You are on page 1of 3

X X

Literatura 9 ano
Linha do tempo Literria

ESCOLAS LITERRIAS

CLASSICISMO

BARROCO

ARCADISMO

TROVADORISMO

CONTEXTO, CARACTERSTICAS, AUTORES

Perodo Medieval. Baseava-se em cantigas para divertir o povo e a nobreza. Teve forte influncia da Igreja Catlica.

Imitao dos autores greco-latinos. Teocentrismo: valorizao do homem sem negar o valor supremo de Deus.

Resgate e valorizao da cultura greco-latina de forma intensa. Valorizao da nao lusitana. Cames: Os Lusadas.

Movimento literrio da Contra-reforma. Conflito entre f e Razo (Teocentrismo/ Antropocentrismo). Gregrio de Matos e Pe. Antnio Vieira.

Resultado de uma reao anti-barroca. Retomada dos valores clssico (Neoclassicismo). Racionalidade Cludio Manoel da Costa,

Defende a liberdade de expresso, inspirado na frase clebre da Revoluo francesa "Liberdade, igualdade e fraternidade". Apoteose do sentimento. Trs Fases:Ufanista/ Ultraromntica/Social. Gonalves Dias, lvares de Azevedo, Castro Alves

ESCOLAS LITERRIAS

MODERNISMOPR-

PARNASIANISMO

NATURALISMO

SIMBOLISMO

MODERNISMO

REALISMO

ROMANTISMO

HUMANISMO

CONTEXTO, CARACTERSTICAS, AUTORES

"O realismo uma reao contra o romantismo: o romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo anatomia do carter. Crtica ao homem e sociedade. Descritivismo. Detalhismo. Machado de Assis: Dom Casmurro.

um realismo mais radical. Mune-se de teorias Cientficas poderosssimas para constituir seu pontode-vista em relao ao mundo: o materialismo e o determinismo. Aluzio de Azevedo: O Cortio.

Arte pela Arte. Descritivismo. Retorno ao clssico: busca pela perfeio potica e esttica. Reflexo sobre o prprio ato potico. Sonetos. Descrio de obras de Arte. Referncia mitologia. Olavo Bilac e Raimundo Corra.

Utilizao de smbolos, metforas, linguagem figurada que sugiram sensaes aos leitores. Misticismo. Cruz e Souza: Broquis e Missal.

Ruptura com o passado. Regionalismo. Contemporaneidade. Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Graa Aranha.

Liberdade de linguagem. Liberdade esttica. Incorporao do cotidiano. Trs fases: 1 gerao (1922-1930)/2 gerao (1930-1945)/3 gerao (1945-1978). Oswald de Andrade, Graciliano Ramos, Dyonlio Machado, Clarice Lispector

MODERNISMO Caractersticas Gerais


A) LIBERDADE DE EXPRESSO O pintor, o escritor ou o msico no precisam se guiar por outras leis que no as de sua prpria interioridade e seu prprio arbtrio. A liberdade s poder ser cercada por regimes autoritrios que probem a circulao dos objetos artsticos. Caso contrrio, todas as normas foram abolidas. B) INCORPORAO DO COTIDIANO Uma das maiores conquistas do modernismo, a valorizao da vida cotidiana traz para uma abertura temtica sem precedentes, pois at ento, apenas assuntos "sublimes" tinham direito indiscutvel ao mundo literrio. Agora, o prosaico, o dirio, o grosseiro, o vulgar, o resduo e o lixo tornam-se os motivos centrais da esttica modernista. A aventura do cotidiano leva o artista a romper com os esquemas de vida burguesa. Ele descobre o folclrico e o popular, elementos dos quais se apropriar, muitas vezes indevidamente. Acima de tudo, o artista est consciente de que todos os objetos podem se tornar literrios. C) LINGUAGEM COLOQUIAL Este anticonvencionalismo temtico, esta dessacralizao dos contedos encontra correspondncia na linguagem. Alm das inovaes tcnicas, a linguagem torna-se coloquial, espontnea, mesclando expresses da lngua culta com termos populares. Liberto da escrita "nobre", o artista volta-se para um estilo prosaico, que admite "erros" gramaticais e palavras comuns. D) INOVAES TCNICAS O rompimento com os padres culturais do sculo XIX implicaria no surgimento de novas tcnicas de escritura, tanto no domnio da poesia, quanto no da fico. As principais conquistas foram: - O verso livre: o verso j no est sujeito ao rigor mtrico e as formas fixas de versificao, como o soneto, por exemplo. Tambm a rima se torna desnecessria. - A destruio dos nexos: os chamados nexos sintticos, preposies, conjunes, etc. So eliminados da poesia moderna, que se torna mais solta, mais descontinua e fragmentria e, fundamentalmente, mais sinttica. No plano da prosa, essas elipses geraram o estilo telegrfico: frases curtas e sincopadas. - A enumerao catica: consiste no acmulo de palavras que designam objetos, seres, sensaes, vinculados a uma idia ou vrias idias bsicas, sem ligao evidente entre si. - O fluxo de conscincia: tcnica narrativa estabelecida por Edouard Dujardin e sacramentada por James Joyce. Trata-se de um monlogo interior levado para o texto de fico sem qualquer obedincia normalidade gramatical, lgica e mesmo coerncia. a mente do personagem revelada por ele prprio, sem nenhum tipo de barreira racional.

- A colagem e montagem cinematogrfica: ainda no campo da narrativa, valoriza-se a fragmentao do texto, sua montagem em blocos, a "colagem" de notcias de jornais, cartazes, telegramas, etc. No corpo dos romances, como o fez Jonh dos Pasos na trilogia U.S.A . Ou ainda a utilizao de vrias vozes narrativas (1, 2, 3 pessoas no mesmo livro) nas experincias de Faulkner (Enquanto agonizo, O som e a fria). - A eliminao dos sinais de pontuao: os sinais tornam-se facultativos, com o escritor subordinado ao uso de pontos, vrgulas, travesses, etc. A uma disposio estilstico-psicolgica e no a regras gramaticais. Sua eliminao frequente visa dar ao texto um aspecto de catico ou febril.

You might also like