You are on page 1of 20

PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO

Nossa misso servir com excelncia, tica e eficincia, contando com servidores competentes e valorizados, primando todos pelo respeito ao cidado e ao meio ambiente, contribuindo para fazer de Natal uma cidade cada vez mais humana, socialmente mais justa, solidria e sustentvel, com a melhor qualidade de vida para toda a populao.

Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro Francisco Jos Pimentel Guimares

MANUAL DE ARBORIZAO URBANA DE NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL


SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO

MANUAL DE ARBORIZAO URBANA DE NATAL

NATAL(RN) 2009

Expediente: Manual de Arborizao Urbana de Natal Prefeitura Municipal do Natal


Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Prefeita

Apresentao

Micarla Arajo de Sousa Weber


Secretrio Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Kalazans Louz Bezerra da Silva Secretrio Adjunto Rivaldo Fernandes Pereira


Chefe do Departamento de Planejamento Urbanstico e Ambiental

Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro


Chefe do Setor de Arborizao

o replantio de espcimes vegetais nas vias e logradouros pblicos, praas e parques, constituem-se em atividades rotineiras que demandam conhecimento tcnico e estratgia de ao. A arborizao urbana assume uma importncia para a valorizao ambiental de qualquer aglomerado urbano. Contudo, nossa paisagem urbana, dotada de uma srie de vias, praas e jardins, que apresentam arborizao pouco diversificada. sabido que a presena de rvores e espaos vegetados na cidade propicia aos seus habitantes, um bem estar fsico e psquico, alm de contribuir para o embelezamento e atrao de avifauna. Este manual de Arborizao de Natal, na qualidade de material educativo contm um conjunto de informaes indispensveis para um bom planejamento da arborizao no meio urbano.

Prefeitura de Natal tem como uma de suas

prioridades a arborizao pblica do Municpio. Plantar e conservar a arborizao, bem como efetuar

Vera Lcia de Melo Rodrigues Filgueira

Rondinelle Silva Oliveira


Produo Grfica

Coordenao e Redao

Aslann Leonette A. dos Santos


Equipe Tcnica:

Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro Francisco Jos Pimentel Guimares Maria Florsia de Pessoa de Souza e Silva Richard Rocha Marinho Rondinelle Silva Oliveira Vera Lcia de Melo Rodrigues Filgueira
Colaborao

Ana Lcia Arajo Jse Targino Lopes Mrio Srgio de Oliveira Andrade

Manual de Arborizao Urbana de Natal


Tiragem 2.800 exemplares
Catalogao na fonte: Processos Tcnicos do Setor de Documentao e Disseminao de Informao.
Natal. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Manual de arborizao urbana de Natal / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. - Natal: SEMURB, 2009. 28f. : il.; 24cm. 1. Natal (RN) - Meio Ambiente. 2. Natal (RN) - Urbanismo. 3. Natal (RN) - Paisagismo. I. Ttulo
Permitida a reproduo, desde que citada a fonte. Referncia Bibliogrfica: Natal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Natal, 2009.

Kalazans Louz Bezerra da Silva Secretrio da SEMURB

Manual de Arborizao Urbana.

Sumrio

Introduo

Apresentao.................................................................................................03 Introduo......................................................................................................05 Arborizao em passeios pblicos................................................................06 Detalhes a serem observados.........................................................................07 1.Caladas................................................................................................07 1.1.Modelo de Calada...........................................................................09 2.Rede eltrica..........................................................................................11 3.Porte dos vegetais..................................................................................12 4.Distanciamento entre rvores................................................................12 Caracterstica da muda..................................................................................14 Diversificar importante...............................................................................15 O que plantar?...............................................................................................15 Pequeno porte...........................................................................................16 Mdio porte..............................................................................................18 Grande porte.............................................................................................23 Outras rvores que podem ser plantadas..................................................28 Poda e remoo de rvores............................................................................28 Como plantar?...............................................................................................29 Passo-a-passo:...............................................................................................29 Devemos evitar plantar espcies com as seguintes caractersticas................31 Lista de Fotos................................................................................................32 Referncias....................................................................................................33 Contatos SEMURB.......................................................................................34

s rvores so elementos importantes para a manuteno da qualidade de vida no meio urbano, pois funcionam como importante filtro ambiental, reduzindo a poluio atmosfrica, alm de amenizar o calor, a insolao, a velocidade dos ventos e os rudos. As rvores tambm contribuem no combate a eroso de solos desnudos e os frutos produzidos servem como fonte alimentar para os animais que as usam como abrigo. Para que os vegetais instalados no meio urbano tenham seu pleno desenvolvimento e no se tornem um problema para a populao necessrio um planejamento prvio ao plantio das mudas. A arborizao urbana visa racionalizar a ocupao do solo, de forma que o vegetal a ser plantado, sofra o mnimo possvel de conflitos com os elementos urbanos, sendo assim a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB, em especial o Setor de Arborizao, no uso de suas atribuies vem fornecer subsdios populao atravs deste manual para orientar o plantio correto de mudas no espao urbano. Desta forma, a SEMURB vem trabalhando com a valorizao de espcies nativas, com intuito de aumentar a biodiversidade das rvores urbanas e tambm da cobertura arbrea da cidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida no meio urbano.

05

Arborizao em passeios pblicos

Detalhes a serem observados:

03 06

falta de planejamento tcnico para um plantio adequado s diversas situaes urbanas, so causas que muitas vezes colocam rvores urbanas como um empecilho nos passeios das cidades. importante buscar alternativas que harmonizem o conjunto de equipamentos sociais urbanos com atividades de plantio, manuteno e conservao de espcies, implicando assim na eliminao de conflitos existentes, refletindo-se positivamente na preservao e aumento da massa arbrea nas cidades, contribuindo efetivamente para a melhoria do ambiente nos centros urbanos. Se pensarmos nas rvores dos canteiros centrais, dos parques, das reas de preservao e demais reas que existe no meio urbano, teremos a sensao da grandiosidade da arborizao urbana de uma cidade, mas ns, cidados, temos nossa parcela de responsabilidade na formao e preservao de um ambiente melhor, devendo inicialmente pensarmos nas rvores que esto prximas as nossas residncias, situadas nos quintais, nos jardins, nas caladas, assim estaremos trabalhando de forma individual, que quando realizada de forma responsvel e orientada proporciona benefcios para toda a populao, pois quando contabilizarmos cada rvore cultivada individualmente ao conjunto de rvores que toda a populao plantou teremos a sensao gratificante de estarmos trabalhando por uma cidade melhor, com mais qualidade de vida. Para que possamos contribuir com o desenvolvimento sustentvel das cidades atravs da ampliao da cobertura verde apresentaremos a seguir alguns parmetros que devem ser tomados como base na instalao de um projeto de arborizao urbana e, com isso, colaborar com a melhoria do conforto ambiental da nossa cidade, NATAL.

A arborizao do espao urbano deve ser uma preocupao de toda a populao, principalmente do poder pblico. Porm para inserir rvores no meio urbano necessria a observao de pontos fundamentais para que as mesmas no se tornem um problema para a sociedade.

1.Caladas
De acordo com a lei municipal 055 de 27 de janeiro de 2004 as caladas devem obedecer as seguintes prescries: * Largura mnima equivalente a 2,50 metros; * Faixa para circulao de pedestres igual a 1,20 metros de largura;

04 07

1.20m 2.50m 3.00m

Em caladas com 2,50 metros de largura deve-se plantar rvores de pequeno porte.

1.1 Modelo de calada


As rvores devero ser plantadas a uma distncia mnima de 7 metros de placas de sinalizao de trnsito.
-

Para que se possa usufruir dos benefcios que as rvores instaladas nas caladas podem oferecer e ao mesmo tempo permitir a passagem dos pedestres, sugerimos um modelo para a construo de caladas, onde foram consideradas as dimenses mnimas recomendadas para garantir o desenvolvimento das rvores.

.
7.00m

03 08

Em caladas com largura superior a 2,50 metros e quando os imveis apresentarem recuo, podero ser plantadas rvores de pequeno, mdio e grande porte, com altura de at 12 metros. A distncia mnima do vegetal ao meio fio de 0,50 metros.

12.00m

04 09
2.50m

Ruas com menos de 7 metros de largura e caladas estreitas s devem ser arborizadas com espcies de pequeno porte e deve-se alterar a posio de plantio de ambos os lados da rua, ou ento apenas plantar de um lado da rua (observar se algum dos lados no possui fiao).
7,00m

0.3m 1.0m

1.2m

PERFIL DA CALADA

2. Rede eltrica
REA PERMEVEL AFASTAMENTO FAIXA DE ROLAMENTO PASSEIO

A observao da rede eltrica de relevante importncia antes de se implantar rvores em ambientes urbanos. Atualmente muitas rvores so sacrificadas com podas drsticas por causa da fiao, prejudicando o desenvolvimento da planta e a paisagem em geral. Para que no aconteam danos, nem com as rvores nem com a rede eltrica, devemos projetar o plantio das mudas observando a orientao do sol, colocando as mudas no lado do sol nascente, onde recebe maior insolao durante tarde. Quando s houver espao sob a rede eltrica, apenas plante rvores de pequeno porte;

03 10

11

Sob rede eltrica, o plantio de mudas de maior porte possvel desde que a muda seja plantada fora do alinhamento da rede (lateralmente), e se necessrio, seja feita uma poda para direcionar o crescimento da copa.

0.30m

1.00m

1.20m

PLANTA BAIXA DA CALADA

3. Porte dos vegetais


Dependendo das condies ambientais locais que as rvores so submetidas, elas podem atingir o tamanho caracterstico da espcie, determinando a altura, o dimetro da copa, a velocidade de crescimento, entre outras caractersticas. O distanciamento a ser considerado no plantio de mudas em um projeto de arborizao deve ser de acordo com o porte do vegetal. Para isto sugerimos a seguinte classificao do porte: * PEQUENO PORTE: vegetais que atingem uma altura de at 5 metros; * MDIO PORTE: vegetais que apresentam a altura no intervalo de 5 a 10 metros; * GRANDE PORTE: vegetais que ultrapassam 10 metros de altura.

Tabela de distanciamento entre os vegetais e alguns elementos urbanos

ELEMENTOS
Bancas, cabines, guaritas, telefones Caixas de inspeo, boca de lobo, bueiros Equipamentos de segurana (hidrantes) Esquina Instalaes subterrneas Iluminao pblica, postes Placas de identificao e sinalizaes Transformadores

PORTE DO VEGETAL Pequeno*


3,0 3,0 2,0 5,0 1,0 4,0 7,0 5,0

Mdio*
4,0 4,0 3,0 7,0 2,0 7,0 7,0 8,0

Grande*
5,0 5,0 4,0 7,0 2,0 10,0 7,0 12,0
* EM METROS

03 12

4. Distanciamento entre rvores


Na elaborao de projetos de arborizao a locao das rvores deve obedecer o distanciamento mnimo recomendado entre os vegetais, utilizando como principal critrio o porte do vegetal e seu formato de copa, com o intuito de permitir o desenvolvimento das mudas e deste modo no gerar competio entre as mesmas. De acordo com a classificao do porte das rvores apresentamos a seguinte orientao: Porte Distncia

04 13

Pequeno Mdio Grande

5,0m 8,0m 12,0m

Caracterstica da muda:
Para obter xito em projetos de arborizao urbana apresentamos algumas caractersticas das mudas, que devem ser observadas e que so essenciais para o seu bom desenvolvimento:

Diversificar importante
muito importante que a diversidade de espcies seja considerada no plantio de mudas, e que as espcies nativas da regio sejam prioritariamente utilizadas. No existem ndices que regulamentem a proporo das espcies utilizadas no plantio, porm sabe-se que este deve ser em funo da flora da regio. Estudos cientficos mostram que se deve utilizar, no mximo, 6% de uma determinada espcie no projeto de arborizao urbana, e que estes devem ser instalados de forma heterognea (misturada) para diminuir diversos problemas que ocorrem quando concentramos uma espcie em projetos de arborizao, alm de possibilitar o abrigo de diversos animais naquele ambiente.

* A altura da 1 bifurcao do caule deve ser superior a 1,80 metros e de 2,50 metros para a altura total da muda; * Apresentar boa formao;

14

* Que esteja livre de pragas e doenas; * Apresentar raiz com boa formao e consolidada nas embalagens plsticas grandes (25 x 30 cm), ou em outros recipientes, como latas a partir de 8 litros;

O que plantar?
A escolha da espcie de fundamental importncia para o bom desenvolvimento das mudas, devendo-se observar s exigncias da espcie: luminosidade, gua e fertilidade do solo. O melhor caminho para a arborizao de uma cidade, a escolha de espcies NATIVAS. Devido a sua rusticidade estas espcies possuem caractersticas que as tornam menos vulnerveis s adversidades urbanas, principalmente poluio. Com isso a incidncia de doenas e outros problemas sero reduzidos. Para os espaos privados devemos utilizar rvores que produzam frutos comestveis porque alm de implementarem a cobertura vegetal da cidade, produziro frutos que serviro de alimento para as pessoas. Para os espaos pblicos devemos utilizar as demais espcies de rvores. Assim, fizemos uma listagem de acordo com o porte das rvores, descrevendo as caractersticas mais importantes:

15 04

Ter copa formada por, no mnimo, trs ramos alternados;

Pequeno porte
Araticum
rvore pequena, com tronco de 20 cm a 30 cm de dimetro. Sua madeira leve e pouco resistente. Apresenta copa arredondada com flores amarelas e frutos grandes. uma espcie com qualidades ornamentais e pode ser empregada no paisagismo, principalmente na arborizao urbana de ruas estreitas

Urucum
rvore muito conhecida, pois extra-se das sementes o colorau, que utilizado na culinria. Possui copa arredondada e densa, com folhagem perene, frutos avermelhados e flores cor de rosa. Planta com raiz profunda e de rpido crescimento, sendo utilizada na recuperao de reas degradadas.
Foto 03 - Urucum

03 18

Foto 01 - Araticum

04 19

Pata-de-vaca
Planta de madeira resistente e de rpido crescimento. Apresenta copa mais ou menos arredondada e rala, com flores brancoamareladas, podendo ser empregada na arborizao de ruas estreitas e sob redes eltricas.

Foto 02 - Pata-de-vaca

Mdio porte
Aroeira-do-serto
Vegetal de madeira pesada e resistente, apresentando copa elevada, com flores amarelas. Apresenta grande resistncia a perodos de estiagem. indicada para utilizao na arborizao urbana.

Craibeira
rvore de madeira moderadamente pesada. Apresenta folhas compostas, que caem em determinada poca do ano, que corresponde com a poca de florao, conferindo-lhe grande beleza por sua colorao amarela. muito utilizada na arborizao urbana e na recuperao de reas degradadas, principalmente para recompor reas de mata ciliar (prximo cursos de gua).

Foto 06 - Craibeira

03 18

Foto 04 - Aroeira-do-serto

04 19
Jenipapo
rvore de madeira moderadamente pesada. Apresenta copa aberta, com folhas simples e flores grandes e brancas, passando a amarelas logo que se abrem. Muito utilizada em projetos de recuperao de reas degradadas, devido seu fruto ser do tipo baga e a polpa ser adocicada constitui como fonte alimentar para a fauna.
Foto 05 - Carnaba Foto 07 - Jenipapo

Carnaba
A madeira moderadamente pesada, com grande durabilidade em ambientes salinos. A planta apresenta folhas com 1 metro de comprimento e os frutos so em forma de cacho. utilizada em diversos setores, desde a construo a fabricao de graxas, vernizes, sabonetes, etc. muito utilizada na arborizao urbana, principalmente em canteiros por ser uma palmcea.

Ip-amarelo
Possui madeira pesada e de excelente qualidade. As folhas so compostas e pilosa (aveludada). Em poca de florao medida que vo surgindo as flores suas folhas caem, ficando totalmente amarela. uma espcie muito utilizada na arborizao urbana, sendo ideal para reas com disponibilidade de espao fsico.
Foto 08 - Ip-amarelo Foto 10 - Maaranduba

Maaranduba
Vegetal com madeira dura e moderadamente pesada. Sua copa apresenta-se mais ou menos densa, com folhas simples e frutos de polpa doce. Devido suas caractersticas muito utilizada na recuperao de reas degradadas, pois apresenta crescimento moderado, sendo tambm indicada para a arborizao urbana.

03 20
Ip-roxo
rvore de madeira pesada e resistente. empregada com sucesso na arborizao urbana. Em poca de florao perde sua folhagem e surgem as flores, que so cor de rosa. Quando utilizada na arborizao urbana em unio com o Ip-amarelo proporciona uma grande harmonia no ambiente, pois quebra a frieza do cotidiano das grandes cidades atravs do contraste de cores das flores.

04 21
Pau-brasil
Vegetal de madeira muito pesada e resistente. O caule apresenta acleos (falsos espinhos) que se desprendem facilmente do caule. A copa densa, com folhas compostas, flores amarelas, havendo diferenciao na colorao em uma ptala, apresentandose na cor vermelha. O fruto do tipo vagem, com projees pontiagudas na face externa, em formato de espinho. muito utilizada na arborizao urbana.

Foto 09 - Ip-roxo

Foto 11 - Pau-brasil

Grande porte
Pitomba
Sua madeira muito pesada e resistente. A copa proporciona boa sombra por ser densa e arredondada. Suas flores so pequenas e amareladas. uma espcie de rpido crescimento, sendo, portanto, tima para projetos de recuperao de reas degradadas e de arborizao de reas urbanas. rvore bastante conhecida, pois seus frutos so utilizados para alimentao tanto humana quanto da fauna em geral.
Foto 14 - Angico

Angico
Possui madeira muito pesada e resistente. Apresenta copa aberta, folhas compostas e com flores exuberantes, que atraem grande variedade de insetos. Seus frutos so vagens. rvore de crescimento rpido, o que a torna muito utilizada na arborizao urbana e em recuperao de reas degradadas.

Foto 12 - Pitomba

22
Oiticica
Ve g e t a l d e m a d e i r a moderadamente pesada e resistente. Suas folhas so simples e de textura corecea, as flores tem colorao esbranquiada. Os frutos so muito apreciados pela fauna em geral. Pode ser utilizada na arborizao urbana com sucesso, pois uma espcie bem adaptada as condies edficas com baixa disponibilidade de gua e tambm em reas pedregosas.
Foto 13 - Oiticica

04 23

Gameleira
um vegetal de madeira moderadamente pesada e de pouca resistncia. Apresenta copa densa, com folhas simples e frutos globuloso. A rvore fornece tima sombra, porm toma dimenses gigantescas, sendo ideal para praas, parques e reas verdes. uma planta que tolera bem o estresse hdrico, conferindo-lhe grande resistncia.
Foto - 15 Gameleira

Jatob
rvore de madeira pesada e muito dura ao corte. Apresenta copa pouco densa com flores amareladas e com forte odor. muito utilizada em programas de reflorestamento e na arborizao de parques e grandes jardins.

Oiti
Apresenta madeira pesada, dura e resistente. A copa densa, o que proporciona boa sombra. Suas folhas so simples, possuindo duas tonalidades, apresentando-se verde-claro quando jovem (so envolvidas por uma cera protetora), e verde intenso quando velhas. muito utilizada na arborizao de espaos pblicos, como praas, canteiros centrais. Pode ser empregada com eficcia na recuperao de reas degradadas.

Foto 15 - Jatob

Foto 17 - Oiti

03 24
Munguba
Planta de madeira leve. Sua copa densa, o que proporciona boa sombra. Conhecida como falso-cacau, esta planta produz sementes que podem ser consumidas cruas, cozidas, torradas ou modas. muito utilizada na arborizao urbana, mas como seus frutos so grandes podem causar acidentes quando caem sobre pessoas ou outros elementos do meio urbano.
Foto 16 - Munguba

25

Pau-ferro
Vegetal com madeira muito pesada, dura e de longa durabilidade natural. Copa pouco densa, com folhas compostas e flores amarelas. Frutos tipo vagem bastante resistente. Planta de crescimento rpido e muito ornamental. Desenvolve bem em reas abertas com sol direto. Muito utilizada para recomposio de reas degradadas, podendo ser utilizadas na arborizao urbana.

Foto 18 - Pau-ferro

Sapucaia
rvore de madeira moderadamente pesada, dura e resistente. Copa densa, o que confere boa sombra. Flores rseas e frutos grandes, contendo em seu interior as sementes, que quando balanado conferi-lhe som caracterstico. Pode ser utilizada no espao urbano em reas que no sejam de trfego humano ou estacionamento de veculos, devido a possibilidade de queda dos frutos.

Sucupira
S u a m a d e i r a moderadamente pesada e dura. Apresenta copa pouco densa, com folhas compostas. Flores amareladas e sementes aladas (em forma de asa). Por ser de rpido crescimento, muito utilizada em projetos de recuperao de reas degradadas e em projetos de arborizao urbana.

Foto 19 - Sapucaia

Foto 21 - Sucupira

03 26
Sibipiruna
Ve g e t a l d e m a d e i r a moderadamente pesada e resistente. Apresenta copa formosa e densa, proporcionando boa sombra. Com folhas compostas e flores amarelas muito vistosas. Tolera bem qualquer tipo de solo, tornando-a de fcil introduo em ambientes urbanos. atualmente uma das espcies mais utilizadas na arborizao urbana nas grandes cidades brasileiras.

04 27
Timbaba
Madeira leve, macia ao corte e pouco resistente. Sua copa ampla e frondosa, com folhas compostas e flores amareladas. muito utilizada na recuperao de reas degradadas, podendo tambm ser utilizada na arborizao urbana.

Foto 20 - Sibipiruna

Foto 22 - Timbaba

Outras rvores que podem ser plantadas

Como plantar?
Aps a escolha do local e da espcie, fundamental que o plantio siga as orientaes desta cartilha, pois ser possvel atingir os objetivos desejados da arborizao sem gerar conflitos com outros elementos urbanos. O plantio deve ocorrer durante o perodo menos quente do dia (comeo da manh ou final de tarde), ou mesmo num dia nublado ou chuvoso, para que a planta sofra menos com o stress do plantio. Devemos plantar as mudas no comeo da estao chuvosa (maroabril) e reg-las todos os dias, principalmente no perodo de estiagem. Antes de iniciar o plantio, providencie ferramentas adequadas para o t r a b a l h o , c o m o e n x a d a , p , b a l d e , r e g a d o r, e t c .

Pequeno Porte
- Ameixa brava - Ara - Cumati - Sabo de soldado - Ubaia doce

Mdio Porte
- Canafstula - Conduru - Mutamba - Pau sangue - Sapucaia mirim

Grande Porte
- Barriguda - Cajarana - Ing - Louro branco - Peroba

Passo-a-passo:
60 cm

03 28

04 29

Poda e remoo de rvores


A poda e a remoo de rvores s devem ser feitas por pessoas capacitadas para no ocasionar problemas para o prprio vegetal ou para as pessoas, pois durante a execuo do trabalho pode ocorrer queda de galhos sobre veculos, fiao, imveis e at mesmo sobre os transeuntes. Essas atividades so de responsabilidade do poder pblico, podendo ser realizadas por terceiros, como a COSERN, quando se tratar de manuteno da rede area de energia. Como proceder para podar ou remover uma rvore? A populao deve requerer a SEMURB, que dependendo do parecer tcnico, tomar as medidas cabveis e necessrias.

1Passo - COVA: A cova para o plantio deve ter as seguinte dimenses: 60x60x60 cm. 2Passo - ADUBAO: Preencha o fundo da cova com folhas secas. Em seguida, para adubar a cova misture 1 medida de adubo (esterco de vaca, de galinha, adubo orgnico ou hmus de minhoca) + 1 medida de areia + 2 medidas de areia barrada e preencha o fundo da cova, cobrindo todo o material que foi colocado anteriormente.

Adubo

Areia

Areia T erra barrada B arrada

Areia T erra barrada B arrada

3Passo - TRANSPLANTE: Retire o saco ou recipiente que envolve a muda sem deixar que o torro de terra se quebre para no danificar a raiz. Coloque a muda na cova, cobrindo-a com a mistura anteriormente preparada, conservando aproximadamente 10cm sem preencher, formando uma micro-bacia, que servir para acumular gua e no escorrer.

5Passo - PROTEO : importante proteger a muda colocando uma grade, que pode ser metlica ou de madeira, devendo ser conservada at que sua copa esteja alta e livre de agressores.

03 30

Devemos evitar plantar espcies com as seguintes caractersticas:


Com razes superficiais. Exemplo: flamboyant; 4Passo - TUTORAMENTO: Devemos direcionar o crescimento da planta utilizando estacas de madeira (tutor), fixando-o junto a muda no sentido vento-tutor-planta. O tutor deve ter altura mnima de 1,80 m. O n deve ser tipo 8 invertido (observe figura), amarrando firmemente o cordo no tutor e s depois ao redor da muda de forma a no apertar o caule da muda e prejudicar o seu desenvolvimento. Com copa decdua (perdem a folhagem em determinada poca do ano), o que podem vir a entupir bueiros. Exemplo: castanhola; Que tenham espinhos no tronco ou nos frutos. Exemplo: macaba; Apresentem flores e frutos grandes. Exemplo: jaqueira, mangueira, coqueiro, etc; Produzam frutos de polpas que mancham roupas ou agridam a pintura de veculos estacionados. Exemplo: tulipa tropical, azeitona preta; Vegetais que sejam suscetveis ao ataque de pragas e doenas. Exemplo: jambeiro, cssia amarela, brasileirinho, etc.

04 31

Lista de fotos
Foto 01 - Araticum Fonte: www.arvoresdeirati.com Foto 02 - Pata-de-vaca Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 03 - Urucum Fonte: www.prodam.sp.gov.br Foto 04 - Aroeira-do-serto Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 05 - Carnaba Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 06 - Craibeira Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 07 - Jenipapo Fonte: www.geocities.com Foto 08 - Ip-amarelo Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 09 - Ip-roxo Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 10 - Maaranduba Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Referncias:
ACHETUDOEREGIO. Jatob. Disponvel em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/jatoba.htm>. Acesso em: 4 jul. 2007. ACHETUDOEREGIO. Pau-ferro. Disponvel em: <http:www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/pau_ferro.htm>. Acesso em: 4 jul. 2007. R V O R E S D E I R AT I . A r i t i c u m . D i s p o n v e l e m : <http://www.arvoresdeirati.com/index.php?area=listas>. Acesso em: 4 jul. 2007. J E N I P A P O . D i s p o n v e l e m : <http://www.geocities.com/atine50/frutas/jenipapo.htm>. Acesso em: 4 jul. 2007. LORENZI, Harri. rvores Brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. 4 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002. v. 1. PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Cartilha daArborizao Urbana. PortoAlegre, 2002. S A P U C A I A . D i s p o n v e l e m : <http://www.arvores.brasil.nom.br/florin/popular.htm>. Acesso em: 4 jul. 2007. SO PAULO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Urucum. Disponvel em: <http://www.prodam.sp.gov.br/svma/parques/bixaorellana1.htm>. Acesso em: 4 jul. 2007. SO PAULO. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Programa Um Milho de rvores. So Paulo : SMVMA, 1997. SO PAULO. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Manual Tcnico de Arborizao Urbana. So Paulo : SMVMA , 2002.

32 03

Foto 11 - Pau-brasil Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 12 - Pitomba Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 13 - Oiticica Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 14 - Angico Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 15 - Gameleira Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 15 - Jatob Fonte: www.achetudoeregiao.com.br Foto 16 - Munguba Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 17 - Oiti Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo
Foto 18 - Pau-ferro Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

33

Foto 19 - Sapucaia Fonte: www.arvores.brasil.nom.br Foto 20 - Sibipiruna Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 21 - Sucupira Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Foto 22 - Timbaba Fonte: SEMUB - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Contatos :
Secretaria Municipal de MeioAmbiente e Urbanismo - SEMURB Central deAtendimento 3232-9184 ou 3232-9185 Departamento de Planejamento Urbanstico e Ambiental - DPUA 3232-5610 Setor de Arborizao - SA 3232-5611 Setor de Educao Ambiental - SEA 3232-3357

Anotaes/Ficha de Pesquisa

34

Setor de Cobertura Vegetal - SCV 3232-9183 Setor de Superviso Geral de FiscalizaoAmbiental - SGFA 3232-9180 Linha Verde 3611-1523 Horto Pitimbu 3232-8397 Secretaria Municipal de MeioAmbiente e Urbanismo Rua General Glicrio, 246 Ribeira CEP: 59.012-100 Natal/ RN Internet: www.natal.rn.gov.br/semurb

Anotaes/Ficha de Pesquisa

You might also like