You are on page 1of 2

Texto complementar

O JOVEM BRASILEIRO TEM MATURIDADE


PARA ESCOLHER TO CEDO SUA PROFISSO?

Silvio Duarte Bock


Silvio Duarte Bock pedagogo pela PUC-SP, foi Orientador Educacional do Colgio Equipe de So Paulo, planejou, implantou e coordenou o setor de Orientao Vocacional da Fundao Carlos Chagas e atualmente diretor do NACE Orientao Vocacional e Redao.

Esta questo precisa ser analisada sob vrios pontos de vista. Primeiramente, o que significa maturidade? O sentido usual diz que ser maduro estar plenamente desenvolvido; completamente formado. Comparando com uma fruta, que ao amadurecer est pronta para ser saboreada, poderamos nos perguntar se algum estaria plenamente pronto para uma escolha e mais ainda, de uma profisso? Seria um processo psicobiolgico que em algum momento atingiria um ponto timo? Nosso entendimento diz que isto no existe. O momento da escolha no possibilitado por um suposto desenvolvimento psicobiolgico, mas dado socioculturalmente. No Brasil, um jovem de17 anos, de uma camada social com maior poder aquisitivo, pode escolher uma profisso de nvel universitrio. muito cedo? Depende. Se olharmos a sociedade como um todo, diremos que este jovem um privilegiado, pois pode escolher sua profisso, enquanto que a maioria se engaja no trabalho muito mais cedo; quase sempre sem nenhuma escolha. Comparando com jovens de alguns pases economicamente mais avanados, a escolha de profisso aos 17 anos muito precoce, pois a sociedade espera que este jovem passe por experincias diversas antes da escolha e ela se estrutura para que isto acontea: a entrada na universidade mais tardia e o curso montado como um funil que permite ao estudante realizar escolhas profissionais com mais idade. Entretanto, isto parece no eliminar todo o problema, pois nestes pases, os servios de orientao profissional ou de carreira e a literatura (muitas vezes de auto-ajuda) atendem adultos que querem ou precisam mudar de profisso, ocupao ou emprego. Por outro lado, o fenmeno da escolha (de qualquer coisa, inclusive a profissional) um atributo humano e isto uma das caractersticas que diferencia o ser humano de qualquer outro animal. Quando uma pessoa vive um dilema de escolha, o que se configura a vontade de querer todas as possibilidades, mas escolher significa dar preferncia a uma delas e este um primeiro grande drama. Estaria algum pronto para realizar escolhas? Escolher significa fazer um projeto que envolve um desconhecido que atemoriza, isto , pode dar ou no dar certo, e este um segundo drama de qualquer escolha: a insegurana faz parte do processo. Portanto no existe escolha segura (existe sim, uma escolha mais segura ou uma escolha menos segura). Um terceiro drama do processo de escolha a perda. Ao dar preferncia por uma das possibilidades, perdem-se todas as outras. No verdade o

pressuposto de que s existe uma alternativa que a certa e que deve ser encontrada pela escolha. Esta idia fundamenta a ao dos tradicionais testes vocacionais que procuram descobrir a profisso certa para a pessoa, uma vez que ela no teria condies de realizar um olhar mais objetivo. Quando temos vrias alternativas que a princpio so igualmente atraentes, escolher uma delas significa no ter acesso s outras e ento uma questo permanece: ser que elas no seriam melhores? Dvida impossvel de ser respondida. A escolha, portanto, pressupe conflito e ser mais segura se a existncia do conflito for aceita e houver uma busca de informaes a respeito das diversas alternativas; se levar em conta a histria da pessoa (autoconhecimento) e o contexto em que ela se d (econmico, social, poltico, cultural, tecnolgico). Entretanto, tais conhecimentos no resolvem o dilema da escolha, que s se dar atravs de um profundo ato de coragem. Este ato de coragem leva em conta o objetivo e o subjetivo, o racional e o emocional e prope a elaborao de um projeto de interveno sobre o passado pessoal e social visando o novo que o modifique, melhore ou o supere. Para finalizar, diramos que, para quem pode escolher sua profisso (e devemos lutar para que todos tenham esse direito), tal ato no define o resto da vida de uma pessoa, mas apenas um passo, um primeiro passo do resto da vida e que ser seguido por vrias outras situaes que sempre se constituiro como apenas primeiros passos. Por isso, o problema central no discutir se a escolha profissional no Brasil ou no precoce, mas dar condies para que a pessoa que vive o dilema tenha as maiores e melhores condies de realiz-la e, para isso, consideramos que todas as pessoas deveriam ter o direito de escolher suas profisses ou ocupaes e passar por programas de orientao profissional em suas escolas.

Questes
1. Por que em nossa sociedade difcil compatibilizar a satisfao pessoal com a satisfao material? 2. Discuta a frase: A vocao do ser humano exatamente no ter vocao nenhuma. 3. Por que a ideia de vocao como ponto central na escolha da profisso tem sido criticada?

You might also like