You are on page 1of 72

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais
ndice de Provas
Professora: Cludia Koslowski Lngua Portuguesa ....................................................................................................................................... 01 Professor: Gerardo Samarco Espanhol ....................................................................................................................................................... 19 Professora: Aline Andrade Ingls ............................................................................................................................................................. 27 Professor: Moraes Jnior Raciocnio Lgico - Quantitativo .............................................................................................................. 33 Professor: Dicler Ferreira Direito Civil .................................................................................................................................................. 53 Professor: Pedro Ivo Direito Penal ................................................................................................................................................ 61 Professor: Cadu Carrilho Direito Comercial ........................................................................................................................................ 65

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais LNGUA PORTUGUESA


Professora: Cludia Koslowski

1.

Assinale a opo que est de acordo com as ideias do texto. Apesar de todos os problemas relacionados Justia brasileira, um dos grandes avanos no pas nos ltimos anos foi a criao do Conselho Nacional de Justia (CNJ). Tem sido um alento seus esforos no sentido de racionalizar e modernizar a estrutura burocrtica do Poder Judicirio quebrando focos de resistncia corporativistas e de forar a devida celeridade aos processos que tramitam nos tribunais. A criao de um sistema de estatstica, com indicadores que medem uma srie de atributos relacionados, por exemplo, aos gastos e produtividade dos estados e das instncias judiciais tem derrubado um dos maiores obstculos reforma das prticas do Judicirio: a falta de um diagnstico preciso. Este o primeiro e necessrio passo para que as mudanas de rota sejam feitas. Mas pr o sistema nos eixos, atacar suas discrepncias, requer ao.
(Editorial, Jornal do Brasil, 24/8/2009)

(A) A criao do Conselho Nacional de Justia no representou uma mudana signicativa nos problemas relacionados Justia brasileira. (B) O desconhecimento de indicadores referentes aos gastos e produtividade do sistema o primeiro passo para as mudanas de rota. (C) Os esforos do Conselho Nacional de Justia ainda no conseguiram quebrar os focos de resistncias corporativas no sistema judicirio. (D) Um diagnstico preciso referente a vrios indicadores, como os que revelam gastos e produtividade do judicirio, decorre da criao de um sistema de estatstica. ((E) O Poder Judicirio tem procurado racionalizar e modernizar a estrutura das resistncias corporativas.

a) Essa afirmao contestada j no primeiro perodo do texto, que considera a criao do CNJ um dos grande avanos no pas nos ltimos anos. b) Segundo o texto, para que haja mudana de rotas, preciso haver um diagnstico preciso e, para isso, necessrio criar um sistema de estatsticas que mea atributos relacionados a gastos e produtividade dos estados e das instncias judiciais. Logo, a afirmao est incorreta. c) A passagem de Tem sido um alento... at tramitam nos tribunais indica o esforo do CNJ em quebrar focos de resistncia corporativista, contrariando, assim, a afirmao deste item. d) O terceiro perodo do texto confirma essa argumentao. Item correto. e) Como vimos no comentrio ao item C, o Conselho Nacional de Justia tem envidado esforos para combater a resistncia corporativista, e no modernizar sua estrutura.
2. Assinale a opo em que a reescrita de segmento do texto no mantm as informaes originais. A demanda domstica depende de vrios fatores, e da perspectiva do seu aumento depende a produo industrial. normal, ento, dar ateno especial ao nvel do emprego e evoluo da massa salarial real, sem deixar de acompanhar as receitas e despesas do governo federal. Enquanto a ligeira retomada da economia norte-

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

americana acompanhada por aumento do desemprego, no Brasil o quadro diferente. Os dados de julho, nas seis principais regies do Pas, mostram reduo do desemprego de 8,1% para 8%, o que signica a gerao de 185 mil postos de trabalho. Essa taxa de desemprego, em julho, a menor da srie desde 2002. Paralelamente, houve melhora na qualidade do emprego, e 142 mil postos foram criados com carteira de trabalho assinada.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 21/8/2009)

(A) A demanda domstica depende de vrios fatores, e a produo industrial depende da perspectiva do aumento dessa demanda. (B) Essa taxa de desemprego a menor em julho de 2002. Paralelamente, em 142 mil postos, a carteira de trabalho assinada melhorou a qualidade do emprego j existente. (C) O aumento do desemprego acompanha a ligeira retomada da economia norteamericana, enquanto no Brasil o quadro diferente. (D) Nas seis principais regies do Pas, os dados de julho mostram a gerao de 185 mil postos de trabalho, o que signica reduo do desemprego de 8,1% para 8%. (E) normal, ento, dar ateno especial tanto ao nvel do emprego e evoluo da massa salarial real quanto s receitas e despesas do governo federal.

H dois problemas na reescrita da opo B. A taxa de desemprego de julho de 2009 a melhor desde 2002, no correspondendo, portanto, afirmao de que a taxa de desemprego a menor em julho de 2002. Alm disso, afirmar que houve uma melhora na qualidade de emprego e que 142 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados no o mesmo que a carteira de trabalho assinada melhorou a qualidade do emprego j existente.
3. Assinale a opo em que o trecho constitui continuao coesa e coerente para o texto retirado do Editorial do jornal Zero Hora (RS), de 28/8/2009. Com a ajuda da tecnologia de comunicao e informao disponvel, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) est desfazendo a imagem antiga de um rgo pblico moroso e desorganizado, que cobra mal, scaliza mal e presta mau servio na hora em que o segurado a ele recorre para qualquer benefcio. Conquistas administrativas e gerenciais recentes aliceradas nos sistemas computadorizados e, certamente, em reciclagens funcionais permitem, por exemplo, que as aposentadorias sejam deferidas em alguns minutos, com dia e hora agendados, ou que o prprio INSS alerte os trabalhadores quando sua aposentadoria j pode ser solicitada. Neste sentido, o Instituto liberou nesta semana mais um lote de correspondncias avisando mais de 1,3 mil trabalhadores urbanos de que adquiriram condies de pleitear esse benefcio. (A) Trata-se de um avano que engrandece o sistema de seguro social estabelecido no Brasil, mesmo que tal ecincia no se verique ainda em todas as reas, nem abranja toda a estrutura de um organismo que gerencia 11 distintos benefcios, que vo das aposentadorias s penses por morte, do salrio-famlia ao auxlio-acidente e ao auxlio-doena, entre outros. (B) Cada um deles exige uma estruturao administrativa complexa e uma scalizao adequada, tanto para que os cidados sejam atendidos com qualidade quanto para evitar que aproveitadores fraudem o sistema e prejudiquem seus benecirios. (C) Apesar disso, a ecincia mostrada nessa rea da Previdncia Social e em algumas outras agncias de servio pblico precisa ser considerada como um exemplo a ser seguido.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(D) Contanto que a burocracia pblica, que tem sido alvo histrico de ajustadas crticas e s vezes de generalizaes indevidas, merece o destaque positivo sempre que, como no caso das aposentadorias, consegue vencer a inrcia e a inecincia e produz resultados que a sociedade no pode deixar de elogiar. (E) Entretanto, no caso especco da Previdncia, que engloba e gerencia aquele que o maior fator individual do dcit das contas pblicas brasileiras, a qualidade do servio se impe como um dever.

Para resolver esse tipo de questo, sugiro que voc faa, primeiro, a leitura do texto apresentado no enunciado para, em seguida, ler o segmento da opo A. No sendo esta a resposta, volte ao texto, releia-o e leia, em seguida, o segmento da opo B. Assim, voc observar com mais clareza se o segmento analisado (um a um) complementa ou no o texto. Tal como deve ser feito nas questes de ordenao textual, devemos observar, em cada trecho, a presena de elementos que dependam de informaes anteriormente fornecidas (a chamada coeso anafrica); se no houver essa correspondncia com elementos presentes no texto (e no em outras opes, cuidado!), elimina-se a possibilidade de esse trecho ser a resposta. O texto trata da modernizao e melhoria dos servios oferecidos pelo INSS, obtidas a partir de reciclagem de pessoal e dos sistemas computadorizados. O segmento que d sequncia a esse tema o da opo A (Trata-se de um avano... ). Na opo B, o emprego da expresso cada um deles logo no incio do trecho no possui antecedente, tornando-se incoerente e inadequada. O emprego de conectivos adversativos como Apesar disso e Entretanto, nas correspondentes estruturas, revela-se inapropriado, j que o que se afi rma em cada uma dessas opes segue a mesma linha argumentativa apresentada no texto original, ou seja, os segmentos C e E versam a respeito das consequncias advindas da modernizao do rgo (... como exemplo a ser seguido... e ... a qualidade do servio se impe como um dever), sem que se tenha estabelecido argumentao oposta apresentada anteriormente. A ideia dos segmentos conclusiva ou causal, a depender da anlise, e no adversativa. Por fim, o conectivo contanto que (opo D) apresenta valor condicional, sem que haja correspondncia no texto. Alm disso, tal estrutura exige que o verbo se apresente no modo subjuntivo (Contanto que a burocracia pblica (...) merea destaque... ).
4. Assinale a opo em que o trecho constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo, adaptado de Luiz Carlos Mendona de Barros, Valor Econmico, 31/8/2009. Quem acompanha o dia a dia dos mercados nanceiros sabe que o pensamento ultraliberal em relao regulao dos mercados nanceiros foi dominante desde a dcada de 1980, mas especialmente a partir do governo Clinton. Bush deu continuidade a essa viso. Os perigos associados a essa postura caram ainda maiores em funo do aparecimento de uma srie de inovaes nanceiras que criaram segmentos do mercado sem nenhum acompanhamento pelos rgos reguladores. (A) Essa era uma grande cooperativa de funcionrios, de maneira que o pagamento de bnus por performance a cada perodo no causava distores em relao ao valor futuro dos lucros dos acionistas. Esse sistema funcionou de forma correta por dcadas no mercado nanceiro. (B) Nesse tipo de instituio, a maioria dos funcionrios que recebe esses bnus participa tambm no capital da empresa. Alm disso, essas empresas no tinham aes colocadas no mercado junto a investidores.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(C) Alm desses espaos sem lei, instrumentos legtimos de busca de ecincia das instituies nanceiras e que funcionaram adequadamente durante muito tempo foram sendo desvirtuados. (D) Esse sistema de bnus uma prtica usada para estimular talentos, que nasceu em instituies nanceiras organizadas sob a forma de associao de scios. (E) Mas a partir do momento em que se aprofundou a separao entre benecirios desses bnus e os detentores de aes, a racionalidade do sistema foi destruda e uma nova fonte de risco criada. Neste momento, os mecanismos que criavam estmulos positivos se tornaram instrumentos perigosos e destrutivos.

O texto trata da regulao dos mercados financeiros e dos riscos advindos do surgimento de segmentos desse mercado sem o devido acompanhamento por rgos competentes. No h no texto nenhuma meno a bnus ou qualquer outro benefcio oferecido pelo setor. Por isso, devemos eliminar as opes B (... a maioria dos funcionrios que recebe esses bnus... ), D (Esse sistema de bnus... ) e E (Mas a partir do momento em que se aprofundou a separao entre beneficirios desses bnus... ). Na verdade, o pagamento de bnus foi mencionado na opo A, que, no entanto, no faz parte do texto, tampouco serve para dar continuidade coesa e coerente a ele, uma vez que faz meno a uma cooperativa de funcionrios no citada anteriormente. Assim, a nica opo que poderia completar o texto com coeso e coerncia seria C. Nela, h meno a esses espaos sem lei (= segmentos do mercado que no recebem acompanhamento dos rgos reguladores) e ao desvirtuamento dos instrumentos legtimos que buscam a eficincia das instituies financeiras.
5. Assinale a opo em que o trecho constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo. O Tesouro Nacional voltou a captar recursos com facilidade no mercado internacional (a mais recente venda de ttulos chegou a US$ 525 milhes), apenas para rolar dvidas no exterior a taxas de juros atrativas. As exportaes vm registrando recuperao, mesmo que modesta, e os investimentos estrangeiros diretos, seja para a produo seja para aplicao em aes, se intensicaram diante de avaliaes positivas l fora sobre a economia do pas no ps-crise.
(Editorial, O Globo, 15/8/2009)

(A) Portanto, h uma srie de fatores que contribuem para ampliar a oferta de moeda estrangeira no Brasil e, nesse caso, respondendo a leis de mercado, o real sofreu natural apreciao, especialmente frente ao dlar. (B) E esse controle de capitais seria pssimo sinal para potenciais investidores, imprescindveis no mdio e longo prazos. O pas no pode se apoiar apenas na muleta do cmbio para abater o Custo Brasil. (C) A m de que, alm do que tem sido feito pelo Banco Central (como compras de dlares excedentes para reforar as reservas do pas), da liberalizao progressiva das restries para transaes com moeda estrangeira no pas e de mecanismos convencionais de tributao, no h muito o que se possa implementar para evitar momentos de apreciao indesejada do real. (D) Tal valorizao atenua essas presses sobre a inao o que possibilita a manuteno de juros bsicos abaixo de dois dgitos, o que indito desde o lanamento do real , mas desagrada aos que dependem da receita de exportao e aos que sofrem forte concorrncia de importaes.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(E) Enquanto essa alternativa do cmbio xo ou quase xo, pelo qual todo o risco acaba cando nas mos do Banco Central, se mostrou inadequada para uma economia como a brasileira, com crescente grau de abertura.

O texto versa sobre a entrada de moeda estrangeira no pas, seja por investimentos diretos (na produo ou em aes), seja por resultado favorvel na balana comercial (aumento das exportaes). Assim, o trecho que d sequncia a essa argumentao o da opo A. Na opo B, faz-se meno a um controle de capitais no citado no texto. Observa-se grave problema de estruturao sinttica na opo C (A fim de que, alm do que...). No trecho de letra D, no h elementos correspondentes, no texto, a essas presses sobre a inflao. O segmento da opo E trata de regime de cmbio (fi xo ou quase fi xo), assunto no abordado no texto.
6. Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo, de 24/8/2009, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e indique a opo que corresponde sequncia correta. ( ) At mesmo em pases com regras rgidas (Frana e Alemanha, por exemplo), sindicatos perceberam a gravidade desse momento e aceitaram negociar redues temporrias de jornada de trabalho com respectiva diminuio de salrios e benefcios, em contrapartida manuteno de empregos. ( ) A recente crise econmica mundial que por pouco no empurrou o planeta para uma depresso to terrvel como a de 1929-1934 mostrou, na prtica, a importncia de se ter exibilidade nos contratos de trabalho. ( ) Diante de tal experincia, a insistncia em se discutir uma reduo da jornada de trabalho para 40 horas semanais (sem alterao de salrios) parece esdrxula. Mudar uma das bases das regras contratuais em meio a uma conjuntura ainda nebulosa representa enorme risco para os trabalhadores. ( ) Dessa forma, o impacto da crise sobre o mercado de trabalho, especialmente no Brasil, no chegou a ter a dimenso trgica que a crise certamente causaria em outra situao, de mais rigidez nas regras contratuais. E isso sem dvida contribuiu para abreviar o perodo recessivo. ( ) No Brasil ocorreu algo semelhante queles pases. A indstria demitiu, mas, em alguns setores (minerao, siderurgia, bens de consumo durveis), o quadro teria sido pior no fosse a possibilidade de se recorrer a frias coletivas, licenas parcialmente remuneradas, banco de horas etc. (A) 1,2,4,3,5 (B) 2,1,5,4,3 (C) 4,1,3,5,2 (D) 3,4,1,2,5 (E) 5,3,2,1,4

Na ordenao do texto, devemos eliminar da posio n 1 (primeiro pargrafo do texto) segmentos que possuam termos ou expresses que dependam de informaes antecedentes (a coeso anafrica j citada). Assim, no pode figurar na primeira posio: o primeiro trecho: ... desse momento;
Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

o terceiro segmento: Diante de tal experincia...; o quarto trecho: Dessa forma...; o quinto segmento: No Brasil ocorreu algo semelhante queles pases....

Somente o segundo segmento poderia ocupar a posio 1. Ficamos entre duas opes: B e C. No quinto segmento, h meno a determinados pases (... semelhante queles pases...); por isso, deve esse trecho vir aps o segmento em que isso ocorre, isto , aps o primeiro trecho (At mesmo em pases com regras rgidas...). Por isso, o quinto trecho deve receber numerao maior do que o primeiro. S h uma opo em que isso acontece: a opo B (2 1 5 4 3). Na opo C (4 1 3 5 2), o quinto segmento aparece antes (2 posio) do primeiro (4 posio), levando a erro de coeso textual.
7. Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. Estamos entrando no tero nal de 2009 com uma viso mais clara sobre os fatores que levaram crise nanceira que nos atingiu a partir do colapso do banco Lehman Brothers. Um dos pontos centrais na sua construo foi, certamente, a questo da regulao e controle das instituies nanceiras. Mesmo no sendo a origem propriamente dita da crise, a regulao falha permitiu que os elementos de fragilidade no sistema assumissem enormes propores. Depois de termos vivido um longo perodo em que prevaleceu a iluso da racionalidade intrnseca aos mercados nanceiros, hoje h novamente o reconhecimento das fragilidades e dos riscos sistmicos associados a seu funcionamento.
(Luiz Carlos Mendona de Barros, Valor Econmico, 31/8/2009)

(A) O emprego da primeira pessoa do plural em Estamos (.1), nos(.3) e termos(.9) um recurso retrico que tem como efeito buscar o envolvimento do leitor no texto. (B) A substituio de em que(.10) por no qual mantm a correo gramatical e as informaes originais do perodo. (C) O termo falha(.7) funciona como um adjetivo que caracteriza o substantivo regulao. (D) A expresso sua construo(.4 e 5) refere-se ao antecedente banco Lehman Brothers. (E) A expresso seu funcionamento(.13) refere-se ao antecedente mercados nanceiros(.11).

A funo dos pronomes substituir (pronomes substantivos) ou acompanhar (pronomes adjetivos) os nomes. O pronome adjetivo possessivo sua em sua construo, presente nas linhas 4 e 5, retoma o substantivo colapso, e no banco Lehman Brothers. Esse o erro da opo D.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

8.

Em relao ao texto, assinale a opo correta. 1. H alguma esperana de que a diminuio do desmatamento no Brasil possa se manter e no seja apenas, e mais uma vez, o reexo da reduo das atividades econmicas causada pela crise global. 5. Mas as notcias ruins agora vm de outras frentes. As emisses de gases que provocam o efeito estufa pela indstria cresceram 77% entre 1994 e 2007, segundo estimativas do Ministrio do Meio Ambiente a partir de dados do IBGE e da Empresa de Pesquisa Energtica. 10. Para piorar, as fontes de energia se tornaram mais sujas, com o aumento de 122% do CO2 lanado na atmosfera, percentual muito acima dos 71% da ampliao da gerao no perodo. Assim, enquanto as emisses por desmatamento tendem a se reduzir para 15. algo entre 55% e 60% do total, as da indstria e do uso de combustveis fsseis ganham mais fora.
(Editorial, Valor Econmico, 1/9/2009)

(A) Em possa se manter(.2) o pronome se indica sujeito indeterminado. (B) O termo causada(.4) est no singular e no feminino porque concorda com esperana(.1). (C) O termo enquanto(.13) confere ao perodo uma relao de consequncia. (D) Em se tornaram(.10) o pronome se indica voz passiva. (E) O segmento que provocam o efeito estufa pela indstria(.6 e 7) constitui orao subordinada adjetiva restritiva.

a) A locuo verbal possa manter est acompanhada do pronome SE. Como o verbo principal MANTER transitivo direto, esse pronome atua como pronome apassivador, e no ndice de indeterminao do sujeito. Assim, a construo de voz passiva sinttica H alguma esperana de que a diminuio do desmatamento no Brasil possa se manter... equivale analtica de que a diminuio do desmatamento no Brasil POSSA SER MANTIDA.... b) O adjetivo causada concorda com reduo, e no com esperana. c) O valor de uma conjuno s pode ser percebido na construo. O conectivo enquanto, na orao em que se encontra, liga as duas oraes com ideias opostas: enquanto as emisses por desmatamento tendem a se reduzir (...), as da indstria e do uso de combustveis fsseis ganham mais fora. Assim, seu valor adversativo, equivalente a ao passo que (ideia contrria), e no consecutivo (ideia de consequncia). d) Essa foi a opo mais difcil. O verbo TORNAR atua como transitivo direto acompanhado de um predicativo do objeto (verbo transobjetivo), como em Tornou seus sonhos realidade, orao em que o substantivo sonhos exerce a funo de objeto direto e realidade, predicativo do objeto direto. Assim, por possuir transitividade direta, seria possvel sua construo em voz passiva sinttica. De fato, entende-se em as fontes de energia se tornaram mais sujas... que as fontes sofreram atuao de agentes externos, como a interferncia humana, por exemplo. Assim, o
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

pronome SE poderia, sim, ser classificado como pronome apassivador em uma construo de voz passiva sinttica (equivalente passiva analtica as fontes foram tornadas mais sujas...) em que o agente da ao verbal (agente da passiva) omitido. Contudo, tambm possvel entender que esse pronome age como um objeto direto, como em Ele tornou-se indispensvel ao grupo, caso em que o sujeito pratica e sofre a ao simultaneamente (pronome reflexivo). Diante dessa dupla possibilidade de anlise, devemos verificar a ltima opo para definir o gabarito da questo. e) Sem dvida alguma, a orao destacada atua como restritiva junto ao antecedente emisses de gases. Est correta sua classificao como orao subordinada adjetiva restritiva. Essa a resposta correta, levando-nos concluso de que, na opo D, o examinador considerou o pronome se como reflexivo, na funo sinttica de objeto direto, e no pronome apassivador.
9. Em relao ao texto, assinale a opo correta. A queda das exportaes brasileiras se deveu basicamente a dois fatores: queda na demanda externa de commodities e, mais ainda, na de produtos manufaturados, situao que foi agravada pela evoluo da taxa cambial, pois a valorizao do real ante o dlar encareceu os bens brasileiros para os estrangeiros. Parece difcil que neste nal do ano haja mudana de situao, pois os pases industrializados mostram uma recuperao muito limitada especialmente os europeus , enquanto as perspectivas para os da Amrica Latina continuam difceis. Poder haver, talvez, apenas uma ligeira melhora na exportao de commodities. No se pode esperar nenhuma revoluo na poltica cambial. No caso das importaes, ao contrrio, a situao pode mudar signicativamente at o nal do ano, quando a demanda domstica aumenta e estimula a indstria a produzir mais.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 2/9/2009)

(A) Subentende-se no trecho na de produtos manufaturados(.3 e 4) a elipse da palavra queda aps na. (B) O termo pois(.5) estabelece no perodo uma relao de consequncia. (C) O termo quando(.16) estabelece no perodo uma relao de condio. (D) Estaria gramaticalmente correta a redao para a linha 13: No se podem esperar. (E) Mantm-se a correo gramatical do perodo e suas informaes originais ao se substituir a expresso ante o(.5) por qualquer uma das seguintes: em relao ao, diante do, frente ao.

a) A palavra que foi omitida em na de produtos manufaturados demanda, j que o substantivo queda est representado pelo pronome demonstrativo a, contrado em na (... na [a = queda] [da demanda] de produtos manufaturados....
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

b) O conectivo pois atua com valor explicativo (e no consecutivo), introduzindo a justificativa para a afirmao de que a situao foi agravada pela evoluo da taxa cambial. c) O pronome relativo quando possui aspecto temporal, j que retoma uma expresso de tempo (o final do ano), e no condicional. d) H duas possibilidades de anlise da construo no se pode esperar nenhuma contribuio. Na primeira, consideramos que pode esperar forma uma locuo verbal, em que o verbo PODER atua como verbo auxiliar e ESPERAR como verbo principal. O pronome SE apassivador (ESPERAR verbo transitivo direto). Como o sujeito paciente est representado por um substantivo no singular (nenhuma revoluo), o verbo auxiliar no poderia se flexionar. Assim, a forma no se PODEM esperar apresenta erro de concordncia verbal. Na segunda anlise, o verbo PODER, acompanhado de um pronome apassivador (PODER tambm apresenta transitividade direta), possui um sujeito representado por uma orao: esperar nenhuma revoluo (ISSO esperar nenhuma revoluo - no se pode). Nesse caso, por estar representado o sujeito por uma ORAO, o verbo PODER tambm no se flexiona: no se PODE esperar nenhuma revoluo. De qualquer modo, no seria possvel a flexo do verbo PODER, estando essa proposio errada. e) O conectivo ante liga-se ao restante da construo diretamente (sem preposio): Ante os problemas, ele desistiu de agir. H vrias expresses equivalentes, s que estas costumam apresentar preposio: Diante dos problemas ou Frente aos problemas. Assim, est correta a afirmao do examinador, uma vez que as propostas no s manteriam o sentido original como preservariam a correo gramatical.
10. Assinale a opo correta em relao ao texto. 1. O nmero de brasileiros com acesso internet em sua residncia vem crescendo em ritmo cada vez mais veloz. No incio do ano passado, o Brasil tinha 14 milhes de usurios residenciais da rede mundial de 5. computadores. Em fevereiro de 2008, os internautas residenciais do Pas somavam 22 milhes de pessoas mais 8 milhes, ou 57%. Esses nmeros tornam a internet o segundo meio de comunicao mais abrangente do Brasil, atrs apenas 10. da televiso. Chegou-se a dizer que esse um meio elitizado, utilizado apenas pelas classes A e B. Mas uma pesquisa mostra que as classes C e D utilizam amplamente a internet. No ano passado, os brasileiros compraram mais 15. computadores (10,5 milhes de unidades) do que televisores. As vendas continuam a crescer em 2008, o que justica previses de que, no m do ano, haver 45 milhes de internautas no Pas.
(Texto de O Estado de S. Paulo, 9/4/2008)

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(A) A eliminao de do em do que televisores(.15 e 16) mantm a correo gramatical do perodo. (B) Em Chegou-se(.10), o -se indica voz passiva. (C) O termo Mas(.11) insere no texto uma relao de comparao. (D) O emprego de sinal indicativo de crase em internet (.1) justica-se pela regncia de brasileiros. (E) A presena de preposio em previses de que (.17) decorre da regncia de justica.

a) Usa-se indiferentemente do que / que para ligar termos em estruturas comparativas. b) Mais uma vez, h uma polmica no ar. Certamente, o examinador considerou o verbo CHEGAR, na construo, como transitivo indireto (chegar a alguma coisa), entendendo, assim, que o valor do pronome se seria de indeterminao do sujeito. De fato, h, sim, uma indefinio do agente da ao verbal naquela estrutura. Contudo, tambm possvel entendermos que chegar a dizer uma locuo verbal, com verbo auxiliar modal, caso em que devemos analisar a transitividade do verbo principal. O verbo DIZER transitivo direto (... que esse um meio...). Assim, o pronome se teria, sim, funo de apassivador, podendo a construo ser apresentada na forma: Chegou a ser dito que esse um meio..., em que ser dito indica claramente a passividade da construo, com o verbo auxiliar SER expresso. Mais uma vez, temos de analisar todas as opes antes de indicar a resposta. Como j vimos que opo A est correta, conclumos que o examinador considerou esse pronome um ndice de indeterminao do sujeito. c) O conectivo mas introduz ideia oposta anteriormente apresentada: a orao as classes C e D utilizam amplamente a internet contraria a tese de que a internet seria utilizada apenas pelas classes A e B. Seu valor , portanto, adversativo, e no comparativo. d) O termo regente acesso, e no brasileiros. e) A preposio de foi usada em atendimento ao substantivo previso, que tambm admite a preposio sobre.
11. Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. O tema espinhoso da conferncia de dezembro em Copenhague ser a reduo de emisses __1__ desmatamento e degradao de orestas, conhecida como Redd (ao apodrecer ou queimar, a madeira lana CO2 no ar). Redd uma maneira barata de reduzir emisses, __2__ restringe s atividades predatrias, como a pecuria extensiva de baixa rentabilidade. O Brasil poderia obter bons recursos no mercado mundial de carbono, pois vem reduzindo o desorestamento. Braslia, contudo, aceita apenas doaes voluntrias __3__ compensao pelo desmatamento evitado. Resiste __4__ converter o ativo em crditos negociveis, argumentando que pases ricos se safariam de suas obrigaes pagando pouco pelo direito de poluir (crditos de carbono Redd que inundariam o mercado). Para impedir o desvio, bastaria acordar um teto para os crditos Redd. Por exemplo, 10% do total de redues. Para usufruir desse mercado, o Brasil precisaria recalcular quanto produz, hoje, de poluio __5__ desmatamento.
(Folha de S. Paulo, Editorial, 31/8/2009)

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

10

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

1 (A) do (B) por (C) com o (D) em (E) no

2 porque pois embora mas j que

3 de como em por na

4 a por ao de

5 no com o em pelo contra o

1 lacuna) A relao entre desmatamento e degradao de florestas e o substantivo emisses (de gases) de causa. Assim, o conectivo mais adequado seria por (emisses [de gases] PELO [em funo do] desmatamento e degradao de florestas). Note que o preenchimento desta lacuna com a expresso com o (indicao da opo C: ... ser a reduo de emisses COM O desmatamento e degradao de florestas) levaria a uma ambiguidade ao texto: reduo do desmatamento e degradao de florestas provocados pelas emisses [de gases] ou reduo das emisses [de gases] a partir do desmatamento e degradao de florestas? Essa ambiguidade leva incoerncia textual. 2 lacuna) No segundo perodo, o uso de um ou outro conectivo leva a diferentes interpretaes. A segunda orao deste perodo pode apresentar uma justificativa para a afirmao da primeira ( barata porque restringe apenas atividades predatrias). Por isso, as conjunes porque, pois e j que preencheriam essa lacuna. Tambm seria possvel subentender uma relao de oposio uma tcnica barata mas tem suas limitaes: s restringe atividades predatrias. Assim, no temos nenhum avano com o preenchimento desta lacuna. 3 lacuna) Os conectivos adequados seriam em (compensao), como (compensao) ou na (compensao). 4 lacuna) A regncia do verbo RESISTIR, no sentido de opor resistncia, exige a preposio a. Como na sequncia h um verbo, no ocorre crase. A lacuna seria preenchida somente pela preposio. S com o preenchimento desta lacuna, j teramos a resposta: B. 5 lacuna) Como o desmatamento a causa da poluio, poderamos preencher com com o ou pelo. Assim, a nica opo que preenche totalmente as lacunas seria B.
12. Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Globo. Assinale a opo que apresenta erro de concordncia. (A) Para sustentar um crescimento duradouro nos moldes do registrado no ano passado, a economia brasileira precisa se preparar, multiplicando seus investimentos, que, alis, parecem deslanchar. Mas leva algum tempo at que atinjam a fase de maturao. (B) Nesse perodo, seria prefervel que a economia crescesse em ritmo moderado, na faixa de 4% a 5% ao ano, para evitar presses indesejveis sobre os preos ou uma demanda explosiva por importaes, o que poderia comprometer em futuro prximo as contas externas do pas. (C) O Brasil felizmente tem uma economia de mercado, na qual controles articiais no funcionam ou causam enormes distores. As iniciativas de poltica econmica para se buscar um equilbrio conjuntural deve, ento, se basear nos conhecidos mecanismos de mercado.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

11

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(D) No caso do Banco Central, o instrumento que tem mais impacto sobre as expectativas de curto prazo, sem dvida, a taxa bsica de juros, que estabelece um piso para a remunerao dos ttulos pblicos e, em consequncia, para as demais aplicaes nanceiras e operaes de crdito no-subsidiado. (E) Se a taxa de juros precisa agir sozinha na busca desse equilbrio conjuntural, o aperto monetrio pode levar os agentes econmicos a reverem seus planos de investimento, e com isso o ajuste se torna mais moroso, sacricando emprego e renda.

Questo clssica de concordncia nas provas da ESAF. O examinador separa o ncleo do sujeito do verbo correspondente e insere, entre os dois, elementos em nmero diverso do primeiro. Note que o ncleo do sujeito em As iniciativas de poltica econmica para se buscar um equilbrio conjuntural representado por INICIATIVAS (plural). S que o verbo auxiliar DEVER (da locuo verbal deve se basear) ser apresentou indevidamente no SINGULAR (deve), incorrendo, assim, em erro de sintaxe de concordncia.
13. Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Valor Econmico. Assinale a opo que apresenta erro de sintaxe. (A) Pela primeira vez desde a dcada de 1970, uma onda de fome se espalha por vrios pontos do globo simultaneamente. Os protestos no ocorrem apenas na miservel frica, mas atingem o Vietn e as Filipinas, na sia, as ex-provncias soviticas, como o Cazaquisto, e os pases latino-americanos, como o Mxico. (B) Ao contrrio das crises de anos anteriores, no h nenhuma grande quebra de safra provocada por desastres climticos de grandes propores a nica exceo atual o trigo. Desta vez, os prprios preos se abatem sobre os miserveis e remediados dos pases em desenvolvimento com a fora de calamidades naturais. (C) A reao dos governos diante da presso de massas esfomeadas na rua, ou diante da possibilidade de t-las em futuro prximo, foi a suspenso das exportaes, a reduo das tarifas de importao, o subsdio direto ao consumo ou o controle de preos. (D) As previses de inao mdia dos pases emergentes subiram para algo em torno de 7% este ano. Quando examinada a inao especca dos alimentos, os ndices pulam para os dois dgitos. O trigo aumentou 77% no ano passado e o caso do arroz dramtico para os pobres da sia: ele mais que dobrou de preo no ano. (E) A instabilidade econmica criada com a crise das hipotecas nos EUA soma-se agora princpios de instabilidade poltica em boa parte do planeta, fruto de uma situao que tem tudo para se tornar explosiva. A alta dos preos dos alimentos forte e disseminada ponto de elevar os ndices de inao em todo o mundo.

H erro de regncia no primeiro perodo da opo. O verbo SOMAR-SE rege a preposio a (alguma coisa se soma a outra). Contudo, este conectivo no foi empregado, restando prejudicada a correo da passagem. Deveria ser includa a preposio a antes de princpios, formando: A instabilidade econmica criada com a crise das hipotecas nos EUA soma-se agora A princpios de instabilidade poltica... Alm disso, em regra, locues femininas (sejam elas adverbiais, adjetivas, conjuntivas, prepositivas) recebem acento grave. Assim, se no meio da locuo estiver presente um substantivo masculino, no deve haver a acentuao, e justamente nesse ponto que foi inserido o erro da questo. A expresso a ponto de no recebe acento grave, uma vez que o seu ncleo representado por um substantivo masculino: ponto.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

12

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

14.

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do jornal Folha de S. Paulo, de 20/8/2009. Assinale a opo em que o segmento est gramaticalmente correto. (A) No entanto, dez meses depois da quebra do banco americano Lehman Brothers, que desencadeou a derrocada vertiginosa, as novas regras praticamente continuam em fase de discusses, sejam no plano internacional, sejam no ambiente domstico dos pases que concentraram as operaes responsveis pelo abalo sistmico. (B) Se j parece ser possvel comemorar a recuperao embrionria, o mesmo no se pode armar da prometida reforma nas nanas globais. At pouco tempo, a modicao radical das regras sobre a atuao dos bancos nos sistemas nanceiros eram alardeadas como condio fundamental para a retomada do crescimento em bases slidas. (C) A economia mundial registra, nas ltimas semanas, sinais de recuperao, ainda que lenta. Pases cujo crescimento foi duramente afetado desde o ano passado como Frana, Japo, Alemanha e mesmo Estados Unidos j exibem indicadores que evidenciam sada da recesso ou, pelo menos, menor retrao da atividade econmica. (D) Enquanto isso, surgem indcios de que instituies nanceiras retomam estratgias de investimento arriscadas tais como especulao com taxas de cmbio e emprstimos clientes de altssimo risco , prometendo elevada rentabilidade. como se a memria do trauma recente j estivesse apagada: foi justamente esse tipo de atuao que originou o colapso mundial e intensicou seus efeitos. (E) O movimento se segue s bilionrias operaes de salvamento e injeo de capital feitas pelos governos de vrios pases para impedir a quebradeira generalizada de bancos. A ausncia de regulamentao ampla e ecaz para a atuao das instituies nanceiras so ainda mais preocupantes num contexto de recuperao econmica.

a) A locuo conjuntiva seja...seja no se flexiona, uma vez que conjuno classe de palavra invarivel. Contudo, registre-se que h autores consagrados, como Adriano da Gama Kury, que aceitam tal flexo considerando sua origem verbal e, portanto, varivel. Como, apesar dos recursos impetrados, no foi alterada a resposta preliminar, que considerava este item errado, conclumos que, para a banca da ESAF, no devemos flexionar a locuo conjuntiva seja...seja. b) Novamente, caso clssico de concordncia. No segundo perodo, o ncleo do sujeito modificao est no singular, mas o verbo foi flexionado no plural (eram alardeadas), incorrendo, assim, em erro gramatical. d) O termo regente emprstimo rege a preposio a. Contudo, o termo regido um substantivo masculino plural clientes no ocorrendo crase. Assim, foi usado indevidamente o acento grave em emprstimos clientes. e) Novamente, erro de concordncia seguindo o modelo padro. O ncleo ausncia do ltimo perodo exige que o verbo fique no singular, o que no se observa na passagem (... so ainda mais preocupantes...).
15. Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do jornal O Globo, de 26/8/2009. Assinale a opo em que o segmento est gramaticalmente correto. (A) Quando se trata de enfrentar a ameaa das mudanas climticas Humanidade, junta-se notcias apavorantes, desempenho po da maioria dos pases e pequenos avanos, congurando um quadro de urgncia e de angstia.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

13

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(B) No rtico, a temperatura da gua est quase 5 graus em cima do normal. Todas as expectativas convergem para a Conferncia sobre Mudana Climtica da ONU, em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. (C) Uma coisa ter noo de que a temperatura dos oceanos est subindo. Outra car sabendo, pelo Centro Nacional de Dados Climticos, dos EUA, que a temperatura mdia dos oceanos em julho 17 graus bateram recorde em 130 anos de monitoramento. (D) Uma coisa o mundo ser informado de que as geleiras esto se derretendo num ritmo assustador. Outra coisa tomar conhecimento da primeira estao de esqui do mundo a sucumbir ao aquecimento global: o Glaciar Chacaltaya, na Bolvia, importante contribuinte da bacia que abastece de gua La Paz. (E) At l, preciso que cada um faa mais que sua parte. No Brasil, o setor privado lhe mobiliza e empresrios se comprometeram, no encontro Brasil e as mudanas climticas, a publicar anualmente o inventrio de suas empresas das emisses de gases que provocam efeito estufa e as aes adotadas para reduzi-las.

a) Normalmente, o pronome SE junto a um verbo TD/TDI forma construo de voz passiva, levando o verbo concordncia com o sujeito paciente. Assim, nota-se erro na passagem junta-se notcias apavorantes, desempenho pfio da maioria dos pases e pequenos avanos, caso em que o verbo deveria se flexionar no plural. b) Nota-se uma impropriedade vocabular. O advrbio adequado seria acima do normal, e no em cima do normal. c) No houve correspondncia entre o ncleo do sujeito (temperatura) e o verbo (bateram recorde). Erro de concordncia. e) Houve problema no emprego do pronome oblquo lhe, j que a ideia reflexiva leva ao emprego do pronome se em o setor privado SE mobiliza.
16. Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do jornal Valor Econmico de 1/9/2009. Assinale a opo em que o segmento apresenta erro gramatical. (A) Diante de nmeros ruins para o futuro do ambiente, no deixa de ser algo animador e cheio de possibilidades futuras a unio de 22 grandes empresas para lanar uma carta ambiental. (B) Uma das metas buscar a reduo contnua do balano lquido de CO2 e uma maneira de tornar-lhe mensurvel a publicao de inventrios anuais das emisses. (C) As empresas se comprometem a monitorar a emisso dos gases do efeito estufa de vrias formas. Uma delas, por meio de investimentos que promovam a diminuio da emisso nos processos, produtos e servios. (D) As companhias tambm aproveitaro o seu grande papel despoluidor na cadeia produtiva para convencer seus fornecedores a fazerem o mesmo. (E) A iniciativa indita e as medidas propostas no passam perto de devaneios ou solues idealistas tm como pano de fundo o mais slido realismo empresarial.

O verbo TORNAR possui objeto direto e predicativo do objeto direto (VERBO TRANSOBJETIVO). Assim, no poderia ser empregado um pronome oblquo lhe na funo de objeto direto: uma maneira de torn-la (= a reduo do balano lquido de CO2) mensurvel.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

14

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

17.

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 30/8/2009. Assinale a opo em que o segmento apresenta erro gramatical. (A) A Pesquisa Anual de Servios, do IBGE, um retrato confivel do emprego, do salrio e da renda no setor que mais contribui para o PIB (65,8%). Na pesquisa que saiu agora, de 2007, o IBGE se valeu de dados de 1 milho de empresas, que empregavam 8,7 milhes de pessoas e obtiveram receita operacional de R$ 580,6 bilhes. (B) O rendimento mdio dos trabalhadores do setor declinou de 3,2 salrios mnimos para 2,5 salrios mnimos no perodo. Sabe-se que o salrio mnimo foi corrigido bem acima da inao, mas o salrio real nos servios cresceu apenas 6,3% entre 2003 e 2007, ou seja, abaixo do PIB. (C) A participao da folha de salrios no valor adicionado caiu de 51,8%, em 2003, para 47,4%, em 2007. um indcio de que mais recursos foram destinados para pagamento de tributos ou para aumentar os lucros das companhias. (D) Nela, o IBGE comparou os dados de 2003 com os de 2007, perodo em que a massa salarial paga pelas empresas pesquisadas evoluram de R$ 61 bilhes para R$ 106,8 bilhes. (E) Quando se somam salrios, retiradas e outras remuneraes, alguns setores apresentaram recuperao expressiva entre 2006 e 2007 caso dos servios nanceiros de corretoras e distribuidoras de valores (+28,6%), atividades imobilirias e aluguel de bens (+18,6%), servios de informao (+10,3%) e servios prestados s famlias (+9,8%).

Na passagem perodo em que a massa salarial paga pelas empresas pesquisadas evoluram , o ncleo do sujeito massa. Contudo, houve uma flexo indevida do verbo EVOLUIR. O correto seria perodo em que a massa salarial paga pelas empresas pesquisadas evoluiu....
18. Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Valor Econmico. Assinale a opo que apresenta erro gramatical. (A) H fatos e erros envolvidos na histria da rejeio aos biocombustveis, como costume acontecer sempre que interesses econmicos poderosos esto em jogo. Um dos erros mais comuns o de misturar no mesmo argumento o etanol base de milho, que foi a opo dos EUA, e o etanol base de cana-de-acar, utilizado pelo Brasil. (B) A equao de benefcios abertamente favorvel cana, j que, no etanol de milho, gasta-se quase tanta energia suja para produzi-lo que as vantagens praticamente desaparecem. (C) Ainda assim, a elevao nos preos dos alimentos tem como fator principal a melhoria do nvel de renda e de consumo de centenas de milhes de pessoas na ndia e na China, que antes estavam afastadas do mercado. (D) O etanol de milho um programa caro, que prospera mediante subsdios do governo e distorce preos. Ele, de fato, concorreu para substituir outras culturas na busca por reas de produo e deslanchou uma inao nos preos dos alimentos. (E) O nico argumento a favor do etanol de milho no econmico, e, sim, poltico. O governo Bush incentivou-os por no querer mais depender do petrleo do explosivo Oriente Mdio, e nem terem o fornecimento de combustveis alternativos nas mos de pases que no sejam inteiramente conveis para os EUA.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

15

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Na passagem O governo Bush incentivou-os..., o pronome oblquo os retoma o antecedente etanol de milho. Por isso, o pronome deveria estar no singular, e no no plural erro de concordncia. Alm disso, nota-se a flexo do verbo TER em desacordo com a gramtica normativa na passagem ... e nem terem o fornecimento de combustveis alternativos nas mos de pases que no sejam inteiramente confiveis para os EUA.. Por estar ligado estrutura anterior ... por no querer mais DEPENDER..., o verbo TER deveria permanecer no singular: ... [no querer mais] TER o fornecimento de combustveis....
19. Os trechos abaixo foram adaptados do Editorial do Correio Braziliense de 18/8/2009. Assinale a opo em que o segmento apresenta erro de emprego dos sinais de pontuao. (A) Um dos agravantes a falta de experincias bem-sucedidas e replicveis Brasil afora, alm da ausncia de um marco regulatrio que estabelea no apenas responsabilidades, como tambm padres mnimos a serem observados na destinao do lixo pelas autoridades regionais e municipais. (B) O que fazer com essa perigosa montanha de sujeira um desao que, assim como ocorre nos pases mais desenvolvidos, a sociedade brasileira precisa enfrentar e resolver o quanto antes. (C) Os brasileiros produzem 43 milhes de toneladas de lixo por ano. Isso quer dizer, que todos os dias so retiradas 150 mil toneladas de restos, embalagens e dejetos das casas, ruas e avenidas em todo o pas. (D) Depois de quase 20 anos de debates e embates entre interesses divergentes, o pas caminha para superar essa decincia e, em breve, poder contar com uma legislao federal que estabelea diretriz a ser seguida em todo o territrio nacional. (E) J hora de cada um dos que se dizem adeptos da preservao ambiental deixar de atirar lixo pela janela do carro ou de despejar suas sobras no lote vago do vizinho. Anal, mais do que um modismo, o compromisso com a ecologia precisa ir alm do discurso; requer atitude de cada um e o envolvimento de todos.

A vrgula aps dizer separa o verbo de seu complemento, que se apresenta na forma oracional (... que todos os dias so retiradas...) e. Tal emprego do sinal de pontuao proibido.
20. Assinale a opo correta em relao ao emprego dos sinais de pontuao no texto abaixo. A Conferncia de Copenhague ser a 15a dos pases que integram a Conveno do Clima, de 1992. o prazo nal para que se adote um tratado substituto ao Protocolo de Kyoto (1997), (1) que fracassou no objetivo de reduzir a poluio aceleradora do aquecimento global. Teme-se que Copenhague que aqum do que seria necessrio para sanar as decincias de Kyoto. Em causa esto emisses dos gases do efeito estufa, como o CO2. Eles so produzidos por vrios setores: (2) energia, (3) indstria, (3) transportes, (3) agricultura e desmatamento, entre os principais. Os compostos engrossam um cobertor invisvel na atmosfera, (4) aquecendo-a globalmente. A temperatura mdia j se elevou 0,7C em dois sculos. Para evitar que ultrapasse a barreira dos 2C, (5) considerada perigosa para a estabilidade do clima planetrio, (5) pesquisadores estimam que seria preciso cortar at 40% das emisses antes do ano 2020.
(Folha de S. Paulo, Editorial, 31/8/2009)

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

16

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(A) (1) O emprego de vrgula se justica porque isola orao subordinada adjetiva restritiva. (B) (2) O emprego de sinal de dois-pontos justica-se porque antecede citao de discurso alheio ao do autor do texto. (C) (5) O emprego de vrgulas se justica para isolar orao subordinada reduzida de gerndio. (D) (4) O uso de vrgula se justica para isolar expresso apositiva. (E) (3) As vrgulas se justicam porque isolam elementos de mesma funo sinttica componentes de uma enumerao.

As vrgulas indicadas pelo nmero 3 separam elementos de uma enumerao: energia, indstria, transportes, agricultura e desmatamento. Est correta tal assertiva. Vamos aos erros das demais. a) Em oraes adjetivas, ou a vrgula proibida (oraes subordinadas adjetivas restritivas), ou ela obrigatria (oraes subordinadas adjetivas explicativas). Considerando que a vrgula foi usada adequadamente, no temos, a, uma orao restritiva (proibio), mas explicativa (obrigao). b) O sinal de dois-pontos d incio a uma explicao, apresentada sob a forma de aposto explicativo. c) A orao que se segue no se encontra reduzida de gerndio, mas de particpio. d) Agora, sim, a vrgula foi usada para separar orao reduzida de gerndio. As oraes com verbos no gerndio podem denotar: adio (como a do texto, equivalente a e aquecem na globalmente), consequncia (como em Entrou na sala, causando imenso impacto nos presentes. ), modo (Ele comeou a reunio pedindo aos demais silncio. ) e outros aspectos.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

17

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Gabarito 1. D 2. B 3. A 4. C 5. A 6. B 7. D 8. E 9. E 10. A 11. B 12. C 13. E 14. C 15. D 16. B 17. D 18. E 19. C 20. E

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

18

Conhecimentos Gerais Lngua Portuguesa Cludia Koslowski

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais ESPANHOL


Professor: Gerardo Samarco

Ateno! Somente responda as questes do idioma ESPANHOL se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

01 La calle est tranquila 02 Zapatero ha declarado a Newsweek que para comprobar que Espaa no 03 se hunde slo hay que salir a la calle. Subraya as la paradoja de que 04 no exista conictividad social con cuatro millones de parados. Tiene razn 05 en parte, aunque quiz debera preguntarse por qu la calle est tranquila 06 y entonces su anlisis no podra ser tan complaciente. Segn publicamos 07 hoy, la economa sumergida ha aumentado el 30% en el verano que 08 ahora naliza. Es el clculo de los inspectores de Trabajo, que han 09 estimado en 320 millones de euros la recaudacin en multas para 2009, 10 una cifra rcord. As pues, en el auge de la economa sumergida de la 11 que un pas no puede sentirse orgulloso, sino todo lo contrario est la 12 explicacin de la calma de la calle, puesto que los parados optan por las 13 chapuzas para ir tirando. Aqu estara la explicacin de otro dato que 14 Zapatero coment, asombrado, ante el Comit Federal: slo 28.000 15 parados sin ingresos han solicitado los 420 euros, cuando los posibles 16 beneciarios de esta medida son en torno a un milln. Como el subsidio 17 lleva aparejada la obligacin de asistir a cursos de formacin, tal vez la 18 mayora de estos desempleados sin ingresos en realidad s cobran por 19 algn trabajo, aunque no declaran, ni cotizan. Ello quiere decir que la 20 poltica social de Zapatero se vuelve contra l y contra los que l dice 21 proteger. El empleo que se crea es clandestino por las rigideces del 22 mercado laboral y al subir los impuestos aumentar la economa del 23 dinero negro.
(El mundo, 22/09/09)

21.

En el texto se dice que en Espaa no hay conictividad social: (A) por la solidez institucional. (B) gracias a las prestaciones pblicas asistenciales. (C) a pesar del desempleo. (D) debido a la ecacia de la poltica laboral del gobierno (E) pese al aumento de la recaudacin por multas.

a) a causa mencionada no texto o aumento da informalidade b) a causa mencionada no texto o aumento da informalidade

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

c) Verdadeira. O texto menciona como paradoxo, algo contraditrio, o fato de existirem 4 milhes de desempregados (parados) e no existir caos social d) a causa mencionada no texto o aumento da informalidade e) os assuntos multas vs. conflitos sociais no aparecem relacionados no texto
22. De acuerdo con el texto, las actividades econmicas marginales en Espaa: (A) disminuirn si suben los impuestos. (B) han aumentado. (C) elevarn las cotizaciones al tesoro. (D) garantizan un aumento de los ingresos pblicos. (E) ocupan a cerca de un milln de parados.

a) o texto prev o contrario b) VERDADEIRA. Est textual como na linha 7. c) impossvel, essas atividades informais no pagam impostos d) impossvel, no pagam impostos e) o milho ao que se refere o texto so os que ainda no solicitaram o seguro desemprego de 420 euros. O texto sugere que a maioria talvez esteja na economia marginal.
23. Dentro del texto, la palabra chapuzas signica: (A) pequeas contravenciones. (B) obras sin arte ni esmero. (C) contratos temporales. (D) cursos de reciclaje profesional. (E) subsidios fraudulentos.

a) a alternativa tem um certo grau de aproximao: o trabalho informal ou sumergido ou negro uma contraveno s leis trabalhistas e tributrias b) Observao: no dicionrio da academia aparece essa como a defi nio em sentido denotativo. Chapuza em espanhol, designa um pequeno trabalho manual , mal feito por falta de capricho ou destreza. No entanto, na contextualizao do texto escolhido ela est ampliada, em sentido conotativo, e designa um tipo de trabalho informal, sem contrato, sem pagamento de impostos e taxas. Aparece como opo para desempregados que no tm chance de contrato fi xo e no quer ficar inativo. A definio corretamente contextualizada seria pequeos trabajos informales y temporrios. c) os contratos temporales podem ser registrados, portanto nem sempre so informais d) no so cursos e) no so subsdios Traduo A rua est tranquila Zapatero declarou a Newsweek que para comprovar que Espanha no afunda s sair na rua. Sublinha assim o paradoxo de que no existam conflitos sociais com 4 milhes de

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

20

Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

desempregados. Tem razo, em parte, embora talvez deveria se perguntar o porqu a rua est tranquila e ento, sua anlise no poderia ser to complacente. Conforme publicamos hoje, a economia informal aumentou 30% no vero que agora termina. o clculo dos auditores fiscais, que calcularam em 320 milhes de euros a arrecadao em multas para 2009, um nmero recorde. Assim, pois, na auge da economia informal (da qual um pais no pode se sentir orgulhoso, mas todo o contrrio) est a explicao da calma da rua, j que os desempregados optam por bicos para ir levando. Ai estaria a explicao de outro dado que Zapatero comentou, surpreso, diante do Comit Federal: s 28 mil desempregados sem salrios solicitaram os 420 euros, quando os possveis beneficirios dessa medida so por volta de 1 milho. Como o subsdio implica a obrigao de assistir a cursos de formao, talvez a maioria desses desempregados sem salrio na verdade sim recebem por algum trabalho, embora no declarem nem contribuam. Isso quer dizer que a poltica social de Zapatero se torna contra ele e contra os que ele diz proteger. O emprego que se cria clandestino pela rigidez do mercado trabalhista e ao subir os impostos aumentar a economia do dinheiro caixa dos
Periodo recesivo hasta 2010: UNAM01 Jos Luis Calva Tllez, acadmico del Instituto de Investigaciones 02 Econmicas de la Universidad Nacional Autnoma de Mxico (UNAM), 03 dijo que de aprobarse el paquete econmico del presidente Felipe 04 Caldern, habra una prdida en 2010 de 200 mil empleos y una 05 contraccin del Producto Interno Bruto (PIB) de 1.8 por ciento. Para ese 06 especialista, la inacin alcanzara 6.1 por ciento anual a causa de las 07 alzas de impuestos; y el dcit de la cuenta corriente se situara en 12 mil 08 millones de dlares. 09 Destac que esos resultados negativos estarn inuenciados an por la 10 recesin econmica del pas, por la carga scal que se enfrentara con la 11 aprobacin del presupuesto econmico como lo present el Ejecutivo 12 federal ante el Congreso; y por la baja inversin que habr por parte del 13 sector privado. La Secretara de Hacienda y Crdito Pblico est 14 esperando que la economa de Estados Unidos levante a Mxico, pero en 15 aquel pas la recuperacin se est enfocando a amortizar deudas y por 16 consecuencia el consumo seguir deprimido, indic.
(Exclsior,22/09/09)

24.

En el texto, la locucin de aprobarse tiene valor: (A) condicional. (B) concesivo. (C) temporal. (D) causal. (E) imperativo.

a) VERDADEIRA. A estrutura de+ verbo em infinitivo tem funo condicional) b) no tem valor concessivo c) no tem valor temporal

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

21

Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

d) no tem valor causal e) no tem valor de imperativo


25. De acuerdo con las declaraciones del acadmico de la UNAM, recogidas en el texto, en 2010: (A) la inacin anual se elevar al 6,1%. (B) igual el sector privado invierte menos. (C) a lo mejor se expande el PIB. (D) se enfocar la amortizacin de deudas (E) puede que desaparezcan empleos en Mxico.

a) a expresso elevar indica certeza;no texto a expresso alcanzara indica possibilidade. b) o texto diz que o investimento ser baixo, mas no diz que ser menor que 2009 c) a expresso a lo mejor indica que talvez o PIB cresa; no texto diz o contrario, que o PIB se contrair com certeza d) no texto essa afi rmao se refere aos Estados Unidos, no ao Mxico e) VERDADEIRA. A informao textual est na linha 4. Traduo Jos Luiz Calva, acadmico do Instituto de Investigaes Econmicas da Universidade Nacional Autnoma de Mxico disse que se for aprovado o pacote econmico do presidente Caldern, haveria uma perda em 2010 de 200 mil empregos e uma contrao do PIB de 1,8%. Para esse especialista, a inflao chegaria a 6,1% anual por causa dos impostos e o dficit em conta corrente se situaria em 12 bilhes de dlares. Destacou que esses resultados negativos estaro afetados ainda pela recesso econmica do pas, pela carga fiscal que se enfrentaria com a aprovao do oramento econmico como o apresentou o Governo diante do Congresso e pelo baixo investimento que haver por parte do setor privado. A Secretaria de Fazenda e crdito pblico est esperando que a economia dos Estados Unidos levante o Mxico, mas naquele pas a recuperao tem como foco o pagamento das dvidas, pelo que o consumo ficar deprimido indicou.
1 Los 17 mil chilenos con mayores ingresos entregan el 35% del 2 impuesto a la renta 03 En Chile, 1.329.297 personas pagan impuestos a la renta, ya sea bajo la 04 modalidad de segunda categora o de global complementario. A estas se 05 suman otras 6.346.693 que si bien son formalmente contribuyentes para 06 los registros del Servicio de Impuestos Internos (SII), en la prctica estn 07 en el primer tramo impositivo, que es cero. De este 1,32 milln de 08 chilenos, el 1,27% est en el tramo ms alto de impuestos con una tasa 09 marginal del 40% , que es para quienes tienen ingresos de cerca de 10 $5,5 millones de pesos mensuales o ms. En conjunto, pagan ms 11 tributos al ao que los bancos o todo el sector comercio. De acuerdo con 12 datos del SII, este grupo es el responsable del 35,1% de la los

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

22

Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

13 recaudacin por impuesto a la renta; es decir, US$908 millones del total 14 de US$ 2.589 millones que los contribuyentes chilenos aportan por este 15 concepto. 16 Para el socio principal de Ernst & Young, Cristin Levefre, la cifra 17 demuestra que el grueso del aporte de impuestos lo entregan quienes 18 ms dinero reciben. Segn l, existe una discriminacin entre los 19 contribuyentes de los tramos altos. 20 Los independientes muchos de ellos empresarios tienen opciones de 21 desarrollar una planicacin tributaria para reducir el pago y los 22 dependientes no las tienen. A su juicio, Chile debera impulsar benecios 23 para este segmento, como los que hay en economas ms desarrolladas, 24 como EE.UU., Inglaterra y Espaa, donde se deduce por pago de 25 colegios e intereses de crditos hipotecarios.
(El Mercurio, 25/09/09)

26.

Segn el texto, el cobro del impuesto sobre la renta en Chile: (A) se concentra en los mayores ingresos. (B) incluye a la mayora de la poblacin. (C) alcanza al 35% de los trabajadores. (D) castiga a los autnomos. (E) es menor entre los empleados bancarios.

a) VERDADEIRA. Est textual como na linha 16,17 e 18. b) O texto no compara com a populao total c) esse percentual aparece ligado a outro conceito: a arrecadao total d) no texto se diz que castiga os dependentes, favorece os autnomos e) o texto no compara os empregados por setor
27. En el texto se aconseja: (A) aumentar los tributos al sector bancario. (B) disminuir los intervalos impositivos. (C) introducir deducciones por determinados pagos. (D) reducir la tasa marginal de los tramos de impuestos (E) gravar ms a los independientes.

a) o texto no aconselha isso b) o texto no aconselha isso c) VERDADEIRAS. (o texto fala isso nas 4 ltimas linhas) d) o texto no aconselha isso e) o texto fala apenas de gravar menos aos dependentes
28. En el contexto del texto, a su juicio conserva su sentido al sustituirse por: (A) a su aire. (B) en su prejuicio.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

23

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(C) a lo suyo. (D) en su opinin. (E) a regaadientes.

a) tal expresso se usa para expressar o jeito da pessoa b) em seu preconceito indica um defeito de carter c) tal expresso indica algo vinculado a seu interesse ou patrimnio pessoal. d) VERDADEIRA. Expresso popular que avisa que o autor est dando uma opinio pessoal. e) tal expresso significa a contragosto
29. De acuerdo con el texto, los contribuyentes dependientes chilenos: (A) se benecian con desgravaciones. (B) estn concentrados en los tramos impositivos intermedios. (C) cotizan ms que los bancos (D) planican el pago de sus tributos. (E) sufren discriminacin.

a) o texto aconselha isso mas no descreve como que realmente acontece b) o texto diz que o setor dos empregados fi xos est nos trechos altos da base tributria (li.18,19) c) nessa comparao, o texto menciona outro coletivo:os de maiores ganhos d) nesse enquadramento, o texto menciona os independentes, no os dependentes e) VERDADEIRA. A discriminao est mencionada na linha 18 e explicada a seguir. Traduo Os 17 mil chilenos com maiores receitas entregam 35% do imposto de Renda No Chile, 1329.297 pessoas pagam imposto de Renda, seja sob a modalidade de segunda categoria ou de global complementrio. A estas se somam outras 6.346.693 que embora sejam formalmente contribuintes para os registros de Impostos internos (SII) na prtica esto no primeiro segmento tributrio, que zero. Desse 1,32 milho de chilenos, o 1,27% est no segmento mais alto de impostos (com alquota de 40%) que para quem tem receita de $ 5,5 milhes de pesos mensais ou mais. No geral, pagam mais impostos ao ano que os bancos ou todo o segmento do comrcio. De acordo com os dados do SII, esse grupo responsvel do 35,1% da arrecadao por imposto de Renda; isto US$ 908 milhes do total de US$ 2.589 milhes que os contribuintes chilenos recolhem por este conceito. Para o scio principal de Ernets & Young, Cristian Lefevre, o nmero demonstra que a maioria da contribuio de impostos feita por aqueles que mais ganham. Segundo ele, existe uma discriminao entre os contribuintes dos segmentos mais altos. Os autnomos (muitos deles empresrios) tm opes de desenvolver um planejamento tributrio para reduzir o pagamento e os assalariados no as tm. Na sua opinio, Chile deveria impulsionar benefcios para este segmento, como aqueles que existem em economias desenvolvidas (Estados Unidos, Inglaterra, Frana) onde se deduzem por pagamento de colgios e juros de crditos hipotecrios.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

24

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Necesidad de prstamos. Los gobiernos latinoamericanos necesitarn entre 350 y 400 billones de dlares en prstamos en 2010 para reactivar sus economas tras la crisis nanciera global, segn la vicepresidenta del Banco Mundial para Amrica Latina y el Caribe, Pamela Fox. La obtencin de prstamos no ser fcil, incluso para proyectos de inversin, advirti la funcionaria, debido a las dicultades para conseguir fondos que estn restringidos por la enorme demanda internacional de las naciones desarrolladas para sus paquetes de estmulo. A raz de la crisis el papel del Estado ha crecido a niveles que eran inimaginables aos atrs, dijo Fox, pero el Estado dispone de menos recursos, de forma tal que este momento exige ms de los ciudadanos que pagan impuestos, especialmente de aqullos con ms ingresos, que deberan tener que afrontar una mayor carga tributaria, indic. La funcionaria destac que segn la Organizacin de Cooperacin Econmica y Desarrollo menos de un 4% de los ingresos pblicos en Amrica Latina provienen de pagos de impuestos personales, comparado con un 27% en las naciones industrializadas.
(El Nacional, 29/09/09)

30.

Segn el texto, la reactivacin econmica de Amrica Latina tras la crisis nanciera global: (A) supondr una mayor regulacin de la intervencin estatal. (B) demandar entre 350 y 400 mil millones de dlares. (C) recabar ms de toda la ciudadana. (D) exigir entre 350 y 400 millones de millones de dlares. (E) incidir en los paquetes de estmulo de los pases desarrollados.

a) O texto no fala de regulao estatal. b) billones no significa bilhes e sim trilhes, mil vezes superior que mil millones. c) recabara equivale a exigir. Mas no da cidadania em geral, e sim dos contribuintes d) VERDADEIRA. 400 billones = 400 millones de millones = 400.000.000.000.000 e) a relao de causalidade a inversa: os pacotes de estmulo incidiro na reativao de A.Latina. Traduo Necessidade de emprstimos Os governos latino americanos necessitaro entre 350 e 400 bilhes de dlares em emprstimos em 2010 para reativar suas economias aps a crise financeira global, conforme a vice presidente do Banco Mundial para Amrica Latina e Caribe, Pamela Fox. A obteno de emprstimos no ser fcil, inclusive para projetos de investimento, avisou a funcionria devido s dificuldades para conseguir fundos que esto restritos pela enorme demanda internacional das naes desenvolvidas para seus pacotes de estmulo. Por causa da crise, o papel do Estado cresceu em nveis que eram inimaginveis anos atrs disse Foz, porm o Estado dispe de menos recursos, de forma tal que este momento exige mais dos cidados que pagam impostos, especialmente daqueles com mais receita, que deveriam enfrentar uma maior carga tributria indicou. A funcionria destacou que segundo a OCDE menos de um 4% das receitas pblicas em Amrica latina provm de pagamentos de impostos diretos pessoais, comparado com um 27% das naes industrializadas.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

25

Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Gabarito 21. C 22. B 23. B 24. A 25. E 26. A 27. C 28. D 29. E 30. D

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

26

Conhecimentos Gerais Espanhol Gerardo Samarco

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais INGLS


Professora: Aline Andrade

Ateno! Somente responda as questes do idioma INGLS se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.
The long climb Source: www.economist.com st Oct, 2009 (Adapted)

1. The world economy is tfully getting back to normal, but it will be a new normal. This phrase has caught on, even if people disagree about what it means. In the new normal, as dened by Pimcos CEO, Mohamed El-Erian, growth will be subdued and unemployment will remain high. The banking system will be a shadow of its former self, and the securitization markets, which buy and sell marketable bundles of debt, will presumably be a shadow of a shadow. Finance will be costlier and investment weak, so the stock of physical capital, on which prosperity depends, will erode. 2. The crisis invited a forceful government entry into several of capitalisms inner sanctums, such as banking, American carmaking and the commercial-paper market. Mr El-Erian worries that the state may overstay its welcome. In addition, national exchequers may start to feel some measure of the scal strain now hobbling California. Americas Treasury, in particular, must demonstrate that it is still a responsible shepherd of other countries savings. 21. In paragraph 1, growth in the new order is dened as (A) both real and active. (B) absolutely extraordinary. (C) not very active or busy. (D) sustainable and rapid. (E) unpredictable.

Letra (A) A alternativa caracteriza a nova ordem como real e active (ativa, rpida, vigorosa). A definio positiva e est errada. Veja que o texto fala em alto desemprego (high unemployment) e crescimento reduzido (subdued). Logo, incorreta. Letra (B) Assim como a alternativa a, a alternativa b traz uma defi nio positiva da nova ordem: absolutamente extraordinria (absolutely extraordinary). Logo, incorreta. Letra (C) O texto define o crescimento na nova ordem como: (...) growth will be subdued and unemployment will remain high. Temos aqui que o crescimento ser reduzido e desemprego continuar alto, logo, pode-se dizer que o crescimento no ser muito vigoroso, ativo (active, busy). Logo, correta. Letra (D) Aqui a definio de crescimento tambm positiva, sustainable e rapid (sustentvel e rpido). Logo, incorreta. Letra (E) O texto no diz que o crescimento na nova ordem mundial inprevisvel (unpredictable). Logo, incorreta.

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

22.

In paragraph 1, nance is referred to as (A) remaining low throughout the crisis. (B) having been affected by the crisis. (C) having eroded throughout the process. (D) likely to be considered in a future analysis. (E) likely not to be hit by this scenario.

Letra (A) Enquanto o texto afirma que finanas sero costlier (comparativo derivado da palavra cost), a alternativa usa a palavra low. So palavras de sentido contrrio, costlier quer dizer de maior custo e low significa em baixa. Logo, incorreta. Letra (B) Se o texto afirma que (...) Finance will be costlier (), ou seja, que as operaes financeiras estaro (will be) mais caras, est correto dizer que essas operaes foram afetadas (having been affected) pela crise financeira mundial (tema do texto). Logo, correta. Letra (C) O texto no diz que as operaes financeiras desgastaram-se (eroded), mas, sim, que elas se tornaram mais caras (costlier). Logo, incorreta. Letra (D) A alternativa diz que operaes financeiras (finance) possivelmente (likely) sero consideradas em anlises futuras (future analysis). O texto no diz isso. Logo, incorreta. Letra (E) A alternativa afirma que operaes financeiras (finance) possivelmente (likely) no sero afetadas (not to be hit) pelo cenrio. J o texto afi rma que (...) Finance will be costlier (), portanto, sero afetadas. Logo, incorreta.
23. In paragraph 2, the author mentions the scal strain now hobbling California. In other words, the scal (A) policies which have been favouring Californias growth. (B) pressure currently preventing Californias development. (C) programmes successfully spoused by California. (D) measures which have steadily gained acceptance. (E) incentives recently promoted by the Californian government.

Letra (A) The fiscal pressure currently preventing Californias Development no pode ser definida como polticas favorveis ao crescimento da Califrnia. Logo, incorreta. Letra (B) A opo B the fiscal pressure currently preventing Californias Development (a presso fiscal atualmente impede o desenvolvimento da Califrnia) apenas uma reescritura de the fiscal strain now hobbling California (a presso fiscal agora impedindo o progresso (hobbling) da Califrnia). Logo, correta. Letra (C) O texto no diz que so programas bem aceitos pela Califrnia. Logo, incorreta. Letra (D) O texto no diz que so medidas que ganharam aceitao. Logo, incorreta. Letra (E) O texto trata a presso fiscal como impedimento ao progresso (hobbling) da Califrnia e no como incentivos promovidos pelo governo. Logo, incorreta.
Taxation Trends in the European Union Source: www.ec.europa.eu 2009 Edition (Adapted)

1. This years edition of the Taxation Trends in the European Union appears at a time of upheaval. The effects of the global economic and nancial crisis have hit the European
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Ingls Aline Andrade

28

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Union (EU) with increasing force from the second half of 2008. Given that the last year for which detailed data are available is 2007, this years report cannot yet analyze the consequences of the recession on tax revenues. Nevertheless, the report takes stock of the tax policy measures taken by EU governments in response to the crisis up to spring 2009. 2. The European Union is, taken as a whole, a high tax area. In 2007, the overall tax ratio, i.e. the sum of taxes and social security contributions in the 27 Member States amounted to 39.8% of GDP. This value is about 12 percentage points above those recorded in the United States and Japan. 3. The high EU overall tax ratio is not new, dating back essentially to the last third of the 20th century. In those years, the role of the public sector became more extensive, leading to a strong upward trend in the tax ratio in the 1970s, and to a lesser extent also in the 1980s and early 1990s. 24. According to paragraph 1, the global economic and nancial crisis (A) has impacted on the EU. (B) may still hit the European Union. (C) has caused tax reductions in the EU. (D) could have affected the EU. (E) might bring about growth in the EU.

Letra (A) O texto afirma que os efeitos da crise (global economic and financial crisis) atingiram (have hit) a Unio Europia. A alternativa usa o verbo impactar (impact), que tem a mesma ideia. Logo, correta. Letra (B) A frase do texto deixa claro que os efeitos da crise (The effects of the global economic and financial crisis) atingiram (have hit) a UE. A frase est no passado. J a alternativa, no futuro: a crise ainda poder (may still) atingir a UE. Logo, incorreta. Letra (C) O texto no diz que a crise causou reduo de impostos (tax reductions). Logo, incorreta. Letra (D) A alternativa afirma que a crise poderia ter afetado (could have affected) a EU e o texto diz o contrrio. Logo, incorreta. Letra (E) No faz sentido afirmar que a crise poder levar crescimento Unio Europia e o texto no diz isso. Logo, incorreta.
25. In relation to the EUs overall tax ratio, it (A) must hit 39.8% of GDP. (B) is likely to reach 39.8% of GDP. (C) is soon to be dened. (D) exceeds half the GDP. (E) equals to 39.8% of GDP.

Letra (A) O texto afirma que em 2007 a carga tributria global equivalia (amouted) a 39,8% do PIB, j a alternativa diz que a carga tributria global deve alcanar 39,8% do PIB. Logo, incorreta. Letra (B) O texto no diz que provvel que a carga tributria global alcance 39,8%, logo incorreta.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

29

Conhecimentos Gerais Ingls Aline Andrade

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Letra (C) O texto no diz que a carga tributria global logo ser definida. Incorreta. Letra (D) O texto fala em 39,8% do PIB, logo no ultrapassa metade do PIB. Incorreta. Letra (E) A alternativa afirma que a carga tributria global equivale a 39,8% do PIB. No gabarito preliminar esta foi a resposta, ocorre que o texto fala que a carga tributria global equivalia (amouted) a 39,8% do PIB em 2007, no passado. A questo foi anulada.
26. According to paragraph 3, the role played by the public sector (A) widened. (B) lessened. (C) diminished. (D) faded. (E) decreased.

Letra (A) O texto afirma que o papel do setor pblico se tornou (became) mais extensivo (extensive). A ideia de widened tambm essa, alargou. Logo, correta. Letra (B) No diminuiu. Logo, incorreta. Letra (C) No diminuiu. Logo, incorreta. Letra (D) No enfraqueceu. Logo, incorreta. Letra (E) No diminuiu. Logo, incorreta.
Reason with him Source: www.newsweek.com 22nd Sep, 2009 (Adapted)

Question (Q) 1: Margolis: When you took ofce, Brazil was regarded as an underachiever, and the last among the BRIC nations. Now Brazil is considered a star among emerging countries. Whats happened? Lula: No one respects anyone who doesnt respect themselves. And Brazil always behaved like a second-class country. We always told ourselves we were the country of the future. But we never transformed these qualities into anything concrete. In a globalized world you cannot sit still. You have to hit the road and sell your country. So we decided to make strengthening Mercosul (the South American trading bloc) a priority, and deepened our relations with Latin America in general. We prioritized trade with Africa and went into the Middle East aggressively. Our trade balance today is diversied. This helped us cushion the blow of the economic crisis. Q2: Margolis: Has Brazils success in navigating the economic crisis changed investorsviews? Lula: There was no miracle. We had a strong domestic market. We had consumers who wanted to buy cars. We reduced part of the sales tax and asked the companies to offer consumers credit on affordable items. Its the same case with refrigerators, stoves, washing machines, and with computers and the housing construction. Q3: Margolis: What are the lessons for other countries? Lula: The great lesson is that the state has an important role to play, and has great responsibility. We dont want the state to manage business. But it can be an inducer of growth and can work in harmony with society.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

30

Conhecimentos Gerais Ingls Aline Andrade

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

27.

In his answer to question 1, Brazils president refers to strengthening Mercosul as a priority. In other words, a measure he considered (A) risky. (B) unattainable. (C) pivotal. (D) unnecessary. (E) advisable.

Letra (A) Para o presidente, o fortalecimento do Mercosul uma prioridade (strengthening Mercosul as a priority), logo, ele no diz que arriscado (risky). Incorreta. Letra (B) O fortalecimento do Mercosul no inatingvel (unattainable). Incorreta. Letra (C) O fortalecimento do Mercosul fundamental, essential. Logo, est correta. Letra (D) O presidente no diz que o fortalecimento desnecessrio. Logo, incorreta. Letra (E) Tambm no diz que aconselhvel. Logo, incorreta.
28. In his answer to question 2, Luiz Incio Lula da Silva says that (A) the Brazilian domestic market was frail. (B) a miracle did come about in Brazil. (C) credit on affordable items was halved. (D) part of the sales tax was lowered. (E) consumers were not willing to spend.

Letra (A) No texto a palavra domestic market est na frase: We had a strong domestic market. Observe que as duas frases esto no passado. Enquanto a alternativa diz que o mercado domstico brasileiro era frgil (frail), o presidente na sua resposta afirma que ns tnhamos um mercado domstico forte (strong). Logo, incorreta. Letra (B) No texto a palavra miracle aparece na frase: There was no miracle. A alternativa no est negando, afirma que aconteceu um milagre (miracle did come). O texto nega o milagre (no miracle). Logo, incorreta. Letra (C) No texto as palavras-chave esto na frase: () asked the companies to offer consumers credit on affordable items. O presidente afirmou em sua resposta pergunta 2 que pediu (asked) s empresas para oferecer aos consumidores crdito para os itens disponveis (affordable items). J a alternativa diz que o crdito para itens disponveis (affordable items) foi reduzido metade (halved). Logo, incorreta. Letra (D) No texto o presidente diz ()We reduced part of the sales tax() , logo, imposto foi reduzido (reduced). Na alternativa tambm est dito isso, lowered sinnimo de reduced. Logo, correta. Letra (E) O texto diz We had a strong domestic market. We had consumers who wanted to buy cars. J a alternativa afirma que consumidores no estavam querendo (were not willing) gastar (spend). Logo, incorreta.
29. Brazils president refers to the countrys diversied trade balance as having (A) contributed to worsen the global economic crisis. (B) resulted from trade with one sole strategic partner.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Ingls Aline Andrade

31

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(C) been prevented by internal regulations. (D) been considered as an unattainable goal. (E) minimized the adverse effects of the world crisis.

Letra (A) O texto afirma que a balana comercial diversificada ajudou (helped) o pas na crise econmica. Ao contrrio do texto, a alternativa diz que a balana comercial prejudicou, piorou (worsen) a crise econmica. Logo, incorreta. Letra (B) Estamos falando aqui de diversified trade balance e a alternativa fala em trade with one solo strategic partner (comrcio com um nico parceiro estratgico). Logo, incorreta. Letra (C) O presidente trata da balana comercial diversificada como fator que teria ajudado o pas na crise e no como tendo sido evitada ou impedida (prevented) por regulamentaes internas. Logo, incorreta. Letra (D) A alternativa afirma que a balana comercial diversificada foi considerada (been considered) um objetivo (goal) inatingvel (unattainable). Logo, incorreta. Letra (E) Assim como est no texto que a balana comercial diversificada ajudou, a alternativa diz que ela minimizou (minimized) os efeitos adversos (adverses effects) da crise mundial. Logo, correta.
30. In his answer to question 3, Brazils president (A) emphasizes the role played by the private sector. (B) criticizes initiatives derived from private ownership. (C) sees the private sector as an inducer of growth. (D) afrms the signicance of the state. (E) disregards duties attributed to the state.

Letra (A) A alternativa fala que o presidente enfatiza o setor privado (emphasizes the private sector). Nas palavras-chave do texto temos importncia (important) e responsabilidade (responsability) do Estado (state) e no do setor privado. Logo, incorreta. Letra (B) O presidente no critica iniciativas privadas (initiatives derived from private), como vimos ele enfatiza a responsabilidade e importncia do Estado. Logo, incorreta. Letra (C) Aqui novamente a banca fala de setor privado (private sector) como indutor do crescimento (inducer of growth). Logo, incorreta. Letra (D) A alternativa diz que o presidente afirma (affirms) a significncia (significance) do Estado. Logo, correta. Letra (E) A alternativa afirma que o presidente despreza (disregards) as responsabilidades (duties) do Estado. Logo, incorreta.

Gabarito 21. C 22. B 23. B 24. A 25. X 26. A 27. C 28. D 29. E 30. D

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

32

Conhecimentos Gerais Ingls Aline Andrade

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO


Professor: Moraes Jnior

31.

Considere a seguinte proposio: Se chove ou neva, ento o cho ca molhado. Sendo assim, pode-se armar que: (A) Se o cho est molhado, ento choveu ou nevou. (B) Se o cho est molhado, ento choveu e nevou. (C) Se o cho est seco, ento choveu ou nevou. (D) Se o cho est seco, ento no choveu ou no nevou. (E) Se o cho est seco, ento no choveu e no nevou.

1. Se chove ou neva, ento o cho fica molhado. p = Chove ou neva q = O Cho fica molhado p q => Chove ou neva O cho fica molhado ~p = No choveu e no nevou ~q = O cho no fica molhado = O cho est seco Proposio Equivalente: ~q ~p => O cho est seco No choveu e no nevou Resposta: Se o cho est seco, ento no choveu e no nevou.
32. Trs meninos, Zez, Zoz e Zuzu, todos vizinhos, moram na mesma rua em trs casas contguas. Todos os trs meninos possuem animais de estimao de raas diferentes e de cores tambm diferentes. Sabe-se que o co mora em uma casa contgua casa de Zoz; a calopsita amarela; Zez tem um animal de duas cores branco e laranja ; a cobra vive na casa do meio. Assim, os animais de estimao de Zez, Zoz e Zuzu so, respectivamente: (A) co, cobra, calopsita. (B) co, calopsita, cobra. (C) calopsita, co, cobra. (D) calopsita, cobra, co. (E) cobra, co, calopsita.

Trs meninos: Zez, Zoz e Zuzu, todos vizinhos, moram na mesma rua em trs casas contguas. Todos os trs meninos possuem animais de estimao de raas diferentes e de cores tambm diferentes.

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Informao 1: O co mora em uma casa contgua casa de Zoz. Informao 2: A Calopsita amarela. Informao 3: Zez tem um animal de duas cores branco e laranja. Informao 4: A cobra vive na casa do meio. Partindo da informao 4, temos: Informao 4: A cobra vive na casa do meio. Casas Meninos Animais Cores 1 2 Cobra 3

Informao 3: Zez tem um animal de duas cores branco e laranja. Supondo que o animal de duas cores seja o co e esteja na casa 1. Casas Meninos Animais Cores 1 Zez Co Branco e laranja 2 Cobra 3

Informao 2: A Calopsita amarela. A Calopsita estar na casa 3. Casas Meninos Animais Cores 1 Zez Co Branco e Laranja 2 Cobra 3 Calopsita Amarela

Informao 1: O co mora em uma casa contgua casa de Zoz. Logo, Zoz mora na casa 2 e Zuzu mora na casa 3. Casas Meninos Animais Cores 1 Zez Co Branco e Laranja 2 Zoz Cobra 3 Zuzu Calopsita Amarela

Vamos pensar em outra hiptese: Partindo da informao 4, temos: Informao 4: A cobra vive na casa do meio. Casas Meninos Animais Cores 1 2 Cobra 3

Informao 3: Zez tem um animal de duas cores branco e laranja. Supondo que o animal de duas cores seja o co e esteja na casa 3. Casas Meninos Animais Cores 1 2 Cobra 3 Zez Co Branco e laranja

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

34

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Informao 2: A Calopsita amarela. A Calopsita estar na casa 1. Casas Meninos Animais Cores 1 Calopsita Amarela 2 Cobra 3 Zez Co Branco e laranja

Informao 1: O co mora em uma casa contgua casa de Zoz. Logo, Zoz mora na casa 2 e Zuzu mora na casa 1. Casas Meninos Animais Cores 1 Zuzu Calopsita Amarela 2 Zoz Cobra 3 Zez Co Branco e Laranja

Repare que os animais de Zez, Zoz e Zuzu continuam os mesmos: Co (Zez), Cobra (Zoz) e Calopsita (Zuzu). Vamos pensar em outra hiptese: Partindo da informao 4, temos: Informao 4: A cobra vive na casa do meio. Casas Meninos Animais Cores 1 2 Cobra 3

Informao 3: Zez tem um animal de duas cores branco e laranja. Supondo que o animal de duas cores seja o cobra (a calopsita no pode ser, pois ela j amarela). Casas Meninos Animais Cores 1 2 Zez Cobra Branco e laranja 3

Informao 2: A Calopsita amarela. Supondo que a Calopsita esteja na casa 1, o co estar na casa 3. Casas Meninos Animais Cores 1 Calopsita Amarela 2 Zez Cobra Branco e laranja 3 Co

Informao 1: O co mora em uma casa contgua casa de Zoz. No possvel esta hiptese, pois o co mora em uma casa contgua casa de Zez. Logo, h uma contradio e a hiptese deve ser desconsiderada. Casas Meninos Animais Cores 1 Calopsita Amarela 2 Zez Cobra Branco e laranja 3 Co

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

35

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

33.

3 Se = 3 e , ento = e . Se = e3 , ento ou so iguais a

e . Se = e3 , ento = e3 .

Se = 3 e , ento = 3 e . Considerando que as armaes so verdadeiras, segue-se, portanto, que: (A) = = = e3 (B) = = e3 , mas = 3 e (C) = 3 e , mas = = e3 (D) = = = 3 e
3 (E) = = 3 e , mas = e

A primeira informao importante na questo : Todas as afirmaes so verdadeiras. Vamos relembrar a tabela-verdade da condicional: p V V F F q V F V F pq V F V V
3

3 Informao 1. Se = 3 e , ento = e

Informao 2. Se = e3 , ento ou so iguais a


3 Informao 3. Se = e3 , ento = e

e.

Informao 4. Se = 3 e , ento = 3 e . Anlise: Informao 1. Se = 3 e , ento = 3 e


3 Supondo que = 3 e seja verdadeiro, para que a condicional seja verdadeira, = e tambm deve ser verdadeiro (linha 1 da tabela-verdade).

Logo, teramos as seguintes concluses at o momento: 1. = 3 e 2. = 3 e


3 Informao 3. Se = e3 , ento = e 3 3 Da concluso 2: = e . Logo, = e falso. Com isso, para que a condicional seja verdadeira, necessrio que = e3 seja falso (linha 4 da tabela-verdade).

Logo, teramos as seguintes concluses at o momento: 1. = 3 e 2. = 3 e 3. e3 Logo, = 3 e (a questo no deixa claro, mas as variveis possuem apenas duas 3 opes e ou e3).

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

36

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Informao 4. Se = 3 e , ento = 3 e . Tipo de Proposio: Condicional p= = 3e q= =3e p q => = 3 e = 3 e ~p = 3 e ~q = 3 e Proposio Equivalente: ~q ~p => 3 e 3 e Como 3 e falso, para que a condicional seja verdadeira, nada pode ser afirmado sobre . Informao 2. Se = e3 , ento ou so iguais a e . 3 Como = e3 falso e ou so iguais a e verdadeiro, a condicional verdadeira (linha 3 da tabela-verdade), fato que est de acordo com a informao da questo de que todas as afirmaes so verdadeiras.
34. Considere as inequaes dadas por:
3

f(x) = x 2 2x + 1 0 e g(x) = 2x 2 + 3x + 2 0 .
Sabendo-se que A o conjunto soluo de f (x) e B o conjunto soluo de g(x), ento o conjunto Y = A B igual a: (A) Y = {x \ |

1 < x 2} 2 1 x 2} (B) Y = {x \ | 2 (C) Y = {x \ | x = 1}


(D) Y = {x \ | x 0} (E) Y = {x \ | x 0}

1. f(x) = x 2 2x + 1 0 Calculando as razes da equao: f(x) = x 2 2x + 1 = 0 (x 1)2 = 0 (repare que (x 1).(x 1) = x 2 x x + 1 = x 2 2x + 1) x = 1 (raiz dupla). Portanto, esta equao nunca menor que zero, mas ser igual a zero em x = 1. Veja o grfico:
y

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

37

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

f(x) = x 2 2x + 1 0 => A = {1}. Repare que poderamos parar por aqui, pois queremos a interseo de A com B e, como A s possui um elemento (1), ou a interseo ser um conjunto vazio (no h alternativa) ou ser {1} (alternativa c). Somente para conferir vamos determinar o conjunto B:
2 2. g(x) = 2x + 3x + 2 0

Calculando as razes da equao: -2x 2 + 3x + 2 = 0 a = -2, b = 3 e c = 2

x=

b b2 4ac 3 32 4.(2).2 3 9 + 16 3 5 = = = 4 2.(2) 2a 4

Razes: x = (-3 + 5)/-4 = -1/2 x = (-3 5)/-4 = 2 Logo, como a negativo (-2), o grfico seria da seguinte forma:
g

-1/2

g(x) = 2x 2 + 3x + 2 0 B = {x \ | Y = AB = 1 => Y = {x \ | x = 1}
35.

1 x 2} 2

Em uma repartio, 3/5 do total dos funcionrios so concursados, 1/3 do total dos funcionrios so mulheres e as mulheres concursadas correspondem a 1/4 do total dos funcionrios dessa repartio. Assim, qual entre as opes abaixo, o valor mais prximo da porcentagem do total dos funcionrios dessa repartio que so homens no concursados? (A) 21% (B) 19% (C) 42% (D) 56% (E) 32%

Supondo que o nmero de funcionrios da repartio seja igual a 300 (para facilitar as contas na hora da diviso por 3, por 4 e por 5). Mulheres = (1/3) x Total de Funcionrios = (1/3) x 300 = 100 Homens = Total de Funcionrios Mulheres = 300 100 = 200 Funcionrios Concursados = (3/5) x 300 = 3 x 60 = 180
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

38

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Mulheres Concursadas = (1/4) x Total de Funcionrios = (1/4) x 300 = 75 Homens Concursados = Funcionrios Concursados Mulheres Concursadas Homens Concursados = 180 75 = 105 Homens No Concursados = Homens Homens Concursados Homens No Concursados = 200 105 = 95 Percentual (Homens No Concursados) = 95/Total de Funcionrios Percentual (Homens No Concursados) = 95/300 Percentual (Homens No Concursados) = 0,31667 Percentual (Homens No Concursados) = 31,67% 32%
36. Um projtil lanado com um ngulo de 30 em relao a um plano horizontal. Considerando que a sua trajetria inicial pode ser aproximada por uma linha reta e que sua velocidade mdia, nos cinco primeiros segundos, de 900km/h, a que altura em relao ao ponto de lanamento este projtil estar exatamente cinco segundos aps o lanamento? (A) 0,333 km (B) 0,625 km (C) 0,5 km (D) 1,3 km (E) 1 km

A questo estabelece que a trajetria inicial pode ser aproximada por uma linha reta. Portanto, inicialmente, vamos determinar quanto que o projtil percorreu em 5 segundos: Velocidade Mdia = 900 km/h Fazendo uma regra de trs: 900 km ===== 1 hora = 60 minutos = 60 x 60 = 3.600 segundos Distncia ===== 5 segundos Distncia x 3.600 = 900 x 5 Distncia = (900 x 5)/3.600 = 1,25 km Contudo, a trajetria do projtil forma um ngulo de 30 em relao ao plano horizontal. Portanto, temos o tringulo retngulo abaixo:

1,25 30

A questo pede a altura (h) que o projtil estar a 5 segundos do lanamento. Das relaes trigonomtricas, temos: Seno 30 = Cateto Oposto/Hipotenusa = h/1,25 (I) Seno 30 = 1/2 (II) h/1,25 = 1/2 h = 1,25/2 = 0,625 km

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

39

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

37.

Com relao ao sistema,

x + y + z = 1 z +1 2x y = 3z + 2 2x + y = 1
onde 3 z + 2 0 e 2 x + y 0 , pode-se, com certeza, armar que: (A) impossvel. (B) indeterminado. (C) possui determinante igual a 4. (D) possui apenas a soluo trivial. (E) homogneo.

Temos um sistema de trs equaes e trs incgnitas: x + y +z =1 2x y = 1 2x y = 3z + 2 2x y 3z = 2 3z + 2 z +1 = 1 z + 1 = 2x + y 2x + y z = 1 2x + y Sistema: x+y+z=1 2x y 3z = 2 2x + y z = 1 Calculando o determinante formado pelos coeficientes de x, y e z: 1 1 1 D = 2 1 3 = (1).(1).1 + 1.(3).2 + 1.2.1 1.(1).2 2.1.(1) 1.1.(3) 2 1 1 1 1 1 D = 2 1 3 = 1 6 + 2 + 2 + 2 + 3 = 4 2 1 1 (alternativa c) Anlise de um sistema 1) Sistema possvel e determinado: D 0 (uma nica soluo) 2) Possvel e indeterminado: se D = 0 e todos os determinantes Dx, Dy e Dz forem iguais a zero. 3) Impossvel: D = 0 e (Dx ou Dy ou Dz) forem diferentes de zero. Logo, como D 0, o sistema possvel e determinado. Com isso, eliminamos as alternativas a e b. A soluo trivial seria: x = y = z = 0, que no soluo do sistema. Logo, o sistema no possui a soluo trivial. Sistema linear Homogneo: os termos independentes de todas as equaes so nulos. Todo sistema linear homogneo admite pelo menos a soluo trivial, que a soluo identicamente
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

40

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

nula. No caso no sistema da questo, os termos independentes no so nulos. Portanto, eliminamos a alternativa e.
38. Considere uma esfera, um cone, um cubo e uma pirmide. A esfera mais o cubo pesam o mesmo que o cone. A esfera pesa o mesmo que o cubo mais a pirmide. Considerando ainda que dois cones pesariam o mesmo que trs pirmides, quantos cubos pesa a esfera? (A) 4 (B) 5 (C) 3 (D) 2 (E) 1

Peso da Esfera = Pe Peso do Cubo = Pcb Peso do Cone = Pcn Peso da Pirmide = Pp Pe + Pcb = Pcn (I) Pe = Pcb + Pp Pp = Pe Pcb (II) 2.Pcn = 3.Pp (III) Substituindo (II) em (III): 2.Pcn = 3.(Pe Pcb) Pcn = (3/2).(Pe Pcb) Pcn = 1,5.(Pe Pcb) (IV) Substituindo (IV) em (I): Pe + Pcb = 1,5.(Pe Pcb) Pe + Pcb = 1,5.Pe 1,5.Pcb 1,5.Pe Pe = Pcb + 1,5.Pcb 0,5.Pe = 2,5.Pcb Pe = 5.Pcb
39. Se um polinmio f for divisvel separadamente por (x a) e (x b) com a b, ento f divisvel pelo produto entre (x a) e (x b). Sabendo-se que 5 e -2 so os restos da diviso de um polinmio f por (x - 1) e (x + 3), respectivamente, ento o resto da diviso desse polinmio pelo produto dado por (x - 1) e (x + 3) igual a: (A) (B) (C) (D) (E)

13 7 x+ 4 4 7 13 x 4 4 7 13 x+ 4 4 13 13 x 4 4 13 7 x 4 4
Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

41

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Se 5 o resto da diviso de f por (x 1) f(1) = 5 Se -2 o resto da diviso de f por (x + 3) f(-3) = -2 Se o resto da diviso do polinmio f pelo produto (x 1).(x + 3) ser dado por ax + b. Substituindo por x = 1 e x = -3, temos: a + b = 5 => a = 5 b (I ) 3a + b = 2 (II ) Substituindo (I) em (II): -3.(5 b) + b = -2 -15 + 3b + b = -2 4b = 13 b = 13/4 (IV) Substituindo (IV) em (I): a = 5 13/4 = (20 13)/4 = 7/4 Portanto, o resto da diviso seria: 7 x + 13 4 4
40. Sabe-se que os pontos A,B,C, D, E, F e G so coplanares, ou seja, esto localizados no mesmo plano. Sabe-se, tambm, que destes sete pontos, quatro so colineares, ou seja, esto numa mesma reta. Assim, o nmero de retas que cam determinadas por estes sete pontos igual a: (A) 16 (B) 28 (C) 15 (D) 24 (E) 32

A,B,C, D, E, F e G so coplanares esto no mesmo plano 4 destes pontos so colineares esto numa mesma reta I Total de Retas Possveis: combinao de 7 pontos, tomados 2 a 2. C 7,2 = 7! 7! 7.6.5! 7.6 = = = = 21 2!.(7 2)! 2!.5! 2.1.5! 2

II Total de Retas formadas pelos 4 pontos colineares: C 4,2 = 4! 4! 4.3.2! 4.3 = = = =6 2!.(4 2)! 2!.2! 2.1.2! 2

III Nmero de Retas (N) determinadas pelos 7 pontos: N = C7,2 C 4,2 + 1 (reta formada pelo 4 pontos colineares) = 21 6 + 1 N = 16
41. De quantas maneiras podem sentar-se trs homens e trs mulheres em uma mesa redonda, isto , sem cabeceira, de modo a se ter sempre um homem entre duas mulheres e uma mulher entre dois homens? (A) 72 (B) 36 (C) 216
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

42

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(D) 720 (E) 360

Pela questo, homens (H) e mulheres (M) devem sentar mesa redonda de forma intercalada, conforme a figura abaixo:
M1 H3 H1

M3 H2

M2

Posio 1 (Homens) = 3 Posio 2 (Mulheres) = 3 Posio 3 (Homens) = 2 Posio 4 (Mulheres) = 2 Posio 5 (Homens) = 1 Posio 6 (Mulheres) = 1 Total = 3 x 3 x 2 x 2 x 1 x 1 = 36 Como a questo fala em mesa redonda sem cabeceira, no deve haver uma referncia. Deste modo, a possibilidade acima e a abaixo seriam iguais:
H3 M3 M1

H2 M2

H1

Teramos as seguintes opes: 1 2 3 4 5 6 7 8 Posio 1 H1 H1 H1 H1 H1 H1 H1 H1 Posio 2 M1 M1 M2 M2 M3 M3 M1 M1 Posio 3 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H3 H3 Posio 4 M2 M3 M1 M3 M1 M2 M2 M3 Posio 5 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H2 H2 Posio 6 M3 M2 M3 M1 M2 M1 M3 M2

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

43

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

H1 H1 H1 H1 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H2

M2 M2 M3 M3 M1 M1 M2 M2 M3 M3 M1 M1 M2 M2 M3 M3 M1 M1 M2 M2 M3 M3 M1 M1 M2 M2 M3 M3

H3 H3 H3 H3 H1 H1 H1 H1 H1 H1 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H1 H1 H1 H1 H1 H1 H2 H2 H2 H2 H2 H2

M1 M3 M1 M2 M2 M3 M1 M3 M1 M2 M2 M3 M1 M3 M1 M2 M2 M3 M1 M3 M1 M2 M2 M3 M1 M3 M1 M2

H2 H2 H2 H2 H3 H3 H3 H3 H3 H3 H1 H1 H1 H1 H1 H1 H2 H2 H2 H2 H2 H2 H1 H1 H1 H1 H1 H1

M3 M1 M2 M1 M3 M2 M3 M1 M2 M1 M3 M2 M3 M1 M2 M1 M3 M2 M3 M1 M2 M1 M3 M2 M3 M1 M2 M1

Por ser uma mesa circular sem cabeceira, temos que as seguintes possibilidades so iguais, pois esto apenas deslocadas de posio: 1 22 29 Posio 1 H1 H2 H3 Posio 2 M1 M2 M3 Posio 3 H2 H3 H1 Posio 4 M2 M3 M1 Posio 5 H3 H1 H2 Posio 6 M3 M1 M2

Repare as sequncias: H1-M1-H2-M2-H3-M3 H2-M2-H3-M3-H1-M1 = H1-M1-H2-M2-H3-M3 H3-M3-H1-M1-H2-M2 = H1-M1-H2-M2-H3-M3 2 24 27 Posio 1 H1 H2 H3 Posio 2 M1 M3 M2 Posio 3 H2 H3 H1 Posio 4 M3 M2 M1 Posio 5 H3 H1 H2 Posio 6 M2 M1 M3

Repare as sequncias: H1-M1-H2-M3-H3-M2


Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

44

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

H2-M3-H3-M2-H1-M1 = H1-M1-H2-M3-H3-M2 H3-M2-H1-M1-H2-M3 = H1-M1-H2-M3-H3-M2 3 20 35 Posio 1 H1 H2 H3 Posio 2 M2 M1 M3 Posio 3 H2 H3 H2 Posio 4 M1 M3 M1 Posio 5 H3 H1 H1 Posio 6 M3 M2 M2

Repare as sequncias: H1-M2-H2-M1-H3-M3 H2-M1-H3-M3-H1-M2 = H1-M2-H2-M1-H3-M3 H3-M3-H1-M2-H2-M1 = H1-M2-H2-M1-H3-M3 E assim sucessivamente. Portanto, teramos: Nmero de Possibilidades = 36/3 = 12 possibilidades
42. Considere um retngulo formado por pequenos quadrados iguais, conforme a gura abaixo. Ao todo, quantos quadrados de quaisquer tamanhos podem ser contados nessa gura?

(A) 128 (B) 100 (C) 64 (D) 32 (E) 18

Quadrados formados por 1 quadrado = 3 x 6 = 18

Quadrados formados por 4 quadrados = 5 (duas primeiras linhas) + 5 (duas ltimas linhas) = 10

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

45

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Quadrados formados por 9 quadrados = 4

Total = 18 + 10 + 4 = 32 quadrados
43. Considere a seguinte amostra aleatria das idades em anos completos dos alunos em um curso preparatrio. Com relao a essa amostra, marque a nica opo correta: 29, 27, 25, 39, 29, 27, 41, 31, 25, 33, 27, 25, 25, 23, 27, 27, 32, 26, 24, 36, 32, 26, 28, 24, 28, 27, 24, 26, 30, 26, 35, 26, 28, 34, 29, 23, 28. (A) A mdia e a mediana das idades so iguais a 27. (B) A moda e a mdia das idades so iguais a 27. (C) A mediana das idades 27 e a mdia 26,08. (D) A mdia das idades 27 e o desvio-padro 1,074. (E) A moda e a mediana das idades so iguais a 27.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

46

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Colocando o rol em ordem crescente: 23, 23, 24, 24, 24, 25, 25, 25, 25, 26, 26, 26, 26, 26, 27, 27, 27, 27, 27, 27, 28, 28, 28, 28, 29, 29, 29, 30, 31, 32, 32, 33, 34, 35, 36, 39, 41. Xi Fi Fac Xi.Fi 23 2 2 46 24 3 5 72 25 4 9 100 26 5 14 130 27 6 20 162 28 4 24 112 29 3 27 87 30 1 28 30 31 1 29 31 32 2 31 64 33 1 32 33 34 1 33 34 35 1 34 35 36 1 35 36 39 1 36 39 41 1 37 41 Total 37 1.052 n (nmero de elementos) = 37 Fi = frequncia Fac = frequncia acumulada Mdia = Total (Xi.Fi)/37 = 1.052/37 = 28,43 Moda (elemento de maior frequncia) = 27 Posio da Mediana = (n + 1)/2 = (37 + 1)/2 = 19 Mediana (elemento de posio 19) = 27
44. Na anlise de regresso linear simples, as estimativas e dos parmetros e da reta de regresso podem ser obtidas pelo mtodo de Mnimos Quadrados. Nesse caso, os valores dessas estimativas so obtidos atravs de uma amostra de n pares de valores Xi Yi com (i =1, 2, ....,n), obtendo-se:

l = l+  .X , onde Y l a estimativa de Y = + X . Para cada par de valores Xi Yi com Y i i i i i

(i =1, 2, ...,n) pode-se estabelecer o desvio ou resduo aqui denotado por ei entre a l . Sabe-se que o Mtodo de Mnimos Quadrados reta de regresso Yi e sua estimativa Y i consiste em adotar como estimativas dos parmetros e os valores que minimizam a soma dos quadrados dos desvios ei. Desse modo, o Mtodo de Mnimos Quadrados consiste em minimizar a expresso dada por: (A)

i =1 n

l  X ) Y ( i i
2

(B)

l X Yi i i =1
n i =1

(C)

Yi ( X i )

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

47

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(D)

i =1
n n i =1

li Y 2i Y
2 Yi ( X i )

(E)

A questo forneceu todas as informaes necessrias para a resoluo. Pelo Mtodo dos Mnimos Quadrados temos que minimizar a soma dos quadrados das l , por meio da reta de regresso. diferenas entre os valores de Yi e as respectivas estimativas Y i Logo teramos: li = Y ( l+  X ) = Y l X Y Y i i i i =1 i i i =1 i =1
n 2 n 2 n 2

Contudo, h um erro de impresso na alternativa b (que seria a alternativa correta), pois h um parntese a mais. l  X ) . Portanto, no h alternativa correta. b) Y i i i =1
45. O nmero de petroleiros que chegam a uma renaria ocorre segundo uma distribuio de Poisson, com mdia de dois petroleiros por dia. Desse modo, a probabilidade de a renaria receber no mximo trs petroleiros em dois dias igual a: (A) (B) (C) (D) (E)
n 2

32 4 e 73 3 4 e 71 71 4 e 3 71 3 e 3 32 2 e 3

Distribuio de Poisson:

f(k) = e .
onde:

k k!

X = varivel aleatria de Poisson; k = nmero de petroleiros por dia = parmetro da distribuio de Poisson (valor esperado ou nmero mdio de ocorrncias em um intervalo); e = nmero de Euler ou neperiano = 2,71828 = 2 petroleiros por dia x 2 dias = 4 petroleiros Probabilidade = f(0) + f(1) + f(2) + f(3)
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

48

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Probabilidade =

e4 .

40 41 42 43 16 64 + e4 . + e4 . + e4 . = e4 . 1 + 4 + + 0! 1! 2! 3! 2 6

32 3 + 12 + 24 + 32 71 4 Probabilidade = e4 . 1 + 4 + 8 + = e4 . = 3 .e 3 3
46. Em um experimento binomial com trs provas, a probabilidade de ocorrerem dois sucessos doze vezes a probabilidade de ocorrerem trs sucessos. Desse modo, as probabilidades de sucesso e fracasso so, em percentuais, respectivamente, iguais a: (A) 80 % e 20 % (B) 30 % e 70 % (C) 60 % e 40 % (D) 20 % e 80 % (E) 25 % e 75 %

Experimento Binomial com 3 provas n = 3 n k nk n k .p .q = .p .(1 p)nk k k p(n,k) = probabilidade de ocorrer exatamente k vezes o evento A, aps n repeties.

p(n,k) =

Probabilidade de Sucesso = p Probabilidade de Fracasso = q p + q = 100% Probabilidade de 2 sucessos = 12 x Probabilidade de 3 sucessos p(3,2) = 12 x p(3,3) 3 2 1 3 3! 2 .p .q = 12. .p3 .q 0 .p .q = 12.1.p3 .1 2!.1! 2 3 3.q = 12.p q = 4.p q + p = 100% 4.p + p = 100% p =20% (sucesso) q =100% - p = 100% - 20% q = 80% (fracasso)
47. A funo densidade de probabilidade de uma varivel aleatria contnua x dada por:
2 3x , se 1 x 0 f (x ) = 0, caso contrrio

Para esta funo, a mdia de x, tambm denominada expectncia de x e denotada por E(x) igual a: (A) (B)

4 3 3 4
Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

49

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(C) (D) (E)

3 4

3 .x 4 4 .x 3

Para calcular a expectncia de uma varivel aleatria contnua x a partir de sua funo densidade, devemos integrar a expresso x.funo densidade. Suponha: F(X) = a.n x n-1 + b.(n-1)x n-2 + c.(n-2)x n-3 + .... + w + 0 Se eu fosse fazer a integral da expresso acima, teria: F(X) = ax n + bx n-1 + cx n-2 + .... + wx + z Ou seja, para integrar esta expresso, somo o expoente da varivel x em uma unidade e retiro este valor obtido da constante, que multiplica a varivel x, por meio de uma diviso: a.n x n-1 integral a.x n (somei 1 ao coeficiente de x e dividi a constante a.n por n) b.(n-1)x n-2 integral b.x n-1 (somei 1 ao coeficiente de x e dividi a constante b.(n-1) por (n-1)) (....) w = w.x0 integral w.x (somei 1 ao coeficiente de x e dividi a constante w por 1) 0 integral z = constante ( um valor constante) => vou desconsiderar na soluo. Portanto, integral de x.f(x) de 1 a 0: 3.x 3+1 E(X) = x.3x = 3x = 4 1 1
0 2 0 3 0 0

3.x 4 = 4 1

=
1

3.04 3.(1)4 3 = 4 4 4

48.

A tabela mostra a distribuio de frequncias relativas populacionais (f) de uma varivel X:

X 2 1 2

f 6a 1a 3a

Sabendo que a um nmero real, ento a mdia e a varincia de X so, respectivamente: (A) x = 0,5 (B) x = 0,5 (C) x = 0 (D) x = 0,5 (E) x = 0,5

e e e e e

2 x = 3,45 2 x = 3,45 2 x =1 2 x = 3,7 2 x = 3,7

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

50

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

X 2 1 2 Total

f 6a 1a 3a 100%

Soma das Frequncias Relativas = 6a + 1a + 3a = 10a = 100% = 1 a = 0,1 X 2 1 2 Total f 6a = 6 x 0,1 = 0,6 1a = 1 x 0,1 = 0,1 3a = 3 x 0,1 = 0,3 1
2

X.f -1,2 0,1 0,6 -0,5

X 2.f 2,4 0,1 1,2 3,7

Mdia = -0,5/1 = -0,5


2 X.f 3,7 2 Varincia = X .f (0,5 ) = 3,7 0,25 = 3,45 = n n 1

49.

No sistema de juros compostos um capital PV aplicado durante um ano taxa de 10 % ao ano com capitalizao semestral resulta no valor nal FV. Por outro lado, o mesmo capital PV, aplicado durante um trimestre taxa de it% ao trimestre resultar no mesmo valor nal FV, se a taxa de aplicao trimestral for igual a: (A) 26,25 % (B) 40 % (C) 13,12 % (D) 10,25 % (E) 20 %

I Situao 1: Capital = PV Perodo = 1 ano Taxa = 10% ao ano Capitalizao Semestral = 10%/2 = 5% ao semestre Valor Final = FV FV = PV. (1 + 5%)2 => FV = PV. (1,05)2 II Situao 2: Capital = PV Perodo = 1 trimestre Taxa = it% ao trimestre Valor Final = FV FV = PV. (1 + it%) Portanto: (1 + it%) = (1,05)2 = 1,1025 it = 1,1025 1 =0,1025 it = 10,25% ao trimestre
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

51

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

50.

Um corredor est treinando diariamente para correr a maratona em uma competio, sendo que a cada domingo ele corre a distncia da maratona em treinamento e assim observou que, a cada domingo, o seu tempo diminui exatamente 10% em relao ao tempo do domingo anterior. Dado que no primeiro domingo imediatamente antes do incio do treinamento, ele fez o percurso em 4 horas e 30 minutos e, no ltimo domingo de treinamento, ele correu a distncia da maratona em 3 horas, 16 minutos e 49,8 segundos, por quantas semanas ele treinou? (A) 1 (B) 5 (C) 2 (D) 4 (E) 3

Cada domingo tempo diminui 10% em relao ao tempo anterior Tempo antes do incio do treinamento (t0) = 4 horas e 30 minutos ltimo domingo de treinamento (tn) = 3 horas, 16 minutos e 49,8 segundos Passando tudo para segundos: t0 = 4 horas x 60 minutos x 60 segundos + 30 minutos x 60 segundos t0 = 16.200 segundos tn = 3 horas x 60 minutos x 60 segundos + 16 minutos x 60 segundos + 49,8 segundos t0 = 11.809,80 segundos Treinamento em semanas: t1 = t0 10%.t0 = 0,9.t0 t 2 = t1 10%.t1 = 0,9.t1 = 0,9.0,9.t0 = (0,9)2.t0 t3 = t 2 10%.t 2 = 0,9.t 2 = 0,9.(0,9)2.t0 = (0,9)3.t0 (...) tn = (0,9)n.t0 11.809,80 = (0,9)n.16.200 (0,9)n = 11.809,80/16.200 (0,9)n = 0,729 (0,9)2 = 0,9 x 0,9 = 0,81 (0,9)3 = 0,81 x 0,9 = 0,729 Logo, n = 3

Gabarito 31. E 32. A 33. D 34. C 35. E 36. B 37. C 38. B 39. C 40. A 41. ANULADA 42. D 43. E 44. ANULADA 45. C 46. D 47. C 48. A 49. D 50. E

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

52

Conhecimentos Gerais Moraes Junior Raciocnio Lgico - Quantitativo

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais DIREITO CIVIL


Professor: Dicler

51

Assinale a opo falsa. (A) Se, durante a vacatio legis, vier a norma a ser corrigida em seu texto, que contm erros substanciais, suscetveis de modicar parcial ou totalmente o seu sentido, ensejando nova publicao, o prazo nela mencionado para sua entrada em vigor ou, no o havendo, os prazos de 45 dias e 3 meses comeam a correr da nova publicao. (B) O estatuto pessoal, no Brasil, baseia-se na lei do domiclio, que o elemento de conexo indicativo da lei competente para reger conitos de lei no espao concernentes aos direitos de famlia. (C) O costume praeter legem, previsto no art. 4o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, por revestir-se de carter supletivo, supre a lei nos casos omissos. (D) Revogar tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade no todo, caso em que se tem a derrogao, ou em parte, hiptese em que se congura a abrogao. (E) Para a integrao jurdica, em caso de lacuna, o juiz poder fazer uso da analogia, do costume e dos princpios gerais de direito.

Letra (A). Se uma lei for publicada com erro substancial acarretando divergncia de interpretao, ento poderemos observar situaes distintas por ocasio da correo de tal erro, dependendo de qual fase se encontra o processo de criao da norma: 1) correo antes da publicao: a norma poder ser corrigida sem maiores problemas; 2) correo no perodo de vacatio legis: a norma poder ser corrigida; no entanto, dever contar novo perodo de vacatio legis; 3) correo aps a entrada em vigor : a norma poder ser corrigida mediante uma nova norma de igual contedo. Segue esquema grfico:
1) correo sem maiores problemas edio sano 2) novo prazo de vacatio legis vigncia

3) lei nova

publicao

vacatio legis

obrigatoriedade da lei

A alternativa est correta, de acordo com a situao 2 apresentada no grfico. Letra (B). A assertiva tem como base legal o art. 7o da LICC: A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia.

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Ou seja, para reger os conflitos concernentes ao Direito de Famlia, deve-se observar a lei do pas onde domiciliada a pessoa, de modo que, se duas pessoas forem domiciliadas no Brasil, ento a lei brasileira dever dirimir algum possvel conflito existente, independente da nacionalidade. Exemplificando, se um homem alemo se casa com uma mulher italiana e, os dois so domiciliados no Brasil, ento deve-se observar a lei brasileira na celebrao do casamento. Letra (C). O costume a repetio da conduta, de maneira constante e uniforme, em razo da convico de sua obrigatoriedade. No Brasil, existe o predomnio da lei escrita sobre a norma consuetudinria. Os costumes distinguem-se em: Costume secundum legem - o que auxilia a esclarecer o contedo de certos elementos da lei. Costume contra legem ou negativo o que contraria a lei. Costume praeter legem ou integrativo o que est disciplinado no art. 4o da LICC e supre a ausncia ou lacuna da lei.

Letra (D). As caractersticas de derrogao e ab-rogao esto invertidas. Opo incorreta. Letra (E). Segundo o princpio da indeclinabilidade de jurisdio, o juiz obrigado a decidir, ainda que no exista lei disciplinado o caso concreto. Dessa forma, diante da ausncia de lei regulando determinada situao jurdica, faz-se necessrio ao magistrado valer-se dos mecanismos de integrao do ordenamento jurdico indicados pelo art. 4o da LICC (analogia, costumes e princpios gerais de direito).
52. Se uma pessoa, que participava de operaes blicas, no for encontrada at dois anos aps o trmino da guerra, congurada est a: (A) declarao judicial de morte presumida, sem decretao de ausncia. (B) comorincia. (C) morte civil. (D) morte presumida pela declarao judicial de ausncia. (E) morte real.

A Morte Presumida ocorre quando no h um cadver para provar efetivamente a morte de algum. Os arts. 6o e 7o do CC tratam do assunto. Segue grfico esquemtico:
Art. 7 do CC

MORTE PRESUMIDA

SEM DECRETAO DE AUSNCIA - So os casos de: - extrema probabilidade de morte de quem se encontrava em perigo de vida (ex: queda do avio da Air France); e - desaparecimento em campanha ou aprisionamento aps 2 anos do trmino da guerra.
Art. 8 do CC

COM DECRETAO DE AUSNCIA

pessoa com paradeiro desconhecido. Existe a necessidade de que algum represente os bens do ausente. Fases: 1 - curadoria dos bens do ausente o curador administra os bens do ausente. 2 - sucesso provisria os herdeiros se imitem na posse dos bens do ausente. 3 - sucesso definitiva os herdeiros adquirem a propriedade dos bens do ausente. Na sucesso definitiva que o ausente declarado morto.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

54

Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Letra (A). Conforme o art. 7o, II do CC. Alternativa correta. Letra (B). No sendo possvel, em uma situao, se averiguar quem faleceu primeiro, presumese que as pessoas faleceram ao mesmo tempo. Neste caso, as pessoas sero consideradas comorientes, nos termos do art. 8o do CC. Letra (C). Com o advento do Cdigo Civil de 2002, no mais est previsto o instituto da morte civil. Letra (D). A situao narrada pelo enunciado no caracteriza o instituto da ausncia. Letra (E). A morte real a que pressupe a existncia de um cadver para comprovar o bito.
53. Na criao de fundao h duas fases: (A) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, podendo revestir-se da forma particular, e a do registro pblico. (B) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, pois requer instrumento particular ou testamento, e a do assento no registro competente. (C) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, e a da aprovao do Poder Executivo Federal. (D) a da elaborao do estatuto por ato inter vivos, (instrumento pblico ou particular), sem necessidade de conter a dotao especial, e a do registro. (E) a do ato constitutivo, que s pode dar-se por meio de escritura pblica ou testamento, e a do registro.

A Fundao um acervo de bens livres de nus e encargos (universitas bonorum) representando um patrimnio a que a lei atribui personalidade jurdica, em ateno ao fim a que se destina (fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia). A instituio da fundao , conforme o art. 62 do CC, um ato solene que depende de escritura pblica ou testamento. Tais documentos devero conter a dotao de bens a serem transferidos para a fundao, assim como a finalidade a que ela se destina. Aps a escritura pblica ou o testamento, deve ocorrer a elaborao do seu estatuto. Documento este que deve ser levado apreciao do Ministrio Pblico (responsvel por fiscalizar a fundao) para depois ocorrer o registro no Cartrio das Pessoas Jurdicas. Dessa forma, conclumos que a instituio de uma fundao deve atravessar duas grandes fases: a fase do ato constitutivo (dotao de bens, elaborao e aprovao do estatuto) e a fase do registro.
54. A adquire de B o lote X do Recanto Azul, ignorando que lei municipal proibia loteamento naquela localidade. Tal compra e venda poder ser anulada, por ter havido erro: (A) sobre a natureza do ato negocial. (B) substancial sobre a qualidade essencial do objeto. (C) de direito. (D) por falso motivo. (E) sobre o objeto principal da declarao.

O erro ou ignorncia a noo falsa acerca de um objeto ou de determinada pessoa. Ocorre o erro quando o agente se engana sobre alguma coisa. Para acarretar a anulao
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

55

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

do negcio jurdico, nos termos do art. 138 do CC, o erro deve ser substancial, ou seja, de tal importncia que, se fosse conhecida a verdade, o consentimento no se externaria e o negcio no iria se realizar. De acordo com o art. 139 do CC, temos os seguintes tipos de erro substancial: Erro sobre a natureza do ato negocial (error in ipso negotio): ocorre quando a pessoa que pratica determinado negcio, interpreta mal a realidade e acaba praticando outro tipo de negcio. Ex: A, com a inteno de vender um imvel a B, acaba realizando uma doao. Erro sobre o objeto principal da declarao (error in ipso corpore): ocorre quando atingir o objeto principal da declarao em sua identidade , isto , o objeto no o pretendido pelo agente. Exs: se um contratante supe estar adquirindo um lote de terreno de excelente localizao, quando na verdade est comprando um situado em pssimo local; pensar estar adquirindo um quadro de Portinari, quando na realidade de um outro pintor. Erro sobre a qualidade essencial do objeto (error in corpore): ocorrer este erro substancial quando a declarao enganosa de vontade recair sobre a qualidade essencial do objeto. Exs: se a pessoa pensa adquirir um relgio de prata que, na realidade, de ao; adquirir um quadro a leo, pensando ser de um pintor famoso, do qual constava o nome na tela, mas que na verdade era falso. Erro sobre a pessoa e sobre as qualidades essenciais da pessoa (error in persona): incide sobre as caractersticas da pessoa. Exs: contratar o advogado Joo da Silva por ser uma pessoa de notrio conhecimento na rea trabalhista e, na verdade, contratar um recm-formado com nome homnimo; uma moa de boa formao moral se casar com um homem, vindo a saber depois que se tratava de um desclassificado ou homossexual; fazer um testamento contemplando sua mulher com a meao de todos os bens, mas, por ocasio do cumprimento do testamento, o Tribunal verificar que a herdeira instituda no a mulher do testador, por ser casado com outro. Erro de direito (error juris): o agente emite uma declarao de vontade no pressuposto falso de que procede conforme a lei. Ex: A realiza a compra e venda internacional da mercadoria X sem saber que sua exportao foi proibida legalmente; A adquire de B o lote X ignorando que lei municipal proibia loteamento naquela localidade.
55. A doao de um apartamento a Joo, jogador de golfe, se ele tiver bom desempenho no PGA Tour, circuito anual, com cerca de quarenta e cinco torneios masculinos de golfe, negcio jurdico, que contm condio: (A) simplesmente potestativa. (B) puramente potestativa. (C) ilcita. (D) perplexa. (E) resolutiva.

Questo que versa sobre a classificao doutrinria da condio de acordo com a fonte de onde promanam. Neste caso as condies podem ser causais, potestativas e mistas.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

56

Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

I. Condies causais: so as que dependem do acaso, de um acontecimento fortuito, ou seja, de um fato alheio vontade das partes. Ex: Dar-te-ei dois mil reais se chover amanh. II. Condies potestativas: so as que decorrem da vontade de uma das partes. Podem ser: a) Puramente potestativas: so as que se sujeitam ao puro arbtrio de uma das partes, valendo dizer que a sua ocorrncia depende exclusivamente da vontade da pessoa, independente de qualquer fator externo. Nos termos do art. 122 do CC, tais condies so ilcitas. Ex: Dar-te-ei determinada quantia em dinheiro o dia em que eu vestir meu terno cinza. b) Simplesmente potestativas: so as que se sujeitam ao arbtrio de uma das partes e de fatores externos que escapam ao seu controle. Ex: Dar-te-ei dois mil reais no dia que eu conseguir viajar para a Europa. Para tal viagem se realizar depende de tempo e dinheiro, no ficando, ento, a condio sujeita ao arbtrio exclusivo de uma pessoa. III. Condies mistas: so as que dependem, simultaneamente, da vontade de uma das partes e da vontade de um terceiro. Ex: Dar-te-ei dois mil reais se casares com Maria. O bom aproveitamento no PGA Tour representa o arbtrio de uma das partes conjugado com fatores externos que escapam ao seu controle. Dessa forma, ficou caracterizada uma condio simplesmente potestativa.
56. Assinale a opo correta. (A) A pendncia de ao de evico no causa suspensiva da prescrio. (B) As causas impeditivas da prescrio so as circunstncias que impedem que seu curso inicie, por estarem fundadas no status da pessoa individual ou familiar, atendendo razes de conana, parentesco, amizade e motivos de ordem moral. (C) A prescrio iniciada contra uma pessoa no continua a correr contra o seu sucessor a ttulo universal ou singular. (D) As partes podem aumentar ou reduzir prazo prescricional. (E) A incapacidade absoluta no impede a prescrio.

Letra (A). A pendncia de ao de evico (art. 199, III do CC) uma causa suspensiva e, por isso, obsta o curso da prescrio. Evico a perda da coisa por sentena que a atribui a outrem. Se, por exemplo, um terceiro move ao reivindicatria do imvel adquirido por B, enquanto pendente essa ao, no corre a prescrio da ao de indenizao que o adquirente poder mover em face do alienante, em razo da evico. Letra (B). As situaes que fazem com que o prazo prescricional no corra (fique parado no tempo) esto elencadas nos arts. 197 a 199 do CC, de onde percebemos tratarem de questes individuais, familiares, de parentesco (ex: ascendentes e descendentes), de amizade e motivos de ordem moral (ex: cnjuges). Letra (C). Segundo o art. 196 do CC, a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor. Ou seja, percebe-se que a morte no interrompe nem suspende a prescrio, que continua a fluir normalmente contra os herdeiros e legatrios (sucessores), a no ser quando presente uma das causas suspensivas previstas nos arts. 197 e 198 do CC.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

57

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Letra (D). Para solucionar a questo, devemos recorrer ao art. 192 do CC que afirma o seguinte: Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes. Percebe-se que as partes no podem ampliar, suprimir ou reduzir os prazos prescricionais. Ou seja, apenas a lei capaz de modific-los. Conclui-se ento que no existe prescrio convencional . Letra (E). Segundo o art. 198, I do CC, a incapacidade absoluta uma causa que obsta o curso do prazo prescricional, ou seja, enquanto o absolutamente incapaz (titular do direito violado) no completar 16 (dezesseis) anos, o prazo prescricional no ir correr contra ele. Concluise que a alternativa est incorreta, pois a incapacidade absoluta impede o curso do prazo prescricional. Sobre o incapaz interessante vermos o quadro a seguir:
Relativamente incapazes

PRESCRIO

Absolutamente incapazes

Corre contra ou a favor Se contra: a prescrio no corre Se a favor: a prescrio corre.

Se voc ainda no entendeu o que correr contra ou a favor, segue um exemplo: se A deve para B, ento o prazo prescricional corre contra B (credor) e a favor de A (devedor).

57.

A nulidade absoluta do negcio jurdico (A) somente poder ser alegada pelos prejudicados, no podendo ser decretada de ofcio pelo juiz. (B) s aproveitar parte que a alegou, com exceo de indivisibilidade ou solidariedade. (C) poder ser arguda por qualquer interessado, pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. (D) poder ser suprida pelo juiz e suscetvel de conrmao e de convalidao pelo decurso do tempo. (E) ser decretada se ele for praticado por pessoa relativamente incapaz sem a devida assistncia de seus legtimos representantes legais.

O quadro a seguir enumera as principais diferenas e nulidade absoluta e nulidade relativa (anulabilidade).
NULIDADE ABSOLUTA decretada no interesse da coletividade, tendo eficcia erga omnes (contra todos). imediata, ou seja, o ato invalido desde a sua declarao, sendo a sentena meramente declaratria com eficcia ex tunc. SENTENA DE NEG. JUR. NULIDADE INVALIDADE INVALIDADE NULIDADE RELATIVA (anulabilidade) decretada no interesse do prejudicado, abrangendo apenas as pessoas que alegaram (eficcia inter partes). diferida, ou seja, o ato produz efeitos enquanto no for anulado, sendo a sentena desconstitutiva com eficcia ex nunc. SENTENA NEG. JUR. ANULATRIA VALIDADE INVALIDADE

absoluta, pois pode ser arguida por qualquer interessado, inclusive o MP, quando lhe couber intervir, podendo ainda ser arguida de ofcio pelo magistrado. incurvel, pois as partes no podem sanar o vcio, objetivando a validao do negcio (art. 169 do CC). perptua, porque imprescritvel, ou seja, no suscetvel de confirmao pelas partes e nem convalesce pelo decurso do tempo (art. 169 do CC).

relativa, pois s os interessados ou representantes legtimos a podem alegar, sendo vedado ao juiz pronunciar-se de ofcio. curvel, pois o negcio pode ser confi rmado pela parte a quem a lei protege. provisria, pois est sujeita a decadncia (4 ou 2 anos), convalidando-se pelo decurso de tempo.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

58

Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Letra (A). A nulidade absoluta pode ser decretada de ofcio pelo juiz, portanto, a alternativa est incorreta. Letra (B). A nulidade relativa, e no absoluta, s aproveitar parte que a alegou, com exceo de indivisibilidade ou solidariedade. A alternativa est em desacordo com o art. 177 do CC e, por isso, est incorreta. Letra (C). Alternativa de acordo com os arts. 167 e 168 do CC. Letra (D). A nulidade absoluta pode ser suprida de ofcio pelo juiz, mas no suscetvel de confirmao pelas partes e de convalidao pelo decurso de tempo. Letra (E). O negcio jurdico praticado por pessoa relativamente incapaz sem a devida assistncia de seus legtimos representantes legais acarreta nulidade relativa e no absoluta.
58. Os seguintes atos do empregador: medida destinada excluso do empregado de sua atividade prossional, atacando, injusticadamente, seu rendimento pessoal; manipulao da reputao pessoal e prossional do empregado, mediante rumores e ridicularizao; abuso do poder com atitudes de menosprezo e controle desmedido do desempenho do empregado: (A) minam a autoestima e a dignidade do trabalhador, destruindo sua capacidade de resistncia, levando-o a pedir dispensa do emprego e possibilitam apenas indenizao por dano patrimonial. (B) criam uma situao vexatria de forma continuada, incutindo no empregado sentimento de incapacidade prossional, dando azo to somente ao pedido de demisso e percepo do salrio. (C) geram constrangimento na relao trabalhista por desrespeitarem o lesado em sua intimidade, honra e nome, mas no responsabilizam civilmente o empregador, visto que no acarretam no empregado nenhuma desestabilizao emocional. (D) constituem assdio moral suscetvel de gerar apenas o direito de reclamar, judicialmente, as verbas resultantes de resilio contratual indireta. (E) conguram assdio moral no trabalho, fazendo presso para que o obreiro lesado se demita, possibilitando que reclame, em juzo, no s as verbas oriundas de resilio contratual, mas tambm indenizao por dano moral e patrimonial, pois geram responsabilidade civil do empregador, visto que sua conduta trouxe humilhao no ambiente laborativo e interferiu na vida do assediado, comprometendo sua sade fsica e mental.

O grande pulo para resolver a questo saber que, diante da conduta praticada pelo empregador (assdio moral), o empregado prejudicado tem direito a pleitear o seguinte: 1) 2) 3) 4) percepo do seu salrio; verbas resultante da resilio contratual; indenizao por danos materiais; e indenizao por danos morais.

Alm disso, interessante saber que existe a possibilidade de indenizao por dano moral e patrimonial (art. 114, VI da CF) em razo de tal ato ilcito. Letra (A). Est errada ao inserir a palavra apenas. Letra (B). Est errada ao inserir a expresso to somente.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

59

Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Letra (C). Est errada ao inserir a expresso no responsabilizam civilmente o empregador. Letra (D). Est errada ao inserir a palavra apenas. Letra (E). Alternativa correta, conforme comentrios iniciais.

Gabarito 51. D 52. A 53. E 54. C 55. A 56. B 57. C 58. E

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

60

Conhecimentos Gerais Direito Civil Dicler Ferreira

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais DIREITO PENAL


Professor: Pedro Ivo

59.

Com relao aplicao da lei penal, analise o caso abaixo e o enquadre na teoria do crime prevista no Cdigo Penal Brasileiro, assinalando a assertiva correta. Carlos atira em Joo com a inteno de mat-lo. Entretanto, a bala passa de raspo no brao de Joo. Este socorrido e levado para o hospital. Tragicamente, o hospital incendiado por Abelardo que deseja matar todos os pacientes do hospital e Joo morre carbonizado. (A) Carlos dever ser denunciado por tentativa de homicdio. (B) Abelardo no pode ser denunciado pelo homicdio de Joo. (C) Abelardo no cometeu crime algum em relao a Joo. (D) Carlos dever ser denunciado por homicdio. (E) Carlos e Abelardo devero ser denunciados em concurso de agentes como coautores do homicdio de Joo.

A questo trata de uma causa superveniente relativamente independente que por si s produziu o resultado. Com relao a este tema, dispe o Cdigo Penal em seu artigo 13, pargrafo 1: 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Aplicando-se o supracitado dispositivo legal no caso apresentado pela banca, fica claro que o agente no ser responsabilizado pela morte, mas somente pelos atos anteriores, ou seja, responder pela tentativa de homicdio. Correta, portanto, a alternativa a.
60. Paulo, dirigente do sindicato dos metalrgicos de So Bernardo, constrange Mrcia, metalrgica no liada, a participar do sindicato dos metalrgicos, ameaando-a de ser demitida caso no se associe imediatamente. Tal ameaa foi presenciada por policial que se encontrava casualmente ao lado de Mrcia. luz do Cdigo Penal, julgue os itens abaixo assinalando o correto. (A) Mrcia no tem direito de se opor liao, desse modo a conduta de Paulo lcita. (B) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de trabalho. (C) Paulo cometeu o crime de atentado contra a liberdade de associao. (D) Caso Paulo seja preso em agrante, este dever ser preso junto com os outros detentos at que seja paga ana ou decretada a sua liberdade provisria. (E) Paulo estar sujeito a advertncia administrativa, no tendo cometido nenhum delito.

Letra (A). Nos termos do art. 8, V da Constituio Federal, ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se fi liado a sindicato. Incorreta a alternativa. Letra (B). Est incorreta, pois a situao descrita no encontra relao com o crime de atentado contra a liberdade de trabalho. Tal delito consiste em constranger algum, mediante violncia

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

ou grave ameaa a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias. Letra (C). a resposta da questo, pois, no caso em tela, Paulo, mediante grave ameaa, constrange Maria a participar de sindicado. Tal conduta se enquadra perfeitamente no artigo 199 do CP que dispe sobre o crime de atentado contra a liberdade de associao. Observe: Art. 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional. Letra (D). Nos termos do art. 1 da lei n 2.860/56, tero direito priso especial os dirigentes de entidades sindicais de todos os graus e representativas de empregados, empregadores, profissionais liberais, agentes e trabalhadores autnomos. Logo, incorreta a alternativa. Letra (E). Conforme apresentado na analise da alternativa c, Paulo comete o crime de atentado contra a liberdade de associao e no mera infrao administrativa. Assim, est incorreta a alternativa.
61. Ftima retm a contribuio social dos seus empregados Celso e Gabriel a ttulo de envio posterior dos referidos valores ao INSS. Entretanto, deixa de repassar Previdncia Social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo legal. Sobre a conduta de Ftima, possvel armar que: (A) a conduta crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro. (B) h crime contra a Previdncia Social sem que haja apenamento previsto em lei. (C) no possvel a extino da punibilidade, se ela confessar e efetuar o pagamento antes do incio da ao scal. (D) a sua conduta s est sujeita ao pagamento de multa administrativa. (E) a conduta crime previsto na legislao extravagante.

Letra (A). a resposta da questo. A conduta descrita no caso apresentado enquadra-se perfeitamente na tipificao presente no art. 168-A do Cdigo Penal que dispe sobre o crime de apropriao indbita previdenciria. Observe: Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional Letra (B). Embora o caso em tela caracterize um crime contra a Previdncia social, a alternativa est incorreta, pois h apenamento previsto em lei, mais precisamente a sano de recluso, de 02 (dois) a 05 (cinco) anos, e multa. Letra (C). Diferentemente do apresentado na alternativa, a qual est incorreta, o Cdigo Penal dispe expressamente sobre a possibilidade de extino da punibilidade caso haja a confisso e o pagamento antes do incio da ao fiscal. Observe: Art. 168-A [...] 2 extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. Letra (D). A conduta gera efeitos na esfera penal e no somente na administrativa. Como j apresentado, h cabimento da pena de recluso alm da multa e, portanto, est incorreta a alternativa. Letra (E). Como apresentado na alternativa a, o caso em questo caracteriza um delito previsto no Cdigo Penal e no na legislao extravagante. Logo, incorreta a alternativa.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Direito Penal Pedro Ivo

62

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

62.

Com relao ao disposto na Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n. 9099/95), correto armar que: (A) essa lei aplica-se a todos os tipos de crimes cometidos aps Janeiro de 1995. (B) o processo perante o Juizado Especial objetiva, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima. (C) essa legislao tem aplicao s no mbito da Justia Estadual. (D) o instituto da transao penal pode ser concedido pelo Juiz sem a anuncia do Ministrio Pblico. (E) nela est prevista a abolitio criminis dos delitos de menor potencial ofensivo.

Letra (A). Est incorreta, pois a lei 9.099/95 no se aplica a todos os tipos de crime, mas somente aos considerados de menor potencial ofensivo. Observe: Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Obs.: Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 02 (dois) anos, cumulada ou no com multa. Letra (B). Nos termos do art. 62 da lei n. 9.099/95, o processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. Logo, correta a alternativa. Letra (C). A alternativa est incorreta, pois a lei n. 9.099/95 encontra aplicabilidade tanto em mbito Estadual quanto Federal. Letra (D). A transao penal encontra previso na Lei 9.099/95, mais precisamente em seu art. 76 segundo o qual: Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta. A participao do Ministrio Pblico obrigatria para que seja considerada vlida a transao, logo, incorreta a alternativa. Letra (E). A lei n. 9.099/95 no prev hiptese de abolitio criminis, mas apenas um rito diferenciado para as questes que envolvem os delitos de menor potencial ofensivo. Incorreta a alternativa.
63. luz da aplicao da lei penal, julgue as armaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de papel em uma sacola grande com o m de us-los em casa para ns recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. (A) Todas esto incorretas.
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br Conhecimentos Gerais Direito Penal Pedro Ivo

63

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(B) (C) (D) (E)

I e III esto corretas. I e IV esto corretas. Somente I est correta. II e IV esto corretas.

Analisando as assertivas: Assertiva I. Est correta, pois, no caso apresentado, Marcos comete o delito de PECULATO. Trata-se de um crime contra a Administrao Pblica que se encontra previsto no caput do artigo 312 do Cdigo Penal: Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio Assertiva II. Est incorreta, pois, conforme apresentado acima, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica e no contra a Administrao da Justia. Assertiva III. Para a configurao do peculato-furto o agente no detm a posse da coisa (valor, dinheiro ou outro bem mvel) em razo do cargo que ocupa, mas sua qualidade de funcionrio pblico propicia facilidade para a ocorrncia da subtrao devido ao trnsito que mantm no rgo pblico em que atua ou desempenha suas funes (STF, HC 86.717/DF, DJ 22.08.2008). Como na situao apresentado Marcos detm a posse dos bens, est incorreta a assertiva. Assertiva IV. Est incorreta, pois para a caracterizao do crime de peculato irrelevante se o desvio foi para o bem do prprio indivduo ou alheio. Tal ensinamento encontrado no fi nal do j apresentado art. 312. Como somente a assertiva I est correta, a resposta da questo a alternativa d.
64. Temstocles, advogado e funcionrio pblico com poder de gesto no sco, patrocina cliente que deve valor ao sco, solicitando na repartio, em janeiro de 2009, que o valor devido deixe de ser cobrado para que o dbito seja prescrito. Tal conduta denunciada pelo Ministrio Pblico e enviada ao Poder Judicirio. Antes do recebimento da denncia pelo juiz, Temstocles paga o tributo devido e seus acrscimos. Com base nessa informao e na legislao especial penal, correto armar que houve: (A) abolitio criminis. (B) legtima defesa da honra. (C) nova legislao mais favorvel ao agente. (D) circunstncia atenuante. (E) causa de extino de punibilidade.

A extino da punibilidade dos crimes contra a ordem tributria (sonegao fiscal) era disciplinada pelo artigo 14 da Lei n. 8137/90 que determinava que o pagamento do dbito tributrio feito antes do recebimento da denncia criminal era causa excludente da punibilidade. Todavia o dispositivo legal foi revogado pelo art. 98 da Lei n. 8.383/91. Ocorre que o art. 34 da Lei n. 9.249/95, atualmente em vigor, voltou a admitir a possibilidade da mencionada extino da punibilidade e, portanto, est correta a alternativa e.
Gabarito 59. A 60. C 61. A 62. B 63. D 64. E
Conhecimentos Gerais Direito Penal Pedro Ivo

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

64

Prova Comentada de Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Conhecimentos Gerais DIREITO COMERCIAL


Professor: Cadu Carrilho

65.

A respeito do empresrio individual no mbito do direito comercial, marque a opo correta. (A) O empresrio individual atua sob a forma de pessoa jurdica. (B) Da inscrio do empresrio individual, constam o objeto e a sede da empresa. (C) O analfabeto no pode registrar-se como empresrio individual. (D) O empresrio, cuja atividade principal seja a rural, no pode registrar-se no Registro Pblico de Empresas. (E) O empresrio individual registra uma razo social no Registro Pblico de Empresas.

Letra (A) A doutrina define empresrio individual como a pessoa natural, que se registra na Junta em nome prprio e emprega os fatores de produo visando ao lucro. No h que se falar, portanto, em pessoa jurdica no caso de empresrio individual, pois este se confunde com a pessoa natural. Errada Letra (B) No Art. 968 do CC (Cdigo Civil) encontramos os elementos que devem compor o requerimento de inscrio do empresrio (tanto o coletivo como o individual). Entre eles esto o objeto e a sede. A inscrio do empresrio no Registro Pblico obrigatria e deve ser feita antes do incio das atividades. Correta. Letra (C) Os Arts. 972 e 973 do CC estabelecem dois tipos de restries para ser empresrio: no estar em pleno gozo da capacidade civil e no estar impedido legalmente. Como o analfabeto no se enquadra em nenhuma dessas excees, pode ser empresrio individual. Errada. Letra (D) O Art. 971 do CC resolve a questo, pois prev exatamente o contrrio. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua profisso PODE requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis. uma faculdade, porm se fi zer a inscrio ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. Errada Letra (E) Nome empresarial: aquele sob o qual o empresrio e a sociedade exercem suas atividades e se obrigam nos atos a elas pertinentes. O nome empresarial pode ser de trs tipos: FIRMA INDIVIDUAL, FIRMA SOCIAL (tambm chamado RAZO SOCIAL) e DENOMINAO. A firma social o nome empresarial adotado pela SOCIEDADE empresria para identificla no exerccio de sua atividade. Portanto, o empresrio individual registrar uma fi rma individual e no uma razo social. Errada
66. Sobre a transformao, assinale a opo incorreta. (A) A passagem de uma companhia fechada para uma aberta constitui transformao societria. (B) O ato de transformao independe da prvia dissoluo ou baixa da forma empresarial originria.

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

(C) Na hiptese de concentrao de todas as cotas da sociedade limitada sob titularidade de um nico scio, este pode requerer ao Registro Pblico de Empresas a transformao do registro da sociedade para empresrio individual. (D) Admite-se a transformao de uma sociedade em nome coletivo para uma sociedade limitada. (E) Caso venha a admitir scios, o empresrio individual poder solicitar ao Registro Pblico de Empresas a transformao de seu registro de empresrio para registro de sociedade empresria.

Letra (A) A assertiva fala em companhia, portanto nos remeteremos LSA (Lei das Sociedades Annimas) (Arts. 220 222, LSA). No entanto, os dispositivos do CC so semelhantes (Arts. 1.113 1.115, CC). Nos dois diplomas legais, no h fundamento para o disposto na alternativa. Errada. Letra (B) A transformao no depende de baixa ou dissoluo do tipo societrio original. Art. 220 da LSA. Correta. Letra (C) Art. 1.033, IV e nico do CC. Foi inserida pela LC (Lei Complementar) 128/2008. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer a falta de pluralidade de scios, no reconstituda em 180 dias. Essa regra no se aplica caso o scio remanescente requeira no Registro Pblico de Empresas Mercantis a TRANSFORMAO da sociedade para empresrio individual, inclusive na hiptese de concentrao de todas as cotas da sociedade sob titularidade de um nico scio. Vale lembrar que aplicam-se supletivamente s sociedades limitadas as normas da sociedade simples, pois essa regra est inserida na parte de sociedades simples do CC. Correta. Letra (D) Sem problemas esta alternativa. No h impedimento legal nesse sentido. Correta Letra (E) Art. 968 do CC inserido pela LC 128. Correta
67. Sobre as sociedades, marque a opo correta. (A) Os scios podem contribuir com servios para realizao de suas cotas na sociedade limitada. (B) A sociedade em conta de participao uma pessoa jurdica. (C) As companhias abertas constituem-se mediante o arquivamento dos seus atos constitutivos na Comisso de Valores Mobilirios CVM. (D) A sociedade limitada opera sob rma ou denominao social. (E) A sociedade de economia mista uma sociedade limitada, com o capital dividido em cotas.

Letra (A) O CC veda expressamente a contribuio em servios para a sociedade limitada, conforme preconizado no 2 do art. 1.055, CC. Errada Letra (B) Arts. 992 e 993 do CC dispem que mesmo fazendo o registro a sociedade em conta de participao no adquire personalidade jurdica. Errada Letra (C) A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio no registro. E esse registro obrigatrio antes de iniciar as atividades. No caso das Sociedades Annimas o registro do estatuto deve ser feito na Junta Comercial. A LSA estabeleceu uma srie de requisitos formais para se efetivar a constituio de uma sociedade annima. Segundo os Arts. 82 e 88 da LSA, a constituio opera-se por subscrio pblica ou particular. Para que se possa CONSTITUIR uma sociedade annima aberta a LSA prev que sejam observados:
Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

66

Conhecimentos Gerais Direito Comercial Cadu Carrilho

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Requisitos preliminares. Art. 80 da LSA. Formalidades exigidas para a constituio de Cia Aberta. Arts. 82 a 87 da LSA. Formalidade complementares. Arts. 94 a 99. Errada

Letra (D) Arts. 1054, 1064 e 1158 do CC, esclarecem que a Limitada pode ter firma ou denominao, devendo seu nome possuir a palavra limitada ou sua abreviao no final. Correta. Letra (E) Art. 5 do Decreto Lei 200 de 67. A Sociedade de economia mista ser sempre sociedade annima. Errada
68. Assinale a opo abaixo que contm o valor mobilirio que confere ao respectivo titular direito de crdito eventual, consistente na participao nos lucros anuais da sociedade. (A) Debntures. (B) Aes. (C) Bnus de subscrio. (D) Partes benecirias. (E) Commercial paper.

Letra (A) Debntures Direito de crdito contra a Cia, nas condies constantes da escritura de emisso ou do certificado. Considerado ttulo executivo extrajudicial. Os direitos e garantias conferidos s debntures, constaro na escritura de emisso. Poder ser convertida em ao. Principal valor mobilirio. Representa parcela do capital social, conferindo ao seu titular o status de scio. A aes podem ser, quanto aos direitos e obrigaes, ORDINRIAS - conferem direitos comuns, entre eles o direito de voto. PREFERENCIAIS - conferem vantagens em relao s ordinrias, uma delas a prioridade na distribuio de dividendos, porm podem ter direitos de voto restrito. DE FRUIO conferem apenas direitos de gozo ao seu titular, so aes que foram totalmente amortizadas. Letra (C) Bnus de Subscrio A Cia pode emitir dentro do limite de aumento de capital autorizado no estatuto. Direito de preferncia na subscrio de novas aes. Os acionistas tero preferncia para subscreverem a emisso de bnus. Ttulos negociveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social. Conferem aos seus titulares DIREITO DE CRDITO EVENTUAL contra a Cia. Crdito esses consistentes na PARTICIPAO NOS LUCROS ANUAIS.
67
Conhecimentos Gerais Direito Comercial Cadu Carrilho

Letra (B) Aes

Letra (D) Partes Beneficirias

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009


69.

S pode ser emitida por Cia Fechada. Podem ser convertidas em aes. So notas promissrias de emisso pblica, negociveis mediante endosso em preto com clusula sem garantia, para obteno de recursos a curto prazo. Direito de crdito contra a Cia. Circulao por endosso em preto.

Letra (E) Commercial paper

Assinale abaixo o crdito com maior prioridade na falncia. (A) Crditos com garantia real. (B) Crditos scais, excetuadas as multas tributrias. (C) Crditos com privilgio geral. (D) Crditos quirografrios. (E) Crditos derivados da legislao trabalhista, nos limites legais.

A classificao dos crditos na falncia est em sua maioria listada no Art. 83 da LRE (Lei de Recuperao de Empresas), e so assim classificados: 1. Crditos extraconcursais (art. 84); 2. CRDITOS DERIVADOS DA LEGISLAO DO TRABALHO, LIMITADOS A 150 (CENTO E CINQUENTA) SALRIOS-MNIMOS POR CREDOR, e os decorrentes de acidentes de trabalho. Aqui, tm prioridade os crditos por salrios atrasados, vencidos nos trs meses anteriores decretao de falncia, at o limite de cinco salrios-mnimos por trabalhador e sero pagos to logo haja disponibilidade de caixa (art. 151); 3. Crditos com garantia real at o limite do valor do bem gravado; 4. Crditos tributrios, independentemente da sua natureza e tempo de constituio, excetuadas as multas tributrias; 5. Crditos com privilgio especial; 6. Crditos com privilgio geral; 7. Crditos quirografrios; 8. As multas contratuais e as penas pecunirias por infrao das leis penais ou administrativas, inclusive as multas tributrias; 9. Crditos subordinados.

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

68

Conhecimentos Gerais Direito Comercial Cadu Carrilho

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

70.

Sobre a nota promissria, o cheque e a duplicata, marque a armativa correta. (A) exceo do cheque, a duplicata e a nota promissria constituem ttulos executivos. (B) A nota promissria, o cheque e a duplicata so ttulos de crdito imprprios. (C) O cheque e a duplicata so ordens de pagamento, e a nota promissria uma promessa de pagamento. (D) A nota promissria um ttulo causal. (E) Admite-se o endosso parcial do cheque.

Letra (A) Tanto o cheque quanto a nota promissria e a duplicata so ttulos de crditos. E os ttulos de crdito possuem fora executiva. Errada Letra (B) Classificao dos ttulos de crdito quanto natureza dos crditos de que se revestem. PRPRIOS - so aqueles que encerram uma verdadeira operao de crdito, subordinada, a sua existncia, confiana que inspiram os que dele participam - so aqueles que preenchem todos os requisitos e princpios do Direito Cambirio, bem como os seus atributos - ex.: letra de cmbio e nota promissria. IMPRPRIOS - so aqueles que no representam uma verdadeira operao de crdito, mas, que revestidos de certos requisitos dos ttulos de crdito propriamente ditos, circulam com as garantias que caracterizam esses papis - ex.: aes, debntures, conhecimento de depsito, warrant, conhecimento de frete. Errada Letra (C) Ordem de Pagamento - 3 situaes: quem d a ordem, destinatrio da ordem e beneficirio. Exemplos: Letra de cmbio, cheque e duplicata mercantil Promessa de Pagamento - 2 situaes: quem promete pagar e a do beneficirio da promessa. Exemplo: Nota Promissria (NP). Correta Letra (D) Classificao quanto causa do dbito: no causais (ou abstratos) e causais; Causais H um ato ou operao que d origem ao ttulo. Duplicata Mercantil, Conhecimento de Depsito e Conhecimento de Frete. No-causais No surgem, nem resultam de outro documento. Nota Promissria, Letra de Cmbio e Cheque. Errada Letra (E) Art. 18 1 da Lei do Cheque prescreve que so nulos o endosso parcial e o do sacado. Errada

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

69

Conhecimentos Gerais Direito Comercial Cadu Carrilho

Auditor Fiscal/Receita Federal do Brasil/ESAF/2009

Gabarito 65. B 66. A 67. D 68. D 69. E 70. C

Ponto dos Concursos Cursos Online www.pontodosconcursos.com.br

70

Conhecimentos Gerais Direito Comercial Cadu Carrilho

You might also like