You are on page 1of 18

COZINHA.

MARMORE
GRANITO

O mrmore, tambm conhecido como rocha metamrfica, proveniente da modificao qumica do calcrio e do meio onde se encontra. O processo conhecido como metamorfismo e consiste numa resposta das rochas e minerais presso e ao calor, ou seja, o mrmore formado a partir da transformao fsico-qumica sofrida pelo calcrio a altas temperaturas e presso. A prova disso que as maiores jazidas de mrmore se encontram em regies de atividade vulcnica e que possuem a rocha matriz calcria. Essa origem explica a definio de rocha metamrfica dada ao mrmore. A temperatura em que se encontra o calcrio definida como grau metamrfico e, juntamente com a composio qumica do mineral, molda a rocha dando origem a variadas cores que vo do branco at o preto, passando por diferentes tons verdes, vermelhos e amarelos, e tambm diferentes texturas.

O granito uma rocha formada de trs minerais: mica, quartzo e feldspato. mais duro que o mrmore. Os granitos de Minas Gerais so conhecidos pelos seus desenhos rebuscados, com movimento, sem seguir um padro. A Bahia famosa pelas rochas azuis. Entre os produtos mais conhecidos, o lils-gerais e o verdecandeias vm de Minas; o cinza-prata e o verde-linhares, do Cear; o gialloveneziano, do Esprito Santo; o capo bonito, o cinza-mau e o verdeubatuba, de So Paulo. Estes so os maiores produtores, mas todos os estados brasileiros tm granito e h centenas de tipos diferentes. H quatro tipos de acabamentos possveis: levigado, lustrado, apicoado e flameado.

O PROCESSO DE EXTRAO
Inicia-se com a realizao de uma pesquisa de solo, onde se levanta o potencial e qualidade da rochas, dentre outras caractersticas. Esta etapa torna-se de fundamental importncia para as etapas subsequentes. Para comear deve ser feita por profissionais qualificados, geralmente gelogos e engenheiros de minas, que baseados em critrios tcnicos, condicionantes geolgicas (regionais e locais) estimativas de reservas, constituintes fsicoqumica da rocha, deliberam sobre viabilidade da lavra, ou concluem sobre a melhor forma de extrao, evitando perdas e consequentemente menores impactos. A atividade de extrao de mineral somente pode ser exercida pelo empreendedor que, comprovadamente, esteja regularizado perante o Departamento nacional de Produo Mineral(DNPM), que concede as licenas necessrias para pesquisa e explorao. A autorizao de pesquisa concedida pelo diretor-geral do DNPM. Nessa fase, a extrao mineral poder ocorrer mediante a guia de utilizao. J a concesso para se lavrar uma jazida outorgada por portaria do ministro de Minas e Energia. Aps isso busca-se o licenciamento junto aos rgos ambientais da regio. ( Revista inforochas, 2006)

MTODOS DE LAVRA
Nesta fase cresce de importncia a pesquisa realizada previamente. O investimento feito comea mostrar resultado, fornecendo subsdios preciso para escolha da melhor metodologia, que vai propiciar maior produtividade e menores impactos ambientais. A partir do momento em que se atinja um certo grau de conhecimento da reserva no que diz respeito forma e volume disponveis, qualidade do material, dimenses do bloco a serem lavrados, caractersticas geolgicas e petrogficas, pode-se passar ao estudo de planejamento de lavra da pedreira adotando-se uma metodologia de extrao e recuperao ambiental. Lavra por desabamento; Lavra de mataes; Lavra por bancadas; Lavra Subterrnea;

TECNOLOGIA DE CORTE
A escolha da tecnologia de corte a ser empregada nas atividades de lavra dar-se- de fatores tais como: tipo de rocha, suas caractersticas petrogrficas e estruturais, valor do material no mercado, meio-ambiente, disponibilidade financeira da empresa, dentre outros. Nos ltimos anos, as tecnologias de corte, tradicionais ou avanadas, tm experimentado um considervel progresso, decorrente do aumento da demanda por rochas para uso na engenharia de construes, obras de arte e decorao de interiores. As tcnicas atualmente mais avanadas so as seguintes: Corte por fio diamantado; Waterjet; Correia diamantada.

IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE EXTRAO


Como toda atividade de minerao a extrao dos blocos de uma lavra de rochas ornamentais uma atividade altamente impactante. Primeiramente se faz necessrio o desmatamento e a remoo do solo para tornar vivel o acesso e a operao da lavra, o que provoca um efeito negativo na fauna e flora, alm do impacto visual. Sabemos que o empreendimento tendo todos os tipos de licena exigida pela legislao e autorizao para lavra, esses impactos so inevitveis, cabendo ao empreendedor cumprir a legislao, executando todas as etapas de recuperao da rea para minimiza-los. Observa-se em seguida um intenso movimento de mquinas, carros e caminhes acompanhados de rudos e poeira, agravandose quando a lavra entra em operao com as vibraes provocadas pelas exploses e mquinas perfuratrizes, alm dos cascalhos de pedras.

REDUO DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE EXTRAO


A produo de resduos na indstria de rochas ornamentais proporcional quantidade de mrmore e granitos beneficiados, que por sua vez obedece a demanda do mercado interno e externo. Nota-se que para haver uma reduo dos resduos, obviamente teria que haver uma diminuio da produo. Desde o incio da realizao deste estudo no se encontra uma nica vez, na literatura especializada, termos que acenem para uma abreviao da produo em detrimento da reduo dos resduos. Muito pelo contrrio, o que se busca cada vez mais so formas de aumentar a produo para atender a demanda do mercado. Isso nos leva concluir que no vivel exigir essa postura das empresas, mas podemos cobrar que sejam feitos investimentos em novas tecnologias que minimizem os impactos ambientais e a produo de resduos. Outra medida agregar valor aos produtos elaborados a partir de uma produo mais limpa, orientando os consumidores para a importncia desse procedimento em benefcio do meio ambiente. A extrao com j vimos, provoca uma srie de impactos. Dentre estes podemos assinalar a remoo do solo e vegetao, a assoreamento de rios e grande desperdcio de rochas. Com um bom planejamento pode-se recompor o solo e vegetao e evitar assim a eroso que to prejudicial para manuteno do rios. Por fim investimento em tecnologia permite um corte preciso da rocha evitando desperdcio e agregando valor.

MARMORE
O mrmore composto por um mineral e por calcita. J o granito formado por trs minerais (a mica, feldspato e quartzo). Na prtica, isso significa que o granito bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mrmore, que risca com mais facilidade. No mercado, existem disponveis mrmores e granitos nacionais ou importados. Um dos fatores que influi na oferta e preo desses diversos tipos sua raridade: quanto mais raro, mais caro. O Brasil possui muitas jazidas de granito e est entre os grandes exportadores de granito do mundo, mas sua produo de mrmores ainda pequena. Por isso, o produto importado tambm ocupa espao no mercado brasileiro. Para diferenciar o Mrmore do Granito: Risque com uma faca ou canivete (uma pea de metal) a superfcie do material, de preferncia em uma parte que no fique visvel. O mrmore ficar marcado e o granito, em menor proporo devido sua dureza. Outra diferena o prprio visual: o granito mais mesclado, enquanto a colorao do mrmore mais uniforme. Ambos possuem alta qualidade, o importante saber quais as aplicaes mais indicadas para um e para o outro.

GRANITO ?

MARMORE

GRANITO e suas

aplicaes . aplicaes . aplicaes . aplicaes . aplicaes . aplicaes .

NA ARQUITETURA

O QUE USAR ?

Antes de escolher entre o mrmore ou granito, preciso saber as caractersticas, aplicaes e usos indicados para cada um. possvel diferenciar um tipo de mrmore ou granito de outro pela sua cor e desenhos das nuances. No entanto, cada tipo possui caractersticas especficas: um mrmore pode ser mais poroso que outro, por exemplo.

COZINHA.
No deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substncias com facilidade.

MARMORE .

entre os materiais, granito caf imperial

Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos so mais resistentes que os cinza.

GRANITO .

Sem restries para bancadas, pisos e paredes. No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso. No deve ser utilizado no piso do boxe.

BANHEIROS.

MARMORE .

Indicado, com uso principal em bancadas. Os vermelhos e pretos so mais resistentes que os cinza.

entre os materiais, meia parede de mrmore branco tassus e bancada em mrmore marrom imperial,

GRANITO .

A princpio, no h restries, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual devem ser evitados no andar trreo.

PISO INTERNO E SOLEIRAS INTERNAS.

MARMORE .

entre os materiais, granito branco itanas e preto so gabriel.

Sem restries. recomendvel impermeabilizar o contrapiso no andar trreo.

GRANITO .

No deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluio e chuva cida.

PISO EXTERNO, PEITORIS E BORDA DE PISCINA.

MARMORE .

entre os materiais, granito, no especificado

Indicado. Recomenda-se apenas que o acabamento seja antiderrapante.

GRANITO .

PAREDE INTERNA.
Mais indicado, em funo de seu menor peso.

MARMORE .
entre os materiais mrmore, no especificado

Por ser mais pesado, no muito utilizado.

GRANITO .

PAREDE EXTERNA.
No deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluio e chuva cida.

MARMORE .
entre os materiais, granito, no especificado

Indicado. A instalao requer, alm da argamassa, grampos de ao inox por trs das pedras para sustentar o peso. Os Granitos cinza devem ser evitados.

GRANITO .

estudos ambientais.

Trabalho MRMORE E GRANITO

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Ano/semestre: 2013/1

Professoras da disciplina: Prof. Arquiteta Me Ana Paula Bertani da Silve e Prof. Biloga Dr Ludmila de Oliveira Ribeiro Acadmicos: Anderson Ribeiro Rauber Dbora Raquel Cavalheiro

URI CAMPUS SANTIAGO

You might also like