You are on page 1of 4

DA IMPENHORABILIDADE DOS MVEIS RESIDENCIAIS UMA ANLISE DO PARGRAFO II, ARTIGO 649 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL LUZ DA LEI

EI 8.009/1990.
Por Carlos Arthur Faustini

Dispositivo: Lei n. 5869/73. Cdigo de Processo Civil. Artigo 649. Inciso II.
Art. 649. So absolutamente impenhorveis: ............................................................ II - os mveis, pertences e utilidades domsticas que guarnecem a residncia do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um mdio padro de vida; ............................................................

Legislao relacionada: Constituio Federal de 1988; EC n. 26/2000; Lei n. 11.382/2006; Lei n. 8.009/90; Lei n. 8245/91; Palavras-chave: Bens mveis. Impenhorabilidade. Bem de famlia. O dispositivo em anlise, cuja redao foi dada pela Lei 11.382/2006, bvia adequao do instrumento legislativo processual lei de impenhorabilidade do bem de famlia. Assim, o estudo do mesmo no deve ser jamais desvinculado daquilo que dispe a lei n. 8.009/1990. O Cdigo de processo civil ressalva a impenhorabilidade dos bens mveis, j observada no art. 1, pargrafo nico da referida lei, que dispe:
Pargrafo nico. A impenhorabilidade compreende o imve l sobre o qual se assentam a construo, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou mveis que guarnecem a casa, desde que quitados.

Faz-se

necessrio

bendizer

texto

processual

por

excetuar

impenhorabilidade no s dos bens suntuosos, mas tambm os bens considerados suprfluos, desnecessrios para manuteno dos padres mdios da vida familiar; conquanto a legislao de 1990 no o fizesse de maneira expressa. Logo, todos os bens mveis compreendidos como bens de famlia (no considerados suntuosos, mera exteriorizao de poder aquisitivo, ou aqueles dispensados para a manuteno do cotidiano familiar) restaro afastados da penhora e qualquer outra medida processual que com ela se assemelhe - como o caso do arresto.

A primeira grande problemtica a ser observada a subjetividade daqueles bens a serem considerados suprfluos, quando as ponderaes do magistrado sero aplicadas com ntima vinculao casualstica. Assim, o conflito jurisprudencial, to efervescente, no nos causa surpresa. Exemplo habitual, o aparelho de ar-condicionado j foi considerado penhorvel e, em oposio, impenhorvel por diferentes turmas do Superior Tribunal de Justia1. Aparelhos de microondas tambm se tornaram matria de constantes contradies. Alguns itens, quando em duplicidade, deixaro de ser considerados necessrios e colocados disposio da penhora, caso comum dos televisores. Tomamos como inconcebvel a aplicao de qualquer frmula jurdica, sendo o exame sensvel do caso concreto atividade essencial do juiz. mister lembrar que o dispositivo processual manter-se- cativo s situaes que impedem a evocao da impenhorabilidade dos bens familiares previstas no art. 3, e seus incisos, da lei n. 8.009/90. Assim, no ser oposta a impenhorabilidade em execuo de alimentos (inciso III), em cobrana de dvida decorrente de obrigaes propter rem (incisos II, IV e V) e demais. Problemtica maior proposta pela presente anlise deriva do inciso VII do mesmo artigo, includo pela lei n. 8.245/1991. Transcrevemos:
VII - por obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao.

A penhorabilidade do bem familiar do fiador proposta no inciso , e aqui assumimos o risco da suposio, uma extenso feita pelo legislador da natureza propter rem da obrigao assumida pelo locador, bem como a prpria afirmao do carter securatrio da fiana. Contudo, alerta a doutrina e parcela da jurisprudncia quanto inconstitucionalidade do dispositivo. A aplicao do referido inciso, por no observar princpios j consagrados da dignidade, solidariedade e igualdade2, presta-se a estigmatizar o Texto Maior. A promulgao da Emenda Constitucional n 26, que afirma o direito moradia como direito social, fundamental manuteno da dignidade humana, no teria recepcionado tal dispositivo, afirmam os defensores da inconstitucionalidade.
1

RECURSO ESPECIAL N 173810 (1998/0032191-8) e RECURSO ESPECIAL N 836.576 - MS (2006/0072755-4) 2 TARTUCE, Flvio. A penhora do bem de famlia do fiador de locao. Abordagem atualizada.

Para lhes fazer coro, indagamos: seria isonmico ( haja vista o art. 5, caput, da Constituio Federal) aplicar ao fiador tamanha penalizao, conquanto quem que propriamente constitui-se devedor no ter bem atingido? E quanto a sopesar o contrato acessrio de fiana em detrimento do contrato principal? Seria atencioso ao princpio da dignidade privar o fiador, cnjuge e dependentes de bens necessrios manuteno do ambiente familiar? Em assonncia aos defensores da

inconstitucionalidade, dizemos que no, escorados ainda na hodierna tendncia da horizontalidade dos direitos fundamentais.3 O posicionamento defendido pareceu tornar-se hercleo atravs da deciso monocrtica proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, em sede do Recurso Extraordinrio 352940/SP de 2005. Ledo engano. No ano seguinte fora julgado Recurso Extraordinrio 407688/SP de 2006 em sentido contrrio, sob relatoria do Ministro Cezar Peluso. Entre os argumentos apresentados, esto vinculadas questes mercadolgicas, outras de eficcia de normas programticas, cuja elucidao no nosso objetivo momentneo. Divergncias jurisprudenciais continuam se perpetuando em diversos sentidos, tanto nas instncias inferiores, quanto nas superiores. A galopes de avano e longas viagens pela contramo. Nossa defesa clara em favor da razoabalidade na aplicao da lei. O contrato alerta-se: no nos esqueamos do salutar fenmeno da constitucionalizao do direito privado - nunca esteve to impregnado de uma funo social, de justia social. este olor que deve cativar o juzo predominante no judicirio brasileiro. BIBLIOGRAFIA: CHAGAS, Marco Aurlio Bicalho de Abreu. Os bens mveis que compem o lar so impenhorveis. Disponvel em: http://www.acipa.com.br/utilidades/arquivos/OS%20BENS%20MOVEIS%20QUE%20 COMPOEM%20O%20LAR%20SAO%20IMPENHORAVEIS.pdf . Acessado em 19 de maro de 2013.

FREITAS, Riva Sobrado de ; CLEMENTE, Alexandre Shimizu . A INCIDNCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAES PRIVADAS.

FREITAS, Riva Sobrado de ; CLEMENTE, Alexandre Shimizu . A incidncia dos direitos fundamentais nas relaes privadas. Direitos fundamentais & justia, v. 4, p. 159-185, 2011. TARTUCE, Flvio. A penhora do bem de famlia do fiador de locao. Abordagem atualizada. Disponvel em: www.flaviotartuce.adv.br/artigos/Tartuce_fiadorII.doc. Acessado em 19 de maro de 2013. STJ decide o que essencial ou suprfluo em penhora de bens do devedor. Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/noticias/exibir/11359/STJ-decide-o-que-eessencial-ou-superfluo-em-penhora-de-bens-do-devedor . Acessado em 19 de maro de 2013.

You might also like