You are on page 1of 2

573 dias sob interveno policial

ornal da USP ! e r v i l J
Fora Rodas e a PM! universidade pblica e gratuita! Poder estudantil!
ANO II N 100 SO PAULO tera-feira, 2 de abril de 2013 TIRAGEM: 5.000 EXEMPLARES

100 edies do USP Livre!


A edio de hoje do USP Livre! de nmero 100. O jornal que uma iniciativa dos estudantes que lutaram contra a PM e a reitoria no final de 2011 chegou a centsima edio. Foram distribudos mais de 400.000 exemplares, com edies que contaram com mais d 700 textos entre matrias, notcias, denncias, testemunhos, historinhas, crnicas, textos crticos, poesias, msicas, charges e uma infinidade de contribuies de estudantes que encontraram no jornal um canal aberto para se expressarem. Com tiragem mdia de 3.000 exemplares o jornal teve regularidade quase diria e em algumas edies especiais chegaram a 5.000 exemplares. distribudo nos campi da capital e os assinantes do CRUSP que recebem o exemplar regularmente em cada um dos mais de 500 apartamentos da moradia estudantil. O primeiro nmero do Jornal foi publicado no dia sete de novembro de 2012, durante a ocupao da reitoria da USP, alis, na vspera da violenta desocupao da PM que prendeu 72 estudantes. O jornal sustentado pela contribuio voluntria dos estudantes que fazem doaes de moedinhas nas latinhas de doao. Acompanha de perto o andamento dos processos contra os estudantes e esteve presente nos principais eventos que aconteceram nos ltimos meses. O USP Livre! virou referncia para a divulgao de eventos e tambm de tribuna para estudantes denunciarem as atrocidades cometidas pela reitoria. O jornal tambm possui uma verso digital que pode ser acessada pelo blog: www. usplivre.org.br ou por sua pgina no facebook, http:// www.facebook.com/usplivre. Nos ltimos meses o jornal tambm tem acompanhado os acontecimentos que envolvem o movimento estudantil fora da USP como as ocupaes que ocorreram na UFMT e na UFFRJ. Diferentemente dos demais rgos de imprensa que circulam na universidade, o USP Livre! tem como objetivo ser a expresso de luta por uma universidade pblica e gratuita, sem PM, sem o Rodas e na defesa do Poder Estudantil. O jornal agradece a todos os colaboradores e simpatizantes! At as prximas 100 edies. Vida longa para o jornal USP Livre!

Rodas anuncia intercmbio bancado pelo Santander


O reitor interventor anunciou na ltima tera-feira, dia 26 de maro, um programa de intercmbio que vai instalar escritrios em trs cidades estrangeiras e vai custar R$ 400 mil financiados pelo banco Santander. Os escritrios sero instalados em trs localidades fora do Brasil, em Boston, Londres e Cingapura. O objetivo, segundo a direo da universidade, ampliar o programa de internacionalizao e aumentar a concesso de bolsas para quem vem de fora do Pas para estudar na USP. A princpio estes escritrios vo funcionar at janeiro de 2014. O objetivo principal do programa seria a concesso de bolsas para pesquisadores e estudantes estrangeiros que tenham o interesse em realizar intercmbio na USP. Mas haver tambm bolsas para professores e alunos da universidade. Segundo o texto do programa publicado no Dirio Oficial de So Paulo, o projeto vai fortalecer a presena da Universidade de So Paulo no exterior, disseminando o conhecimento produzido por sua comunidade acadmica conjuntamente com seus parceiros internacionais e propondo novas aes, projetos e/ou programas inovadores na rea da internacionalizao; fomentar iniciativas de internacionalizao; e promover a integrao da comunidade acadmica estrangeira com os docentes e discentes da USP. Rodas vai nomear um diretor e um diretor adjunto para cada escritrio criado e estes apresentaro relatrio das atividades desenvolvidas no exterior. Por detrs da suposta expanso da USP para o exterior e do oferecimento de mais bolsas para estudantes intercambistas, este programa de intercmbio anunciado pela reitoria com financiamento do banco Santander expe as estreitas relaes que o reitor da USP tem com o setor privado dentro da universidade. Por mais que Rodas desminta a privatizao da universidade em curso, por meio destas parcerias fica evidente como esta e outras empresas esto cada vez mais presentes nas unidades e em projetos dentro da universidade. O prprio banco Santander, desde a gesto anterior, de Suely Vilela, j financiava, cursos de lngua particulares dentro da USP. As empresas e a reitoria apresentam estas parcerias, obviamente, como uma medida progressista que beneficiar a todos. Mas os acordos milionrios que envolvem estes projetos nunca de conhecimento pblico geral. No h nada demais a criao ou ampliao de intercmbio na USP, mas diante de inmeros problemas estruturais dentro da universidade este programa e o montante envolvido chama muito a ateno. notrio a constante falta de moradia estudantil

www.usplivre.org.br

no CRUSP, de polticas de ampliao da assistncia estudantil, contratao de professores, ampliao das bibliotecas, laboratrios, prdios e outras questes diretamente de interesse dos estudantes, um projeto como esse aparece como um pouco fora do contexto, mas que na verdade mais um comrcio que Rodas est fazendo com a USP e diretamente com um banco que a princpio no teria nenhum interesse acadmico a no ser o de lucrar s custas do prestgio da universidade e das relaes que ela tem com outras instituies fora e dentro do Brasil.

Opinio

Rodas e o presidente do Santander.

Sobre o texto Algumas consideraes a respeito das nossasassembleias (Publicado no dia 18 de maro)
Este texto vem bem a calhar, de fato a organizao de nossas assembleias deixa, e muito, a desejar. No texto h uma descrio detalhada da organizao das assembleias que me parece bastante precisa. No entanto, quando se sugere uma alternativa aos problemas levantados anteriormente, estes no so levados em considerao e uma proposta Deus ex machina apresentada. Os principais problemas apresentados na descrio das assembleias so: primeiro, o controle das falas; os membros da atual gesto do DCE (PSOL e PSTU) inscrevem um grande nmero de seus militantes (muitos nem sabem disso), conseguindo assim, no sorteio, mais falas e substituem os inscritos por quem bem querem, colocando militantes experientes quando algum novato sorteado. Segundo - como deveria ser de praxe, mas no - a mesa aceita sem a ratificao da assembleia, ou seja, a plenria presente no elege os condutores da mesma como deveria ser, com isso a gesto do DCE, consegue conduzir a assembleia ao seu bel-prazer, deixando sempre muitas propostas sem serem apreciadas. O que queremos com nossas assembleias? O que esperamos delas? Acredito que este organismo deva congregar os estudantes, tornar-se vivo, autnomo, que no seja exclusivo dos j preparados, que se construa atravs de si mesmo. Para que isso seja possvel no podemos nos limitar a discutir propostas, devemos debater para coletivamente chegar as mesmas, se basearmos nossas discusses exclusivamente em propostas pr existentes (como prope o texto), no haveria espao para as novas, para as decorrentes de nossos debates. A soluo ento seria atacar os problemas de fato, em relao ao primeiro apresentado devamos exigir que: s a prpria pessoa pode se inscrever para falar; as falas no podem ser trocadas, ou seja, quem se inscrever ou fala ou desiste da interveno. Em relao ao segundo: toda mesa de assembleia deve ser eleita pela plenria. Com isso no acredito que resolveramos todos os nossos problemas, mas com certeza daramos um grande passo sem perder nossos objetivos. Rafael Alves (Ombudsman)

Todos assembleia geral de estudantes


Dia 11 de abril, quinta-feira No vo do prdio da Histria e Geografia, s 18h

Aula inaugural de 2020: o Pastor na Fefelchi


S depois de uns dois anos de lavagem e recluso e o tar uma tirania gay! T na nosso bom Governador entendeu isso os negros podero Bblia, s abrir e conferir: entrar na nossa Faculdade Deus criou o homem macho e a mulher fmea; esse neMeus irmos em Jesus Nosso pas temente a Deus gcio de homossexual da Cristo e em Abrao, este e no quer saber dessas coi- parte do Demo. O vestibular vai ser asum momento especial para sas do Diabo! Quem ouve a esta Faculdade, que final- voz de Deus no precisa es- sim, agora, para entrar na mente reconhece a fora de cutar a voz da razo e nem Fefelchi: teste anti-drogas Deus, e no mais a do Diabo, imitar os outros pases! Se e teste de virgindade tamnas humanidades depois eu pegar algum fumando bm! Queremos que os nosque o Bolsonaro e o Telhada maconha nesta Faculdade, sos futuros professores senos ensinaram o que so os vai direto para o Conselhei- jam exemplo de comportaverdadeiros direitos huma- ro pedaggico espiritual e mento para os mais jovens! Os afro-descendentes, nos. Graas a estes heris, depois vai para o xilindr, nossa Lei maior impede os pois Deus quer que os seus os filhos da escrava Agar, so amaldioados por Deus: mdicos de atenderem s justos cumpram a justia! prostitutas que atentam con hora de praticarmos querer conceder privilgios tra as inocentes criancinhas! o bem! Passem a caixinha aos escravos punir os prNosso plano mudar o para os alunos, quereremos prios escravos; por isso, esnome do instituto de Fefe- ver muitos estudantes fiis, ses filhos de escravos precilechi para Fefeledi: cincias dispostos a colaborarem sam de um lugar especial humanas? Queremos as ci- com a obra do Senhor! Que- onde possam ser tementes a ncias divinas!! Cincias remos alunos nota Dez... S Deus, um lugar onde a pohumanas so coisa do Dia- nota Dez! e 10% para a nos- lcia possa contribuir para bo, e o chifrudo morava aqui sa Congregao crist! Mas torn-los tementes a Deus na USP, antes deste momen- no queremos notas de dez e eles se redimirem de seus to especial. Ainda d para reais: quando forem reti- pecados. E esse lugar no ver o rabinho do Capeta, rar dinheiro para contribuir a Fefelchi! Temos que dar fazendo as malas, com seus para a evangelizao, s re- direitos humanos aos negros, sim, mas o maior dilivros de comunista e com a cebam notas de cem! sua trouxinha de maconha! Na nossa Faculdade, va- reito humano o de ser teAgora, eu no quero sa- mos comear a utilizar a mente a Deus! S depois de ber dessa pouca vergonha cartilha anti-gay, que eu es- uns dois anos de lavagem na Faculdade: eu no quero crevi e testei: testei com o e recluso e o nosso bom saber de maconha, no que- Silas: funciona mesmo! Ho- Governador entendeu isso ro saber que a maconha foi mossexualismo, sodomia e os negros podero entrar na legalizada nos EUA, na Eu- coisas tais, isso tudo coisa nossa Faculdade. As nossas aulas vo ser ropa ou na Amrica Latina! do Diabo, que quer implandiferentes, a partir de agora. Aula de Filosofia: o Apstolo Paulo disse: v toda a filosofia..., temos que crer e crer e fazer o bem. Nem Plato nem Aristteles podem ensinar mais que Jesus! A Pedagogia vai ser assim: o tapa pedaggico vai ser implantado em sala de aula; os incorrigveis a gente entrega para a PM, que d conta do recado. Por isso, nossa gratido especial ao ex-reitor que deixou que a PM entrasse no campus e expulsasse o Diabo, h quase dez anos! A esse Deus perdoa por no ter sido evanglico! As aulas de Letras sero para os futuros professores ensinarem nossas crianas a ler e a escrever, e a ler a Bblia! As Escrituras so a nossa verdadeira literatura! O que h de bom na literatura de Shakespeare, de Dante ou Milton justamente nos dizerem que a verdadeira literatura a Palavra do Senhor! O resto faz parte da oficina do Diabo! E as aulas de Histria: queremos histria da salvao ou histria da perdio? mais importante saber das maldades e dos homens impenitentes ou dos homens que souberam se ajoelhar diante do Senhor? Queiramos a histria da salvao, ento! E cincia poltica? A nossa verdadeira cincia poltica ensinar o povo a votar nas pessoas que creem em Deus! Votem nos pastores evanglicos e nos candidatos que se comprometem a cumprir o que a Bblia diz sobre a sodomia, sobre as drogas, sobre a virgindade e a funo das mulheres cuidando dos maridos e das crianas! A nossa Faculdade vai ensinar sobretudo o CRIACIONISMO! S vai entrar professor na Fefelchi que conhea e proclame o Criacionismo contra o Evolucionismo daquele bilogo do Diabo! Cabe, ento, nesta aula inaugural uma homenagem especial ao Reitor que expulsou os maconheiros e cuidou das almas e da salvao dos alunos! Ele cuidou direitinho dos alunos indisciplinados e dos que liam a teoria do Anticristo, Karl Marx! Um fraternal abrao a todos da Repblica Evanglica do Brasil! Reginaldo Parcianello

Jornal da USP livre!

Participe da plenria aberta do Frum dos Processados da USP


Na ltima reunio do Frum dos processados, que ocorreu no dia 17 de maro, foi deliberada a organizao de uma Reunio pblica do frum, contra as denncias do Ministrio Pblico Estadual, os processos administrativos e criminais e pela readmisso de estudantes eliminados e o dirigente sindical Brando. Uma das denuncias diz respeito invaso policial que ocorreu na reitoria ocupada no final de 2011, quando o movimento estudantil lutou contra a presena da polcia no campus, contra a continuidade do mandato do reitor Rodas e contra os processos. A segunda denuncia sobre o despejo da Moradia Retomada - uma ocupao estudantil no CRUSP que lutava por permanncia estudantil e autonomia. Diante destes fatos e da perseguio poltica em geral que est acontecendo ao movimento estudantil tanto da USP como de outras universidades, o Frum dos processados da USP est convocando uma reunio pblica para a prxima quarta-feira, dia 3 de abril, s 18h no Espao Verde, localizado no prdio da Filosofia e Cincias Sociais (FFLCH). A participao livre de todos os estudantes para se informarem e tambm debaterem sobre os ltimos ataques ao movimento estudantil. *Pela retirada imediata da denncia do Ministrio Pblico! *Anulao dos processos da Moradia Retomada! *Revogao das punies com reintegrao dos 8 eliminados e reintegrao do diretor do SINTUSP Brando! *Fim de todos os processos! *Fora Rodas! Fora PM!

O ASCENSO DO APOCALIPCE ZUMBI E A LUTA DE CLASSES


Nos ltimos anos os filmes e seriados sobre zumbis obtiveram um grande nmero de fs e com o aumento de suas produes se tornam cada vez mais populares. Normalmente nesse gnero temos uma sociedade sem influncia de estado e sem capital, as pessoas (sobreviventes) ento se encontram em total liberdade, e a partir da se organizam livremente para combater o inimigo comum. Vejamos este sucesso, parece evidenciar uma grande vontade, por parte de uma ampla parcela da civilizao, de destruio do capitalismo e suas formas de manipulao e controle e ao mesmo tempo um descrdito total no Estado. Pensemos ento, realmente necessrio um apocalipse ou grande tragdia para transformarmos nossa sociedade? Por quanto tempo mais viveremos com a fantasia de liberdade? Levantem-se, organizem-se e lutem! Uma transformao social radical possvel. Que nossos sonhos se tornem realidades! Por que os zumbis, comedores de crebro, j esto por ai... Rafael Alves

You might also like