You are on page 1of 4

EXAME DE ORDEM 2012.

1 Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO MODULAR OAB 2012.1

Disciplina Aula

tica 02

EMENTA DA AULA 1. Sociedade de Advogados

GUIA DE ESTUDO 1. Sociedade de Advogados Exclusividade: s escritrio de advogados podendo ter outro ramo junto. Nome: Basta nome de 1 dos scios e expresso que deixe claro que se trata de uma sociedade de advogados. Se o scio que dava nome sociedade morrer, pode permanecer o nome do scio falecido desde que esteja prevista essa possibilidade no ato constitutivo da sociedade. Hoje possvel fazer uso do & (e comercial) no nome da sociedade. No se pode utilizar em uma sociedade de advogados nome fantasia. Quando a questo falar em advocacia, preciso tomar cuidado, pois at pouco tempo atrs a OAB no autorizava que advogado autnomo utiliza-se a expresso. Mas isso foi alterado, hoje o advogado que atua isoladamente pode utilizar a expresso advocacia, desde que mencione o seu nome completo antes ou depois da expresso, sempre acompanhado pelo seu nmero de inscrio na OAB.

Registro: A sociedade de advogados registrada no Conselho Seccional da OAB correspondente ao local da sua sede. CUIDADO com questes que falam em junta comercial, cartrio de registro de pessoa jurdica, isso no entra aqui.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.1 Coordenao Pedaggica OAB

Filial: Quando falamos em filial de escritrio de advocacia, necessariamente estamos falando em estados diferentes. possvel a existncia de filial de escritrio de advocacia, porm em estados diversos. pr-requisito para abertura de filial que todos os scios promovam sua inscrio suplementar no local da filial alm de estar na OAB, est em Provimento do Conselho Federal da OAB. Responsabilidade na sociedade: No ato constitutivo da sociedade obrigatrio que esteja prevista clusula da responsabilidade. A responsabilidade na sociedade subsidiria e ilimitada. Alterao recente 07/maro: Conselho Federal editou provimento incluindo os scios e os associados na responsabilidade de forma subsidiria e ilimitada. Advogado Associado est previsto no ato constitutivo da sociedade como advogado associado, presta servio para a sociedade de forma habitual e recebe por seus servios. No scio e no empregado, est no meio do caminho. CUIDADO: se a questo falar em infrao a responsabilidade ser pessoal.

Advogado Empregado: A qualidade de empregado do advogado no retiram sua iseno tcnica e sua independncia. Iseno tcnica e Independncia quem vai decidir o melhor caminho, quem vai tomar as decises, melhores condutas a serem tomadas no processo ser o advogado e no o empregador. Jornada de trabalho perodo que o advogado est a disposio do empregador. Atividades externas esto includas. Pressupe um contrato Advogado exclusivo individual 8 horas por dia 40 horas na semana 4 horas por dia 20 horas Advogado no exclusivo Horas extras Adicional Noturno Das 20:00 de um dia s 05:00 do dia seguinte
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

na semana 100%

25%

EXAME DE ORDEM 2012.1 Coordenao Pedaggica OAB

Obs.: TST: concedeu horas extras para advogado no exclusivo. Advogado empregado no obrigado a prestar servios particulares ao empregador, ele pode fazer desde que seja voluntrio. Honorrios advocatcios: Remunerao do advogado por servios especializados prestados. A palavra que vai nortear a questo de honorrios moderao. Existe a Tabela de Honorrios, a competncia para fixa-la o Conselho Seccional da OAB. Cada Seccional corresponde a um estado da federao, logo, cada estado tem sua tabela de honorrios, no temos uma tabela de honorrios de carter nacional, do Conselho Federal da OAB. A Tabela de Honorrios deve ser utilizada como piso, para fixar o valor dos honorrios o advogado deve observar alm da moderao uma srie de elementos previstos no Cdigo de tica e Disciplina: Valor da causa, local da prestao de servio, tempo calculado para o caso, trabalho que o advogado ter no processo, situao econmica do cliente, competncia e o renome do advogado. Se advogado extrapolar nos honorrios, seria um enriquecimento ilcito (locupletao), a sano a ser aplicada a suspenso. Por outro lado, se o advogado cobrar muito abaixo da tabela, caracterizando aviltamento de honorrios. O que tambm uma infrao, passvel de sano de censura. Espcies de honorrios: Convencionados pressupe um contrato escrito entre advogado e cliente. A OAB sugere que 1/3 dos honorrios sejam recebidos no incio do processo, 1/3 da deciso singular e 1/3 ao trmino da ao. Arbitrados arbitrados pelo Juiz, teremos em duas hipteses: Advogado contratado de forma verbal No caso dos beneficirios da Assistncia Judiciria

Sucumbncia fixados pelo Juiz no trmino da ao ao advogado vencedor, devem ser pagos pela parte vencida. Os honorrios de sucumbncia pertencem aos advogados, SALVO clusula, contrato ou disposio que estabelea de forma contrria.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.1 Coordenao Pedaggica OAB

O Contrato de Honorrios ttulo executivo extrajudicial, a sentena que vai fixar os honorrios (sucumbncia e arbitrados) ttulo executivo judicial. Ao de Cobrana de Honorrios Prescreve em 5 anos, a partir do trmino da relao profissional (da

renncia, da revogao, da desistncia, da transao, do trnsito em julgado da deciso que os fixar, do trmino do contrato, do trmino da prestao do servio extrajudicial). O cliente tambm tem 5 anos para ingressar com Ao de Prestao de Contas contra o seu advogado (art. 25, A). Incompatibilidade e impedimento: Incompatibilidade art. 28: Proibio total ao exerccio da advocacia (no h excees). No art.28 existem vrias atividades incompatveis com a advocacia. Ex. chefes do Executivo, membros de mesa do Poder Legislativo, militares da ativa, Policiais, gerentes de instituies financeiras, membros do judicirio, etc. Seriam pessoas que teriam privilgios a mais que o advogado comum, por exemplo: maior facilidade de captar clientes, informaes, de acesso, trfico de influncia, etc. Exclusividade art. 29: est numa rea de transio entre a incompatibilidade e o impedimento, as pessoas que aqui esto exercem a advocacia exclusivamente no cumprimento de suas atribuies. Ex. AGU, Defensores Gerais, Procuradores Gerais, etc. Impedimento art. 30: proibio parcial ao exerccio da advocacia, ele pode exercer a advocacia, porm com limitaes. Ex. servidores pblicos de uma forma geral (so impedidos de atuar contra a Fazenda Pblica que o remunere ou contra a qual esteja vinculado), membros do Poder Legislativo (impedimento mais amplo, so impedidos de atuar contra ou a favor de pessoa jurdica de direito pblico). CUIDADO: se a questo colocar membro da mesa do Poder Legislativo passa a ser INCOMPATIBILIDADE e no impedimento. Exceo ao impedimento: Professores de curso jurdico (art. 30, pargrafo nico).

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

You might also like