You are on page 1of 6

Variaes Lingusticas A linguagem a caracterstica que nos difere dos demais seres, permitindonos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar

r conhecimentos, expor nossa opinio frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa insero ao convvio social.E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os nveis da fala, que so basicamente dois: O nvel de formalidade e o de informalidade. O padro formal est diretamente ligado linguagem escrita, restringindose s normas gramaticais de um modo geral. Razo pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais. Quanto ao nvel informal, este por sua vez representa o estilo considerado de menor prestgio, e isto tem gerado controvrsias entre os estudos da lngua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errnea considerada inculta, tornando-se desta forma um estigma. Compondo o quadro do padro informal da linguagem, esto as chamadas variedades lingusticas, as quais representam as variaes de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada. Dentre elas destacam-se:

Variaes histricas:

Dado o dinamismo que a lngua apresenta, a mesma sofre transformaes ao longo do tempo. Um exemplo bastante representativo a questo da ortografia, se levarmos em considerao a palavra farmcia, uma vez que a mesma era grafada com ph, contrapondo-se linguagem dos internautas, a qual fundamenta-se pela supresso do vocbulos. Analisemos, pois, o fragmento exposto: Antigamente Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapages, faziam-lhes p-dealferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio." Carlos Drummond de Andrade Comparando-o modernidade, percebemos um vocabulrio antiquado.

Variaes regionais:

So os chamados dialetos, que so as marcas determinantes referentes a diferentes regies. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando tambm esta modalidade esto os sotaques, ligados s caractersticas orais da linguagem.

Variaes sociais ou culturais: Esto diretamente ligadas aos grupos sociais de uma maneira geral e tambm ao grau de instruo de uma determinada pessoa. Como exemplo, citamos as grias, os jarges e o linguajar caipira. As grias pertencem ao vocabulrio especfico de certos grupos, como os surfistas, cantores de rap, tatuadores, entre outros. Os jarges esto relacionados ao profissionalismo, caracterizando um linguajar tcnico. Representando a classe, podemos citar os mdicos, advogados, profissionais da rea de informtica, dentre outros. Vejamos um poema e o trecho de uma msica para entendermos melhor sobre o assunto:

Vcio na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior pi Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vo fazendo telhados. Oswald de Andrade CHOPIS CENTIS Eu di um beijo nela E chamei pra passear. A gente fomos no shopping Pra mode a gente lanchar. Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.

At que tava gostoso, mas eu prefiro aipim. Quanta gente, Quanta alegria, A minha felicidade um credirio nas Casas Bahia. Esse tal Chopis Centis muito legalzinho. Pra levar a namorada e dar uns rolezinho, Quando eu estou no trabalho, No vejo a hora de descer dos andaime. Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger E tambm o Van Damme. (Dinho e Jlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995.)

Lngua Oral e Lngua Escrita Cada uma com suas propriedades, a Lngua Oral e a Lngua Escrita se completam. Os falantes no escrevem exatamente como falam, pois a fala apresenta como caractersticas uma maior liberdade no discurso, pois no necessita ser planejada; pode ser redundante; enftica; usando timbre, entonao e pausas de acordo com a retrica estas caractersticas so representadas na lngua escrita por meio de pontuaes.

Necessita-se de contato direto com o falante para que haja linguagem oral, sendo a mesma espontnea e estando em constante renovao. Assim, como o falante no planeja, em seu discurso pode haver uma transgresso norma culta.

A escrita, por vez, mantm contato indireto entre escritor e leitor. Sendo mais objetiva, necessita de grande ateno e obedincia s normas gramaticais, assim caracteriza-se por frases completas, bem elaboradas e revisadas, explcitas, vocabulrio distinto e variado, clareza no dilogo e uso de sinnimos. Devido a estes traos esta uma linguagem conservadora aos padres estabelecidos pelas regras gramaticais.

Ambas as linguagens apresentam caractersticas distintas que variam de acordo com o indivduo que a utiliza, portanto considerando que as mesmas sofrem influncia da cultura e do meio social, no se pode determinar que uma seja melhor que a outra, pois seria desconsiderar essas influncias. No momento que cada indivduo, com sua particularidade, consegue se comunicar a linguagem teve sua funo exercida.

http://www.coladaweb.com/portugues/lingua-oral-e-lingua-escrita http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm

Trabalho De Portugus

You might also like