor em relao ao assunto. Quando h desinteresse ou resistncia ao assunto, o desao do comunicador muito maior. 2. Atratividade do tema. No h dvida de que determinados temas so mais atraentes e fceis de cativar a audincia do que outros, mais rduos ou polmicos. 3. O conforto e a disposio fsica do receptor. Pessoas mal acomodadas, com fome e cansadas tero maior chance de irritar-se e de dispersar-se facilmente.

Aula 3 Processo de comunicao

::

77

4. Nvel hierrquico. Em muitas culturas, como a brasileira e a chinesa, o nvel que uma pessoa ocupa na hierarquia afeta o nvel de ateno que ela ir receber de determinada audincia.

Ateno

emissor o responsvel pela elaborao da mensagem: seu contedo, sua forma e o canal de comunicao escolhido. Assim, o emissor tambm o principal responsvel pela compreenso da mensagem. Para melhorar a taxa de compreenso de uma mensagem, procure conhecer melhor as percepes e o perfil do seu pblicoalvo.

ATIVIDADE

1. Como o pblico-alvo afeta a mensagem? O objetivo desta atividade avaliar como a mudana de pblico-alvo implica mudanas na transmisso da mensagem. 1. Escolha um dia da semana e compre um exemplar de dois jornais: O Globo e o Extra. 2. Escolha trs notcias importantes do dia (todas elas tm obrigatoriamente que estar noticiadas nos dois jornais). 3. Agora compare: a. O destaque que cada jornal deu para cada uma das trs notcias (foi assunto na primeira pgina? Quanto espao a notcia teve no jornal?). b. A linguagem que cada jornal usou em suas manchetes e as chamadas para referir-se a cada uma das notcias. c. A linguagem que o jornal usou no texto das matrias. d. Se houve diferena no contedo da informao noticiada por cada jornal (presena de dados; fotos; estatsticas; grficos etc.). 4. Leve o trabalho para uma discusso com seu tutor e outros colegas no plo.

78 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Comentrio

Esses dois jornais foram escolhidos por integrarem o mesmo grupo de comunicao, o Infoglobo. Ser interessante avaliar como a mesma notcia tratada de forma diferente quando o pblico-alvo do jornal diferente.

Contexto
Toda comunicao acontece em um determinado espao/tempo, ou seja, em determinado contexto (local, hora, data etc.). A codicao e a decodicao da mensagem dependero, em grande parte, de aspectos situacionais que integram este contexto. Isto inclui o ambiente mais imediato (formal, informal) o contexto emocional (negativo, positivo) e, tambm, o contexto tcnico, social e cultural do emissor e do receptor. As pessoas so muito inuenciadas pelo contexto. o que indicam as pesquisas na rea da psicologia cognitiva. Nossas decises dependem mais de percepes e avaliaes contextuais do que de preferncias estveis. Isto acontece porque nosso crebro faz avaliaes por meio de comparaes. Por exemplo, as noes de caro/barato, alto/baixo, grande/pequeno so sempre relativas a um determinado ponto de referncia. Por isso, voc deve se perguntar: O que a minha mensagem signica neste contexto? Com quem ou o qu voc acha que ser comparado? Sua mensagem trar ganhos ou perdas aos envolvidos? Uma boa compreenso do contexto ir ajud-lo a preparar sua mensagem mais adequadamente.

4. Dinmica do processo de comunicao


Perdas e distores
Sempre ocorrem perdas quando um emissor converte uma mensagem em palavras ou imagens, pois dicilmente se consegue transmitir completamente o contedo original. Se o emissor for um comunicador fraco, haver uma longa distncia entre a real inteno e a mensagem nal. Alguns autores armam que, quando um desejo convertido em palavras, h sempre uma distoro no signicado. As palavras possuem denies gerais, que fornecem signicados comuns, permitindo a comunicao entre os indivduos. Mas so aproximaes imprecisas, que no nos permitem expressar completamente nossas vises e emoes interiores.

Aula 3 Processo de comunicao

::

79

A distoro um processo inconsciente e pode ocorrer durante a interpretao da mensagem pelo ouvinte. Como voc viu na Aula 2, este processo profundamente inuenciado por percepes pessoais.

Rudo
Rudos so interferncias que podem afetar o processo de comunicao, atrapalhando a compreenso da mensagem ou mesmo alterando o seu sentido original. Em uma palestra, por exemplo, o barulho do ambiente, a entrada e a sada de pessoas, os garons servindo mesas so interferncias externas que podem distrair a audincia e fazer com que parte da sua mensagem se perca. H interferncias externas mais complicadas e difceis de controlar, como notcias de ltima hora (um desastre natural, uma guerra, uma lista de demisses) ou informaes que esto fora do seu controle (a situao nanceira de um cliente) que podem provocar distores na compreenso e problemas na aceitao da sua mensagem. Existem tambm interferncias internas, que normalmente esto relacionadas a crenas e percepes do emissor e do receptor. Por exemplo, o emissor pode ter uma percepo distorcida sobre a relevncia do tema para o receptor. Por outro lado, a percepo do receptor pode ser inuenciada por emoes e experincias passadas (um funcionrio que j viveu um processo traumtico de mudana; um cliente que teve um problema com a empresa). preciso estar atento a todos esses fatores.

Sincronizao e Feedback
A comunicao pode ser simultnea ou no. Um canal sncrono (ou simultneo), como o telefone ou uma apresentao pessoal, tem como caracterstica a ligao direta entre o receptor e o emissor. Um meio de comunicao assncrono (ou no simultneo), como o e-mail ou um anncio, mantm fonte (emissor) e receptor separados. Na comunicao sncrona, sua audincia ir fornecer feedback verbal e no verbal a voc e sua mensagem. Assim, se a comunicao verbal e direta, voc pode avaliar algumas reaes imediatamente. Como as pessoas esto se comportando? Esto atentas e acenando positivamente com a cabea? Esto sonolentas e distradas? Esto parecendo desconfortveis ou envolvidas em

80 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

conversas paralelas? Se voc perceber que est havendo algum problema de comunicao, ter a chance de fazer melhorias e correes. O feedback nos fornece um aprendizado contnuo sobre nossa habilidade de comunicao. O dilema do canal assncrono que o emissor no recebe feedback imediato que o permita reformular e aprimorar a mensagem em tempo real, durante a comunicao. Mudanas e melhorias s podem ser feitas posteriormente. Se a comunicao escrita, o feedback pode ser mais demorado, e talvez seja necessrio que voc estimule as pessoas a fazer comentrios e a dar opinies. Imagine um empreendedor que investe em um anncio de jornal. No ser fcil para ele saber quem realmente viu o anncio, as opinies de todas as pessoas que viram o anncio e as interpretaes resultantes da mensagem enviada.

Emoes
As emoes esto presentes em todas as situaes de nossa vida e do sentido a um mundo feito de fatos. Apesar da crena convencional de que o local de trabalho deve ser o lugar da razo, impossvel despir-se das emoes ao vestir-se para a jornada de trabalho. Um determinado comunicado pode ser mais do que uma informao: pode provocar uma srie de reaes emocionais, como alegria, frustrao ou mesmo raiva. A emoo tambm pode nos pegar de surpresa quando estamos no centro das atenes, fazendo uma apresentao ou conduzindo uma reunio. Portanto, esteja sempre atento s suas emoes e s emoes dos demais. A emoo deve ser tratada como uma informao importante no seu processo de preparao e planejamento. Jamais subestime o poder de um estado emocional. Em geral, assim que os maiores problemas de comunicao acontecem.

Comunicao ecaz
Quando a comunicao inecaz, signica que alguma coisa foi mal em um ou mais estgios do processo de comunicao. Para garantir uma boa comunicao, voc deve preocupar-se com todas as etapas do processo de comunicao, reduzindo as chances de algo dar errado. Por exemplo, suas idias esto claras, bem estruturadas e apoiadas em dados conveis? Voc fez tudo o que podia para apresent-las de forma clara e precisa? Voc usou e testou todos os recursos tcnicos disponveis? Voc fez tudo para manter a ateno da sua audincia?

Aula 3 Processo de comunicao

::

81

Voc tem certeza de que o seu receptor tem a experincia e o vocabulrio necessrios para compreender o que voc est dizendo?

5. Efetividade da comunicao
Por que nos comunicamos? Em geral, temos trs objetivos ao nos comunicarmos. INFORMAR a audincia sobre determinados fatos e dados. MOTIVAR a audincia a nos ouvir/ler, conquistando sua ateno e seu interesse. E, nalmente, PERSUADIR a audincia, obtendo apoio para nossas idias e pontos de vista. Todo empreendedor bem-sucedido conhece a importncia de uma comunicao efetiva. Durante o processo de criao, implantao e gesto de um negcio so inmeras as situaes em que se precisa obter ateno e apoio, seja de investidores, clientes, parceiros ou funcionrios. Mas como melhorar a efetividade e a taxa de persuaso de uma mensagem? Pesquisas indicam que h alguns fatores muito importantes que so observados e avaliados pelos receptores de uma mensagem: Credibilidade e prestgio da fonte/emissor da informao. Aparncia fsica e empatia do apresentador. Estruturao, organizao e contedo da mensagem. Linguagem usada na mensagem. Adequao e credibilidade do canal de comunicao utilizado. Relevncia do tema para o pblico em questo.

82 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Explicativo

Dicas de gesto Como planejar uma comunicao efetiva? 1. Estabelea seus objetivos de comunicao. 2. Analise o contexto da comunicao. 3. Analise o perfil dos receptores da mensagem. 4. Defina o contedo da mensagem. 5. Defina a linguagem mais apropriada para a mensagem. 6. Defina o canal mais apropriado para a mensagem. 7. Verifique a necessidade da contratao de fornecedores/especialistas (consultores especializados em formatao de apresentaes; revisores de textos; fornecedores de equipamentos etc.). 8. Desenvolva um mtodo de avaliao e feedback.

ATIVIDADE 2. Avaliando o processo de comunicao O objetivo desta atividade integrar o conhecimento sobre o processo de comunicao. 1. Escolha um tipo de comunicao da sua preferncia (um livro, um poema, um e-mail, uma reportagem, um cartaz, uma fotografia, um comercial de televiso, uma pea de teatro, uma msica, um relatrio, um filme). 2. Faa a seguinte avaliao do material escolhido:

a. Quem o emissor?

Aula 3 Processo de comunicao

::

83

b. Qual o tipo de mensagem? Que signos foram usados?

c. Qual o cdigo usado na mensagem?

d. Qual o canal de comunicao?

e. Em que contexto a mensagem foi transmitida?

f. Quem o receptor ou pblico-alvo da mensagem?

g. Qual a sua avaliao geral da efetividade da comunicao escolhida?

84 ::

Tcnicas de Comunicao e Negociao :: Vernica Feder Mayer / Sandra R.H. Mariano

Retomando...

oc se lembra da partitura que vimos no incio desta aula? Ela um bom exemplo de mensagem que tem um pblico especco, que

usa um cdigo ou linguagem dominada por muitas pessoas de determinado campo de conhecimento. Assim, o emissor, neste caso o compositor Villa-Lobos, deixa uma mensagem preservada no tempo, acessvel a diferentes receptores ao redor do mundo.

Referncias Bibliogrcas
MACDONALD, John; TANNER, Steve. Aprenda a comunicar-se melhor no trabalho. So Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006. MIND tools. Disponvel em: <http://www.mindtools.com>. Acesso em: 10 jan. 2008. PEREIRA, Jos Haroldo. Curso bsico de teoria da comunicao. 4.ed. Rio de Janeiro: Quartet. 2007.

You might also like