You are on page 1of 62

FACULDADE DOM BOSCO CURSO DE PS-GRADUAO EM ESTRATGIA EM SADE DA FAMLIA COM NFASE EM POLTICAS PBLICAS NIVEL DE ESPECIALIZAO Lato

o Sensu

GABRIELA PEREIRA DI MURO

SERVIO SOCIAL E VIOLNCIA CONTRA O IDOSO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO CREAS PELOTAS/RS

PELOTAS 2012

GABRIELA PEREIRA DI MURO

SERVIO SOCIAL E VIOLNCIA CONTRA O IDOSO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO CREAS PELOTAS/RS

Monografia

do

curso

de

Ps-Graduao

apresentado Faculdade Dom Bosco como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de especialista em Estratgia em Sade da Famlia com nfase em Polticas Pblicas.

Orientadora: Prof. Msc. Maria Mirta Calhava de Oliveira

PELOTAS 2012

GABRIELA PEREIRA DI MURO

SERVIO SOCIAL E VIOLNCIA CONTRA O IDOSO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO CREAS PELOTAS/RS

Esta monografia apresentada Faculdade Dom Bosco foi julgada adequada e aprovada como parte dos requisitos para obteno do ttulo de especialista em Estratgia em Sade da Famlia com nfase em Polticas Pblicas.

Orientadora: Prof. Msc. Maria Mirta Calhava de Oliveira

Pelotas, RS___/___/2012

____________________________ Orientadora

___________________________ Siegmund Beppler Coordenador de Ps-Graduao

PELOTAS 2012

ti, me, onde estiveres. Pois, se cheguei at aqui, tu s a nica responsvel.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus, porque Dele e por Ele, para Ele so todas as coisas. minha me, pelo amor incondicional e por ter dedicado toda sua vida para me tornar a pessoa que sou hoje. Sinto tua falta! Ao meu pai, pela amizade, companheirismo e estmulo que sempre me ofereceu, Te amo muito! Aos meus queridos amigos que com carinho e dedicao contriburam para a realizao deste trabalho. toda a equipe do CREAS, que muito me estimulou nesse processo de formao profissional, atravs de um aprendizado construdo coletivamente. Em especial s colegas Maria de Lourdes Gomes da Silva e Aline Crochemore Hillal, no somente pelos livros emprestados, mas tambm pelo colo e amizade. colega e amiga Lucili dos Santos, sem a qual no seria possvel a realizao desse trabalho. minha orientadora Maria Mirta Calhava de Oliveira, pela participao neste processo e pelo importante auxlio na construo deste trabalho. todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram de uma forma ou de outra para a construo desta histria, pois, como diz Marx, no h histria sem homens, como no h uma histria para os homens, mas uma histria de homens que, feita por eles, tambm os faz.

Paremos de trapacear, o sentido de nossa vida est em questo no futuro que nos espera; no sabemos quem somos se ignorarmos quem seremos: aquele velho, aquela velha, reconheamo-nos neles. Isso necessrio se quisermos assumir em sua totalidade nossa condio humana. Para comear, no aceitaremos mais com indiferena a infelicidade da idade avanada, mas sentiremos que algo que nos diz respeito. Somos ns os interessados. (Simone Du Beauvoir sobre o tema do envelhecimento humano)

SERVIO SOCIAL E VIOLNCIA CONTRA O IDOSO: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO CREAS PELOTAS/RS *Gabriela Pereira Di Muro

RESUMO

A elaborao deste trabalho tem por finalidade abordar algumas questes relevantes sobre a temtica de violncia contra idosos. Desse modo, estabelece um debate sobre as implicaes do processo de envelhecimento na sociedade moderna, destacando as polticas pblicas de proteo ao idoso. Descreve tambm a trajetria da poltica de assistncia social no Brasil at a construo do SUAS. A partir dessa anlise, apresenta o perfil dos idosos atendidos no CREAS, na cidade de Pelotas/RS, bem como procura refletir os desafios da prtica interdisciplinar no contexto do CREAS.

Palavras-chave: Envelhecimento violncia contra idosos polticas sociais

* Graduada em Servio Social pela Universidade Catlica de Pelotas/RS Email: gabrieladimuro@gmail.com

SUMRIO

INTRODUO ..................................................................................................... 9

1. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ........................................................... 11 1.1 Aspectos biopsicossociais da velhice ....................................................... 12 1.2 Envelhecimento da populao brasileira: dados estatsticos ................... 17 1.3 A convivncia entre os familiares e o idoso .............................................. 21

2. VIOLNCIA INTRAFAMILIAR E MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO ........ 25 2.1 Tipos de violncia contra a pessoa idosa ................................................. 26 2.2 Proteo pessoa idosa na legislao brasileira ..................................... 29 2.3 Como proceder nos casos de suspeita ou confirmao de violncia ....... 36

3. VIOLNCIA CONTRA O IDOSO NO CONTEXTO DO CREAS .................... 38 3.1 Trajetria da poltica da assistncia social no Brasil ................................ 38 3.2 Sistema nico de Assistncia Social........................................................ 40 3.3 O Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social ................. 41 3.4 Perfil dos idosos atendidos no CREAS Pelotas/RS .............................. 46 3.5 Desafios da prtica interdisciplinar no contexto do CREAS ..................... 54

CONSIDERAES FINAIS ............................................................................... 57

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................. 59

INTRODUO

O presente trabalho, intitulado Servio Social e violncia contra o idoso: um estudo no contexto do CREAS Pelotas/RS, tem por finalidade atender a exigncia do Curso de Ps-Graduao em Estratgia em Sade da Famlia com nfase em Polticas Pblicas Portal Faculdades para obteno do ttulo de especialista.

Tem como proposta a compreenso ampliada da velhice juntamente com o processo de envelhecimento da populao, que traz consigo transformaes e exigncias ao mundo moderno. resultado de inmeras reflexes acerca da temtica de violncia contra idosos e polticas sociais, bem como do cotidiano profissional como Assistente Social no contexto do Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social CREAS no municpio de Pelotas/RS.

O primeiro captulo procura refletir os aspectos biolgicos, psicolgicos e sociais do processo de envelhecimento, bem como a forma como se d as relaes familiares e o idoso na sociedade moderna. Dentro dessa perspectiva, aborda consideraes sobre o envelhecimento da populao brasileira atravs de ponderaes e dados estatsticos.

O segundo captulo apresenta uma anlise referente s polticas pblicas e aos direitos dos idosos observados no contexto brasileiro. Aborda algumas especificidades no que tange ao marco legal de proteo ao idoso representado pela Constituio Federal de 1988, Poltica Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso.

O terceiro e ltimo captulo tem como objetivo abordar a trajetria das polticas de assistncia social no Brasil, contextualizando e tecendo consideraes sobre o 9

Sistema nico de Assistncia Social e a estrutura e funcionamento do CREAS. Por fim, este captulo concludo com uma pesquisa que analisa o perfil dos idosos atendidos no CREAS na cidade de Pelotas/RS e consideraes sobre os desafios da prtica interdisciplinar do assistente social nesse contexto.

10

1. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Envelhecer, na atualidade, no mais exceo, regra. A parcela da populao que atinge a terceira idade est crescendo significativamente, caracterizando o rpido envelhecimento da sociedade, sendo necessrio, dessa forma, analisar essa problemtica de forma mais minuciosa.

Tomando como referncia a linha de pensamento de Rodrigues et. al., destacase que:
No momento atual, o envelhecimento da populao uma realidade que poucos ignoram, entretanto, o seu estudo precisa ser mais difundido para que possamos compreender as mudanas nas pessoas que envelhecem e na sociedade que se transforma. (RODRIGUES et. al, 2010, p. 14).

O homem durante o desenvolvimento da histria no se preocupava com a questo do envelhecimento, uma vez que as pessoas viviam menos. Morriam-se mais por causa das precrias condies de vida, doenas, entre outros fatores. Porm, o avano da cincia e da tecnologia trouxe como consequncia o crescimento significativo da populao idosa.

Assim, importante ressaltar que:


Envelhecimento acaciano dizer que as pessoas esto vivendo cada vez mais. Isso se deve ao declnio da mortalidade, declnio da natalidade, vacinaes sistemticas, saneamento bsico, domnio das doenas de massa e, principalmente, aos avanos da Medicina, desde a descoberta dos antibiticos at os transplantes de rgos, cada vez mais comuns. (RODRIGUES et. al., 2010, p. 36).

11

Dessa forma, este captulo pretende analisar, primeiramente, os aspectos biolgicos, sociais e psicolgicos da velhice. Posteriormente ser descrito algumas ponderaes acerca do envelhecimento da populao brasileira e, por fim, sero realizadas algumas reflexes acerca das relaes familiares e o idoso.

1.1 Aspectos biopsicossociais da velhice

O processo de envelhecimento pressupe no s alteraes fsicas no indivduo, mas tambm psicolgicas e sociais. Conforme Zimerman (2000), essas alteraes ocorrem de forma natural e gradativa, as quais podem se manifestar antes ou depois, em maior ou menor grau, dependendo das caractersticas genticas de cada um e principalmente considerando o modo de vida de cada pessoa.
Podemos dizer que a fase do envelhecimento do homem est sujeita a transformaes, a alguns ganhos e algumas perdas. A maneira de lidar com essas situaes vai depender da forma como o homem viveu no decorrer da sua vida, de valores, crenas e atitudes assumidas ao longo da vida. Entretanto, nessa etapa da vida, as pessoas apresentam alguns problemas especficos que podem ser resolvidos ou diminudos com a ajuda dos familiares e de outros que as cercam. (DIOGO, 1996, p. 15).

Cabe salientar que envelhecer um processo universal, irreversvel e individual. universal porque alcana todos os indivduos, sem exceo. Irreversvel porque no h como fugir da velhice, somente retardar seus efeitos atravs dos avanos da cincia e da tecnologia: a velhice inevitvel para quem vive. E, finalmente, individual porque se manifesta em cada pessoa de forma intrnseca, conforme foi elucidado no pargrafo anterior.
O envelhecimento conceituado como um procedimento progressivo, no qual h modificaes morfolgicas, funcionais, bioqumicas e psicolgicas que determinam perda da capacidade de adaptao do indivduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidncia de processos patolgicos que terminam por lev-lo morte. (RODRIGUES et. al., 2010, p.36)

12

De acordo com Netto (2002), o envelhecimento um processo pessoal, natural, indiscutvel e inevitvel em qualquer fase de evoluo da vida. Sempre ocorrero mudanas biolgicas, psicossociais, econmicas e polticas que compe o cotidiano das pessoas.

A seguir, esto pontuadas algumas das caractersticas mais marcantes do envelhecimento. Cabe salientar que as questes trabalhadas aqui no esgotam a temtica, contudo, devem ser entendidas como aspectos importantes para uma melhor compreenso dos idosos por parte das pessoas que convivem com eles.

1.1.1 Aspectos biolgicos

De uma maneira geral, o organismo de uma pessoa idosa caracteriza-se por mudanas nas estruturas e nas funes do corpo. Conforme Zimerman (2000), as principais alteraes do adulto jovem para o velho, do ponto de vista fsico, so as seguintes:

Modificaes externas:

- as bochechas se enrugam e embolsam; - aparecem manchas escuras na pele; - a produo de clulas novas diminui, tornando a pele mais flcida; - o nariz alarga-se; - os olhos ficam mais midos; - h um amento na quantidade de pelos das orelhas e nariz; - os ombros ficam mais arredondados; - ocorre encurvamento postural por consequncia das modificaes na coluna vertebral; - diminuio da estatura devido ao desgaste das vrtebras; - comeam a aparecer rugas e cabelos brancos; - locomoo fica mais devagar devido ao endurecimento dos ossos.

13

Modificaes internas:

- os ossos endurecem; - os rgos internos atrofiam-se, reduzindo seu funcionamento; - o crebro perde neurnios e atrofia-se, tornando-se menos eficiente, ocasionando reduo dos reflexos; - o metabolismo fica mais lento; - a digesto mais difcil; - a insnia aumenta, assim como a fadiga durante o dia; - a viso de perto piora devido falta de flexibilidade do cristalino; - as clulas responsveis pela propagao dos sons no ouvido interno e pela estimulao dos nervos auditivos degeneram-se, ocasionando perda de audio; - o endurecimento das artrias e seu entupimento provocam arteriosclerose; - o olfato e o paladar diminuem.

Com o passar dos anos, o desgaste fsico inevitvel. Sabe-se que a velhice no doena, mas uma fase na qual o ser humano encontra-se mais vulnervel a complicaes de sade. Atualmente com o avano da medicina e da tecnologia, bem como com uma boa qualidade de vida, possvel retardar bastante os efeitos fsicos do envelhecimento.

1.1.2 Aspectos sociais

Assim

como

ocorre

envelhecimento

biolgico,

ocorre

tambm

envelhecimento social. Ao longo da vida desempenhamos papis e, na velhice, estes muitas vezes deixam de existir ou se modificam.
Todos esses papis, tanto no ponto de vista pessoal como no profissional, do um sentido nossa vida porque assumimos responsabilidades, gozamos de certos direitos e cumprimos nossos deveres. Isso faz com que nos tornemos cidados, que exeramos nossa cidadania, tanto no ambiente familiar como profissional e social, em funo da sociedade em que estamos inseridos. Mas com o tempo, todos esses papis vo desaparecendo, dando lugar

14

a outros, que vo se reduzindo, cada vez mais, at chegarmos aos extremos: papel de av e papel de aposentado. (RODRIGUES et. al., 2012, p. 37).

O envelhecimento social da populao ocasiona uma modificao na forma como a pessoa idosa interage consigo mesma e com outras pessoas as quais se relaciona. Dentre os fatores sociais que so modificados com o envelhecimento, so citados abaixo alguns que ocorrem mais comumente:

- Perda da posio social: esse fator muito comum entre os idosos inativos. Aps a aposentadoria, sentem-se inteis na sociedade, perdem espao no lar, h maior dificuldade no relacionamento, considerando as diversas perdas das interaes sociais. H um sentimento de inutilidade que muitas vezes pode levar depresso.

- Mudana de papis: com a velhice e aposentadoria, os papis sociais na famlia, no trabalho e na sociedade so alterados, acarretando numa crise de identidade social.

- Crise de identidade: ocasionada pela falta de papel social. Considerando que as pessoas obtm a aposentadoria e ainda possuem muitos anos de vida, torna-se necessrio aos idosos se adaptarem a esta nova etapa de vida para no se sentirem depressivos ou inteis.

- Diminuio dos contatos sociais: ocasionada tendo em vista que muitas vezes os idosos tm pouco contato com as pessoas, o que geralmente acarreta no sentimento de solido. Algumas causas que interferem nesse processo de isolamento social so a dificuldade com transporte ou transporte inadequado, dificuldade financeira,

incapacidade fsica, falta de companhia decorrente do nmero reduzido de familiares ou amigos.

- Dependncia: tanto a dependncia fsica como a psicossocial pode ser causa de doenas, isolamento, depresso, dificuldades para desenvolver as atividades 15

bsicas como alimentao, banho, entre outras atividades necessrias para manter-se uma vida digna.

- Pobreza: idosos que vivem apenas com um salrio mnimo proveniente de aposentadoria ou do Benefcio de Prestao Continuada (BPC) possuem dificuldades para garantir as condies mnimas para prover sua sobrevivncia, como alimentao, habitao adequada, medicao, entre outras necessidades. Tambm acarreta dificuldades para o idoso em participar de eventos culturais e atividades de lazer.

Alm dos fatores citados supracitados, outros fatores sociais de extrema relevncia so a progressiva perda do poder de deciso, alteraes no processo de comunicao e crescente importncia do passado.

1.1.3 Aspectos psicolgicos

Alm das alteraes fsicas e de carter social, o envelhecimento tambm ocasiona uma srie de mudanas no psicolgico do ser humano, as quais so citadas por Zimerman (2000, p. 25) como:

- dificuldade de se adaptar a novos papis; - falta de motivao e dificuldade de planejar o futuro; - necessidade de trabalhar perdas orgnicas, afetivas e sociais; - dificuldade de se adaptar s mudanas rpidas, que tem reflexos bastante dramticos nos velhos; - alteraes psquicas que exigem tratamento; - depresso, hipocondria, somatizao; - baixa estima.

Convm salientar que o aspecto espiritual, isto , a crena religiosa, influi diretamente no processo de como o idoso lida com as questes referentes ao envelhecimento. A crena religiosa, ou a f, parece ajudar os idosos a enfrentar 16

situaes dolorosas, como a morte de um ente querido, ou at mesmo a aceitar doenas que possam causar invalidez. (DIOGO, 1996, p. 16).

1.2 Envelhecimento da populao brasileira: dados estatsticos

Envelhecimento populacional definido como a mudana na estrutura etria da populao. Esta mudana proporciona um aumento significativo das pessoas acima de determinada idade, considerada como definidora do incio da velhice.

O aumento da populao idosa um fato inquestionvel. O Brasil est envelhecendo, e esse um dos grandes desafios do presente sculo. Concorda-se com Zimerman quando afirma que:
No mais possvel ignorar a necessidade de dar ateno velhice no mbito institucional, poltico, econmico ou da sade. Em funo da mudana do perfil demogrfico mundial, necessria uma reestruturao social, poltico e econmica. Os velhos tm necessidades prprias, caractersticas e peculiaridades que devem ser atendidas. (ZIMERMAN, 2000, p. 15).

Desde a dcada de 60 que o crescimento da populao brasileira vem apresentando expressivo declnio, o qual intensificado pela queda nas taxas de fecundidade: este fato demonstra o envelhecimento acelerado da populao brasileira. Segundo dados do IBGE, nas dcadas de 1950 e 1960 a taxa de crescimento populacional retrocedeu de 3,04% ao ano para 1,05% em 2008; j em 2050, esta taxa cair para -0,291%.

Conforme est ilustrado no grfico que segue, a projeo feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica de que o Brasil apresentar um crescimento da populao at o ano de 2039, quando se espera que a populao atinja o chamado crescimento zero. A partir desse ano sero registradas/ taxas de crescimento negativas, que correspondem queda no nmero da populao. (Disponvel em: http://www.ibge.gov.br) 17

Fonte :http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1272

Os avanos tecnolgicos e da medicina repercutem diretamente na melhoria das condies de vida das pessoas e, consequentemente, elevam a expectativa de vida da populao brasileira. possvel exemplificar essa afirmao considerando o salto da expectativa de vida no Brasil: no ano de 1940, esta era de 45,5 anos; j em 2008, passou a ser de 72,7 anos. Segundo projeo do IBGE, a vida mdia do brasileiro chegar em 2050 ao patamar de 81 anos.

Diante isso, est ocorrendo uma inverso na pirmide etria brasileira, levando o pas a caminhar rumo a um perfil demogrfico cada vez mais envelhecido. Conforme o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, em 2000, para cada pessoa com 65 anos ou mais de idade, aproximadamente 12 estavam na faixa etria chamada de potencialmente ativa (15 a 64 anos). J em 2050, para cada pessoa com 65 anos ou mais de idade, pouco menos de 3 estaro na faixa etria potencialmente ativa. Os grficos abaixo ilustram essa afirmao: 18

Fonte: http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/longevidade/censo-aponta-crescimento-dapopulacao-idosa-inspira-cuidados.html

Fonte: http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/longevidade/censo-aponta-crescimento-dapopulacao-idosa-inspira-cuidados.html

19

Fonte: http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/longevidade/censo-aponta-crescimento-dapopulacao-idosa-inspira-cuidados.html

O efeito combinado da reduo dos nveis de fecundidade e mortalidade tem produzido transformaes no padro etrio da populao, sobretudo a partir de meados da dcada de 80. O formato triangular da pirmide populacional, com base alargada, est cedendo lugar a uma pirmide com base mais estreita e vrtice mais largo, caracterstico de uma sociedade em processo de envelhecimento, conforme possvel verificar nos grficos acima.

Conforme Berqu (1999), passou-se de uma pirmide de base larga e forma triangular para uma mais arredondada de base reduzida, caracterstica de regimes de grande reduo da fecundidade.

Dessa forma, possvel afirmar que o Brasil assiste a um aumento significativo da populao idosa e, concomitantemente, a uma reduo proporcional do nmero de jovens. Essa nova demanda, em termos de polticas pblicas, apresenta-se como dilema para o governo e em problemtica para quem envelhece.

importante destacar, no entanto, as diferenas existentes em relao ao processo de envelhecimento entre os pases desenvolvidos e os em desenvolvimento. 20

Enquanto nos primeiros ocorreu de forma lenta e associada melhoria nas condies gerais de vida, no segundo, esse processo vem ocorrendo de forma rpida, sem que haja tempo de uma reorganizao social e de sade adequadas para atender s novas demandas emergentes. (BRASIL, 2010, p.12).

Dessa forma, tornam-se necessrias mudanas no contexto atual em direo produo de um ambiente social e cultural mais favorvel populao idosa, alm de adequaes das polticas sociais, particularmente daquelas voltadas para atender s crescentes demandas nas reas da sade, previdncia e assistncia social.

1.3 A convivncia entre os familiares e o idoso

Conforme j mencionado anteriormente, o mundo est envelhecendo em um ritmo acelerado e este envelhecimento gera um impacto sobre a famlia, a qual tambm sofre com as mudanas que ocorrem em funo desse processo. Com o progressivo envelhecimento da populao, cuidar dos pais ou avs passa a ser uma atividade cada vez mais frequente, modificando os sistemas familiares.

No passado a famlia era patriarcal, ou seja, todos viviam no bojo do patriarca o qual tinha funo de coordenar a estrutura familiar at o fim da sua vida, onde era substitudo pelo seu primognito. Com o surgimento da famlia moderna, a famlia nuclear, houve uma mudana nos papis sociais dos seus membros: o velho passa a ser excludo e a ter uma funo subalterna.

Existem alguns fatores que favorecem ou dificultam o processo de excluso do idoso no contexto familiar, os quais constituem um desafio tanto para o idoso quanto para sua famlia. Fatores como gnero, escolaridade, contexto social, histria pessoal e sade fsica e mental so elencados por Bulla (2009) como alguns dos elementos que podem facilitar ou dificultar o referido processo de excluso do idoso.

A famlia tem um importante papel nesse processo uma vez que pode facilitar ou dificultar as relaes com os idosos, uma vez que h modificaes dos papeis sociais e 21

interaes no contexto familiar, o que demonstra a necessidade de uma reestruturao familiar.

Muitas vezes os problemas de relacionamento entre os velhos e suas famlias acabam por tornar a convivncia to difcil que os familiares muitas vezes no conseguem manejar a situao. Os familiares frequentemente mostram-se invadidos por sentimentos contraditrios de amor, raiva, cansao e culpas e, no raramente, de recprocos de culpas e acusaes (ZIMERMAN, 2000, p. 65).

Alguns desses problemas de relacionamento encontram-se na dificuldade que a famlia tem em colocar-se no lugar dos velhos. Conforme Zimerman (2000), no se pode esperar que eles se adaptem sozinhos as novidades se ningum lhes ensine como funcionam e tomar providncias para ajud-los a memorizar essas novidades. Outros elementos tambm so citados pelo autor como fatores que dificultam esse relacionamento, tais como: falta de comunicao, problemas orgnicos como falta de memria, viso, audio e locomoo e dificuldade de elaborao da morte.

Quando o idoso se transforma em av, h uma modificao dos papis a serem desenvolvidos e ocorrem novas adaptaes decorrentes dessa mudana. Quando o idoso se converte em av, novas adaptaes ocorrem em sua vida, pois novos papis devem ser desenvolvidos, havendo mudanas na sua identidade pessoal . (BULLA, 2009, p.21)

Outro aspecto importante nas relaes familiares como os avs se relacionam com seus filhos. Essa situao marca o relacionamento com os netos de maneiras diversas, tanto positivas quanto negativas. Alguns problemas que dificultam essas relaes e que so trazidos por Bulla (2009) so a distoro de papis quando os avs residem com os filhos e netos, bem como a dependncia ocasionada pelo fato dos avs serem os mantenedores do lar.

22

Salienta-se que a ateno aos idosos pode exigir ao grupo familiar desde tarefas simples at dedicao integral, dependendo do grau de dependncia destes. Essa ateno muitas vezes vista pela famlia como uma tarefa pesada, um fardo, e a qualidade desse cuidado vai depender de como se deram as relaes familiares num perodo anterior.
Ao se pensar rapidamente no que seria conviver com um familiar idoso, esquece-se geralmente dos aspectos agradveis do dia-adia e coloca-se uma lente de aumento nos problemas, nas dificuldades que se podem encontrar. Os familiares, ao ver o idoso passivo, fracassado, descuidado fisicamente, podem distanciar-se, procurando evit-lo, talvez, porque essa experincia os faa entrar em contato com seus prprios limites, desenvolvendo fantasias de identificao (eu serei ele amanh?) e com seu prprio fim. (BULLA, 2009, p.27).

importante avaliar a presena de estresse entre os cuidadores, uma vez que este elemento pode tornar-se um fator de risco para ocorrncia de situaes de violncia contra os idosos ou de adoecimento do mesmo

Assim, torna-se de extrema relevncia criar mecanismos a fim de evitar que a famlia adoea diante da sobrecarga do cuidado com o idoso. importante que outras opes assistenciais sejam oferecidas s famlias com o objetivo de adequar as necessidades emanadas pelos idosos.

Tambm essencial que o cuidador tenha momentos de distrao e conserve suas amizades, assim como divida o cuidado do idoso com outros familiares e procure ajuda profissional quando sentir necessidade. Os grupos de cuidadores podem ser uma estratgia til para esse fim.

Vale destacar que:


Estudos afirmam que a institucionalizao da pessoa idosa decorrente da inexistncia de servios suficientes capazes de assistir s necessidades tanto dos idosos quanto de seus membros familiares. A maioria das famlias assiste aos idosos pelo maior perodo de tempo e to bem quanto possvel, porm, quando a

23

institucionalizao necessria, os cuidadores alegam terem chegado ao fim de suas capacidades assistenciais. O planejamento programado para a manuteno da sade dos cuidadores e das famlias dos idosos necessitados tem sido frequentemente negligenciado. (BRASIL, 2006).

Muito se poderia refletir acerca das relaes familiares e o idoso. As transformaes e exigncias da modernidade afetam diretamente as famlias, exigindo dessas e dos idosos adaptaes constantes a estas transformaes e, principalmente, flexibilidade no trato da dinmica familiar.

24

2. VIOLNCIA INTRAFAMILIAR E MAUS TRATOS CONTRA O IDOSO

O aumento da expectativa de vida e o consequentemente envelhecimento da populao brasileira trouxe tona o aumento da violncia contra a gerao idosa. Assim, o objetivo deste captulo analisar o fenmeno da violncia enquanto questo social, a fim de evitar que as variadas formas de violncia sejam banalizadas na sociedade.

Conforme explicita o Plano de Ao para o enfrentamento da violncia contra a pessoa idosa (BRASIL, 2005, p.10), O fenmeno do envelhecimento no Brasil veio para ficar, configurando, ao mesmo tempo, uma conquista da qualidade de vida do pas e um desafio que precisa ser enfrentado pelas famlias, pela sociedade e pelo Estado.

notrio o no investimento, tanto poltico quanto social, na pessoa do idoso. Existe um esteretipo de que este representa um peso social, considerando-o descartvel, sem valor social. Assim, o processo de no reconhecimento dos idosos enquanto sujeito de direitos j se configura como violncia social.

possvel afirmar que a primeira violncia que ocorre contra a gerao idosa se manifesta na maneira de tratar e representar a velhice, sendo que esta discriminao ocorre atravs de diversos focos de expresso e reproduo.

Segundo a Rede Internacional para a preveno dos maus-tratos contra o idoso: O maltrato ao idoso um ato (nico ou repetido) ou omisso que lhe cause dano ou aflio e que se produz em qualquer relao na qual exista expectativa de confiana.

25

Segundo Minayo (2005), as violncias contra idosos se manifestam de forma estrutural, interpessoal e institucional. Estrutural aquela que ocorre pela desigualdade social e manifestada pelas relaes de pobreza e discriminao. Interpessoal a violncia que se d na interao do cotidiano e, por fim, institucional, devido omisso de polticas sociais que visem proteo ao idoso. A violncia intrafamiliar, importante representao da violncia interpessoal, toda ao ou omisso que prejudique o bem-estar, a integridade fsica, psicolgica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da famlia (BRASIL, 2006, p. 44). toda aquela que acontece dentro da famlia, nas relaes entre os membros familiares, sejam estes de vnculos sanguneos (pai, me, filhos, irmos) ou civil (marido/esposa, nora/genros ou outros) ou por relaes de afinidade ou afetividade.

A violncia contra os mais velhos se expressa nas mais diferentes formas e em todos os nveis sociais. Dessa forma, todos esto vulnerveis aos maus-tratos, que podem ocorrer de vrias formas: sexual, fsico, emocional e financeiro.

importante salientar que existem condies que aumentam ou propiciam o risco de ocorrncia de violncia intrafamiliar: a pessoa idosa torna-se mais vulnervel violncia na medida em que apresenta maior dependncia fsica ou mental. O convvio familiar estressante e cuidadores despreparados ou sobrecarregados tendem a agravar essa situao (BRASIL, 2006).

2.1 Tipos de violncia contra a pessoa idosa De acordo com a literatura, foram estabelecidas algumas categorias com a finalidade de designar as variadas formas de violncia contra a pessoa idosa, as quais encontram-se a seguir.

26

- Violncia fsica, abuso fsico ou maus tratos fsicos: so expresses que se referem ao uso da fora fsica para compelir os idosos a fazerem o que no desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

Esse tipo de violncia pode ser manifestada de vrias formas: tapas, empurres, socos, mordidas, chutes, queimaduras, cortes, estrangulamento, leses por armas ou objetos, obrigar a tomar medicaes ou outras substncias (lcool ou drogas) desnecessrias ou inadequadas, tirar de casa fora, amarrar, arrastar, arrancar a roupa, abandonar em lugares desconhecidos.

- Violncia psicolgica, abuso psicolgico ou maus tratos psicolgicos: correspondem a agresses verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilh-los, restringir sua liberdade ou isol-los do convvio social. Como exemplos: humilhao, chantagem, provocar raiva ou choro, insulto, desvalorizao, dentre outros.

- Violncia sexual, abuso sexual: so termos que se referem ao ato ou jogo sexual de carter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitao, relao sexual ou prticas erticas por meio de aliciamento, violncia fsica ou ameaas.

Inclui, entre outras: carcias no desejadas, penetrao oral, anal ou vaginal, com pnis ou objetos de forma forada, exibicionismo e masturbao forada, uso de linguagem erotizada em situao inadequada, ser forado a ter ou presenciar relaes sexuais com outras pessoas alm do casal e impedimento do uso de preservativo.

- Abandono: uma forma de violncia que se manifesta pela ausncia ou desero dos responsveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteo.

- Negligncia: refere-se recusa ou omisso de cuidados devidos e necessrios aos idosos, por parte dos responsveis familiares ou institucionais. A 27

negligncia uma das formas de violncia contra os idosos mais presente no pas. Ela se manifesta, frequentemente, associada a outros abusos que geram leses e traumas fsicos, emocionais e sociais, em particular, para os que se encontram em situao de mltipla dependncia ou incapacidade.

A negligncia entendida por Faleiros (2007) como uma relao de poder que resulta em abandono, ou seja, em descuido, desresponsabilizao e descompromisso do cuidado e do afeto; medicao e vestimenta descuidadas; assistncia de sade incompleta; descuido na comida e deixar de lado os contatos sociais.

No geral, se caracteriza como a etapa inicial de um processo de violncia, alm de configurar o abandono. Exemplo: no provimento de alimentos adequados, roupas limpas, moradia segura, descuido com a sade, a segurana e a higiene pessoal; administrao de medicamentos de forma indevida por familiares, cuidadores e/ou profissionais.

- Abuso financeiro ou econmico: consiste na explorao imprpria ou ilegal dos idosos ou ao uso no consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violncia ocorre, sobretudo, no mbito familiar, podendo tambm acontecer em instituies de longa permanncia.

Tambm entendido como uma relao de poder que resulta em presso sobre o outro para ceder dinheiro com base em chantagens e abuso de confiana, presso para vender a casa ou bens, presso para fazer testamentos ou doaes, reteno de carto bancrio, dentre outras (FALEIROS, 2007). Inclui: roubo, destruio de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimao) ou de bens da sociedade conjugal (residncia, mveis, utenslios domsticos, terras), recusa a participar nos gastos bsicos para a sobrevivncia do ncleo familiar, uso de recursos econmicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus prprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados.

28

- Auto-negligncia: diz respeito conduta do idoso que ameaa sua prpria sade ou segurana pela recusa de prover cuidados necessrios a si prprio, mesmo tendo condies de faz-lo (no tomar banho, no se alimentar, no se movimentar).

- Conflito familiar: ocorre violncia em virtude de um conflito familiar quando, por exemplo, os filhos brigam e um deles no permite entrada do outro na casa para visitar o idoso.

2.2 Proteo pessoa idosa na legislao brasileira

O aumento da expectativa da populao brasileira representa um importante desafio no somente para os governos, mas tambm para a sociedade civil. A necessidade de implementao de polticas pblicas a fim de assegurar os direitos sociais da pessoa idosa torna-se imprescindvel no sentido de promover um envelhecimento saudvel e com dignidade.

Para a legislao brasileira, idoso a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. No entanto, cabe salientar que a pessoa idosa nem sempre foi prioridade, tanto legalmente quanto em termos de elaborao e execuo de polticas pblicas. Salientase que, at o ano de 1994, no havia nenhuma poltica de mbito nacional destinada a pessoas idosas.

O que existia, na verdade, eram aes pontuais e exercidas pela iniciativa privada. No ano de 1975, o ento presidente General Ernesto Geisel instituiu a Renda Mensal Vitalcia, a qual destinava-se a pagar 50% do salrio mnimo pessoas com 70 anos ou mais, que no recebessem penso ou aposentadoria e no tivessem nenhuma fonte de renda. No ano de 1976 surgiu um Programa de Ateno ao Idoso (PAI) no ento INPS Instituto Nacional de Previdncia Social, o qual consistia em atender grupos de idosos na sala de espera do Instituto (RODRIGUES et. al., 2010).

29

Esse cenrio comeou a se transformar a partir da Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, organizada pela ONU em 1982. Nesta assembleia foi estabelecido o Plano de Ao para o envelhecimento, publicado posteriormente em 1983. O Plano de Ao tinha como objetivo sensibilizar os governos e sociedade civil acerca da necessidade de estabelecer princpios e direcionar polticas pblicas para idosos (Conforme RODRIGUES et. al., 2010).

Um marco crucial para o reconhecimento legal dos idosos no Brasil foi a aprovao da Constituio Federal de 1988, a primeira a versar sobre a proteo jurdica ao idoso. A referida Constituio contemplou a pessoa idosa em 6 artigos, sendo os artigos 229 e 230 os mais importantes:
Art. 229 ... os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais, na velhice, carncia ou enfermidade. Art. 230 A famlia, a Sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, garantindolhes direito vida. (BRASIL, 2011)

Os direitos do segmento da populao idosa assegurados na Constituio Federal foram regulamentados atravs da Lei Orgnica da Assistncia Social lei n 8.742 sancionada em 7 de dezembro de 1993. Estabelece a assistncia social como poltica de seguridade social no contributiva e com finalidade de prover os mnimos sociais para quem dela necessitar.

A LOAS ser objeto de estudo mais detalhado no captulo posterior, porm tornase importante ressaltar que, dentre os benefcios mais importantes proporcionados pela mesma no que se refere aos idosos, pode-se citar o Benefcio de Prestao Continuada BPC regulamentado atravs do Art. 20:
O benefcio de prestao continuada a garantia de um salriomnimo mensal pessoa com deficincia e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno nem de t-la provida por sua famlia.

30

De forma cronolgica, as legislaes que regulam especificadamente sobre a populao idosa so as seguintes:

- 1994: sancionada pelo Presidente Itamar Franco a lei n 8.842, de 04 de janeiro, a qual dispes sobre a Poltica Nacional do Idoso PNI.

- 1996: Decreto n 1.948 de 3 de julho, assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, que regulamenta a lei anterior.

- 1999: em 07 de abril, a Portaria Interministerial n 5.163, assinada pelo ento Ministro da Previdncia e Assistncia Social Waldeck Ornellas e o ento Ministro Jos Serra, que instituiu o Programa Nacional de Cuidadores de Idosos. Em 10 de dezembro foi assinada pelo Ministro Jos Serra a Portaria 1.395, que dispe sobre a Poltica Nacional de Sade do Idoso.

- 2002: neste ano o Ministrio da Sade cria as Redes Estaduais de Assistncia Sade do Idoso, constitudas por Hospitais Gerais de Centros de Referncia (Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre).

- 2003: em 1 de outubro sancionada a lei n 10.741, que dispe sobre o Estatuto do Idoso.

- 2004: o Decreto n 5.109, de 17 de junho, que dispe sobre a composio, estruturao, competncia e funcionamento do Conselho dos Direitos do Idoso e d outras providncias.

2.2.1 Lei n 8.842/94: dispe sobre a Poltica Nacional do Idoso Esta lei teve como base o documento intitulado Polticas para a terceira idade nos anos 90, sendo elaborado pela Associao Nacional de Gerontologia atravs da

31

realizao de seminrios. Estes tinham o objetivo de problematizar as questes referentes terceira idade no Brasil.

O documento resultou num projeto de lei que, aps aprovado, resultou na lei 8.842 que dispe sobre a Poltica Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e d outras providncias. A referida lei tem por finalidade assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade. Considera idoso, em seu artigo 2, pessoas com idade superior a 60 anos. Essa poltica est norteada por cinco princpios:

- dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito vida;

- O processo de envelhecimento deve ser objeto de conhecimento e informao da sociedade em geral;

- No deve o idoso ser objeto de discriminao de qualquer natureza;

- O idoso deve ser o principal agente e o destinatrio das transformaes indicadas por essa poltica;

- Cabe ao poder pblico e sociedade em geral assegurar a aplicao dessa lei, considerando as diferenas econmicas, sociais e regionais.

As nove diretrizes constitudas na poltica nacional do idoso esto estabelecidas no texto do Art. 4, conforme descrito a seguir:

- Viabilizao de formas alternativas de participao, ocupao e convvio do idoso que proporcionem sua integrao s demais geraes; 32

- Participao do idoso, atravs de suas organizaes representativas, na formulao, implementao e avaliao das polticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos;

- Priorizao do atendimento ao idoso atravs de suas prprias famlias, em detrimento do atendimento asilar, exceo dos idosos que no possuam condies que garantam sua prpria sobrevivncia;

- Descentralizao poltico-administrativa;

- Capacitao e reciclagem dos recursos humanos nas reas de geriatria e gerontologia e na prestao de servios;

- Implementao de sistema de informaes que permita a divulgao da poltica, dos servios oferecidos, dos planos, programas e projetos em cada nvel de governo;

- Estabelecimento de mecanismos que favoream a divulgao de informaes de carter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento;

- Priorizao do atendimento ao idoso em rgos pblicos e privados prestadores de servios, quando desabrigados e sem famlia;

- Apoio a estudos e pesquisas sobre as questes relativas ao envelhecimento.

A anlise dos princpios e diretrizes expostos acima permite afirmar que a lei compreende a concepo de assistncia social como poltica de direito, a qual implica no s na garantia de renda, mas tambm da garantia de vnculos relacionais e de pertencimento que venham a assegurar o mnimo de proteo social.

33

A lei tambm prev a criao dos Conselhos nacional, estadual e municipal do idoso, assim como aes relativas assistncia social, sade, educao, previdncia social, habitao, cultura e lazer, entre outros. Foi regulamentada posteriormente pelo decreto 1.948/96, publicado 3 de junho de 1996, o qual explicitava a forma de implementao da lei e estabelecia as competncias dos rgos e entidades pblicas envolvidas no processo. O decreto prev o atendimento ao idoso nas modalidades de asilar e no asilar e as especifica, prevendo cinco tipos de atendimento no asilar: Centro de Convivncia, Centro de cuidados diurno, Casa-lar, Oficina abrigada de trabalho e atendimento domiciliar (RODRIGUES et. al., 2011, p. 38).

Importante ressaltar aqui que, para o alcance dessas metas, foi elaborado um Plano Integrado de Ao Governamental para o desenvolvimento da Poltica Nacional do Idoso.

2.2.2 Lei 10.741/2003: dispe sobre o Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso forma a base das polticas pblicas brasileiras referentes pessoa idosa, explicita para a sociedade um conjunto de diretrizes e regulaes a serem observadas por vrias instituies e pelos cidados em suas relaes com os idosos (RODRIGUES et. al., 2010, p. 9)

mais abrangente que a Poltica Nacional do Idoso e traz algumas inovaes, dentre elas o estabelecimento de penas severas para quem desrespeitar ou abandonar a pessoa idosa. Veio assegurar, de forma mais explcita, o que a Constituio Federal j trazia em seu bojo e, de forma mais abrangente, o que previa a Poltica Nacional do Idoso. Em termos de estrutura, o Estatuto do Idoso composto por 118 artigos dispostos em 23 captulos e 7 ttulos, sendo estes:

34

Ttulo I Disposies preliminares: define quem idoso, reafirma o seus status de cidado, estabelece as condies de prioridade de seus direitos civis e tambm as competncias para seu atendimento. Ttulo II Dos direitos fundamentais: vida; liberdade, ao respeito e dignidade; alimentao, sade, educao, cultura, ao esporte e ao lazer; profissionalizao e ao trabalho; previdncia social; habitao e ao transporte. Ttulo III Das medidas de proteo: definem quando e por quem devem ser aplicadas. Ttulo IV Da poltica de atendimento ao idoso: determina a corresponsabilidade das instncias pblicas e privadas no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; estabelece linhas de ao e regula a ao das entidades de atendimento, por meio de normas e sanes. Ttulo V Do acesso justia: reafirma a prioridade de atendimento aos idosos e dispe sobre as competncias do Ministrio Pblico para atend-los. Titulo VI Dos crimes: identifica os tipos de crimes contra o idoso, classifica-os como de ao penal pblica incondicionada e estabelece sanes. Ttulo VII Disposies finais e transitrias: descreve incluses no Cdigo Penal relativas aos idosos; estabelece as fontes de recursos pblicos para o atendimento aos programas e aes voltadas aos idosos; prescreve a incluso de dados sobre os idosos nos censos demogrficos do pas; condiciona a concesso do Benefcio de Prestao Continuada, previsto na LOAS, ao nvel de desenvolvimento socioeconmico do Pas.

O Estatuto do Idoso representa uma grande conquista e, apesar de considerar que muito ainda falta para sua efetivao, foi um grande passo no sentido de projetar melhores condies para a populao idosa. A partir dele os idosos tornaram-se mais 35

respeitados e tratados com maior dignidade. Para garantir sua efetivao, necessrio que a sociedade tome novas atitudes frente velhice, visando reivindicar medidas que possam beneficiar os idosos desse pas.

2.3 Como proceder nos casos de suspeita ou confirmao de violncia

Pesquisas cientficas revelam que, quanto mais velho e mais dependente for o idoso, maior seu risco de ser vtima de violncia. De forma geral, o idoso tem dificuldade de denunciar a violncia a que est sendo submetido por inmeros aspectos, tais como: vergonha, medo, incapacidade de se comunicar ou por ter algum tipo de vnculo afetivo com o vitimizador.

O Estatuto do Idoso, no que diz respeito aos casos de suspeita ou confirmao de violncia praticada contra idosos, deixa explcito em seu artigo 19 que sero objeto de notificao compulsria pelos servios de sade pblicos e privados autoridade sanitria, bem como sero obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes rgos:

a) Autoridade policial; b) Ministrio Pblico; c) Conselho Municipal do Idoso; d) Conselho Estadual do Idoso; e) Conselho Nacional do Idoso Salienta-se que, para os efeitos dessa lei, considera-se violncia contra o idoso qualquer ao ou omisso praticada em local pblico ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento fsico ou psicolgico. (BRASIL, 2003).

No entanto, cabe considerar que h vrios aspectos, tanto legais quanto ticos, envolvidos nesse processo. Cabe aos profissionais que atuam diretamente com os idosos dar o suporte necessrio para que consigam romper com esse ciclo de violncia. 36

preciso

analisar

cada

situao

individualmente,

fornecendo

os

devidos

encaminhamentos e orientaes de forma particular a cada caso.

37

3. VIOLNCIA CONTRA O IDOSO NO CONTEXTO DO CREAS

Neste captulo ser analisado o perfil dos idosos com direitos violados atendidos no Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social no municpio de Pelotas/RS. Para tanto, num primeiro momento ser explanado um breve histrico da trajetria das polticas sociais no Brasil at o surgimento do Sistema nico de Assistncia Social, apontando algumas consideraes deste.

Posteriormente ser analisado o CREAS, sua funo dentro do SUAS, surgimento na cidade de Pelotas e os servios ofertados a fim de, num segundo momento, analisar os dados da pesquisa realizada no local com dados referentes ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012 e anlise do perfil.

Por fim, far-se- algumas ponderaes acerca do trabalho interdisciplinar do assistente social no contexto do CREAS.

3.1 Trajetria da poltica da assistncia social no Brasil

Antes de analisar a trajetria das polticas de assistncia social no Brasil, importante considerar o conceito de poltica social. Para Behring e Boschetti (2011), poltica social consiste em um termo empregado para se referir a todas polticas que os governos desenvolvem voltadas para o bem estar e a proteo social.

Para Pereira (2008) poltica social poltica pblica e direito de cidadania, ou seja, um gnero de poltica pblica e no sinnimo de poltica estatal.

38

A assistncia social sempre foi considerada no contexto brasileiro como secundria e marginal no conjunto de polticas pblicas (COUTO, YASBEK e RAICHELIS, 2011). Marcada pela matriz do favor, do clientelismo e do apadrinhamento, sempre apresentou pouca efetividade social. Era incapaz de interferir no perfil de desigualdade e pobreza da populao, sempre subordinada aos interesses econmicos da classe dominante.

S era objeto de aes governamentais, conforme Simes (2007), a clientela considerada carente e os chamados descamisados, que no eram considerados cidados. Salienta-se que a maioria dessas aes eram ligadas caridade religiosa.

A Constituio Federal de 1988 configura-se como marco legal da garantia da assistncia social enquanto direito social, concebendo-a como poltica de seguridade social, aliada ao trip assistncia, sade e previdncia social, de responsabilidade do Estado e direito do cidado.

A partir da Constituio Federal as funes da poltica pblica da assistncia social na proteo social brasileira passaram a ser, dentre outras: romper as prticas assistencialistas e clientelistas, garantir o atendimento das necessidades bsicas e oportunizar a emancipao e o protagonismo dos sujeitos sociais, que so os usurios/beneficirios. A assistncia social regulamentada atravs da lei n 8.743 de 07/12/1993 Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) e posteriores alteraes.
A assistncia social, direito do cidado e dever do Estado, Poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais, realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsicas. (Art. 1 LOAS)

Esta sistematizou e institucionalizou, como permanentes, os servios de assistncia a famlias em situao de vulnerabilidade e risco social, a fim de garantir 39

mnimos sociais e promover a universalizao dos direitos sociais. Rompendo, assim, no campo jurdico, com a assistncia enquanto benemerncia social. Atravs da LOAS, a assistncia tornou-se parte da estrutura poltica do Estado. Os excludos deixam de ser assistidos ou favorecidos para se tornarem usurios e beneficirios. (SIMES, 2007, p. 87)

Com a finalidade de sistematizar a trajetria da poltica de assistncia social desde a homologao da Constituio Federal, elaborou-se uma linha do tempo da poltica de assistncia social que encontra-se abaixo:

3.2 Sistema nico de Assistncia Social O Sistema nico de Assistncia Social SUAS o sistema que organiza, de forma descentralizada, os servios socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gesto participativa, ele articula os esforos e recursos dos trs nveis de governo para a execuo e o financiamento da Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatrios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal (MDS, 2012).

Coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), o Sistema composto pelo poder pblico e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gesto compartilhada.

O SUAS organiza as aes da assistncia social em dois tipos de proteo social. A primeira a Proteo Social Bsica, destinada preveno de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, servios e benefcios a indivduos e famlias em situao de vulnerabilidade social. A segunda a Proteo Social Especial, destinada a famlias e indivduos que j se encontram em situao de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrncia de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

40

A Proteo Social Especial dividida em Mdia Complexidade, quando h violao de direitos no entanto ainda persistem os laos familiares e comunitrios e Alta Complexidade, quando ocorre o rompimento dos vnculos familiares.

O SUAS engloba tambm a oferta de Benefcios Assistenciais, prestados a pblicos especficos de forma articulada aos servios, contribuindo para a superao de situaes de vulnerabilidade. Tambm gerencia a vinculao de entidades e organizaes de assistncia social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizaes de Assistncia Social e concedendo certificao a entidades beneficentes, quando for o caso.

A gesto das aes e a aplicao de recursos do SUAS so negociadas e pactuadas nas Comisses Intergestores Bipartite (CIBs) e na Comisso Intergestores Tripartite (CIT). Esses procedimentos so acompanhados e aprovados pelo Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) e seus pares locais, que desempenham um importante trabalho de controle social. As transaes financeiras e gerenciais do SUAS contam, ainda, com o suporte da Rede SUAS, sistema que auxilia na gesto, no monitoramento e na avaliao das atividades.

Criado a partir das deliberaes da IV Conferncia Nacional de Assistncia Social e previsto na Lei Orgnica da Assistncia Social, o SUAS teve suas bases de implantao consolidadas em 2005, por meio da sua Norma Operacional Bsica do SUAS (NOB/SUAS), que apresenta claramente as competncias de cada rgo federado e os eixos de implementao e consolidao da iniciativa.

3.3 O Centro de Referncia Especializado em Assistncia Social - CREAS

Sabe-se que atualmente os idosos e as crianas esto entre as principais vtimas de violncia domstica. Os maus tratos no so de exclusividade de pessoas pobres, tornando-se uma preocupao em todas as sociedades.

41

A violncia contra o idoso est disseminada na sociedade, expressando-se nas relaes entre as geraes, na famlia e nas instituies, sejam elas pblicas ou privadas. Como j mencionamos anteriormente, envelhecer no exceo regra e no obstante, o fenmeno do envelhecimento e a violncia contra os idosos vem sendo motivo de grande preocupao pelas implicaes que podem trazer no atendimento s necessidades bsicas desta populao.

Com isto, implica-se cada vez mais o desenvolvimento de polticas pblicas de ao especfica sobre idosos, no intuito da promoo do bem estar fsico, social, econmico e psicolgico deste segmento etrio.

Neste contexto, em maio de 2011, no municpio de Pelotas, foi inaugurado o Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS, que constitui-se de uma unidade pblica estatal, de prestao de servios especializados e continuados a indivduos e famlias com seus direitos violados mas que ainda no tiveram rompimento de vnculos, promovendo a integrao de esforos, recursos e meios para enfrentar a disperso dos servios e potencializar a ao para seus usurios, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado e especializado.

Os Servios oferecidos no CREAS so: - Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos PAEFI;

- Servio Especializado em Abordagem Social;

- Servio de Proteo Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida LA e de Prestao de Servios a Comunidade PSC; 42

- Servio de Proteo Social Especial para Pessoas com Deficincia, Idosos e suas Famlias.

3.3.1 Usurios dos servios:

Famlias e indivduos que vivenciam violaes de direitos por ocorrncia de:

- Violncia fsica, psicolgica e negligncia;

- Afastamento do convvio familiar devido aplicao de medida socioeducativa ou medida de proteo;

- Situao de rua e mendicncia;

- Abandono;

- Vivncia de trabalho infantil;

- Discriminao em decorrncia da orientao sexual e/ou raa/etnia;

- Outras formas de violao de direitos decorrentes de discriminaes/submisses a situaes que provocam danos e agravos a sua condio de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;

- Descumprimento de condicionalidades do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) em decorrncia de violao de direitos.

3.3.2 Formas de acesso aos servios

- Por identificao e encaminhamento dos servios de proteo e Vigilncia Social; 43

- Por encaminhamento de outros Servios Socioassistenciais, das demais polticas pblicas setoriais;

- Dos demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurana Pblica;

- Demanda Espontnea.

Diante dos Servios mencionados anteriormente, o foco desse trabalho foi de traar o perfil dos idosos vtimas de violncia atendidos no CREAS, no Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos PAEFI,

especificamente no que diz respeito a casos de violncia contra a pessoa idosa.

Conforme a Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais (2009), o PAEFI oferta atendimento especializado de apoio, orientao e acompanhamento das famlias com um ou mais de seus membros em situao de risco pessoal e social e/ou violao de direitos. Compreende atenes e orientaes direcionadas para promoo de direitos, a preservao e o fortalecimento de vnculos familiares, comunitrios e sociais e para o fortalecimento da funo protetiva da famlia diante do conjunto de condies que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situaes de risco pessoal e social.

3.3.3 Objetivos do servio

- Contribuir para o fortalecimento das famlias, no desempenho de sua funo protetiva;

- Processar a incluso das famlias no Sistema de Proteo Social e nos servios pblicos conforme a necessidade;

- Contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condies de autonomia dos usurios; 44

- Contribuir para romper com padres violadores de direitos no interior da famlia;

- Contribuir para reparao de danos e da incidncia de violao de direitos;

- Prevenir a reincidncia de violao de direitos.

3.3.4 Plano de ao essencial ao servio

- Acolhimento da Denncia recebida;

- Apropriao da situao denunciada;

- Visita domiciliar: Informar a famlia do recebimento da situao e agendar atendimento no CREAS, bem como ter conhecimento da dinmica atual da famlia, cruzando os dados obtidos na denncia. Tambm realizada para acompanhamento da famlia e para busca ativa quando necessrio;

- Acolhimento Individual: para identificao do histrico familiar e situaes de vulnerabilidades, orientaes e encaminhamentos, preenchimento da ficha scio econmica, elaborao do Plano de Atendimento Familiar;

- Estudo de Caso: para acompanhamento e evoluo do caso, atravs de discusso interdisciplinar;

- Atendimento Individual: acompanhamento e orientaes e cumprimento do Plano Individual de Atendimento PIA;

- Articulao com a rede de Polticas Pblicas Setoriais e Sistema de Garantia de direitos;

45

- Busca Ativa: para retorno e frequncia regular ao Servio, atravs de visita domiciliar, contatos telefnicos e encaminhamentos por escrito;

- Relatrio de atendimento referncia/contra referncia: dar retorno para o rgo ou Instituio que encaminhou a denncia;

- Relatrio para Promotoria: nos casos que no houver adeso da famlia aos atendimentos ou quando solicitado pela mesma;

- Reunio da Equipe Tcnica: para estudo de caso e atualizao;

- Reunio com rgo notificador: para atualizao das condies da famlia no cumprimento das orientaes, atravs de estudo de caso e avaliao interdisciplinar no sentido de reforar o cumprimento das orientaes;

- Solicitao de interveno do Ministrio Pblico e Delegacias para responsabilizao dos agressores;

O atendimento fundamenta-se no respeito heterogeneidade, potencialidades, valores, crenas e identidades das famlias. Deve garantir atendimento imediato e providncias necessrias para a incluso da famlia e seus membros em servios socioassistenciais, de forma a qualificar a interveno e restaurar o direito. 3.4 Perfil dos idosos atendidos no CREAS Pelotas/RS

O presente estudo teve por objetivo traar o perfil dos idosos atendidos no CREAS, podendo assim, discutir a questo da violncia contra o idoso na perspectiva de compreender a posio da famlia em relao proteo social do idoso.

46

Sabe-se que atualmente com o fenmeno do envelhecimento populacional, a violncia contra a pessoa idosa tornou-se um tema amplamente discutido, pois aparece cada vez mais de forma significativa nas relaes familiares.

Sendo assim, ser apresentado no presente trabalho o perfil dos idosos vtimas de violncia, atendidos no CREAS, no que se refere idade, sexo, raa, renda, bem como o tipo de violncia sofrida pelo idoso. Para efeito de anlise, os dados referentes escolaridade no sero contabilizados, devido insuficincia de informaes obtidas nos pronturios desses idosos.

A coleta de dados foi feita a partir dos casos de denncia contra pessoa idosa recebidos no CREAS no perodo de junho de 2011 a junho de 2012. Durante este perodo foram recebidos um total de 207 denncias.

Dentre os 207 casos analisados e coletados os dados para traar este perfil, 52 casos no foram contabilizados devido insuficincia de informaes obtidas nos pronturios da equipe tcnica. Os referidos casos no foram acompanhados, devido s seguintes situaes: 9 casos s foram realizadas orientaes atravs de contato telefnico, 6 casos onde o idoso veio a bito antes que a equipe pudesse acompanhar, 2 por no pertencerem a regio de Pelotas, 15 onde ainda no havia sido realizada visita domiciliar, 4 casos onde nunca se encontrou algum em casa, 2 onde no foi permitido o acompanhamento pelo CREAS, 6 pelo fato do endereo ser inexistente, 5 casos onde a situao j havia sido solucionada antes do acompanhamento pelo CREAS, 2 por mudana de endereo e somente 1 caso onde a denncia no procedia.

Importa destacar que, das denncias computadas nesta pesquisa, 59 foram realizadas por familiares ou vizinhos atravs de busca espontnea ao CREAS, seguidas de 31 atravs de servios de sade, 18 atravs do Disque Denncia, 7 atravs do Ministrio Pblico, 9 atravs de servios socioassistenciais, 20 denncias annimas e 11 de outros rgos notificadores.

47

3.4.1 Sexo e faixa etria

Em relao ao sexo e faixa etria dos idosos atendidos naquele perodo, do total de idosos a maioria pertencia ao sexo feminino, 108, para 47 do sexo masculino, conforme demonstra o grfico abaixo:

50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 FEMININO MASCULINO

60/64 ANOS 65/69 ANOS 70/74 ANOS 75/79 ANOS 80 ANOS OU MAIS

Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

Pode-se constatar que este predomnio de mulheres vm ao encontro do panorama de feminilizao do envelhecimento, que pode ser explicado pelo fato das mulheres terem uma maior ateno ao aparecimento de problemas de sade, melhor conhecimento destes e maior utilizao dos servios de sade, por exemplo. (BERQU, 1998).

Ainda em relao ao sexo feminino, 5 casos se referem faixa etria dos 60/64 anos; 9 casos na faixa dos 65/69 anos; 18 casos na faixa dos 70/74 anos; 26 casos na faixa dos 75/79 anos e 50 casos na faixa etria dos 80 anos ou mais.

48

Em relao ao sexo masculino, foram 4 casos na faixa etria dos 60/64 anos; na faixa etria dos 65/69 e dos 70/74 anos, ambos tiveram 9 casos; na faixa dos 75/79 anos foram 6 casos e na faixa etria dos 80 anos ou mais 15 casos.

Percebeu-se que a proporo de casos na faixa etria de 80 anos ou mais referente ao sexo feminino de 50 casos para apenas 15 do sexo masculino. Portanto, possvel identificar que a populao atendida do sexo feminino atingiu uma proporo maior em relao ao sexo masculino, principalmente nesta faixa etria

3.4.2 Raa

Conforme grfico que segue, quanto raa dos idosos atendidos, temos o predomnio da raa branca em 86,46% dos casos, ou seja, do total de 155 casos computados, 134 eram de raa branca, 14 da raa negra e 04 da raa parda. Salientase que a raa no constava no pronturio de 3 casos atendidos.

2,58% 1,93%

9,03% BRANCA NEGRA PARDA SEM INFORMAO 86,46%

Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

49

Este perfil pode sugerir que possivelmente as famlias afrodescendentes, talvez por uma questo cultural, tenham um maior cuidado e zelo pelo seu familiar idoso, onde a questo da afetividade e respeito pelos mais velhos torna-se evidente. Logo, entendese ser este um dado interessante para tema de estudos posteriores.

3.4.3 Condies de moradia e renda

No que se refere s condies de moradia dos idosos atendidos, constata-se que dos 155 casos computados, 35 moravam sozinhos em casa prpria; 15 moravam com esposo (a) em casa prpria; 6 em casa alugada e sozinhos; 2 em casa alugada com familiares; 3 em casa cedida e sozinho; 9 em casa cedida com familiares; 16 residiam com algum familiar; 61 moravam em casa prpria com familiares (genro, nora, netos, irmos, sobrinhos, etc.); 4 residiam na casa de vizinhos e 4 em Instituies de Longa Permanncia.

Pode-se perceber que em relao moradia dos idosos atendidos 39,35% residem em casa prpria com familiares, conforme grfico a seguir:

2,58% PRPRIA/SOZINHO 2,58% 5,81% 1,94% 10,32% PRPRIA COM ESPOSO(A)

22,58%

PRPRIA COM FAMILIARES ALUGADA/SOZINHO ALUGADA/FAMILIARES

1,29%
3,87% 9,68%

CEDIDA/SOZINHO
CEDIDA/FAMILIARES ILPS

39,35%

NA CASA DE FAMILIARES OUTROS

Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

50

O grfico acima demonstra que notria a proporo de idosos que residem com familiares. Havia situaes em que os idosos residiam apenas com os filhos. Em outras situaes residiam com mais de um familiar ao mesmo tempo como: genro, nora e netos. Em outras com irmos, outras com primos e sobrinhos, sendo que o proprietrio da residncia era na maioria das vezes o prprio idoso.

Pode-se identificar tambm um expressivo nmero de idosos residindo sozinhos, 22,58%. Logo, a co-residncia de idosos com filhos, netos, irmos, familiares em geral so as que se sobressaem em relao s demais condies de moradia.

De acordo com Minayo (2005), dois teros dos agressores so filhos e cnjuges. A partir dessa afirmao, torna-se possvel supor que esta situao de co-residncia tem grande relao com as ocorrncias de violncia intrafamiliar contra os idosos atendidos no CREAS.

Em relao renda dos idosos, identifica-se que a grande maioria recebe em torno de 01 a 02 salrios mnimos, perfazendo um total de 77,43%, conforme demonstra o grfico abaixo:

9,03% 3,87% 3,22% 3,22% 3,22% 1 a 2 SM 2 a 3 SM 3 a 4 SM 4 a 5 SM SEM RENDA SEM INFORMAO 77,43%

Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

51

3.4.4 Vulnerabilidade social e tipo de violncia vivenciada

Os grficos a seguir mostram as vulnerabilidades dos idosos atendidos, bem como o tipo de violncia identificada.

CONFLITOS FAMILIARES ABANDONO VTIMA DE VIOLNCIA 7,09% 44,52% INEXISTNCIA DO GRUPO FAMILIAR ISOLAMENTO SOCIAL ALCOOLISMO/DROGADIO 17,42% FRAGILIDADE DE VNCULOS 7,74% DEPENDNCIA DO CUIDADOR Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

16,13%

1,29%
2,58% 3,23%

Dentre os casos analisados, 69 apresentavam conflitos familiares; 12 situao de abandono; 27 vtimas de violncia, 5 inexistncia do grupo familiar; 4 isolamento social; 2 apresentavam problemas com lcool 11 fragilidade de vnculos e 25 apresentavam algum problema de sade e dependncia do cuidador.

No grfico a seguir, ser apresentado o levantamento de dados em relao a situao de violncia contra idosos atendidos no CREAS.

52

4,52%

5,16% 7,10% ABANDONO NEGLIGNCIA

9,03%

AUTO NEGLIGNCIA 9,68%


42,58% 7,74% ABUSO FINANCEIRO VIOLNCIA FSICA VIOLNCIA PSICOLGICA VIOLNCIA EXTRAFAMILIAR NO FOI VERIFICADA VIOLNCIA 14,19%

Fonte: CREAS Pelotas/RS, referente ao perodo de junho de 2011 a junho de 2012

Analisando os grficos acima, percebe-se que em 90,32% dos casos de denncia, estas foram por ocorrncia de violncia intrafamiliar. Estes dados vo de encontro com Faleiros (2007) que diz que as denncias de violncia contra idosos em relao a violncia intrafamiliar apresenta-se nas situaes de violncia fsica, psicolgica, financeira, sexual, negligncia e abandono.

Quanto ao tipo de violncia sofrida, a negligncia disparadamente o maior ndice de ocorrncias com 42,58%, seguida de auto-negligncia, violncia fsica, psicolgica, violncia financeira e abandono. Nos casos atendidos no apareceram denncias relativas a violncia sexual.

Outro dado importante foi que, dentre os casos analisados, 44,52% apresentaram conflitos familiares, conforme grfico anterior referente s

vulnerabilidades. Podendo concluir, dessa forma, que a grande maioria dos casos geradores de violncia partiram da existncia de conflitos na famlia. 53

3.4.5 Motivo de arquivamento dos casos atendidos

Dos 155 casos de denncias recebidas no CREAS, 90 foram arquivados no decorrer do perodo analisado, sendo que os motivos foram os seguintes: 47 casos tiveram os problemas sanados em atendimento da equipe tcnica do CREAS, uma vez que obteve-se xito no acompanhamento, tendo uma superao no quadro de violncia ou maus tratos ao idoso; 13 casos arquivados pelo fato de terem sido encaminhados aos rgos competentes, dentre eles Ministrio Pblico, delegacias da rea ou rede de atendimento em geral; 17 casos de bito e em apenas 13 dos casos recebidos a denncia no procedia.

3.5 Desafios da prtica interdisciplinar no contexto do CREAS

A atuao do Assistente social neste contexto, no deve ter uma postura isolada, deve aliar-se com os demais profissionais que se incluem nas atividades institucionais, a fim de questionar os programas, os projetos e a forma de atendimento populao para que os servios possam ser utilizados por ela da melhor maneira possvel.

Com as reformas e transformaes que vm ocorrendo nas reas de atuao em especfico nas polticas pblicas, o profissional de servio social tem ampliado e diversificado sua atuao, desempenhando suas funes alm das especficas de sua profisso. Enquanto uma prtica profissional engajada na diviso scio tcnica do trabalho, deve reconhecer a importncia do compromisso com a cidadania do usurio. Deve estar sempre desafiando e se desafiando, pois mesmo reconhecendo as limitaes da prtica, o Assistente Social deve colocar-se ao lado do usurio, partindo da busca de solues de seus problemas e na luta por uma sociedade de iguais.

Pode-se dizer que um dos desafios para que isto acontea a exigncia de uma postura pluralista, ou seja, h uma necessidade de permanente dilogo com as demais profisses, privilegiando o trabalho em equipes interdisciplinares, por exemplo. Assim,

54

espaos de trabalho mais democrticos vo sendo resgatados o que vai beneficiar quem neles trabalha e quem a eles recorre.

Neste sentido, a prtica interdisciplinar uma prtica que vem sendo cada vez mais vivenciada, mais precisamente a partir da dcada de 80 quando os profissionais comearam a perceber que trocas e correlaes de experincias entre as reas do saber traziam benefcios em futuras intervenes.

O Assistente Social j por excelncia um profissional interdisciplinar, pois sua prtica requer mltiplos saberes para poder intervir. No que tange as polticas pblicas, preciso pensar o indivduo no seu todo, tornando-se indispensvel esta prtica interdisciplinar.

Nesse contexto, como j mencionamos anteriormente, o trabalho no CREAS segue os pressupostos do SUAS, com isto o trabalho em equipe realizado no CREAS caracterizado por uma horizontalidade das relaes de saber entre os campos envolvidos. Existe uma reciprocidade, uma cooperao e enriquecimento mtuo entre os membros da equipe, pois estes profissionais apresentam um consenso a respeito dos elementos necessrios um trabalho em equipe que se resume em troca, respeito, objetivos nicos, complementaridade, horizontalidade, cooperao e comunicao.

Esta prtica permite a construo de um atendimento diferenciado que ao privilegiar a abordagem interdisciplinar, contribui para uma assistncia de qualidade ao usurio do CREAS. Torna-se importante tambm considerar que a proposta de interveno em equipe d a oportunidade de construir-se um projeto profissional que no coloca nenhum saber no centro do poder, ao contrrio, esta lgica de organizao do trabalho favorece a presena de todas as reas atuantes no processo de avaliao e definio das necessidades dos usurios que procuram o servio.

55

Quanto ao Assistente Social pode-se dizer que devido a sua viso crtica da realidade, garante ao usurio um espao para o exerccio de sua cidadania, tornando-o sujeito social com direitos e deveres e capaz de transformar a realidade em que vive. Os profissionais que compe a equipe tcnica no so os donos da verdade, de um saber especfico. Isso percebe-se principalmente na interao da equipe com os demais profissionais da rede de atendimento. O trabalho no CREAS desenvolvido sem hierarquia nas relaes profissionais. Tudo que se resolve decidido em equipe, respeitando-se a posio de todos os colegas.

Os profissionais que atuam no CREAS percebem a questo do sofrimento humano como fruto de uma complexidade de fatores (desemprego, problemas de relacionamento, desatrelamento familiar, etc.), e portanto no possvel trabalhar sozinho, ou melhor, com apenas uma viso a respeito do problema do usurio, pois cada profissional com sua especificidade, com sua viso, contribui de forma diferente no alcance de um mesmo objetivo que o bem-estar do usurio e de sua famlia. Conforme Fazenda apud S, a interdisciplinaridade no se ensina, nem se aprende, simplesmente vive-se, exerce-se e por isto exige uma nova pedagogia, a da comunicao (2000, p. 82)

A partir da citao acima possvel concluir que a prtica interdisciplinar um processo que deve ser aperfeioado, vivenciado a cada dia. um trabalho que requer um saber lidar com os conflitos, com as divergncias de ideias e de opinies, respeitando o espao as ideias e opinies da equipe, para que assim se efetive de fato aes interventivas com o propsito de promoo e manuteno de uma melhor qualidade de vida dos usurios atendidos.

56

CONSIDERAES FINAIS

As questes relativas ao envelhecimento sempre fizeram parte da existncia da humanidade, no entanto o processo acelerado de envelhecimento da populao um fenmeno novo, especialmente aos pases em desenvolvimento como o Brasil. Assim sendo, torna-se necessrio ter conscincia do que ocorre com o organismo, a mente e o ambiente das pessoas enquanto envelhecem.

Devido s transformaes e exigncias do mundo moderno e ao j citado processo acelerado de envelhecimento, possvel afirmar que as famlias no se encontram preparadas para receber e lidar com os seus idosos, o que muitas vezes gera uma sobrecarga nos familiares e possivelmente situaes que gerem violncia, conforme foi revelado no decorrer do trabalho.

A Constituio Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso constituem-se marcos legais por meio dos quais a sociedade d um passo decisivo no reconhecimento da cidadania desse grupo social. Assim, concorda-se com Minayo (2005) quando afirma que o nosso pas deu passos importantes para que venham a se estabelecer novas prticas e nova mentalidade nas famlias, nas instituies e na sociedade em geral. Aos idosos brasileiros so assegurados respeito, liberdade e dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos.

A questo da violncia contra o idoso uma demanda relevante que requer ateno no somente do poder pblico, mas da sociedade em geral, visto que impe obstculos ao envelhecimento seguro e digno. No bojo da Poltica de Assistncia Social, o trabalho do CREAS revela-se de extrema importncia, uma vez que visa o

57

fortalecimento dos vnculos familiares visando a superao das situaes violadoras de direitos e a garantia de medidas de proteo aos idosos.

Conforme revelou a pesquisa realizada no CREAS de Pelotas/RS, pde-se perceber o alto ndice de denncias recebidas no perodo que a pesquisa foi realizada, revelando a inquestionvel importncia dos servios voltados para atendimento aos idosos, haja vista que o nmero de instituies para este fim ainda se encontra reduzido. Como exemplo, pode-se citar que no municpio de Pelotas ainda no existe uma Delegacia Especializada conforme prev no Estatuto do Idoso.

O exerccio profissional do assistente social no trabalho com idosos no CREAS deve ser norteado pelo projeto tico-poltico profissional e pelo Cdigo de tica, atravs do compromisso com a classe trabalhadora e pela busca da ampliao e consolidao dos direitos sociais.

Para tanto, necessrio ser um profissional crtico, propositivo, no apenas executor das polticas sociais. Ter a capacidade de compreender o movimento da realidade social, elaborando respostas mais qualificadas s demandas apresentadas no dia a dia profissional, procurando sempre desenvolver uma atuao interdisciplinar, a fim de fortalecer a democracia e o controle social. nesse sentido que, juntamente com Iamamoto (2006 p. 75), acredita-se que o desafio re-descobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenrio atual; traar horizontes para a formulao de propostas que faam frente questo social e que sejam solidrias com o modo de vida daqueles que a vivenciam.

58

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BERQU, E. Condies sobre o envelhecimento da populao no Brasil . In: Neri, A.L; DEBERT, G. G. Velhice e Sociedade. Papirus, 1999.

_______. Pirmide da solido. In: Anais do quinto encontro nacional de estudos populacionais. guas de So Pedro: ABEP, 1998.

BEHRING, Eliane Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Poltica Social: fundamentos e histria. 9. ed. So Paulo: Cortez, 2011. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil 1988. 35. ed. So Paulo: Saraiva, 2011.

_______. Lei 10.741/2003, de 1 de outubro de 2003. Dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias. Braslia, 2003

_______. Lei 8.842/94, de 04 de janeiro de 1994. Dispe sobre a Poltica Nacional do Idoso, cria o Conselho do Idoso e d outras providncias.

_______. Lei N. 12.135/2011. Dispe sobre o SUAS (Sistema nico de Assistncia Social). Braslia, 2011.

_______. Lei N. 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Dispe sobre a Organizao da Assistncia Social e d outras providncias. Braslia, 1993.

59

_______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.

_______. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas e Estratgicas. Ateno sade da pessoa idosa e envelhecimento . Braslia, 2010.

_______. Ministrio do Desenvolvimento Social. Disponvel em: http://www.mds.gov.br. Acessado em: 17 de setembro de 2012.

_______. Presidncia da Repblica. Subsecretaria de Direitos Humanos. Plano de Ao para o Enfrentamento da Violncia Contra a Pessoa Idosa . Braslia: Subsecretaria de Direitos Humanos. 2005

BULLA, Leonia Capeverde; ARGIMON, Irani Iracema de Lima (Orgs.). Convivendo com o familiar idoso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

Censo aponta: crescimento da populao idosa inspira cuidados. Disponvel em: http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/longevidade/censo-aponta-crescimentoda-populacao-idosa-inspira-cuidados.html. Acessado em: 19 de agosto de 2012.

CFESS. Cdigo de tica Profissional do assistente social/1993 e Lei 8662/1993, que regulamenta a profisso de Servio Social. Braslia: 1993.

CFESS. Parmetros para atuao de Assistentes Sociais na Poltica Nacional de Assistncia Social. Braslia, 2009.

COUTO, Berenice Rojas; YASBEK, Maria Carmelita; RAICHELIS, Raquel. O Sistema nico de Assistncia Social no Brasil: uma realidade em movimento . So Paulo: Cortez, 2011. 60

DIOGO, Maria Jos DElboux; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani (orgs.). Como cuidar dos idosos. Campinas: Papirus, 1996.

DI MURO, Gabriela Pereira. Sade enquanto expresso da questo social: uma anlise da prtica do servio social na sade. Pelotas, 2008. Trabalho de Concluso do Curso de Servio Social, Universidade Catlica de Pelotas.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Servio Social na contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 10. ed. So Paulo: Cortez, 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br. Acessado em: 08 de agosto de 2012.

FALEIROS. Vicente de Paula. Violncia contra a pessoa idosa ocorrncias, vtimas e agressores. Braslia. Universa, 2007

MINAYO, Maria Ceclia. Violncia contra idosos: O avesso do respeito experincia e sabedoria. Braslia: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2 edio, 2005.

NERI, A. L. As polticas de atendimento aos direitos da pessoa idosa expressas no Estatuto do Idoso. A Terceira Idade, v. 16, p. 7-24, 2005.

NETO, M. P. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em viso globalizada. So Paulo: Atheneu, 2000.

NOB-RH/SUAS. Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos do Sistema nico de Assistncia Social. Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate fome. Braslia, 2006.

PEREIRA, Potyara. Poltica Social: temas e questes. So Paulo: Cortez, 2008. 61

Resoluo n 109. Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais. Braslia, 2009.

RODRIGUES, Nara Costa; RAUTH, Jussara; TERRA, Newton Luiz. Gerontologia social para leigos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

RODRIGUES, R.A.P.; KUSUMOTA, L.; MARQUES, S. Fabrcio, S.C.C.; ROSSETCRUZ, I.; LANGE, C. Poltica nacional de ateno ao idoso e a contribuio da enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianpolis, 2007.

S, Jeanete L. Martins (org.). Servio Social e interdisciplinaridade: dos fundamentos filosficos prtica interdisciplinar no ensino, pesquisa e extenso. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

SIMES, Carlos. Curso de Direito do Servio Social. So Paulo: Cortez, 2007. Biblioteca bsica de servio social; v. 3.

SPOSATI, Adasa de Oliveira [et. al.]. A assistncia na trajetria das polticas sociais brasileiras: uma questo em anlise. So Paulo: Cortez, 1995.

ZIMERMAN. Guite I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000.

62

You might also like