You are on page 1of 15

Educar / Encantar com frica1 Adilbnia Freire Machado2 Achei (Redpect Ufba) Resumo

Educao um processo de aprendizagem contnua, dinmica e diversa, espao de produo de conhecimento, alm de ser um direito social. imprescindvel a articulao entre educao, cidadania e etnia, ou seja, uma articulao das diferentes etnias, culturas, da diversidade que torna esse mundo universalizado. Educar promover o desenvolvimento humano. Educar Encantar. O encantamento aquilo que d condio de alguma coisa ser o sentido de mudana poltica e perspectiva de outras construes epistemolgicas, o sustentculo, no objeto de estudo, quem desperta e impulsiona o agir, o que d forma, sentido. da ordem do acontecimento, a funo da ancestralidade. a ancestralidade que rege a lgica da cultura tradicional africana, traz sempre novidades, pois aprender, conhecer a sabedoria dos antigos sempre atualizar o conhecimento. Conhecimento este que tem na oralidade um importante instrumento metodolgico para reconstituio e continuidade da histria local, instrumento essencial para a conservao da tradio, dos mitos, das lendas e por meio dessa oralidade que a palavra se faz elemento produtor da histria, elemento formador da essncia da comunidade, do indivduo e de tudo que existe. Educar com frica promover o encantamento, o re-conhecimento e a valorizao das culturas que por tanto tempo foram negadas. valorizar e ensinar a verdadeira histria e cultura africana e afrobrasileira, promovendo uma educao que pensa e promove as relaes tnicorraciais, educao que promove uma sociedade justa, que valoriza e respeita o outro. Educar / Encantar re-criar mundos, construir mundos. O encantamento d-se no interior da forma cultural, base para o acontecimento, uma atitude diante do mundo, tendo a tica como seu princpio de valor, como exerccio constante de incluso no campo social, poltico e econmico.

Palavras-chave: educar; encantar; frica; ancestralidade; oralidade.

1. Introduo Educar promover o desenvolvimento moral, intelectual e fsico, instruir o indivduo para a vida e no apenas para uma profisso que o permita sobreviver nesse mundo globalizado3 e excludente. To excludente que a educao - a de qualidade - para poucos, os sortudos, aqueles com poder aquisitivo; e quem no privilegiado vai para a escola pblica que aparece cada vez mais sucateada. O acesso a uma educao de qualidade habilita para a participao no conjunto de bens

1 2

Trabalho apresentado no III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros - GT Ensino de fricas.

Bacharel e Licenciada em Filosofia, pesquisadora da linha Achei (Africanidade, Corpo, Histria, Educao e (In)formao - Redpect / Ufba) e do grupo de pesquisa Gri: Culturas Populares, Dispora Africana e Educao (UFBA). Pesquisa Filosofia Africana, Filosofia da Libertao Latino Americana, Histria e Cultura Africana e Afrobrasileira, Ancestralidade e Educao para as Relaes tnicorraciais.
3

Precisamos pensar um mundo universalizado, com a participao de todos.

e servios, de qualidade, que a sociedade disponibiliza. A escola deveria ser um abrao na liberdade, na formao de indivduos que pensam a comunidade, que pensam em comunidade, que agem visando promoo de um mundo melhor, em comunho com o outro. um espao que deveria ser ilimitadamente valorizado, cuidado, acarinhado. Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo4, nos diz Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia. Educar promover o desenvolvimento humano e a educao escolar um espao scio-cultural, uma instituio que tem a responsabilidade do trato pedaggico do conhecimento e da cultura. imprescindvel, para a transformao da nossa realidade, a articulao entre educao, cidadania e etnia5, ou seja, uma
articulao das diferentes etnias, culturas, da diversidade que torna esse mundo universalizado, no podemos esquecer que a etnia transversal educao e cidadania.

indispensvel conversas entre as diferentes etnias e culturas que nos forma, promovendo, ento, aquisio de conhecimento que levado para alm das paredes da escola, proporcionando o dilogo entre o pensamento crtico, a imaginao e a realidade, formando sujeitos crticos e compromissados com a transformao da realidade social do nosso pas. Educao um processo de aprendizagem contnua, dinmica e diversa, espao de produo de conhecimento, alm de ser um direito social. Em Pedagogia do Oprimido Paulo Freire diz mais:
a educao se faz uma tarefa altamente importante, uma vez que deve ajudar o homem a ajudar-se, colocando-o numa postura conscientemente crtica diante de seus problemas. Para tanto, absolutamente indispensvel humanizao do homem [...] no poderia ser feito nem pelo engodo, nem pelo medo, nem pela fora. Mas, por uma educao que, por ser educao, haveria de ser corajosa, propondo ao povo a reflexo sobre si mesmo, sobre seu tempo, sobre suas responsabilidades, sobre seu papel no novo clima cultural da poca de transio. Uma educao que lhe propiciasse a reflexo sobre seu prprio poder de refletir e que tivesse sua instrumentalidade, por isso mesmo, no desenvolvimento desse poder, na explicitao de suas potencialidades, de que decorreria sua capacidade de opo. (FREIRE, 1987. p.62)

4
5

Paulo Freire Pedagogia da Autonomia, 1996, p. 12. Grifo do Autor.

Refiro-me s etnias que constituem nosso pas, etnias que formaram nosso povo. Fao destaque etnia afrobrasileira.

O que quero dizer que quanto mais consciente for o homem, quanto mais consciente for o modo como ele faz sua histria, maior ser a sua capacidade perceptiva, maior ser a lucidez em relao s dificuldades a serem enfrentadas, seja no domnio social, econmico e ou cultural. Caminhando, assim, para a resoluo dos problemas de uma forma mais slida e eficaz. 2. frica e Educao: A histria que aprendemos na escola, sobre a frica, comea no perodo colonial (1500 1822) apresentando os negros escravizados trazidos para o Brasil como fora de produo, como fora motriz para o comrcio, uma histria onde o negro no tem voz, aparece como coadjuvante numa narrativa que privilegia e coloca como centro o europeu. Ou seja, o que vemos nos bancos escolares no corresponde verdadeira histria da frica, uma histria contada pelo estrangeiro, uma histria contada desde um ponto de vista excludente do europeu, este que se coloca como referncia para o mundo. A histria dos afrobrasileiros no foge a essa regra, durante sculos a populao negra foi invisibilizada no apenas nos bancos acadmicos, mas tambm na educao bsica. No intento de mudar essa realidade, em 09 de janeiro de 2003, sanciona-se a lei n 10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional para a incluso no currculo oficial dos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana, a obrigatoriedade do estudo da Histria da frica, dos africanos e seus descendentes, da luta dos negros no Brasil, assim como o papel preponderante da cultura africana na formao da nossa sociedade, nas reas sociais, poltica e econmica. A lei afirma ainda que esse contedo deve ser ministrado em todo o currculo, especialmente nas reas de Histria, Literatura e Educao Artstica. Configurando-se como um instrumento questionador do sistema de educao que vigora, colocando em xeque as construes ideolgicas de dominao fundadoras da sociedade brasileira, abrindo possibilidades de rompimento com a preponderncia do paradigma eurocntrico6 na educao. Implica numa ampla modificao (que se
6

O modelo de educao europia impe padres que esto desvinculados com nossa realidade, que esto desvinculados com a realidade tnica do nosso pas.

deseja transformadora) curricular dos cursos de formao dos profissionais da educao. Pensa a construo de uma escola plural, de qualidade, democrtica, que combate o racismo, o preconceito e toda e qualquer forma de discriminao. Escola que respeita e valoriza as diferenas, essas que so responsveis pela riqueza cultural do nosso pas e daqueles que nos formaram. necessrio pensar um currculo onde a educao escolar atue valorizando e ensinando a histria da frica, comeando pelo perodo Pr-Colonial, passando pela histria da resistncia do negro escravido, assim como suas diversas manifestaes culturais, alm da histria e cultura afrobrasileira, promovendo assim uma educao que pensa e promove as relaes tnicorraciais, educao que promove uma comunidade / sociedade justa, que valoriza e respeita o outro, que permite a afirmao da identidade e dos valores, no podemos esquecer que a educao tem papel fundamental na formao das identidades. imperativo fazer a relao da histria da frica com a histria do Brasil e com a histria local, trazer a histria antiga para compreenso da histria atual, atualizar o passado e fortalecer o presente. Deste modo, a implementao da lei constitui uma ferramenta indispensvel na luta contra as desigualdades raciais, objetivando a democratizao da educao, garantindo direito diferena e levando ao enfrentamento do desafio de implementao de uma viso voltada superao das desigualdades sociais e raciais, a superao da negao da nossa ascendncia, pois em todas as manifestaes da sociedade brasileira a continuidade da tradio africana presente, renovando-se dinamicamente. Eduardo Oliveira em sua obra Cosmoviso Africana no Brasil nos diz que:
A herana da cosmoviso africana altera a discusso sobre a identidade brasileira. Com efeito, os afrodescendentes foram alijados de sua terra de origem, por um lado, e menosprezados em suas terras de ocupao, por outro. Negados ontologicamente em qualquer parte do mundo, suas culturas foram rotuladas como atrasadas, animistas, folclricas, brbaras, primitivas, o que evidencia o racismo a que foram historicamente submetidas a populao africana e seus descendentes. (OLIVEIRA, 2006, p.18)

Na busca de anulao dessa negao ontolgica e transformao de perspectivas como essas, que inferiorizam as culturas africanas e afrodescendentes,

dcadas de mobilizao social e ao do movimento negro7, de intelectuais envolvidos numa poltica anti-racista, alm de transformadora da realidade do povo negro, empenhados em promover uma educao comprometida com uma viso de mundo prpria da cosmoviso africana, numa mudana nas diretrizes da poltica de educao e no currculo, resulta, dentre outras conquistas, na lei 10.639. A aprovao dessa lei gera, nos meios escolares e acadmicos, inquietaes e dvidas, pois a cultura escolar brasileira nunca havia sido direcionada a pensar o Brasil desde povos tnicos diferenciados. o desafio de difundir num tempo limitado uma infinidade de conhecimentos multidisciplinares sobre a cosmoviso africana. conhecer, aprofundar e ento repassar o conhecimento sobre as civilizaes, as culturas africanas, antes, durante e depois das colonizaes que condenaram aquele continente a muita misria e opresso. Porm, essa misria e opresso no foram capazes de apagar o brilho e a alta capacidade de produo, transformao, resignificao dos valores e inverso dos paradigmas, desse continente e seus descendentes, primando sempre pelo bem estar da comunidade, pela incluso contnua do outro. O Brasil foi enormemente beneficiado pelo trfico negreiro transatlntico, aparecendo como aquele que oferece maior diversidade de experincias de africanidades em todas as suas regies, de norte a sul, de leste a oeste. Como diz o filsofo camarons Nkolo Foe o sangue do Continente negro irriga as veias do Brasil; o rosto do povo brasileiro imprime o rtulo do sofrimento da frica; a mente do povo brasileiro coloca as lembranas das religies, das culturas, das organizaes sociais da frica8. evidente a impossibilidade de negao da relao direta entre frica e Brasil. Foi a frica que formou o nosso povo e boa parte do nosso corpo, como diz Marina de Mello e Souza esses negros deram origem mestiagem que amorenou a nossa pele, alongou nossa silhueta, encrespou nossos cabelos e nos conferiu a originalidade de gestos macios e andar requebrados9.

Movimento Social Negro o principal protagonista dessa histria, quem mais acumulou conhecimento, agiu e interviu na sociedade brasileira.
8

Artigo A condio negra e a condio Ps Colonial apresetado no IV Colquio Internacional Saberes e Prticas: tecnologias e processos de difuso do conhecimento, Salvador, 2010.
9

frica e Brasil Africano Marina de Mello e Souza, apresentao, pg.07, 2007.

Ver-se nitidamente que o negro africano e suas diversas lnguas mudou no apenas o portugus existente no Brasil, mas tambm a esttica, a culinria, os costumes, os valores e princpios ticos e a religio. Infinitas influncias que persistem nos transformando na maior populao afrodescendente concentrada fora do continente africano. Conhecer a frica mister para se compreender o Brasil, no d para pensar nossa realidade social sem pensar nossa realidade racial, nossa herana africana. Desde que aqui chegaram, os africanos trouxeram consigo o seu modo de interpretar a realidade, seu modo de vida, herana esta que exerceu papel preponderante na construo da brasilidade que tanto tem de africanidade, pois como bem expe Eduardo Oliveira:
A brasilidade, em muito tributria da africanidade. As africanidades redesenham e re-definem a identidade nacional e, com isso, o projeto poltico, econmico e social brasileiro. Ainda que o discurso poltico e acadmico tenha excludo, durante sculos, a experincia africana no Brasil, sua influncia no deixou de exercer papel fundamental na construo do pas. Chegou o tempo de ouvir quem foi calado. (OLIVEIRA, 2006, pg.18)

Chegou10 a hora de ultrapassar as barreiras das imagens que constituem nosso imaginrio sobre os pases africanos e seus descendentes, imagens essas formadas por esteretipos reproduzidos intensamente desde o perodo colonial, hora de conhecer a verdadeira histria daqueles que por muito tempo foram calados. momento para se conhecer os africanos e afrodescendentes como construtores de epistemologias, realizadores de mitologias que permitem a organizao de pensamento sistemtico e filosfico, mais que chegada a hora de conhecer a realidade diversa e enriquecedora do continente africano, suas grandes conquistas e sua grande capacidade produtora de conhecimentos diversos.11 Conhecer a histria e cultura africana um processo contnuo, sempre movimento, no pra, um processo criativo e livre, pois da ordem do acontecimento. Pensar uma histria e cultura africana pensar desde os valores
10

bem verdade que essa hora chegou h muito tempo, mais que ultrapassada. Ela chegou desde o primeiro momento da chegada dos africanos em nosso pas.
11

H todo um cabedal de reflexo, de conhecimento, tecnologias de metalurgia e minerao, agricultura e criao de gado, matemtica, engenharia, astronomia, cincia e medicina com origem na frica. Podemos falar ainda da Filosofia que teve origem no Egito Antigo, da escrita que criao do Egito e do Sumer, dentre tantas outras criaes e aperfeioamento. Ver Volume I e II da obra organizada pela UNESCO, HISTRIA GERAL DA FRICA.

africanos, assim sendo temos que nos habituar a pensar em movimento, isso ancestralidade, isso encantamento12. E esse encantamento aquilo que d condio de alguma coisa ser o sentido de mudana poltica e de perspectivas de outras construes epistemolgicas, o sustentculo, no objeto de estudo, quem desperta e impulsiona o agir, o que d forma e sentido. O encantamento d-se no interior da forma cultural, base para que o acontecimento acontea, uma atitude diante do mundo, tem a tica como seu princpio de valor, como exerccio constante de incluso no campo social, poltico e econmico. ele que permite o olhar encantado para nossa africanidade e nossa brasilidade, um instrumento que nos pe como valioso e da promove o encontro com o outro, promove a mudana de atitude, de percepo do mundo, alteridade, esta a fora motriz que conduz para a ao tica. O encantamento da ordem do acontecimento, ou seja, est focado na existncia, atitude que se instaura como uma tica cotidiana de valorizao e incluso, a funo da ancestralidade. A Ancestralidade uma raiz sentimental, re-cria, atualizando-se na universalidade, a partir de um contexto, manifestando-se nos costumes e tradies, com grande aporte na memria grupal e individual, manifestaes materiais e imateriais, especialmente no seu fortalecimento pela identidade e preservao, pela integrao e sua cultura. a ancestralidade que rege a lgica da cultura tradicional africana, traz sempre novidades, pois aprender, conhecer a sabedoria dos antigos sempre atualizar o conhecimento. Conhecimento este que tem na oralidade um importante instrumento metodolgico para reconstituio e continuidade da histria local, aparelho essencial para a conservao da tradio, dos mitos, das lendas e por meio dessa oralidade que a palavra se faz elemento produtor da histria, elemento formador da essncia da comunidade, do indivduo e de tudo que existe. Est impregnada em todas as atividades do homem, no seu cotidiano. 3. Educar com - ou desde - frica Comunidade, Oralidade, Griot. de fundamental importncia garantir o direito de aprender a todos as pessoas e na escola onde as diferentes presenas se encontram e nas discusses sobre o currculo onde esto os debates sobre os conhecimentos escolares, os
12

Encantamento no conceituado dentro da concepo ocidental, mas sim, dentro da concepo da cosmoviso africana, est baseado na sabedoria dos ancestrais.

procedimentos pedaggicos, as relaes sociais, os valores e as identidades dos alunos e alunas.13 Da a escola ser um espao que deve ser revisto, reavaliado e ento incorporado como espao de aprendizagem contnua e valorizao da diversidade, onde esta , realmente, valorizada e no apenas um discurso. Posto sermos a maior populao afrodescendente porque no educar desde frica? Por que no encantar / educar desde os valores africanos? Ora, a educao deve convergir para a formao de cidados que tm orgulho do seu pertencimento tnicorracial, tem sua identidade valorizada e seus direitos garantidos. Diferena riqueza! Educar com frica inverter os paradigmas e compreender o Brasil desde os afrodescendentes, pensar uma educao desde o repertrio cultural originrio da frica, pensar processos dinmicos, inclusivos alm de criativos, entender o conhecimento como sabedoria atrelada ao cotidiano, famlia, comunidade. A educao afrodescendente desenvolve uma pedagogia em dilogo com nossa origem, que est assentada na experincia africana, na valorizao da comunidade. Educar com frica resignificar o olhar. 3.1 Comunidade Antes de pensar o pensamento mister pensar o sujeito que pensa14, diz Eduardo Oliveira (2007), ora, o sujeito que pensa vive em comunidade e esta responde contextualmente s caractersticas e necessidades de cada regio, tecendo uma grande variedade de organizao poltica e social, desse modo nunca impe-se um modelo de organizao econmico-social, ao contrrio, admite-se os vrios modos de organizao, pois a cosmoviso africana no prima pela imposio de modelos nico, totalitrios e, sim, pela diversidade. A formao do indivduo nas civilizaes africanas uma responsabilidade atribuda a toda comunidade, os processos de socializao so sempre coletivos e pensa a promoo do bem estar da comunidade. Esta dom e ddiva, forma um elo indissocivel com o indivduo, visando o bem de todos e de cada um. Reciprocidade a regra.
13

Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e para o ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apresentao.
14

Filosofia da Ancestralidade, 2007, pg. 236.

Da a educao de base africana ter como cenrio o cotidiano, este revestido do natural e do sagrado, ou seja, a vivncia da cultura africana tem uma relao estreita com o natural, este a interface do sagrado, da que a ancestralidade apresenta-se como esse esprito de intimidade com a natureza. A relao com a natureza um espao comunitrio e se d na comunidade. O ancestral a natureza divinizada, a referncia cultural maior, quem apreende a memria da comunidade, o principal arquiteto na construo de uma vida comunitria saudvel. Da a natureza e os ancestrais serem guia, sabedoria e diretriz na cosmoviso africana. O homem africano, assim como seu descendente, pensa a elaborao contnua do mundo, interagindo com a dinamicidade, pois a concepo de mundo africana dinmica, mesmo quando se intenta preservar a herana dos antepassados, mantendo a tradio. Essa manuteno da tradio o modo como se preserva a identidade da comunidade, preservao, no entanto, preservao dinmica, pois quando necessrio se provoca mudanas que visam ao bem estar da comunidade. Preserva-se os smbolos, a linguagem, a rotina do grupo, tanto a riqueza material quanto a espiritual, a religio, a crena, os rituais e os princpios ticos que orientam o indivduo e a comunidade. Essa preservao das tradies, dos antepassados transmitida s novas geraes por meio da oralidade. 3.2 Oralidade Sabemos que a vivncia cultural da cosmoviso africana circular, posto que o crculo no exclui, integrador e horizontal. Essa a forma de educar nessa cosmoviso, pensando a pessoa integrada, com e na comunidade, onde tudo e todos so respeitados em seu espao e onde o espao de todos e cada um respeitado. J sabemos que na cultura oral impossvel separar-se da natureza, esta tem importncia fundamental na cultura africana, influencia o modo de ser, de estar e de pensar, aparecendo atrelada ao ancestral e natureza. Esteja escuta, dizia-se na velha frica, tudo fala, tudo palavra, tudo procura nos comunicar um conhecimento...15. E assim o Griot que chega com seu cajado, cantando, danando para contar histrias, ensinar vida, dedicando-se a

15

B, Amadou Hampt. Amkoullel, o menino fula, pg.31.

coletar narrativas, um mestre da transmisso oral, um viajante incansvel encarregado de guardar na memria os acontecimentos, a memria coletiva do grupo, conta cada histria a atualizando em cada lugar por onde passa, falando desde dentro, desde o espao em que se encontra. um personagem fundamental da realidade africana, um dom/atividade passado de pai para filho, de gerao a gerao, transmitindo as histrias que constituem o universo africano. So msicos, cantores, sbios itinerantes, responsveis pela continuidade da oralidade africana, histria viva que guarda na memria os ensinamentos. Ele tambm um canto solitrio, um espio que observa, escuta... que embaixo de um Baob leva toda a beleza e vivacidade da oralidade. Em Amkoullel, O menino fula h a seguinte apresentao de um griot:
Exibia-se no apenas para distrair a populao e muito menos para tirar algum proveito, porque o que apresentava no era o que se pode chamar exatamente de profano. Suas danas eram rituais, seus cantos, muitas vezes inspirados e as sesses, sempre ricas de ensinamentos.16(B, 2008, p.140)

A oralidade um aspecto essencial para a conservao da tradio, dos mitos e das lendas, por meio dessa oralidade que a palavra se faz como elemento produtor da histria, elemento formador da essncia da comunidade, do indivduo e de tudo que existe, uma fora que deve ser potencializada no ensino da cultura africana e afrobrasileira. No negao da escrita, afirmao da autonomia relacional de comunicao, de contato com o que est a nossa volta, afirmao da independncia que do que imposto por uma cultura estrangeira. Oralidade uma subverso constante, pois contingencial, dinmica e por ser dinmica supe interao e assim, a voz, a pausa, o silncio, adquirem grande significado, assim como o prprio corpo, os sons da natureza e a participao de quem ouve. um mistrio embalado na doura do por vir... do que foi e do que ser. A finalidade a transmisso do saber, ensinamentos que dizem respeito ao comportamento e a tica, representando modelos de conduta, concentrando a tica de uma comunidade, apreendendo o que h de mais importante nessa comunidade e que deve ser seguido. J. Vasina em A tradio oral e sua metodologia diz que:

16

Amadou Hampt B, 2008, Pg. 140.

Uma sociedade oral reconhece a fala no apenas como um meio de comunicao diria, mas tambm como um meio de preservao da sabedoria dos ancestrais, venerada no que poderamos chamar elocueschave, isto , a tradio oral. A tradio pode ser definida, de fato, como um testemunho transmitido verbalmente de uma gerao para outra.17

Assim, essa arte de contar e narrar histria mantm-se atuante. Os mitos, os contos, as histrias narradas tm um carter pedaggico e nessa cultura oral no se separa cincia de arte, poltica de religio, pois tudo est em tudo, tudo o todo, tudo movimento. Pensa-se sempre o conjunto, o universo, pois cada um universo j que dele faz parte. O homem no existe sem o universo e o universo no existe sem o homem. 4. Educar com frica Encantar a vida... trazer leveza e sensibilidade medida que se valoriza o movimento do cotidiano, que ver na diversidade a beleza e a grandeza de ser diferente... somos o universo e este no existe sem ns, que beleza teria se tudo fosse igual? Que educao essa que privilegia o racional e desprivilegia o contexto ao qual est inserido? Que educao essa que no olha para o olhar? Somos aprendizes de corpo inteiro, pois somos de corpo inteiro e sentimentos de corpo inteiro... Educar encantar e, assim, sentir o corpo arrepiar-se com as descobertas de corpo inteiro, onde no se separa o intelectual do afetivo e do cognitivo. Educar com frica encontrar leveza no caminhar, no profissionalizar-se, vivemos num mundo to conturbado, porque no sermos parte inteira de um universo que precisa de ns pra existir? Ao falar sobre o corpo, Eduardo Oliveira pronuncia:
na tradio de matriz africana pode-se afirmar que a inscrio do universo est no corpo. As marcas de identidade do parentesco religioso e social, tnico e poltico, so escorificadas no territrio corporal. Como solo sagrado, ele receber os sinais daquilo que lhe possibilita a origem e o destino. Ser no corpo que os smbolos sero inscritos. Ser o corpo, em si, o sinal maior dessa unio com o Pr-existente e a comunidade. O corpo no uma entidade segregada do mundo, do outro, de deus. O corpo equivalente natureza e ao esprito. (...) O corpo o emblema daquilo que eu sou, e o que eu sou um construto da comunidade. (...) O corpo um texto aberto para a leitura de quem o v. O escritor a comunidade. Portanto, meu corpo no meu, mas um texto coletivo. (...) ser sempre
17

J. Vansina A tradio Oral e Sua Metodologia Histria Geral da frica I Metodologia e Pr-Histria da frica, coleo Unesco, pg.139.

cheio de sinais, smbolos e marcas. O corpo um vestgio dos valores civilizatrios do grupo que nele escreve e nele se reconhece. O corpo social a extenso do corpo individual.18 (OLIVEIRA, 2007, p. 124)

Eduardo Oliveira no deixa dvidas sobre a necessidade e a importncia de se aprender de corpo inteiro, de trabalhar com a pessoa em sua totalidade, sem separaes em seu corpo. Deve-se convidar o corpo, os sentidos, a memria e a histria de cada um, para que coletivamente seja possvel aprender / ensinar, pois no se educa e no se aprende sozinho, posto que educando e educador so construtores e sujeitos do conhecimento. Educar com frica Encantar o olhar, encantar criar mundos! Mais uma vez recorro a Eduardo Oliveira (2006), onde ele faz a seguinte exposio sobre o olhar encantado:
O olhar encantado no cria o mundo das coisas. O mundo das coisas o j dado. O Olhar encantado re-cria o mundo. uma matriz de diversidade dos mundos. Ele no inventa uma fico. Ele constri mundos. que cada olhar constri seu mundo. Mas isso no aleatrio. Isso no se d no nada. D-se no interior da forma cultural. O encantamento uma atitude diante do mundo. uma das formas culturais, e talvez uma das mais importantes, dos descendentes de africanos e indgenas. O encantamento uma atitude frente vida.19 (OLIVEIRA, 2006, p.162)

o encantamento que nos qualifica no mundo, trazendo beleza no fazer/pensar com qualidade, pois pensar desde o corpo produzir conhecimento com todos os sentidos, sem comeo e sem fim, estar em constante movimento e isso a vida, movimento ancestralidade, movimento conhecimento. preciso educar o olhar, educar para a sensibilidade e a partir da atuar com os perceptos, os afetos, as sensaes, o cognitivo que nos coloca na complexidade do mundo. Educar o olhar leva ao aumento da percepo, aprender a decifrar os cdigos, ver alm daquilo que os olhos vem, compreender o que est alm da aparncia, ver/perceber o movimento. Educar o olhar educar de corpo inteiro, olhar o todo de corpo inteiro, o afetivo, cognitivo e intelectual atuando juntos. Viver movimento, movimento incluso, incluso comunho, comunho tica, tica agir com encantamento, encantamento ancestralidade,
18

Filosofia da Ancestralidade, 2007, p.124. Cosmoviso Africana no Brasil, 2006, pg.162

19

ancestralidade vida! Educar o olhar viver com arte, fazer da vida uma obra de arte, a arte de estar no mundo e promover aes de alteridade... construir vida! Encanto movimento, movimento vida, vida ancestralidade, ancestralidade o que constitui a cosmoviso africana! Educar com frica Encantar o olhar e se pensar coletivo, pois o conhecimento coletivo, a sabedoria coletiva, circular, diversa, inclusiva, alterativa. Educar com frica promover o encantamento, o re-conhecimento e a valorizao das culturas que por tanto tempo foram negadas. valorizar e ensinar a histria e cultura africana e afrobrasileira contextualizada, ou seja, trazer a realidade local para pensar as mudanas, reconhecendo no cotidiano o lugar onde se passa a educao, pois tudo acontece num determinando tempo e espao, da a necessidade dessa contextualizao. Educar - Encantar com frica re-criar mundos, construir mundos, estar em comunho com o universo, com a natureza, com o todo, com o outro. ter no conhecimento ancestral a base que promove a diversidade da riqueza cultural e existencial da cosmoviso africana. pensar uma educao para formao crtica dos homens, habilitando para a vida e para a cidadania. Encantamento promove transformao, d significado ao mundo, sa da lgica da interpretao dos acontecimentos do mundo para a sua transformao. Educar Encantar com frica aprender ensinar com vida, promover o encontro com outro, promover alteridade.

Referncias Bibliogrficas:
APPIAH, Kwame Anthony. A inveno da frica. In: Na casa do meu pai: a frica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. B, Amadou Hampt. Amkoullel, o menino fula. So Paulo: Palas Athenas: Casa das fricas, 2003. BETANCOURT, Ral Fornet. Pressupostos, Limites e Alcances Da Filosofia Intercultural. In: Alteridade e Multiculturalismo. Org. Antnio Sidekum- Iju: Ed. Uniju, 2003.

CASHMORE, Ellis. Dicionrio de relaes tnicas e raciais. Traduo: Dinah Kleve. So Paulo: Selo Negro, 2000. CUNHA JR. Henrique. Histria e Cultura Africana e os Elementos para uma organizao Curricular. Fortaleza, Mimeo, S/d. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639 / 03/ Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 12. Ed. So Paulo, Paz e Terra, 1996. ______, Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GOMES, Nilma Lino. Educao Cidad, etnia e raa: o trato pedaggico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossa escola. So Paulo: Selo Negro, 2001. Histria Geral da frica, I: Metodologia e pr-histria da frica. Editado por Joseph KiZerbo. 2.ed.rev. Braslia: Unesco, 2010. LISBOA DE SOUZA, Andria; SILVA SOUZA, Ana Lcia; LIMA, Heloisa Pires; SILVA, Mrcia. De Olho na Cultura Pontos de Vistas Afro-Brasileiros. Salvador, Centro de Estudos Afro-Orientais; Braslia: Fundao Cultural Palmeiras, 2005. LUZ, Marcos Aurlio de Oliveira. Agad: Dinmica da Civilizao Africano-Brasileira. 2 Edio. Salvador: Editora EDUFBA, 2000. MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e Sentidos. So Paulo: Editora tica, 1988. NGOENHA S. Das independncias s liberdades. frica, Maputo: Edies Paulistas, 1993. BARBOSA, Muryatan Santana. Eurocentrismo, histria e histria da frica. REVISTA SANKOFA, Revista de Histria da frica e de Estudos da Dispora Africana. N1, junho/2008. Disponvel em http://www.mulheresnegras.org/doc/SANKOFA1.pdf. Visitado em 31 de Julho de 2010. OLIVEIRA, David Eduardo de. Educar o Brasil com Raa. In: GOMES, Ana Beatriz Souza (Org.); CUNHA JR, Henrique (Org.). Educao e Afrodescendncia no Brasil. Fortaleza: Edies UFC, 2008. ______. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educao brasileira. Curitiba: Editora Grfica Popular, 2007.

______. Cosmoviso africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Editora Grfica Popular, 2006. Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicorraciais e para o ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e africana. MEC / Secretaria Especial de Polticas e Promoo de Igualdade Racial. Braslia, Petry Grfica e Editora Ltda, 2009. PETROVICH, Carlos. MACHADO, Vanda. Ir Ay: Mitos Afro-brasileiros. Salvador: EDUFBA, 2004. SOM, Sobonfu. O Esprito da Intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. So Paulo: Odysseus Editora, 2003. SOUZA, Ana Lcia Silva. Negritude, letramento e uso social da oralidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educao: repensando nossa escola. So Paulo: Selo Negro, 2001. SOUZA, Marina de Mello e. frica e Brasil Africano. So Paulo, Editora tica, 2 ed, 2007. TRINDADE, Azoilda Loretto da. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. In: BRANDO, Ana Paula (Coordenadora do Projeto). Saberes e Fazeres, v.1: modos de ver. Rio de Janeiro: Fundao Roberto Marinho, 2006. VOGEL, Arno.; MELLO, Marco Antnio da Silva.; BARROS, Jos Flvio Pessoa de. Galinha DAngola: Iniciao e Identidade na Cultura Afro-Brasileira. Ilustraes: LODY, Raul. Rio de Janeiro, Pallas, 2005.

You might also like