You are on page 1of 5

CURSO A DISTNCIA MDULO IV DIREITO COMERCIAL II - PROF.

SLVIO ANTNIO MARQUES

ENDOSSO NOES Endosso o ato de transferncia de ttulo de crdito nominativo ordem. O endosso efetiva a transferncia do crdito e, evidentemente, da prpria crtula. Todos os ttulos com clusula " ordem" ou sem a clusula "no ordem" so passveis de transferncia por endosso. Os ttulos de crdito com a clusula "no ordem" transferem-se por cesso civil de crdito, ou seja, contrato escrito. Essa clusula, de natureza civil (e no cambial) pode ser escrita pelo sacador ou pelo tomador (beneficirio), para evitar a circulao do ttulo, mas mesmo assim possvel a transferncia. Se for inserida a clusula pelo endossante, o endossatrio fica proibido de apor novo endosso. Se houver cesso, o sacador ou o endossante que inseriu a clusula no ordem somente garantidor do pagamento ao tomador ou endossatrio, respectivamente. O pagamento, portanto, no ser garantido pelo sacador e endossante ao cessionrio, que podero, contudo, ser cobrados. O cessionrio depender mesmo dos termos do contrato de cesso civil (arts. 295 e 296 do Cdigo Civil). Podem ser apontadas duas diferenas entre o regime cambirio e o regime da cesso civil: I) havendo endosso, o endossante responde pela existncia do crdito e pela solvncia do devedor (pois coobrigado do ttulo de crdito), enquanto o cedente (tomador ou endossatrio proibido de endossar) responde apenas pela existncia do crdito (ou seja, que no existe falsidade) em relao ao cessionrio, que poder executar o sacado ou endossante (art. 15 da LUG); II) o sacado ou endossante, em razo do sub-princpio da inoponibilidade da excees pessoais aos terceiros de boa-f, no pode alegar em relao ao endossatrio defesas no pertinentes a este, enquanto na cesso, que uma relao entre o cedente e o cessionrio de natureza civil, o sacado ou endossante, se executado, poder alegar qualquer matria nos seus embargos (por exemplo, que o negcio foi rescindido). O endosso introduz duas novas figuras no ttulo de crdito: I) endossante que transfere o ttulo e o crdito; II) endossatrio que o beneficirio do endosso, que tambm pode se tornar endossante se quiser transferir o ttulo, exceto se inserida a clusula no ordem. EFEITOS DO ENDOSSO O endosso produz dois efeitos: I) torna o endossatrio credor do ttulo, com a transferncia da sua propriedade; II) torna o endossante co-devedor do ttulo. O endossante responde pelo ttulo, juntamente com o devedor principal (sacado) e coobrigados (sacador, outros endossantes e avalistas).

CURSO A DISTNCIA MDULO IV DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

Com o endosso, quem transmite o ttulo est se obrigando pelo pagamento (bonitas) e tambm responde pela existncia do crdito (veritas), conforme anteriormente mencionado. FORMA E LOCAL DE APOSIO DO ENDOSSO O endosso deve ser aposto no verso (atrs do ttulo), bastando o endossante assinar ou assinar e escrever o nome do endossatrio (por exemplo, pague-se ou "pague-se a Jos Manoel), conforme se tratar de endosso em branco ou em preto, respectivamente. O endosso tambm pode ser aposto no anverso (na parte frontal) do ttulo. Neste caso, o endossante deve indicar o ato cambirio, atravs de alguma expresso (por exemplo, pague-se ou "pague-se a Joo de Tal), pois o aval e o aceite tambm so apostos no anverso do ttulo. MODALIDADES DE ENDOSSO O endosso pode ser em branco ou em preto. O endosso em branco aquele que no identifica o endossatrio, consistindo apenas na simples assinatura do endossante ou na sua assinatura com alguma expresso indicadora. Para Rubens Requio1, todavia, o endosso em branco no mais cabvel no direito brasileiro, em razo do disposto no art. 19 da Lei n. 8.088/1990, o qual determina que todos os ttulos, valores mobilirios e cambiais sero emitidos sempre sob a forma nominativa, sendo transmissveis somente por endosso em preto. Alm disso, ensina o saudoso professor, apesar de o Cdigo Civil admitir o endosso em branco (arts. 913 e 921), a legislao especial continua prevalecendo. Para Fbio Ulhoa Coelho o endosso em branco ainda existe no direito cambirio brasileiro, pois o art. 1 da Lei n. 8.021/1990, que impede a emisso de ttulos ao portador, no revogou a Lei Uniforme de Genebra, principalmente porque o Brasil no denunciou a Conveno de 1930. Embora a tese de Rubens Requio seja decorrente da lei citada, impossvel controlar a seqncia de transferncias do ttulo que tenha endosso em branco. Isto porque o endossatrio de uma cambial com endosso em branco poder transferi-la por mera tradio, e ento no ficar na situao de coobrigado. Ademais, a Lei Uniforme de Genebra, que especial, admite o endosso em branco (art. 14, primeira alnea). Se houver endosso em branco, no momento do pagamento ou execuo obrigatrio identificar o ltimo beneficirio, conforme a LUG. O endosso em preto aquele que identifica o endossatrio (por exemplo, "pague-se a Walter dos Santos"). Neste caso, o endossatrio tambm pode transferir a cambial mediante outro endosso, se no houver clusula no ordem. ESPCIES DE ENDOSSO
1

Curso de Direito Comercial, 2 v., p. 409.

CURSO A DISTNCIA MDULO IV DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

Existem vrias espcies de endosso, alguns proibidos e outros criados em razo do desenvolvimento da atividade bancria. I. endosso pleno (prprio ou translatcio) - o endosso comum, em preto ou em branco, pelo qual o endossante transfere a propriedade do crdito e o respectivo ttulo (art. 11 da LUG). II. endosso-procurao (ou endosso-mandato) - o espcie de endosso imprprio que apenas confere ao endossatrio o direito de cobrar o valor do ttulo do devedor. O endossante continua sendo proprietrio do crdito (art. 18 da LUG e art. 917 do Cdigo Civil). III. endosso-cauo (ou pignoratcio) - o endosso imprprio que no transfere a propriedade do ttulo, representando penhor dos direitos nele constante. Trata-se de endosso que apenas garante o pagamento de uma obrigao contratual contrada pelo endossante perante terceiro. Se houver cumprimento da obrigao pelo endossante-devedor, o ttulo dever ser devolvido pelo endossatrio (por exemplo, banco concede um emprstimo e exige que a sociedade empresria lhe entregue ttulos de crdito para garantir o pagamento). Somente haver apropriao do crdito se o endossante-devedor no cumprir a obrigao original (art. 19 da LUG). IV. endosso condicional - considerado como no-escrito (por exemplo, "pague-se, se for entregue a mercadoria). O ttulo transferido e a condio tida como se no existisse, sendo que o valor pode ser cobrado normalmente no vencimento (art. 12 da LUG). V. endosso limitado (ou parcial) - o que transfere parte do valor da cambial ao endossante. proibido o endosso limitado, ao contrrio do aceite limitativo que apenas acarreta o vencimento antecipado do ttulo. O devedor principal fica obrigado ao pagamento do total, pois a lei considera nula a clusula limitativa (art. 12 al. 2 da LUG e art. 912, pargrafo nico, do Cdigo Civil). Isso se deve unidade do crdito cambirio, que torna o valor devido indivisvel no momento do endosso. ENDOSSO E CESSO CIVIL H duas espcies de transferncia que no geram a obrigao cambiria de pagamento do valor ao credor do ttulo, pois so consideradas cesses civis de crdito: I. endosso com clusula no ordem: o endosso (mencionado anteriormente) pelo qual o endossante no se responsabiliza pelo pagamento do valor aos credores do endossatrio (cessionrios) que se sucederem (art. 11 da LUG).

CURSO A DISTNCIA MDULO IV DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

II.

endosso tardio ou pstumo2: aquele efetivado aps o protesto por falta de pagamento ou aps a expirao do prazo para protesto. Neste caso, o endosso tambm funciona como simples cesso civil de crdito. O protesto pode ser requerido por falta de pagamento, aps o vencimento do ttulo, em dois dias teis (art. 44 da LUG), ou aps a apresentao para aceite, em caso de recusa do sacado (art. 20 da LUG).

Rubens Requio utiliza a denominao endosso tardio (Curso de Direito Comercial, 2 v. p. 413), enquanto Luiz Emygdio F. da Rosa Jr. utiliza a expresso endosso pstumo (Ttulos de Crdito, p. 253).

CURSO A DISTNCIA MDULO IV DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

QUESTES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. O que endosso? Os ttulos de crdito com clusula no ordem admitem endosso? Qual a diferena entre endosso e cesso civil de crdito? Quais os efeitos do endosso? Quais as formas e o local de aposio do endosso? O que endosso em branco? cabvel? O que endosso em preto? O que endosso pleno ? O que endosso-mandato? O que endosso cauo? possvel o endosso condicionall? O que endosso limitado ou parcial ? Quais os endossos que produzem efeitos de cesso civil de crdito? O que endosso tardio?

You might also like