You are on page 1of 36

Comerciantes do Rio Grande de So Pedro: formao, recrutamento e negcios de um grupo mercantil da Amrica Portuguesa

Helen Osrio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO
O artigo aborda o processo de formao do grupo mercantil que se constituiu durante a segunda metade do sculo XVIII e primeiras dcadas do XIX no Rio Grande do Sul, no mbito do Imprio Colonial Portugus. Para tanto, analisam-se as formas de recrutamento e as redes familiares e mercantis nas quais seus membros estavam inseridos. O estudo do montante das fortunas e da composio e amplitude de seus negcios permitiu comparar este grupo com o dos negociantes do Rio de Janeiro. Verificou-se, tambm, que os capitais para o estabelecimento das primeiras charqueadas originaram-se nas atividades desenvolvidas pelo grupo mercantil local. Palavras chave: Comerciantes, Rio Grande do Sul, Imprio Colonial Portugus.

ABSTRACT
This article addresses the process of formation of the mercantile group during the second half of the XVIII century and the first decades of the XIX century in the state of Rio Grande do Sul, in the scope of the Portuguese Colonial Empire. Thus, it analizes the ways of recruitment and the familiar and commercial networks in which his members are included. The analyses of the large amount of wealth, the composition and the extent of business of this local mercantile group allowed the comparison with the traders from Rio de Janeiro. This research also verifies that the necessary capital to constitute the first charqueadas come from the commercial activities handled by this local mercantile group. Key-words: Traders, Rio Grande do Sul, Portuguese Colonial Empire.

Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 20, n 39, p. 115-134. 2000

As vinculaes econmicas e sociais dos negociantes da praa do Rio de Janeiro com o espao do Rio Grande de So Pedro remontam a 1737, data da fundao do primeiro estabelecimento oficial portugus, e a todo esforo de manuteno da Colnia de Sacramento como entreposto do comrcio luso-brasileiro. O Vice-rei Conde da Cunha, em 1767, assegurava a uma autoridade metropolitana que os negociantes do Rio de Janeiro eram os mais interessados na manuteno daquele porto no Rio da Prata. Apesar de enviarem mercadorias de pouco valor, extraam milhes de pesos espanhis, o que, segundo o Vice-rei, s poderia ser explicado pelo contrabando de ouro e pedras preciosas que os negociantes praticavam em Buenos Aires:
(...) este negcio interessa os mineiros que por este modo no pagam quinto; produz grande utilidade aos contrabandistas que o so todos os homens de negcio desta terra, e esta a causa por que todos se interessam na conservao da Praa, e no porque para ela mandem fazendas que avultem, nem apaream nas Alfndegas1.

100

Por outro lado, o Rio Grande era abastecido pelo Rio de Janeiro. O general Bohm, comandante da expulso dos espanhis de Rio Grande, comentava em 1774: Tout ce que partient lhabillement; le vin, ou leau de vie, les piceries de toute espce, huile, vinaigre, poivre et sel, tous ferrages et quincallerie, leur vient pour la plus grande partie de Rio de Janeiro. As exportaes resumiam-se aos couros; o trigo, manteigas e queijos que saam dali naquele momento eram muito poucos2. A formao de um grupo mercantil sediado no Rio Grande esteve, portanto, intimamente ligada aos interesses dos homens de negcio da praa do Rio de Janeiro no comrcio daquela regio e no da Colnia de Sacramento, bem como em novas oportunidades de negcio em especial a arrematao de contratos que o espao do extremo sul comeava a oferecer. A partir da dcada de 1780 as exportaes gachas de couros, trigo, charque e seus derivados ganharam muita relevncia no contexto do abastecimento interno da Amrica Portuguesa. Cresceram rapidamente e chegaram a representar de 28 a 49% do valor das exportaes do Rio de Janeiro para Portugal (excluindo-se os metais preciosos) no perodo de 1802 a 1807. Com a exceo dos couros, cujo mercado principal era a Europa, os produtos rio-grandenses distribuam-se pelas praas do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, primordialmente. Por ter sua produo destinada ao mercado interno colonial, verificou-se que o comrcio sulista

alcanou melhor desempenho e maior capacidade de resistncia a condies internacionais adversas (anos de 1796-1797 e 1808-1810, por exemplo) do que as exportaes do Rio de Janeiro e do Brasil como um todo, para a metrpole. Ainda que as redes mercantis das quais o Rio Grande participava fossem amplas e atingissem praticamente todos os territrios costeiros da Amrica Portuguesa, e o primeiro mercado comprador de seu charque fosse a Bahia, seu principal parceiro comercial sempre foi o porto do Rio de Janeiro. Para a dirigia-se a quase totalidade do trigo e outros produtos agrcolas, bem como a exportao de metlico. Em contrapartida, pelo menos dois teros dos escravos importados pelo Rio Grande provinham daquele porto, bem como o grosso dos txteis e manufaturas europias. Os supervits produzidos pela venda de charque a Bahia e Pernambuco financiaram os dficits constantes com o Rio de Janeiro, configurando o Rio Grande como um espao produtivo fortemente articulado economia encabeada por aquele porto3.

NO

FORMAO E RECRUTAMENTO DO GRUPO MERCANTIL SEDIADO RIO GRANDE


101

Vrios dos negociantes de grosso trato que se estabeleceram na capital do Vice-reino iniciaram suas carreiras no ultramar na Colnia de Sacramento, e a seguir criaram vnculos com o Rio Grande do Sul. Pode-se verificar a carreira e ascenso econmica at a elite mercantil de alguns deles por intermdio do processo de habilitao para pertencer Ordem de Cristo. Exemplo deste tipo de carreira foi o caso de Anacleto Elias da Fonseca, natural de Lisboa, familiar do Santo Ofcio e da referida ordem, comerciante sediado no Rio de Janeiro, arrematador dos dzimos da mesma capitania em 1770 e, por vrias vezes, do Contrato do Registro de Viamo (registro de sada dos animais do Rio Grande para So Paulo e Minas). J em data anterior a 1757 tinha negcios na Colnia de Sacramento, como declararam as testemunhas de seu processo de habilitao na Ordem de Cristo:
(...) que logo que fora para o Rio tivera o exerccio de caixeiro em uma loja de mercador e depois entrara a ser homem de negcio fazendo o de fazendas suas para a Colonia (...); (...) sempre o conheceu fazendo suas carregaes para a Colnia e Angola e outros mais portos, tendo interesses em navios (...)4

102

Tambm o pai de um estancieiro de Rio Grande, comerciante natural do Minho, fora inicialmente caixeiro de um grande negociante do Rio de Janeiro; depois foi s Minas com o seu negcio, passou Colnia onde casou e estabeleceu casa de negcio; com a mesma passou para o Rio de Janeiro e ultimamente veio para esta Corte (...). Trajetria social semelhante, mas com passagem pelo Rio Grande, teve Manuel de Arajo Gomes. Minhoto, viajou de Braga para o Rio de Janeiro, onde foi caixeiro; da transferiu-se para o Rio Grande onde possuiu uma loja e foi arrematador e administrador do registro de Viamo. Mais tarde, aps ter se estabelecido outra vez na capital do Vice-reino5, arrematou novamente o mesmo contrato, durante o perodo de 1776-1781. Regra geral, os bem sucedidos retornavam quela capital. Os percursos individuais acima citados exemplificam como foram estabelecendo-se os interesses mercantis dos negociantes cariocas no Rio Grande. Outras fontes podem confirm-los. Em 1761, 35 comerciantes do Rio de Janeiro que negociavam com a Colnia de Sacramento assinaram uma petio ao Vice-rei, solicitando o retardamento da sada da frota rumo a Lisboa. Cinco deles foram arrematadores de contratos no Rio Grande, entre 1762 e 17966. Outros negociantes, os de menor cabedal e necessariamente mais aventureiros, acabavam por fixar-se definitivamente na fronteira do sul, acompanhando sua expanso. Antnio Alves Guimares saiu em 1750 de Portugal para o Rio de Janeiro para ali estabelecer algum comrcio; passou com seu negcio de fazendas para o porto de Rio Grande e depois para a povoao de Rio Pardo e continuou com o mesmo modo de vida para as Misses do Uruguai na Expedio que ento fazia o Conde de Bobadela. Foi, portanto, um comerciante que acompanhou o exrcito portugus na campanha de demarcao de limites e na guerra guarantica. Acabada esta, voltou com seu negcio ao quartel do Rio Pardo7. J Gaspar dos Santos, natural do Porto e falecido em 1775 em Porto Alegre, declarou em seu testamento que negociou com Angola, desde o Rio de Janeiro, por mais de 40 anos, e que para esta cidade trouxera muitos negros. Mas teve muitos prejuzos em uma de suas viagens, e por isso ficara devendo uma letra a Jos Ferreira Viana, que pagara suas dvidas. Transferiu-se ento ao Rio Grande, para trabalhar e sald-las. Os infortnios prosseguiram e ele teve outros danos quando da invaso da vila pelos espanhis. Morreu sem se refazer desses reveses, com um patrimnio de apenas 1:025$600, inferior a 300 libras esterlinas8. A imigrao recente teve um importante papel na constituio e re-

produo do corpo mercantil do Rio Grande. A trajetria Portugal-Rio de Janeiro-Rio Grande foi a mais comum entre os negociantes que se estabeleceram na capitania do extremo sul. Em Portugal, o ponto de partida principal foi a provncia do Minho. Este fato confirma a identificao, tambm para o Rio Grande do Sul, da principal regio expulsora de migrantes para a Amrica Portuguesa. Mais do que isso, aponta para uma possvel generalizao da concluso de Pedreira acerca do padro geogrfico de recrutamento do grupo mercantil de Lisboa, para o espao colonial. Em sua tese sobre os homens de negcio da praa de Lisboa no perodo 1755-1822, o autor afirma que apenas 30% dos comerciantes da capital do imprio tinham nela nascido e que 35,1% eram naturais do Minho e 48% tinham pais ou avs minhotos.9 A presso demogrfica e regimes sucessrios no igualitrios foram fatores que sustentavam a emigrao. Entre os filhos de oficiais mecnicos, cujos pais h haviam sido privados de terras, a busca de melhores condies de vida era a razo para migrar. Dado o peso da imigrao, o recrutamento interno era reduzido: apenas 28,8% dos negociantes eram filhos de outros negociantes, igual percentual eram filhos de lavradores e 22,4% possuam progenitor oficial mecnico. A mobilidade dos negociantes de Lisboa durante suas vidas era grande. Dos originrios do Minho 45% fizeram uma passagem pelo Brasil e quase 40% de todos os que vinham de fora de Lisboa transitavam pelo Brasil. Dos que saram da provncia e viveram no ultramar antes de se fixarem em Lisboa, apenas 15% no estiveram no Brasil. Em que medida este perfil de recrutamento da comunidade mercantil lisboeta coaduna-se com o do Rio Grande? Quanto naturalidade, o quadro 1 apresenta, para as diferentes fontes e momentos, um percentual de comerciantes portugueses que varia de 60 a 73,1%. A identificao da provncia de origem s possvel nos testamentos10. Dos negociantes portugueses que faleceram entre 1775 e 1825, provinham do Minho, bispados do Porto e Braga, 87,5%. Dos que exerciam o comrcio em 1808, eram tambm originrios da mesma provncia 66,7%. So percentuais bastante superiores aos de Lisboa, e confirmam as declaraes do Marqus do Lavradio acerca do Rio de Janeiro de que as gentes naturais da Provncia do Minho [...] logo que aqui chegam no cuidam em nenhuma outra cousa que em se fazerem senhores do comrcio que aqui h (...)11. O predomnio de negociantes portugueses e, dentre estes, dos originrios do Minho verificvel tambm na comunidade mercantil que se estabeleceu no Rio Grande. J os nascidos na Amrica constituem de 26,9 a 40% do corpo mer-

103

cantil. Como rea de ocupao recente, no surpreende a pequena presena (entre 7,7 e 12,5%) de naturais do prprio Rio Grande. Os negociantes oriundos do Rio de Janeiro, por sua vez, tem uma presena muito semelhante aos dos negociantes locais (entre 9,6 e 10,2%), o que vem confirmar a importncia dos laos comerciais entre as duas regies, em detrimento de outros portos (Bahia e Pernambuco) e regies interiores (So Paulo e Minas Gerais) da Amrica portuguesa.
QUADRO 1 NATURALIDADE DOS NEGOCIANTES ESTABELECIDOS NO RIO GRANDE DO SUL, 1775-1825
Origem geogrfica negociantes falecidos entre 1775-1825* negociantes em atividade em 1808* candidatos a cargos na Cmara de POA, 1814** candidatos a cargos na Cmara de POA, 1818**

n
PORTUGAL

% 66,7 58,3 8,3

n 24 16 2 6

% 60,0 40,0 5,0 15,0 32,5 10,0 10,0

n 33

% 67,3

n 38

% 73,1

16 14 2

Minho Lisboa

104

Outros
AMRICA PORTUGUESA

25,0

13 4

16

32,7

14

26,9

Rio de Janeiro Rio Grande Santa Catarina Minas Gerais Bahia Pernambuco
So Paulo

4 3 3 12,5 12,5 2 2

5 5 3 1 1

10,2 10,2 6,1 2,0 2,0 2,0

5 4 3

9,6 7,7 5,8

5,0 5,0

1 1

1,9 1,9

1 2 24 8,3 100,0 3 40

2,5 7,5 100,0

AORES
TOTAL

49

100,0

52

100,0

Fontes: * testamentos anexos a inventrios post-mortem, Arquivo Pblico Estado Rio Grande do Sul (APERGS) * * C a d e rno de informadores de 1814 e 1818. AN, Desembargo do Pao, cx. 187, pac.2, doc. 18.

Mas a singularidade do recrutamento geogrfico do grupo mercantil predomnio de negociantes do Minho s pode ser cabalmente percebida quando se confronta com outro grupo ocupacional, o dos estancieiros. Quando a fonte so testamentos, tem-se que os portugueses representavam menos da metade (44,4%) dos proprietrios de mais de mil cabeas de gado entre 1765-1825. Dentre eles, os minhotos permaneciam como grupo predominante (38,9% do total) mas, comparando seu peso entre os negociantes (58,3%), verifica-se uma diminuio significativa de sua presena. Tomando os cadernos de informadores de 1814 e 1818, o percentual de portugueses dedicados a atividades agrrias12 ainda menor: 10% e 22,2%, respectivamente. Os nascidos na Amrica ocupavam-se preferencialmente da agropecuria. O cruzamento de inventrios com outras fontes indicou-nos que os estancieiros no se transformavam em negociantes, mas que o oposto ocorria. Uma parcela da explicao para a maior presena de portugueses nas atividades mercantis pode ser certamente encontrada nas redes sociais e familiares em que se inseriam, e que os apoiavam nos momentos iniciais das carreiras. Pedreira afirma que o carter estrutural da emigrao minhota e as redes que se teciam com base em laos de parentesco, em relaes de amizade e vizinhana ou nos prprios contactos do negcio propiciavam a reproduo do movimento migratrio e at dos itinerrios pessoais. Sobrinhos, auxiliados por tios, acabavam por percorrer os mesmos itinerrios da gerao anterior. Tais redes no eram exclusivamente familiares, e envolviam amigos, compadres e conhecidos provenientes das mesmas localidades de origem. A recepo em Lisboa por parentes ou amigos era uma vantagem no incio da carreira, mas no uma condio imprescindvel ao estabelecimento de um negociante: oficiais mecnicos, capites e pilotos de navios, marinheiros tambm conseguiram ingressar no mundo dos negcios. A forma mais comum de principiar a carreira era atravs do emprego de caixeiro: ser caixeiro de um grande homem de negcio, portugus ou estrangeiro, era a forma mais auspiciosa de encetar uma carreira (...). Aos desprovidos de meios ou patrocnios, a passagem pelo Brasil oferecia as melhores oportunidades de uma promoo mais rpida. De qualquer forma, 65% dos comerciantes de Lisboa que passaram pelo Brasil eram recomendados a um parente ou conhecido, que os encaminhavam 13. Padro de recrutamento semelhante ao dos negociantes de Lisboa foi encontrado por Socolow para Buenos Aires, no mesmo perodo. Jovens entre 15 e 20 anos saam de seus povoados natais do centro e norte

105

106

da Espanha para as grandes cidades e depois de serem aprendizes de parentes ou conterrneos (que haviam trilhado o mesmo caminho anteriormente) transferiam-se ao Rio da Prata, onde serviam de contato comercial aos que ficaram na metrpole. Apenas 15% dos negociantes de Buenos Aires haviam nascido na prpria cidade, 79% eram espanhis e 35% do total eram bascos14. O percentual de comerciantes nativos do Rio da Prata assemelha-se ao encontrado para o Rio Grande do Sul (mximo de 12,5%). Ainda que Buenos Aires fosse uma cidade do sculo XVII, muito mais antiga que a regio de Rio Grande, era bastante isolada e com escassa importncia econmica at a segunda metade do sculo XVIII. Nesse sentido, era tambm uma regio nova e sofreu o impacto da imigrao peninsular sobre o conjunto da populao e, especificamente, sobre seu corpo mercantil. Infelizmente no foi produzido nenhum trabalho sobre o recrutamento do grupo mercantil da cidade do Rio de Janeiro. No entanto, a anlise de Pedreira para a praa de Lisboa parece-nos aplicvel ao caso. E corroborada pelo estudo da trajetria de 8 dos 20 principais negociantes sediados na capital do Vice-reino que foram contratadores, no Rio Grande do Sul, dos dzimos, quinto dos couros, muncio das tropas ou do registro de Viamo, entre 1762 e 1793. Os oito comerciantes para os quais existem os processos de habilitao Ordem de Cristo no Arquivo Nacional da Torre do Tombo constituem uma amostragem significativa para a anlise do recrutamento e percurso de vida do corpo mercantil do Rio de Janeiro e, por analogia, dos do Rio Grande do Sul, j que at 1808 nenhum negociante do extremo sul havia obtido o ttulo de Cavaleiro da Ordem de Cristo. A metade deles era oriunda do Minho, dois de Lisboa e dois de outras provncias. Seus pais possuam ocupaes humildes: dois foram almocreves, dois lavradores, dois oficiais mecnicos (um deles depois passou a mercador de loja aberta) e um era filho natural de um padre. Dois deles foram caixeiros em Lisboa, antes de seguirem para o Brasil. A maioria, seis, foi ainda rapaz para a casa de algum parente ou conhecido, no Rio de Janeiro. Quatro foram recebidos por tios e dois foram encaminhados especificamente para serem caixeiros de um negociante conhecido. Ou seja, 75% dos negociantes da amostra estavam inseridos em alguma rede social ou familiar que os acolheu e propiciou os momentos iniciais da carreira mercantil. Trs dos acolhidos por tios foram aprender o negcio, e quatro do total exerceram inicialmente a atividade de caixeiro. A funo das redes de parentesco e solidariedade no se limitava ao

momento inicial, de acolhimento, da carreira. Elas eram, tambm, muitas vezes utilizadas para se galgar posies dentro da hierarquia mercantil. Antnio Ribeiro de Avellar, scio em vrios momentos dos irmos Pereira de Almeida,
(...) fora para a cidade do Rio de Janeiro sendo muito rapaz para casa de um seu tio, (...) adonde aprendeu os estudos e depois passou para a casa de seu cunhado Jos Ferreira Coelho aprender negcio, fazendo sociedade no mesmo negcio com ele e presentemente tem casa de negcio sua prpria naquela cidade do Rio de Janeiro (...)15

Depois de aprender o negcio na casa do cunhado, foi scio deste at conseguir estabelecer-se sozinho. Da mesma forma, Antnio dos Santos, aps ser caixeiro de Jos Ferreira Coelho (...) teve sociedade muitos anos com o mesmo [...]e hoje se acha com uma das primeiras casas de negcio daquela cidade, negociando sempre por grosso. J Andr Alvares Pereira Viana casou com a viva do negociante de grosso trato de quem fora caixeiro, e sucedeu-o na casa comercial. O mesmo aconteceu com Jos Antnio Lisboa acolhido por um tio e com ele realizando seu aprendizado comercial, acabou por suced-lo aps sua morte 16. No momento em que se habilitaram Ordem de Cristo (entre 1751 e 1783), apenas um dos oito negociantes, Bernardo Gomes da Costa, no estava residindo no Rio de Janeiro. Ele, habilitado referida ordem em 1751, fora capito de navio e retornou ao Rio de Janeiro, pois em 1761 assinou uma petio com outros negociantes cariocas solicitando o retardamento da sada da frota e, em 1769, arrematou o contrato do Registro de Viamo. Trata-se, pois de um grupo mercantil residente que desenvolveu suas carreiras e acumulao no porto do Rio de Janeiro, no comrcio com a Colnia de Sacramento, Rio Grande e Angola. Antnio dos Santos faleceu em 1799, 19 anos aps ter recebido o ttulo de Cavaleiro da Ordem de Cristo; Antnio Ribeiro Avellar, 15 anos depois, e Anacleto Elias da Fonseca, cavaleiro desde 1757, na dcada de 1800 continuava em plena atividade, arrematando o contrato do Registro de Viamo at 1802. Recorde-se que apenas dois deles iniciaram suas carreiras em Portugal; todos os outros eram rapazes menores de idade quando se lanaram ao Brasil, tendo aqui realizado toda sua vida mercantil. Retomando as principais caractersticas do recrutamento geogrfico e social dos homens de negcio do Rio de Janeiro, verificou-se um padro muito semelhante ao do corpo mercantil de Lisboa. Metade deles eram originrios do Minho; todos eram externos ao meio mercantil, pro-

107

108

vindo de famlias de lavradores e oficiais mecnicos; a maioria esteve inserido em redes sociais e familiares, que propiciaram, no s o ingresso na carreira, como, posteriormente, o sucesso, cujos indcios so a obteno do ttulo de Cavaleiro da Ordem de Cristo e a participao no lucrativo negcio dos contratos da Coroa. Estes negociantes ainda jovens foram iniciados nos rudimentos da escrita e do clculo, fizeram seu aprendizado comercial, capacitando-se para o ofcio, no Rio de Janeiro, e em sua maioria a partir da atividade de caixeiro. Tornaram-se homens de negcio de grosso trato sediados nesta cidade, com largos anos de exerccio da atividade mercantil. O grupo mercantil sediado no Rio Grande do Sul no possuiu homens de negcio de grosso trato como os que compunham a elite dos comerciantes do Rio de Janeiro. No sul, nenhum conseguiu constituir fortunas semelhantes aos dos negociantes cariocas17, e participar das atividades mais lucrativas, como se ver a seguir, quando da anlise da composio de seus negcios. Julgamos, no entanto, que o padro de recrutamento e as trajetrias de vida observadas para o Rio de Janeiro so aplicveis fronteira meridional da Amrica Portuguesa. Como de 60 a 73% dos negociantes que se estabeleceram no Rio Grande eram portugueses, e dentre estes, 66,7 a 87,5% eram do Minho, de se supor que tenham participado, em sua maioria, das mesmas redes sociais e familiares antes descritas. Redes que os apoiavam na chegada ao Rio de Janeiro, que propiciavam a educao mnima exigida pela atividade mercantil e o seu primeiro exerccio, como caixeiros. Os negociantes de grosso trato do Rio de Janeiro no processo de expanso de seus interesses comerciais promoveram o deslocamento de caixeiros de sua confiana de modo a gerir a comercializao do trigo, charque e couros do sul. Outros protegidos foram enviados para administrarem os contratos que arrematavam. Posteriormente, com o desenrolar dos negcios, os mais bem sucedidos transformaram-se em seus correspondentes ou scios. Este padro de recrutamento existiu tambm em Buenos Aires na mesma poca. Socolow inicialmente diferencia o aprendiz do caixeiro, dizendo que os primeiros se preparavam especificamente para ser comerciantes, enquanto os segundos podiam permanecer na mesma atividade a vida inteira. Mas o caixeiro podia ascender na carreira e transformar-se em comerciante beneficiando-se de sua relao com seu empregador, unindo-se a ele em uma sociedade ou iniciando seu prprio negcio com bens e capitais proporcionados parcialmente pelo seu ex-empregador.

Quando os caixeiros faleciam nas terras do sul, os negociantes de grosso trato cariocas apressavam-se em reaver suas fazendas e crditos concedidos. Comunicavam Junta de Comrcio (aps 1808) a morte e pediam a nomeao de um administrador dos bens para que os pagamentos fossem feitos rapidamente18. A carreira de muitos negociantes do sul iniciou-se com a atividade de administradores de contratos. Os comerciantes cariocas Manoel de Souza Meireles e Jos Caetano Alves arremataram o contrato dos dzimos do Rio Grande de 1780 a 1789, o do Quinto dos couros e gado em p e do muncio das tropas, de 1784 a 1793; detiveram estes que foram os principais contratos por mais de uma dcada. Meireles foi uma vez ao Rio Grande no momento aps a arrematao para alugar armazns e organizar o negcio. Durante todo o tempo dos contratos mantiveram como administradores os irmos Jos de Barros Coelho, em Rio Grande, e Joaquim Lopes de Barros em Porto Alegre. Ambos aparecem arrolados, 28 anos depois, na lista dos comerciantes existentes na capitania em 1808; desenvolveram, portanto, toda sua carreira no sul. Outro negociante constante da lista de 1808, Jos de Bitancourt Cidade, tambm trabalhou para os mesmos arrrematadores. Na dcada de 1780, mestre de uma sumaca, comprava farinha de mandioca em Santa Catarina (de onde era natural) para os arrematadores, que com ela abasteciam as tropas do Rio Grande19. Teve uma carreira exitosa, pois ascendeu de mestre de embarcao a negociante, ainda que no brilhante sua fortuna ao morrer no superava os 28:000$000, ou quase 6 mil libras. Segundo seu testamento, foi tambm dizimeiro, em sociedade com seu filho20. Constam ainda da citada lista Jos Antnio de Azevedo, de Porto Alegre, Mateus da Cunha Telles, de Rio Grande e Manuel Antnio Magalhes (autor do Almanack de Porto Alegre), que em diferentes momentos foram administradores dos contratos arrematados, desde a dcada de 1790, pelos irmos Pereira de Almeida, do Rio de Janeiro, grandes comerciantes dos produtos rio-grandenses. A corr espondncia era uma das formas mais comuns de relacionamento comercial entre os negociantes de diferentes praas do imprio portugus. Era um relacionamento privilegiado que implicava em obrigaes recprocas. Os correspondentes remetiam mercadorias encomendadas uns aos outros, informavam sobre as caractersticas do mercado em que atuavam, sugeriam determinados negcios e tambm tomavam iniciativas em nome dos parceiros. Como bem resume Pedreira, em certas negociaes tomavam parte ativa desencadeando por sua conta a ope-

109

rao ou participando nos riscos e nas escolhas das mercadorias noutras entravam como scios, e noutras ainda como simples comissrios ou consignatrios. Segundo o mesmo autor, as sociedades de comrcio (...) nada mais eram que modalidades especiais de correspondncias, em que se regulava a repartio de investimentos e lucros, ou pelo menos de funes e responsabilidades21. Exemplo do funcionamento da correspondncia encontramos nas declaraes do negociante sediado no Rio de Janeiro Antnio Lus Escovar Arajo, ao ser acusado de contrabandear escravos para Montevideo. Elencou seus correspondentes em Lisboa, Porto, Angola, Aores, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e quais as mercadorias trocadas:
(...) para Lisboa negociava em remessas de couros, acar e dinheiro, para o Porto arroz e em dinheiro; para as Ilhas acares, farinhas, aguardente, melado e algodo; para Angola em algumas aguardentes da terra e das Ilhas; para o Rio Grande que era interessado com o dito correspondente o Pe. Jos Alves Chaves em uma sumaca em que lhe fazia lastro de aguardentes e molhados e algumas outras cousas de encomenda e que tambm negociava para Porto Alegre para onde remetia ao seu correspondente Andr Alves Pereira os gneros que ele lhe pedia, e da mesma para o seu correspondente em Rio Pardo, Mateus Simes Pires22.

110

De Lisboa e do Porto remetiam-lhe os seus correspondentes fazendas e molhados; das Ilhas aguardentes, vinhos e algum pano de linho, e de Angola alguns escravos. Para Rio Grande e Santa Catarina ele enviava a seus correspondentes miudezas, gneros do pas e de Europa, como eram cabos, alcatro, breu, pregos, estopas, bertanhas, olandas, linhos, fitas e escravos. Os principais negociantes do Rio Grande do Sul eram correspondentes ou foram momentaneamente scios dos homens de grosso trato do Rio de Janeiro. Antnio Francisco de Abreu, ao falecer, tinha mais da metade de seu dinheiro (...) no Rio de Janeiro, em poder do correspondente Jos Alves Duarte (...) Outro, Jos Apolinrio Pereira de Moraes, declara em seu testamento: ter sociedade com Jos Carvalho Ribeiro na Fazenda Marat e com o mesmo tenho contas assim como com a Casa do Conselheiro Joo Rodrigues Pereira de Almeida, as quais se devem trazer ao inventrio (...). Todos os trs negociantes citados, sediados no Rio de Janeiro, estavam entre os que dominavam o comrcio dos produtos gachos nas duas primeiras dcadas do sculo XIX23. Dois outros negociantes do sul tinham sociedade em barcos, mais especificamente sumacas,

com Miguel Ferreira Gomes, tambm arrematador de contratos do Rio Grande, junto com os j muitas vezes citados irmos Pereira de Almeida24. As vinculaes comerciais e sociais entre as praas do Sul e a do Rio de Janeiro foram mltiplas. Muitas vezes so mais perceptveis nos testamentos do que nos inventrios, pois estes ltimos s informam sobre as relaes econmicas e familiares existentes no momento da morte. Diversamente as pessoas ao fazerem seu testamento, podem explicitar vrios fatos e circunstncias que perpassaram suas vidas. Dos 32 testamentos de comerciantes que obtivemos, 18 mencionam o Rio de Janeiro. Seis referem-se sociedades, correspondncias, dvidas e contas-correntes. Outros sete do indicaes que o incio da carreira mercantil e da vida adulta dos testadores l ocorreram. Assim, negociantes, h muitos anos radicados no sul, pediam que fossem rezadas missas no Convento de Santo Antnio, ou que fossem feitas doaes Ordem Terceira do Monte do Carmo, Santa Casa de Misericrdia ou aos Lzaros do Rio de Janeiro. Dos seis testamentos que determinam missas nesta cidade, cinco so de portugueses e um nascido no Rio Grande. O Guarda-mor Andr Pereira Maciel, por exemplo, era natural de Braga. Declarou em seu testamento que vivo do giro de negcios [...] e especialmente das fazendas e outros gneros, que tenho buscado no Rio de Janeiro e mandado vir por minha conta e risco para revender neste continente, no qual tenho administrado vrias cobranas de dvidas alheias. Alm de pedir para ser amortalhado com o hbito da Ordem de Nossa Senhora do Monte do Carmo da qual sou irmo terceiro na cidade do Rio de Janeiro, mandava rezar missas na mesma cidade para seus pais, avs e pelas almas das pessoas que negociei e que foram prejudicadas no por malcia, mas por engano25. Estes negociantes tambm nomeavam testamenteiros e faziam legados para parentes e compadres que l viviam. Estas indicaes confirmam as formas de recrutamento que foram analisadas e, por outro lado, demonstram que a extrema mobilidade da populao colonial e do grupo mercantil no implicava, necessariamente, em desenraizamento, perda de identidades e rompimento de laos familiares e de solidariedade. Foi comum, por exemplo, a constituio de sociedades comerciais entre irmos, um estabelecido no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande. Foi o caso de Jos Antnio de Oliveira Guimares, caixeiro de Braz Carneiro Leo, e seu irmo Manuel Jos de Oliveira Guimares, que vivia de seu negcio. Constituram uma sociedade pelo prazo de seis anos, a partir de 1796. Manuel transferiu-se para a vila de Rio Grande e abriu uma lo-

111

112

ja e tinha a seu cargo o benefcio, extrao e disposio das fazendas naquele Continente e a compra dos efeitos do mesmo Pas, e faz-lo conduzir para esta cidade [Rio de Janeiro]. O irmo Jos Antnio, que permaneceu na capital, enviava-lhe as fazendas necessrias para a loja. Manuel estava obrigado a dedicar-se integralmente sociedade, enquanto Jos, o caixeiro, no, pois se achava trabalhando em diferentes exerccios. Manuel estabeleceu-se em Rio Grande, casou, e quando morreu em 1812 tinha um filho de 12 anos. Tornara-se um dos maiores negociantes da regio e charqueador: possua 135 escravos (o segundo maior plantel encontrado na amostra), um iate, terras de charquear e considerveis dvidas ativas. Devia ao irmo, no entanto, o equivalente a 40% de seu monte-bruto. A sociedade comercial tinha rendido seus frutos, tinha-lhe permitido lanar-se a outros negcios, mas no possibilitado, at o momento de sua morte, independizar-se dos capitais do irmo sediado no Rio de Janeiro.26 Os laos de parentesco entre os negociantes do sul foram bastante freqentes. Dos 135 homens de negcio em exerccio em 1808, temos alguma informao sobre estado civil e famlia para 106 deles, obtidas por meio e seus inventrios e dos Cadernos de informadores da Cmara de Porto Alegre de 1814 e 1818. Foi possvel detectar relaes familiares para 37 deles, ou seja, 35% dos comerciantes listados estavam aparentados entre si ou com outros negociantes. Acreditamos que este percentual subiria consideravelmente com a utilizao de registros paroquiais, o que no foi possvel realizar. Como o recrutamento do grupo mercantil era majoritariamente externo capitania do Rio Grande (apenas 15% eram naturais dela), e ao prprio grupo, no de se estranhar que a relao pais e filhos fosse a menos presente: apenas 10,8%. Registre-se ainda a inexistncia da relao tio-sobrinho, mais um indicativo de quo recente era a formao deste grupo mercantil. A seguir vem os cunhados, que representam 16,2% das relaes existentes. O casamento de comerciantes com irms de outros comerciantes apresentava-se, pois, com uma freqncia significativa. J os irmos representam 29,7% do parentesco detectado, denotando a eficcia das redes familiares antes descritas e a prtica usual de se associarem, como afirmou Pedreira:
As sociedades mercantis de base familiar, ao mesmo tempo que constituam um instrumento de organizao do negcio, podiam igualmente funcionar como um meio de auxiliar o estabelecimento dos parentes mais jo-

vens, familiarizando-os com os mecanismos do grosso trato, acreditandoos na praa, ministrando-lhes alguns fundos iniciais27.

A relao mais habitual, no entanto, foi a sogro-genro. Estes representam 40,5% do total, indicando, ao que parece, uma estratgia dos jovens negociantes recm chegados para progredirem em suas carreiras e daqueles j estabelecidos para manterem seus patrimnios. Este padro foi observado por Socolow para Buenos Aires. Ela assinala o alto grau de endogamia do grupo comerciante, e o fato de o matrimnio ser to importante quanto a prpria atividade comercial como via de mobilidade social para os negociantes:
El parentesco poltico era una fuerza social dinmica en la sociedad mercantil, y el xito social y econmico se basaba en gran medida en la capacidad de un individuo para establecer lneas de parentesco poltico. [...] La mayora de estos hombres que no lograban establecer lazos de parentesco poltico eran los que no lograban ascender en la clase comerciantes de los rangos de mercaderes o cajeros28.

O percentual de celibatrios era pequeno entre os negociantes do sul. Dos que constam da amostra de inventrios de 1765-1825, eram solteiros 24,3% e dentre os que exerciam o comrcio em 1808, apenas 13,1% morreram sem se casar. Dos negociantes que constam dos Cadernos de informadores, eram celibatrios 26,5% e 21,2%, respectivamente, para os anos 1814 e 1818. Neste caso o celibato no definitivo, ao contrrio do que acontece quando a fonte so os inventrios. Pedreira encontrou um percentual de 21,3% de celibato definitivo entre os negociantes de grosso trato de Lisboa, e Socolow 10% para o corpo mercantil de Buenos Aires de 1778. Bem distinto o percentual encontrado por Sheila Faria para os homens que se morreram tendo por ocupao exclusivamente prticas mercantis em Campos de Goitacazes: 70% 29. Talvez esta diferena deva-se ao critrio utilizado, que no contempla negociantes que exerciam outras atividades alm das mercantis. O percentual de celibato definitivo do grupo mercantil rio-grandense de 1808, 13,1%, assemelha-se ao de Buenos Aires de 1778, 10%. A concluso de Pedreira e Socolow, de que o casamento era uma forma importante de consolidar a carreira mercantil, mais do que de inici-la, aplicvel ao Rio Grande do Sul. Efetivamente, observando-se o montante das fortunas dos comerciantes presentes na amostra 1765-1825, verificou-se que entre os 48% mais ricos, no havia nenhum solteiro e que, ao contrrio, entre os dez

113

mais pobres, possuidores de menos de 500 libras, 70% eram solteiros. O mesmo padro ocorreu entre os negociantes da lista de 1808. Dos 6 negociantes que se localizavam nesta faixa inferior de fortuna, 4 (66,7%) eram solteiros. Entre os 24% de negociantes mais ricos, no foi encontrado nenhum celibatrio. Este fato poderia estar relacionado com o momento do ciclo de vida em que o negociante faleceu; morrendo jovem, no incio da carreira, no poderia estar entre os mais ricos. Os inventrios no fornecem a idade do inventariado quando da morte, mas tem-se dados sobre descendentes. Dos 7 negociantes solteiros, 4 possuam filhos naturais e destes, 3 j tinham filhos casados. Portanto, no eram negociantes jovens. Estes dados indicam que o casamento era um mecanismo importante para o sucesso na carreira comercial. E que o alto percentual de casados aponta tambm para a existncia de um grupo mercantil residente que, fruto de imigrao recente, constituiu famlia e morreu no Rio Grande do Sul.

ELITE MERCANTIL E A COMPOSIO DE SEUS NEGCIOS


Aps investigar o vocabulrio social relativo aos comerciantes na segunda metade do sculo XVIII, Pedreira conclui que
No mundo comercial, a fractura, a nica com verdadeiro significado social e econmico, a que era reconhecida alguma validade, situava-se entre o grosso trato e o varejo e tinha diversas manifestaes: o capital, o crdito, a multiplicidade de interesses comerciais, a instruo (...)30

114

Da mesma forma Fragoso define os comerciantes de grosso trato como negociantes, em geral, envolvidos simultaneamente no trfico internacional de escravos, no abastecimento interno e nas finanas coloniais31. Os negociantes j foram identificados como sendo a elite econmica do Rio Grande do Sul colonial (e no os estancieiros, como j se pensou). No entanto, verificou-se que seu patamar de acumulao muito inferior aos seus homlogos do Rio de Janeiro. Cabe agora investigar a composio de seus negcios, confrontando-os com seus congneres de outras regies da Amrica. Observando-se a composio mdia das fortunas dos negociante sulistas, tem-se que os itens dvidas ativas (27,4%) e prdios urbanos (22,4%) definiam o perfil dos comerciantes. Este padro confirma, ainda que de forma no to marcada, o que ocorre na elite mercantil do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Lisboa. Nesta ltima praa, as dvidas ativas correspon-

diam a 52,2% dos patrimnios e os bens de raiz vinham em segundo lugar, com 17,61%. Pedreira, depois de comparar a composio dos patrimnios dos negociantes, na mesma poca, para as praas de Londres, Bordus, Cadiz e Valncia, conclui que, apesar de algumas diferenas, o quadro geral no sofre grandes variaes: a matriz da fortuna dos negociantes encontra-se nos elementos constituintes do capital mercantil32. A diversificao dos ramos de negcio foi, simultaneamente, uma das principais caractersticas da elite mercantil, uma das explicaes de seu sucesso e uma necessidade. Ela estava presente tanto nos negociantes de grosso trato da Europa pr-industrial quanto nos da Amrica colonial, e respondia s caractersticas destes mercados. A rapidez das mudanas conjunturais obrigava o negociante a diversificar suas atividades como medida de segurana. A crise em determinado negcio, produto ou regio, era compensada pelas outras aplicaes, reduzindo os prejuzos do negociante e proporcionando-lhe uma certa estabilidade. A instabilidade do mercado pr-capitalista obrigava diferenciao dos ramos de negcio. Por outro lado, o carter restrito do mercado, suas escassas opes econmicas, sua falta de elasticidade e demanda restrita, no permitiam a aplicao de todo o investimento do grande comerciante em um nico setor de atividade33. Os negociantes de grosso trato de Lisboa, por exemplo,
(...) no se deixavam aprisionar em nenhuma especialidade do negcio em particular e por isso eram variadas as atividades que exerciam e mltiplos os seus interesses e os destinos que davam aos seus fundos: do comrcio navegao, dos seguros ao crdito, das manufaturas aos bens de raiz, da arrematao de contratos e monoplios rgios ao arrendamento de comendas e propriedades, das aes das companhias aos ttulos da dvida pblica34.

115

Na Cidade do Mxico, as grandes famlias da elite, enriquecidas no comrcio internacional, participavam do comrcio intercolonial e adquiriam haciendas de agricultura diversificada e integradas verticalmente. Em Buenos Aires, los comerciantes ms poderosos solan dedicarse al comrcio de ultramar o a una combinacin de comercio de ultramar y comercio local e ningun comerciante, independientemente del rubro principal de su trabajo, poda evitar totalmente otras ramas del comercio. No Rio de Janeiro, controlavam o trfico de escravos, a comercializao do acar, o abastecimento de trigo e charque do centro-sul, participavam do comrcio de importao e exportao para a metrpole, exerciam atividades creditcias e monopolizavam a arrematao de contratos da Co-

116

roa35. Os exemplos apresentados confirmam, pois, que a diversificao dos negcios constitui o principal indicador do sucesso mercantil de um negociante e de sua participao na elite. Cabe portanto, investigar em que medida os negociantes do Rio Grande do Sul conseguiram diversificar seus negcios. O clculo de seu patrimnio mdio realizado anteriormente encobre uma variada gama de situaes individuais e de subgrupos. Partindo-se de uma lista de nomes de pessoas que eram negociantes em um momento determinado, 1808, constatou-se, por meio de seus inventrios que, ao final de suas vidas, muitos tinham abandonado as atividades tipicamente mercantis (como o exerccio do comrcio ou a atividade prestamista-usurria), outros eram especializados em um tipo especfico de negcio e, uma minoria, tinha conseguido diversific-los. A anlise dos patrimnios destes subgrupos, agregados por tipos de atividades e bens preponderantes, possibilita a apreenso das vicissitudes da carreira mercantil numa rea abastecedora do mercado interno e as relaes do grupo mercantil local com aquele sediado no Rio de Janeiro, que dominava a comercializao dos produtos destinados a este mercado interno do centro-sul da Amrica Portuguesa, alm do trfico de escravos. Os negociantes das trs praas do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo foram agrupados conforme os tipos de bens predominantes em seus patrimnios e/ou a combinao de tipos de atividades que praticavam. Determinou-se assim a existncia de 6 subgrupos, cuja homogeneidade foi confirmada pela anlise da composio mdia das fortunas. Um primeiro subgrupo o dos comerciantes-charqueadores que, alm destas duas atividades, so ainda produtores pecurios e grandes proprietrios de escravos. Os rentistas urbanos , para alm da predominncia dos imveis em suas fortunas, tm em comum o fato de terem sido charqueadores (e comerciantes) no passado. Duas categorias abandonaram totalmente a atividade comercial em sentido estrito, no possuindo mais bens comerciais (armazns, estoques ou barcos): os estancieiros, em cujo patrimnio predominam em mais de 60% os bens rurais, e os prestamistas , que possuem 49% de suas fortunas em dvidas ativas. H ainda o grupo dos comerciantes-agricultores, cujos ativos principais se dividem entre bens rurais e dvidas ativas e, o maior deles, os que so exclusivamente comerciantes , cujas fortunas se dividem entre os trs ativos

mais tpicos do grupo mercantil: bens comerciais, dvidas ativas e prdios urbanos. O quadro 2 hierarquiza os subgrupos conforme o montante mdio de suas fortunas em libras esterlinas. Os comerciantes-charqueadores foram desdobrados em comerciantes-charqueador es solventespara eludir a presena de dois negociantes que, no incio do estabelecimento de seu negcio de charqueada, faleceram e possuam o monte-lquido negativo36. Este procedimento visa ressaltar o lugar de elite que este subgrupo ocupa quanto riqueza e, ao mesmo tempo, a homogeneidade da composio de suas fortunas.
QUADRO 2 MONTE-MOR E MONTE-LQUIDO MDIOS (EM LIBRAS) DOS SUBGRUPOS
OCUPACIONAIS DOS NEGOCIANTES DO

RIO GRANDE DO SUL EM EXERCCIO EM 1808


monte-lquido mdio

subgrupos ocupacionais

monte-mor mdio

comerciantes-charqueadores comerc-charquead. Solventes rentistas urbanos (ex-charq.) comerciantes-agricultores comerciantes prestamistas estancieiros

14.546 17.153 7.294 6.123 6.021 3.706 3.526

9.521 12.390 5.633 6.077 5.496 3.299 3.511

117

Fonte: 55 inventrios de negociantes - APERGS

Na base desta hierarquia encontram-se os estancieiros , que j no exerciam nenhuma atividade relacionada ao comrcio. Como se pode verificar no quadro 2, a participao das dvidas ativas, passivas e prdios urbanos em seus patrimnios mnima, sendo a categoria que possui os menores percentuais nestes itens. A dedicao exclusiva agro-pecuria (67,5% de bens rurais e 14,2% de escravos), no caso, indica o fracasso da carreira mercantil, a impossibilidade de se manter exercendo negcios. Trata-se, portanto, de uma migrao para a terra muito diferente daquela que ocorre na elite mercantil carioca, mexicana, com os maiores comerciantes de Campos de Goitacazes37 ou com os prprios comerciantescharqueadores . A elite mercantil investia e dedicava-se s atividades rurais depois de acumular no comrcio, como forma de galgar degraus na hierarquia social, adquirir o prestgio de serem senhores de escravos e terras

118

(no caso da Amrica Portuguesa), de diversificar seus investimentos em aplicaes mais seguras, protegidas de abruptas flutuaes econmicas. Um pouco acima dos estancier os na hierarquia dos que foram negociantes estavam os prestamistas , que tambm no apresentavam bens comerciais em suas fortunas. Concentravam seu parco patrimnio entre as dvidas ativas (49,3%) e os prdios urbanos (30,3%). Eram pequenos usurrios urbanos, que tampouco conseguiram diversificar suficientemente seus negcios e ter sucesso na carreira. Subindo na estratificao, tem-se os exclusivamente comerciantes , numericamente o grupo maior (27,8% do total). Seu patrimnio mdio 62% superior aos dos prestamistas, mas corresponde a menos da metade do que detm os comerciantes-charqueadores. Suas fortunas repartem-se principalmente entre imveis, dvidas ativas e bens comerciais, composio de fortuna tpica do grupo mercantil. Os bens comerciais atingem neste subgrupo o seu percentual mximo: 18,8%. Possuem 37% dos barcos existentes na amostra e uma diversificao de atividades no encontrada entre os estancieiros e prestamistas. Em um patamar semelhante de fortuna encontram-se os comercian tes-agricultores, que representam 24% de todo o grupo mercantil. Seu patrimnio divide-se majoritariamente entre bens rurais, dvidas ativas, escravos e prdios urbanos, enquanto os bens comerciais representam apenas 1,1% do total. A participao das dvidas ativas na fortuna mdia 45% superior a do subgrupo dos exclusivamente comerciantes. Dedicam-se simultaneamente ao exerccio do comrcio, possuindo estoques e armazns, e mais agricultura do que pecuria. Vrios produzem trigo e farinha de mandioca, possuindo atafonas e fornos. Consequentemente, o nmero mdio de escravos do subgrupo superior a qualquer um dos at agora observados: 27. de se supor que beneficiassem, alm do seu prprio trigo e mandioca, a produo dos pequenos lavradores circundantes que no tinham condies econmicas de serem proprietrios de atafonas, atuando como moleiros e comercializadores intermedirios desta produo. Possuem apenas 8,3% dos barcos, mas em compensao so proprietrios de 35,7% de todas as canoas, o que mais um indicador de que se dedicavam comercializao do trigo, transportando-o por via fluvial at os portos de Rio Grande e Porto Alegre.

Quadro 3 Composio mdia (%) das fortunas dos subgrupos ocupacionais dos negociantes do Rio Grande do Sul em exerccio em 1808

comerciantes charqueadores comerciantes charq. solventes rentistas urbanos comerciantes agricultores comerciantes prestamistas estancieiros

10

18,5 10,2

0,6

0,8

7,6

4,0

28,4

18,5

29,1 52,5

8 3 13 15 10 3

14,8 12,8 5,6 13,8 24,0 5,5 27,8 6,0 18,5 7,2 5,6 10,4

0,7 0,7 0,7 1,8 1,1 1,6

0,7 0,1 1,3 3,0 2,0 4,0 50,5 14,6 34,1 30,3 2,1

4,8 0,4 1,1 18,8 -

30,1 23,0 32,4 3,3 3,7 67,5

17,9 3,3 16,6

24,4 29,3 8,1 28,6 15,8 4,6 7,8

14,5 19,6 6,7 14,2

49,3 12,3 1,7 0,4

119

Fonte: 55 inventrios de negociantes APERGS

Seguindo para o topo da hierarquia, encontramos a seguir os ren tistas urbanos . So trs comerciantes que outras fontes indicam terem sido tambm charqueadores. Foram longevos (exerciam o comrcio em 1808 e faleceram em 1839, 1865 e 1868) e, ao final de suas vidas, tinham 50,5% de suas fortunas alocadas em prdios urbanos. Um deles possua um iate, ltimo resqucio das atividades anteriores. Os bens rurais (23%) compunham-se exclusivamente de terras, sem vestgios de qualquer produo, benfeitorias ou instrumentos de trabalho. Foram negociantes que abandonaram suas atividades comerciais e produtivas (charqueadas) e aplicaram o capital acumulado em bens de raiz. Goubert, estudando os comerciantes de Beauvais no sculo XVII, define, a partir dos seus inventrios, dois tipos de fortuna. As jovens, compostas essencialmente por dvidas ativas e estoques, indicam o negociante em plena atividade e fase de acumulao; as velhas, compostas de terras, prdios urbanos e rendas, refletem o idoso comerciante que se retirou do exerccio mercantil e como proprietrio de terras ascende na hierarquia social do Antigo Regime38. Estes antigos comerciantes-charqueadores realizaram trajetria se-

120

melhante, enquanto os comerciantes antes descritos representavam as fortunas jovens. Obviamente esta tipologia de fortunas mercantis est relacionada com o sucesso na carreira e o momento do ciclo de vida em que o negociante tenha falecido. Fragoso encontra tambm estes dois tipos de fortuna entre os negociantes de grosso trato do Rio de Janeiro e relaciona seu comportamento desistncia de permanecer investindo os lucros na ampliao de seus negcios mercantis e construo de fortunas rentistas com um dos mecanismos de reproduo da hierarquia e sociedade colonial. Finalmente, no topo das fortunas mercantis do Rio Grande encontram-se os comerciantes-charqueadores. Na composio de seus patrimnios destacam-se os bens rurais, dvidas ativas e escravos. Possuem o maior percentual de dvidas passivas (mesmo quando se observa apenas os solventes), o que indica sua capacidade de endividamento, e uma participao importante dos bens comerciais (4,4%) - apenas inferior ao do grupo dos exclusivamente comerciantes . So armazns, estoques importantes de fazendas, e efeitos de fora e da terra, como sal e acar, charque, couros, graxa e sebo. Alm destes, possuem a metade de todos os barcos e canoas existentes na amostra. Tambm so os maiores proprietrios de escravos mdia de 67 grande parte deles especializados em tarefas da charqueada, mas tambm marinheiros, oleiros, campeiros, pedreiros, alfaiates, sapateiros, tanoeiros, calafates, etc. Os trs nicos plantis com mais de 70 escravos encontrados em todos os inventrios levantados pertencem a estes co merciantes-charqueadores. Os bens rurais so compostos essencialmente pelas valorizadas terras ao redor do canal de So Gonalo, localizao ideal e necessria para a produo do charque e escoamento da produo atravs do porto de Rio Grande. As instalaes das charqueadas (varal, galpo, armazm de despejo e senzala), custavam, em mdia, o preo de 4 escravos. Dos 10 charqueadores, apenas trs so simultaneamente grandes estancieiros, produtores de gado. Os outros apenas compravam os animais para o abate. Os estancieiros dedicavam-se simultaneamente agricultura, produzindo trigo e farinha de mandioca. Dois outros charqueadores possuam olarias, forma alternativa de ocupar os escravos, compensando a atividade sazonal da charqueada. Os dois charqueadores com montes-lquidos negativos, sintomaticamente, tinham suas charqueadas instaladas em terras alheias. Foram comerciantes que tentavam lanar-se a um patamar superior de negcios.

Um deles tinha a charqueada em terras de parentes de sua esposa e estava terminando de construir uma morada de casas novas repartidas e prontas em Pelotas. Seu principal credor era Antnio Joo de Magalhes Lrio e Freitas e Cia., do Rio de Janeiro, de quem havia comprado um estoque de fazendas; outros importantes comerciantes daquela praa tambm estavam entre seus credores39. O segundo charqueador insolvente montara sua charqueada com crditos de um outro negociante local, que se apropriava anualmente de parte da produo. Possua um sobrado novo em Porto Alegre e acabou com a maior parte de seus bens hipotecados. Tambm tinha dvidas importantes com Miguel Ferreira Gomes e Antnio da Cunha, negociantes do Rio de Janeiro40. A anlise dos inventrios dos comerciantes que exerciam o comrcio em 1808 no deixa dvidas acerca dos capitais que proporcionaram a montagem das primeiras grandes charqueadas. Eram capitais oriundos das atividades comerciais por eles desenvolvidas a partir da dcada de 1780. No foram os grandes produtores de gado, denominados estancieiros, os seus propulsores. De 42 estancieiros que possuam mais de mil cabeas de gado vacum em 1784, encontramos que apenas dois deles possuam charqueadas no momento de suas mortes (enquanto que entre os comerciantes, de 61, inventrios, 10 possuam-nas). Os comerciantes-charqueadores foram os negociantes rio-grandenses que mais conseguiram diversificar suas atividades: possuam lojas, barcos, produziam charque, emprestavam dinheiro, alguns eram ainda grandes estancieiros e produtores agrcolas. Foram os principais negociantes, os que mais acumularam: das dez maiores fortunas dos negociantes da lista de 1808, cinco so de charqueadores, uma de ex-charqueador, trs de exclusivamente comerciantes e uma de comerciante-agricultor. Este rpido enriquecimento, ocorrido entre a ltima dcada do sculo XVIII e as duas primeiras do XIX foi atestada por Saint-Hilaire em 1821, depois de j ter conhecido vrias provncias do Brasil. Sobre a incipiente vila de So Francisco de Paula, Pelotas, observou: No se v (...) uma palhoa sequer e tudo aqui anuncia abastana. Operrios e principalmente negociantes constituem a populao de So Francisco. E sobre Rio Grande, nico porto martimo da capitania, cuja vila achou muito feia e mal construda, ressalvou: Contudo (...) o centro de considervel comrcio de carne seca, de couros, sebo e trigo produzidos em grande zona da Capitania. Negociantes ricos os h em quantidade; o mobilirio das casas e a aparncia dos homens demonstram em geral a abastana41. Apesar do enriquecimento dos negociantes do sul verificado pela

121

122

anlise de seus bens e testemunhos de poca, o confronto dos tipos de negcio a que se dedicavam com os da elite mercantil carioca deixa claro que os primeiros estavam em um nvel inferior de acumulao e alijados dos negcios mais lucrativos que existiam na Amrica Portuguesa. Os circuitos mercantis nos quais estavam inseridos tinham amplitude local. A observao das dvidas ativas e passivas informam sobre isso. No obstante apenas 5% delas terem indicao da localidade do credor ou devedor, a imensa maioria pertencia prpria capitania. Santa Catarina e So Paulo so citadas poucas vezes, Minas apenas em um inventrio 42, Bahia 9 e Rio de Janeiro 32 vezes. Nos testamentos encontram-se duas referncias a Pernambuco. No so citados Lisboa ou qualquer outro porto do imprio, ao contrrio do que ocorre com os homens de grosso trato do Rio de Janeiro. Portanto, os negociantes rio-grandenses dominavam apenas os circuitos locais. Eram abastecidos de todo tipo de mercadorias pelo porto do Rio de Janeiro para onde era escoada a maior parte da produo de charque, trigo e demais derivados do gado. Com Bahia e Pernambuco entretinham o comrcio de charque e recebiam sal, produto bsico para o processamento das carnes. Pelo que foi at o momento exposto acerca da formao do grupo mercantil sulista, era de se esperar que entre suas dvidas passivas surgissem como credores mais freqentes os homens da praa do Rio de Janeiro. Isto no entanto no ocorre: apenas 13 (26,3%) de 54 comerciantes tm dvidas com os grandes comerciantes daquela praa, segundo seus inventrios post-mortem.43 E, com a exceo de Mateus da Cunha Telles, que praticamente possui todos os seus dbitos com negociantes cariocas, os passivos da maioria oscilam entre 1,45 e 47,2% do total. Como explicar esta ausncia? Acima j foi referido que apenas 5% dos dbitos e crditos existentes nos inventrios possuem indicao do domiclio do devedor e credor. Acreditamos que o percentual de endividamento dos negociantes gachos com os cariocas deva ser bastante superior ao verificado ao longo da fonte trabalhada. Tomando-se, por exemplo, o inventrio de Domingos Francisco de Arajo Rozo, um dos principais negociantes cariocas dos produtos do sul, observa-se que 55% de suas dvidas ativas so dbitos de comerciantescharqueadores de Pelotas e Rio Grande. Era comum haver discusso sobre os montantes das dvidas, em funo das usuais contas-correntes44. Por outro lado, nem sempre todas as dvidas so arroladas nos inventrios. Por exemplo, a mulher de um negociante da lista de 1808 declara em seu testamento que seu marido teve a vida atrapalhada por

contas que ainda tem no Rio de Janeiro do tempo em que teve negcio e que ainda deve poro avultada. Tais dvidas no constam do inventrio e no foram pagas45. Outro exemplo encontra-se no inventrio e testamento de Jos Apolinrio Pereira de Moraes46. Declara ele em seu testamento que tem contas e sociedade em uma fazenda com o negociante do Rio de Janeiro Jos de Carvalho Ribeiro e dvidas com a Casa do Conselheiro Joo Rodrigues Pereira de Almeida. Seus herdeiros (e o juiz de Porto Alegre), no entanto, no reconhecem sequer a sociedade, e as dvidas tampouco. No inventrio surge uma dvida passiva nfima de 319$000. O processo sobe em grau de recurso ao Rio de Janeiro, sem soluo final. Compreende-se que a distncia entre o Rio Grande e o Rio de Janeiro e entraves burocrticos da justia dificultassem as cobranas, principalmente se o negociante morto deixasse filhos menores e seu inventrio fosse conduzido pelo Juiz de rfos e Ausentes. Nestes casos, havia disputa entre os negociantes do Rio de Janeiro e o juiz local. Quando os comerciantes da praa do Rio tomavam conhecimento da morte de algum negociante do sul, imediatamente tentavam nomear um administrador para os bens do falecido. Algumas vezes obtinham sucesso, mesmo que fraudulentamente. Foi o caso de um dos negociantes da lista de 1808. Os comerciantes cariocas requisitaram um administrador assim que souberam que falecera sem testamento Francisco Barbosa Ferreira, seu devedor. O Tribunal no Rio de Janeiro inicialmente concede-lhes a nomeao de um administrador, mas dois anos depois revoga a deciso e declara que os bens deviam ser administrados pelo Tesoureiro dos Ausentes de Porto Alegre47. Outro caso o do negociante Antnio Jos de Almeida Bastos, de Porto Alegre. Falecido no mar, sem testamento, seus credores do Rio de Janeiro requereram ao Tribunal nesta cidade a nomeao de um administrador para os bens do falecido, ocultando que o mesmo tinha filhos menores em Porto Alegre, razo pela qual o inventrio deveria ser processado no sul. Os cinco credores cariocas apresentam uma lista de dvidas em um total de 18:165$431. Nenhuma delas consta do inventrio realizado em Porto Alegre48. H outros casos semelhantes, que indicam que muitas vezes os herdeiros dos negociantes gachos eludiam suas dvidas49. H ainda discrepncias gritantes das dvidas declaradas nos inventrios de negociantes do Rio de Janeiro com as dos inventrios dos negociantes do Rio Grande do Sul. No inventrio de Joo Gomes Barroso, um dos mais ricos homens de negcio do Rio, constam dvidas de 12 comerciantes gachos, todos com somas avultadas. Um deles Jos Ferreira de

123

Arajo, um dos principais charqueadores de Pelotas, que deve por saldo de antigas contas 14:331$00050. No entanto, no inventrio do comerciante-charqueador encontra-se apenas declarada a quantia de 7:348$97551. Para alm de omisses de dvidas, subterfgios para no pag-las e conflitos de jurisdio, outros mecanismos devem explicar a ausncia das dvidas ativas dos negociantes cariocas nos inventrios dos negociantes do sul. Pode-se supor que os homens de grosso trato da capital renegociassem os dbitos informalmente, para que as negociaes se mantivessem com os herdeiros, de forma a no quebrar as vinculaes comerciais mantidas durante anos. Alianas matrimoniais tambm poderiam compor esta estratgia. Este parece ter sido o caso de Mateus da Cunha Teles, que Saint-Hilaire conheceu no porto de Rio Grande, em 1821, ano conturbado na Cisplatina:
O homem em casa de quem foi o Conde recebido, chama-se Mateus da Cunha Teles. natural dos Aores, fez fortuna neste pas, tornou-se sargento-mor e associou-se a Joo Rodrigues [52] para a arrecadao de impostos sobre os couros. Fez (...) enormes sacrifcios pelo Rei. quem recebe todos os oficiais que vo a Montevideo e hospedou em sua casa, durante 40 dias, todo o estado-maior do Baro da Laguna. A despesa que o Sr. Mateus tem feito deve ser considervel, pois tudo extremamente caro em Rio Grande e o Conde traz uma comitiva de mais de 30 pessoas53.

124

Este negociante faleceu um ano aps os comentrios acima, em 1822, e possua o ttulo de comendador. Apesar de toda a aparncia de riqueza, Teles tinha imensas dvidas com negociantes do Rio de Janeiro: com o prprio Joo Rodrigues Pereira de Almeida, Jos de Carvalho Ribeiro e Francisco Jos da Cunha, todos grandes comerciantes dos produtos gachos. A este ltimo devia 28:135$440. O montante da dvida com estes negociantes correspondia a 93% de seu monte-bruto. No se sabem os motivos do fracasso: acidentes nos prprios negcios ou gastos excessivos na ascenso e/ou manuteno de sua posio social, como a compra de comendas e os enormes sacrifcios pelo Rei como a hospedagem e recepo aos comandantes militares que transitavam entre o Rio Grande e a Cisplatina. Fazer despesas vultosas para atingir a nobilitao e diferenciar-se do mundo mecnico continuou sendo uma prtica dos negociantes do Imprio Portugus na segunda metade do sculo XVIII e princpios do XIX54. O fato que aps a morte de Mateus da Cunha Teles sua filha mais velha casou-se com o negociante carioca Francisco Jos da Cunha, o prin-

cipal credor. Na partilha do inventrio verifica-se que foram pagos 64% desta dvida, e que as dos outros negociantes do Rio de Janeiro simplesmente no foram pagas. Arranjos informais devem ter presidido o pagamento de tais dvidas, visando a continuidade dos negcios. A pequena presena de crditos dos negociantes de grosso trato do Rio de Janeiro nos inventrios dos negociantes gachos, ao contrrio do que acontece, por exemplo, com os de Campos de Goitacazes, onde os principais comerciantes apresentam mais de 60% de suas dvidas com os do Rio de Janeiro55, no significou independncia em relao quela praa mercantil. J foi exposto que os negociantes do sul estabeleceram-se a partir das redes familiares e circuitos mercantis comandados por aqueles negociantes de grosso trato. A subalternidade dos comerciantes sediados no sul pode ser constatada de outras formas. novamente a anlise da composio dos negcios e principalmente da verificao daqueles em que esto impedidos de participar que possibilita situar hierarquicamente os negociantes do Rio Grande em relao aos da capital do Vicereinado e Imprio. Os negociantes sulistas dominavam apenas os circuitos comerciais internos capitania; atuavam como intermedirios, que recolhiam a produo em seus pontos de origem. A comercializao do charque, trigo, couros e sebo era comandada pelos negociantes do Rio de Janeiro, bem como o abastecimento de manufaturas, como atestam os inventrios e testamentos consultados, que referem fazendas e efeitos de l enviados. Os comerciantes baianos e pernambucanos participavam, em muito menor medida, do comrcio do charque e sal. Quanto propriedade de barcos, os negociantes da lista de 1808 possuam apenas 24, sendo que destes 6 eram iates, barcos menores que navegavam pelos rios e lagoas interiores. O comrcio de cabotagem, por sua vez, era feito em sumacas e bergantins. Portanto, eles detinham apenas 18 embarcaes aptas para comerciar com o Rio de Janeiro. Ora, nesta cidade chegaram, em 1808, 102 embarcaes provenientes do Rio Grande56. Ainda, apenas um negociante possua sozinho uma sumaca; os restantes eram proprietrios de a dos navios. Conseqncia disso, nenhum inventrio faz referncia a lucros com fretes. Tampouco h qualquer meno participao, como acionistas, do Banco do Brasil ou de companhias de seguro, outros negcios a que se dedicavam os negociantes do Rio de Janeiro. Mas, primordialmente, os negociantes do sul no tinham o cabedal necessrio para participar do mais rentvel de todos os negcios: os con-

125

tratos da Coroa. As anlises para o Rio de Janeiro e Lisboa apontam para o fato de que este tipo de negcio definia a prpria participao do comerciante na elite mercantil:
A contratao de rendimentos e monoplios rgios constitua, assim, uma poderoso instrumento de acumulao e influncia e, como tal, funcionava como um fator de diferenciao ou discriminao do corpo de comrcio propiciando a formao de uma elite e fomentando at, quando os contratos mais rendosos se mantinham sob o domnio dos mesmos grupos, o desenvolvimento de tendncias oligrquicas na praa mercantil57.

126

Os principais contratos existentes no Rio Grande do Sul eram o dos dzimos, que at 1773 fazia parte do de So Paulo, o do muncio das tropas (farinha de mandioca e carne), o do Registro de Viamo (por onde saam as tropas de gado e mulas para So Paulo) e o do Quinto dos couros e gado em p, existente tambm na Colnia de Sacramento e Ilha de Santa Catarina. Estes contratos, desde a dcada de 1750 foram arrematados por negociantes do Rio de Janeiro, com exceo do perodo da ocupao de Rio Grande pelos espanhis. Apenas neste momento, em que no havia ligao martima entre o Rio Grande e o Rio de Janeiro (os barcos aportavam em Laguna, Santa Catarina, e da chegava-se a Viamo por terra) um dos contratos, o do muncio de carne para as tropas, foi arrematado por trs negociantes locais58. O domnio dos negociantes cariocas sobre as arremataes foi total. Era um negcio de lucros certos, cuja nica perturbao poderia ser uma guerra; mesmo neste caso, no houve prejuzo, como relata Anacleto Elias da Fonceca, negociante de grosso trato do Rio de Janeiro, ao seu sobrinho e procurador em Lisboa: tenho no Rio Grande um compadre Manoel Fernandes Vieira o qual me fez comprar o contrato dos dzimos aqui por minha conta, Antnio Lopes e ele, e no qual se no ganhou nem perdeu pela razo do castelhano levar o Rio Gran de (...). O mesmo compadre pedia-lhe novamenteme que rematasse o tal contrato. Assim, este negociante auxiliava o compadre de Rio Grande, que s podia participar deste negcio atravs de seus favores. O negcio era to lucrativo que, apesar da guerra, no tivera prejuzos. Percebe-se, pela declarao, que o valor arrecadado em condies de guerra e diminuio da produo empatou com o valor da arrematao. Arrematador dos dzimos do Rio de Janeiro tambm, o negociante, experiente, recomenda em outro momento ao sobrinho: Respeito a contrato de dzimos

j tenho dito o que se deve fazer e sempre remate, mais um, menos um, porque no ser de perda59. Os negociantes cariocas reinaram incontestes nestes negcios, os mesmos grupos por mais de uma dcada, verticalizando suas atividades. Manuel de Souza Meireles, associado a Jos Caetano lvares, arrematou os dzimos do Rio Grande de 1780 a 1789, o do Quinto dos couros e gado em p e do muncio das tropas, de 1780 a 1793. Enviavam mercadorias a Santa Catarina, onde compravam farinha de mandioca para o muncio das tropas do sul; com o gado obtido dos dzimos tambm alimentavam o exrcito e, finalmente, o trigo obtido dos dzimos e o couro do Quinto eram transportados e comercializados no Rio de Janeiro60. Com a morte de Meireles, os irmos Pereira de Almeida arremataram os contratos na dcada de 1790 at 1808, pelo menos. Como j foi referido, os negociantes locais serviam de administradores de tais contratos. Em um nico momento tentaram concorrer com os negociantes do Rio de Janeiro, sendo derrotados. Foi na arrematao dos dzimos, para o trinio de 1806-1808. Fizeram lances, por um lado, Joo Rodrigues Pereira de Almeida, Antonio Jos da Costa Barbosa, e Henrique Jos de Arajo, negociantes do RJ e scios de Joaquim Pereira de Almeida, Antnio Ribeiro Pereira de Almeida e Mateus Pereira de Almeida, negociantes da cidade de Lisboa, o seu procurador bastante Jos Antnio de Azevedo e por outro Jos Vieira da Cunha, Cap. Jos Rodrigues Barcelos, Miguel da Cunha Pereira e cia que o Cap. Jos Tomaz da Silva e Antnio Soares Paiva, cinco negociantes desta capitania do Rio Grande de So Pedro. Estes ltimos ofereceram mais pelo contrato do que os negociantes cariocas e seus scios lisboetas, mas a Junta da Fazenda do Rio Grande considerou que os negociantes gachos no tinham condies de honrar o contrato, e que os bens que ofereciam em garantia no eram suficientes. Para justificar essa deciso, fizeram um inqurito entre estancieiros e negociantes abastados, perguntando da condio econmica de cada um dos proponentes, e sobre o quanto valiam as charqueadas, que eram os bens que os negociantes ofereciam em garantia. Todos os depoentes, ouvidos no final de 1805, fizeram declaraes semelhantes seguinte:
As fbricas de charquear carnes neste pas consistem em uma casa feita de paus a piques coberta de palha com as mesas e cochos para salgar as carnes, e no campo vrias estacas com paus atravessados em que nas mesmas se secam, de sorte que uma das melhores no pode custar mais de 500

127

at 600$000 e fora daquele ministrio para o qual foram destinadas no tem valor algum.

Ou seja, as instalaes de charqueada equivaliam ao preo de aproximadamente quatro escravos, e no eram bem slidos: as ditas charqueadas olhadas como fundos os bens de qualquer sujeito no so persistentes e nada valem. Alm disso, no eram garantia suficiente, pois no se realizavam negcios vista no Rio Grande do Sul:
(...) segundo a prtica antiqussima deste continente que nunca h quem compre nele bens de raiz de maior valor por dinheiro de contado e ainda mesmo fiados que se costumam vender por menos de metade a pagamentos de vrios anos. (...) neste continente nunca se fazem vendas de bens alguns com dinheiro vista e s fiados com espera de longos anos de sorte que se v pagando com o produto dos gados da mesma fazenda61.

128

Os scios proponentes eram identificados como charqueadores, trs deles sem terras prprias; o nico reconhecidamente bem estabelecido era Jos Vieira da Cunha. Sobre Antnio Soares Paiva, (...) foi negociante bem estabelecido, porm no tempo da guerra perdeu trs embarcaes e as suas cargas que iam para a cidade da Bahia, donde veio totalmente falido e assim se tem conservado, sendo pblica voz a fama que deve mais do que tem. Frente a tais declaraes, a Junta da Fazenda aceita o lance de Joo Pereira de Almeida e cia., pois no tinha dvidas sobre sua idoneidade, tanto por serem todos pessoas conhecidas, abonadas, e de notrio crdito, como por serem atualmente scios (...) no contrato das passagens dos animais pelos registos de Viamo 1803-1805 e (...) do 5 dos couros e gado em p e dzimos reais 62. Assim, os negociantes gachos continuaram impedidos de participar de um dos ramos mais lucrativos dos negcios, e tinham de se contentar com o papel de ramistas dos dzimos (subcontratadores locais) ou administradores dos outros contratos. Produzia-se a mais uma relao de fora que alentava a hierarquizao dentro do grupo mercantil:
A adjudicao dos grandes contratos de cobrana de direitos ou de explorao de monoplios pblicos, para alm de proporcionar considerveis proveitos aos arrematantes, colocava-os numa posio central, pois os termos das concesses permitiam-lhes a nomeao de scios ou a cedncia de participaes no negcio, que muitas fazia em pequenas quotas. A re-

partio dos contratos era, portanto, decisiva para definir a hierarquia interna do meio comercial e para forjar uma verdadeira elite mercantil 63.

Conhecer a lucratividade dos contratos tarefa difcil, pois a ocultao dos rendimentos era fundamental para a manuteno da taxa de lucros. Se a administrao os conhecesse, aumentaria o valor das arremataes. Saint-Hilaire obteve a seguinte estimativa do governador do Rio Grande de 1821: apurou que em 6 anos de contrato de arrecadao o arrecadador geral cobra de seus sub-arrecadadores 971:700$000, enquanto o Rei recebe apenas 250:000$00064. Mesmo tratando-se do rendimento bruto, que no leva em conta as despesas da arrecadao, as cifras so eloqentes sobre a lucratividade deste negcio. Resumindo o que foi at aqui exposto sobre as atividades mercantis dos negociantes sulistas, tem-se que eles apenas predominavam no comrcio local, participavam de forma minoritria na comercializao dos produtos destinados ao mercado interno da Amrica Portuguesa e no tinham condies de estarem presentes em circuitos mercantis mais amplos. Da mesma forma, no atuavam no setor financeiro (Banco do Brasil e seguradoras), nem nos contratos da Coroa. A elite mercantil do Rio de Janeiro, mais antiga e rica, monopolizava estes tipos de negcio65, impedindo sua participao, justamente aos que permitiam uma maior acumulao. Estas profundas vinculaes econmicas e especialmente comerciais eram muito visveis, e produziram o seguinte comentrio do ltimo governador portugus da capitania, s vsperas da independncia:
A proximidade desta Provncia a do Rio de Janeiro e as estreitas relaes comerciais que entre ambas as provncias existem, constituem esta em uma total dependncia daquela, por isso no para admirar que a opinio pblica destes povos seguisse e continue a seguir a direo que lhes foi indicada do Rio de Janeiro (...) 66.

129

A concluso, vlida para o momento da independncia e especialmente para o grupo mercantil, foi, porm, um tanto determinista para um tempo um pouco mais longo, sendo desmentida treze anos depois com o incio da sedio farroupilha.

NOTAS
Conde da Cunha a Mendona Furtado, RJ, 30/out/1767. Arquivo Histrico Ultramarino (AHU), RJ, cx. 88, doc. 76. Grifos nossos.
1

BOHM, Joo Henrique de. Memoire relatifs lexpdition au Rio Grande. In Anais do Simpsio comemorativo do Bicentenrio da restaurao do Rio Grande (1776-1976 ). Rio de Janeiro, IHGB, 1979, p. 24.

Cf. OSRIO, Helen. Estancieir os, lavradores e comerciantes na constituio da estr ema dura portuguesa na Amrica: Rio Grande de SoPedro, 1737-1822 . Niteri, Curso Ps-graduao em Histria, Universidade Federal Fluminense, 1999. Tese de doutoramento. Especialmente cap. 6, O comrcio de abastecimento do mercado interno, pp. 163-198. Anacleto Elias da Fonceca. Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT), Habilitao Ordem de Cristo (HOC), letra A, m. 1, doc. 2, 1757.

5 Antero Jos Ferreira de Brito ANTT HOC, letra A, m. 25, n 11, 1787 e Manuel de Arajo Gomes ANTT HOC letra M, m. 23, n 6, 1768. Que em razo dele testemunha. ter residido no RG onde foi capito de drages conhecera na dita praa ao justificante o qual fora para a dita praa com uma carregao de fazendas com a qual tinha uma loja aberta, e supos que nela se vendia pelo miudo e a retalho, nunca... o vira medir, mas sim um caixeiro e um rapaz que tinha na mesma loja, e que neste tracto se empregara poucos tempos; porque pouco depois se empregara em comprar cavalgaduras que mandava conduzir para as Minas e juntamente administrava o contracto dos direitos das mesmas cavalgaduras, e que ao presente homem de negcio no RJ.

AHU, RJ, cx. 68, doc. 35 Petio comerciantes do RJ, 28/1/1761. Os comerciantes arrematantes de contratos so: Custdio Barroso Basto, Bernardo Gomes da Costa, Manuel Barbosa dos Santos, Anacleto Elias da Fonseca e Miguel de Alvarenga Braga.

130

7 AHU, Rio Grande (RG), cx. 17, doc. 20 Petio de Antonio Alves Guimares anterior a 2/9/1806. 8

Testamento de Gaspar dos Santos, anexo a seu inventrio, Arquivo Pblico do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS),1775, 1 Cartrio do Cvel e Crime de Poa, mao 3, n 10.

PEDREIRA, Jorge Miguel Viana. Os homens de negcio da praa de Lisboa de Pombal ao Vintismo (1755-1822). Diferenciao, r eproduo e identificao de um grupo social. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Cincias Sociais e Humanas, 1995. Tese de doutorado, p.193-221. As fontes utilizadas pelo autor foram habilitaes das ordens militares, habilitaes do Santo Ofcio, processos da Inquisio de Lisboa, testamentos e inventrios. Os dados provenientes de inventrios originam-se de dois conjuntos. O primeiro uma amostra de 542 inventrios que abarcam todo o territrio do Rio Grande e que foram coletados nos anos terminados em 0 e 5, para o perodo de 1765-1825. O segundo conjunto refere-se a inventrios exclusivamente de comerciantes que constavam do Almanack da V ila de Porto Alegre, com reflexes sobre o estado da Capitania do Rio Grande do Sul, de Manoel de Antnio Magalhes, 1808 (cdice 807, vol. 1, ANRJ) que arrolou todos os comerciantes existentes na capitania em 1808. De 135 nomes, obteve-se os inventrios de 61, perfazendo 46% do universo. De 37 inventrios de negociantes da amostra 1765-1825, obteve-se o testamento de 24 (64,9%). J da lista de negociantes de 1808, de 61 inventariados tem-se o testamento de 40 (65,6%). Nos Cadernos de informadores de 1814 e 1818 que listam as pessoas com condies para ocupar os cargos de vereador, procurador e tesoureiro da Cmara de Porto Alegre apenas h a indicao natural de Portugal, sem indicao de provncia.
10

11

Relatrio do Marqus de Lavradio em 1 de junho de 1779. In Revista do Instituto Hist rico e Geogrfico Brasileiro , vol. IV, 1843.
12

Saliente-se que no Caderno de 1814, os negociantes so 77,8% dos 63 nomes listados, enquanto as pessoas que exercem atividades agrrias so 14,3%; para o ano de 1818, os negociantes so 85,2% e os produtores rurais 13,1%, o que aponta para o predomnio dos homens de negcio na Cmara de Porto Alegre.
13 PEDREIRA. op. cit., pp. 207; 209; 217 e 219. Para uma anlise dos caixeiros na primeira metade do sculo XIX no Rio de Janeiro, ver MARTINHO, Lenira M. Caixeiros e ps-descalos: conflitos e tenses em um meio urbano em desenvolvimento. In MARTINHO, L., e GORESTEIN, R. Negociantes e caixeiros na sociedade da Independncia. Rio de Janeiro, Sec. Munic. de Cultura, 1993.

SOCOLOW, Susan. Los mercader es del Buenos Aires virreinal: familia y comer cio . Buenos Aires, Ediciones de la Flor, 1991, pp. 28-29 e 212.
15 16

14

Antonio Ribeiro de Avellar, ANTT, HOC, m. 33, n 14 1779.

Antonio dos Santos ANTT, HOC letra A, m. 35, n 6 1780; Andr Alvares Pereira Viana HOC letra A, m. 20, doc. 7, 1765 (...) que vindo rapaz de sua Patria estivera nesta Corte em casa um tio esperando ocasio de frota e na 1 passara para a dita cidade do RJ e casa de Joo Gonalves da Costa uma das principais em que aprendera o negcio e por sua morte sucedera casando com a viva, sem que nunca tivesse exerccio mecnico pois nem neste nem no tempo do antecessor se vendeu fazenda que no fosse por grosso e atacado. Que capito de cavalos e homem de grandes crditos e avultado cabedal: com boa reputao no sangue sem fama contrria (...) e Jos Antonio Lisboa ANTT, HOC letra J, m. 67, doc. 18, 1783: (...) e depois do falecimento do tio conservou o mesmo negcio sempre por grosso, e conservou bom tratamento, servindo os melhores postos da Camara da mesma cidade (...). Confrontando especificamente fortunas de negociantes, o maior monte-mor encontrado no extremo sul de 40.400 libras, enquanto, para o Rio de Janeiro, Fragoso apresenta mais de 20 nomes de negociantes de grosso trato que ultrapassam as 50.000 libras. FRAGOSO, Joo. L. R. Homens de grossa aventura: acumulao e hierarquia na praa mercantil do Rio de Janeiro (1790-1830). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992, p. 261. Por exemplo, Manuel da Silva Telles faleceu intestado em Porto Alegre em 1830 e devia mais de 26 contos a 5 negociantes do Rio de Janeiro; dentre eles, Antnio Jos da Costa Ferreira e Cia., de que era caixeiro e possua uma dvida de 18:046$498. Arquivo Nacional (AN), Junta do Comrcio (JC), cx. 359.
19 18 17

131

AN, JC, cx. 338, Administrao de bens de falecidos e ausentes. Manuel de Souza Meirelles.
20 Jos de Bitancourt Cidade, APERGS, inventrio n 874, m.36, 1Cartrio rfos Ausentes Poa, 1825

21 22

PEDREIRA, Miguel. op. cit., pp. 393 e 395.

AHU, RJ, cx. 156, doc. 69 22/7/1794. Ouvidoria do Crime autos crimes Antnio Lus Escovar Arajo e Joo Marcos Vieira. Auto de devassa (...) sobre o caso de contrabando de escravos... ao porto de Montevideo dos domnios de Espanha de donde veio carregado dos efeitos adiante declarados.
23

Inventrios do APERGS, 1 rfos de Poa, n 115, m. 3, 1815 e AN, cx. 1409, n 420, 1830.

APERGS, Inventrio de Manoel Antnio de Castro, 1 cartrio de rfos Poa, n 14, m. 5, 1795 e Antnio Jos de Oliveira Guimares, idem, n 1013, m. 43, 1830. Este tipo de mandato missas para as pessoas com quem tinham negociado comum nos testamentos dos comerciantes. Testamento de Andr Pereira Maciel, anexo a seu inventrio, APERGS, 1 cart. rfos e Ausentes Poa, n 253, m. 14 A, 1800.
26 Inventrio Manuel Jos de Oliveira Guimares. APERGS, 1 C. O.P,Rio Grande, n 92, m. 4, 1812. 27 28 25

24

PEDREIRA, Miguel. op. cit., p. 246.

SOCOLOW, Susan. op. cit., p. 63. Ainda: Para el novio, su matrimonio con la hija del comerciante anunciaba una alianza con un colega establecido, la extensin del negocio y los contactos personales atravs de los oficios de su suegro, el acceso a mercaderias y a prstamos, y la acceptacin por parte de otros comerciantes. p. 52.
29 PEDREIRA, Miguel, op. cit., p. 254, SOCOLOW, Susan, op. cit., p. 51 e FARIA, Sheila de Castro, A colnia em movimento. Fortuna e famlia no cotidiano colonial (sudeste, sculo XVIII). Niteri, Curso Ps-graduao em Histria, Universidade Federal Fluminense, 1994. Tese de doutorado. p. 106. 30 31 32

PEDREIRA, Miguel. op. cit., pp. 79-80. FRAGOSO, Joo. op. cit., p. 34.

Para o Rio de Janeiro, idem, ver tabela 15-9 (Composio das fortunas de alguns comerciantes do Rio de Janeiro), p. 261; SOCOLOW, Susan, op. cit., p. 79-82 e PEDREIRA, Miguel, op. cit., pp. 307 e 305. FRAGOSO, J. L. op. cit., p. 267. Para o caso mexicano: El nivel econmico en el Mxico colonial tardo era an demasiado bajo como para permitir la especializacin en un solo campo de la economa por un perodo prolongado. [...] La diversificacin de las inversiones de una familia era decisivo para su prosperidad a largo plazo. KICZA, John E. Empresarios coloniales. Familias y negocios en la ciudad de Mxico durante los Borbones . Mxico, FCE, 1986, p. 42.
34 33

132

PEDREIRA. op. cit., p. 318.

35

Respectivamente, KICZA, John. op. cit., p. 40 e SOCOLOW, Susan. op. cit., p. 72 e FRAGOSO. op. cit., pp. 262-273.

36 So eles: Baltazar Gomes Viana, com monte-mor de 3.404 libras e monte-lquido negativo de 1.038 e Jos Antnio da Silva Neves, monte-mor de 4.834 libras e monte lquido negativo de 2.873 libras. 37

Respectivamente, FRAGOSO. op. cit., p. 292-299; La propiedad agraria y la conservacin de la lite. In KICZA, John. op. cit., pp. 34-35; FARIA, Sheila S. C. op. cit., pp. 126-129.

38 GOUBERT, Pierre. Cent mille provinciaux au XVII sicle Beauvais et les beauvaisis de 1600 a 1730 . Paris, Flamarion, 1968, pp. 372-373. 39 Eram Joaquim Jos da Silva e Cia e Joo Martins Barroso, ambos principais comerciantes de produtos gachos no Rio de Janeiro na segunda dcada do sculo XIX. Inventrio de Baltazar Gomes Vianna. APERGS, 1 cartrio rfos e provedoria Pelotas, n 45 a 52, m. 4, 1820. 40

Inventrio Jos Antnio da Silva Neves. APERGS, 1 cart. rfos ausent., POA, n 701, m. 28, 1820.

41

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul. Belo Horizonte, Itatiaia, 1974, pp. 69 e 65.

Trata-se de dvidas contradas com moradores de Minas Gerais antes do comerciante transferir-se do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul. Inventrio de Manuel Jos de Oliveira Guimares. APERGS, 1 cartrio de rfos e provedoria do Rio Grande, n 92, m. 4, 1812.
43

42

Este nmero era inferior nos inventrios, e foi acrescido pela identificao, na lista de credores, de vrios nomes de negociantes cariocas constantes da tabela 13-12, de FRAGOSO. op. cit., p. 187.
44 Os trs negociantes do Rio Grande eram: Manoel Jos Barreiros, Antnio Jos Gonalves Chaves e Joaquim Jos da Cruz Secco. Este ltimo dizia dever 1:703$713, enquanto no inventrio constava um dbito de 3:973$000. Inventrio de Domingos Francisco de Arajo Rozo. AN, n 5527, cx. 276, 1834.

45

Testamento anexo ao inventrio de Mariana Rodrigues de Arajo, esposa de Hiplito Jos de Fernandes Passos. APERGS, 1 cart. rfos e ausentes Jaguaro, n 46, m. 3, 1818. Testamento, 1827, anexo ao inventrio de Jos Apolinrio Pereira Moraes. AN, cx 1409, n 420, 1830

46

Requerimento de Manoel Jos Gomes Moreira e outros, sobre os bens do falecido Francisco Barbosa Ferreira. AN, cx. 343, JC, Administrao de bens de falecidos e ausentes, 14/09/1808.
48

47

AN, JC, cx. 340. Indcio de que houve litgio a ausncia de partilha neste inventrio. Antnio Jos de Almeida Bastos. APERGS, 1 cart. rfos e ausentes de Poa, n 579, m. 25, 1817. Por exemplo, Francisco Lopes Nunes e Jos Vieira dos Santos. AN, JC, cx. 352, 1809 e cx. 357, 1811. Inventrio de Joo Gomes Barroso. AN, m. 46a, n 1592, 1829.

133

49

50 51

Inventrio de Jos Ferreira de Arajo. APERGS, 1 cart. rfos Rio Grande, n 80, m. 4, 1810.

52

Joo Rodrigues Pereira de Almeida, do Rio de Janeiro, que junto com seu irmo monopolizou por mais de dez anos os contratos de dzimos, 5 dos couros e gado em p do sul. Saint-Hilaire foi ao Rio Grande com carta de recomentadao sua, e procurou em cada cidade que visitou os negociantes que eram administradores dos contratos.
53 54

SAINT-HILAIRE, Auguste. op. cit., pp. 77-78.

Cf. FRAGOSO, Joo. op. cit., Cap. 17 Reproduo da economia colonial: hierarquia social e acumulao mercantil e PEDREIRA, Jorge M. op. cit., Cap. II-2. Do estatuto legal posio social: comrcio e comerciantes na ordenao social das diferenas.
55 56

FARIA, Sheila C. op. cit., p. 123.

SANTOS, Corcino Medeiros dos. Economia e sociedade do Rio Grande do Sul: sculo XVIII. So Paulo/Braslia, Ed. Nacional/INL, 1984, p. 136. PEDREIRA. op. cit., p. 154.

57 58

Eram eles Manuel Bento da Rocha, Manuel Fernandes Vieira e Antnio Rodrigues Guimares; o contrato referia-se a 1775-77. AHRS, Livro de Reg. da Vedoria do Rio Grande de So Pedro n 164.

AHU, RJ, cx. 97, doc. 1. Lisboa, 7 de maio de 1770. Carta a Joo Crisstomo, Rio de Janeiro, 5/dez/1766 e carta de 2/dez/1768. Grifos nossos.
60 61 62

59

AN, JC, cx. 338, Administrao de bens de falecidos e ausentes. Manuel de Souza Meirelles Inquirio sobre os bens dos scios 11/12/1805. AHU, RG, cx. 16, doc. 16, Junta da Fazenda a VAR, 15/2/1806.

63 PEDREIRA. op. cit., p. 150; da mesma forma, observa FRAGOSO. op. cit., p. 269: Como cobrador de impostos, um dado empresrio assume o papel do Estado frente a outros empresrios (comerciantes e fazendeiros), o que lhe d uma vantagem diante desses ltimos. utilizando-se desse estratagema que o grande comerciante reafirma a sua hegemonia no mercado. 64 65

SAINT-HILAIRE, Auguste. op. cit., p. 55. FRAGOSO, Joo. op. cit., p. 270.

66 AHU, RG, cx. 20, doc. 61. Ofcio do governador Joo Carlos de Saldanha Oliveira e Daun ao Ministro da Secretaria dos Negcios do Reino. Porto Alegre, 20/6/1822.

134

Artigo recebido em 01/2000. Aprovado em 03/2000.

You might also like